Sei sulla pagina 1di 4

VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1992 2 ETAPA NOME DO ALUNO: _______________________________________________________ ESCOLA: _______________________________________________________________ SRIE: ____________________ TURMA: ____________________

Histria

01.
A modernidade traz consigo uma nova viso do mundo, uma outra forma de encarar o homem, que vai se refletir nos estudos sobre a sociedade, resultando numa nova viso da Histria. Considere verdadeiras as proposies que revelam essa nova viso. 0-0) Concepes teocntricas e transcendentalistas levaram os historiadores a procurar a essncia da Histria fora do prprio curso dos acontecimentos, relegando a segundo plano os movimentos polticos, scio-econmicos e intelectuais. 1-1) O esprito crtico decorrente da razo enquanto qualidade inerente ao homem revelou-se fundamental na apurao da veracidade das informaes contidas nos documentos da Antiguidade clssica. 2-2) A concepo grega da relao sujeito objeto em que o homem o objeto e a realidade o sujeito foi mantida pela Histria moderna devido fidelidade dos renascentistas Antiguidade. 3-3) A periodizao estabelecida pelos historiadores renascentistas Antiguidade, Idade Mdia e Renascimento alm de caracterizar a Idade Mdia como uma poca de obscuridade, tambm no considerou as civilizaes americanas, africanas e asiticas. Origina-se, assim, uma viso europocntrica da Histria. 4-4) Os objetos de estudo da Histria do perodo moderno as naes, os heris refletem a nova realidade poltico-social: os Estados nacionais e o individualismo.

03.
A cultura grega antiga utilizou o mito e a razo como forma de abordagem da natureza. A razo suplanta gradativamente o mito e cria uma atitude mental diferente que se manifesta em vrios setores da vida daquela sociedade. Esta questo refere-se a esta nova mentalidade. 0-0) O aparecimento de vrias escolas filosficas tenta explicar a natureza e descobrir o elemento que garante unicidade ao universo. 1-1) O desenvolvimento das cincias principalmente da Astronomia, que deriva para a Astrologia cria a preocupao de descobrir o destino e o futuro dos homens. 2-2) Os fundamentos da concepo dialtica do mundo do origem s idias de movimento e transformao constante. 3-3) A idia de unidade poltica e territorial das cidade gregas, como forma de garantir a vitria contra as freqentes invases, concretiza-se. 4-4) Nas Artes Plsticas, representa-se o homem em sua plenitude de beleza e de vigor.

04.
A expresso Idade Mdia, utilizada h 300 anos por Cellarius para nominar o perodo intermedirio entre a Antiguidade Clssica e o Renascimento, significou, segundo ele, um tempo indefinido e de todo negativo para a humanidade. Medievalistas atuais tm demonstrado, entretanto, que foi esse o perodo de gestao dos tempos modernos europeus. Considere verdadeiras as proposies que apontam para a modernidade. 0-0) A criao de universidades propiciou, entre outros, o hbito do pensamento disciplinado que serviu de base para o desenvolvimento das cincias naturais. 1-1) A inveno do arco ogival soluciona o problema de sustentao de abbadas e promove o desenvolvimento da Arquitetura. 2-2) O desenvolvimento de tcnicas de curas nas reas da Medicina mistura cincia com magia. 3-3) Proliferam-se composies de imagens religiosas, onde a vontade do artista depende dos princpios postos pela Igreja. 4-4) A determinao dos copistas garante, atravs dos sculos, que o conhecimento dos tempos antigos chegue aos tempos modernos.

02.
A cincia moderna propicia o desenvolvimento de novos mtodos de investigao. As supersties sobre as origens do homem cedem lugar s explicaes cientficas. Resolva esta questo, considerando as revelaes feitas pela Cincia em relao trajetria humana na fase prhistrica. 0-0) O desenvolvimento gradativo do crebro permitiu a inveno de ferramentas e garantiu a criao da cultura. 1-1) A linguagem articulada facilitou a transmisso dos conhecimentos de gerao a gerao, formando o legado social da humanidade. 2-2) A posio erecta e a linguagem articulada acentuam a humanizao e s comeam a aparecer com o Homem de Neandertal. 3-3) O enterramento dos mortos, com seus objetos pessoais, demonstra preocupaes com o alm e s ocorre com o Homo Sapiens Sapiens. 4-4) A fabricao do fogo permitiu ao homem a libertao do controle exercido pelo clima e impulsionou seu deslocamento por vrias regies.

05.
... H dois mil anos a humanidade acreditava que o sol e as estrelas giram em torno dela... e agora um tempo novo... Gosto de pensar que tudo tenha comeado com os navios. Desde que h memria, eles vinham se arrastando ao longo da costa, mas, de repente, deixaram a costa e exploraram os mares todos. Em nosso velho continente nascia um boato: existem continentes novos... surgiu um grande gosto pela pesquisa da causa de todas as coisas...

Pois onde a f teve mil anos de assento, sentou-se agora a dvida. Todo mundo diz: , est nos livros , mas agora ns queremos ver com nossos olhos ... (Trecho da fala de Galileu na pea teatral que leva o seu nome, autoria de Bertolt Brecht). Bertolt Brecht, importante dramaturgo contemporneo, grande admirador de Galileu que publicou seus principais trabalhos sobre a mecnica nos fins do sculo XVI. Atravs da pea, Brecht tenta resgatar as idias que comeavam a ganhar fora nessa fora nessa poca e que tiveram, naquele sbio, um dos seus maiores defensores. Para resolver a questo abaixo, considere correto o que representa mudana rumo modernidade. 0-0) Otimismo com o desenvolvimento das cincias em oposio ao primado da f; 1-1) Ampliao dos limites geogrficos, superando supersties e mitos sobre terras desconhecidas; 2-2) Crena em que o avano da racionalidade tenderia a emancipar o homem do jugo da tradio e da autoridade; 3-3) Aceitao, pela Igreja, da idia de Galileu de que ao lado da verdade revelada haveria uma verdade da natureza com suas leis e linguagem prpria; 4-4) Crena em que as novas idias propiciariam o reforo do papel do Estado sobre a sociedade civil, garantindo, assim, as aspiraes de liberdade e individualismo.

07.
Para responder esta questo, considere o seguinte esclarecimento: a natureza da sociedade nascida da modernidade e a direo para a qual ela estava se encaminhando, ou deveria se encaminhar, objeto de vrias consideraes e crticas, que variam em intensidade e grau. 0-0) A convico de que as regras e princpios instaurados pela nova ordem social conduziriam anarquia tornaram os conservadores desejosos da restaurao da velha ordem, onde imperava a hierarquia social. 1-1) A recuperao da harmonia perdida entre o homem e a natureza converteu-se em obsesso para os romnticos, que se voltaram para um passado idealizado. 2-2) Os liberais acreditavam que todos so beneficiados pelo capitalismo, inclusive os trabalhadores. Esta crena foi abalada pela constatao de que h uma evidente incompatibilidade entre a igualdade natural de todos os homens e a sociedade economicamente desigual forjada no capitalismo. 3-3) A futura sociedade ideal, onde no haver explorao do homem pelo homem, segundo os socialistas utpicos, deveria ser construda exclusivamente pelos trabalhadores, pois a natureza m dos capitalistas no os habilitava a participar dessa tarefa. 4-4) A substituio do capitalismo pelo socialismo dar-seia, segundo os marxistas, pela ao do proletariado, confirmando, assim, que a Histria movida pela oposio entre explorados e exploradores.

06.
Sustentamos como verdades evidentes que todos os homens nascem iguais; que o Criador confere a todos certos direitos inalienveis entre os quais esto a vida, a liberdade e a busca da felicidade; que para assegurar esses direitos, os homens instituem governos que tiram seus poderes do consentimento dos governados; que sempre que uma forma de governo tende a destruir esses fins, o povo tem direito de reform-la ou aboli-la, de instituir um novo governo que se funde nos ditos princpios, e de organizar seus poderes da forma que a seu juzo garanta melhor sua segurana e sua felicidade.(Trecho da Declarao da Independncia dos E.E.U.U., aprovada em 04/07/1776) Vimos pelo trecho acima, que as idias da ILUSTRAO, sobretudo as de John Locke, influenciaram a Independncia dos E.E.U.U. e deram respaldo s justificativas para a separao da Inglaterra. Essa questo refere-se ao processo da Luta pela Independncia. 0-0) A idia de que existe um contrato entre governantes e governados atingiu a maioria da populao colonial, quando a Inglaterra estabeleceu novas diretrizes econmicas para suas colnias da Amrica. 1-1) A burguesia capitalista da chamada Nova-Inglaterra, com profundas ligaes com a aristocracia inglesa, ope-se aos princpios da ILUSTRAO, temendo que as camadas populares organizassem um governo que fugisse ao seu controle. 2-2) A pregao da lei natural do direito revolta como garantia da liberdade humana estimulou os colonos a pegarem em armas contra a Inglaterra. 3-3) Nas colnias do Sul, onde a mobilidade social fortalecia a atividade poltica, os princpios da autonomia entre os poderes do Estado, defendidos por Montesquieu, foram logo aceitos. 4-4) Nas colnias do Norte, onde existiu uma maior concentrao urbana devido a uma precoce industrializao, foram favorecidas a educao e as atividades intelectuais. Por isso, elas so receptivas s novas idias e conduzem o processo separatista.

08.
A dialtica emancipao x represso, progresso x represso; razo x desrazo; democracia x totalitarismo esteve sempre presente na realizao do projeto da Modernidade. Os resultados desse projeto confirmam um ou outro desses vetores, significando a vitria da civilizao ou da barbrie. Resolva esta questo, levando em conta esse jogo dialtico do processo histrico. 0-0) As recentes descobertas e invenes, resultantes dos modernos mtodos de pesquisa mantm a f do homem na cincia e na tecnologia. Isto no afasta a necessidade de se criarem mecanismos de controle para que no se convertam numa fora cega a servio da guerra e da dominao. 1-1) A multiplicao rpida, constante, e at o momento ilimitadas, de mercadorias e servios a partir do desenvolvimento das foras produtivas, iniciado pela Revoluo Industrial libertou o homem do reino das necessidades. 2-2) A formao de novos movimentos polticos organizados por mulheres, negros, homossexuais, pacifistas confirmam a natureza universal da Declarao dos Direitos do Homem da Revoluo Francesa, fazendo-a transcender os limites de tempo e espao. 3-3) A informatizao da sociedade confirma uma tendncia do capitalismo reduo da mo-de-obra empregada no setor industrial -, liberando os trabalhadores para o setor de servios e pode vir a confirmar o ideal renascentista da cincia a servio do homem, possibilitando-lhe a realizao plena do seu humanismo. 4-4) A deciso tomada pelo homem do que deve ser produzido, como e para quem evitando ao mximo os custos sociais e ecolgicos de uma industrializao selvagem revive a crena no progresso enquanto doao espontnea da tcnica.

09.
A descoberta da Amrica constitui um dos acontecimentos mais significativos da modernidade. Alm da ampliao de fronteiras, tal fato deu impulso a uma revoluo cientfica cujos reflexos se discutem at o presente. Todavia, seu descobridor, o genovs Cristovo Colombo, vem sendo alvo de julgamentos os mais dspares nesses 5 sculos que nos separam da descoberta. Isto evidencia a necessidade de entender a convivncia dos contrastes que, inevitavelmente, marcam toda personalidade produto de sua poca e de um determinado contexto histrico. 0-0) No 1 centenrio da descoberta (1592), as riquezas minerais, encontradas por Cortez e Pizarro, e os relatos atrativos que Amrico Vespcio fez do Novo Mundo contribuam para relegar Colombo ao esquecimento. 1-1) No 2 centenrio (1692), Colombo passa a ser considerado um gnio na Europa. Isso de deve ao avano da cincia, principalmente da Matemtica e da Fsica, que evidencia o acerto dos clculos de viagem feitos por ele. 2-2) No 3 centenrio (1792), o nacionalismo - que comea a se firmar com o processo de Independncia permite que Colombo seja celebrado, na Amrica, como um enviado de Deus que dera um lar aos perseguidos pelas tiranias religiosas da Europa. 3-3) No 4 centenrio (1892), a Igreja Catlica perde prestgio e se fortalecem o protestantismo e religies orientais, passando Colombo a ser acusado de intolerante e tirano por ter tentado impor o catolicismo a milhes de ndios para obter recompensas papais. 4-4) No 5 centenrio (1992), que est se aproximando, Colombo no encontra defensores. Graas ao fortalecimento de uma poltica em defesa da natureza e regresso da cincia pura, todos tm sido unnimes em acus-lo de ter iniciado o extermnio indgena e a devastao do Novo Mundo.

11.
Os sete anos do perodo Nassoviano poca de ouro da ocupao holandesa foram significativos para documentar a realidade do Novo-Mundo e, devidamente, colocam Nassau como um grande humanista, cuja divisa Qua Pater Orbis, isto , At onde o mundo alcana comprovada pela ao cultural na Colnia. Trouxe ao Brasil muitos artistas. Entre eles, Albert Eckout autor dos quadros reproduzidos e objeto de uma recente exposio em So Paulo.

Esta questo refere-se a ECKOUT. 0-0) Seu gosto pelo exotismo e a preocupao com detalhes prejudicaram o trabalho de cientistas que buscavam informaes sobre a Amrica em sua obra. 1-1) Os tipos nativos representados em seus quadros so de grande interesse etnogrfico, num perodo do qual se tm poucos registros sobre os primitivos habitantes da Amrica. 2-2) Realizou a difcil tarefa de descrever o novo e o diferente, demonstrando equilbrio ao se libertar da idealizao da paisagem americana, retratando-a com realismo. 3-3) Os tipos humanos representados em seus quadros esto colocados em segundo plano em relao natureza. 4-4) Seus quadros salientam as diferenas entre mamelucos, tupis e tapuias: - os dois primeiros so mostrados em harmonia com a colonizao, integrados a ela; - os ltimos so apresentados ainda selvagens, agressivos, infernais e avessos civilizao.

10.
A questo da modernidade, que ainda hoje continua atual no Brasil, nasce com a chegada dos portugueses e com o sistema de colonizao por eles adotado. Esse tema tem fascinado intelectuais que se tm dedicado a interpretar a natureza do sistema colonial brasileiro. As proposies abaixo referem-se a essas interpretaes. 0-0) As semelhanas existentes entre a grande propriedade agrcola colonial e o domnio medieval total auto-suficincia quanto produo de alimentos, plena autoridade do senhor, falta de contato com o mundo exterior so suficientes para definir o sistema colonial brasileiro como feudal. 1-1) Uma das particularidades do sistema colonial brasileiro foras produtivas avanadas e complexas engenhos, por exemplo com foras atrasadas, como as queimadas. 2-2) As relaes de produo na Colnia baseavam-se na escravido e tinham as mesmas caractersticas do sistema escravista da Antiguidade. 3-3) O sistema colonial, aqui implantado, privilegiou, sobretudo, a produo para o mercado externo, porm no impediu que se estabelecesse uma relativa circulao de mercadorias no interior da colnia. 4-4) Como a colonizao no Brasil se inicia na fase em que a Amrica se integra economia europia j plenamente capitalista o sistema colonial brasileiro seria, inevitavelmente, capitalista.

12.
A instaurao da modernidade pela revoluo ruptura violenta e radical representou sempre um temor para as classes dominantes. Por isso, as elites brasileiras adotaram o seguinte lema: faamos a revoluo antes que o povo a faa. Esta questo trata das revolues feitas pelas elites brasileiras e as suas razes para faz-las. 0-0) Em 1822, a declarao de independncia significa o nascimento da nao brasileira e a instaurao da Monarquia. 1-1) Em 1840, a antecipao da maioridade de D. Pedro II significa a extino do Poder Moderador e a estabilidade poltica do pas. 2-2) Em 1849, com seu Manifesto ao Mundo os praieiros reivindicam trabalho como garantia de vida para o cidado e a abolio da escravatura. 3-3) Em 1888, a abolio da escravatura significa o assalariamento dos trabalhadores e a intocabilidade dos latifndios. 4-4) Em 1889, a Proclamao da Repblica significa a adoo de federalismo e a declarao de moratria da dvida externa.

13.
Em seus freqentes surtos de modernizao, o Brasil sempre batizado de novo para caracterizar rompimento com o antigo, o que nem sempre ocorre. Esta questo refere-se a estes novos brasis. 0-0) A Repblica Nova (1930-1937) diferencia-se da Repblica Velha (1889-1930) em relao s oligarquias que dominam a cena poltica: as velhas oligarquias paulistas e mineiras so substitudas pela nova oligarquia gacha. 1-1) O Estado Novo (1937-1945) o novo dentro do novo. Continua a obra da Repblica Nova, agora combatendo novos inimigos: os comunistas que, segundo o Plano Cohen, pretendiam tomar o poder de assalto. 2-2) O Novo Brasil (1956-1960) marca uma mudana: em consonncia com o clima de renovao que o pas respira, a posse de Jnio Quadros tranqila, contrapondo-se de seu antecessor, Juscelino Kubitschek. 3-3) A Nova Repblica (1985-1990) rompe com a tradicional poltica de conciliao nacional: a chapa oposicionista que vence as eleies presidenciais composta, exclusivamente, por polticos que combateram a ditadura militar. 4-4) O Brasil Novo (1990-?) consagra o rompimento com a Nova-Repblica ao dispensar o uso da medida provisria, instrumento que confere poderes legislativos ao executivo.

1-1) A existncia de uma numerosa populao jovem, que presentemente tem assegurado sua absoro no mercado de trabalho e seu acesso universidade, um indicador seguro da condio do Brasil como pas do futuro. 2-2) A Lei de Grson levar vantagem em tudo significa a exacerbao do famoso jeitinho brasileiro. 3-3) As condies de vida e de trabalho da maioria dos trabalhadores brasileiros filas para o transporte coletivo, longos percursos at o local de trabalho, baixos salrios, privao de bens essenciais conferem-lhe mais o carter de heri que de preguioso. 4-4) O crescente nmero de assassinato de menores no Brasil no desmente o carter de cordialidade de sua gente; afinal de contas, trata-se da eliminao de marginais.

16.
Na verdade um pas modernizado no aquele que dispe de um parque de computadores de quinta gerao, mas sim, um pas onde a populao vive bem tem direito habitao, alimentao, educao e cultura (...) (Trecho da entrevista do Secretrio de Cultura do Governo Collor, Srgio Paulo Rouanet, Revista ISTO SENHOR, de 11/09/91). A leitura do trecho acima nos remete para uma divergncia de concepo do que ser moderno entre os polticos brasileiros: Para alguns, a modernidade se expressa nas palavras do Secretrio; para outros, ela tem um sentido diferente. Considere verdadeiras as proposies que expressam o ponto de vista do 2 grupo. 0-0) necessrio redimensionar a questo agrria no Brasil, garantindo a fixao do homem no campo, atravs de uma efetiva distribuio de Terra. 1-1) A sada para a crise investir na educao fundamental com sacrifcio de recursos para o ensino superior e para a pesquisa em geral. 2-2) Urge implementar uma poltica cultural que contemple e estimule a cultura e, paralelamente, assegure a todos a possibilidade de acesso cultura erudita. 3-3) Defender uma poltica agrcola que transforme o Brasil em grande produtor, visando exportao. 4-4) O acesso aos bens, mencionados no texto, dispensa a participao do Estado, pois trata-se de uma luta individual que revela os mais capazes como vitoriosos.

14.
As medidas adotadas pelos governos ps-64 pareciam indicar que o pas, afinal, chegar modernidade. Tais mudanas visavam, sobretudo, economia, mas atingiram igualmente a tradicional cultura brasileira, apontada como inimiga do progresso. Esta questo refere-se a essas mudanas. 0-0) Houve substituio dos currculos escolares devido ao predomnio das Humanidades Latim, Filosofia, Histria responsveis pela alienao do estudante em relao aos problemas do pas. 1-1) Substitui-se o Portugus que privilegiava o ensino da gramtica por Comunicao e Expresso, devido ao avano da indstria cultural eletrnica que possibilita o crescimento intelectual das massas. 2-2) A Filosofia foi suprimida dos currculos, pois sendo atividade do pensamento enquanto pensamento recusa todas as certezas, considerando-se provisrias. 3-3) Passou-se a dar nfase s cincias exatas, formando tecnocratas cuja linguagem precisa possibilitou o entendimento, pela maioria da populao, das medidas e planos que passaram a reger, com sucesso, a vida da nao. 4-4) Criou-se o ensino profissionalizante que atinge, sobretudo, as classes baixas, encaminhando-as ao mercado do trabalho e desestimulando seu acesso universidade.

15.
A superao do mito indispensvel para a realizao do projeto de modernidade. Portanto, a aspirao do Brasil a essa condio passa, necessariamente, pela superao dos mitos que povoam nosso imaginrio. Esta questo refere-se aos nossos mitos. 0-0) A Lei Afonso Arinos, que trata o preconceito racial como crime inafianvel, uma demonstrao da vocao brasileira para a democracia racial.

Potrebbero piacerti anche