Sei sulla pagina 1di 3

Queda Livre O movimento vertical de qualquer corpo que se move nas proximidades da superfcie da Terra, sob a influncia unicamente

da sua fora peso, chamado movimento de queda livre. Nessas condies, todos os corpos se movem com a mesma acelerao constante de mdulo g = 9,81 m/s2. Em outros termos, o movimento de queda livre um MRUV com direo vertical e uma acelerao de mdulo g = 9,81 m/s2. Consideremos um corpo abandonado de certa altura nas proximidades da superfcie da Terra. Devido resistncia do ar, sempre existe, sobre esse corpo, uma fora de arraste. Quanto menor o mdulo dessa fora de arraste, comparado com o mdulo da fora peso do corpo, mais prximo de um movimento de quede livre o movimento do corpo. Dito de outro modo, o movimento de queda livre uma idealizao, ou seja, um modelo, que pode descrever o movimento de um dado corpo real de modo mais ou menos realista, conforme a importncia do mdulo da fora de arraste comparado com o mdulo da fora peso do corpo. Por exemplo, o modelo de queda livre bastante realista para uma pequena esfera de ao abandonada de uma altura de 2m, mas no para uma bolinha de pingue-pongue abandonada da mesma altura. Aqui interessante observarmos o seguinte. Pela definio dada acima, no apenas corpos que se movimentam de cima para baixo, mas tambm corpos lanados de baixo para cima, nas proximidades da superfcie da Terra, podem ter um movimento de queda livre, desde que o movimento seja vertical e a acelerao seja constante e de mdulo g = 9,81 m/s2. Exemplo Uma pedra lanada numa direo vertical, de baixo para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de mdulo igual a 20 m/s num referencial fixo na Terra. O movimento da pedra vertical e, portanto, ocorre em apenas uma dimenso. Por isso, para descrever esse movimento, podemos considerar, como sistema de referncia, um nico eixo fixo na Terra, orientado de baixo para cima e com origem no ponto de lanamento, ou seja, no solo (Fig.25).

Como j discutimos acima para o caso de uma pequena esfera de ao, tambm para uma pedra o modelo de queda livre deve ser bastante realista, de modo que podemos considerar a acelerao da pedra como sendo:
Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

a = g = 9,8 m/s2 10 m/s2 Aqui, cabem dois comentrios. O primeiro se refere ao sinal negativo, que vem do fato de termos escolhido como referencial um eixo orientado para cima e a acelerao gravitacional est dirigida para baixo. O segundo se refere aproximao g 10 m/s2, utilizada unicamente para facilitar os clculos. Podemos calcular o tempo gasto pela pedra para alcanar o ponto mais alto de sua trajetria notando que, neste ponto, a sua velocidade nula. Ento, pela equao horria da velocidade no MRUV: v(t) = v(0) + at segue-se que:
t= 20 m / s v(0 ) = = 2s a ( 10 m / s 2 )

Com esse dado podemos calcular a altura mxima atingida pela pedra. Assim, pela equao horria da posio no MRUV: y(t) = y(0) + v(0)t + at2 segue-se que: hmax = v(0)t + at2 = ( 20 m/s )( 2s ) + ( 10 m/s2 )( 2s )2 = 20 m O movimento de queda livre um movimento simtrico, isto , o tempo de subida do corpo igual ao tempo de descida e quando o corpo passa pelo mesmo ponto, as velocidades de subida e de descida tm mesmos mdulos e mesmas direes, mas sentidos contrrios. Para discutir essas afirmaes, consideremos a condio y(t) = y(0). Esta condio identifica a posio no instante t com a posio de lanamento. Portanto, essa condio permite determinar o tempo total associado ao movimento de queda livre, ou seja, o tempo que a pedra leva para retornar ao ponto de lanamento. Assim, a equao horria da posio no MRUV com essa condio fica: 0 = ( 20 m/s ) t ( 5 m/s2 ) t2 e colocando t em evidncia: 0 = [ 20 m/s ( 5 m/s2 ) t ] t Esta equao tem duas solues: t1 = 0 e t2 = 4s. A primeira soluo representa o fato de que a pedra se encontra no solo no instante inicial. A segunda soluo representa o tempo gasto pela pedra para alcanar a altura mxima e retornar ao ponto de partida. Como este tempo o dobro do tempo gasto pela pedra para alcanar a altura mxima, podemos concluir que o tempo de subida igual ao tempo de descida. Por outro lado, com t = 4s, a equao horria da velocidade no MRUV fica:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

v(4s) = 20 m/s + ( 10 m/s2 )( 4s ) = 20 m/s A velocidade inicial da pedra no ponto de lanamento tem direo vertical, mdulo de 20 m/s e sentido para cima. A velocidade da pedra ao retornar ao ponto de lanamento tem direo vertical, mdulo de 20 m/s e sentido para baixo, este ltimo indicado pelo sinal negativo do resultado acima. Por isso, podemos concluir que, quando o corpo passa pelo mesmo ponto, as velocidades de subida e de descida tm mesmos mdulos, mesmas direes, mas sentidos contrrios.

Exerccio 1
Um objeto abandonado do alto de um edifcio de 30 m de altura. Considerando um referencial fixo no solo e com a hiptese de que o movimento do objeto de queda livre, calcule (a) o tempo levado pelo objeto para percorrer os primeiros 15 m e (b) o tempo levado pelo objeto para percorrer os outros 15 m.

Exerccio 2
Um parafuso se desprende de uma ponte metlica, situada a 45 m acima da superfcie de um rio, e atinge a gua ao lado de um pequeno barco que se move com uma velocidade constante, de mdulo 5 m/s, num referencial fixo nas margens do rio. Calcule a distncia entre o ponto em que o parafuso atinge a superfcie do rio e o ponto em que o barco se encontrava quando o parafuso se desprendeu da ponte. Considere g = 10 m/s.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Potrebbero piacerti anche