Sei sulla pagina 1di 10

PRECONCEITOS E PROIBIES CONTRA RELIGIES E FESTAS POPULARES NO MARANHO* Sergio F.

Ferretti** I

Quase sempre e em todos os lugares costuma haver preconceitos, proibies e persecues contra as religies dos outros, dos contrrios. Assim no foi s na Idade Mdia, que houve guerras chamadas de religio, que foram e/ou so, de fato, guerras entre naes. Direitos humanos e de diversidade religiosa constituem temas relativamente recentes. Queremos comentar sobre preconceitos, proibies contra religies e festas populares no Maranho. A relao estreita entre festa e religio foi apontada por Durkheim (1989), para quem nos dias de festa, a vida religiosa atinge grau de excepcional intensidade. Para Durkheim as festas teriam surgido da necessidade de separar o tempo em dias sagrados e profanos. Segundo Durkheim a idia de cerimnia religiosa e de festa esto interrelacionadas, pelo elemento intrnseco de efervescncia da festa e do fenmeno religioso. Todas as religies realizam festas, embora as religies no sejam apenas compostas por momentos de festas. Vamos comentar especialmente festas no catolicismo e nas religies afro-brasileiras. Este trabalho situa-se nos limites ambguos entre religio e cultura popular. A religio um dos elementos bsicos, constitutivos da cultura de toda sociedade. Segundo Pereira de Queiroz (1992: 206), Durkheim v na religio e nos valores em geral a base dos fatos sociais e os fundamentos da estrutura social. Os limites entre o sagrado e o profano, entre o rito religioso e a festa popular, embora possam ser definidos, esto muito prximos. Como diz Durkheim (1989: 456): talvez no haja jbilo onde no exista algum eco da vida sria. No fundo, a diferena est mais na proporo desigual em que esses dois elementos so combinados. Vivemos em uma poca de expanso e de conflitos entre diferentes expresses religiosas. Cada religio obviamente tende a se considerar como o caminho melhor e mais correto. No estamos caminhando para um mundo sem religies, como foi previsto na modernidade. No futuro no teremos uma s religio, mas vrias; a liberdade religiosa parece ser uma das conquistas da ps-modernidade atual, embora continue ocorrendo discriminao, perseguies e mesmo guerras chamadas religiosas. Constatamos que a mdia hoje, muitas vezes exerce influncias negativas neste contexto. A religio desperta interesse em todas as camadas sociais, tanto entre intelectuais quanto entre pessoas do povo e o sincretismo religioso parece que tende a crescer, no mais como imposio ou como estratgia dos dominados, mas como fruto da busca por novos conhecimentos. Sabemos que os adeptos das religies afro-brasileiras muitas vezes sentem vergonha de se apresentar publicamente como devotos, preferindo aparecer como catlicos ou se ocultar na invisibilidade dos terreiros, muitos deles ainda hoje funcionando com caractersticas de sociedades secretas de afro-descendentes. Esta atitude sugere a existncia na sociedade atual, de preconceitos mais contra religies de origens africanas do que contra as religies trazidas pelos colonizadores brancos.

II

As procisses e festas de santos, desde o passado remoto, foram momentos de grande importncia na vida social do Maranho, como em todo o pas. Em relao a festas religiosas, no campo do catolicismo oficial e popular, do sculo XVII ao XIX Conduru Pacheco (1969), menciona que as entradas solenes de bispos no Maranho foram
*Trabalho apresentado no GT Religio Afro-brasileira e Kardecismo no IX Simpsio anual da Associao Brasileira de Histria das Religies em Viosa, MG de 01 a 04/05/2007. ** Dr. em Antropologia, Prof. Adjunto da UFMA.

2 comentadas pelos cronistas pois constituam motivos de grandes festivais religiosos, com apresentaes teatrais barrocas, com danas de ciganas, a figura do Rei David, de drages, serpentes, tourinhas, etc. De formas semelhantes eram as procisses de Corpus-Chisti, de incios do sculo XVIII at fins do sculo XIX, segundo Joo Lisboa (1976), com verbas da Cmara da capital. Jomar Moraes (1995) informa que o Almanaque do Maranho de 1848 indica a existncia em meados do sc. XIX em S. Lus, de 20 procisses religiosas e 47 festas de igreja na cidade. Segundo Emanuela Ribeiro (2000, p. 78): a maior parte das oportunidades de lazer que a populao tinha acesso, possua motivao religiosa. A festa de N. Sra. dos Remdios era a maior festa popular da cidade como comenta o viajante Daniel Kidder (1980), que passou por esta cidade em 1841, que foi confirmado em 1851 por Joo Lisboa (1991) e em 1881, por Alusio Azevedo (1983) em O Mulato. Estas festas oficiais eram geralmente bem aceitas por toda a sociedade. Em relao a perseguies e preconceitos no passado, Lus Mott (1995) em pesquisa sobre documentos da inquisio relativos ao Maranho, encontrou referncias prticas judaizantes, artes diablicas e feitiaria, bolsas de mandinga com ingredientes e oraes fortes, que o autor inclui entre as supersties e diabolismo ignnuos, que no resultaram em priso dos acusados. Em relao a festas com toques de tambores, informa Luis Mott: no encontramos sequer uma referncia pratica de rituais e cerimnias de origem africana no Maranho colonial - nem mesmo os populares calundus que aparecem citados, sobretudo no sculo XVIII, do Piau capitania de So Paulo. Provavelmente os tambores de mina e rituais congneres deviam ser praticados to clandestinamente que os tants dos atabaques no chegavam aos pios ouvidos dos fiis mais afeitos s denncias junto ao Santo Ofcio (Mott, 1995: 19) Em 1818, pouco antes da independncia, dom frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, comentando sobre de negros, informou que a irmandade de So Benedito dos Pretos era a mais numerosa de So Lus. Sobre os escravos o frade afirmava: para suavizar a sua triste condio fazem, nos dias de guarda e suas vsperas, uma dansa denominada batuque, porque nella uzam de uma espcie de tambor que tem este nome. Esta dansa acompanhada de uma desconcertada cantoria que se ouve muito longe (Prazeres, 1891: 138)

Esta referncia a primeira notcia publicada de que temos conhecimento at agora, relativa a toques de tambores e festas das camadas populares no Maranho. Desde meados do sculo XIX encontram-se muitas referncias de autoridade eclesistica condenando festas populares como, o Baile de So Gonalo em 1851 no interior (Pacheco, 1969). Outras notcias relativas a festas com participao popular em So Lus, vo aparecer durante o sculo XIX publicadas na imprensa local, de modo geral numa perspectiva crtica, preconceituosa e que vo se tornar mais freqentes em fins do sculo XIX. Em pesquisas que realizamos com a colaborao de estudantes, sobre religio e festas populares, verificamos que a sociedade brasileira, nos tempos da colnia e do imprio, era profundamente marcada pela presena de confrarias e irmandades religiosas catlicas. Como afirmamos em outro trabalho (Ferretti, 1996) as irmandades catlicas, junto com a maonaria e com instituies africanas, constituam um dos modelos de organizao dos chamados cultos clandestinos africanos Segundo Hoornaert (1977), a participao em irmandades foi um fator de socializao e de ascenso social para os cativos. Na dcada de 1870 funcionavam em S.Lus cerca de 30 irmandades catlicas1. Pelos Regimentos das Irmandades do Maranho constata-se que cada uma tinha em mdia 20 cargos administrativos. Segundo dados coletados por Emanuela Ribeiro (2000), o compromisso da Irmandade de So Benedito permite estimar em 300 o nmero dos membros de uma das irmandades. Assim as irmandades catlicas constituram agente social
1

Informaes coletadas no Arquivo da Arquidiocese de So Lus em 1998 pelas bolsistas Emanuela Ribeiro e Jacira Pavo.

3 de grande importncia aqui como em outros lugares do pas. No Maranho como em outras Provncias, sempre foi comum a existncia de divergncias e conflitos entre as lideranas das irmandades e as autoridades religiosas catlicas. Estas junto com autoridades civis muitas vezes condenavam festas da religiosidade popular2. III O pesquisador francs Jean-Yves Mrien (1988), em tese de literatura brasileira sobre Alusio de Azevedo, apresenta informaes interessantes sobre a vida social e cultural do Maranho na segunda metade do sculo XIX, em grande parte baseada em pesquisas de jornais. Comentando a vida cultural em So Lus aps a Lei do Ventre Livre e citando Cesar Marques, mostra (Mrien 1988: 64) que os negros e mestios representavam dois teros da populao da provncia do Maranho em 1875, e eram sujeitos aos preconceitos dos brancos. Sobre tais preconceitos, afirma (Id. Ib.):

A discriminao estendia-se tambm ao campo cultural: as festas e os bailes freqentados pelos escravos e pelos pretos pobres eram condenados pela burguesia comerciante e vistos como manifestaes obscenas e primitivas; os cultos afro-brasileiros eram taxados de supersties grotescas. (Nota 134: Os bailes de escravos in Dirio do Maranho, So Lus do Maranho, 22.9.1875, p.2.).

Mrien (1988: 74) mostra que: a burguesia rejeitava todas e quaisquer manifestaes da cultura popular: danas, cantos e tradies orais. Verificamos que em fins do sculo XIX, So Lus figurava entre as quatro ou cinco cidades mais importantes e desenvolvidas do pas, possuindo vida cultural intensa, inclusive editou, entre 1879 /1880, o peridico ilustrado A Flecha, dedicado caricatura e ao teatro, com ilustraes de vrios autores como o caricaturista maranhense Joo Affonso3. O teatro no Maranho teve grande importncia social durante todo o sculo XIX, como demonstra a inaugurao ainda no perodo colonial, do atual Teatro Arthur Azevedo, um dos mais antigos do pas4, que permitiu inclusive a presena em So Lus, entre outros, do cengrafo e pintor italiano Leo Righini (1920-1884)5. Como bem lembra Yves Mrien, havia na poca desinteresse generalizado pela cultura no erudita, vista como obscena, primitiva e supersticiosa. Esta uma das razes pelas quais a documentao sobre a cultura popular no passado precria e tem que ser interpretada nas entrelinhas do que aparece publicado. IV

Em funo do pouco interesse pela cultura no erudita, so grandes as dificuldades para se localizar informaes escritas sobre festas populares no passado. mais fcil encontrar referncias a proibies de todo tipo, que revelam a preocupao das autoridades em no permitir prticas consideradas como perturbadoras da ordem. Comentando o cdigo de posturas que vigorava em So Lus pela Lei n. 775 de 04/07/1866, Domingos Vieira Filho (1978: 16-21), informa que este cdigo proibia aos escravos o trnsito pelas ruas e praas alm das 9 horas, sem autorizao por escrito de seu dono. O art. 115 proibia reunies de mais de quatro escravos em quitandas ou casas de comrcio onde se vendessem bebidas espirituosas e se praticassem rifas e jogos. O art. 124 proibia a realizao de batuques fora dos lugares permitidos pelas autoridades competentes. O art. 154 proibia que a diamba ou maconha fosse fumada em lugares pblicos, exposta ou vendida para tal fim. Informa tambm que a polcia de So Lus, no

2 3

Ver exemplos relativos ao Maranho, em Condur Pacheco, 1969. Joo Afonso, autor de Trs Sculos de Moda, publicado originalmente em Belm em 1923. 4 Ver Jos Jansen, 1974. 5 Que pintou, alm de cenrios de teatro importantes paisagens de So Lus e Belm e Salvador entre 1856 e 1884 (Galard e Lago, 2000).

4 sculo passado, freqentemente proibia a realizao de folguedos de negros pois poderiam degenerar em perturbaes da ordem pblica. Na Colees de Leis, Decretos e Resolues da Provncia do Maranho, que abrange o perodo entre a dcada de 1830 e de 1880, (disponvel no Arquivo Pblico do Estado e na Biblioteca Pblica Bendito Leite, da Secretaria de Estado da Cultura), encontramos diversos dispositivos relacionados com a situao e as condies de vida dos escravos, bem como com circunstncias de vida maranhense no sculo XIX. Encontramos leis que proibiam feitios ou regulamentavam divertimentos dos escravos. A Lei n. 138 de 15/10/1841, decretada pelo Presidente da Provncia relativa ao Municpio de Guimares, diz em seu artigo 18, que Os que curam feitio, a que o vulgo d o ttulo de Pags incorrero na pena de cinco mil reis. A Lei n. 224 de 30/10/1846, aprovando posturas da Cmara Municipal da Vila de Viana, em seu art. 10 determina que: Toda pessoa que arrogar a si o poder imaginrio de curar feitios, ser multada em trinta mil reis, e o dobro na reincidncia com quinze dias de priso. O historiador Mathias Rhrig Assuno (1995: 279) afirma que as autoridades em certos momentos estavam mais preocupadas com as revoltas de escravos do que com o fetichismo dos negros, mas em perodos de intranqilidade, ordenavam o fechamento dos batuques e a destruio dos tambores. Cita Leis municipais em Viana, de 1846 e em Cod (1848) proibindo a pajelana entre escravos e livres. O art. 88 da Lei 225 de 30/10/1846 em Caxias, definia que Fora dos lugares que pela autoridade competente forem marcados, ficam proibidos os batuques, cantorias e danas de pretos - Aos contraventores cinco dias de priso, e dez na reincidncia. Segundo o art. 89 da mesma, Pessoa alguma em sua loja, quitanda, e outras quaesquer casas publicas consentiro escravos alheios em ociosidade, ou entretidos com danas, jogos, ou fumando diamba. - Aos contraventores multa de quinze mil reis, e o duplo na reincidncia. Na mesma pena incorrero os que venderem bebidas espirituosas a pessoas embriagadas, quer livres, quer escravas. A Lei n. 139 de 16/10/1841 decretada pela Assemblia Legislativa Provincial para a Vila de So Jos dos Mates, informava em seu art. 17 que: Depois do toque de recolher so proibidos os batuques de negros dentro da Vila, o Juiz de Paz designar o lugar para taes batuques. Em documentao reunida com material da pesquisa Tambor de Crioula (Ferretti e Outros, 2002), so indicados referencias a jornais maranhenses de fins do sculo XIX e incios do sculo XX, apresentando diversas notcias relacionadas a festas populares na cidade. Em meio a notcias sobre festas de santos, localizamos em nmeros do Jornal O Pacotilha, algumas sobre festas de bumba-meu-boi em So Lus e sobre a festa do Divino em Alcntara. Nas trs primeiras dcadas do sculo XX aparecem no Jornal O Pacotilha, reclamaes e queixas de moradores contra batuques e o barulho de brincadeiras de bumba-meu-boi (como em 07/06/1902; em 13/07/1912, em 23/05/1921) de caixas do Divino (em 23/10/1911; em 06/05/1916), alem de vrias reclamaes e batidas policiais contra prticas de pajelanas e feitiarias. Algumas destas reclamaes foram comentadas por Roldo Lima (In: Ferretti e Outros, 2002: 39-42). Continuam costume encontrado em jornais do sculo XIX, como no Jornal Eco do Norte, de 06/06/1835, contra negros que fazem certa brincadeira ao costume de suas naes; ou no Jornal O Pacotilha, de 20/01/1885, contra umas pretas e negrinhas Rua da Alegria, canto da Tapada, onde celebram as mais indecentes usanas dos ritos de corrupo a que elas se entregam sem considerao de ordem alguma pelas pessoas do lugar. Ainda sobre este tema, O Publicador Maranhense de 14/10/1876, informava sob o ttulo Bruxaria: A polcia aprendeu hontem nos baixos de um sobrado do Largo do Palcio, 15 indivduos de cor dos quais um do sexo masculino, que se occupavam na pratica de feitios e outras crendices, com que taes espertalhes abusam da credulidade de quem lhes d ouvidos.

5 Festividades e costumes populares foram portanto controlados com rigor desde os tempos coloniais at fins do imprio e durante a primeira metade do sculo XX. Os escravos, ndios e mestios eram cerceados em suas atividades por inmeras prescries6. Mundicarmo Ferretti (2004) publicou e discutiu o processo da escrava maranhense Amlia Rosa, a rainha da Pajelana, julgada e condenada em S.Lus no final da dcada de 1870. Como diz Mundicarmo Ferretti (2004: 22) No Maranho a priso de curandeiras e pajs no final do sculo XIX e a represso a terreiros afro-maranhenses na primeira metade do sculo XX foram bastante registradas por jornalistas, muitas vezes cobrando das autoridades maior rigor no cumprimento da lei e das determinaes de rgos pblicos, criados para atuar nas reas de sade pblica e encarregados da fiscalizao dos terreiros. Analisando o processo contra a pajelana no Maranho, Mundicarmo Ferretti (2004: 50), comenta: Como pretendemos ter demonstrado, mesmo que verdadeira a acusao de sevcias realizadas por Amlia Rosa com ajuda de vrias pessoas do seu grupo, a sua primeira priso e o seu processo so suficientes para demonstrar a existncia, em So Lus, na segunda metade da dcada de 70 do sculo XIX, de uma manifestao religiosa autnoma de negros, denominada de paj, e para demonstrar que, tanto seus rituais como os procedimentos teraputicos a ela associados eram severamente repudiados pelas camadas dominantes e reprimidos pela polcia.

Mundicarmo Ferretti caracteriza a existncia no Maranho de uma religio denominada paj ou pejelana de negros que era perseguida pelas autoridades em fins do sculo XIX. Como o exerccio da cura e da medicina era considerado um privilgio dos mdicos, os curadores eram considerados charlates e por isso perseguidos. Tal situao continuou at aps a metade do sculo XX, como constata Motta (2007).

Dona Deni, chefe da Casa das Minas nos informou ter ouvido das mais velhas, que na poca da escravido as danas nos terreiros de mina em So Lus eram muito escondidas e as festas de pretos s eram realizadas em dias de festas de santos catlicos. Disse que a Casa das Minas devia funcionar como uma senzala, e como a Casa de Nag, era esconjurada e considerada como casa de macumbeiros. Pessoas ricas e pobres tinham medo e quando passavam na frente se benziam, costume que, segundo temos notcias, se continuou pelo menos ainda na dcada de 1960. Acha que depois da abolio que puderam organizar festas, com permisso das autoridades pblicas. Assim mesmo lembra que houve muitas perseguies e muita gente foi castigada por danar mina. Por isso considera que s aps a abolio da escravatura que deve ter sido realizada a primeira feitoria de tobossis7 em que foi preparada me Andresa, famosa chefe que dirigiu a Casa das Minas entre 1914 e 1954. Como mostramos em outro trabalho (Ferretti, 1996), membros da irmandade da Casa das Minas relataram casos de perseguies religiosas que sobrevivem na memria do grupo. Na poca da chefia de me Hozana, a chefe da casa mandou o tocador Gregrio Vieira, pai Amlia, cobrir os assentamentos dos voduns no quarto dos santos, medida
Beatriz Gis Dantas (1988: 165) observa que o Cdigo Criminal de 1830 no inclua perseguio aos feiticeiros, mas o Cdigo Penal de 1890 incriminava no s o curandeiro mas tambm o feiticeiro, juntamente com outras categorias como espritas e cartomantes. A mesma autora informa adiante (id: 171): que, no Cdigo Penal consolidado em 1932 mantiveram-se os artigos referentes ao exerccio do curandeirismo e da magia... Yvonne Maggie (1992: 47), informa que no Cdigo Penal promulgado em 1942, aps intenso debate retirada a categoria espiritismo. A doutrina estabelecida por esse artigo (157) define os charlates e aponta o candombl e a macumba como perigosos e criminosos. Esses artigos continuam inalterados at o Cdigo mais recente (1985). 7 Segundo a tradio, teria havido na Casa das Minas Jeje de So Lus, duas feitorias de tobossis, ou festas grandes de iniciao de filhas-de-santo, no se sabendo se houve outra. A ltima foi realizada entre dezembro de 1914 e janeiro de 1915. A feitoria ou barco anterior teria sido realizada por volta de 1900, quando foram iniciadas Me Andresa, Me Leocdia e outras vodunsis-gonja (Ferretti, S. 1996: 62-63).
6

6 tomada com receio de perseguies policiais que periodicamente os terreiros estavam sujeitos, como ocorreu em 1912 com os terreiros de Alagoas, (cuja perseguio originou os objetos de culto da chamada Coleo Perseverana conservada no Instituto Histrico e Geogrfico do Estado). Na gesto de me Andresa frente Casa das Minas, na poca do Estado Novo, a polcia do Maranho queria transferir os terreiros do centro da cidade para a periferia, inclusive a Casa das Minas. Entre diversas estrias de perseguies aos terreiros nesta poca, vrias pessoas contam que os soldados passavam a noite toda escutando e perseguindo o batuque dos terreiros em um bairro e no os conseguiam encontrar, s as localizando a casa na manh seguinte quando j haviam silenciados o toque dos tambores. V Voltando as notcias de jornais, no jornal, A Tarde de 30 de Junho de 1915, encontramos notcias de um bumba-meu-boi informando que: percorreu as ruas da capital, naquela algazarra infernal ... escandalizando a nossa civilizao e perturbando o socego pblico. H tempos que essa brincadeira foi relegada para os pontos afastados da urbe, de vida menos intensa e agitada e de menor progresso e desenvolvimento. Mas agora o boi investiu contra a cidade e vai Praa Joo Lisboa, ao nosso principal salo pblico, ponto mais central, mais cuidado do municpio e a volta a exibir sua grotesca e brilhante ruideza. Coisas da poca.

As comemoraes populares eram vistas como atraso, como falta de desenvolvimento, de progresso e de civilizao e pediam-se providncias e o controle da polcia para garantir o sossego das famlias. Ilustrando o controle policial sobre festas populares em So Lus, Emanuela Ribeiro (1998) localizou no Arquivo Pblico do Estado do Maranho, entre documentos da Secretaria de Polcia, grande quantidade de pedidos de licenas para a realizao de festas, concentrados sobretudo no perodo entre 1885 e 1930, sendo 44 com registro de pedido para festa de mina, 14 com registro de tambor e 70 com registro de festa do Divino. Entre 1876 e 1913 localizou 59 pedidos de licena para bumba-meu-boi. Como exemplo da redao dos documentos apresenta os seguintes (Ribeiro: 1998, p. 13 - 21: De conformidade com o meo despacho desta data concedo licena a Josephina Seguins de Oliveira para divertir-se com a dana intitulada de Minas na casa de sua residncia rua da Madre de Deus desta cidade, 4 distrito policial, nos dias 24, 25 e 31 do corrente e 1, 5 e 6 de janeiro do anno prximo vindouro, no devendo exceder s dez horas da noite. Seja a presente licena submetida ao visto da autoridade policial do distrito, para os fins convenientes. Secretaria de Polcia. Maranho, 12 de dezembro de 1897, Assinatura

Virginia Maria da Conceio vem mui respeitosamente solicitar de V. Excia a permisso para durante seis meses ter lugar a brincadeira do tambor no lugar denominado Casa Grande das Minas, rua da Madre de Deus desta cidade.

Hosanna da Conceio Ferreira, precisando festejar (com as demais pessoas componentes de uma Irmandade Religiosa, muito antiga, sob sua direo, nesta capital, rua de So Pantaleo n 199, - na conhecida Casa das Minas o Glorioso So Joo Baptista, com ladainhas e dansas de tambor religioso de Mina (...)

Ilmo. Senr. Chefe de Polcia do Estado. Passe-se portaria concedendo a licena requerida, restringindo-se a obteno de donativo para fora do

7 permetro da cidade. Secrt. De Pol. Mar. 29 de Fevereiro de 1896 (Assinatura) Osana Maria da Conceio desejando realizar em sua casa de residncia a Rua de S. Pantaleo quase subrbios desta Cidade, a festividade do Divino Esprito Santo, que tem por devoo fazer todos os annos, vem respeitosamente solicitar de V. Ss a respectiva licena para gariar donativos nesta cidade, e pella Ilha deste Estado, para auxiliar os ditos festejos, e tocar as respectivas caixas no interior de sua casaa nos dias que tiver lugar os ditos festejos. A Suppr garante toda a boa ordem e respeito a moral pblica como o tem feito os mais annos. Maranho, 29 de Fevereiro de 96. Por Ozana Maria da Conceio, Joo Jos Pereira de S.

Sobre pedidos de licenas a Polcia para a Festa do Divino, que so em nmero de 70, entre 1890 e 1928, foram localizados diversos pedidos em nome de Hosana Maria da Conceio, rua de So Pantaleo, 201: 1896, 1899, 1909 e 1912, trata-se de me Hosana, que foi a terceira chefe da Casa das Minas e organizava festas do Divino (Ferretti, S. 1995). H pedido em nome de Severa Soeiro, no Caminho Grande em 1910. Trata-se da famosa me-de-santo conhecida como V Severa, que teve importante terreiro de mina no local conhecido como Apiadouro, em frente da atual Escola Tcnica. Em 1928 h pedido de licena para festa do Divino por dona Anastcia Santos, do antigo Terreiro da Turquia no bairro do Sacavm.

VI

Na dcada de 1930 os pedidos de licena para a realizao de festas populares e religiosas passaram a ser publicados na imprensa, na coluna de casos policiais, pedidos de licena para a realizao de festas, como por exemplo, em O Imparcial de 05 de janeiro de 1932, informando que Noemi Cardoso (Fragoso) obteve permisso da polcia para tocar tambor de mina no Cutim Grande durante este ms; no dia 06 de janeiro de 1932, que (Nh) Alice Cruz, residente no Caminho do Sacavm, obteve licena para tocar tambor de mina durante este ms; Jos de Ribamar Gomes obteve licena para tocar tambor de mina no Piranhenga. Estas autorizaes aparecem junto com outras: para ensaiar Chegana que percorrer as ruas nos dias de carnaval, para sair pelas ruas com o reis denominado Filhos de Israel, o cordo de reis Flor da Cana (Cainha Verde), para visitar diversas casas. Tais autorizaes eram divulgadas junto com outras, para funcionamento do Place Clube, para jogo de domin e dama num botequim e outras, como mostrou a orientanda Danusa Ribeiro Soares em relatrio ao PIBIC e em monografia de concluso do Curso de Cincias Sociais na UFMA. Encontramos tambm em O Pacotilha, de 18/04/1935, licenas dadas pela 1 Delegacia para a Festa do Divino para Julieta da Paixo, Severa Soeiro, Porfiro Batista, Leopoldina Meireles e Andresa Sousa. Consta das licenas que s podero tocar foguetes pela manh, ao meio dia e noite, por ocasio das ladainhas. Verificamos assim que o controle era rigoroso e severo. Este controle sobre festas populares continuou ao longo do sculo XX e temos documentao do mesmo pelo menos at fins da dcada de 1950, embora tenha continuado at muito depois dessa data. Atravs da pesquisadora Zelinda Lima conseguimos cpias de Portarias da Chefatura da Polcia Civil, publicadas no Dirio Oficial do Maranho, nas dcadas de 1920, 1930 e 1940, controlando a realizao de festas de bumba-meu-boi em So Lus. Por estes documentos constatamos que conforme o D.O. de 07/06/1920, o Delegado Geral da Segurana, tornava pblico que: expressamente prohibido tocar bombas no permetro urbano, fazer brincadeiras de bumba-meu-boi, bem assim como tocar a caixa do Divino Esprito Santo. Na poca do Estado Novo o Chefe de Polcia do Estado, Dr. Flvio Bezerra, em Portarias publicadas no D.O. de 23/06/1939; 21/06/1940; 19/06/1943; 24/06/1944, entre outras medidas relacionadas com o controle da venda de bebidas alcolicas e do trnsito,

8 resolve: Proibir que os boi-bumba percorram o permetro urbano da cidade, em demonstraes de suas danas caractersticas, o que s podero fazer no permetro suburbano, a partir da esquina da Avenida Getulio Vargas, com a rua Senador Joo Pedro, para o lado do Anil; Proibir os bailes ao ar livre ou sob as arvores do largo do Joo Paulo.

Possumos cpias de medidas semelhantes de junho de 1949. Na poca havia o pretexto de que o encontro de grupos de bumba-meu-boi costumava acarretar disputas com tiros e mortes. Em So Lus, at fins da dcada de 1950, no perodo junino os grupos de bumba-meu-boi eram proibidos de penetrar no permetro urbano, devendo se concentrar no bairro do Joo Paulo. VII Sabemos que na Bahia os terreiros de candombl foram liberados de pagar taxa polcia em 1976. Em So Lus, os toques de tambor de mina foram liberados do controle policial somente em 1988, em funo das comemoraes do centenrio da abolio da escravatura e devido a interesses tursticos e culturais. Estivemos, no Municpio de Santo Amaro do Maranho, no Litoral Norte do Estado e fomos assistir a uma festa de aniversrio de bumba-meu-boi, num terreiro de cura no povoado de Boa Vista no ano de 2000. O chefe do terreiro nos informou que pagava semestralmente R$ 180,00 de licena polcia para funcionamento de sua casa e que naquela festa pagou R$ 35,00 de licena para ter a garantia de que desordeiros no viessem perturbar. Mesmo assim constatamos a presena desagradvel de um bbado que avanou a cavalo sobre os assistentes e s foi contido depois de causar bastante confuso. No passado a igreja e o Estado organizavam festas suntuosas que sacralizavam a realeza e o poder. O rei e a religio, numa aliana colonizadora, estendiam o seu manto protetor e repressor sobre as comunidades, manto este que apenas por ocasio de festividades coloria-se com exuberncia (Priori, 1994: 15).

Atualmente as autoridades procuram estimular festas populares na perspectiva de valorizao da indstria do turismo. Hoje lderes polticos tm interesses eleitorais em apoiar festas populares, pois este apoio implica na expectativa de votos. Tendo em vista o recente crescimento do fluxo turstico, incentivando por autoridades governamentais e pela propaganda da mdia, as festas religiosas e populares esto sendo apoiadas por um lado e por outro lado correndo o risco de se descaracterizarem e de perderem a autonomia, caindo no clientelismo poltico. Enfrentam tambm o risco da no continuidade, quando antigos festeiros e lderes religiosos, vem seus filhos serem atrados pelo invaso de religies eletrnicas aliengenas, em geral totalmente avessas s tradies da cultura local. Enfrentando perseguies preconceitos no passado, como ainda hoje e correndo no presente, riscos da concorrncia com outras formas religiosas e de manipulaes por interesses alheios, as festas religiosas populares constituem entretanto uma constante na histria local e um dos componentes da identidade maranhense que persiste ainda hoje com grande vigor.

Referncias bibliogrficas: AFFONSO, Joo. Trs sculos de Moda. Belm, Conselho Estadual de Cultura, 1976. (Original, 1923). AZEVEDO, Alusio. O Mulato. So Paulo, tica, 1983.

9 DANTAS, Beatriz Gis. Vov Nag e Papai Branco. Usos e Abusos da frica no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1988. DUARTE, Abelardo. Catlogo Ilustrado da Coleo Perseverana. Macei: Instituto Histrico e Geogrfico de Alagoas, 1974. DURKHEIM, mile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. O sistema totmico na Austrlia. So Paulo, Paulinas, 1989. FERRETTI. Sergio F. Querebent de Zomadonu. Etnografia da Casa das Minas. So Lus: 2 Ed. Rev. EDUFMA, 1996, (Original, 1985). _________. Diversidade religiosa, integrao e conflito no Maranho. Trabalho apresentado no Frum de Pesquisa Venturas e Aventuras Religiosas, na XXII Reunio Brasileira de Antropologia, Braslia, 15 a 19/07/2000. 12 p. Mmeo. ________. Festas e costumes do Maranho no passado. (Includo no Relatrio da Pesquisa Religio e Cultura Popular. So Lus, 2000, 22, p. mmeo, Indito. FERRETTI, Sergio. e Outros. Tambor de Crioula Ritual e Espetculo. So Lus, CMF, 2002. FERRETTI, Mundicarmo M. R. Perspectivas das religies populares no Maranho no prximo milnio. Anais do Seminrio de Estudos organizado pelo INTECAB-MA, em Outubro de 1998. So Lus, INTECAB-MA, 2000, 46 p. Mmeo. __________. Pajelana do Maranho no sculo XIX, o processo de Amlia Rosa. So Lus: CMF/FAPEMA, 2004. GALARD, J. e LAGO, Pedro C. O Olhar distante. Brasil 500 anos, Mostra do Redescobrimento. So Paulo: MEC/Fundao Bienal de So Paulo, 2000. HOORNAERT, Eduardo. Histria da Igreja no Brasil. Petrpolis, Ed. Vozes, 1977. JANSEN, Jos. Teatro no Maranho (At o fim do sculo XIX). Rio de Janeiro, Grfica Olmpica, 1974. KIDDER, Daniel. Reminiscncias de Viagens e Permanncias nas Provncias do Norte do Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia/ EDUSP, 1980. LISBOA, Joo Francisco. Crnica do Brasil Colonial. (Apontamentos para a Histria do Maranho). Petrpolis, Vozes/ INL, 1976. ________. Obras de. Vol. IV. So Lus, Alumar, 1991. MAGGIE, Yvonne. Medo do feitio: Relaes entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1992. MRIAN, Jean-Yves. Alusio Azevedo Vida e Obra (1857-1913). Rio de Janeiro, Minc/ PrLeitura/ INL, 1988. MORAES, Jomar. Guia de So Lus do Maranho. So Lus, 2 Ed. Legenda, 1995. MOTA, Christiane de Ftima e Silva. Doenas e aflies: sobre o processo teraputico na pajelana. Diss. de Metrado. So Lus: PPGCS/UFMA, 2007. MOTT, Luiz. A inquisio no Maranho. So Lus, EDUFMA, 1995. PACHECO, Dom Felipe Condur. Histria Eclesistica do Maranho. So Lus, SENEC/DAC, 1969. PRAZERES, Frei Francisco de Nossa Senhora dos. Poranduba Maranhense. In: Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Rio de Janeiro, 1891,, T. LIV, Parte I, p. 4-282 (Original, 1818). PRIORI, Mari del. Festas e Utopias no Brasil Colonial. So Paulo, Brasiliense, 1994. QUEIROZ, Maria Izaura Pereira de. Carnaval Brasileiro. O vivido e o mito. So Paulo: Brasiliense, 1992.

10 RHRIG ASSUNO, Mathias. Popular culture and regional society in nineteenth-century Maranho, Brazil. In: Bulletin of Latin American Research, Vol. 14, N. 3 pp 265-286, Great Britain, 1995. RIBEIRO, Emanuela Sousa. Requerimentos de Licenas para Festas na Secretaria de Polcia de So Lus (1873-1933). So Lus: UFMA/PPPG, Relatrio Semestral de Bolsa de Iniciao Cientfica, 1998. _______. O poder dos leigos. Irmandades religiosas em So Lus no sculo XIX. So Lus: Monografia de concluso do curso de Histria na UFMA. 2000. Mmeo. SOARES, Danusa Ribeiro. Relatrio de Pesquisa. So Lus,UFMA/CEB/DAS/PIBIC, 1998. _________. Prtica religiosa afro-brasileira: Trajetria de vida e luta pela afirmao da identidade religiosa. So Lus: Monografia de concluso do curso de Cincias Sociais, UFMA, 1999, 102 p. ilustr. Mmeo. VIEIRA FILHO, Domingos. Os escravos e o cdigo de posturas de S. Lus. In: Revista Maranhense de Cultura. So Lus, FUNCMA, II, jan-jun 1978, 2: 16-21.

IX Simpsio anual da ABHR GT 7 Religies Afro-brasileiras e Kardecismo

RESUMO: Preconceitos e proibies contra religies e festas populares no Maranho Sergio F. Ferretti, Dr. em Antropologia, Prof. da UFMAe.mail: ferretti@elo.com.br

Como em outras regies do pas, no Maranho havia no passado um desinteresse generalizado contra as religies e festas populares, especialmente as afro-brasileiras, que eram consideradas supersties atrasadas e hoje so vistas pelas autoridades, como representativas de nossa identidade cultural. As procisses e festas de santos eram de grande importncia, mas h dificuldades para localizar informaes escritas sobre festas populares no passado em funo do desinteresse pela cultura no erudita, sendo mais fcil encontrar referncias a proibies, sobretudo das autoridades eclesisticas, condenando as manifestaes populares. Atualmente as autoridades procuram estimular o carnaval, as festas e a religiosidade popular na perspectiva de valorizao da indstria do turismo. Sendo apoiadas pelas autoridades e pela mdia, mas correndo o risco de se descaracterizarem, de perderem a autonomia e cair no clientelismo poltico, as festas religiosas populares constituem entretanto, uma constante na histria local e um dos componentes da identidade maranhense que persiste ainda hoje com grande vigor.

Potrebbero piacerti anche