Sei sulla pagina 1di 17

gesto da qualidade em servios de sade: Pesquisa de Campo no Hospital das Clnicas RO

SUMRIO

INTRODUO.. 3

DESENVOLVIMENTO.. 4

2.1 ASPECTOS GERAIS DA EMPRESA.. 4 2.1.1 Histrico da Empresa. 5 2.1.1.1 CActeristicas profissionais dos proprietrios....................................................6 2.1.1.1.1 Estilo da gesto adotada. 7 2.2 GESTO DA QUALIDADE.. 7 2.3 INDICADORES HOSPITALARES.. ...........8 3. AUDITORIA E AVALIAO DA QUALIDADE.. .9 3.1 SISTEMAS DE CUSTOS ...................................................................................10 3.2 PRONTURIO MDICO.. 11 3.3 CUSTO E QUALIDADE.. 11 4. MARKETING DE SERVIOS E DE RELACIONAMENTOS.. 12

5. TICA, POLTICA E SOCIEDADE.. 13 6. EXEMPLOS DE APOIO AO TEXTO.. 16

6. 1 ORGANOGRAMA DO HOSPITAL DAS CLNICAS.. 16

6. 2 CORPO CLNICO DO HOSPITAL DAS CLINICAS.. 17

6. 3 HOSPITAL DAS CLINICAS E ARQUIVO DE PRONTURIO.. 17

6. 4 HOMENAGENS AO HOSPITAL DAS CLINICAS.. 17

6. 5 EXEMPLO DE PRONTURIO MDICO.. 18

6. 6 EXEMPLO DE GASTO FREQUENTE DA ENFERMAGEM.. 18

7. CONCLUSO.. 19

REFERNCIAS .........................................................................................................20

1. INTRODUO

Este trabalho prope uma pesquisa de campo sobre Sistema de Qualidade em Servios de Sade e para desenvolv-lo foi realizada uma visita tcnica em uma instituio da rede privada de Porto Velho para observar o ambiente da empresa em funcionamento e verificar a dinmica organizacional e todos os fatores tericos estudados nas disciplinas deste semestre, bem como, conhecer os processos de trabalho no cotidiano corporativo na rea da sade. A instituio escolhida foi o Hospital das Clnicas, uma empresa de mdio porte e administrao democrata da rede privada de Porto Velho. A princpio observaremos os aspectos gerais da empresa, o seu histrico, as caractersticas profissionais dos proprietrios e como desenvolvida a gesto da empresa. O Hospital das Clnicas no possui um Sistema de Gesto de qualidade formalizado e devidamente implantado, mas possui prticas informais do Sistema da Qualidade no desenvolvimento das suas atividades e prestao dos seus servios e, observaremos como a empresa utiliza os indicadores meio e indicadores fim relacionados s atividades da empresa, como realizada a auditoria e avaliao da qualidade dos seus servios, como funciona o sistema de custos, o pronturio medico e o marketing de servios e de relacionamentos. A instituio possui um cdigo de tica implantado, e abordaremos os princpios fundamentais da conduta tica como diretriz das aes nos segmentos da gesto hospitalar e para dar apoio a pesquisa realizada sero apresentados alguns exemplos fornecidos pela unidade pesquisada.

2.DESENVOLVIMENTO
As duas ltimas dcadas foram marcadas por intensas transformaes no sistema de sade brasileiro, intimamente relacionadas com as mudanas ocorridas no mbito poltico-institucional. Simultaneamente ao processo de redemocratizao iniciado nos anos 80, o pas passou por grave crise na rea econmico-financeira. No incio da dcada de 80, procurou-se consolidar o processo de expanso da cobertura assistencial iniciado na segunda metade dos anos 70, em atendimento s proposies formuladas pela OMS na Conferncia de Alma-Ata (1978), que preconizava Sade para Todos no Ano 2000, principalmente por meio da Ateno Primria Sade.

2. ASPECTOS GERAIS DA EMPRESA

Uma arquitetura arrojada, dispondo dos mais modernos equipamentos, instalaes amplas e confortveis oferecendo um servio de hotelaria hospitalar com qualidade, profissionais treinados e preparados para atender os clientes da nossa regio. A firmeza de propsito dos scios, foi demonstrada com a inaugurao do Hospital, que no significou to somente mais um Hospital na regio, mas estabeleceu um marco na mudana de viso de atendimento hospitalar, buscando a humanizao nas relaes entre todos os profissionais envolvidos e comprometidos com a sade humana. Foi Inaugurado assim, em Porto Velho o HOSPITAL DAS CLNICAS, abraado neste contexto acima mencionado, no dia 03/01/1998.

Razo Social: Gate Servios Mdico Hospitalares S/S Ltda Localizao: Rua Joo Goulart, 2164 So Cristovo CNPJ: 84.715.051/0001-90

1. Histrico da Empresa

Inicialmente fundado pelos mdicos Jos Tinoco, Gabriel Lima Rezende, Eduardo Wanssa e Amado que durante alguns anos se mantiveram scios proprietrios, por motivos pessoais Dr. Amado vendeu sua cotas para Dr. Roberto Pintan (atual Diretor Administrativo), Dr. Valter Nunes Coelho e Dr. Valmir Nunes Coelho, ficando estes at os dias atuais. Constitudo assim o corpo Administrativo Organizacional da Empresa em cotas e cargos:

1. 2. 3. 4.

Dr. Gabriel Lima Rezende Diretor Tcnico - 24,5% Dr. Eduardo Wanssa - Diretor Clnico - 24,5% Dr. Roberto A. Pintan - Diretor Administrativo 5% Dr. Valter 2,5%, Dr. Valmir 2,5% e Dr. Tinoco 24,5% (membros do Conselho Deliberativo).

MISSO

Tratar os doentes da sua rea de influncia com eficincia, em tempo til, promovendo a satisfao, respeitando a respectiva dignidade, encorajando as boas prticas e favorecendo a melhoria contnua da qualidade.

VISAO

Ser referncia em atendimento hospitalar e promoo da sade, gerando rentabilidade compatvel com o investimento realizado.

VALORES

No desenvolvimento da sua atividade, o Hospital e os seus colaboradores pautam-se pelos seguintes princpios e valores:

Foco no doente; Respeito pela dignidade, liberdade e reserva da esfera ntima da pessoa humana; Promoo das boas prticas profissionais e do seu constante aperfeioamento; Cumprimento das normas de tica e de ontologia profissional; Cultura de abordagem multidisciplinar nas prticas clnicas; Utilizao eficiente de recursos; Cooperao com entidades externas no desenvolvimento e fortalecimento dos nossos princpios.

1. Caractersticas Profissionais Dos Proprietrios

1. Diretor Administrativo - Mdico Ortopedista Sr. Dr. Roberto Alvares Pitan

2. Diretor Tcnico - Mdico Cirurgio Geral Sr. Dr. Gabriel Rezende

3. Diretor Clnico - Mdico Clnico Geral/ Infectologista Sr. Dr. Eduardo Wanssa

4. Scios Participantes Da Empresa/ Conselho Deliberativo

5. Sr Dr. Jos Tinoco Clnico Geral/ Oncologista

6. Sr Dr. Valter Coelho - Urulogista

7. Sr Dr. Valmir Coelho - Anestesista

1. Estilo da gesto adotada

O Hospital das Clinicas, optou pelo modelo de gesto democrtico, esse modelo de gesto tem autonomia, pode fazer seu prprio planejamento e decidir como vo investir os recursos, esses recursos tm que estar voltadas para uma melhor administrao da unidade visando sempre o bem da populao e interesse pblico.

2.2 GESTO DA QUALIDADE

O Hospital das Clinicas no dispe de um Sistema de Gesto da Qualidade, nem de uma rea funcional da Qualidade, formalizados e estruturados, mas participa das iniciativas de Gesto da Qualidade na elaborao de planos e metas da Qualidade, discutidos e estabelecidos em reunies entre os scios proprietrios da instituio e posteriormente operacionalizados pelos supervisores de cada setor, bem como, na medio e monitoramento da satisfao dos usurios tem carter dirio, pois esto baseadas na anlise crtica das insatisfaes advindas diretamente dos prprios usurios e coletadas por funcionrios contratados com este fim ou atravs da ouvidoria existente no site da instituio. A instituio participa das iniciativas de Gesto da Qualidade no somente pelas reunies de estabelecimento de planos e metas da Qualidade, mas tambm por realizar reunies mensais para tratamento dos problemas da Qualidade ocorridos no perodo, onde so discutidas possveis solues e identificadas s causas do problema. Visando simplificar o preenchimento dos pronturios a fim garantir que estes sejam preenchidos de forma completa, legvel, correta e devidamente assinado pelo profissional foi realizada reconfigurao dos Pronturios Mdicos. Os profissionais que trabalham no Hospital das Clinicas dispem de uma sistemtica documentada de padres de procedimentos e rotinas que devem ser cumpridos durante a execuo das atividades. Pode-se citar como exemplos, a documentao da sequncia dos processos de trabalho por meio de fluxogramas e procedimentos operacionais padres, e a existncia de registros documentados para padres de trabalho, por meio de protocolos e pronturios mdicos. O Chefe de Enfermagem responsvel por checar, diariamente, o cumprimento de protocolos e rotinas e a ocorrncia de problemas da Qualidade nos setores, devendo repassar, ao Diretor Clnico, casos de descumprimento dos padres, ou de ocorrncia de problemas da Qualidade, porm no so realizadas, periodicamente junto aos profissionais, pesquisas sobre o clima organizacional que poderiam checar a percepo de cada um sobre o ambiente interno de trabalho. Os colaboradores do hospital so submetidos, a cursos de capacitao disponveis no

mercado, visando ensinar padres a serem seguidos pelos profissionais em rotinas e procedimentos para que se reduzam as ocorrncias de problemas das Qualidades nos servios mdico-hospitalares prestados. Tambm, visando prevenir a ocorrncia de problemas da Qualidade, adota como prticas a elaborao do Relatrio de Alta Hospitalar com o qual se busca garantir o acompanhamento multiprofissional dos usurios que estiveram internados, mas que j obtiveram alta hospitalar, o Relatrio de Alta Hospitalar discrimina o quadro clnico do usurio e todo tratamento que lhe foi aplicado durante sua passagem pelo hospital, dessa forma, so evitados eventuais problemas posteriores.

2.3 INDICADORES DA QUALIDADE

Visando avaliar a Qualidade dos processos e servios realizados diferentes Comisses prestam apoio tcnico instituio, checando indicadores de desempenho da atividade fim da instituio, monitorando o ndice de mortalidade e o ndice de infeco hospitalar, por meio dos pronturios mdicos e realizam o controle de despesa com medicamentos, com internao por doente tratado e possuem mapas cirrgicos, onde contm todo tipo de informao acerca de uma cirurgia, como tempo de durao, grau de complexidade, procedimentos realizados e materiais utilizados durante a sua execuo, que so avaliados pelos mdicos administrativos responsveis para controle dos ndices de perdas de medicamento e materiais. . Os indicadores citados so avaliados pelo Diretor Administrativo, por meio de um programa de software especfico que, a partir dos dados coletados, gera grficos que mostram a evoluo de cada indicador ms a ms. Esses grficos, principalmente os de despesa, so posteriormente analisados em reunies mensais entre o Diretor Clnico, o Diretor Tcnico e o Diretor Administrativo da instituio. Estes avaliam os resultados das medies tomando como referncia dados histricos da prpria instituio mantidos internamente com relao a mdia de permanncia de pacientes, taxa de ocupao e padres recomendados pelo Ministrio da Sade.

3. AUDITORIA E AVALIAO DA QUALIDADE

A auditoria da qualidade um instrumento gerencial utilizado para avaliar as aes da qualidade previstas num sistema de qualidade. Auditoria de Qualidade: Um exame sistemtico e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providncias planejadas e se estas providncias so implementadas de maneira eficaz, e se so adequadas para atingir os objetivos.

A auditoria interna uma das atividades do processo do sistema de gesto da qualidade. Com o objetivo de capacitar com s tcnicas e prticas para a realizao de auditorias internas de qualidade. A auditoria praticada no Hospital das Clnicas de Rondnia realizada pela enfermeira auditora Sra. Claudia Sussel que audita materiais e medicamentos administrado nos pronturios e pelos scios do Hospital, da forma de cada especialidade, por exemplo, cirurgias ortopdicas o Dr. Roberto Pintan, audita verificando se os procedimentos esto de acordo com descrio cirrgica, Cirurgia obsttrica o Dr. Gabriel Rezende cirurgio geral tambm audita se est de acordo, enfim so seis scios e o Hospital das Clnicas recebe vrios cirurgies de outras instituies que realizam suas cirurgias no Centro cirrgico do HC. O Hospital tambm recebe auditores dos prestadores (convnios), eles fazem relatrios quando paciente esto internado para que quando as faturas estiverem prontas se as cobranas pelo Hospital esto de acordo com relatrio deles, suas auditorias so dirias. Assim no Hospital das Clnicas existem dois tipos de auditoria interna e externa.

A auditoria interna executada por pessoas da prpria instituio, devidamente treinadas e orientadas.

Auditoria externa: realizado por um profissional enfermeiro contratado pela operadora de plano de sade, podendo realizar a auditoria enquanto o paciente est internado pela anlise do seu pronturio ou visitando o paciente.

3.1 SISTEMAS DE CUSTOS

O Sistema utilizado no Hospital WPD, uma das principais fornecedoras de servios de consultoria e sistemas de TI, situada no Recife, foi apontada em segundo lugar no ranking das dez maiores empresas do seu segmento no anurio Srie Estudos, publicado no ltimo ms de dezembro pela revista Tecnologia. Pronto Socorro, consultrio, Internao (centro cirrgico,clnico), aceita importao quinzenal de tabelas materiais e medicamentos, seus relatrios sinttico e analtico, se adapta as necessidade da ANS (agencia nacional de sade).

3.2. PRONTURIO MDICO

No Hospital das Clnicas so adotados dois tipos de pronturios: os eletrnicos

para pacientes complexo de cirurgias de mdio e grande porte e o manual para pacientes clnicos. O sistema WPD ele existe como mtodo de protocolar cada pronturio que fica arquivado no Setor chamado SAME, cada Caixa que guardado o protocolo tem nmero de remessa, nome do convnio e o ms que foi faturado. Existem auditores para avaliar os procedimentos tcnicos se esto de acordo com prescrio mdica, um antes das contas irem para o faturamento e outro para serem finalizadas, as faturas so analisada pela auditora do Hospital para auditar a checagem de materiais, medicamentos se estar faltando alguma autorizao e depois enviado para auditores mdicos (Scios dos Hospital) para cada especialidade as contas so enviada: as cirurgias ortopdicas enviadas para o Dr. Roberto , cirurgia geral Dr. Gabriel Rezende e assim, sucessivamente. Depois das contas estarem de acordo, as faturas so enviadas para o setor faturamento para ser digitalizadas conforme prescrito e autorizado pelo convenio e auditado pelas enfermagem e mdicas dos prestadores (convnio). A glosa do Hospital das Clnicas se resume somente em assepsias e EPI que so cobradas para ter um controle de estoque.

3.3 CUSTOS E QUALIDADE

O Hospital das Clinicas prioriza a qualidade do material utilizado nos seus procedimentos o que ocasiona a discordncia com os convnios, pois os prestadores enviam documentos para se cobrar o menor preo, material inferior, e o Hospital no aceita e informa seus prestadores se no houver pagamento, a cobrana do paciente ser particular, e prevalece sempre a qualidade para garantir a satisfao nos procedimentos. O Hospital visa o melhor do paciente a inteno no deixar muito tempo internado. E sempre que h novidade de curativos, medicamento enviado junto o protocolo justificando a substituio dos materiais e medicamentos. O Hospital trabalha conforme os contratos de materiais e medicamentos do BRASINDICE e SIMPRO. A farmacutica do Hospital est sempre se especializando e mostrando aos scios as novidades do mercado. O Hospital investe nos funcionrios, custeando cursos de especializao e atualizao a recepo, farmacutica, enfermeiros, mdicos e faturamento.

4. MARKETING DE SERVIOS E DE RELACIONAMENTOS

O Marketing de Relacionamento usado no Hospital das Clnicas permite a empresa lanar e projetar todas as suas aes, buscando dessa forma uma aproximao e uma maior integrao entre cliente-empresa. Se o hospital se preocupa com o bem estar do cliente e atende prontamente suas solicitaes, ele certamente reconhece o valor e o esforo a ele

disponibilizado, e possivelmente se tornar fiel a esta organizao. O relacionamento se d com os demais setores que abrange desde o contato da empresa com os fornecedores e com seus clientes, a estratgia que a empresa adota pra consolidar relacionamentos duradouros, contribuindo efetivamente para um aumento de desempenho e para resultados sustentveis. Atento satisfao dos funcionrios e o nvel de motivao dos mesmos foi de extrema importncia. Vimos que os colaboradores trabalham satisfeitos e motivados, certamente contribuindo positivamente para um maior faturamento da organizao e transmite inconscientemente isso aos clientes que contatam diariamente na relao da empresa com o consumidor. Relacionamentos no comeam e nem finalizam nas vendas, envolver todos os funcionrios da organizao, motiv-los e faz-los perceber a necessidade de se manter e conquistar o cliente essencial. O relacionamento com o cliente de responsabilidade da empresa que visando o crescimento deve est sempre atenta s observaes, crticas e reclamaes dos clientes. Segundo os diretores do Hospital, as crticas podem ser utilizadas de forma positiva com sabedoria, sendo as mesmas transformadas em um diferencial, pois alguns clientes externam seus anseios e frustraes em relao ao estabelecimento, e algum fator mencionado como deficincia pode ser um diferencial competitivo em relao a outras empresas do mesmo segmento. Satisfao no atendimento o diferencial para os consumidores, clientes satisfeitos so mais do que simples consumidores, passam a serem parceiros comerciais e advogados que defendem a empresa e fazem propaganda para amigos e familiares. A propaganda comercial representa apenas 1% do processo de Marketing, o contato do dia a dia o que realmente priorizado, pois acreditam que o prazer do cliente que representa a diferena na hora da deciso de consumir novamente o servio, por isso, o hospital foi estruturado para agilizar o atendimento disponibilizando exames de baixa complexidade, como Raio X, que realizado e avaliado pelo mdico no momento da consulta, bem como, sempre priorizam nos seus procedimentos, materiais de alta qualidade o que tem de mais moderno no mercado.

5. TICA, POLTICA E SOCIEDADE

tica o conjunto de valores e prncipios que regem como a sociedade e os colaboradores devem conduzir as suas atividades no di-a-dia e considerado um fator importantssimo para a sobrevivncia, tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizaes esto percebendo a necessidade de utilizar tica, para que o "pblico" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitir, ou no, um crescimento da relao entre funcionrios e clientes. Desse modo, relevante ter conscincia de que toda a sociedade vai se beneficiar atravs da tica aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os scios, os funcionrios, ela s tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compem. O codigo de tica um instrumento que busca a realizao dos princpios, viso e misso da empresa. Serve para orientar as aes de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes pblicos com os quais interagem. da maxima inportancia que seu conteudo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e econtre

respaldo na alta administrao da empresa, que tanto quanto o ltimo empregado contratado tem a responsabilidade de vivenci-lo. Os valores fundamentais da sociedade so:

1. 2. 3. 4. 5.

6. 7. 8. 9.

Honestidade: lidar com a realidade como ela e honraar os compromissos Verdade: adequar o que dito ao que Integridade: coerncia entre os valores e as aes. Diligncia: zelo e cuidado em todas as tarefas que so executadas Justia: no discriminar as pessoas sob qualquer forma, seja com base na raa ou classificao tnica, idade sexo, religio, filosofia, capacidade fsica, origem scioeconmica, orientao sexual, inteligencia sade mental ou fsica, atributos genticos, comportamento, atratividade, local de origem, valores culturais ou posies poltica. Altruismo: preocupao com o bem estar dos outros sem esperar reciprocidade. Autonomia: capacidade de fazer escolhas e conduzir suas prprias aes. Profissionalismo: se vale a pena ser feito deve ser bem feito. Trabalho em equipe: cooperao para atingir as metas e objetivos.

No Hospital das Clnicas, conhecer e cumprir todas as leis aplcaveis ao negcio no subordinar nem praticar corrupo direta ou indiretamente nem mesmo para obter qualquer tipo de vantagem ou negcio para organizao tratar scios ou acionistas, empregados e clientes, fornecedores, concorrentes governo e comunidade praticando os princpios da honestidade, no desejo de bem servir e conciente das peculiares responsabilidades do hospital em relao a vida e a recuperao do paciente adotam o presente codigo de tica: Artigo 1 - A pessoa a razo de ser de toda atividade humana Artigo 2 - 0 bom funcionamento do hospital envolve responsabilidades especficas dignidade do paciente em todos os estagios da sua internao: ao seu direito de determinar o que deseja ou aceita, defesa da sua vida e promoo da sua sade. Artigo 3 - A recuperao da sude precede, no hospital, todas as outras preocupaes. A responsabilidade fundamental do hospital a prestao de cuidados integrais sade do paciente. Artigo 4 - Para esse fim, tem a estrutura fsica, tcnica e administrativa suficiente sem prejuizo da sua atualizao, a eficincia do servio hospitalar medida mais pela dedicao dos dirigentes e profissionais ao ideal de salvar vidas e recuperar a sade. Artigo 5 - O quadro de pessoal e o corpo clinicam do hospital suficiente para prestao dos servios a que se propem; plenamente habilitados, e motivados pelo compromisso tico em relao ao paciente. nessas condies, a administrao respeitar integralmente a competncia dos profissionais incumbidos do atendimento dos pacientes e a responsabilidade correlata pelas prescries que fizerem.a responsabilidade da administao limita-se ao estrito cumprimento do que or prescrito pelo mdico. Artigo 6 - O respeito aos profissionais de sade, que nele atuam, confere-lhes a responsabilidade final pela recomendao do que deve ser feito resguardado o livre-arbtrio do paciente bem assim a deciso sobre o uso de equipamentos e instalaes oferecidas pelo hospital. Artigo 7 - As atividades clnicas, cirrgicas e administrativas so pautadas pelos melhores padres ticos e pelo respeito moral e a lei do pas. Artigo 8 - O direito do paciente esperana pela prpria vida.

Artigo 9 - O hospital sempre respeita a dignidade pessoal, profissional dos que atuam em suas dependncias e reconhece seu direito de recusa quanto utilizao de mtodos, equipamentos e instalaes capazes de colocar em risco a vida, a segurana ou a recuperao da sade do paciente. Artigo 10 - O paciente e/ ou responsvel legal tem direito irrestrito a toda informao referente sua sade, ao tratamento prescrito, s alternativas disponveis e aos riscos e contra-indicaes implictas em cada uma destas. reconhecido ao paciente o direito de recusar determinado tratamento. Artigo 11 O paciente tem direito a receber assistncia religiosa pelos ministros de sua escolha. Artigo 12 - O hospital responsvel pelo preenchimento completo e correto do pronturio de cada paciente e pela sua guarda e conservao pelo prazo minimo de cinco anos. O pronturio do paciente propriedade do hospital. Os convnios que exigirem o proturio do paciente para exame, devero comprometer-se a devolv-lo completo e em ordem. Com esta conduta tica o hospital das clinicas se caracteriza como um dos melhores hospitais em atendimento, sua qualidade profissional e administrativa est inteiramente de acordo com os principios ticos que regem o hospital. Foi observado tanto estrutura fisica quanto seus colaboradores refletem esta caracteristica desde a primeira entrada no atendimento, portando, ser referncia no basta querer preciso ter principios ticos e vivencialo, a inportncia da tica dentro de uma unidade hospitalar ao vivencia-la torna-se fcil a presteza dos servios e aceitao por parte de todos que necessitam dos servios de sade.

6. EXEMPLOS DE APOIO AO TEXTO

6.1 ORGANOGRAMA DO HOSPITAL DAS CLNICAS

6.2 CORPO CLNICO DO HOSPITAL DAS CLNICAS

Anestesiologia Angiologia e Cirurgia Vascular Artroscopia/Cirurgia de Joelho Cardiologia Cirurgia Geral e Videocirurgia Clnica Geral Clnica Mdica Dermatologia Fisioterapia GastroendoscopiaGinecologia Ginecologia/Obstetrcia Neurocirurgia

Nutricionista Ortopedia/Cirurgia da Coluna Ortopedia/Tramatologia Otorrino/Cirurgia de Cabea e Pescoo Pediatria Pediatria/Neonatalogia Proctologia Urologia/Andrologia Nutricionista Ortopedia/Cirurgia da Coluna Ortopedia/Tramatologia Otorrino/Cirurgia de Cabea e Pescoo

6.3 HOSPITAL DAS CLNICAS E ARQUIVO DE PRONTURIOS

6.4 HOMENAGENS AO HOSPITAL DAS CLINICAS 6.5 EXEMPLO DE

PRONTURIO MDICO

6.6 EXEMPLO DE GASTO FREQUENTE DA ENFERMAGEM

7. CONCLUSO

O trabalho desenvolvido teve alm de embasamento terico nas disciplinas aplicadas durante o semestre e dos materiais disponveis na biblioteca digital, pudemos contar com a experincia prtica da forma como uma instituio atua na rea da sade e gerencia a qualidade no dia-a-dia. Apesar de no identificar no Hospital das Clinicas perspectivas de que, em um curto e mdio prazo, essa unidade se mobilize em prol da implantao de um SGQ formalizado, nos chamou a ateno algumas prticas da qualidade que eles j adotam como: procedimentos, registros e rotinas documentados, monitoramento da proporo de enfermeiro por leito, prticas para a preveno de problemas da qualidade e tratamento de reclamaes. Apesar da instituio pesquisada no possuir um Sistema De Gesto da Qualidade formalizado e implantado, observamos que as prticas da qualidade mesmo que aplicadas informalmente so de grande importncia para a melhoria dos servios e alcanar a satisfao do cliente e manter a empresa no mercado competitivo. Aprendemos ainda, que mesmo que uma instituio no possua o Sistema de Gesto da Qualidade implantado, existem rgos governamentais Comisses especficas e programas desenvolvidos como a CCIH para estabelecer um parmetro e controle de qualidade dos servios e procedimentos na realizao das atividades numa instituio da rea da sade. Com relao infraestrutura, o Hospital se preocupa com o bem estar dos clientes mantendo-a atualizada e em bom estado de conservao e compatvel com a demanda, alm de possurem equipamentos modernos, atualizados e em bom estado de conservao.

O trabalho foi de extrema importncia para nos proporcionar uma experincia com prticas e iniciativas, mesmo que informais da Gesto da Qualidade nos servios de sade contribuindo muito com o enriquecimento dos nossos conhecimentos no que diz respeito Gesto de Qualidade em servios de sade, com tica e tendo como foco a satisfao do cliente.

REFERNCIAS

HEADLLEY, Samara Silva. Gesto da Qualidade e Indicadores Hospitalares/ Lucio Mauro. Rocker dos santos, Elizabeth Silva Ursi. So Paulo. Pearson Education do Brasil, 2013.

MARQUES, marcos Roberto. Fundamentos de Marketing. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

NOGUEIRA, L.C. Gerenciando pela Qualidade Total na Sade. 3. ed. Belo Horizonte- MG: Livrocerto, 2008. 134 p.

VECINA NETO, G.; MALIK, A.M. Tendncias na Assistncia Hospitalar. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.4, p. 825-839, jul/ago. 2007.

Edmilson Soares ximenes Polo UNOPAR Porto Velho-RO 2013/1

Potrebbero piacerti anche