Sei sulla pagina 1di 13

Cristalizadores

Os cristalizadores so utilizados na indstria para conseguir a separao slido-lquido. Eles so equipamento importante no processamento qumico, porque so capazes de gerar produtos de alta pureza, com um gasto relativamente baixo de energia. TIPOS DE CRISTALIZAO E DE EQUIPAMENTO A forma de atingir a sobresaturao num cristalizador, partindo de uma soluo saturada do componente a separar, pode ser diversa: Arrefecimento da soluo saturada; Evaporao do diluente da soluo saturada;

Adio de um segundo solvente (anti-solvente) que reduz a solubilidade do soluto (drowning); Promoo de uma reaco qumica que leva precipitao do soluto; Alterao do pH do meio.

O mais comum a nvel industrial que a cristalizao ocorra devido ao arrefecimento ou evaporao da soluo me. Nestes casos a cristalizao acontece, muitas vezes, nas paredes do cristalizador, em particular na superfcie dos permutadores, dado ser a que a sobressaturao surge primeiro. O equipamento de cristalizao ser diferente dependendo da forma como se atinge a sobressaturao. Os equipamentos mais comuns so: Tanques de cristalizao (ainda muito usados na produo de acar);

Cristalizadores com permutador externo (scrapped surface crystalizers), tambm conhecidos por Cristalizadores Swenson-Walker cujo desenvolvimento data de 1920 (ver Figura). Normalmente a sobresaturao atinge-se por arrefecimento; Evaporador-Cristalizador de circulao forada, tambm conhecido por Cristalizador Oslo. A sobresaturao atingida atravs de uma evaporao flash; Cristalizador de vcuo com circulao de magma (Cristalizador DTB, Draft, Tube and Baffle).

(Cortesia da GEA Process Engineering Inc., Columbia, MD)

De circulao forada (Cristalizador Oslo)


Cristalizao de circulao forada o mtodo mais amplamente utilizado na indstria.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

INFORMAO GERAL
Cristalizadores de circulao forada so evaporadores-cristalizadores. Criam uma soluo supersaturada por evaporao do solvente de uma soluo saturada. Os solutos desta soluo supersaturada resfria formando os cristais. Estes tipos de cristalizadores so classificados como misturado suspenso, cristalizadores remoo do produto de mistura (MSMPR). O pressuposto fundamental de um cristalizador MSMPR que a suspenso perfeitamente misturada e uniforme em todo o sistema.

(Cortesia da Vobis LLC, Easton, PA)

PROJETO EQUIPAMENTOS
A suspenso de alimentao aquecida em primeiro lugar um trocador de calor, em seguida bombeado para o corpo principal do cristalizador. A vaporizao ocorre na superfcie superior da suspenso, enquanto a nucleao ocorre perto do fundo do cristalizador. Os cristais so removidos e o solvente vaporizado, condensado e retornado para o cristalizador.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL) Existem vrias adaptaes que podem ser adicionados a um cristalizador de circulao forada para ajudar a limitar a distribuio de tamanho de cristal. As opes incluem defletores, uma entrada cnica, e uma etapa de decantao. A entrada cnica promove a mistura mais completa, o que cria uma mistura pastosa mais uniforme. Defletores so usados para remover pequenas partculas a partir da mistura, de modo que eles podem ser recirculado para o crescimento. Elutriao, como desconcertante, remove as partculas pequenas a partir da suspenso, a no ser elutriao separa as partculas com base no peso vez de tamanho. Elutriao o processo de fluxo de ar sobre as partculas. Partculas mais leves so apanhados pela corrente de ar, enquanto os mais pesados permanecem no local.

Exemplos de uso
Cristalizadores de circulao forada so comumente usados para produzir sais e produtos qumicos na indstria. O cristalizador de circulao forada mostrada esquerda utilizada para a produo de sulfato de sdio, enquanto que do lado direito utilizado na indstria agrcola.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL) Cristalizadores de circulao forada so muitas vezes organizados em fases. O cristalizador de dois estgios mostrado abaixo usado por um grupo qumico agrcola para evaporar o cido fosfrico a partir de uma mistura e para recuperao de slidos.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Relativamente barato Vrios tamanhos disponveis Alta taxa de circulao reduz os depsitos de partculas nas paredes dos vasos

Dificuldade em controlar tamanho dos cristais

Cristalizadores de tubos e defletores DTB (Draft, Tube and Baffle)

Cristalizadores de tubos e defletores so usados para controlar caractersticas e tamanho do cristal.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

INFORMAO GERAL
Cristalizadores Draft Tube Baffle (DTB) so usados em aplicaes nas quais ocorre excessiva nucleao. Pequenos cristais indesejados, chamados finos, so removidas a partir de partculas maiores, usando a sedimentao e reciclada atravs do cristalizador, novamente, resultando na recuperao mxima de cristais e grandes cristais.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

PROJETO EQUIPAMENTOS
Cristalizadores DTB tm duas partes. Na regio da sedimentao separa-se os cristais maiores dos finos. Os cristais maiores instalam-se entre o deflector e tubo de aspirao, como mostrado abaixo, e so removidos da suspenso do produto, enquanto que os finos so recirculados aps ser dissolvido em um trocador de calor. O solvente evaporado em seguida condensado, resfriado, e devolvido para a regio ativa da cristalizao.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL) Cristalizadores DTB normalmente tm taxas de circulao de 1 a 4 vezes / min e um tempo de residncia total de 4 a 6 horas.

Exemplos de uso
Os dois cristalizadores DTB mostrados abaixo so utilizados para a produo de sulfato de amnio. Cristalizadores DTB so tambm utilizados para a purificao de compostos orgnicos, bem como a produo de sais.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL) Exemplos de cristais que so formadas usando um cristalizador DTB.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Fcil controle do tamanho dos cristais. Econmica devido reciclagem dos finos Mais eficiente do que cristalizadores forado circulao de energia

Lavagens frequentes necessrias para minimizar os depsitos na parede do cristalizador No pode trabalhar efetivamente com a lama de alta densidade

SUPERFCIE RESFRIADA
INFORMAES / EQUIPAMENTO GERAL PROJETO
Cristalizadores de superfcie resfriada so combinados a um DTB e um trocador de calor. O lodo retirado do cristalizador e depois resfriado antes de ser bombeado para dentro do cristalizador. Cristalizadores tais como estes so os mais teis para operaes em que o ponto de ebulio da soluo extremamente elevada, ou quando temperaturas baixas so necessrias quando a evaporao por vcuo no possvel.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

Exemplos de uso
Cristalizadores de superfcie resfriada so usados para a produo de cloreto de sdio a partir de solues de soda custica, carbonato de sdio decahidratado a partir de solues residuais, e de clorato de sdio a partir de solues saturadas de cloreto de sdio.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

A Vacuo
INFORMAES / EQUIPAMENTO GERAL PROJETO
Cristalizadores a vcuo utilizam um condensador com um impulsionador para manter um vcuo no interior do cristalizador. Este vcuo torna possvel gerar uma soluo supersaturada, quando as temperaturas de funcionamento so baixas muito baixas. Cristalizadores a vcuo podem ser contnuo ou descontnuo. O cristalizador a vcuo particularmente til quando os materiais tendem a crescer nas paredes do equipamento de processamento de cristalizao contnua.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

Exemplos de uso
O cristalizador a vcuo mostrado a seguir utilizado para a produo de sal de Glauber em uma planta de indstria mineral. O corpo do cristalizador pode ser visto no lado esquerdo, e com o condensador impulsionador de cima e ligeiramente para a direita.

(Cortesia de Swenson Process Equipment, Inc., Harvey, IL)

Com permutador externo (scrapped surface crystalizers)


INFORMAO GERAL
Cristalizadores scrapped surface crystalizers so utilizados como baixo consumo de energia, baixo custo de cristalizao e para operaes de pequena escala. Eles so utilizados principalmente para a cristalizao de derrete .

(Cortesia de Armstrong Chemtec Group, West Chester, PA)

PROJETO EQUIPAMENTOS
Um cristalizador scrapped surface crystalizers consiste de um tubo encamisado, em que um meio de resfriamento est entre a parede do tubo de revestimento para remover o calor da suspenso, causando a cristalizao. Dentro do tubo h grandes raspadores para a limpeza dos depsitos slidos na parede para evitar a incrustao. Cristalizadores scrapped surface crystalizers so frequentemente usados em conjuntos, tal como mostrado abaixo.

(Cortesia de Armstrong Chemtec Group, West Chester, PA)

AGRADECIMENTOS
Armstrong Chemtec Grupo , West Chester, PA GEA Process Engineering Inc. , Columbia, MDSwenson Process Equipment, Inc. , Harvey, IL Vobis LLC , Easton, PA

Referncias
Genck, Wayne J. A viso clara de Cristalizadores . Engenharia Qumica. 7 (2011): 28-32.Imprimir. Mersmann, A. Cristalizao Manual de tecnologia . New York, NY: Mareei Dekker, Inc., 1995.Imprimir. Mullin, JW cristalizao . 3rd ed. Stoneham, MA: Butterworth-Heinemann, 1993. Imprimir. Myerson, Allan S. Manual de cristalizao industrial . Stoneham, MA: Butterworth-Heinemann, 1993. Imprimir. Perry, Robert H., e Don W. Verde. Handbook Perry Chemical Engineers ' . 7 ed. New York: McGraw-Hill Inc., 1997. Imprimir. Walas, Stanley M. Qumica Seleo de Equipamentos de Processo e Projeto . Stoneham, MA: Butterworth-Heinemann, 1990. Imprimir.

COLABORADORES
Matthew Skindzier Kelsey Kaplan Andrea Roberts

Potrebbero piacerti anche