Sei sulla pagina 1di 23

3

TRADUTOR E INTRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS


NOME: N INSCR.:

Pr-Reitoria de Gesto de Pessoas


Universidade Federal de Santa Maria

CP 2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01
Conforme Ferreira-Brito (1995), a Lngua Brasileira de Sinais apresenta 46 configuraes de mos (CMs), um sistema bastante similar ao da Lngua de Sinais Americana (ASL), embora nem todas as Lnguas de Sinais partilhem o mesmo inventrio de CMs. A partir dessa afirmao, assinale a alternativa em que os sinais correspondentes s palavras possuem a MESMA configurao de mo na LIBRAS.
A B C D E

Brincar, escola, bobagem. Computador, queijo, educao. Histria, qumica, brincar. Desculpa, avio, azar. Informao, sofrer, po.

02
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas, considerando a responsabilidade profissional do tradutor-intrprete a partir do Cdigo de tica. ( ( ) O intrprete jamais deve encorajar pessoas surdas a buscarem decises legais ou outras que as favoream. ) O intrprete deve considerar os diversos nveis da Lngua Brasileira de Sinais nos contextos de traduo/interpretao. ) O intrprete deve esforar-se para reconhecer os vrios tipos de assistncia ao surdo e fazer o melhor para atender as suas necessidades particulares.

A sequncia correta
A B

V V V. V F F.

C D

F V V. V V F.

F F V.

03
Para QUADROS (1999), os verbos na Lngua Brasileira de Sinais so classificados em verbos com ou sem concordncia. So exemplos de verbos COM concordncia: I - saber, inventar, perguntar. II - dar, provocar, gostar. III - dizer, responder, enviar. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas III. apenas I e III.

I, II e III.

02

CP 2013

04
Assinale a alternativa que completa, de forma adequada, o sentido da frase: A traduo palavra-por-palavra do Portugus para a Libras corresponde ao que chamamos de _________________, que, na grande maioria das situaes, inadequado(a) s necessidades enunciativas produtoras de sentidos na lngua de sinais.
A B C D E

lngua gestual parfrase lingustica mmica portugus-sinalizado comunicao total

05
A traduo transforma um texto a partir de uma lngua-fonte em outra lngua-meta, por meio de vocalizao, escrita ou sinalizao. Considerando os processos de traduo e interpretao em lngua de sinais, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas dando sentido ao texto. Se a lngua-meta estiver na modalidade escrita, trata-se de uma ________________; se estiver na modalidade oral ou sinalizada, o termo utilizado ________________. A sequncia correta
A B C D E

interpretao transcrio. interpretao traduo. traduo transcrio. transcrio traduo. traduo interpretao.

06
O Intrprete de Lngua de Sinais (ILS), como o Intrprete de Lnguas Vocais (ILV), est exposto a diferentes contextos durante sua prtica profissional. Pode-se afirmar que a atuao do ILS segue a ordem de demanda, conforme os setores mais procurados. Assinale a alternativa que corresponde a essa ordem de demanda.
A B C D E

Educao Trmites e acompanhamentos Conferncia Traduo escrita Trmites e acompanhamentos Conferncia Traduo escrita Educao Conferncia Educao Traduo escrita Trmites e acompanhamentos Traduo escrita Trmites e acompanhamentos Educao-Conferncia Educao Traduo escrita Conferncia Trmites e acompanhamentos

03

CP 2013

07
Segundo o art. 5 da lei 12.319 de 1 de setembro de 2010, para fins de certificao dos tradutores/intrpretes de Lngua Brasileira de Sinais - Lngua Portuguesa, a Unio deve, diretamente ou por meio de intermedirio de credenciais, promover anualmente o Exame Nacional de _______________________ at a data de _____________. Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas.
A B C D E

Suficincia em Traduo e Interpretao de LIBRAS - Lngua Portuguesa dezembro de 2015 Proficincia em Traduo e Interpretao de LIBRAS - Lngua Portuguesa dezembro de 2015 Suficincia em Traduo e Interpretao de LIBRAS - Lngua Portuguesa setembro de 2015 Proficincia em Traduo e Interpretao de LIBRAS - Lngua Portuguesa setembro de 2016 Proficincia em Traduo e Interpretao de LIBRAS - Lngua Portuguesa dezembro de 2016

08
A partir dos estudos sobre a fonologia da Lngua Brasileira de Sinais, pode-se perceber a existncia de parmetros fonolgicos na LIBRAS. Levando em considerao esses parmetros, os sinais correspondentes a TRISTE QUEIJO DESCULPA possuem o mesmo parmetro fonolgico, quanto ao ()
A B C D E

configurao de mo. locao. movimento. orientao. expresso no manual.

09
Para Roberts (1992), h seis categorias que definem as competncias dos profissionais intrpretes. Assinale a alternativa correspondente competncia profissional do tradutor- intrprete definida no seguinte excerto: Habilidade em usar diferentes modos de interpretao (simultneo, consecutivo, etc.), habilidade para escolher o modo apropriado diante das circunstncias, habilidade para retransmitir a interpretao, quando necessrio, habilidade para encontrar o item lexical e a terminologia adequada avaliando e usando-os com bom senso, habilidade para recordar itens lexicais e terminologias para uso futuro.
A B C D E

Competncia na rea Competncia tcnica Competncia metodolgica Competncia para transferncia Competncia bicultural

04

CP 2013

10
A partir da publicao do decreto 5626/2005, as instituies de ensino mdio que oferecem curso para formao no magistrio na modalidade normal e as instituies de educao superior que oferecem cursos de fonoaudiologia ou de formao de professores devem incluir LIBRAS como disciplina curricular. A adequao ao decreto deve respeitar os seguintes prazos e percentuais: I - At trs anos, vinte por cento de oferta nos cursos da instituio. II - At cinco anos, cinquenta por cento de oferta nos cursos da instituio. III - At sete anos, oitenta por cento de oferta nos cursos da instituio. IV - At doze anos, cem por cento de oferta nos cursos da instituio. Esto corretas
A B C D E

apenas I e II. apenas III e IV. apenas I e III. apenas II, III e IV. apenas I, II e IV.

11
A lei 12.319/2010, no seu artigo 6, define as atribuies do tradutor e intrprete no exerccio de suas competncias. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F), considerando essas atribuies. ( ) Interpretar, em Lngua Brasileira de Sinais-Lngua Portuguesa, as atividades didtico-pedaggicas e culturais desenvolvidas nas instituies de ensino nos nveis fundamental, mdio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos contedos curriculares. ) Organizar os processos seletivos para cursos na instituio de ensino e para concursos pblicos e privados. ) Prestar servios de tradutor/intrprete em depoimentos judiciais, em rgos administrativos ou policiais. ) Atuar no apoio acessibilidade nos servios e nas atividades-fim das instituies de ensino e reparties pblicas. ) Efetuar comunicao entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para lngua oral e vice-versa.

( ( ( (

A sequncia correta
A B C D E

F V V F V. V V V F F. V F F V F. F F F V V. V F V V V.

05

CP 2013

12
A LIBRAS organizada espacialmente de forma to complexa quanto as Lnguas orais-auditivas. Qualquer referncia usada no discurso requer o estabelecimento de um local no espao de sinalizao. Esse local pode ser referido atravs de vrios mecanismos espaciais. Assim, numere os parnteses, relacionando a 1 coluna com a 2.

1 coluna

2 coluna

( ) Usar um verbo direcional (com concordncia), incorporando os referentes previamente introduzidos no espao. ( ) Usar um classicador (que represente aquele referente) em uma localizao particular. ( ) Direcionar a cabea e os olhos (e talvez o corpo) para uma localizao particular, simultaneamente com o sinal de um substantivo ou com a apontao para o substantivo.

A sequncia correta

A B C

3 2 1. 1 2 3. 3 1 2.

D E

2 1 3. 2 3 1.

Fonte: QUADROS, Ronice M.; KARNOPP, Lodenir B. Lngua de Sinais Brasileira: Estudos Lingusticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.128-129. (adaptado)

13
O Cdigo de tica um instrumento que orienta o profissional intrprete na sua atuao. A respeito dos deveres fundamentais do intrprete, que constam no captulo 1 do Cdigo de tica, INCORRETO afirmar.
A

O intrprete deve adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereos, mantendo a dignidade da profisso e no chamando ateno indevida sobre si mesmo, durante o exerccio da funo. O intrprete deve interpretar fielmente, e com o melhor da sua habilidade, transmitindo o pensamento, a inteno e o esprito do palestrante. Ele deve lembrar os limites da sua funo e no ir alm de sua responsabilidade. O intrprete deve ser uma pessoa de alto carter moral, honesto, consciente, confidente e de equilbrio emocional. Ele guardar informaes confidenciais e no poder divulgar as informaes que lhe foram confiadas. O intrprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretao, podendo fazer interferncias e dar opinies prprias quando julgar necessrio. O intrprete deve reconhecer seu prprio nvel de competncia e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistncia de outros intrpretes e/ou profissionais, quando necessrio, especialmente em palestras tcnicas.

06

CP 2013

14
Na Lngua Brasileira de Sinais, que parmetro se torna fundamental para a construo das estruturas frasais interrogativas?
A B

Expresses no manuais. Movimento.

C D

Configurao de mo. Locao.

Orientao da mo.

15
Dentre as lutas e conquistas da comunidade surda brasileira, est a rea de formao para Tradutores/Intrpretes de LIBRAS - Lngua Portuguesa. Para atender ao decreto 5626/2005 no que se refere formao, foi criado o Curso de Graduao
A

Bacharelado para formao de Tradutores/Intrpretes de LIBRAS - Lngua Portuguesa, com incio das atividades no ano de 2006. Licenciatura para formao de Tradutores/Intrpretes de LIBRAS - Lngua Portuguesa, com incio das atividades no ano de 2006. Licenciatura para formao de Tradutores/Intrpretes de LIBRAS - Lngua Portuguesa, com incio das atividades no ano de 2008. Bacharelado para formao de Tradutores/Intrpretes de LIBRAS - Lngua Portuguesa, com incio das atividades no ano de 2008. Bacharelado para formao de Tradutores/Intrpretes de LIBRAS - Lngua Portuguesa, com incio das atividades no ano de 2005.

16
As polticas pblicas voltadas para o campo da educao de surdos trazem como diretriz a educao inclusiva. Nesse sentido, a comunidade surda vem defendendo a educao bilngue como o espao de respeito s questes culturais e lingusticas dessa comunidade. Dentre os profissionais que atuam para efetivar as polticas pblicas de educao inclusiva, encontram-se aqueles previstos para realizarem o Atendimento Educacional Especializado. Assinale as alternativas que apresentam, no contexto da surdez, esses profissionais. I - Profissionais com conhecimentos especficos no ensino da LIBRAS. II - Profissionais com conhecimentos especficos da lngua portuguesa como segunda lngua, na modalidade escrita. III - Profissionais com conhecimentos especficos de lngua portuguesa na modalidade oral e fonoarticulatria. IV - Tradutores-intrpretes de lngua de sinais (LIBRAS/Portugus). Esto corretas
A B

apenas I e II. apenas I e III.

C D

apenas III e IV. apenas I, II e IV.

apenas II, III e IV.

07

CP 2013

17
Na rea dos estudos da traduo, a lngua-fonte
A B C D E

a lngua na qual ser feita a traduo ou interpretao. exclusivamente a lngua materna dos surdos. exclusivamente a lngua portuguesa que ser traduzida para LIBRAS. a lngua tambm denominada como lngua-alvo. a lngua que o intrprete ouve ou v para, a partir dela, fazer a traduo e interpretao para outra lngua.

18
Considere as Diretrizes da Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (FENEIS) no que se refere tica de interpretao em lngua de sinais para as pessoas surdas. A respeito do papel do usurio surdo em relao atuao do intrprete, marque verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmaes. ( ) Pensar na roupa e atitude quando vai apresentar algo em lngua de sinais e o intrprete tenha que interpretar da lngua de sinais para a lngua oral. ) Utilizar o intrprete de lngua de sinais como juiz , a seu favor, em situaes que considere necessria. ) Assumir a responsabilidade na hora da interpretao, interromper o palestrante ou professor e pedir explicao por si mesmo, deixando ao intrprete apenas a interpretao. ) Requerer que o intrprete de lngua de sinais tenha formao e qualificao contnuas.

( (

A sequncia correta
A B

F V F F. V F V V.

C D

V F F V. F V V V.

V F V F.

19
Durante o ato de traduo e interpretao, alguns modelos de processamento de informao podem ser percebidos. Assinale a alternativa que se refere ao modelo correspondente descrio a seguir. O intrprete no assume qualquer responsabilidade pela interao ou dinmica de comunicao, apresentando uma posio de mero transmissor.
A B C D E

Modelo comunicativo. Modelo interpretativo. Modelo sociolingustico. Modelo interativo. Modelo Cognitivo.

08

CP 2013

20
Nos ambientes escolares, antitico exigir que o intrprete assuma funes que no sejam especficas da sua atuao enquanto intrprete. Assinale a alternativa que considerada funo do intrprete.
A B C D E

Disciplinar os alunos. Tutorar os alunos. Apresentar informaes a respeito do desenvolvimento dos alunos. Traduzir os processos avaliativos. Responsabilizar-se pela elaborao da atividade avaliativa.

21
No Brasil, a Lei n. 10.436/2002 reconhece a legitimidade da Libras e, com isso, seu uso pelas comunidades surdas ganha respaldo do poder e dos servios pblicos. Diante da publicao relativamente recente dessa legislao e da Poltica Educacional Brasileira que advoga a incluso, torna-se fundamental a presena do intrprete no contexto educacional. Assinale as alternativas corretas quanto importncia da presena do intrprete educacional no contexto da sala de aula. I - Quando um intrprete de lngua de sinais estiver presente na sala de aula, abre-se a possibilidade de o aluno surdo poder receber a informao escolar em sinais, atravs de uma pessoa com competncia nessa lngua. II - Levando em conta os processos especficos para acesso ao conhecimento, a presena do intrprete assegura que as questes metodolgicas sejam aceitas ou que o currculo escolar sofra ajustes para dar conta das peculiaridades e aspectos culturais da comunidade surda. III - Com a presena do intrprete de lngua de sinais, o professor ouvinte pode conduzir suas aulas sem preocupar-se em como passar esta ou aquela informao em sinais, atuando na lngua em que tem domnio. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas I e III. apenas II e III.

I, II e III.

22
Uma das formas de certificao dos tradutores e intrpretes de LIBRAS se d por meio do Exame Nacional, o PROLIBRAS. Assinale verdadeira ( V) ou falsa ( F) nas afirmaes a seguir, considerando esse exame.

( (

) Avalia a proficincia em Libras e a capacidade de verter enunciados dessa lngua para o Portugus e vice-versa. ) uma combinao de um exame de proficincia propriamente dito e uma certificao profissional proposta pelo Ministrio da Educao. ) Certifica o tradutor-intrprete de lngua de sinais para atuar especificamente em contextos educacionais de traduo e interpretao.

09

CP 2013

A sequncia correta
A B

V V F. V F V.

C D

F V F. V F F.

F V V.

23
Complete adequadamente as lacunas da afirmao a seguir. O Movimento Setembro Azul, promovido pelas comunidades surdas brasileiras em favor da educao e da cultura surda, tornou-se nacional em maro de 2011, quando se intensificaram as discusses e as mobilizaes em defesa do(a) ________________________________________. Esse espao um patrimnio histrico e cultural da comunidade surda que, em 2011, foi pressionado a ____________________. Assinale a sequncia correta.
A B C D E

Federao Nacional de Integrao e Educao do Surdo fechar suas portas Instituto Nacional de Educao dos Surdos fechar suas portas Instituto Nacional de Educao dos Surdos seguir um modelo clnico de educao Federao Nacional de Integrao e Educao do Surdo seguir um modelo clnico de educao Instituto Nacional de Educao dos Surdos adotar um modelo bilngue de educao

24
A entidade que representa os profissionais intrpretes de LIBRAS no estado do Rio Grande do Sul denomina-se
A B C D E

APILES. AGPIL. AGILS. FEBRAPILS. FENEIS.

25
Em contexto de interpretao, existem rudos, dicas prosdicas de entonao, emoes, pausas que esto totalmente fora do alcance das pessoas surdas e, portanto, precisam ser regulados pelos ILS. Nesse contexto, o processo em que se altera o emissor da mensagem denomina-se
A B C D E

processo anafrico. mensagem-alvo. equivalncia semntica. inteno semntica. troca de turno.

10

CP 2013

26
Existem muitas semelhanas na atuao dos intrpretes de lnguas vocais (ILV) e dos intrpretes de lnguas de sinais (ILS). Entretanto, existem diferenas extralingusticas entre o que os ILV e os ILS interpretam. No que se refere a essa questo, relacione a 1 coluna de acordo com a 2 coluna.
1 coluna 2 coluna

1. Aspectos ligados lngua e cultura. 2. Rudos ambientais signicativos. 3. Pistas de contextualizao ligadas prosdia e ao cdigo lingustico. A relao correta
A B C D E

a. ILV b. ILS

1ab 2ab 3b. 1b 2b 3ab. 1b 2ab 3a. 1ab 2b 3b. 1a 2b 3b.

27
O campo educacional se consitui em um dos principais espaos de atuao do profisisonal intrprete de LIBRAS. A presena desse profissional uma das conquistas das lutas dos movimentos surdos e configura um modelo de educao
A B C D E

teraputica. oralista. clnica. bilngue. compensatria.

28
A leitura orofacial s pode ser feita com uma pessoa de cada vez, a partir do contato visual e a uma distncia prxima. Alguns fonemas so pronunciados de uma forma muito parecida, algumas pessoas no tm uma boa articulao ou tapam a boca quando falam. Nesse sentido, ainda poucas pessoas reconhecem que a lngua portuguesa funciona para a maioria das pessoas surdas como
A B C D E

lngua materna. segunda lngua. lngua natural. lngua nativa. primeira lngua.

11

CP 2013

29
No que se refere ao formato do Exame PROLIBRAS, em suas duas etapas de excecuo, analise as seguintes afirmativas: I - Na primeira etapa, realizada a prova objetiva em lngua portuguesa, de carter eliminatrio, comum para os dois grupos de participantes. II - Na segunda etapa, o exame constitudo por partes diferenciadas para cada grupo de participantes. III - Na primeira e segunda etapas, o exame constitudo por partes diferenciadas para cada grupo de participantes. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas III. apenas I e II.

apenas I e III.

30
As lnguas de sinais, a partir do sistema criado por Valerie Sutton, em 1974, passam a ser estudadas a fim de ter o seu registro escrito sem passar pela traduo da lngua falada. O fato de esse sistema representar unidades gestuais faz com que ele possa ser aplicado a qualquer lngua de sinais do mundo. Esse sistema conhecido mundialmente como
A B C D E

Dance Writing. Pidding. Sign Writing. Writing Sign. Sign Pidding.

31
A linguagem um dos principais meios pelos quais o homem adquire conhecimento de mundo, fator que tem participao decisiva na organizao da prpria linguagem. No que se refere aquisio da linguagem por pessoas surdas, estudiosos enfatizam a ideia de que toda criana surda deveria crescer em um ambiente bilngue. Assinale a afirmativa INCORRETA a respeito dessa ltima afirmao.
A

Ausncia total de linguagem ou uso de linguagem deficitria pode trazer consequncias negativas para o desenvolvimento cognitivo da criana, uma vez que por meio da linguagem que ela aprimora habilidades como abstrao e memorizao. Esse ambiente prope o uso tanto da lngua de sinais quanto da lngua oral em sua modalidade escrita e, quando possvel, em sua modalidade falada. Uma proposta bilngue para surdos deve lev-los a, progressivamente, tornarem-se membros de ambas as culturas: surda e ouvinte. Os surdos, tambm, precisam se identificar, pelo menos em parte, com a comunidade ouvinte, que quase sempre o grupo social de seus pais e familiares. O contato de ambas as lnguas (oral e lngua de sinais) permite um desenvolvimento melhor das capacidades cognitivas, lingusticas e sociais de crianas surdas.

O bilinguismo prope que a lngua de sinais a nica forma de dotar o surdo de instrumentos que lhe permitam 16 interagir e adquirir conhecimento de mundo, aprimorando a interao com a comunidade surda e ouvinte.
12

CP 2013

32
O fato de a LIBRAS ser uma lngua que se d na modalidade gestual-visual-espacial leva muitas pessoas a pensarem que todos os sinais fazem referncia ao desenho no ar de seus referentes. Evidentemente, em decorrncia de sua natureza lingustica, um sinal pode ser realizado por algumas caractersticas da realidade a que se refere, mas isso no uma regra. A grande maioria dos sinais da LIBRAS so arbitrrios, no mantendo relao com seu referente. Quanto ICONICIDADE e ARBITRARIEDADE na LIBRAS, marque a alternativa em que o sinal em LIBRAS correspondente palavra arbitrrio.
A B C D E

conversar casa comer rvore pular

33
Assinale a alternativa em que os sinais em LIBRAS correspondentes s palavras a seguir se diferenciam no Parmetro Lingustico da Lngua de Sinais, denominado Ponto de Articulao.
A B C D E

Ontem preto Rosa vinho Refrigerante triste Sbado aprender Pas Estado

34
Por volta dos seis meses de vida, as crianas balbuciam um nmero maior de sons. Elas produzem vrias slabas diferentes que so repetidas exausto. Crianas adquirindo lnguas diferentes apresentam ________________ de balbucio. Um fato marcante que as crianas surdas ___________________ nesse estgio. Isso indica que o balbucio _____ uma resposta estimulao externa. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto.
A B C D E

diferentes tipos balbuciam no mesmo tipo no balbuciam mesmo tipo balbuciam no diferentes tipos no balbuciam no mesmo tipo balbuciam

13

CP 2013

35
Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m), nas Lnguas de Sinais, o(s) meio(s) lingustico(s) empregado(s) para comunicar um evento. I - as mos do sinalizador II - o corpo do sinalizador III - o espao ao redor do sinalizador Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas I e III. apenas II e III.

I, II e III.

36
importante salientar que interpretar no tarefa das mais fceis, pois no se refere a um ato mecnico, no basta substituir palavras da lngua A por equivalentes na lngua B. Dentre tantas exigncias colocadas ao ato de interpretar, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s). I - Deve-se considerar que interpretao fiel significa interpretao literal, de modo que haja equivalncia absoluta entre os enunciados. II - Vises de mundo entre emissor, intrprete e receptor se apresentam segundo as diferentes estruturas lingusticoculturais e coexistem em uma possvel atuao de servido do intrprete, no momento do ato interpretativo. III - O intrprete deve conhecer com profundidade a lngua-meta, o que vai facilitar sua atividade, e tambm deve dominar a lngua-fonte, o que vai lhe permitir a compreenso das intenes do autor, encontrando os termos equivalentes possveis durante o ato interpretativo. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas III. apenas I e II.

apenas II e III.

37
A intradutibilidade na cultura resulta, paralelamente, de no existirem situaes idnticas na cultura de uma lngua e na de outra. Essas situaes particulares nascem a partir dos usurios de uma determinada lngua, o que, s vezes, se torna um obstculo no trabalho de traduo e interpretao. Nesse caso, os conceitos que s tm designao dentro de um idioma denominam-se

A B

icnicos. holfrases.

C D

arbitrrios. datilolgicos.

enunciativos.

14

CP 2013

38
Assinale a alternativa que preenche, adequadamente, a lacuna, dando sentido ao texto a seguir. Quando o intrprete est fazendo a voz do surdo, ele o ___________________, as palavras so dele, as escolhas de como dizer, ou seja, de que forma dizer so dele, mesmo levando em considerao de quem, para quem, como e quando _____ possvel eximir-se do comprometimento ____________.

A B C D E

emissor no coletivo autor pessoal ator no coletivo locutor no pessoal sinalizador pessoal

39
As sentenas da Lngua de Sinais so diferentes do ponto de vista estrutural da Lngua Portuguesa. No que diz respeito ordem frasal, a LIBRAS uma lngua do tipo
A B C D E

sujeito- predicado. tpico-predicado. tpico-comentrio. sujeito-comentrio. predicado-comentrio.

40
A LIBRAS apresenta sinais em que no h relao direta entre a forma e o significado na traduo escrita para a Lngua Portuguesa (LP). O registro escrito na LP, em letras maisculas e entre barras, como conveno de transcrio, a partir da ordem e estrutura sinalizada na LIBRAS, pode ser chamado de

A B C D E

Glosa. CODAS. Codaes. Glossrio. CONAE.

15

CP 2013

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO

Leia com ateno o texto a seguir, uma publicidade, para responder s questes de nmeros 41 a 47.

10

15

20

25

Fonte: Jornal Zero Hora, 11/03/2013. (adaptado)

16

J.BLUE (adaptado)

CP 2013

41
Assinale a afirmativa que apresenta uma anlise correta sobre aspectos lingusticos explorados no texto.
A

Em TODA CASA GRANDE, a contribuio do pronome agregar ao sentido da frase a noo de totalidade, expressando a ideia de que a casa inteira grande. Em TEM GENTE ACHANDO (.1), explora-se um registro de linguagem mais coloquial, adequado para uma interao menos formal com o interlocutor. Nos segmentos na casa (.11) e em casa (.15), a contribuio da preposio assemelha-se do pronome onde (.8), ambos expressando ideia de direo e movimento. No texto, os adjetivos em existem casas pequenas (.2-3) e casas so imensas (.26) expressam a noo de quantidade. O texto do anncio dirigido a um interlocutor tratado como terceira pessoa, atravs de um pronome indefinido denotado na escolha de seu (.23, 25), seus (.24 ) e sua (.24, 28).

42
A publicidade explora a significao tanto da imagem quanto da palavra para atrair o pblico, possvel consumidor do que se quer anunciar. Desse modo,
A

a imagem fragmentada, sem foco no rosto das pessoas, por destacar o ambiente domstico, possibilita direcionar o texto escrito especialmente s donas de casa. a imagem de homens e mulheres adultos est coerente com as aes atribudas a quem est em casa. os segmentos shorts com pantufas (.12) e pedacinho do cu (.14) evidenciam que as crianas so um dos segmentos de pblico que se quer atingir. os substantivos chef (.8) e humorista (.9), empregados como comuns-de-dois, do destaque separao do pblico alvo: ou homens ou mulheres. a imagem de adultos sozinhos, em dupla ou em grupo, sem referncia a crianas, refora o que o texto escrito indicia: as relaes parentais esto excludas da argumentao.

B C

43
Para responder questo, considere as seguintes informaes: descansando sozinho ouvindo jazz (.17) Posicionar sozinho entre duas oraes provocou a ambiguidade, explorada na publicidade expressivamente. Entretanto, em outros gneros em que a possibilidade de mais de uma interpretao no desejvel, haveria necessidade de estabelecer uma nica leitura para a frase, como mostrado pelas reescritas a seguir. A - Enquanto descanso sozinho, ouo jazz. B - Enquanto descanso, ouo jazz sozinho. C - Descanso enquanto, sozinho, ouo jazz.

17

CP 2013

Assinale a afirmativa em DESACORDO com o sentido e a organizao dos perodos reescritos.


A B

Em A, se sozinho for colocado aps Enquanto, a ambiguidade explorada no texto permaneceria. O emprego da conjuno subordinativa auxilia a expressar a ideia de duas aes sendo realizadas concomitantemente. Em B, a substituio de Enquanto por Ao mesmo tempo que mantm a mesma relao de sentido expressa pela orao subordinada. Tanto em A quanto em B, ocorre o deslocamento da orao adverbial, razo do emprego da vrgula. O fato de a audio da msica ser feita sem companhia est expresso tanto em B quanto em C.

D E

44
Na lngua portuguesa, o verbo achar tem mltiplos sentidos, os quais so esclarecidos somente em um contexto de uso, como mostram as alternativas a seguir. No segmento TEM GENTE ACHANDO QUE EXISTEM CASAS PEQUENAS (.1-3), o sentido desse verbo o mesmo que ocorre em
A B C D E

Na segunda-feira, o mdico achou-o muito debilitado para a viagem. O estagirio achou a soluo para o problema da falta de espao. O advogado achava-se em uma delicada situao diante dos seus clientes. Achvamos impossvel a sua recuperao em to curto espao de tempo. O candidato se achava despreparado para a maratona de provas do fim de semana.

45
Uma das estratgias dos textos publicitrios inter-relacionar palavras de campos semnticos distintos, criando-se o efeito de uma ruptura com o que vinha sendo apresentado. Introduz-se um elemento novo que, apesar de estabelecer coerncia no texto, rompe com a coeso lexical. Leve em conta essa informao na anlise dos fragmentos a seguir. I - casa o ponto de partida e chegada. / todos os dias. (.6-7) II - porque casa templo, / clube, cinema, / e amor. (.20-22) III - em casa voc v seu mundo: / seus amigos, sua famlia, / seu amanh. (.23-25) A estratgia descrita acima est exemplificada
A A

apenas em I. apenas em III. apenas em I e II. apenas em II e III. em I, II e III.

B
C C

D E

18

CP 2013

46
Para responder questo, considere este conjunto de fragmentos: I - onde voc chef, humorista e inventor (.8-9) II - e s a casa tem o sof da sala, aquele pedacinho do cu (.13-14) III - porque casa templo, clube, cinema (.20-21) IV - em casa voc v seu mundo: seus amigos, sua famlia, seu amanh (.23-25) Analise o emprego dos sinais de pontuao para assinalar verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa.

( ( ( (

) A vrgula em I poderia, sem alterao da correo gramatical, ser substituda por um ponto e vrgula. ) A vrgula em II e os dois pontos em IV foram empregados pela mesma razo: separar o aposto. ) A vrgula em II poderia, sem alterao da correo gramatical, ser substituda por um travesso. ) As vrgulas em III e IV foram usadas pela mesma razo: separar, em uma enumerao, termos de mesma funo sinttica.

A sequncia correta
A B

V F V F. F F F V.

C D

F V V F. V V F V.

F F V V.

47
Em relao aos mecanismos coesivos empregados no texto, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa.

) Os pronomes isto e isso foram usados com a seguinte dinmica: na primeira ocorrncia (.5), antecipa o que ser desenvolvido posteriormente; na segunda (.26), aponta para o que foi desenvolvido anteriormente. ) Nas duas ocorrncias de porque (.20, .27), esse elemento coesivo introduz oraes nas quais se apresenta a consequncia de algo afirmado anteriormente. ) O advrbio indicativo de lugar empregado no final do texto possibilita a retomada do referente central do texto.

A sequncia correta
A B

V V V. F V V.

C D

V F F. F V F.

V F V.

19

CP 2013

48
No anncio publicitrio, com o emprego de voc, prope-se uma interao mais informal com o interlocutor/leitor; h, porm, outros contextos em que a formalidade requerida, o que implica o uso de um tratamento formal. Esse o caso de correspondncias enviadas em carter oficial. Considere que o trecho a seguir faa parte de ofcios enviados a dois destinatrios: o primeiro deles dirigido ao reitor e o segundo, a um secretrio de departamento. Solicitamos a ___________________ encaminhar o parecer referente ao processo em anexo para a apreciao deste conselho.

No contexto acima, a lacuna deve ser preenchida, no primeiro ofcio, por


A B C D E

Vossa Magnificncia e, no segundo, por Vossa Excelncia. Sua Magnificncia e, no segundo, por Sua Senhoria. Vossa Magnificncia e, no segundo, por Vossa Senhoria. Vossa Excelncia e, no segundo, por Sua Senhoria. Sua Magnificncia e, no segundo, por Vossa Senhoria.

49
A casa tambm serve escritora Nlida Pion como tema de reflexo, conforme se percebe com a leitura do fragmento a seguir. Trago a matria do sonho para o plano do visvel, traduzindo a realidade que nos circunda a partir do lar. Anal a casa , em seu todo, a medida de todos. Ela espelha o tecido social em que nos movemos. Entre as paredes amigas, cercada de coisas inanimadas, reproduzo a vida e a histria brasileiras nas estranhas analogias que fao. Assim, um objeto, escolhido a esmo, simboliza o esforo coletivo de muitas geraes. A cozinha, por exemplo, certamente a fantasia do corpo. Ali _____________ tradies brasileiras. Em meio aos olores e sabores, que exaltam os sentidos, confere-se o grau de progresso econmico, rastreia-se a genealogia brasileira. Tudo em torno do fogo tem, ________________, expresso humana. A imaginao tropical, intensa e desbragada, _____________ das panelas da feijoada, da sensualidade que apura o paladar.
Fonte: Jornal Correio do Povo, 15 de maro de 2002. (adaptado)

Para restituir a coerncia e a adequao do texto ao registro da lngua-padro, deve-se preencher as lacunas com a sequncia:
A A

aflora pois emerge. afloram porm imerge.

C D

aflora porm emerge. aflora pois imerge.

afloram pois emerge.

20

CP 2013

50
Considere que um membro da comisso organizadora de um encontro literrio promovido pela UFSM se dirija, via email, em carter oficial, a Nlida Pion para tratar de questes referentes participao da escritora no evento. Nessa situao em que a formalidade observada, I - a expresso Querida Nlida o vocativo requerido para estabelecer o contato inicial, carinhoso e respeitoso , com o interlocutor. II - V.Sa. o pronome de tratamento adequado para se dirigir a um interlocutor que no integra o quadro funcional da Instituio. III - Atenciosas e Respeitosas Saudaes a forma usual e concisa de encerrar polidamente o contato. Est(o) correta(s)
A A

apenas II. apenas III.

C D

apenas I e II. apenas I e III.

I, II e III.

21

CP 2013

ANOTAES

CP 2013

22

CP 2013

ANOTAES

CP 2013

23

Potrebbero piacerti anche