Sei sulla pagina 1di 4

BREVE ANLISE DOS CONCEITOS DA FONTICA E DA FONOLOGIA EM GRAMTICA DA EDUCAO BSICA Edson Jos dos Santos1 Josiane da Rocha

Freitas Jos Luiz Soares da rocha Welber Rocha Regis Patrcia Rosa Macedo Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus IX

Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo observar como saberes da Fontica e da Fonologia so tratados pelas gramticas da educao bsica, e especfico em uma obra destinada para a 7 srie do ensino fundamental. A anlise se efetivar a partir dos conceitos oferecidos pelas autoras Mrcia de Benedetto Aguiar Simes e Maria Ins Candido dos Santos, em seu livro destinado ao ensino fundamental, e de alguns estudos realizados pela especialista em fontica, Thais Cristfaro Silva e por fim, com base em toda a discusso ser apresentado os resultados obtidos.

Palavras-chave: Fontica. Fonologia. Educao bsica. Introduo A lngua essencial para a comunicao em uma determinada comunidade lingustica, por isso inmeros estudos vem sendo desenvolvidos ao longo do tempo para tentar entender como ocorre esse processo de construo de linguagem e conhecimento atravs da fala, que privilgio apenas do ser humano. Para tentar entender como os gramticos de obras destinadas a educao bsica trazem conceitos da fontica e da fonologia e para que seja feita a comparao entre estes conceitos, ser feito uma breve descrio do objeto de estudo da fontica e da fonologia. Fontica a disciplina que desenvolve em seus estudos mtodos para tentar entender como ocorre articulao do aparelho fonador para que se produzam os sons da fala, classificando os enquanto suas funes nessa produo. Para (SILVA, 2011, p. 110) fontica a disciplina da lingustica que apresenta os mtodos para descrio,

Graduandos na Universidade do Estado da Bahia, Campus IX, Barreiras- Bahia, 5 semestre

classificao e transcrio dos sons da fala, principalmente aqueles utilizados na linguagem humana. A fonologia utiliza como objeto de estudo as sequncias sonoras existentes em uma determinada Lngua, explicando como elas se organizam na formao das palavras existentes nessa Lngua. Um exemplo de estudo fonolgico a descrio de como um segmento voclico pode influenciar o segmento que o antecede ou que o segue, no caso da palavra esbarro e cuspe - existente na fala do portugus - pode se observar que o s da primeira pronunciado de maneira distinta do s da segunda. Portanto, se observa que a fontica e a fonologia utiliza de abordagens distintivas, em que uma tenta explicar a articulao e a outra a organizao de uma determinada Lngua.

Material e mtodo Para a realizao desta anlise, foi escolhido um livro utilizado na 7 srie do ensino fundamental, intitulado Textos e Linguagens, em que foi feita a leitura do captulo Gramtica: Fonemas, letras e slabas, o qual destinado aos estudos fonticos e fonolgicos, logo em seguida, realizado a descrio que o livro traz sobre esses estudos. Para que a comparao fosse realizada escolheu-se tambm a obra fontica e fonologia do portugus, em que se utilizou apenas alguns captulos que abordam o tema em questo e depois da leitura realizada foi possvel fazer a descrio dos conceitos da fontica e da fonologia relatado nos captulos do livro utilizado para a anlise. Com base nas leituras realizadas, iniciou-se a comparao destacando se haveria diferenas entre os conceitos fornecidos pelas gramticas da educao bsica e os conceitos fornecidos pela especialista em fontica e fonologia. A partir dos dados adquiridos nas anlises conclui-se esse trabalho, apresentando os respectivos resultados.

Resultados e discusso Para iniciar o estudo de fonemas, trazidos pelo livro destinado a 7 srie do ensino
fundamental, as autoras fizeram o uso de duas palavras na qual apenas uma nica letra

diferencia uma da outra, isso para demonstrar que a troca de uma nica letra em determinada palavra pode modificar todo o seu sentido. Como o caso de SINAL e FINAL. Logo em seguida elas nos trazem o conceito de fonema, que todo som capaz de diferenciar uma palavra da outra e em seu sentido diacrnico a palavra fonema

originou do grego phone que significa som. Na escrita, os fonemas so representados pelas letras. As autoras ainda relatam, que na escrita podemos encontrar letras que representam vrios fonemas, por exemplo, a letras x, que pode representar os sons de /ks/, /s, /z/ etc. Exemplo: taxi, prximo, exame entre outros. Em nossa lngua ainda podemos encontrar um mesmo som sendo representado por letras diferentes, por exemplo, o fonema /s/ que pode ser representado pelas letras s, c, , z, x, ss, sc, s e xc. A obra ainda nos revela o conceito de dgrafos, que o nome atribudo ao encontro de duas letras representadas por um nico som. A palavra dgrafo originou do grego, em que dis significa dois + graphein que significa escrever. As autoras destacam a criao do alfabeto fontico, em que cada smbolo foi criado para representar um fonema e que alguns smbolos correspondem s letras do nosso alfabeto e outras no. Agora iremos destacar o conceito de slaba na viso das autoras da obra em anlise. Para elas slaba o fonema ou o conjunto de fonemas que pronunciamos numa s emisso de voz e elas se classificam em: monosslabas (palavras com uma nica slaba); disslaba (palavras com duas slabas); trisslabas (palavras com trs slabas) e polisslabas (palavras com mais de trs slabas). As vogais so fonemas produzidos com a passagem de ar livre pela boca (so as vogais orais) ou pela boca e pelo nariz (so as vogais nasais). No existe slaba sem vogal e, em cada slaba, s pode haver uma vogal. As consoantes so fonemas, em que a passagem de ar pela boca encontra obstculos e elas no formam slabas sozinhas, aparecem sempre acompanhadas das vogais. Existem ainda as semivogais, que so fonemas produzidos de forma semelhantes s vogais e so representados pelas letras i e u e no podem ser ncleos de slabas. A partir da observao dos conceitos da fontica e da fonologia trazidos por Thais Cristfaro Silva, pode se observar que h discrepncia em relao aos conceitos trazidos no Livro Textos e Linguagens. A primeira diferena encontrada foi na forma como as autoras demonstram a transcrio dos sons da fala, na qual elas fazerem a representao entre barras (/) e a forma apresentada no livro Fontica e fonologia do portugus entre colchetes ). Outra parte da descrio que merece destaque

quando as autoras relatam que o fonema (S) pode ser representado pela letra (Z), isso no pode ser observado nos estudos feitos por Silva (2007), importante destacar que na viso da mesma autora, quando se fala em som, fala-se de fone e no de fonema,

como as autoras do livro Textos e Linguagens utilizaram a palavra fonema para representar o som da letra (S). Para estabelecer o conceito de vogais as autoras fazem o uso novamente de fonemas para representar sons, quando elas relatam que vogais so fonemas produzidos com a passagem de ar livre pela boca. Vogais so fones produzidos com a passagem de ar livre pela boca Silva (2007). Outro aspecto importante relatado pelas autoras pode ser observado na parte em que elas destacam que a vogal I e U no podem ser ncleos de slaba, pois possvel em nossa Lngua a utilizao dessas vogais como ncleo de slaba, como por exemplo, na palavra ESQUECI e na palavra TATU. Pode se destacar tambm que h um equvoco quando as autoras apresentam a classificao das slabas em monosslabas, disslabas, trisslabas e polisslabas, pois na nossa Lngua, quem recebe esse tipo de classificao so as palavras, de acordo com a quantidade de slabas - e no as slabas especificamente - como relatado por elas, na obra Textos e Linguagens.

Concluso Portanto, pode se destacar que algumas gramticas destinadas ao ensino fundamental se limitam a fornecer os conceitos da fontica e da fonologia ou at apresentam esses contedos de formas distintas dos que so fornecidos pelos especialistas da rea, como foi apresentado na anlise do livro Texto e Linguagens.

Referncias SILVA, Thais Cristfaro. Fontica e fonologia do portugus: Roteiro de estudos e guia de exerccios. 9. ed. So Paulo: Contexto, 2007. SIMES, Mrcia de Benedetto Aguiar; SANTOS, Maria Ins Candido dos. Textos e Linguagens. in Gramtica: Fonemas, letras e slabas. So Paulo: Escala Educacional, 2006.

Potrebbero piacerti anche