Sei sulla pagina 1di 49

O caso de Bueno Brando, MG

RELATRIO GERAL E PRESTAO DE CONTAS

O caso de Bueno Brando, MG

2013

O CASO DE BUENO BRANDO, ONDE JUIZ MANDA RETIRAR CES DE UMA RESIDNCIA E SACRIFIC-LOS POSTERIORMENTE.

Em 19 de junho de 2013 uma notcia publicada na pgina da Sra. Luisa Mell, no Facebook, dava conta que um Juiz da cidade mineira de Bueno Brando havia ordenado a retirada de 70 ces e gatos de uma protetora moradora daquela cidade, que deveriam ser posteriormente sacrificados obedecendo aos critrios do Conselho Regional de Medicina Veterinria. A nota foi um apelo encaminhado pela Sra. Ana Karina Bueno, proprietria dos animais.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

A DECISO JUDICIAL

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Aps rpida reunio, ns da ONG de Proteo Animal Co Sem Dono e tambm a ONG SOS Bichos, da cidade de Pouso Alegre, MG, resolvemos ir at a cidade de Bueno Brando, MG, para verificar os fatos pessoalmente, j que a deciso judicial era absurda e extremamente cruel para com os animais. Estvamos, tambm, h pouco mais de 80 Km daquela cidade. No dia 20 de junho fizemos vrios contatos at conseguirmos falar com o Sr. Israel, Chefe de Gabinete do Prefeito Danilo Amncio, que se prontificou a nos receber no dia 21 de junho. CHEGADA A BUENO BRANDO E 1. REUNIO No dia 21 de junho, logo nas primeiras horas do dia, chegamos cidade de Bueno Brando e nos dirigimos para a Prefeitura Municipal. L fomos recebidos pelo Sr. Danilo Amncio Alberto Costa (Prefeito), Israel da Silva (Chefe de Gabinete), Dra. Simone Cardosi (Mdica Veterinria da Prefeitura) e Sra. Alessandra Moraes Domingues (Secretria de Sade do Municpio). Participaram da reunio pela ONG Co Sem Dono, Sr. Vicente Define e pela ONG SOS Bichos as Sras. Carla Viviane e Monica Magalhes.

Imagens da reunio na Prefeitura de Bueno Brando, MG

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Durante mais de 1 hora procuramos entender o que estava acontecendo, ao mesmo tempo em que nos colocamos disposio para que ficssemos com os animais evitando assim serem sacrificados. O prefeito e a veterinria da cidade nos deram garantias que nenhum co seria sacrificado ou submetido a maus-tratos, embora a ordem judicial devesse ser cumprida na questo da apreenso dos animais. Aps este encontro nos dirigimos residncia da protetora, localizada na frente do prdio da Prefeitura Municipal. Ali encontramos um quintal bastante grande e perto de 70 ces, todos eles muito bem tratados. Fomos muito bem recebidos pela Sra. Ana Karina e sua me, Sra. Ana Clia. Entregamos 300 quilos de rao EUKANUBA. Tambm tomamos conhecimento da ordem judicial e informamos s protetoras que ela seria cumprida pela prefeitura, mas que nenhum animal seria sacrificado. Informaram-nos que uma advogada tentaria entrar com uma liminar no sbado, dia 22.06., embora j soubssemos que dificilmente teria xito tal pedido. O processo j vinha se arrastando desde 2011 e a Sra. Ana Karina no cumpriu com os acordos feitos no judicirio, da a deciso do juiz.

Entrega de 300 quilos de rao EUKANUBA

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Residncia das Sras. Ana Karina e Ana Clia

Quintal da residncia das Sras. Ana Karina e Ana Clia

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Sendo assim, perguntamos ao prefeito, que nos acompanhou at a casa da protetora, para onde ele levaria os animais. Respondeu-nos que ainda no sabiam o que fazer. Durante o perodo em que estvamos na cidade, o Prefeito recebeu uma ligao do Frum de Ouro Fino. Ele, junto com outras autoridades locais, inclusive policiais, foi chamado pelo Juiz do caso, Dr. Joo Cludio Teodoro. Ficamos sabendo depois que nesta reunio o juiz informou ao prefeito que a deciso deveria ser cumprida, e caso no ocorresse ele sofreria as consequncias da lei por desobedecer a uma ordem judicial. Ficou claro que algum da administrao pblica informou ao Juiz que estvamos na cidade e que faramos de tudo para impedir maus-tratos aos animais. OFERECEMOS O ESPAO DE PARAIBUNA-SP Como soluo imediata, oferecemos nosso abrigo em Paraibuna-SP, que estaria pronto para receber os animais em 24 horas e tambm sua protetora, que ali poderia se hospedar at resolver a situao. Informamos que s no tnhamos como transport-los. A deciso foi aceita pela prefeitura e ficaram de acertar os detalhes no dia 22.06 (sbado), em outra reunio marcada. No sbado, dia 22.06, voltamos para Bueno Brando para dizer que nosso abrigo j estava pronto para os 70 ces, desde que a Prefeitura Municipal cuidasse do transporte e fizesse a manuteno desses animais pelo perodo de 30 dias, oportunidade em que retornariam para a cidade de Bueno Brando em canil que nos propusemos a ajudar a construir em um terreno particular da protetora, longe do centro da cidade. Depois de alguns telefonemas e longa espera, fomos informados que a Prefeitura no teria como dispor de nenhum centavo para ajudar no abrigo dos 70 animais, nem como transportlos com segurana. A nica oferta foi de um micro-nibus e que foi por ns rejeitado, j que seria impossvel transportar esses animais por mais de 260 Km sem os critrios de segurana exigidos por lei. O PLANO B DA PREFEITURA: ADAPTAR O ANTIGO MATADOURO Aps tomarem conhecimento de nossa deciso, toda a Prefeitura foi convocada s pressas para que limpassem e adaptassem um antigo e abandonado matadouro municipal. Esse servio foi feito no domingo, dia 23.06. com a presena do prefeito, chefe de gabinete, secretrios municipais e a veterinria responsvel pela prefeitura. O local ficou limpo, embora no adaptado adequadamente para recebimento de tantos ces, j que as baias tinham aberturas por onde os ces escapariam (fato esse que realmente veio a acontecer posteriormente).

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Funcionrios da prefeitura limpam antigo matadouro municipal

As baias onde antes abrigavam o gado seriam utilizadas para os ces

Limpeza do antigo matadouro municipal

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Durante a adaptao do matadouro alertamos para a falta de grades de proteo e de iluminao. Tambm reclamamos da umidade do local. Funcionrios da prefeitura garantiram que tudo seria feito para abrigar adequadamente os animais. O INCIO DAS OBRAS DO NOVO CANIL Cabe ressaltar que era nossa inteno acompanhar esse trabalho no antigo matadouro e ajudar, mas sentimos que nossa presena no era bem vinda. Alm disso, a protetora Ana Karina no aceitava mandar para l seus ces. Tudo isso fez com que acelerssemos a deciso da construo do novo abrigo, mesmo que improvisado, na tentativa de criar um espao para que os ces pudessem para ali serem levados j na segunda-feira, dia 24.06, antes do cumprimento da deciso judicial. Um grupo de voluntrios de Pouso Alegre, MG e de So Paulo, capital, ajudaram a marcar o terreno e limp-lo no domingo, dia 23.06, como mostram as fotos a seguir. O barro era grande, j que choveu um dia antes.

Marcao do terreno para obras do canil

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Tambm tomamos conhecimento de que o MANDADO DE SEGURANA Cr Processo Siscom: 91.11.897 que visava suspender a obrigatoriedade da transferncia imediata dos animais para outro local havia sido INDEFERIDO. A advogada Dra. Andreia Arruda, da cidade de Cambu, MG, mostrou muito boa vontade e procurou fazer de tudo para auxiliar a protetora e seus animais. O DIA 24 DE JUNHO. EXECUO DA ORDEM JUDICIAL A ordem do juiz era para que o cumprimento fosse realizado at s 16 horas. Tnhamos a esperana que os oficiais de justia chegariam perto desse horrio, mas todo um aparato foi montado perto das 14 horas para que a prefeitura levasse todos os ces para o antigo matadouro. A protetora Ana Karina e sua me, Sra. Ana Clia, gostariam que tudo fosse feito de forma discreta, mas isso no ocorreu, como mostram as fotos abaixo. Compareceram oficiais de justia, policiais militares e civis e funcionrios da prefeitura. A rua foi fechada para o transito. Muitos transeuntes pararam para assistir o transporte dos ces. Todos os animais foram colocados em um micro-nibus da prefeitura. Como estvamos por l, de olho em tudo o que acontecia, procuraram ser gentis com os animais e os transportaram aos poucos, evitando assim qualquer tipo de dano fsico a eles. Acompanhamos cada viagem dos animais para o antigo matadouro. Toda a operao durou cerca de 4 horas, o que causou impacincia dos oficiais de justia, sempre ameaando de promover a retirada dos animais de qualquer maneira, pois o dia estava acabando. Durante a retirada dos animais, uma oficiala de justia de nome Ftima fez meno de chutar um dos ces que escapou pelo porto. Tal atitude foi por ns repudiada. Tempos depois esta mesma funcionria pblica disse nas redes sociais que pensou que era o Neymar, e que viu o co como uma bola de futebol. Poucas pessoas da cidade compareceram para se solidarizar com a situao que estavam vivendo as protetoras Ana Karina e Ana Clia.

Rua fechada pela polcia civil e militar para retirada dos ces ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Imagens da retirada dos ces da casa das protetoras Ana Karina e Ana Clia Bueno

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

O MATADOURO Ordem de retirada dos animais cumprida comeava o drama no antigo matadouro da cidade de Bueno Brando, local este improvisado pela prefeitura para abrigar os animais. O matadouro possui 10 baias (local onde o gado ficava), 2 corredores e uma sala onde este mesmo gado era morto. Tambm foi feito um cercado de aproximada 80m. O espao total tem aproximadamente 500 m. O maior problema ali existente foi separar os ces por afinidade, pois a maioria fugia entre os vos das madeiras das baias, e atracavam-se muitas vezes com outros animais. Vrios deles saiam para passear na rea de entorno, onde passa uma estrada. O local, sempre muito mido estava sem luz nos primeiros 2 dias e depois foi instalada uma iluminao deficiente (2 lmpadas de 100w) at a retirada dos animais. Nos dois primeiros dias, a Sra. Ana Karina permaneceu com os ces. Ns, do Co Sem Dono e SOS Bichos acabamos dormindo no matadouro tambm para lhe fazer companhia.

A protetora Ana Karina passa a noite com seus ces no matadouro

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

A partir do 3 dia, a Sra. Ana Karina e sua me, Sra. Ana Clia, foram proibidas de permanecer no matadouro e de ver os animais. A veterinria da cidade alegou ao juiz que ela estava agitando os ces e deixando-os soltos. Comeava a um grande problema: saber quem quem dos animais e a afinidade entre eles. Alm disso, cada vez que o registro era ligado para abastecer os potes com guas, os canis ficavam inundados e os ces se molhavam. O frio era intenso durante todo o tempo. Alguns ces ficaram 15 dias sem saber o que era o sol, embora procurssemos fazer rodzios. noite, usvamos os faris dos carros que permaneciam o tempo todo ligados para no ficarem sem bateria, mas era a nica forma de iluminar o local. Durante todo o tempo em que os ces ali ficaram usamos deste artifcio para manter relativa visibilidade da rea externa. Os animais no paravam nas baias improvisadas. Dormiam em todos os cantos do terreno, que enorme. Dormiam, inclusive, no carro da protetora Ana Karina, que o deixou por l para abrigar os filhotes. Alm do segurana contratado pela prefeitura, mantivemos durante 24 horas pessoas para tratar dos animais. Providncias com relao a cobertores, rao, limpeza dos canis e gua foi executado por ns do Co Sem Dono, equipe da SOS Bichos e tambm Arcca de No. Todos os funcionrios da prefeitura tinham medo de entrar nos canis. No primeiro dia de estada dos ces no matadouro encontramos gua em uma vasilha azul com vestgios de cal, fato este que passou despercebido por quem estava responsvel pelos animais naquele momento (prefeitura).

gua com cal

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Apesar do esforo e boa vontade do prefeito de Bueno Brando em fazer o melhor pelos animais, os responsveis tcnicos da cidade no se preocuparam com o mnimo necessrio para que os animais pudessem ali se alojar. No se importaram com o frio existente, com a falta de gua ou com a alimentao dos ces (toda ela fornecida por ns durante todo o perodo). Nenhum centavo foi dispensado pela prefeitura, a no ser na colocao de seguranas e a limpeza e adaptao do local. A seguir, fotos do matadouro onde possvel observar a acomodao dos ces, os que fugiam das baias improvisadas, o corredor central, a falta de cobertores nos 2 primeiros dias, os animais que teimavam em ficar perto do carro da protetora Ana Karina (Gol branco),os que dormiam dentro desse mesmo veculo, o barro no local, a umidade, as grades.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

NO MATADOURO, MUITAS BRIGAS. Como era difcil manter todos os ces calmos, (estavam estressadssimos com tudo o que estava lhes acontecendo), e com a proibio da protetora Ana Karina em frequentar o local para v-los, o caos se instalou. Na casa da protetora, os ces viviam abrigados por afinidade em abrigos. No matadouro acabaram se misturando e as brigas eram frequentes, algumas deixando os animais bem machucados. Das 6 (seis) brigas graves, 3 ces foram medicados pela veterinria da cidade e os outros fomos obrigados a sair correndo com eles para uma clnica particular, pois no haveria tempo de comunicar a administrao municipal para chamar sua veterinria na cidade de Ouro Fino, distante

Co vtima de briga

Atendimento em veterinrio particular

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Co, vtima de briga, aps tratamento emergencial

Co socorrido para clnica particular. Mais uma vtima de briga

Co atendido por voluntrio e estudante de veterinria de Alfenas, MG

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

MATADOURO AS FUGAS E A MORTE Durante 15 dias percorremos toda a rea do matadouro evitando assim que os ces fugissem para a estrada. Recolhemos muitos deles, devolvendo-os para o abrigo improvisado. No havia um momento sequer em que um co no tentasse sair dali, talvez para tentarem voltar para casa. Um deles ficou preso em uma grade. Demoramos cerca de 10 minutos para tir-lo com segurana.

Co preso em grade durante tentativa de fuga

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

A nota triste fica por conta da morte da pequena Minie, vtima de atropelamento na estrada que d acesso ao matadouro. Certamente fugiu para tentar voltar para sua casa, j que tinha filhotes. Encontramos Minie cada na estrada por volta de 19h30 da 5. feira, dia 04 de Julho. Ao nos aproximarmos para prestar socorro, seu corao ainda batia, mas nada mais pode ser feito por ela.

A pequena e assustada Minie no Matadouro

Como a encontramos na estrada de acesso ao matadouro Observao: A foto foi tirada depois de constatada sua morte

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

A CONSTRUO DO NOVO ABRIGO Depois de longos 17 dias trabalhados, finalmente chegou a hora de levarmos os ces para o novo abrigo, construdo em um terreno da protetora Ana Karina. Nas fotos a seguir, a evoluo da obra em seu dia-a-dia.

Dia 22 de Junho, limpeza do local.

Dia 23 de Junho, marcando o terreno. ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Dia 24 de Junho. Chegada dos primeiros materiais.

Dia 25 de Junho, chegada dos primeiros pedreiros.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Dia 26 de Junho, assentamento dos primeiros blocos.

Dia 27 de Junho, as paredes comeam a subir.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

28 de Junho. O primeiro porto colocado.

29 de Junho. O canil comea ganhar forma definitiva.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

29 de Junho. Mais material entregue.

1 de Julho. Chegada das telhas e continuidade das obras.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

2 de Julho. Paredes j levantadas.

3 de Julho. Incio da pintura.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

4 de Julho. Instalao parte eltrica.

5 de Julho. Instalaes das grades de proteo.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

6 de Julho. Instalao do telhado.

7 de Julho. Canil pronto.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

RETIRADA DOS CES DO MATADOURO. Com as obras prontas do canil, faltando apenas alguns ajustes, resolvemos retirar no dia 07 de Julho, domingo, todos os ces do matadouro e lev-los para o novo abrigo. Aps dificuldade em mantermos contato com a administrao pblica, tudo se resolveu da melhor maneira possvel e uma reunio foi marcada na prefeitura para o perodo da tarde. Depois de algumas formalidades, onde a ONG Co Sem Dono assinou documento junto prefeitura responsabilizando-se pelos animais, comeamos a retirada dos ces. A alegria das protetoras e dos animais ao v-las novamente foi muito grande. A nossa tambm.

Ana Karina e um de seus ces

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG


OS CES NO NOVO ABRIGO

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Ana Karina e Spike, Bueno Brando, MG

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

PRESTAO DE CONTAS

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG


DOADORES DATA 19.06 20.06 21.06 24.06 DOADOR (com preservao de identidade*) Tania A. Marlene M Tabita D. S/Identificao Depsito I.M.E. Ltda. Sheila A.G. Suely N. Isabel S.M. Andre L. N. Juliana M.C. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Maria R. F. S. Angela O.L. Giselma J.N. Fernando P.B. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Ana L.S.R. M.M. Oliveira T. Maria A. O.V. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Luis H. J. M. C. Andrea J.S. Carlos E.P. Eleny A. Jos A.M.F.O. Josiane C.P. Denise M.C. A.Luciana S. Vivian F.L. Dilma C.S. F.Ferreira S.E. Maria C.M.S. Flavia P. A. Marcos A.P.D. Viviane C.D. S/Identificao Depsito

2013

VALOR em R$ 100,00 200,00 70,00 100,00 20,00 30,00 200,00 500,00 15,00 50,00 200,00 50,00 100,00 200,00 100,00 100,00 500,00 250,00 190,00 30,00 30,00 30,00 200,00 40,00 80,00 500,00 50,00 100,00 50,00 50,00 500,00 60,00 100,00 30,00 60,00 30,00 30,00 30,00 10,00 10,00 30,00 10,00 50,00 100,00 50,00 50,00

25.06

26.06

27.06

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG


S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Silvia.H.M.C. S/Identificao Depsito Hilda M.S.M. Alejandra A.P.H. Magaly L.C. Paulo R.L. Deborah A.F. Renata F.S. Izabela M.M.A.S. Renata R.S.S. Araci B.P. Rosana L.S. Maria B.I.P.S. Sandra M.C.S. Cintia L.G. Vera L.L.T. Osmar R.B. Marcelo M.T. Michela F. R.R. Marcelle A. S. Claudia G.B. Flavio C. L. Marcia C.M. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Shirley S. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Katia R.S.A.B. Angela A.F. Fernanda B. Simone C.B. Margarete A.

2013
5,00 20,00 20,00 40,00 11,00 10,00 750,00 50,00 50,00 100,00 70,00 5,00 200,00 200,00 80,00 50,00 10,00 1.000,00 30,00 70,00 60,00 20,00 50,00 60,00 50,00 30,00 300,00 100,00 200,00 50,00 10,00 150,00 30,00 30,00 10,00 40,00 20,00 150,00 50,00 20,00 20,00 300,00 25,00 100,00 10,00 50,00 30,00 50,00 50,00 500,00

28.07

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG


Milena Q. Andressa A.S. S/Identificao Depsito Marcia R.B. Agnes B.E. Magna R.C. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Marly L.K.A. Solange G. Maria A.O.V. S/Identificao Depsito Deborah A.L. Maria T.M.R. Vivian S.M. Karen C. O. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito Lazara M.V.S.M. S/Identificao Depsito S/Identificao Depsito

2013
200,00 250,00 1.500,00 30,00 100,00 50,00 200,00 35,00 50,00 60,00 350,00 50,00 100,00 50,00 265,00 5,00 30,00 250,00 50,00 50,00 130,00 20,00 50,00 14.496,00

01.07

02.07

03.07 04.07

05.07 12.07

SUB-TOTAL Doao dinheiro Doao Doao BB Doao BB TOTAL GERAL Primo Ana Karina Co Sem Dono Rodrigo M. Edson L. Z.

1.500,00 400,00 300,00 150,00 16.846,00

*Reservamo-nos no direito de no divulgar o nome completo do doador, j que no temos de cada um deles a autorizao para tal. OBS.: Caso algum tenha feito depsito na conta divulgada do BANCO BRADESCO pertencente Sra. Ana Karina, e no identificou seu nome acima, favor informar atravs de e-mail citado no final deste relatrio ou redes sociais (inbox).

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

DESPESAS GERAIS DATA 24.06 24.06 24.06 24.06 24.06 24.06 24.06 25.06 25.06 25.06 25.06 26.06 26.06 26.06 26.06 26.06 26.06 26.06 26.06 27.06 27.06 28.06 29.06 30.06 01.07 01.07 02.07 02.07 02.07 02.07 03.07 03.07 04.07 05.07 05.07 05.07 05.07 05.07 08.07 12.07 Diversos Diversos 05.07 DESCRITIVO Agro Campo Mstico (ps, enxadas, etc) Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beghi Blocos Ind. Com. Art. Cimentos Beira Rio Com. Mat. Construo Casa So Geraldo Casa So Geraldo Beira Rio Com. Mat. Construo Casa So Geraldo Casa So Geraldo Casa So Geraldo Casa So Geraldo Casa So Geraldo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Veterinrio Marcos Cesar Correa ME Pedro Oliveira Filho - ME Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Veterinrio Marcos Cesar Correa ME Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Beira Rio Com. Mat. Construo Hotel CPO Mstico Advogado Beira Rio Com. Mat. Construo Pedreiros Jos Maria Ges - Canil Pedreiros - Jos Maria Ges - Canil Caminho Ajudantes Servio de Transporte de Material Veterinrio Marcos Cesar Correa ME Beira Rio Com. Mat. Construo Agromax (cavadeira) Combustvel Crdito Celular Supermercado Vantajoso DOCUMENTO 753 1343 10285 8705 1339 8778 8750 10400 1351 0043 13727 Recibo 34880 9883 Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo 10537 10576 10616 Recibo 003282 10737 1401 Recibo Recibo 10851 0108 1421 Recibo 0280 Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo 0499 141045 Recibos 270147 VALOR EM R$ 157,00 119,00 824,40 1.125,00 1.257,00 10,00 22,00 179,65 985,00 987,00 179,85 146,00 118,60 9,61 445,00 583,90 34,00 340,00 105,00 458,00 450,00 140,00 180,00 63,00 1.464,00 523,50 120,00 1.442,34 56,00 154,40 74,00 67,50 54,60 900,00 640,00 60,00 300,00 112,00 306,44 75,00 280,00 125,00 6,29

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG


SUB-TOTAL Diversos Diversos TOTAL GERAL Guarda noturno Jssica Domingues Bueno (canil) Recibo Recibo

2013
15.680,08 500,00 60,00 16.240,08

Receita bruta Despesas Saldo positivo

Doaes em geral Despesas em geral

16.846,00 16.240,08 606,00

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONG CO SEM DONO RECEITAS/DESPESAS Por ocasio do trabalho executado pela ONG Co Sem Dono na cidade de Bueno Brando, nossas doaes identificadas atravs de recebimento de e-mail ou inbox (Facebook) (e solicitamos isso) totalizaram R$ 4.290,00 (quatro mil duzentos e noventa reais). Deste valor, foi feita a devoluo do valor de R$ 100,00 para doador que desistiu da doao.

DESPESAS EFETUADAS DATA Diversos 24.06 25.06 25.06 25.06 26.06 26.06 26.06 26.06 26.06 27.06 29.06 29.06 29.06 30.06 30.06 01.07 01.07 02.07 03.07 03.07 04.07 05.07 06.07 06.07 07.07 07.07 07.07 Diversos 15.07 TOTAL Descritivo Combustvel 17 dias x 180 Km = 3.060 km*(1) Supermercado O Vantajoso Veterinrio Marcos Cesar Correa ME Supermercado O Vantajoso Hospedagem Campo Mstico 2 pessoas Compra de sacos plsticos para aquecer ces Pedgio Combustvel SP-Bueno Brando-SP 572 Km Refeio x 2 pessoas Refeio x 4 pessoas x almoo/jantar Hospedagem Campo Mstico 4 pessoas Doao para Ana Karina Compra de blocos Refeio x 2 pessoas x almoo/jantar Hora extra 2 funcionrios Refeio x 2 pessoas Pagamento extra segurana noturno Jairo Refeio 2 seguranas Refeio 2 pessoas almoo/jantar Refeio 2 pessoa almoo/jantar Hospedagem Spazio Refeio 2 pessoas almoo Refeio 1 pessoa almoo Refeio 3 pessoas Refeio 2 pessoas Hospedagem Inconfidentes Refeio 2 pessoas Refeio 2 pessoas Pagamento funcionrio extra 5 dias Ligao celular/telefone * (2) Combustvel Documento Diversos 267653 Recibo 237204 2104 Recibo Recibos Recibos Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Recibo Valor em R$ 1.050,00 57,00 39,00 46,17 135,00 105,00 7,00 220,00 40,00 160,00 270,00 400,00 80,00 120,00 40,00 100,00 40,00 40,00 80,00 150,00 40,00 20,00 53,75 50,00 80,00 42,00 43,70 250,00 250,00 50,00 4.058,62

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Receita bruta Devoluo Despesas diversas Saldo positivo

Doaes recebidas Devoluo de doao recebida

4.290,00 -100,00 4.058,62 131,38

Observao: 1) Foram 17 dias trabalhados. Mdia de gasto/dia foi de R$ 226,00 (duzentos e vinte e seis reais) computando-se nesse valor o combustvel, refeio, hospedagens e compras diversas. 2) No Supermercado O Vantajoso fizemos a compra de lanches para as madrugadas no canil, lanternas, pilhas e gua potvel. 3) *(1) Alm da Km em estrada, vrios quilmetros foram rodados dentro da cidade, em percursos entre o canil em construo, a prefeitura municipal e o matadouro. 4) *(2) Valores estimados de ligao telefnica. Ainda no recebemos todas as contas, mas s em um aparelho celular o acrscimo foi de R$ 130,00 (cento e trinta reais) aproximadamente por conta de ligaes envolvendo o caso de Bueno Brando. 5) No foram computadas despesas com gua, cafs, lanches para voluntrios, caixinhas que tivemos que oferecer para agilizar transportes de cargas, entre outras. 6) J levamos para Bueno Brando quase 1 tonelada de rao EUKANUBA. 7) As despesas com membros da SOS BICHOS de Pouso Alegre tambm saram desta doao. 8) Depois da entrega do canil e fechamento das contas, ainda voltamos cidade de Bueno Brando por mais 3 ocasies, levando cobertores, remdios e rao EUKANUBA.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Dvidas, solicitao das notas fiscais especficas da obra e de outros gastos, ou maiores informaes podero ser obtidas atravs do e-mail:

faleconosco@caosemdono.com.br

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Apesar de muito trabalho, muitas horas sem dormir, faramos tudo de novo! ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

A QUESTO DE ORDENS DE DESPEJO DE ANIMAIS H muitas ordens de despejo de animais por este Brasil. As protetoras mantm os ces e gatos em suas casas fazendo o servio que deveria ser obrigao do poder pblico, e isso acaba gerando desconforto em vizinhos que acabam entrando na justia alegando problemas com cheiros, barulhos, etc. No caso de Bueno Brando, por exemplo, o juiz cita a questo de gatos, mas no procurou saber se eles realmente existiam. Baseou-se em depoimentos de pessoas no muito confiveis em nossa opinio. Apenas para exemplificar, uma das denunciantes, e que exigiu da justia a retirada dos ces, possui vrios gatos em sua casa e que vivem em cima do telhado das protetoras Ana Karina e Ana Clia. Vejam o que esses gatos (e nada contra os felinos) fazem em cima da casa delas:

Sendo assim, preciso que a justia aja com mais cautela nesses casos, pois os animais que so tutelados do estado no podem simplesmente serem jogados em depsitos ou centros de zoonoses sem o mnimo de condies. preciso mandar investigar a situao. Mandar pessoas confiveis do judicirio acompanhar os fatos. Nossa interveno em Bueno Brando, MG, foi prioritria para que esses ces no sofressem no antigo matadouro, local totalmente sem condies de abrig-los, como mostramos aqui neste relatrio. E se no estivssemos por perto, o que seria desses quase 70 ces? A justia acompanharia todo o processo ou apenas confiaria em depoimentos? preciso mais responsabilidade com situaes parecidas. No Brasil, maltratar animais de qualquer espcie considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prev o art. 32 da Lei n 9.605, de1998, com pena de deteno de trs meses a um ano e multa. Alm da violncia fsica, so considerados maus tratos contra os animais: o abandono em via pblica; mant-lo permanentemente acorrentado; no abrigar do sol e da chuva; mant-lo em local pequeno, no higinico e/ou sem ventilao adequada; no alimentar diariamente; negar assistncia ao ferido; obrigar o animal a trabalho excessivo, etc. E isso serve para todos! ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

OS CES DE BUENO BRANDO

Amin, Juliana, Lana, Habibi, Pulga, Sebastio, Ola, Patrick, Balu, Betova, Valentim, Huguinho, Atum, Dalila, Dominique, Moniquinha, Bernardo, Simba, Minipi, Pamonha, Vitoria, Maria Sofia, Tiffanys, Will, Tag, Tog, Bela, Lilo, Theodore, Stich, Estefania, Taugo, Fred, Cabea, Nersa, Zara, Austin, Bem, Yogui, Zack, Cold, Dandan, Nina, Maria Valentina, Jasmin.

IN MEMORIAM A pequena Minie, vtima da incompreenso humana em entender que os animais fazem parte de nossas vidas, e que devemos ter uma convivncia cordial com eles.

AGRADECIMENTOS

Sra. Luisa Mell, que divulgou a denncia e pedido de ajuda da Sra. Ana Karina. Sra. Sheila Moura, do O Grito do Bicho, que divulgou o caso com seriedade e preocupao constantes . Sra. Lale Rios, da Rede Bichos de Minas Gerais, que esteve presente em Bueno Brando e divulgou todos os pedidos de ajuda. Ao vereador Hlio da Van, de Pouso Alegre, MG, que participou dos principais momentos da obra do novo abrigo. Camila Devolio da Associao 4 Patas de Machado, MG. Renata Santi, da Protetores Pas de Alfenas, MG. Ao estudante de veterinria Fernando Gomes, de Alfenas, MG.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

Aos voluntrios de So Paulo Luis de Moraes, Bibiana Alves e Valria Lima Aos voluntrios da cidade de Pouso Alegre, MG Edileia Mesquita Luciana Merlo Devolla Fonseca Maria Goreti Monica Magalhes e pequena Laura protetora Cida e seu marido, da cidade do Rio de Janeiro. incansvel Jssica de Bueno Brando, MG. Ao Prefeito da Cidade de Bueno Brando, Sr. Danilo Amncio, que nos atendeu e ajudou na construo do novo abrigo ofertando mquinas e mo de obra. Ao Chefe de Gabinete, Sr. Israel da Silva, que sempre procurou atender nossas necessidades emergenciais. Secretria de Sade, Sra. Alessandra Morais Domingues, pelas horas que esteve disponvel para um desfecho feliz do caso. Ao comandante da Polcia Militar de Bueno Brando, Sgto Jos Ronaldo de Queiroz pelo apoio e proteo. A todas as pessoas que compartilharam os pedidos de ajuda. A todos os doadores que ajudaram a construir o novo abrigo.

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

O caso de Bueno Brando, MG

2013

ONGs E ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NESTE PROJETO

Rafael Miranda Vicente Define

Carla Viviane Monica Magalhes

Nirleine Ramalho Elaine Costa

Responsvel pela elaborao deste relatrio: Vicente Define

ONG Co Sem Dono, SP ONG SOS Bichos de Pouso Alegre, MG

Potrebbero piacerti anche