Sei sulla pagina 1di 7

ES Jos Belchior Viegas

SABER ESTUDAR: 1. CONDIES FSICAS E PSICOLGICAS


Estudar uma actividade que se aprende, tal como se aprende a nadar ou a andar de bicicleta. Claro que nestas situaes o treino fundamental! Existem alguns factores que influenciam o interesse e a motivao de quem estuda uma vez que nem todos os locais e circunstncias so adequados.

Regras bsicas, quanto ao ambiente de estudo: (factores de ordem fsica)


Estuda num local fixo, sempre que possvel. Estuda num local que favorea a concentrao e que seja sossegado. No estudes com televiso ligada. Desliga o telemvel. Evita a msica ruidosa. No faas interrupes constantes. Se no podes dispensar a msica... prefervel ouvir msica relaxante, de preferncia instrumental. Estuda num local confortvel, com temperatura adequada, onde gostes de estar e te sintas bem. Usa sempre uma mesa e cadeira adequadas. Estuda sempre com boas condies de luz. Tem o material de estudo sempre mo, incluindo um dicionrio de Portugus. No estejas sempre a levantar-te do lugar.

Regras bsicas de ordem psicolgica


Organiza um horrio de estudo dirio ou semanal para evitar as maratonas e as directas nas vsperas das provas de avaliao escrita.

ES Jos Belchior Viegas

Faz pausas. Estuda por perodos de 40 a 45 minutos e faz em seguida uma pequena pausa de 5 a 10 minutos. (Podes aproveitar estas pausas, para responder s mensagens que recebeste no telemvel ou para dar um toque!) Distribui o tempo por cada disciplina consoante as necessidades. Estuda, logo no incio, as disciplinas de que gostas menos. Realiza as tarefas que exigem mais tempo, no perodo inicial de estudo. S sempre optimista e acredita nas tuas capacidades. Rejeita a ideia de que h matrias que no entram na tua cabea. S capaz de encontrar o teu ritmo de trabalho e s capaz de o organizar consoante as tuas necessidades dirias ou semanais.

2. Planos de estudo
Defendemos anteriormente que necessrio elaborar um horrio de estudo. Como nos encontramos entre aqueles que reconhecem vantagens na elaborao dos planos de estudo, aqui deixamos um texto, que adaptmos, que considera mos muito claro e que te indica as caractersticas que deve ter um bom plano. Um bom plano deve ser: Heterogneo Prev todas as actividades necessrias ao teu equilbrio: repouso, distraces, contactos sociais, namoro, prtica desportiva, etc. As suas previses devem cobrir todos os domnios, uma vez que um mnimo de exerccio fsico necessrio para eliminar a tenso nervosa de um estudante que ficou sete ou oito horas sentado no local de trabalho (casa ou escola). Equilibrado Um bom equilbrio deve reinar entre estes domnios; nem demasiadas distraces, nem demasiado estudo. Alguns estudantes, demasiado implicados nos seus estudos desde o primeiro dia, chegam aos exames extenuados e ansiosos. Encontra, igualmente, um equilbrio entre as matrias: varia as distraces, e o prprio estudo. No estejas uma semana inteira volta com a mesma matria! Pessoal Uma vez mais, no h receitas; determina um horrio em funo das tuas aulas, das tuas deslocaes, das tuas preferncias, das tuas actividades extraescolares, etc. Mas depois experimenta-o! Maleveis Acontecimentos imprevistos vo prejudicar inevitavelmente a tua organizao: esqueceste o aniversrio de um amigo ou amiga, etc. por razes deste tipo que melhor elaborar planos semanais. No fim da semana, todo o trabalho previsto deve ter sido realizado, sejam quais forem os imprevistos. Depois modificars o teu plano... mas no deixes de realizar, noutra altura, o trabalho que deverias ter feito.

ES Jos Belchior Viegas

Realista Tenta prever um plano que tenha hiptese de ser respeitado. No sejas demasiado ambicioso, principalmente nas primeiras semanas de utilizao deste sistema. Controlvel Impe a ti prprio pequenos objectivos concretos, de tal modo que possas verificar no fim da semana se os atingiste ou no. Por exemplo: rever e completar os apontamentos do captulo tal, da disciplina tal, em vez de estudar a matria tal. Marc Romainville; Concetta Gentile, Mtodos Para Aprender. Porto: Porto Editora, 1995, pp.141-142 (texto adaptado)

3. Tcnicas e mtodos de estudo


Temos encontrado muitos alunos e alunas que confessam que no sabem estudar e que nunca ningum os ensinou! No temos qualquer pretenso em ensinar-te aqui os nicos mtodos de estudo, eficazes e infalveis. Os dois mtodos que propomos seguidamente so mtodos possveis entre muitos outros. 3. 1. O mtodo PLEMA A leitura imprescindvel. Sem ela nada se consegue. Aqui ficam algumas pistas que podes e deves seguir para que a leitura de um texto seja frutuosa e o teu estudo eficaz. O primeiro mtodo que aqui te apresentamos conhecido como o PLEMA, nome que resulta das letras iniciais de cada um dos cinco pontos seguintes: 1. PRIMEIRA LEITURA O objectivo desta etapa permitir que fiques com uma ideia geral do texto ou do tema a estudar. Para isso: deves fazer uma leitura (que pode ser mais ou menos rpida, isto , de acordo com a tua velocidade normal de leitura) que te d uma noo global do texto e do tema nele tratado; deves terem conta os ttulos, os resumos, se os houver;

ES Jos Belchior Viegas

deves procurar ver se o texto tem alguma relao com outros textos j estudados; deves dar muita ateno aos subttulos, aos sublinhados, s palavras ou frases destacadas, aos itlicos s frases do tipo h aqui trs factoresou trs questes a considerar. 2. LEITURA Trata-se agora de uma segunda leitura que tem de ser mais atenta, mais analtica, pormenorizada, e em que podes j sublinhar o mais importante, destacar as ideias principais, para as dividir. Por isso deves: sublinhar as noes fundamentais ou que julgues mais importantes; usar sublinhados diferentes: enquadrar ttulos e teses principais num rectngulo; sublinhar com um trao mais carregado ou de cor diferente as ideias principais; sublinhar com trao ondulante ou com outra cor as ideias secundrias. 3. ESQUEMATIZAR Trata-se de fazer um esquema ou um resumo da matria. um momento muito importante porque: os esquemas e os resumos devem condensar a matria e so preciosa ajuda nas alturas em que se fazem revises; enquanto escreves as ideias, a compreenso e a formulao dessas aumentou; favorecem a concentrao pela mudana de trabalho; ajudam a memorizar. Este um momento de grande criatividade da tua parte. Ao fazer a sntese, em esquema ou em resumo, a tua mente cria e organiza. ideias

4. MEMORIZAR
Memorizar no decorar. No deves decorar as palavras dos textos. Procura sempre traduzir os textos em palavras tuas. Memorizar aprender e fixar ideias e noes devidamente estruturadas e no somente os termos que exprimem essas ideias e noes. Deves repetir a leitura do esquema.

ES Jos Belchior Viegas

5. AUTO-AVALIAO
Verifica sempre se s capaz de repetir por palavras tuas o que estudaste. A autoavaliao permite testar a aprendizagem, ver o que sabes e no sabes. Uma boa tcnica que podes usar, nesta fase, formular questes e procurar responder, por escrito a essas questes.

OBSERVAO FINAL:
fundamental a reflexo sobre o texto ou sobre o assunto de estudo. Reflectir pensar sobre um assunto com o fim de se chegar a uma concluso pessoal. Por isso se costumam apontar reflexo as seguintes caractersticas: Profundidade deve ir ao fundo da questo, procurando atingir todos os aspectos ainda ocultos: no pode ficar superfcie! Persistncia deve ser continuada, sem desfalecimento, at s ltimas consequncias. No podes desistir facilmente! Muitas vezes no basta ler um texto uma s vez! Preciso deve proceder logicamente sem se desviar do caminho traado; Calma deve ser desapaixonada, quanto possvel. Podes concordar ou no concordar com o autor. Mas no podes desistir quando no concordas! J. Vieira Loureno, Ferramentas do aprendiz de filsofo. Porto: Porto Editora, 2004, pp.14-15 (texto adaptado)

3. 2. Mtodo Passo a Passo ou CRILPRARI


Qualquer aluno ou aluna entender facilmente porque que a proposta de mtodo que se segue se intitula Passo a Passo. E se observar com ateno tambm descobre porque que se pode tambm chamar CRILPRARI. O nome, mais uma vez, resulta das iniciais das palavras, devidamente destacadas. Podemos considerar trs fases na situao de estudo: A. O estudo inicial ou a preparao para a tarefa B. O estudo propriamente dito C. o estudo posterior. A. Na fase inicial, h que considerar trs aspectos fundamentais:

ES Jos Belchior Viegas

Concentrao.

Implica que libertes a tua mente porque tens de estar concentrado no que vais fazer. Logo fundamental evitar tudo o que possa distrair-te.

Reviso. Implica que

comeces por fazer uma rpida reviso da matria que tens de estudar. Para isso podes:

folhear o captulo fazendo uma rpida leitura em diagonal; consultar o plano de desenvolvimento do captulo; consultar o ndice; observar as fotografias, os esquemas, os grficos e respectivas legendas; observar as partes em que o captulo est dividido; dar ateno aos ttulos, aos subttulos, s palavras destacadas

Aps este primeiro contacto rpido o aluno ou aluna podem fazer as primeiras perguntas e esboar uma primeira resposta rpida.

Interrogao.

B. Na fase do estudo propriamente dito, so fundamentais a captao, o processamento e a verificao. A captao implica obviamente a: da matria a estudar, sem a qual no poder haver assimilao e o processamento implica que ser capaz de:

Leitura

Produo,

o que implica transformar a matria estudada, reelaborar os dados, sublinhar as ideias mais importantes; realizar os exerccios propostos, anotar margem usando palavras prprias, dividir em partes, fazer resumos, fazer sntese, expor oralmente a matria a um colega ou a um familiar...

Recordar noite ou no dia seguinte, a partir dos dados produzidos


(resumos, esquemas, sntese) para evitar o esquecimento.

Relativamente verificao, importante seres capaz de

Auto-avaliao.

ES Jos Belchior Viegas

C. Quanto ao estudo posterior, destina-se ao enriquecimento ou aperfeioamento, o que implica:

Reforo, isto , o encontrar novos materiais relacionados; Integrao, isto , o ser capaz de interligar os conhecimentos.

NOTA: A leitura em diagonal uma leitura selectiva, cujo objectivo extrair rapidamente de um texto aquilo que importante ou novo. Neste tipo de leitura o leitor deve deslocar os seus olhos em diagonal sobre o texto. Pode faz-lo com o auxlio de um lpis. Quando, por exemplo, queremos recordar um romance j lido, mas no o queremos fazer integralmente, podemos usar esta tcnica de leitura e facilmente recordaremos os momentos principais da obra. Trabalho adaptado de L. Alaiza, As s como se estudia. In LOURENO, J.Vieira Ferramentas do aprendiz de filsofo. Porto: Porto Editora, 2004. ISBN 972-0-41064-7. P.17
J. Vieira Loureno, Ferramentas do aprendiz de filsofo. Porto: Porto Editora, 2004, pp.10-17 (texto adaptado)

Potrebbero piacerti anche