Sei sulla pagina 1di 6

Construo da Teologia da Libertao por/Jos Alves Santos alvessantosjose@gmail.

com

Resumo

Pretende-se com esse artigo demonstrar como a teologia da libertao construda a partir das idias de Michael Lowy. Argumenta-se sobre o ttulo. Viabiliza-se a expresso Cristianismo da Libertao, como melhor resposta vasta participao dos membros e seguidores dessa proposta. Verifica-se que o Cristianismo da Libertao no se limita apenas a um discurso scio poltico estende-se a um carter religioso e espiritual consubstanciado pela opo preferencial pelos pobres. Discutem-se as causas do surgimento da Teologia da Libertao. Destacam-se alguns princpios bsicos engendrados pelos telogos da libertao. Enfim reflete-se sobre a atuao da Teologia ou do Cristianismo da Libertao nos dias atuais.

Palavras Chave: Teologia da Libertao Cristianismo da Libertao Pobre Espiritual Poltico.

Summary

The intention with this article demonstrate how liberation theology is built on the ideas of Michael Lowy. It is argued on the title. Enables the expression 'Christian Liberation' as the best response to the broad participation of members and followers of this proposal. It appears that the 'liberation Christianity is not limited to a speech socio - political extends to a religious and spiritual character embodied by the preferential option for the poor. It discusses the causes of end-emergence of Liberation Theology. Highlights some basic principles engendered by the liberation theologians. In order to reflect on the role of Christianity or Theology of Liberation today.

Keywords: Theology of Liberation - Liberation Christianity - Poor - Spiritual Political.

1 Teologia da libertao ou Cristianismo da Libertao: argumentao e fundamentao. De acordo Lwy (2000) p.56, com as mudanas relevantes que ocorreram no cenrio religioso latino-americano nas ltimas dcadas, parte do clero e dos fiis das Igrejas locais assumiram posies mais afinadas com as lutas sociais, passando com seus recursos materiais e espirituais para o lado dos pobres, e de sua luta libertria, comumente identificada como Teologia da libertao. Observa-se uma preocupao com a terminologia, levando-se em considerao que tais movimentos que a antecede, so anteriores a Teologia, isso se justifica, porque a maioria dos seus ativistas no tem formao teolgica. Verifica-se ento que o termo imprprio, ora o movimento tambm chamado de Igreja dos pobres embora insuficiente e inexato. Batiza -se como Cristianismo da Libertao justamente por consider-lo um conceito mais amplo que Teologia ou que a Igreja. Constata-se que essa renomeao do termo permite a incluso tanto da cultura religiosa como da rede social, e quanto a f na sua dimenso prtica. Infere-se que o Cristianismo da Libertao1 produto espiritual deste movimento social.

2 No se trata de um discurso social e politico, o Cristianismo da Libertao tem um carter religioso e espiritual substanciada em parte pela Opo preferencial pelos pobres (PUEBLA, 1979). De acordo com Lowy (2000), preciso corrigir os reducionismos, a Teologia da Libertao ou Cristianismo da Libertao, no pode ser reduzido ao discurso social ou poltico, deve-se acentuar seu carter Religioso e Espiritual. Como enfatizou Gustavo Gutirrez em seu livro pioneiro Teologia da Libertao Perspectivas: "a primeira tarefa da Igreja celebrar, com alegria, a ddiva da ao redentora de Deus na humanidade que se realizou atravs da morte e ressurreio de Cristo. E a Eucaristia, memria e ao de graas. Memorial para Cristo que supe uma aceitao sempre renovada do significado da vida: a ddiva total para os demais.
1

Vale ressaltar que a Teologia da Libertao ou Cristianismo da Libertao compreendido como um corpo de textos produzidos a partir de 1970, com destaque, para Gustavo Gutirrez (Peru), Rubem Alves, Hugo Assmann, Leonardo e Clodovis Boff, Frei Betto (Brasil), Jon Sobrino, Igncio Ellacura (El Salvador), Segundo Galilea (Chile), Ruben Dri (Argentina), Enrique Dussel (Mxico). Destacam-se seus representantes, bispos ou cardeais mais conhecidos: Mendez Arceo e Samuel Ruiz (Mxico), Pedro Casaldliga e Paulo Arns (Brasil) entre outros. Ao legitimar-se, fornece uma doutrina religiosa coerente, que contribuiu substancialmente para sua expanso e fortalecimento (LOWY, 2004, p. 56).

Entre outros argumentos, menciona-se o documento de Puebla que prope uma opo preferencial pelos pobres2, afirma-se que para a nova Teologia eles os pobres3 so os prprios agentes de sua libertao, como tambm sujeitos da sua prpria histria. Revela-se uma novidade, observa-se que j no se concebe mais uma postura assitencialista, paternalista ou caridosa voltada aos pobres4, mas surge uma nova conscincia, luta-se pela dignidade e pela vida.

3 Apesar do reconhecimento atribudo ao Cristianismo da Libertao, em prol da dignidade humana, e dos pobres, verifica-se sua influncia em uma minoria Latino Americana. Apesar de todo sucesso no campo social, Lowy assegura que essa vertente do Cristianismo influenciou apenas minoria das Igrejas Latino Americanas. Verifica-se que a tendncia predominante se configura como conservadora ou moderada. Aponta-se ainda para um arco-ris de tonalidades diferentes entre os dois extremos, deduzem-se quatro tendncias no interior dessas Igrejas: Identifica-se um grupo reduzido de fundamentalistas com ideias ultrarreacionrias, como: Tradio, Famlia e Propriedade. Noutra vertente registra-se uma corrente conservadora e tradicionalista, hostil Teologia da Libertao associada s classes dominantes e Cria Romana, especialmente a liderana do Conselho dos Bispos Latino-Americanos o Celam. Por outro lado, verifica-se uma corrente reformista e moderada, pronta a defender os direitos humanos e apoiar certas demandas sociais, como a que prevaleceu em Puebla (1979) e em Santo Domingo (1992), e, uma pequena, mas influente minoria de simpticos Teologia da Libertao, capaz de uma solidariedade ativa. 4 Outra questo pertinente e relevante a discusso em torno das causas que originaram o surgimento da Teologia da Libertao. A questo de fundo radica-se em dois pressupostos: a primeira discusso aponta para as mudanas internas da prpria Igreja, inspirada pelo Conclio Vaticano II, sente-se impulsionada para as mudanas sociais. Essa postura permite deduzir um movimento de cima para baixo, ou seja, Inter Eclsia 5. A
2

Pobreza uma condio na qual falta acesso servios com sade, educao, segurana e de mnimos recursos financeiros por parte de indivduos de determinados grupos sociais que prejudica ou impossibilita a subsistncia dos mesmos (Wikiquote, Acesso: Dez. 2011).
3

"Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessrias mudanas sociais." (Papa Joo Paulo II, in Wikipedia Acesso: Dez. 2011). 4 Preferimos a pobreza em liberdade riqueza na escravido Ahmed kou Tour citado em Boletm geral do ultramar" - n. 401-402, Pgina 273, de Portugal. Agncia Geral do Ultramar 1958). 5 Eclsia uma palavra latina, que quer dizer "igreja", atualmente, mas que significou, originalmente, "curral" ou "abrigo de ovelhas". Trata-se de uma palavra muito difundida no

segunda discusso encaminha-se para um movimento inverso, vai da periferia ao centro. Essa ltima posio sustentada pela maioria dos chamados Telogos da Libertao, entre eles destaca-se o brasileiro Leonardo Boff, argumenta no seu livro Igreja Carisma e Poder que houve uma autonomia relativa do campo eclesistico-religioso, isto , determinaes culturais e sociais especficas Igreja sem as quais sua abertura para o povo, a partir de 1960 no pode ser compreendida. Constatam-se evidncias dessa teoria, observa-se que as comunidades perifricas movidas por necessidades comuns irmanam-se na luta em busca de vida e justia, a leitura religiosa relida dentro da realidade e do contexto social e poltico promove esse salto. Doutro lado, inegvel que as mudanas internas oriundas do Conclio Vaticano II, no tenham proporcionado uma abertura para as questes sociais, mais convenhamos foram mudanas tmidas e lentas que aos poucos fora se consolidando aqui e acola em alguns episcopados. O fato observvel que essa relativa independncia da hegemonia Institucional eclesistica proporcionou a incluso de muitos movimentos sociais libertrios, ligados ou no a Igreja, sindicatos, movimentos juvenis, a pastoral operria catlica entre outros. 5 Destacam-se alguns princpios bsicos da teologia da libertao ou cristianismo da libertao, engendrados pelos telogos da libertao que apontam para um novo paradigma. De acordo com Lowy (2004) p.61, destacam-se alguns pontos contemplados na proposta do Cristianismo da Libertao, a saber: A luta contra a idolatria, contra os novos dolos da morte, adorados pelos novos Faras, pelos novos Csares, e pelos novos Herodes: Bens materiais, Riqueza, o Mercado, o Estado, a Fora Militar, a "Civilizao Ocidental Crist". Libertao humana histrica como a antecipao da salvao final em Cristo, o Reino de Deus. Uma crtica da teologia dualista6 tradicional, como produto da filosofia grega de
Cristianismo, em que os fiis so chamados de "ovelhas", que so cuidadas pelos "pastores". O conjunto dos cristos que se renem regularmente em uma igreja tambm chamado de igreja, assim como o total dos cristos de uma mesma seita. Antnio Houaiss, no seu dicionrio, diz da palavra "Igreja", no sentido mais espiritual que material: gr. ekklsa, as "assemblia por convocao, assemblia do povo ou dos guerreiros, assemblia dos Anficties, assemblia de fiis, lugar de reunio ou de uma assemblia, igreja", pelo lat. ecclsa, ae "assemblia, reunio, ajuntamento dos primeiros cristos, a comunho crist, igreja, templo", desde cedo com "i" - inicial, embora sofra influncia eclesistica semierudita. Na mudana do -cl- intervoclico pelo-gr-; cumpre ter em conta a posio antetnica e inicial da vogal - i-, que, em toda a cognao, nunca foi ou tnica (cf. idade e cog.); lembre-se que a grafia egreja, no sc. XVIII decorre de tendncia, s vezes equivocada, de imitar o latim em todas as palavras grafadas com "e" pronunciado "i"; ver eclesi (o); filologia histrica: sc. XIII igreja, sc. XIII egreja, sc. XIII ygreja, sc. XVIII egreja (Wikipdia, Jan. 2012).
6

Dualismo todo sistema religioso ou filosfico que admite dois princpios, como a matria e o esprito, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que se supe estejam em luta eterna um contra o outro. Qualidade de dual (Significado de Dualismo - Dicionrio Online de Portugus. www.dicio.com.br/dualismo/).

Plato, e no da tradio bblica na qual a historia humana e a histria divina diferente, mas inseparveis. Uma nova leitura da Bblia, que d uma ateno significativa a passagens tais como a do xodo, que vista como paradigma da luta de um povo escravizado por sua libertao. Uma forte crtica moral e social do capitalismo dependente como sistema injusto e inquo, como uma forma de pecado estrutural. O uso do marxismo como instrumento socioanaltico a fim de entender as causas da pobreza, as contradies do capitalismo e as formas da luta de classe. A opo preferencial pelos pobres e a solidariedade na luta pela autolibertao. O desenvolvimento de comunidades de base crists entre os pobres como uma nova forma de Igreja e como alternativa para o modo de vida individualista imposto pelo sistema capitalista. Nota-se que a nova proposta rompe radicalmente com a forma conservadora de conceber e viver a experincia religiosa. A libertao de todas as formas de escravides que impedem ou lesam a pessoa humana de viver com dignidade, constituiu-se uma bandeira a ser perseguida. Exalta-se o valor da solidariedade, da partilha e da comunho entre essas pessoas. Vale ressaltar que foram realizadas mudanas substanciais em muitas comunidades luz desse novo projeto, desde a prtica de solidariedade entre os mais pobres que ocorreu Inter Barrios, vilarejos etc. s questes scio polticas tais como: moradia, sade, educao... Essas conquistas foram visveis em muitos lugares na Amrica Latina e no Brasil (SANTOS, 1991, p.41).

6 A atuao da teologia da libertao nos dias atuais. Como foi observado por Michael Lowy, a teologia da libertao ou como prefere denominar o Cristianismo da Libertao, ganhou adeptos como tambm muitos permaneceram esquivo proposta, sobre tudo membros da hierarquia da Igreja. Verifica-se que hoje essa vertente da teologia da libertao ou cristianismo da libertao, foi bastante desencorajada pelos setores da Igreja hierrquica a seguir avante. Alegando-se motivos ideolgicos, tais como: o marxismo, o envolvimento poltico etc. Enfraqueceu os movimentos eclesiais. Alguns Bispos mais conservadores interferiram junto a cria romana, e por conta de tal interferncia, houve uma reviravolta no episcopado Latino Americano sobre tudo, aqui no Brasil, muitos considerados progressistas, foram transferidos ou substitudos de suas Dioceses, com fins de minar os movimentos de base transformadora. Destacam-se algumas mudanas significativas, como: de Dom Luciano Mendes de So Paulo, para a Diocese de Mariana em Minas Gerais, da substituio de Dom Helder Cmara no Recife, para Dom Jos Sobrinho, e assim por diante. Esse quadro evidentemente proporciona evidentementemente um esfriamento nos militantes da teologia da libertao, contudo crer-se que o movimento no morreu, podese ainda contemplar muitas comunidades eclesiais de base no Brasil e na Amrica Latina, claro que de forma mais amena, sem aquele vigor inicial, mais

viva na conscincia histrica de uma reflexo teolgica que defende a vida e sua dignidade a partir de uma leitura bblica que coloca em evidncia o Deus da Vida e do Reino. Essa avaliao permite admitir que o apoio hierrquico (eclesial), tem o seu peso na medida em que se soma a questo religiosa e as necessidades sociais. Verifica-se que a luta pela justia social permanece viva atravs de outras formas de organizao social e poltica, tais como: sindicatos, associaes etc. Crer-se na possibilidade de um reavivamento da teologia da libertao, apesar do momento de euforia e triunfalismo dos movimentos pentecostais, percebese que tais movimentos no so slidos, so oscilantes e no compromissados com uma causa, geralmente exploram o sentimentalismo em busca de curas imediatas. A dimenso f - vida foge a esse propsito. Portanto acena-se para uma articulao da f com a realidade histrica contextualizada, nesse sentido abrem-se novas expectativas para uma proposta que retome os caminhos do Cristianismo da Libertao.

Concluso Do exposto conclui-se que a Teologia da Libertao ou Cristianismo da Libertao, nasce das demandas sociais, apesar da orientao eclesistica, e de certo modo seu controle, verificou-se que existem muitos leigos ligados a movimentos sociais independente de pertencerem ou no a um grupo religioso, a causa que os une de carter social. Verificou-se que o esprito ecumnico se aproxima mais do movimento, o ideal est acima de seguimentos doutrinrios ou de outra ordem. Constatou-se que com o Conclio Vaticano II houve de certo modo uma maior abertura da Igreja para as questes sociais, contudo, no se atribui de forma unilateral o xito e o progresso das comunidades eclesiais de base, e os avanos no campo social, alguns telogos, entre eles Leonardo Boff, defende, que parcela do povo desprendeu-se da gide do poder eclesistico, conquistando maior autonomia, e assim inserindo-se num compromisso social, encontrando em alguns textos bblicos o respaldo para lutar pela justia e pela dignidade humana. Observa-se que h uma inverso que vai da periferia ao centro, com isso refuta-se a tese de um movimento interno da Igreja, que seja responsvel nica das mudanas. Infere-se que a Teologia da Libertao apesar de perdas visveis devido a muitos fatores, como as mudanas no episcopado chamadas progressistas e comprometidas com uma proposta de f e vida, f e poltica, em fim, com as causas sociais, no colocou um ponto final no movimento.

Potrebbero piacerti anche