Sei sulla pagina 1di 9

DN

DireitoNet

Testes

Direito Administrativo - Princpios I


Voc acertou

80 %
das questes (16 de 20)
Parabns! Voc foi muito bem neste teste. Responda tambm: Probidade administrativa e seu controle Introduo e princpios da probidade administrativa Direito Administrativo Responder novamente Ver mais testes Confira abaixo o gabarito e as respostas comentadas:

A Administrao tem que exercer a atividade administrativa de acordo com os objetivos legais. Aqui, esto representados os princpios:

a) da legalidade e da finalidade. (Voc acertou) b) da moralidade e da publicidade. c) da eficincia e da impessoalidade. d) da finalidade e da oficialidade. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. S se cumpre a legalidade quando se atende sua finalidade. Atividade administrativa desencontrada com o fim legal invlida e por isso juridicamente censurvel.

O princpio da legalidade explicita a subordinao da Administrao Pblica lei. Tal princpio deriva:

a) do controle administrativo de seus prprios atos. (Sua resposta) b) do controle judicial dos atos administrativos.

c) da indisponibilidade do interesse pblico. d) do princpio da hierarquia. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. Os interesses pblicos so qualificados como prprios da coletividade internos ao setor pblico, no se encontram livre disposio de quem quer que seja, por serem inapropriveis. O prprio rgo administrativo que os representa no tem disponibilidade (princpio da indisponibilidade) sobre eles, no sentido de que lhe incumbe apenas cur-los o que tambm um dever na estrita conformidade do que predispuser a intentio legis (princpio da legalidade).

De acordo com o princpio da especialidade:

a) as entidades estatais podem abandonar, alterar ou modificar os objetivos para os quais foram constitudas. b) a administrao poder rever seus prprios atos. c) as entidades estatais no podem abandonar, alterar ou modificar os objetivos para os quais foram constitudas. d) Nenhuma alternativa est correta. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra C. Em razo do princpio da especialidade, as entidades estatais no podem abandonar, alterar ou modificar os objetivos para os quais foram constitudas.

O dever da Administrao de justificar seus atos, apontando-lhes os fundamentos de direito e de fato decorre, especificamente, do princpio:

a) da legalidade. b) da motivao. (Voc acertou) c) da publicidade. d) da moralidade. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. O princpio da motivao reclamado quer como afirmao do direito poltico dos cidados ao esclarecimento do "porqu" das aes de quem gere negcios que lhes dizem respeito por serem titulares ltimos do poder, quer como direito individual a no se assujeitarem a decises arbitrrias, pois s tm que se conformar s que forem ajustadas s leis.

Em Direito Administrativo vigora o princpio da publicidade. Assinale a situao abaixo que permite o sigilo dos atos administrativos.

a) convenincia para o agente praticante do ato administrativo. b) atos administrativos praticados em desamparo legal. c) quando for imprescindvel segurana da Sociedade e do Estado. (Voc acertou) d) Todas as alternativas esto corretas. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. Na esfera administrativa o sigilo permitido quando "imprescindvel segurana da Sociedade e do Estado" (art. 5, XXXIII, CF).

Com relao aos princpios constitucionais da Administrao Pblica CORRETO afirmar:

a) o princpio da legalidade comporta exceo no caso de ato discricionrio. b) o desvio de finalidade implica em ofensa ao princpio da publicidade. c) a inobservncia ao princpio da proporcionalidade, acarreta tambm a ofensa ao princpio da razoabilidade. (Voc acertou) d) os princpios administrativos aplicam-se apenas s esferas Estaduais do Poder Executivo. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. Pelo princpio da proporcionalidade as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade proporcionais ao que sejam realmente demandados para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. Atos cujos contedos ultrapassem o necessrio para alcanar o objetivo que justifica o uso da competncia ficam maculados de ilegitimidade. Ferindo o princpio da proporcionalidade fere-se, tambm, o princpio da razoabilidade, por ser derivado deste.

So princpios constitucionais controladores da atuao na Administrao Pblica:

a) legalidade, impessoalidade, eficincia e convenincia. b) moralidade, revogabilidade, pessoalidade, publicidade e motivao. c) legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e convenincia. d) Nenhuma das opes correta. (Voc acertou) Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra D. A convenincia e a revogabilidade no so princpios controladores da atuao da Administrao Pblica.

A atuao administrativa no pode contrariar, alm da lei, a moral, os bons costumes, a honestidade, os deveres de boa administrao, sob pena de ofensa ao princpio da:

a) moralidade. (Voc acertou) b) publicidade. c) impessoalidade. d) Nenhuma das alternativas est correta. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. A atuao administrativa no pode contrariar, alm da lei, a moral, os bons costumes, a honestidade, os deveres de boa administrao, sob pena de ofensa ao princpio da moralidade.

A ideia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas, referente ao princpio da:

a) impessoalidade. (Voc acertou) b) publicidade. c) moralidade. d) eficincia. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. A ideia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas, referente ao princpio da impessoalidade.

10

Pelo princpio do devido processo legal:

a) permite-se Administrao Pblica que proceda contra certa pessoa passando diretamente deciso que repute cabvel. b) so assegurados o contraditrio e a ampla defesa aos administrados. (Voc acertou) c) assegurada a no desapropriao de seus bens. d) Todas as respostas esto corretas.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. Dispe o art. 5, LIV e LV, da CF: "Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os

meios e recursos a ela inerentes".

11

A Administrao Pblica deve obedincia ao que lhe prescrito, sendo-lhe vedada aplicao retroativa de nova interpretao de uma norma administrativa. O disposto estabelecido pelo princpio da:

a) razoabilidade. b) segurana jurdica. (Voc acertou) c) proporcionalidade. d) impessoalidade. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. Pelo princpio da segurana jurdica firmou-se o correto entendimento de que orientaes firmadas pela Administrao em dada matria no podem, sem prvia e pblica notcia, ser modificadas em casos concretos para fins de sancionar, agravar a situao dos administrados ou denegar-lhes pretenses.

12

A emenda constitucional n 19/98, conhecida como emenda da reforma administrativa, disps sobre os princpios da Administrao Pblica incluindo entre os anteriormente constitucionalizados o princpio da:

a) impessoalidade. b) publicidade. c) legalidade. d) eficincia. (Voc acertou) Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra D. A EC n 19/98 veio acrescentar o princpio da eficincia ao art. 37 da Constituio Federal. Tal princpio estabelece Administrao o dever de agir de acordo com a lei da melhor forma possvel na busca da satisfao do interesse pblico.

13

Do princpio da publicidade decorre o direito informao, interesse que o administrado tem como garantia jurisdicional. Para garantir esse direito o administrado poder valer-se do:

a) habeas corpus. b) habeas data. (Voc acertou) c) mandado de segurana. d) mandado de injuno. Voc acertou

Parabns! A resposta certa a letra B. O art. 5, LXXII, da CF, garante o habeas data para assegurar judicialmente o conhecimento de informaes relativas ao impetrante que constem de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de mbito pblico, bem como para retificao de dados que neles estejam armazenados.

14

A Administrao Pblica tem direito de modificar, unilateralmente, relaes jurdicas estabelecidas, em face:

a) da supremacia do interesse pblico sobre o privado. b) do princpio da moralidade. c) do princpio da continuidade dos servios pblicos. (Sua resposta) d) do princpio da legalidade. Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra A. Da supremacia do interesse pblico sobre o privado resulta, em prol da Administrao, a possibilidade, nos termos da lei, de constituir terceiros em obrigaes mediantes atos unilaterais. Tais so atos imperativos como quaisquer atos do Estado e trazem consigo a decorrente exigibilidade, traduzida na previso legal de sanes ou providncias indiretas que induzam o administrado a acat-los.

15

Se a autoridade competente declara de utilidade pblica para fins de expropriao bem de inimigo poltico, visando afront-lo, embora invocando motivo de interesse pblico, caracteriza-se:

a) o exerccio de poder discricionrio. b) desvio de poder ou de finalidade. (Voc acertou) c) exerccio de poder poltico, insuscetvel de controle judicial. d) excesso de poder. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. O princpio da finalidade impe que o administrador, ao manejar as competncias postas a seu encargo, atue com rigorosa obedincia finalidade de cada qual. Cumpre-lhe cingir-se no apenas finalidade prpria de todas as leis, que o interesse pblico, mas tambm finalidade especfica abrigada na lei a que esteja dando execuo. Se utilizar uma lei como suporte para a prtica de ato desconforme com sua finalidade desvio de poder ou desvio de finalidade, ensejando a nulidade do ato.

16

Se o ato administrativo estiver viciado pelo desvio de poder, por falta do elemento relativo finalidade de interesse pblico, atingir o princpio da:

a) publicidade.

b) moralidade. c) legalidade. d) impessoalidade. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra C. O princpio da finalidade uma inerncia ao princpio da legalidade, aquele est contido neste, pois corresponde aplicao da lei nos seus exatos termos.

17

O ato administrativo imposto ao administrado, independente da sua anuncia, pela prerrogativa da Administrao da:

a) presuno de legitimidade. b) auto-executoriedade. c) exigibilidade. (Voc acertou) d) legalidade. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. Da supremacia do interesse pblico sobre o privado resulta, em prol da Administrao, a possibilidade, nos termos da lei, de constituir terceiros em obrigaes mediantes atos unilaterais. Tais so atos imperativos como quaisquer atos do Estado e trazem consigo a decorrente exigibilidade, traduzida na previso legal de sanes ou providncias indiretas que induzam o administrado a acat-los.

18

A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Tal prerrogativa da Administrao decorre do princpio da:

a) autotutela. (Voc acertou) b) auto-executoriedade. c) finalidade. d) motivao.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. Tambm por fora desta posio de supremacia do interesse pblico reconhece-se Administrao a possibilidade de revogar os prprios atos inconvenientes ou inoportunos, conquanto dentro de certo limites (princpio da autotutela).

19

Quando a autoridade remove servidor para localidade remota, com o intuito de puni-lo:

a) age dentro de suas atribuies. b) no est obrigada a instaurar processo administrativo. c) utiliza-se do poder hierrquico. d) incorre em desvio de poder. (Voc acertou) Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra D. A hierarquia observada na Administrao no confere ao administrador a utilizar a lei como melhor reputar. Deve, portanto, utiliz-la para o alcance de seus fins.

20

A prerrogativa atribuda Administrao Pblica para invadir materialmente a esfera jurdica dos particulares, sem ir previamente ao Poder Judicirio caracterstica da:

a) presuno de validade. b) imperatividade. c) auto-executoriedade. (Voc acertou) d) exigibilidade. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. A auto-executoriedade a qualidade pela qual o Poder Pblico pode compelir materialmente o administrado, sem precisar buscar previamente as vias judiciais, ao cumprimento da obrigao que imps.

80 %
das questes (16 de 20)
Parabns! Voc foi muito bem neste teste. Responda tambm: Probidade administrativa e seu controle Introduo e princpios da probidade administrativa Direito Administrativo Responder novamente Ver mais testes

Voc acertou

Histrico de atualizaes deste contedo

06/out/2012 20/out/2003

Reviso geral. Publicado no DireitoNet.

20/mai/2010 Reviso geral.

Potrebbero piacerti anche