Sei sulla pagina 1di 8

Universidade Federal de Gois Instituto de Informtica

Professor: Diego Amrico Guedes


Data: 14/07/2013

Lista de Exerccios para a 2 Prova de Arquitetura de Software

Banco de Dados
1. ( ) SQL uma linguagem de pesquisa imperativa para banco de dados relacional

2. ( ) A operao a seguir cria uma tabela usuario com 5 atributos: Create table usuario ( Codigo integer not null, Nome varchar(60), Sexo char(1), Idade smallint, Primary key (codigo) ); 3. ( ) A operao a seguir insere valores de atributos na tabela usurio: INSERT INTO usuario VALUES (1, 'Joo', 'M', 34) 4. (CIAAR - 2012) Preencha as lacunas com a respectiva palavra-chave de consulta na linguagem SQL e, em seguida, assinale a alternativa correta. I - ____________________________: mescla linhas de mltiplas tabelas. II - ____________________________: critrios para ordenar linhas. Opcional em uma consulta SELECT. III - ____________________________: critrios para agrupar linhas. Opcional em uma consulta SELECT. IV - ____________________________: critrios de seleo que determinam as linhas a serem recuperadas, excludas ou atualizadas. Opcional em uma consulta ou uma instruo SQL. a) UPDATE /WHERE / ORDER BY / FROM b) ORDER BY / GROUP BY / WHERE / SELECT c) INNER JOIN / ORDER BY / GROUP BY / WHERE d) GROUP BY / INNER JOIN / ORDER BY / UPDATE 5. (ESAF 2013) As trs clusulas de uma consulta SQL so: a) start, from, to. b) select, from, where. c) select, up, what. d) start, from, who. e) select, initial, final. (CESPE 2008) Utilize a seguinte tabela nos exerccios 6 e 7

6. (

) Considere o comando SQL a seguir. O item est correto.

7. (

) Considere o comando SQL a seguir. O item est correto.

8. Considere as seguintes tabelas de um banco de dados relacional, sendo que os atributos ID e Cod, na tabela Usa so chaves estrangeiras, com origem, respectivamente, nas tabelas Dpto e Eqpto: Depto (ID, Nome, Funo) Usa (ID, Cod) Eqpto (Cod, Tipo, Valor) Assinale a alternativa que apresenta a expresso SQL para obter o Nome do Depto e o Tipo de Eqpto utilizados. a) SELECT Nome, Tipo FROM Depto Eqpto b) SELECT Nome, Tipo FROM Usa WHERE USA.ID and Usa.Cod c) SELECT Nome, Tipo FROM Depto, Usa, Eqpto d) SELECT Nome, Tipo FROM Depto, Usa, Eqpto WHERE Dpto.ID = USA.ID and Eqpto.Cod = Usa.Cod e) SELECT Nome, Tipo FROM Depto, Eqpto WHERE Dpto.ID and Eqpto.Cod 9. (ESAF 2013) No Modelo Relacional de banco de dados, a) o cabealho de uma tabela contm os atributos. b) o modelo do atributo o conjunto de valores permitidos. c) o cabealho de uma tabela contm instncias. d) o domnio do atributo a sua descrio. e) o corpo da tabela contm relacionamentos qualitativos. 10 . (FCC 2012) Em relao a bancos de dados, uma chave primria pode ser formada por uma ou mais colunas e deve possuir um identificador nico para a) cada uma das colunas pertencente a essa chave. b) cada coluna da tabela. c) uma tupla (formada por linhas e colunas). d) todos os registros da tabela. e) cada linha da tabela. 11. ( ) Modelo relacional um modelo de dados em em que os dados esto armazenados em tabelas (relaes). A definiao teorica baseada na lgica de predicado e na teoria do conjunto. 12. ( ) (CESPE 2012) No modelo relacional, os dados so representados por um conjunto de registros e as relaes entre esses registros so representadas por ligaes, as quais podem ser vistas pelos ponteiros sucessivos. Os registros so organizados no banco de dados por um conjunto arbitrrio de grficos.

13. ( ) So itens fundamentais do JDBC: Drivers, Conexo: Connection, Declarao: Statement e Resultados: ResultSet 14. ( ) Todas as vezes que se acessa o Banco de dados, deve-se declarar o driver como, por exemplo, Class.forName("org.apache.derby.jdbc.ClientDriver");

JPA
1. A Java Persistence API (JPA) foi descrito na especificao de qual verso do EJB: a) 1.0 b) 2.0 c) 3.0 d) 4.0 e) 5.0 2. ( ) A JPA foi descrito na especificao do EJB. Por isso, a JPA depende de um container para funcionar, sendo possvel usar e testar solues apenas com o Java SE.

Aplicativos WEB
1. ( ) (CESPE 2012) Um servidor web HTTP capaz de prover a disponibilidade de arquivos de imagens e textos, para que os seus usurios possam acess-los. 2. ( ) (CESPE 2013) Com referncia ao Hyper Text Transfer Protocol (HTTP) -- protocolo de aplicao utilizado para o tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na Internet e com o qual, normalmente, so desenvolvidas as aplicaes para a Web --, assinale a opo em que todas as expresses identificam mtodos de requisio HTTP que devem ser implementados por um servidor HTTP 1.1 usado pelo cliente. a) SOAP, WS, WSDL, UDDI b) TCP, IP, NETBIOS, UDP, IPX c) NFS, SMB, IPP, SMTP, POP3, IMAP,XMPP, SIP d) SET, GET, CONSTRUCTOR, DESTRUCTOR e) GET, HEAD, POST, PUT, DELETE, TRACE, OPTIONS 3. ( ) Sobre HTTP, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. HTTP um simples protocolo, do tipo solicitao-resposta, que roda sob TCP. II. O protocolo HTTP especifica quais mensagens os clientes podem enviar para os servidores e quais respostas recebem de volta. III. O protocolo HTTP define 4 mtodos que indicam a ao a ser realizada no recurso especificado, sendo eles GET, HEAD, POST e PUT. IV. O HTTP um protocolo da camada de aplicao. a) Apenas I. b) Apenas I, II e III. c) Apenas II e IV.

d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. 4. ( ) HTTP/1.0 um protocolo sem estado.

5. ( ) As pginas dinmicas tm a vantagem de poderem ser programadas, ou seja usando alguma linguagem de programao podemos criar programas que correm no servidor web, eventualmente acessando a bases de dados e cujo resultado enviado para o browser. 6. ( ) Apesar do JavaServer Pages (JSP) ser baseada na linguagem de programao Java, tem a desvantagem da no portabilidade de plataforma, que pode no ser possvel a sua execuo em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux. 7. ( 8. ( 9. ( ) A sintaxe de JSP tem somente um tipo bsico de contedo chamado scriptlet elements. ) <%-- comentrio --%> um comentrio em JSP ) Em JSP, <%=contador %> uma tag de declarao (Declaration tag)

MVC
1. (ESAF 2012) Com relao aos componentes do MVC, assinale a opo correta. a) Modelo: encapsula estado de aplicao; responde a consultas de estado; expe funcionalidade de aplicao; notifica Viso sobre alteraes. b) Viso: exibe aes do Modelo graficamente; impede atualizaes ao Modelo; impede que o Controlador selecione a Viso. c) Controlador: tem comportamento pautado pela aplicao; modela aes do usurio vinculando requisitos a estruturas; seleciona a Viso para a funcionalidade da aplicao. d) Viso: exibe dados do Controlador graficamente; pede atualizaes ao Modelo; permite que a Viso selecione o Controlador. e) Controlador: define encapsulamento do Modelo; transforma requisitos do usurio em atualizaes da Viso; seleciona a Viso para o usurio. 2. (FCC 2012) No padro MVC possvel definir grupos de componentes principais: o Model (Modelo), o View (Apresentao) e o Controller (Controle). Deve fazer parte do componente a) Controller, uma classe que contm um mtodo com a finalidade de calcular o reajuste de salrio dos funcionrios. b) View, uma classe que contm um mtodo para persistir o salrio reajustado de um funcionrio. c) Controller, as animaes desenvolvidas em Flash. d) View, as validaes necessrias ao sistema, geralmente definidas atravs de um conjunto de comparaes. e) Model, as classes com mtodos conhecidos como setters e getters e que representam tabelas do banco de dados. 3. (FCC 2012) Em uma Aplicao Web desenvolvida utilizando o design pattern MVC, as pginas HTML e as classes com mtodos que acessam o banco de dados e executam instrues SQL so representadas, respectivamente, nos componentes a) Presentation e Business.

b) View e Model. c) Controller e Model. d) Model e Business. e) View e Business. 4. (FCC 2012) O padro de arquitetura MVC um modelo de camadas que divide a aplicao em trs componentes: Model (modelo), View (visualizador) e Controller (controlador). As funes de cada um destes trs componentes so apresentadas abaixo: I. interpreta eventos de entrada e envia requisies para o modelo de dados; em seguida, processa os dados carregados a partir do modelo e envia para o visualizador. II. encapsula o acesso aos dados e funes bsicas da aplicao, fornecendo ao usurio procedimentos que executam tarefas especficas. III. exibe para o usurio os dados fornecidos pelo controle e estabelece uma interface para interao entre o usurio e a aplicao. A associao correta do componente do padro MVC com sua funo est expressa, respectivamente, em a) Model, Controller, View b) Model, View, Controller c) View, Model, Controller d) View, Controller, Model e) Controller, Model, View 5. (FCC 2012) O componente Controller do MVC: a) Define o comportamento da aplicao, as aes do usurio para atualizar os componentes de dados e seleciona os componentes para exibir respostas de requisies. b) Envia requisies do usurio para o controlador e recebe dados atualizados dos componentes de acesso a dados. c) Responde s solicitaes de queries e encapsula o estado da aplicao. d) Notifica os componentes de apresentao das mudanas efetuadas nos dados e expe a funcionalidade da aplicao. e) onde so concentradas todas as regras de negcio da aplicao e o acesso aos dados. 6. ( ) MVC um framework para desenvolvimento de aplicaes orientadas a objetos.

7. (FCC 2012) Com relao arquitetura MVC, considere: I. O MODEL representa os dados da empresa e as regras de negcio que governam o acesso e atualizao destes dados. II. O VIEW acessa os dados da empresa atravs do MODEL e especifica como esses dados devem ser apresentados. de responsabilidade do VIEW manter a consistncia em sua apresentao, quando o MODEL alterado. III. O CONTROLLER traduz as interaes do VIEW em aes a serem executadas pelo MODEL. Com base na interao do usurio e no resultado das aes do MODEL, o CONTROLLER responde selecionando uma VIEW adequada. IV. Permite uma nica VIEW para compartilhar o mesmo modelo de dados corporativos em um

fluxo de comunicao sequencial. Est correto o que se afirma em a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I e II, apenas.

SOA
1. ( ) (CESPE 2013) Por ser dependente de tecnologia, o ambiente de SOA tem de ser implementado em protocolos especficos. 2. ( ) SOA uma arquitetura de desenvolvimento cujo objetivo criar mdulos funcionais denominados servios, fortemente acoplados e independentes de plataforma. embasada em XML e incentiva reutilizao de cdigo e interoperabilidades entre sistemas. 3. ( CESGRANRIO - 2011 ) Em uma arquitetura orientada a servios (SOA), os componentes bsicos so: a) provedor de servio, usurio de servio e registro de servio b) provedor de servio, executor de servio e consumidor de servio c) descobridor de servio, solicitador de servio e biblioteca de servios d) descobridor de servio, executor de servio e solicitador de servio e) publicador de servio, executor de servio e registro de servio 4. (CONSULPLAN 2012) Conceitualmente, SOA e Web services representam, respectivamente, a) estratgia de TI que emprega metodologia de programao orientada a objetos / conjunto de ferramentas Case para desenvolvimento Web. b) estratgia de TI que emprega metodologia de programao orientada a servios / conjunto de ferramentas Case para desenvolvimento Web. c) estratgia de TI que emprega metodologia de programao orientada a objetos / conjunto de mecanismos padronizados de comunicao sobre a World Wide Web. d) estratgia de TI que emprega metodologia de programao orientada a servios / conjunto de mecanismos padronizados de comunicao sobre a World Wide Web. 5. ( ) SOA uma tecnologia e requer o uso de Web Services.

6. ( ) A execuo operacional do mapeamento de processos inicia-se com a coleta de dados para o levantamento da situao atual do processo (To Be), seguido pela otimizao e modelagem do estado desejado do processo (As Is). 7. (FCC 2008) Enterprise Service Bus (ESB): a) fortalece o acoplamento entre o servio chamado e o meio de transporte. b) implementa arquitetura orientada a servio (SOA). c) necessita de Web Services para ser implementado. d) tem sua base construda a partir da quebra de funes bsicas em partes, que so distribudas onde for preciso. e) auxilia no aumento de conexes ponto-a-ponto necessrias para permitir a comunicao entre aplicaes.

8. (AOCP 2012) Sobre Arquitetura Orientada a Servios (SOA), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. A SOA estabelece um modelo arquitetnico que visa aprimorar a eficincia, a agilidade e a produtividade de uma empresa, posicionando os servios como os principais meios para que a soluo lgica seja representada no suporte realizao dos objetivos estratgico associados computao orientada a servios. II. Em essncia, a plataforma de computao orientada a servios tem a ver com o paradigma de design da orientao a servios e seu relacionamento com a arquitetura orientada a servios. III. A face real de uma arquitetura orientada a servios implementada exclusiva de cada empresa. IV. Uma implementao SOA pode consistir em uma combinao de tecnologias, produtos, APIs, extenses da infraestrutura de suporte e vrias outras partes. a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

Potrebbero piacerti anche