Sei sulla pagina 1di 4

3.

4 SISTEMAS CENTRAIS DE AR CONDICIONADO


Os sistemas centrais de ar condicionado so compostos, basicamente, por Unidades Resfriadoras de Lquido (URLs) e equipamentos perifricos, tais como: bombas, fan-coils, torres de resfriamento (quando necessrias), quadros eltricos, vlvulas e controles. A Central de gua Gelada (CAG) o ambiente fsico localizado internamente ou externamente ao edifcio, responsvel por comportar os equipamentos referenciados, com exceo dos fan-coils que devem ser locados nas proximidades dos ambientes a serem condicionados com o intuito de reduzir as perdas de carga internas do sistema de dutos. Alm dos equipamentos j mencionados, outros componentes importantes para o funcionamento desses sistemas so a rede de dutos e tubulaes. A rede de dutos responsvel por distribuir ar refrigerado, proveniente dos fan-coils, at os ambientes climatizados. A tubulao distribuda no edifcio atendido responsvel por conduzir gua gelada da CAG at os fan-coils. Os ciclos de refrigerao utilizam fluidos capazes de vaporizar a temperaturas bastante baixas, sendo denominados de fluido refrigerante. Essa propriedade do fluido refrigerante lhe garante capacidade de remover calor de substncias dotadas de temperatura mais elevada, como no resfriamento do ar ou da gua. O sistema de Ar Condicionado divide-se em duas principais modalidades de funcionamento: Expanso direta: sistema onde o gs refrigerante o responsvel direto pelo resfriamento do ar insuflado no ambiente, ou seja, o mesmo expande e passa por uma serpentina em contato direto com o ar que est sendo insuflado no ambiente, como ocorre nos aparelhos de janela, nos equipamentos do tipo split e VRF. Expanso indireta: sistema onde o gs refrigerante o responsvel indireto pelo resfriamento do ambiente condicionado, pois o mesmo expande passa por um sistema de tubos em contato com a gua, esta resfria-se e circula pelo sistema chegando aos fan-coils condicionando o ambiente, sendo esta a responsvel pelo resfriamento do ar. Esse o funcionamento das Centrais de gua Gelada (CAG). Na maioria dos edifcios de mdio e grande porte o sistema utilizado o de expanso indireta, utilizando ar ou gua para a condensao do fluido refrigerante. O que determina o tipo de condensao a URL existente no sistema, j que ela determinar a presena ou no de alguns equipamentos. De maneira geral as URLs (Fig. 1) possuem pelo menos um ciclo de refrigerao, apresentando compressor, condensador, vlvula de expanso e evaporador. Portanto, o fluido refrigerante percorre, de forma cclica, todos os componentes citados.

Figura 1: Desenho esquemtico de uma URL, composta por dois ciclos de refrigerao.

Pela ilustrao possvel visualizar: o evaporador, sendo responsvel pela remoo de calor, no ciclo; o compressor requerendo potncia para a compresso do refrigerante; o condensador fornecendo calor e a passagem do fluido pela vlvula de expanso. Em sistemas centrais de ar condicionado, de expanso do tipo indireta, existe um circuito de gua gelada e um de gua de condensao, dependendo do tipo de condensao do chiller. Nos chillers de condensao a gua, o calor do fludo refrigerante removido no condensador pela gua de condensao, ocorrendo a troca por meio de uma serpentina existente no interior do condensador. A gua de condensao, aps absorver calor no condensador, bombeada por um conjunto motobomba at torres de resfriamento, onde se dar a troca de calor com o ar ambiente (ver Fig. 2). Nos chillers de condensao ar a troca de calor no condensador no necessita de circuito de gua de condensao e sim de sistema de ventilao para a ocorrncia de conveco forada na regio. O circuito de gua gelada, por sua vez, utilizando conjunto moto-bomba, submete a gua a passar pelos fan-coils distribudos pelo edifcio e a faz retornar ao evaporador do chiller. A troca de calor em ambos, se da por meio de serpentina, fornecendo calor para o fluido refrigerante e retirando calor do ar do ambiente climatizado. Toda a tubulao responsvel por distribuir a gua gelada isolada termicamente por isopor adequado ao dimetro da tubulao e proteo metlica contra choques. Importante observar que o circuito de gua de condensao no entra em contato com o circuito de gua gelada.

Os fan-coils mencionados no localizam-se na CAG e sim nas casas de mquinas distribudas pelo edifcio, estando prximo ao ambiente atendido.

Figura 2: Desenho esquemtico de uma URL e os circuitos de gua gelada e de condensao. Os sistemas de ventilao e exausto em edifcios objetiva a renovao do ar em ambientes onde o acmulo de odores e gases txicos intenso. Sistemas como esse so freqentemente encontrados em garagens, escadas e banheiros. Nas Centrais de gua Gelada so igualmente encontrados j que h necessidade de boas condies para tcnicos e operadores dos equipamentos, sendo regulamentada por normas de segurana. A rede de dutos, em sistemas de ar condicionado, pr-fabricadas e instalada nos edifcios de acordo com o projeto de zonas de climatizao. So fabricadas em chapas de ao galvanizadas e sustentadas sobre o forro de cada pavimento, sempre possuindo manta de l de vidro para seu isolamento. A rede de dutos responsvel por distribuir o ar refrigerado pelos fan-coils at o ambiente a ser climatizado. O retorno do ar do ambiente atendido at a casa de mquinas, local fsico que comporta os fan-coils, tambm pode ser por meio de dutos, bem como a renovao do ar atravs da captao de ar externo. So tambm utilizadas rede de dutos nos sistemas de ventilao e exausto, comunicando ventiladores e exaustores com o ambiente externo, no havendo necessidade de isolamento trmico dos mesmos.

Os quadros eltricos pertencentes aos equipamentos da CAG e casas de mquinas localizam-se no mesmo ambiente, possuindo distribuio do cabeamento por eletrocalhas areas. Os quadros geralmente so agrupados por URL, alimentando sua respectiva moto-bomba de condensao, motobomba de gua gelada e torre de resfriamento. Os componentes de controle freqentemente so acoplados as motobombas, URLs, fan-coils e sada dos dutos, sendo necessria a existncia um centro de controle responsvel por supervisionar o funcionamento de todos esses componentes.

Potrebbero piacerti anche