Sei sulla pagina 1di 2

O Que Mediunidade?

Restitui a sade aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demnios. Da de graa o que graa recebestes Jesus (Mateus, 10,8).

O que mediunidade? a faculdade de servir como intermedirio dos espritos em suas relaes com o mundo material. Uma espcie de sexto sentido do qual os espritos se utilizam como meio de interagir com os homens, com o objetivo de ajud-los a progredir. O que mdium? Segundo definio de O Livro dos Espritos, toda pessoas que sente em um grau qualquer a influncia dos espritos. Pode-se concluir, portanto, que todos somos mdiuns, mesmo sem o percebermos, porque estamos todos em contato com os Espritos. Deles recebemos a inspirao, o estmulo para as boas ou as ms aes, conforme o seu grau de elevao moral. Voc mdium? Como se trata de uma faculdade inerente ao homem, uma percepo alm dos sentidos fsicos da viso, audio, olfato, paladar e tato, so poucos nos quais no se encontrem alguns rudimentos dela, segundo Allan Kardec. Quer dizer, voc mais ou menos mdium, na acepo mais ampla que comporta o sentido mediunidade. Todavia, na qualificao mais restrita da palavra, o termo mdium se aplica melhor aos que apresentam essa faculdade de forma bem caracterizada e intensiva. Quais os tipos de mdiuns? So inumerveis, porque medida que o homem evolui vo se revelando nele mais amplos recursos psquicos. Em No Mundo Maior, Andr Luiz nos fala de um campo virgem de foras nos lobos frontais que no foi utilizado at hoje em sua dcima parte de possibilidades. Por isso que Allan kardec no tratou de mediunidade como um assunto esgotado. Mas os tipos mais conhecidos so os videntes, audientes, falantes ou psicofnicos, curadores, escreventes ou psicgrafos e sonanbulos Como saber que se mdium? No h critrios sumrios, como os da impresso digital ou do DNA, capazes de assegurar quem ou no mdium. H casos em que a mediunidade se revela mais ostensiva e persistente. A pessoa se v tomada por sensaes estranhas como vises que surgem e desaparecem inopinadamente, vozes, movimentao de objetos e batidas sem causa aparente, impulso incontido para escrever ou falar algo que no tinha em mente ou que desconhece, pressentimentos confirmados com freqncia, registros de fragrncias, sensao de flutuao fora do corpo, desmaios e mais uma srie de manifestaes que leva a pessoa a perceber, ao longo de um perodo, que algum diferente e que precisa se esclarecer a respeito numa Casa Esprita ou com pessoas esclarecidas sobre o assunto. possvel tornar-se mdium? Desde que traga a predisposio em germe. E possvel no sentir nenhum desses sinais mais expressivos da mediunidade e, de repente, revelar-se um mdium de grandes potencialidades. H os mdiuns natos que exteriorizam esses recursos ao renascer. Yvonne Pereira deu provas disso aos 29 dias de nascida. E Raul Teixeira lembra que aos dois anos e meio de idade j via os Espritos. Chico Xavier e Divaldo Franco foram mdiuns desde a infncia. comum, porm, a ecloso medinica na madureza e at na velhice. Muitos mdiuns se revelam produtivos somente na iniciao esprita pelo estudo da mediunidade.

Todo obsidiado mdium? No precisamente. Existem mdiuns obsidiados porque no cuidam dos seus deveres com a responsabilidade precisa, no cogitam de sua reforma moral. Por isso o Espiritismo prega a mediunidade com Jesus. Quando os canais medinicos no so ocupados pelos bons Espritos, os inferiores se aproveitam deles. Mas como todos ns estamos sob influncia dos Espritos, conclui-se que o obsidiado est sob a presso de Espritos perturbadores. Como no a mediunidade a causa , mas exclusivamente seu proceder, a influncia pode cessar com a desobsesso e deixam ento de se produzir no obsidiado os fenmenos medinicos propriamente ditos. Como identificar os espritos? Da mesma maneira como se identificam os homens. Os Espritos so as almas dos homens que voltam ao mundo espiritual com a morte do corpo fsico. Levam consigo as virtudes ou os vcios que cultivaram e como tal se revelam nas suas comunicaes com os homens. Um esprito sbio e bom no pode escrever tolices pelo mdium. Como tambm os tolos ou maus no podem produzir coisas acima do seu carter. Como saber se o esprito que fala? Deve-se comparecer sesso medinica sem idias preconcebidas, para ser o mais isento possvel na comunicao. Da a necessidade de preparar-se atravs da higiene mental pela orao e a vigilncia, para preservar a harmonia ntima e estimular a sintonia com os assistentes espirituais da reunio. Motivado pelo estudo e centrado nos objetivos sublimes da misso, o mdium vai com a prtica eliminando as interferncias pessoais e sentindo o domnio do comunicante sobre o seu equipamento, como o de um motorista sobre a direo do veculo. Da em diante, entregue ao servio, ele ganha confiana e revigora a convico de que no mais do que fiel receptor e transmissor da mensagem espiritual. Como se d a transmisso? Vemos a sonda americana spirit mandando fotografias sobre a superfcie de marte para os computadores da Nasa em Passadena, na Califrnia, a 487 milhes de quilmetros da Terra. Na transmisso medinica, segundo Hermnio Miranda em Diversidade dos Carismas, o mdium se coloca em posio tal que permite a um ser desencarnado transmitir-lhe imagens, sons, pensamentos, idias e emoes, atravs de dispositivos de controles no corpo perispiritual que envolve o Esprito encarnado e desencarnado. So muitas as tcnicas utilizadas. O mdium tem proteo? No lhe faltaro a proteo espiritual, as provas e o assdio do mal. Mas pelas recomendaes do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, em Conscincia e Mediunidade, mdium dever adquirir resistncias morais e emocionais a fim de superar os possveis desconfortos que lhe proporcionem os Espritos, e o conseguir dedicando-se caridade. Fazendo o bem e colocando toda a confiana em Deus, repelis a influncia dos Espritos inferiores e destrus o imprio que eles querem tomar sobre vs, segundo o Livro dos Espritos. Veja o que disse o mdium Chico Xavier: Encontrei muitos espinhos, mas as flores foram bem mais numerosas. Estou feliz.

Wanderley Pereira

Potrebbero piacerti anche