Sei sulla pagina 1di 50

CURSOS DE CAPACITAO ON LINE cursos.online@iesp-rn.com.

br
NOTA SOBRE O MATERIAL DE FUNDAMENTAO TERICA Ol caro aluno, vimos por meio deste informativo, comunicar a todos(as) os(as) matriculados nos Cursos de Capacitao On Line do IESP que ser socializado um texto para o aprofundamento terico da formao continuada. Sobre isso, informamos que o material postado no site do IESP corresponde produo textual de estudiosos de relevncia na rea. Em caso de necessidade, lembramos que o material pode ser encontrado em plataformas de busca acadmica on line, notadamente, em sites de consulta pblica para a ampliao de estudos cientficos. A autoria dos textos segue no incio do texto, sempre. Todo o manual seguir em arquivo PDF. Sugerimos a leitura atenciosa e reflexiva do material. Aprendam em abundncia. Contem sempre com a orientao e a disponibilidade da Equipe IESP. A sua satisfao a nossa meta. Obrigada por nos escolher!
www.iesp-rn.com.br Avenida Industrial Joo Francisco da Mota, n 592, B. Bom Pastor. CEP: 59060-480. Natal/RN.

CNPJ - 10.211.921/0001-57
Fone: (84) 3234-0980.

CURSO DE QUALIFICAO PROFISSIONAL TEMTICA: NORMAS DA ABNT E AS DIRETRIZES DE ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICO

Prof Dr Andrezza Tavares / Lder do Gelfopis

Orientadora: Prof Dr Andrezza Tavares Orientandos: Alexsandra Santana, Ana Priscila Meireles, Ediel Oliveira, Jhoseph Kelvin. Graduandos de TADs no IFRN.

Agenda
1 INTRODUO 2 TRABALHOS ACADMICOS 2.1CONCEITUAO 2.2 TIPOS 2.3CARACTERISTICAS 3 DIRETRIZES PARA ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS 3.2.1 MONOGRAFIA 3.2.2 DISSERTAO 3.2.3 TESE 4 OUTROS TRABALHOS: Conceituao e Estrutura 4.1.2 RESUMO 4.1.2.1 - Tipos de resumo 4.1.3 RESENHA

Cont. Agenda
4.3 - FICHAMENTO

4.4 - RELATRIO
5 TRABALHOS PUBLICVEIS EM PERIDICOS CIENTFICOS

5.1.1 ARTIGOS CIENTFICOS


5.1.2 ENSAIO 5.1.3 COMUNICAO CIENTFICA 5.1.4 PAINEL 5.1.5 SEMINRIO 5.1.6 PROJETO 6 ANEXOS 7 REFERNCIAS 8 CONCLUSO REFERNCIAS

1 INTRODUO

Esta apresentao tem como objetivo apresentar as normas da ABNT e as diretrizes de elaborao de trabalhos acadmicos, mostrando os tipos e caractersticas existentes e assim demonstrar a importncia do uso correto das diretrizes na elaborao de trabalhos acadmicos.

2.TRABALHOS ACADMICOS

2.1 CONCEITUAO

Trabalho acadmico a produo textual resultada de algum dos diversos processos ligados produo e transmisso de conhecimento executados no mbito das instituies ensino, pesquisa e extenso, formalmente reconhecidas para o exerccio dessas atividades. Tem como finalidade apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido.

2.2 TIPOS

Monografia; Dissertao; Tese; Resumo; Resenha; Fichamento; Relatrio; Artigos cientficos; Ensaio; Painel; Seminrio; Projeto;

2.3 CARACTERISTICAS

3.DIRETRIZES PARA ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS

3.2.1 MONOGRAFIA

A monografia um trabalho acadmico normalmente exigido na graduao e nos cursos de especializao. A elaborao desse tipo de trabalho acadmico varia de acordo com a finalidade e funo a que se destina. Os trabalhos devero conter trs partes principais: pr-texto, texto e ps-texto.

3.2.1 MONOGRAFIA

Estrutura:

3.2.2 DISSERTAO

Trabalho acadmico que apresenta o resultado de investigao menos complexa e aprofundada sobre tema especfico e mais bem delimitado. Pode ser elaborada com base em pesquisa original, apresentar resultado parcial de estudo experimental, de base bibliogrfica. Visa a obteno do ttulo de mestre.

3.2.3 TESE

" um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou ento pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias" (SILVEIRA, 2002). A tese deve ser elaborada com base em pesquisa original e sua produo visa a obteno do ttulo de doutor.

4 OUTROS TRABALHOS: Conceituao e estrutura

4.1.2 RESUMO
NBR 6028/2003

Apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento.

4.2.1 Tipos de resumo

Resumo crtico
Resumo indicativo Resumo informativo

Resumo crtico
-

Resumo redigido por especialistas com anlise crtica de um documento. Quando analisa apenas uma determinada edio entre vrias, denomina-se recenso. Muito confundido com a resenha.

Resumo indicativo
-

Indica apenas os pontos principais do documento No apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, no dispensa a consulta ao original.

Resumo informativo
-

Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e concluses do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. o tipo de resumo mais utilizado em trabalhos acadmicos.

4.1.3 RESENHA

Resenha-resumo: um texto que se limita a resumir o contedo de um livro, de um captulo, de um filme, de uma pea de teatro ou de um espetculo, sem qualquer crtica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal informar o leitor. Resenha-crtica: um texto que, alm de resumir o objeto, faz uma avaliao sobre ele, uma crtica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informao e de opinio, tambm denominado de recenso crtica.

4.3 FICHAMENTO
o registro dos estudos de um livro ou de um texto.

ESTRUTURA DO FICHAMENTO
- Cabealho - Assunto - Referncia: autoria, ttulo, local de publicao, editora e ano da publicao - Corpo

UTILIZANDO FIHAS

FICHAMENTO BIBLIOGRFICO

a descrio, com comentrios dos tpicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

FICHAMENTO DE CONTEDO

uma sntese das principais idias contidas na obra elaboradas com as prprias palavras do a partir de sua interpretao do que foi escrito.

FICHAMENTO DE CITAES

a reproduo fiel das frases que se pretende usar na redao do trabalho.

UTILIZANDO O COMPUTADOR

4.4 RELATRIO

Um relatrio uma exposio escrita, minuciosa e circunstanciada relativa a um assunto ou facto ocorrido. O objetivo de um relatrio comunicar uma atividade desenvolvida ou ainda em desenvolvimento durante uma misso. Deve fornecer o relato permanente de um estudo ou de uma pesquisa e a informao necessria, que deve ser global e coerente, capaz de permitir tomadas corretas de decises.

TRABALHOS PUBLICVEIS EM PERIDICOS CIENTFICOS

Izquierdo (2001) diz que : o produto visvel, concreto da atividade cientfica, o assim chamado "trabalho cientfico": o texto detalhado, descrevendo a insero do achado ou achados no contexto dos conhecimentos sobre a rea, os mtodos utilizados, os resultados, sua discusso e a bibliografia correspondente. Os achados cientficos que no so publicados como se no existissem: ningum se inteira deles fora do reduzido mbito do local onde foram feitos. Os achados que so s apresentados em congressos tm uma divulgao muito limitada: s ficam conhecidos por aqueles que assistiram palestra ou viram o "poster" correspondente, mas o registro que se pode conservar disso por demais sucinto: uma vaga lembrana auditiva ou visual, o breve resumo nos anais.

Artigos cientficos

De acordo com a NBR6022 (2003, p.2), entende-se que o artigo cientfico faz parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. Podendo se apresentar em duas modalidades, assim especificadas:

a) original (relatos de experincia de pesquisa, estudo de caso etc.); b) de reviso.

Estrutura
Elementos pr-textuais

Os elementos pr-textuais so constitudos de: a) ttulo, e subttulo (se houver); b) nome(s) do(s) autor(es); c) resumo na lngua do texto; d) palavras-chave na lngua do texto.

Estrutura
Elementos textuais

Os elementos textuais constituem-se de: a) introduo; b) desenvolvimento; c) concluso.

Estrutura

Elementos ps-textuais a) ttulo, e subttulo (se houver) em lngua estrangeira; b) resumo em lngua estrangeira; c) palavras-chave em lngua estrangeira; d) nota(s) explicativa(s); e) referncias; f) glossrio; g) apndice(s); h) anexo(s).

5.2 ENSAIO

O ensaio um "estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposio lgica e reflexiva e em argumentao rigorosa com alto nvel de interpretao e julgamento pessoal. No ensaio h maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posio sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentao emprica e bibliogrfica. De fato, o ensaio no dispensa o rigor lgico e a coerncia de argumentao e por isso mesmo exige grande informao cultural e muita maturidade intelectual" (Severino, 1976, p.153)

5.6 PROJETO

Elementos de Projeto Cientifico

De acordo com a Norma 15287 (2005) o projeto de pesquisa :compreende uma das fases da pesquisa. a descrio da sua estrutura.
PROJETO

Resumo Sumrio I - Introduo/Pressupostos tericos II - Definio do problema III - Objetivos IV - Hipteses V - Procedimentos da pesquisa Mtodo ou Mtodo e Material VI - Procedimentos da anlise VII - Referncias bibliogrficas VII Anexos IX - Cronograma X - Oramento

6 ANEXOS

Elemento opcional, que consiste em texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. O anexo identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo:

ANEXO B Lei n. 9.610, de fevereiro de 1998.

7 REFERNCIAS

conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificao individual. (NBR 6023, 2002, p. 2) Exemplo:

SCHTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducao de hbitos e programao de metas. Florianpolis: Insular, 1997. 104 p.

7.1 Elementos Essenciais e Complementares

Monografia no todo

Dados essenciais:

Autor Ttulo e subttulo Edio (nmero) Imprenta (local: editora e data).

Dados complementares:

Descrio fsica (nmero de pginas ou volumes), ilustrao, dimenso Srie ou coleo Notas especiais ISBN.

Partes de monografia
Dados

essenciais:

Autor

da parte referenciada; Ttulo e subttulo da parte referenciada, seguidos da expresso "In:" Referncia da publicao no todo (com os dados essenciais) Localizao da parte referenciada (pginas inicial e final).
Dados
Srie

complementares:
fsica

Descrio Notas
ISBN.

especiais

Publicaes peridicas
Dados

essenciais:

Ttulo

do peridico, revista, boletim; Local de publicao, editora, data de inicio da coleo e data de encerramento da publicao, se houver.
Dados

complementares:

Periodicidade; Notas

especiais (mudanas de ttulo ou incorporaes de outros ttulos, indicao de ndices); ISSN

Partes de publicaes peridicas

Dados complementares:

Autor do artigo Ttulo do artigo, subttulo (se houver) Ttulo do peridico, revista ou boletim Ttulo do fascculo, suplemento, nmero especial (quando houver) Local de publicao Indicao do volume, nmero, ms e ano e pginas inicial e final Perodo e ano de publicao.

Dados essenciais:

Nota indicativa do tipo de fascculo quando houver (p. ex.: ed. especial) Notas especiais.

7.1 BASE DE DADOS MORE

O Mecanismo online para referncias (MORE) uma ferramenta gratuita e fcil de usar, que produz automaticamente citaes no texto e referncias no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulrios prprios, selecionados em um menu principal.

7.1.1 Interface MORE

8 CONSIDERAES FINAIS

Com base na pesquisa realizada apresentouse as diretrizes para elaborao de trabalhos acadmicos de acordo com as normas da ABNT. de suma relevncia que a produo cientifica esteja normalizada para haver uma padronizao dos trabalhos e uma eficaz comunicao entre os pesquisadores.

REFERNCIAS

ABNT. NBR 14724: informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ABNT. NBR 6022: informao e documentao artigo em publicao peridica cientfica impressa apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990.

ABNT. NBR 15287 : informao e documentao projeto de pesquisa apresentao. Rio de Janeiro, 2005. ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana M. de. COMO FAZER REFERNCIAS: bibliogrficas,eletrnicas e demais formas de documentos. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br/home982.PDF>. Acesso em: 24 fev. 2013.

1. EXERCCIO DE FIXAO

a) b) c) d) e)

Desenvolva um Pr-Projeto de Pesquisa em Cincias da Educao em que conste as seguintes informaes cientficas: Ttulo Objetivo Geral e Especfico Referencial Metodolgico Referencial Terico Referncias

Potrebbero piacerti anche