Sei sulla pagina 1di 33

8 dicas para montar uma cozinha americana

A cozinha americana muito charmosa e eficiente: por ser integrada, ela permite que quem est cozinhando ou lavando a loua, participe das conversas da sala. Confira algumas dicas da designer de interiores Juliane Moi antes de montar a sua. 1. Analise a planta O ideal que o imvel j tenha espao para o balco. Mas se na sua casa as paredes dividem os ambientes, ateno: pea para um engenheiro fazer uma avaliao. Ele vai verificar se h pilares, encanamentos e fiao eltrica no caminho. 2. Acerte nas medidas A altura ideal do balco de 1,10 m. Ao comprar as banquetas, prefira modelos giratrios com altura regulvel. 3. Aproveite os espaos A ausncia de uma parede na cozinha pode significar menos espao para os armrios. Uma soluo fazer um balco de madeira com espao para guardar pratos. Mas se o balco for de alvenaria, a dica no quebrar a parede entre os cmodos at o teto. Reserve espao no alto para colocar os armrios na parte interna da parede da cozinha. 4. Use a criatividade O balco pode ser confeccionado com diversos materiais, como MDF, madeira, granito, quartzo, alvenaria, pastilhas e vidro. O mais usado o de alvenaria, que pode combinar com tampo de granito ou madeira. So opes bacanas e mais baratas. 5. Evite o mau cheiro Se voc tem o costume de fazer frituras, a cozinha americana pode ser uma furada! O cheiro costuma se espalhar por toda a casa. Uma soluo ter uma boa ventilao no ambiente, alm de um exaustor ou uma coifa de boa qualidade, para sugar toda a fumaa. 6. Aproveite a rea para o lazer Uma grande vantagem da cozinha americana que voc pode interagir com as visitas enquanto cozinha. 7. Pense na decorao Embora a cozinha seja integrada com outro ambiente, no preciso combinar os mveis e as cores da decorao. A dica seguir um mesmo estilo para criar harmonia entre os cmodos. 8. Mantenha a organizao Na cozinha integrada, tudo fica mostra. Portanto, cuidado com a baguna. Embalagens de alimentos, utenslios domsticos e louas sujas na pia ou sobre o balco pegam mal. Ateno extra!

ozinhas - dicas para construir, reformar e arrumar


Oi, pessoas. Faz tempo, n? As horas esto passando cada vez mais rpido e, quando me dei conta, vi que h mais de um ms no passava por aqui! Para compensar, resolvi preparar uma srie com dicas "profissionais" para quem quer construir, reformar ou reorganizar a casa. Claro que muitas vezes no possvel fazer tudo por falta de espao, dinheiro ou mesmo pela prpria estrutura da casa (especialmente as alugadas). Alm disso, possvel viver sem estas "regras", a questo que elas servem para tornar a vida mais prtica e ergonmica (ou seja, adequada ao corpo humano).

Quero deixar claro que isso no substitui a atuao de um profissional para projetar (seja ele Designer ou Arquiteto). Serve para orientar as pessoas a ter olhar crtico sobre os projetos de construo e reforma que comprarem e para dar uma direo a quem tem que "se virar" com o que j tem. Outra coisa importante que as medidas apresentadas so os padres adotados no Brasil. Elas podem - e devem ser adaptadas para pessoas muito mais altas e muito mais baixas do que a mdia brasileira (entre 1,60 e 1,70) Esclarecimentos feitos, vamos comear pela:

No por acaso que a cozinha o projeto mais caro de ser executado em uma residncia. Nenhuma casa consegue funcionar sem ela (mesmo que voc s a visite na hora de beber gua, tente imaginar sua vida sem uma cozinha por perto...). Por isso, ela merece toda a ateno para que cada centmetro seja aproveitado de forma ergonmica e funcional.

O lay-out extremamente importante, pois interfere diretamente na produtividade da cozinha (principalmente se ela for comercial ou industrial). Independente do tamanho, todas as cozinhas podem possuir os mesmos equipamentos o que vai diminuir ou aumentar a rea de trabalho - e o excesso de espao pode mais atrapalhar do que ajudar, pois se mal planejado ir causar desconforto pelo deslocamento exagerado.

A geladeira, por exemplo, deve ficar prximo porta e ser de fcil acesso da mesa da copa. O ideal no ter que passar pelo fogo ou pela pia para chegar a ela (imagine uma criana passando por panelas quentes ou por uma pia cheia de pratos e facas sempre que sentir sede ou quiser um iogurte). Se a geladeira estiver em um local inconveniente, todo o projeto estar apoiado sobre uma base errada. Ter uma bancada de apoio ao lado da geladeira ajuda a evitar sujeira e gua no cho. A porta da geladeira deve abrir para o lado da bancada. A maioria dos modelos permite que o lado de abertura seja trocado, mas lembre-se de conferir isso antes de finalizar a compra. Se houver freezer, ele deve ficar ao lado da geladeira, mas pense bem sobre a necessidade de ter um (so pelo menos 4 palmos de espao que podem ser aproveitados para aumentar a rea de preparo, por exemplo). No caso de os dois serem necessrios, a geladeira deve ficar mais prxima da bancada.

O conforto de uma cozinha medido pelo tamanho da rea de trabalho (bancada). Se ela for uma s, deve ser dividida pela cuba em duas reas: uma para armazenas louas e outra para o preparo dos alimentos. Atualmente existem diversos acessrios para bancada que podem facilitar e sofisticar esse preparo. Prefira os de ao puro pela durabilidade.

No caso de haver pouca rea de trabalho, opte pela cuba simples. Se mesmo assim a rea continuar pequena, estude a possibilidade de armazenar a loua em um mvel suspenso sobre a cuba.

Para reformar a pia, atente-se para o tipo de vlvula de escoamento, dependendo do tipo de cuba ela pode precisar ser trocada. Ter duas cubas em uma bancada de granito fragiliza a pedra. Prefira a cuba dupla (que tambm tem a vantagem de poder ter uma nica torneira).

A profundidade da bancada deve ser de 60cm - com a torneira de bancada -, podendo ser de at 55cm se a torneira for de parede (que o ideal, pois alm de liberar espao na bancada, facilita a limpeza e no acumula lodo. Mas no so todas as bancadas que permitem e a existncia de janelas tambm podem ser empecilhos).

A janela na cozinha tem a funo de oferecer luz "gratuita" durante o dia para a bancada, sem fazer sombra sobre ela. Para tanto, ela deve comear imediatamente aps o fim da bancada. Esta janela deve ter, no mximo, 70cm de altura, para que o espao sobre ela possa ser aproveitado com um armrio suspenso. Cuidado com as ferragens das portas basculantes, para que elas no dificultem a abertura/fechamento das mesmas.

Para uma cozinha ergonomicamente correta, as medidas recomendadas so:

- Armrio superior com no mximo 36 cm no atrapalha a viso da bancada e, principalmente, evita que voc bata com a testa nele; - A janela a at 1,60 m de altura (do cho) no impede a utilizao do armrio superior; - 90 cm para a bancada; - 15 a 20 cm do cho ao incio do mvel o protegem da gua e permitem colocar o p embaixo dele, encostando a coxa no mvel para distribuir melhor o peso do corpo; - Recuo de 15 cm (suficientes para o p) facilitam a limpeza, pois impede que objetos/comida que caiam no cho terminem esquecidos longe do alcance da viso. Pode ser feito de alvenaria (apoiando o mvel) e o ideal que o revestimento dele seja o mesmo do piso (como se ele fosse o rodap). Mas tambm pode ser "improvisado" na prpria marcenaria.

Dependendo da necessidade, o armrio superior pode ir at o teto, mas isso d a impresso de que a cozinha menor.

As gavetas devem ser planejadas com cuidado, pois so os elementos mais caros da marcenaria (quanto mais gavetas, mais cara ser a execuo). Elas devem ter no mximo 1 metro de largura para evitar problemas de abertura Muitos projetos se utilizam da simetria entre os elementos, mas o ideal que as gavetas tenham alturas diferentes, pois acomodam objetos diferentes (para acomodar os talheres e jogos americanos mais de 10 cm so "desperdcio" de espao, mas utenslios e panos de prato enrolados precisam de gavetas com altura maior, por exemplo).

A utilizao de cooktop permite a correo de um grande inconveniente dos foges comuns: a altura do forno. O ideal haver uma "torre" para o forno e para o microondas, permitindo que os pratos/travessas estejam a 1,20 - 1,30m do cho quando forem retirados deles (quem j teve que retirar um frango/peru inteiro de um forno baixo sabe muito bem o quanto isso importante). Ao lado desta torre, deve haver uma bancada para apoiar os pratos quentes. Caso s haja espao para uma torre "simples", o microondas pode ficar acima do forno, escolhendo-se uma "altura mdia" para os dois, lembrando de tomar cuidado para que no fiquem a mais de 1,40m do cho - o que dificulta a visualizao e o manuseio dos pratos.

A coifa deve ficar a no mximo 80 cm do fogo. Mais que isso torna a suco ineficiente.

Para a mesa da copa, calcule pelo menos 70 cm entre o eixo das cadeiras (como se fosse de nariz a nariz de quem estiver sentado) para garantir espao para todos os cotovelos... A profundidade mnima para cada pessoa de 40cm. Assim, se a mesa/balco for ter cadeiras dos dois lados, dever ter 80 cm (para a sala de jantar o ideal 1 m). Se a mesa for "mnima", coloque prateleiras de apoio (para o requeijo, a margarina, a garrafa de caf etc). Alguns projetos "reservam" para a copa um tampo de vidro voltado para a parede branca de azulejos, como se fosse um "cantinho do castigo". Lembre-se que - normalmente - a copa mais usada do que a sala de jantar, por isso no economize no conforto e no aconchego deste espao. Ela est relacionada com prazer (sala) e no produo (cozinha). Luminrias pendentes no podem atrapalhar as pessoas conversando em p em volta da mesa. Assim, sua altura deve ficar em torno de 1,80m de altura.

Quem optar pelas ilhas (sejam elas propriamente ditas ou encostadas na parede), garanta espao para o fogo, torneira/cuba pequena (para lavar as mos e os talheres que estiverem sendo utilizados) e uma rea mnima de trabalho para o preparo dos alimentos. Isso ir evitar que voc tenha que ficar se virando enquanto cozinha, e que gua e resduos se espalhem pelo cho e provoquem acidentes.

A cuba na ilha serve apenas de apoio para a preparao dos alimentos. Alm dela, deve haver a pia "normal" para a limpeza dos utenslios e panelas em geral. Se junto ilha houver o balco em alturas diferentes, a profundidade mnima da ilha deve ser de 60 cm (mais os 40 cm do balco). Se os dois estiverem no mesmo plano, o mnimo dever ser de 1,20 para garantir uma rea de segurana entre o fogo e as pessoas que estiverem mesa.

A cozinha no precisa ser totalmente revestida por cermica. Ela s necessria nas reas que recebem muita sujeira (como as que entram em contato com leo e fumaa) e/ou com gua (prximo s pias). No caso da rea do fogo, o ideal que a superfcie seja o mais lisa possvel (ao, vidro ou cermicas grandes), pois o rejunte acumula sujeira com facilidade e torna a limpeza mais difcil (pastilhas, nem pensar!!!).

Aproveitem estas dicas para deixar sua cozinha mais funcional e confortvel.

Ingrediente base da cozinha: ergonomia


Ergonomia. Ergo significa trabalho; nomos, regras. Regras para se organizar o trabalho. Um conjunto de tecnologias que busca a adaptao confortvel e produtiva entre o ser humano e seu trabalho ou, falando inversamente, busca adaptar as condies de trabalho s caractersticas do ser humano. A ergonomia deve ser uma preocupao tambm nas residncias: altura da pia da cozinha, da fechadura de armrios, desenhos do sof, cama, tanque de lavar roupas, do banco do automvel.

Para desenvolver bons projetos necessrio observar todas as questes relacionadas ao desenvolvimento de determinada atividade, neste caso cozinhar. um erro planejar uma cozinha com dimenses uniformizadas. Homens e mulheres possuem alturas e estruturas fsicas diferentes. Existem algumas pradonizaes no intuito de facilitar o desenvolvimento dos projetos. Mas, preciso ter bom senso. importante que para cada pessoa levemos em considerao suas particularidades e necessidades individuais.

(imagem: livro de Terence Conran's - New House Book, Editora Coran Octopus)

O ideal que a pessoa que est usando a cozinha no precise se dobrar para alcanar o fundo da cuba. Assim, ateno para escolher o modelo ideal para voc. Para pessoas que medem mais de 1,90, a altura ideal da bancada da cuba pode ser 10cm abaixo do cotovelo.

(imagem: livro de Terence Conran's - New House Book, Editora Coran Octopus)

Se for suspenso o balco precisa prever uma distncia mnima do cho para possibilitar a limpeza embaixo dele, que pode ficar entre 0,10 e 0,15m. tambm importante um recuo de 0,07 0,15m da base de alvenaria, para melhor acomodar os ps enquanto trabalhamos. Para o armrio superior, a distncia entre a bancada e ele deve permitir o desenvolvimento dos trabalhos de forma confortvel. Para no causar acidentes devem ter entre 0,30 e 0,35m de profundidade.

(imagem: Revista Arquitetura e Construo, maio/2001)

(imagem: Revista Arquitetura e Construo, maio/2001)

(imagem: Revista Arquitetura e Construo, maio 2001)

A rea entre a cuba e fogo onde mais se trabalha. Por isso, ser mais confortvel se o mnimo ficar entre 0,90 e 1,20m. Em espaos pequenos, 0,50m talvez seja o mximo que conseguiremos para esta rea. O primordial nunca esquecer de que ela precisa existir para o conforto de quem cozinha. Nada de aperto. Em uma cozinha galeria (ver cozinha e suas possveis solues), 1,20 1,50m o que chamamos de confortvel.

(imagem: Revista Arquitetura e Construo, maio 2001)

(imagem: Revista Arquitetura e Construo, maio 2001)

Uma mesa de refeies onde teremos pessoas sentadas de frente para outras, o mnimo entre elas, ou seja, de espao de bancada, deve ser de 0,80m. E 0,76m de altura final para uma bancada confortvel. Claro, se o morador tiver mais de 1,80m, medidas especiais devem ser cuidadosamente pensadas.

Para balces, outras dimenses so definidas. Altura da bancada 1,00 1,10m; altura da banqueta 0,70 0,80m; profundidade da bancada de 0,45m. Espao que uma pessoa ocupa em uma mesa de refeio de 0,60m e consideramos 0,20m para cada extremidade.

Abaixo, um estudo sobre ergonomia bem interessante!

Introduo:
Por ser uma rea de trabalho, a preocupao com a localizao, tamanho, forma, ventilao, funcionalidade, circulao, segurana, manuteno, eltrica, hidrulica, conforto para quem trabalha e iluminao tem que ser muito maior. Localizao: O ideal que a cozinha esteja perto da rea social (rea de jantar) e tenha fcil acesso para a rea externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou no aberta para a sala. Neste caso muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, bom que tenha tambm acesso rea ntima (quartos) sem passar pela rea social. Forma e tamanho: As mais fceis de organizar so as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usaro a cozinha ao mesmo tempo; Ventilao: Pense na ventilao (criando ventilao cruzada com as janelas prefira as que possuam algumas venezianas fixas ou no na parte superior e portas) e, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou no tiver uma boa ventilao, em uma tima exausto. O fogo deve ser posicionado fora de correntes de ar. Circulao e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha formando um tringulo cujos vrtices so a geladeira, a pia e o fogo, nesta ordem e de forma que a soma das distncias, em linha reta, para ir de um ao outro no seja maior que 6 a 7 metros. Se for possvel, a distncia da pia geladeira deve ser a menor. Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva pia, prepara e leva ao fogo para cozinhar. Se isso no for possvel, a pia deve ficar entre o fogo e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogo, principamente em casas com crianas. Prateleiras de altura regulvel so muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogo tambm. Bancos, mesas e cadeiras dobrveis so timos para cozinhas pequenas. Veja a figura abaixo, que achei em um blog (esqueci de guardar o nome). As medidas esto em polegadas.

O fogo deve ter o exaustor acima e se possvel, bancadas laterais com 30 cm (mnimo) de cada lado. Perto dele devem ficar recipientes com temperos, lugar para as panelas e gavetas. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do

fogo e tambm o forno de microondas. Uma bancada pequena prxima (resistente ao calor) importante para apoiar os alimentos que saem do forno. Entre o fogo e a pia devem estar os liquidificador, batedeira, processador, etc , assim como os produtos usados nestes servios, como aucar, farinha, etc. ideal que a pia fique perto da janela, tenha 2 cubas e suas reas de servio, 60 cm de cada lado (se possvel). Perto da pia deve haver lugar para escorrer loua, mquina de lavar pratos (se houver), gaveteiros, lixeira. Perto da geladeira devem ficar a dispensa, o freezer, enfim as reas de armazenamento. Bancada ao lado da geladeira ajuda na hora de organizar as compras. Veja, do mesmo blog, disposies interessantes na cozinha. A imagem no est muito boa, mas acho que d para entender..

Segurana: A cozinha deve ter o mnimo de ventilao permanente, que no possa ser fechada; Evite degraus entre a cozinha e a sala; Ela deve se posicionar de forma que no seja um ambiente de passagem para outros muito usados; Pense no uso quando estipular para que lado as portas e janelas devem abrir; Atualmente h um sem nmero de revestimentos para o piso, tampo e pia e paredes mas deve-se levar em conta a segurana (pisos devem ser antiderrapantes), a facilidade de limpeza, o coeficiente de atrito (o quanto o revestimento aguenta de atrito sem riscar), a porosidade (que deve ser baixa, para evitar entranhar sujeira. Quanto mais liso, mais fcil de manter), a resistncia e os cuidados de manuteno. Pense que pisos e rejuntes brancos exigem maior frequncia de limpeza. Os revestimentos de armrios devem tambm ser escolhidos observando a facilidade de limpeza, cuidados de manuteno e resistncia. Estes podem ser elevados do cho, para facilitar a limpeza e manuteno. A iluminao outro ponto importante: As bancadas e fogo devem ser bem iluminados. Luz incandescente no altera a cor dos alimentos, o que no ocorre com as fluorescentes comuns. Atualmente j h fluorescentes com luz amarela que imitam o efeito das incandescentes, mas so mais caras. Em contrapartida, lmpadas incandescentes esquentam o ambiente, logo, tudo deve ser bem dosado. Busque ter o mximo de luz natural, com janelas grandes, por exemplo. As luminrias centralizadas no teto fazem sombra e por isso o ideal usar iluminao sobre as bancadas, iluminao difusa no teto (tipo rasgos no forro com acrlico leitoso ou vidro fosco tampando). Pode ser usado tambm trilho de iluminao, caso no seja possvel colocar forro. Spots nos armrios altos so uma boa opo. Eltrica: Coloque um bom nmero de tomadas nas reas de trabalho, pensando nos eletrodomsticos que sero usados e tenha interruptores na entrada da cozinha e nos pontos de trabalho. No esquea das tomadas especficas de alguns eletrodomsticos. Alguns equipamentos exigem circuitos separados. Em geral, umas 4 tomadas sobre a bancada (10 cm do tampo) so o bastante. Hidrulica: Ao menos um ralo essencial na cozinha. Mquinas de lavar pratos tem que ter pontos de gua e esgoto. Algumas geladeiras hoje precisam de pontos de gua. Os registros devem ser posicionados em locais de fcil acesso. A melhor posio para a mquina de lavar louas embaixo da bancada, usando o encanamento da pia. Um item de grande importncia na cozinha a impermeabilizao. E uma boa dica : Ao reformar, na fase antes da colocao dos revestimentos, fotografe e mea as distncias da instalao hidrulica. Assim, no futuro, quando quiser colocar um quadro, por exemplo, no ter a surpresa de romper uma tubulao. Separe a cozinha da rea de servio, com uma porta de correr ou uma meia parede com vidro opaco. No use lixeiras na pia. Lixeiras devem permitir abrir e fechar sem o uso das mos.

Materiais: Piso e paredes: Cermicas so timas para a limpeza. Mas atualmente muitos outros materiais so usados (madeira, tinta, cimento, etc) ; Bancadas: Granito melhor que mrmore, muito porosa; Madeira s bem impermeabilizada, laminados atuais competem com as cermicas. Pastilhas cansam se usadas em todo o ambiente. Tampos e Pias: Corian (limpeza somente com gua e detergente), Ao inox (higinico); Granito (os mais claros demoram mais a perder o brilho e resistem melhor s manchas. O inconveniente que a cuba embutida no tampo, criando reas em que a sujeira pode se acumular) ; Madeira (mais sensvel gua, tem que ser impermeabilizada de tempos em tempos, acumula sujeira difcil de ser retirada), etc. Medidas: Armrios Baixos: 60cm de profundidade (com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos a 15 /20 cm do piso). Armrios Altos: de 50 a 60cm da bancada, profundidade de 30 a 40 cm. Altura mxima: 1,80m. Nichos de 35 cm de altura x 8 de largura servem para pratos rasos. Para os fundos, 20 cm de altura. Prateleiras para copos e xcaras : 20 a 25 cm de altura.Panelas e travessas, 32 cm de altura. Gavetas com 20 a 30 de altura so o bastante para panos de prato e toalhas e para os talheres, 15cm. Fogo: Em geral 80 cm altura pia/ bancada: 80 cm altura a 1,10 (depende de quem vai us-la); Profundidade mnima: 60 cm Fronto (revestimento do tampo- ou outro- que se prolonga na parede frente da pia, para proteger a parede da umidade) : 10 cm ou mais Exemplos: Abaixo uma pequena cozinha muito bem resolvida e outra,bem maior, mas no to bem resolvida assim: A geladeira est longe da pia, a mesa e cadeiras atrapalham a circulao de trabalho, h tecidos perto do fogo Enfim, no necessrio que a cozinha seja enorme para que seja funcional. Inclusive, s vezes por ser muito grande a funcionalidade fica dificultada se no houver um bom planejamento do espao.

Projeto de residncia: um guia com medidas e reas mnimas

Um projeto cuidadoso e caprichado garante o sucesso comercial e o bem estar dos moradores de uma residncia. Alm dos parmetros bsicos de todo projeto arquitetnico como aproveitamento do terreno, esttica, circulao e aspectos estruturais a base do conforto estabelecer medidas corretas para cada ambiente e cada detalhe. Neste pequeno guia esto algumas destas reas e medidas, confira.

A previso das medidas corretas para cada ambiente garante uma residncia mais confortvel, parece que tudo est no lugar certo ou, melhor ainda, quando os moradores sentem que parece que tudo sempre esteve l, como se fosse coisa da natureza. Para ter ambientes bem planejados o ideal contar com o apoio de um arquiteto ou decorador. Eles esto preparados para encontrar a melhor soluo para cada espao, aproveitando ao mximo cada pedacinho do terreno e da futura construo. Antes de elaborar o projeto propriamente dito necessrio analisar a circulao do ambiente, bem como a atividade e respectivos utenslios que ali sero instalados. A abordagem feita de fora para dentro e vice-versa, ou seja, primeiro se analise o terreno e o que ele permite fazer, logicamente levando em conta o oramento disponvel. A partir da rea disponvel e da proposta da construo o arquiteto vai estudar cada cmodo, para que atendam aos objetivos. Analisado cada ambiente, vai-se estudando a circulao entre eles e como se enquadram na construo como um todo. Algumas regras arquitetnicas estabelecem medidas mnimas para cada elemento, em funo do uso, ergonomia e segurana. H muitos livros sobre o assunto, inclusive o famoso Neufert, obra do pesquisador Europeu que fez extensos estudos sobre medidas em todos os tipos de construo, de residncias a lojas passando por bares, escolas e museus. Mas como estes estudos foram feitos na Europa e EUA, usaram como base a estatura e o porte mdio do europeu, portanto preciso ter bom senso para tornar todos os itens funcionais para os brasileiros, que, em geral, tm estatura menor. Alm disso, antes de projetar os ambientes o arquiteto deve atender ao cdigo de edificaes da cidade. No Estado de So Paulo, salvo onde existir cdigo de obras municipal, as dimenses mnimas dos cmodos e das reas destinadas iluminao e ventilao seguem as normas da Legislao Sanitria Especfica, decreto 12.342, de 27 de setembro de 1978. Veja ento um pequeno resumo das reas e medidas, para cada ambiente de uma residncia: Cozinha -- A rea mnima de 4 m, com no mnimo 90 cm no corredor de circulao, para facilitar o trabalho sem interferir na passagem. A pia para lavagem de louas deve ter, no mnimo, 55 cm de profundidade enquanto que a altura mdia fica em 92 cm, variando conforme a estatura dos proprietrios da casa. rea de servio -- rea mnima de 4 m, O tanque de lavar roupas deve estar em uma altura mnima de 80 cm. Banheiro -- As dimenses variam de acordo com as peas a serem instaladas e a categoria do mesmo, por exemplo, simples, de luxo ou funcional. Em todos os casos, a medida mnima (realmente mnima!) de 80cm, em termos de ergonomia, mas pode ser de 90cm e at 1 metro dependendo da legislao. Se tiver apenas a bacia sanitria a rea mnima de de 1,20 m. Com bacia sanitria e lavatrio a rea mnima sobe para 1,50 m com os mesmos 80cm de medida mnima. Com bacia sanitria e chuveiro vai para 2 m. Se contiver bacia sanitria, chuveiro e lavatrio precisar de 2,50 m. As dimenses do box de chuveiro no deveriam ser menores que 80 x 80 cm, mas em casos excepcionais se admite at 70cm, entretanto o ideal que seja maior que 80cm, algo como 100 x 90 cm.

Lavabo -- Quando composto por lavatrio e vaso sanitrio sua dimenso mnima de 80 x 120cm, ou seja, quase 1 m. A porta deveria ser aberta, sempre, para o lado de fora, no s para economizar o precioso espao interno mas para permitir acesso ao interior caso algum desmaie dentro do cmodo. Hall de entrada -- Para transitar sem aperto, facilitando a abertura da porta e a entrada de uma ou mais pessoas preciso um espao mnimo de 1,80 x 1,80 m. Garagem -- O projeto de garagens requer estudo cuidadoso, pois alm do espao ocupado pelo veculo propriamente dito h que se prever a circulao e manobra alm da abertura de portas para entrada e sada de pessoas e bagagens. O espao realmente mnimo de 2,25 x 4,50 m, mas recomenda-se que, se possvel, se passe para 2,80 x 5 m. Isto porque as vagas devem permitir que, quando o veculo estiver centralizado nela, exista um espao mnimo de 30 cm ao redor para facilitando o embarque e o desembarque. Adega -- A colmeia, que o local onde se encaixam as garrafas levemente inclinadas, deve ter 30 cm de profundidade e cada compartimento deve possuir pelo menos 12 cm de dimetro. Dormitrios -- A rea mnima de 8 m enquanto que a dimenso mnima de 2,50m. Para dormitrios confortveis e versteis, entretanto, recomenda-se que a dimenso mnima seja de 3,00 m. Alis, a medida do dormitrio costuma ser o mdulo de medida usado no projeto de residncias, quando se define a medida mnima do dormitrio, que geralmente fica alinhado com a fachada do imvel, passa-se a dimensionar os outros ambientes. Ao projetar um dormitrio preciso reservar espao para a cama, que possui comprimento mnimo em torno de 2 m e largura que varia com o tipo. O modelo de casal tem ao menos 1,38 m mas pode chegar a mais de 2,00 nos chamados modelos King Size. Tambm necessrio espao para circulao ao redor da cama, para tanto na s laterais deve haver uma distncia livre de pelo menos 60 cm e de 75 cm nos ps da mesma. Um dormitrio de empregada que realmente v ser usado como tal deve ter, no mnimo, 6 m de rea e medida mnima de 2 m, coisa que dificilmente se v nos apartamentos projetos atualmente. Closet -- A rea mnima de um ambiente de vestir 4 m, sendo que a rea mnima de 2 x 2 m. Isto porque preciso prever espao para a abertura das portas e tambm que um armrio de boa qualidade tem 60 cm de profundidade e necessrio no mnimo 80cm de circulao. Os modelos comerciais de armrio, entretanto, tm 55 ou at mesmo 50 cm de profundidade, insuficientes para colocar uma roupa pendurada sem amassar, mas se o usurio insistir em usar estes modelos poder baixar a medida mnima para algo como 1,90m. Salas -- Devem ter no mnimo 8 m de rea til. Para salas de TV, a rea mnima recomendada de 4 x 3 m com p-direito de 2,40 m. Isto porque preciso fornecer conforto acstico e visual para assistir TV ou escutar msica, e a distncia entre a TV e o telespectador deve ficar em torno de 2,50 m. A altura do centro do monitor de TV deve estar entre 50 e 80 cm do cho. No mnimo, uma mesa redonda para quatro pessoas deve ter 90 cm de dimetro e uma para seis pessoas 1,25 m. Uma mesa quadrada com quatro lugares tem dimenso mnima de 1,30 x 1,30 m e a de oito lugares fica em 1,50 x 1,50 m.

recomendvel reservar 80 cm entre o encosto da cadeira e a parede para que os usurios possam sentar e levantar tranqilamente da mesa, mas se puder deixe um espao maior. Escadas e corredores -- Quando de uso restrito, deve ter largura mnima de 0,90 m. Quando curva e estreita, a largura varia entre 0,70 m e 0,80 m. Para uma escada de uso comum, ou seja, com espao para duas pessoas passarem ao mesmo tempo, a largura mnima exigida de 1,20 m. Nas escadas de uso coletivo, ou seja, para trs ou mais pessoas usarem ao mesmo tempo, a largura mnima exigida de 1,90 m. Em todos os casos, o p-direito deve ter, no mnimo, 2,10 m. No se esquea tambm dos degraus. Para as escadas ou desnveis serem confortveis e seguros, cada degrau precisa terno mnimo 0,17 m de altura e 0,27 m de largura. Nunca deve ser maior que 0,85 m. Assim voc garantir segurana na circulao Outras medidas Alm destas medidas e reas para os cmodos, diversos elementos de uma residncia tm medidas mnimas, em termos de ergonomia, facilidade de manuteno e para instalar os eletrodomsticos. Veja: Guarda corpo e peitoris -- Geralmente projetado para a proteo de escadas e terraos, o guarda corpo deve ter altura suficiente para evitar quedas. A altura mnima deve ser de 85 cm, enquanto que um peitoril de janela deve ficar entre esta medida e 1,10. Instalao Eltrica -- As tomadas so colocadas em trs alturas, conforme seu uso: as baixas, entre 25 a 40 cm. As de altura mdia, usadas geralmente para os interruptores, ficam entre 90 a 120cm, sendo mais usual a medida de 110cm. J as tomadas altas, usadas para chuveiros, exaustores e aparelhos de ar condicionado, ficam entre 2,10 a 2,20 m. Os interruptores ficam entre 1 m a 1,30 m. Nos dormitrios, importante colocar pelo menos dois interruptores, um junto porta de entrada e outro perto da cabeceira da cama. A campainha deve ser instalada no mximo a 1,50 m de altura para permitir o acesso a crianas e portadores de deficincia fsica, e no mximo a 30 cm do porto, para que o brao possa alcan-la sem esforo. Instalao Hidrulica -- A altura mnima do registro da gua do chuveiro deve estar a 1,20 m e a ducha ou chuveiro a 2,10 m na parte de baixo, enquanto que o registro geral devem ficar a 1,90. Esgoto de tanque fica a 40 cm e de pia de cozinha a 50cm do cho. Portas -- Nas medidas de portas deve-se entender o que medida da folha e o que vo-luz. Convencionou-se que a folha de porta entra 1 cm de cada lado e 1 cm no topo para encaixar no batente. J o vo-luz a medida livre no batente, sendo que a medida padro para a altura do vo-luz de 2,10m. Assim, uma porta com vo-luz de 80cm vai usar uma folha de 82 x 211. Uma porta com folha dupla e vo luz de 1,40m vai usar duas folhas de 72 x 211cm. As medidas comerciais para as portas so de 60, 70, 80, 90 e 100cm. Usa-se a de 60cm em banheiros, lavabos e despensas, a de 70cm para banheiros e at nos dormitrios, mas nestes ltimos melhor ficar com portas de 80cm, para facilitar a entrada dos mveis. Nos corredores e portas de entrada recomenda-se portas de 90 em ou mais. Se necessrio instalar um olho mgico, este deve ficar ao centro da porta em uma altura mnima de 1,50 m, mas que deve ser medida pela altura do olho da menor pessoa da casa para garantir a comodidade de todos. Janelas -- Seu tamanho deve seguir o desejo dos proprietrios e do projeto arquitetnico. Devem ficar numa altura que permita que uma pessoa em p ou sentada dentro do ambiente consiga visualizar o lado de fora.

Janelas de cozinha devem ter seu peitoril numa altura mnima de 1,25 m. Para dormitrios, escritrio e salas, a altura mnima de 1 m enquanto nos banheiros de 1,80 m, podendo ser menos desde que se garanta a privacidade do usurio com elementos como vegetao, brise-soleil ou muros. Em qualquer caso, a rea de iluminao deve ser de 1/10 da rea de piso para ambientes de permanncia prolongada, como salas e dormitrios, e de 1/7 da rea de piso para ambientes transitrios, como banheiros e cozinhas. A rea de ventilao natural deve ser de, no mnimo, a metade da superfcie de iluminao natural para cada ambiente. Por exemplo, uma sala de 20 m deve ter janela com no mnimo 2 m envidraada e que abra permitindo vo de ventilao com ao menos 1 m. Armrios -- Para qualquer tipo de armrio o ideal no ultrapassar 1,80 m, para evitar o uso freqente de escadas. Pode-se usar armrios mais altos, mas recomenda-se que no passem de 2 m desmontados, para que possam passar pelas portas. Em caso de optar pelos armrios embutidos recomenda-se que, quando suspensos, tenham ps com altura mnima de 0,10 m para facilitar a limpeza. Design Universal O dimensionamento dos ambientes e seus mveis, utenslios e acessrios so de extrema importncia, existindo a cincia da Ergonomia para fornecer parmetros. Numa evoluo do estudo da ergonomia aplicado arquitetura e ao desenho industrial surgiu a tendncia do Design Universal, que busca fazer com que todos os ambientes e objetos sejam utilizveis pelo maior nmero de pessoasl, sem excluso, independentemente de sua capacidade fsica. Muitos projetistas pensam em fazer seus produtos apenas para pessoas normais e sadias, esquecendose de que existem pessoas que temporariamente ou no, andam em cadeira de rodas, que enxergam pouco ou tm deficincia auditiva. Aqui mesmo no Frum da Construo j publicamos uma matria sobre o Design Universal an Arquitetura, conhea!.

Portas tero medida-padro


Paulo Gandalia

A partir de 2004, as portas de madeira fabricadas no Brasil passaro a obedecer a um padro nacional. Os dez maiores fabricantes brasileiros, responsveis por 70% da produo nacional, decidiram produzir apenas modelos com 2,10 metros de altura. A largura poder ser de 60, 70, 80, 90 centmetros ou 1 metro. A espessura-padro ser de 35 milmetros. Parece incrvel, mas hoje so poucas as portas que tm medidas padronizadas. "As normas oficiais em vigor so pouco utilizadas pelos 400 fabricantes", afirma Antonio Camilotti, vice-presidente da associao que congrega os fabricantes. As coisas vo ficar mais simples para quem constri e mais difceis para quem reforma. No futuro, quem precisar substituir uma porta com tamanho diferente dos oficiais ter de mandar fabric-la. O que "bancada de cozinha"?
Bancada de cozinha o espao de preparo dos alimentos, o qual serve de apoio aos utenslios utilizados: tigelas, talheres, panelas, ... Pode ser uma bancada mais baixa, onde est a pia ou maisalta, onde se podem realizar lanches rpidos.

Exemplos de bancadas de cozinha. Veja mais fotos: Futura Cucine

* Veja dicas e fotos: Bancadas de Cozinha em Granito

Qual a altura ideal para uma bancada?


A altura depender do uso (finalidade da bancada) e da altura de quem a utiliza:

o o

Bancada da pia: sua altura deve ficar entre 86 e 93cm, dependendo da altura de quem utiliza este espao; Bancada de lanches: deve ter at 110cm de altura.

Pode-se observar a bancada de lanches no primeiro plano e depois a bancada da pia com cuba e fogo embutidos. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

* Saiba Mais: Cozinha: Ergonomia e Circulao - medidas e circulaes.

Detalhes de Acabamento
Alguns detalhes tornam a bancada bela e funcional:

Rodapia: a bancada, no encontro com a parede, recebe o fronto, espelho ou tambm chamado rodapia, o qual impede que lquidos infiltrem por trs da bancada. Costuma medir entre 5 e 10cm de altura. Uma tendncia atual so medidas maiores como 15 ou 18cm;

Exemplo de rodapia alto com aprox.25cm. Veja mais fotos: Cozinha Basques

Borda: poder receber vrios tipos de acabamento: reta, boleado simples, boleado duplo,... O importante que ultrapasse um pouco a linha dos mveis para que a gua, caso escorra, pingue sem danific-los. Uma dica fazer um friso na parte inferior como pingadeira. (Para conhecer alguns tipos de acabamentos de borda, visite o artigo Granito e confira os desenhos apresentados).

Imagem ilustrando bancada, apoiada sobre mveis, com friso | Em laranja o rodapia e em lils a borda com acabamento meio boleado duplo e friso inferior. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

o o

rea molhada: espao prximo da pia delimitado pela guarnio. nele que normalmente apoiamos a loua que ser lavada; Guarnio: um arremate criado nas bordas das pias, nas reas molhadas, impedindo o escoamento da gua. Geralmente possui 2cm de profundidade;

rea marcada ao redor da pia: rea molhada. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Utenslios que podem ser Instalados na Bancada


Existem vrios equipamentos que podem ser instalados, recortando a bancada e permitindo que fiquem embutidos:

Cubas - H vrios modelos de cubas disponveis. A escolha depender do seu uso e do espao disponvel. Compare: preos e modelos de cubas - Buscap;

Foges - Foges de embutir conferem acabamento e estilo cozinha. Quer saber como escolher seu fogo? Leia mais: Como Escolher o Fogo Ideal. Compare: preos e modelos de foges - Buscap;

Cooktops - H vrios modelos de cooktops disponveis: de 1 a 5 bocas, de inox, de vidro, etc. Saiba mais: Como Escolher o Fogo Ideal. Compare: modelos e preos de cooktops - Buscap;

Lixeiras de Embutir - Podem ser instaladas na bancada, trazendo ordem, sofisticao e requinte para a decorao. Seu uso prtico e fcil. Conhea e compare modelos: lixeiras de embutir - Buscap;

Escorredores e Tbuas de corte - Muitas cubas possuem acessrios que facilitam o dia-a-dia. Veja abaixo dois exemplos:

Exemplo de cuba com tbua de corte / Cuba com cooktop embutido. Veja modelos e preos deacessrios para bancada de cozinha - Buscap.

Caractersticas a Valorizar em uma bancada


Para que a bancada seja funcional, ela dever ter:

o o o o o

Fcil limpeza, evitando proliferao de bactrias e fungos; Durabilidade; Baixa porosidade, evitando infiltraes, manchas e sujeiras; Praticidade no manuseio dos alimentos e utenslios; Beleza e design

Escolhendo o material da bancada


Quando for escolher o material da bancada deve-se pensar quais sero os usos e necessidades exigidos desta. Como voc utiliza sua cozinha? Qual a sensao quer que ela transmita? Segue abaixo uma breve descrio sobre os materiais, para que possa conhec-los melhor e optar pelo que responde s suas necessidades tcnicas, funcionais e estticas:

Granito

O granito uma pedra natural e possui diversas cores (mas no possui uma tonalidade homognea, j que apresenta pontos pretos em sua composio). Exige cuidados, pois pode manchar com cidos, gua sanitria, produtos oleosos e corrosivos. necessrio usar produtos impermeabilizantes para evitar manchas. uma tima opo considerando qualidade e custo. cido muritico pode tornar o granito mais poroso e at mesmo reagir e criar ferrugem. Em linhas gerais timo por sua resistncia. Saiba mais: Bancadas de Cozinha em Granito

Superfcie de quartzo

Por possuir elevada resistncia a impactos e riscos e por ser impermevel uma tima soluo para tampos que no recebero objetos quentes, como bancadas de lanches. Sua variedade de cores e facilidade de manuseio permite liberdade de projeto e criao de solues originais.Perde o brilho se entrar em contato com produtos de Ph maior do que 10 e pode ser danificado se for apoiado sobre ele objetos quentes. Saiba mais sobre este material: Superfcie de Quartzo

Bancada de Cozinha revestida com superfcie de quartzo. Veja mais fotos: Cozinha Basques

Mrmore

No indicado por manchar facilmente (exemplo: vinho e limo), devido sua alta porosidade, e por possuir alto custo. Saiba mais sobre este material: Mrmore

Ao Inox

Transmite a sensao de modernidade e possui baixa porosidade. Possui grande resistncia oxidao. Risca facilmente e exige limpeza constante (a gua possui cloro e ao ficar sobre a superfcie por algum tempo pode marc-la). Batidas podem marc-lo e produtos alcalinos podem tirar seu brilho. Deve ser limpo no sentido do escovamento do metal. Permite apoiar panelas quentes.

Bancada de ao inox. Veja mais fotos: Bancadas de Cozinha Futura

Superfcie slida de acrlico

Possui alta resistncia, no manchando. impermevel e permite tima limpeza. Possui garantia de alguns anos, mas seu preo elevado. Danos provocados superfcie podem ser facilmente reparados, sem ter de trocar toda a bancada. No permite apoiar panelas quentessobre sua superfcie, pois poder ser danificado. Deve-se usar uma tbua de cortes e no se deve utilizar sua superfcie para esta tarefa.

Madeira

Exige aplicao de impermeabilizantes e suja facilmente, sendo difcil sua limpeza.

Exemplo de bancada de madeira. Veja mais fotos: Cozinhas Integradas HouseToHome

Laminados

composto por duas ou mais camadas, recebendo um desenho sobre o plstico imitando a pedra natural ou a superfcie de acrlico. Sua durabilidade baixa e sua esttica deixa a desejar. No entanto, o produto de menor custo do mercado.

Superfcie Cristalizada de Vidro

Por ser composto por vidro, possui baixa porosidade, no mancha e possui fcil limpeza. Tem brilho e de baixo custo de manuteno. resistente a cidos e alcalinos. mais duro que o granito e resiste ao calor.

Porcelanato

Uma opo a bancada de porcelanato que possui baixa porosidade, facilitando a limpeza. Sua aparncia moderna e de fcil manuteno. Cermicas com permeabilidade inferior ao porcelanato j so um empecilho por favorecerem a infiltrao e o acmulo de sujeiras. Quer saber tudo sobre bancadas de porcelanato? Leia: Acabamentos e Bancadas em Porcelanato

Galeria de Imagens
Selecionamos 3 imagens para inspirar sua decorao. Em cada uma voc encontrar um link para a postagem correspondente que possui mais fotos. Confira!

Cozinha com bancada vermelha. Projeto: Futura Cucine. Veja mais fotos: Cozinhas com detalhes em Vermelho

Banquetas - para bancadas altas

Cadeiras - para bancadas baixas

Lustres e Pendentes - para dar destaque sua bancada

Coifas de Ilha

Potrebbero piacerti anche