Sei sulla pagina 1di 5

CLUBE DORENSE DE ASTRONOMIA ORION Nossa Senhora das Dores-SE

Oficina de Astronutica

Manual de Construo do Foguete PET e Base de Lanamento


V. Mateus Santana e Nilson S. Santos Apoio: Programa AEB Escola e Olimpada Brasileira de Astronomia e Astronutica (OBA)

Contatos:
mateus_nsd@yahoo.com.br cdaorion@gmail.com

Visite
www.cdaorion.blogspot.com

Apresentao
Os foguetes so mquinas incrveis e cheias de tecnologia. So usados para lanar ao espao homens, satlites e naves para explorao espacial. Pela sua complexidade, esse tema no muito tratado em sala de aula e funciona mais como tema transversal, apesar de ser um assunto bastante atrativo e que pode ser abordado de maneira simples e interdisciplinar no currculo escolar. Apesar de parecer muito complicado, existem vrias formas de se construir e lanar foguetes. Neste trabalho, ser apresentada uma das formas mais prticas, simplificada ao mximo, a fim de tornar possvel a sua construo por pessoas menos habilidosas.

Construo do foguete PET


Esse tipo de foguete bastante simples de construir e utiliza materiais muito fceis de serem encontrados. Apesar disso, esse foguete envolve alguns conceitos fsicos importantes e, portanto, sua construo deve seguir a risca certos princpios que tratam basicamente de sua estabilidade em voo e segurana para quem vai lan-lo.

Materiais utilizados
2 garrafas PET (refrigerante) de 2 L; fita adesiva transparente; papelo fino, tesoura ou estilete. Observaes: D preferncia por garrafas de paredes paralelas (cilndricas), pois isso facilitar a anlise da estabilidade do foguete. O papelo ser utilizado para a construo das aletas (asas). O papelo poder ser substitudo por isopor de alta densidade, daqueles utilizados em bandejas de alimentos, encontrados facilmente em supermercados.

Procedimento
Corte a parte superior de uma das garrafas, pois esta parte ser o bico (coifa) do foguete. Cole-a com fita adesiva na parte inferior da outra garrafa. O formato dever ficar como na figura abaixo.

Da garrafa que foi cortada, retire da parte central uma tira de 10cm (pode variar) de largura que ser utilizada para fazer a saia do foguete. A seguir, corte o papelo em um formato mais ou menos de trapzio com quatro abas para serem fixadas (com a fita adesiva) na fuselagem do foguete. Esse tipo de aleta, foi desenhada para que se tenha um encaixe perfeito. Corte quatro dessas e cole-as na parte traseira da

fuselagem (cmara de compresso). Se os passos anteriores foram seguidos corretamente o foguete estar pronto. Este um modelo de construo extremamente simples, como pode ser visto. Existem vrias outras formas de se construir um foguete PET, vale a criatividade do construtor em substituir alguns materiais, acrescentar outros etc.. Vale ressaltar ainda que, a garrafa PET no deve ser substituda, uma vez que, esta suporta muita presso em seu interior (40 libras/litro), fato extremamente importante para a segurana no lanamento.

Estabilidade do foguete
Um ponto extremamente importante a considerar sobre a estabilidade do foguete que, durante seu voo est sugeito a ao de vrias foras. Dois pontos no foguete devem ser considerados. O centro de massa (CM) que o ponto onde as foras gravitacionais se equilibram e o centro de presso (CP) que o ponto onde as foras aerodinmicas se equilibram. O CM est relacionado a distribuio de massa pelo foguete e o CP com a forma como o ar passa por toda sua extenso e portanto s existe quando o foguete est em voo. Uma condio de boa (a) posio incorreta do CM em relao ao CP causando maior estabilidade do foguete o CM est pelo instabilidade no foguete durante o vo. (b) Posio correta entre CM e CP, menos 1,5 cm acima do CP. Para que essa causando a correo durante o vo. relao seja conseguida, coloque pequenos pesos (p. ex.: saquinho com areia ou um pouco de gua) no bico do foguete. Isso far com que o CM se desloque para cima enquanto o CP permanece na posio inicial. Base de lanamento A base para lanar foguetes PET deve ser construda com cuidado e ser bastante firme, uma vez que, dever suportar o peso do foguete carregado. Existem vrios formatos de bases de lanamento e os dois principais detalhes a se considerar, para o pleno funcionamento so: gatilho de disparo e vazamentos. O gatilho de disparo deve ser feito de modo a segurar e manter o foguete na posio desejada at o momento de ser disparado. Ele tambm deve evitar vazamentos, que provoca perda de eficincia do foguete. O modelo de base a seguir um modelo bastante simples e muito eficiente. Veja as etapas de montagem. Materiais 2 T de , 3 caps de , 30 cm de cano marron de , 2 pedaos de 20 cm de fio rgido 2,5 mm (fio 12), 1 raio fino de roda de bicicleta, 2 vlvulas (pito) de pneu de bicicleta, 2 pedaos de 15 cm de cano marron, 2 pedaos

de 8 cm de cano marron, 6 abraadeiras de plstico, 1 balo de aniversrio, 5 m de barbante, Fita veda rosca; Procedimento 1 Fure 1 dos caps em um dimetro equivalente ao da vlvula. Conecte a vlvula nesse furo. Repita o procedimento em outro cap. Um deles ser conectado mangueira e outro ser a vlvula de segurana para possveis emergncias (despressurizao).

2 No cano de 30 cm faa uma cavidade a 2,5 cm de uma das extremidades. Nessa cavidade ser colocado um anel de borracha extrado do gargalo de balo de aniversrio.

Cavidade na extremidade do cano.

Balo de aniversrio e anel.

Cano com anel na cavidade.

3 Encaixe as peas nas posies mostradas na figura abaixo.

Posio das peas.

Base de lanamento com suas peas encaixadas.

4 Dobre os fios e o raio de bicicleta conforme mostram as figuras abaixo.

3 cm

2,8 cm 4,9 cm

5 Prenda os fios, utilizando as abraadeiras, de frente uma para outra, separadas pelo cano central e numa altura suficiente para prender o gargalo da garrafa. Desencape as dobras centrais dos fios para diminuir o atrito na hora do disparo.

6 Amarre a cordinha no U (gatilho de raio de bicicleta),deixando uma extremidade de 1m. Amarre a ponta dessa extremidade em alguma parte da base para evitar acidentes na hora do disparo.
Extremidade menor da cordinha

Cordinha amarrada base de lanamento

Agora, abastea seu foguete com 1/3 de gua; faa os ajustes necessrios; trave o gatilho; conecte a mangueira de presso bomba e ao pito da plataforma; injete o ar com 40libras/litro; contagem regressiva e, sucesso total!!!

Base de lanamento pronta!

Potrebbero piacerti anche