Sei sulla pagina 1di 14

Biologia A Citologia I

Citologia - 1
Citologia, mais uma palavra de origem grega, significa estudo das clulas. Todos os organismos vivos so compostos por unidades funcionais e estruturais denominadas clulas. Podem ser comparados como tijolos em uma casa. Juntas, formam um organismo. Existem organismos unicelulares, constitudos por apenas uma clula (como bactrias, protozorios, entre outros) e organismos pluricelulares, compostos por muitas clulas (como os animais e as plantas, por exemplo).

A CLULA
O microscpio eletrnico revelou a existncia de dois tipos fundamentais de clulas: as procariticas (do grego: pro = primitivo e karia = ncleo) e as eucariticas (do grego: eu = verdadeiro e karia = ncleo). Os organismos procariontes so seres unicelulares e suas clulas so de estrutura primitiva. Elas no possuem ncleo organizado (mas sim uma regio onde se localiza o material gentico, denominada nucleide) nem organelas membranosas. Possuem ento uma organizao bem simples. Bactrias e cianobactrias so exemplos de animais procariontes. J os organismos eucariontes so seres pluricelulares e a principal caracterstica de suas clulas ter seu espao interno dividido em inmeros compartimentos membranosos. Um desses compartimentos o ncleo celular que nos eucariontes separado do resto da clula por uma membrana denominada carioteca. Por isso dizemos que os eucariontes possuem o ncleo organizado ou verdadeiro. Podemos diferenciar dois tipos celulares bsicos dentro da categoria clulas eucariticas: as clulas animais e as clulas vegetais. Elas diferem quanto presena de algumas organelas e estruturas. Veja as figuras e as tabelas abaixo para compreender melhor as diferenas entre clulas eucariticas e procariticas e as diferenas entre clulas animais e vegetais.

Um pouco de histria
A clula foi observada pela primeira vez no sculo XVII pelo ingls Robert Hooke utilizando um microscpio ainda iluminado por vela. Ele analisou um pedao de cortia e observou que ele era composto por muitos compartimentos vazios lembrando um favo de mel. Hoje sabemos que o material observado por Hooke, a cortia, composta por clulas j mortas e, portanto, sem contedo. Mais tarde, no sculo XIX, Mathias Schleiden e Theodor Schwann, baseando-se em observaes feitas atravs de um microscpio tico (que aumenta a imagem at 1200 vezes), formularam a Teoria Celular. A teoria celular afirma que todos os seres vivos so compostos por unidades denominadas clulas. Nos anos 50 (sec. XX) a inveno do Microscpio Eletrnico, capaz de aumentar at 200.000 vezes a imagem observada, revolucionou totalmente a biologia celular e molecular!! Com ele foi possvel a descoberta de muitas organelas e o entendimento de muitos tpicos antes incompreendidos do funcionamento celular!

Figura 1: Microscpio tico comum.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Figura 2: Clula procaritica. Repare que ela no apresenta ncleo organizado nem nenhuma organela membranosa.

Figura 3: Clulas eucariticas (animal e vegetal) com respectivas organelas. Repare que estas sim apresentam ncleo organizado e organelas membranosas.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Tabela 1: Tabela comparando uma clula bacteriana com uma animal e uma vegetal. clula bacteriana no apresenta ncleo, porm a regio aonde se instala o material gentico dela (DNA) chamada de nucleide.

*A

A MEMBRANA CELULAR
Cada clula revestida por uma fina camada composta por lipdios e protenas chamada de Membrana Celular. Ela a responsvel por separar o meio intracelular (meio de dentro da clula) do meio extracelular (fora da clula). Esse isolamento permite a formao de um microambiente dentro da clula que favorece o acontecimento das reaes celulares! Por isso dizemos que a membrana plasmtica tem Permeabilidade Seletiva (em outras palavras, seleciona o que entra e sai). A membrana celular existe em todas as clulas, sem exceo.

A membrana celular composta basicamente por uma bicamada de fosfolipdios com protenas mergulhadas (por isso que constantemente chamada de membrana lipoprotica). Externamente a membrana pode conter alguns carboidratos associados, compondo o glicoclix. Entre os fosfolipdios possvel observar algumas molculas de colesterol.

Figura 4: Esquema de uma membrana celular e seus componentes.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

- Os fosfolipdios
Os fosfolipdios so molculas formadas por uma cabea de fosfato e duas caudas lipdicas.

comunicar a clula do que se passa fora dela e viceversa. Tambm servem para contextuar a clula no meio em que est. Elas tambm participam do transporte de molculas para dentro ou fora da clula. Esse processo pode ou no gastar energia qumica.

- O glicoclix
O glicoclix como uma malha formada por carboidratos que se encontra presa externamente membrana celular das clulas animais, somente. Alm de proteger a clula contra agresses fsicas e qumicas, retm nutrientes e outras molculas prximas a membrana, permitindo a formao de um microambiente adequado em torno da clula, proporcionando assim um bom funcionamento celular.
Figura 5: Exemplo de fosfolipdio. A parte amarela (lipdica) hidrofbica e a parte azul (fosfato) hidroflica. Repare que somente a parte azul entra em contato com o meio intracelular e extracelular, enquanto que a amarela tem funo de isolante. Repare tambm na presena de protenas mergulhadas na membrana plasmtica.

- O colesterol
Molculas de colesterol encontram-se entre os fosfolipdios na membrana plasmtica das clulas animais, apenas. Sua funo dar maior fluidez para a membrana.

A cabea de fosfato hidroflica, ou seja, tem afinidade por gua. A parte lipdica hidrofbica, ou seja, no tem afinidade por gua. Posicionados um ao lado do outro (os fosfolipdios tem afinidade qumica um pelo outro) eles formam uma membrana flexvel e resistente, como a parede de uma bolha de sabo. A membrana dupla e composta por fofolipdios de modo que a parte de dentro da membrana hidrofbica e o parte externa (que entra em contato com o meio e com o interior da clular) hidrofilica, isolando-se a parte de dentro da clula da de fora. Os fosfolipdios deslizam entre si, permitindo a formao de uma estrtura conhecida por modelo mosaico-fluido, aonde as protenas e outras molculas mergulhadas na membrana mudam constantemente e aleatoriamente de lugar, como bias boiando num lago.

Especializaes da Membrana
Algumas clulas podem apresentar um trecho da membrana especializada para alguma deternida funo. Sero dados dois exemplos:

Microvilosidades
Microvilosidades so dobras na membrana (em forma de dedinhos) que aumentam a superfcie de contato entre clula e o meio. Clulas que precisam fazer muita troca com o meio (por exemplo, as clulas da parede do intestino, que absorvem os nutrientes ingridos na alimentao) costumam apresentar um grande nmero de microvilosidades
Figura 6: esquema representando clulas com microvilosidades. (so essas dobras no topo da clula)

- As protenas
As protenas encontram-se incrustadas na bicamada lipdica (ou membrana plasmtica). Elas podem atravessar a membrana (nesse caso so chamadas de protenas transmembranicas) assim como podem estar aderidas apenas da parte interior ou exterior da membrana. Elas so as responsveis pela comunicao entre a parte interior e a exterior da clula. Vo

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Desmossomos
Os desmossomos (ou cinto de adeso ou juno oclusiva) tm a funo de unir clulas vizinhas. o que permite a formao de tecidos. Voc nunca se perguntou: se eu sou composto por clulas todas separadinhas, por que que quando eu bebo gua a gua pra no meu estmago, ao invs de passar por entre as clulas e banhar todo o meu corpo? ou como que o intestino retm tudo o que ele retm sem deixar vazar?? Pois . Os desmossomos do a sustentao ao epitlio, grudam as clulas umas nas outras e permitem a formao de cavidades, bolsas, rgos e tudo mais.

Endocitoses e Exocitoses
Endocitoses (endo = dentro ; cito = clula) so processos celulares para colocar algo para dentro da clula. Existem dois tipos bsicos: a Fagocitose e a Pinocitose. Exocitoses (exo = fora ; cito = clula) So processos celulares que expulsam algo de dentro da clula (um exemplo a clasmocitose).

Fagocitose
Fagocitose (fago = comer ; cito = clula) o processo em que a clula endocita particulas slidas. Nesse processo a clula engloba a partcula slida (com ajuda de pseudpodes), trazendo-a para seu interior. Uma vez terminada a fagocitose a partcula se encontra dentro da clula, encerrada em uma vescula membranosa (fagossomo). Os seres unicelulares se alimentam, em geral, atravs de fagocitose. A fagocitose utilizada no nosso corpo por alguns tipos de clulas. Os macrfagos, clulas que realizam a limpeza de nosso corpo, fagocitam partculas invasoras, restos de clulas mortas e materiais inteis e os digerem.

Pinocitose
Pinocitose (pino = beber ; cito = clula) o processo em que a clula endocita partculas lquidas ou muito pequenas. Nesse processo a membrana afunda no local de contato com a partcula formando uma invaginao (ou reentrncia). Em seguida as bordas da reentrncia se fecham liberando no citoplasma uma bolsinha membranosa (pinossomo) contendo em seu interior o material pinocitado.

Figura 7: Clulas da parede intestinal contendo microvilosidades na superfcie que entrar em contato com os nutrientes e contendo desmossomos entre as clulas vizinhas (junes compactas e cinto de adeso). Repare que tudo isso estruturado por feixes e filamentos de actina (uma protena).

Figura 8: Esquema representando a fagocitose (acima) e a pinocitose (abaixo). Repare na formao dos pseudpodes em torno da partcula fagocitada enquanto que na pinocitada h formao de uma invaginao por onde a partcula mergulha na membrana celular. Em ambos os casos a partcula final est no interior da clula envolta por uma membrana.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Exocitose
A exocitose o processo em que a clula coloca partculas para fora (desde restos de alimento que no servem para nada quanto hormnios e enzimas produzidas que atuam no meio extracelular). Vesculas contendo o material a ser exocitado se fundem membrana liberando seu contedo no meio extracelular.

de partculas) que no gasta energia para acontecer. Seu resultado uma distribuio homognea do soluto. O transporte ativo, ao contrrio do passivo, vai contra o gradiente de concentraes. Ou seja, ele tende a acumular um soluto em um determinado local. O resultado final uma distribuio heterognea. Por ir contra o gradiente e proporcionar um resultado no natural ele gasta energia qumica para acontecer. Por isso chamado de Transporte Ativo. Obs: Soluto o material que est dissolvido no solvente. Um exemplo pode ser um copo com tinta dissolvida em gua. A tinta seria o soluto enquanto a gua o solvente. Logo abaixo sero explicados trs tipos bsicos de transporte passivo (a difuso simples, a difuso facilitada e a osmose) e o transporte ativo.

Figura 9: Esquema representando uma exocitose. Repare que a membrana da vescula se funde membrana celular e o contedo despejado para fora da clula.

Aps o tpico Organelas, nessa mesma apostila, h um timo exemplo de endocitose e exocitose: a digesto intracelular.

Permeabilidade Celular ou Transporte de Membrana


Uma clula, para funcionar bem, deve conter em seu interior determinadas molculas (protenas, acares, cidos nuclicos, etc.) que no so to abundantes no meio em que ela est mergulhada. A membrana celular nesse caso funciona como barreira mantendo o que interessa para dentro da clula e o que no interessa do lado de fora. A membrana atua, portanto, selecionando o que vai entrar ou sair da clula. Esse processo de passagem de molculas atravs da membrana celular chamado de Transporte Celular e pode ser dividido em duas categorias: transporte passivo e transporte ativo. O transporte passivo ocorre como uma tentativa de igualar concentraes antes desiguais. Para ele acontecer necessrio existir um gradiente de concentraes, ou seja, duas regies com diferentes concentraes de soluto. O transporte passivo um processo natural (distribuio aleatria

Difuso Simples
Primeiramente vamos procurar entender o conceito de DIFUSO. Na difuso, as partculas de soluto se movem do local de maior concentrao para o de menor concentrao de soluto, at que as concentraes se igualem (a favor do gradiente de concentraes). Portanto necessria uma diferena inicial de concentraes. Para se compreender difuso, imagine uma gota de tinta caindo dentro de um copo com gua. Com o passar dos segundos a gota vai se difundindo pelo copo at que o copo todo apresente uma cor homogenea (a concentrao de tinta em cada canto do copo igual). Isso a difuso!! O soluto vai se difundindo devagarzinho at ocupar igualmente o espao existente.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Figura 10: Representao de algumas partculas se distribuindo em um bquer com gua por difuso.

A difuso pode acontecer tanto dentro da clula quando entre a clula e o meio (que o que vamos tratar agora). A difuso simples a passagem do soluto por entre a membrana plasmtica (sem ajuda de protenas transportadoras) at que as concentraes intra e extracelulares se igualem. Como a passagem atravs da membrana, as partculas tm de ser bem pequenas. Esse um movimento espontneo e casual das molculas e, portanto, no gasta energia qumica da clula ( um transporte passivo, e como todo transporte passivo, no gasta energia). Esse tipo de transporte responsvel, por exemplo, por manter os nveis intracelulares dos gases da nossa respirao (O2 e CO2). Enquanto consumimos o O2 de dentro de nossas clulas, por difuso vai entrando mais na tentativa de igualar a concentrao intracelular com a do meio. O inverso ocorre com o CO2, que produzido em grande quantidade dentro da clula mas por difuso sai aos poucos pelo fato de as concentraes extracelulares de CO2 serem menores do que as intracelulares (ver figura 12).

Figura 11: Exemplo de difuso simples. Nesse caso as partculas passaram do compartimento B para o A, atravs de uma membrana semi-permevel (como a membrana plasmtica) at que se atingiu concentraes iguais dos dois lados.

Figura 12: Exemplo de difuso simples. Repare que aps a difuso as concentraes intra e extracelulares dos dois componentes so iguais. Com os gases da nossa respirao funciona assim. Produzimos altas concentraes de CO2 dentro das clulas e consumimos todo o O2 (portanto, dentro das clulas temos baixas concentraes desse gs). Por difuso simples as concentraes de gases tornam-se iguais as encontradas no meio (entra O2 e sai CO2).

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Difuso facilitada
A difuso facilitada muito similar Difuso Simples, porm agora as partculas so maiores e no conseguem passar pelos espaos entre fosfolipdios da membrana. Para conseguirem passar elas precisam da ajuda de protenas transportadoras, associadas membrana.

Figura 13: Esquema representando como uma protena de membrana (permease) auxilia na difuso facilitada.

Para que ela ocorra necessrio um gradiente de concentraes (um local com maior concentrao que outro). E o transporte ocorre a favor do gradiente (do mais concentrado para o menos concentrado) e no consome energia qumica da clula.

A Osmose
A osmose um processo de difuso onde o que est sendo transportado no o soluto mais sim o solvente! At agora vimos dois exemplos de difuso onde o que est sendo transportado o soluto (as partculas dissolvidas no meio aquoso) com o objetivo de igualar as concentraes intra e extracelulares. Na osmose o objetivo continua sendo igualar as concentraes intra e extracelular, porm agora o que est passando para dentro ou fora da clula no mais o soluto (como na difuso), mas o solvente: a gua. Imagine duas clulas com concentraes diferentes de solutos dentro delas. Na ocorrncia de osmose a gua vai se deslocar do ambiente menos concentrado para o mais concentrado, diluindo-o (repare que o caminho inverso da difuso).

Figura 14: Duas clulas, inicialmente com concentraes de soluto e aps osmose com concentraes iguais, porm volumes diferentes. Se houvesse ocorrido uma difuso os volumes se manteriam pois o soluto (as bolinhas pequenas) que teria se movimentado, e no a gua.

Existem muito exemplos de osmose no nosso dia a dia. Quando salgamos uma salada de pepino, por exemplo, os pepinos murcham! Por que? Porque a gua sa das clulas do pepino para diluir o meio externo, com alta concentrao de ons. O comportamento osmtico de uma clula vai depender do meio em que ela estiver imersa. Meio Hipertnico: Meio com maior concentrao de ons do que o interior celular. Nesse caso a gua da clula sai para diluir o meio. Meio Hipotnico: Meio com menor concentrao de ons do que o interior da clula. Nesse caso a gua entra na clula para diluir seu contedo e igual-lo ao externo. Meio Isotnico: O meio extracelular e o interior da clula tem a mesma concentrao. Nesse caso a gua no entra nem sai.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Figura 14: Comportamento de uma clula animal (acima) e uma vegetal (abaixo) em solues de diferentes concentraes. Repare que em meio muito hipotnico a clula animal se rompe (lisa), enquanto que a vegetal no. Isso acontece porque a clula vegetal possui uma resistente parede vegetal externa a membrana que impede o rompimento da mesma.

Uma hemcia, por exemplo, uma clula que necessita de baixssimas taxas de sdio em seu interior (mais baixas do que o encontrado ao seu redor). Para conseguir manter o sdio para fora da clula ela faz transporte ativo. Protenas de membrana esto o tempo todo bombeando sdio para fora da clula.

Transporte Ativo
Foi observado que algumas substncias e partculas de deslocam contra o gradiente de concentrao, isto , intensificando a diferena de concentrao entre dois pontos. Esse processo consome energia qumica!! Para entender o porqu disso, imagine um agrupamento de partculas. Mant-las organizadas, aglomeradas em um canto demanda energia pois no natural, enquanto que deix-las se espalharem aleatoriamente e distribuidamente (o que acontece na difuso) no demanda energia (isso aconteceria naturalmente, sem que sejam necessrias foras externas). Quem absorve e essa energia e impulsiona as molculas para dentro ou para fora da clula so as protenas transportadoras de membrana, essenciais para o acontecimento do transporte ativo.

Figura 15: Esquema de uma hemcia e seus esforos para manter baixa a concentrao intracelular de sdio.

Acontece que, ao mesmo tempo em que as bombas de sdio bombeiam sdio para fora da clula, o sdio continua entrando por difuso simples, por entre os fosfolipdios da membrana (por causa do gradiente formado)! Para ento manter o sdio para fora da clula as bombas tm de funcionar muito mais rpido e intensamente do que a taxa de difuso. Esse processo gasta muita energia.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

Tabela 2: Tabela comparativa dos tipos de trocas existentes entre clula e meio ambiente.

Fonte: apostila do Anglo Vestibulares.

Agora imaginemos: o que acontece quando a hemcia morre? Quando a hemcia morre seu metabolismo pra e todos os processos que dependiam de energia param tambm. Portanto as bombas de sdio param de bombear sdio para fora. A difuso por sua vez, como no utiliza energia e um processo natural, continua! Desse modo, aps um determinado tempo, as concentraes intra e extracelulares se igualam. (Pense a respeito observando a figura 15) Outro exemplo que vale a pena ser citado o exemplo da bomba de sdio e potssio. Elas so essenciais para a passagem dos impulsos nervosos. Um neurnio precisa de baixas concentraes de sdio intracelular e ao mesmo tempo altas concentraes de potssio. A bomba de sdio e potssio bombeia 2 ons potssio para dentro enquanto que coloca para fora 3 ons sdio. Tudo isso gastando um ATP (que por enquanto chamaremos de moeda de energia da clula. Mais para frente vocs entendero melhor como que um ATP reserva energia).

Figura 16: Esquema mostrando o funcionamento da bomba de sdio e potssio. Repare que h gasto de energia (ATP) e que no h equilbrio de concentraes.

10

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

A PAREDE CELULAR
Clulas vegetais e de algas costumam apresentar parede celular, tambm conhecida por parede celulsica, parede vegetal ou membrana celulsica. uma espessa parede de grande resistncia, baixa elasticidade e totalmente permevel. Ela constituda principalmente por celulose, um polissacardeo (acares, lembram?!), que quem lhe confere toda essa resistncia. A celulose como se fosse um cordo de molculas de glicose (monossacardeo). Por apresentar tal composio ela muito rica em energia e, portanto, deveria servir como um timo alimento para ns. Acontece que no temos a capacidade de quebrar a celulose em molculas de glicose... Ento, toda celulose que entra, sai. So as chamadas fibras vegetais (boas para ir ao banheiro). Algumas bactrias apresentam o que chamamos de parede bacteriana, que diferente da parede celular e no ser abordada nessa apostila.

O CITOPLASMA
Nessa parte da apostila vamos estudar o citoplasma de uma clula eucaritica (que j apresenta ncleo organizado e organelas membranosas). O citoplasma o conjunto de todas as organelas mergulhadas num lquido chamado de hialoplasma. Vamos estud-los todos mais a fundo?

O Hialoplasma:
Tambm conhecido por citosol, o lquido que preenche a clula e onde as organelas esto mergulhadas. muito rico em protenas. Tambm contm sais, aminocidos (monmeros das protenas), monossacardeos (monmeros dos aucares) e outras substncias. Mais prximo s bordas da clula ele se torna um pouco mais denso, parecido com uma gelatina. Isso ajuda a dar sustentabilidade clula. Esse estado do hialoplasma chamado de ectoplasma.

No interior da clula o hialoplasma bastante fluido (lquido), e recebe o nome de endoplasma.


Figura 18: Esquema representando uma clula e seus dois diferentes estados do hialoplasma.

O Ncleo:
Figura 17: Esquema de uma clula vegetal. Repare na presena da parede celular.

Todas as clulas eucariontes possuem ncleo. A palavra kario em grego significa ncleo. Os eucariontes, como j dito acima, so os organismos que possuem ncleo verdadeiro. dentro do ncleo que se localiza o material gentico da clula (DNA). O DNA como se fosse a biblioteca da clula. Armazena nele as informaes para construir tudo o que for possvel para a clula.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

11

Biologia A Citologia I
O ncleo fica envolto por uma membrana denominada carioteca. A carioteca contm inmeros poros por onde entra e sai material do ncleo. O ncleo apresenta uma regio chamada nuclolo dentro dele. Nesse local so produzidos os ribossomos, essenciais para a produo de protenas. Mais adiante nos aprofundaremos no ncleo, sua atividade e sua funo.

Figura 20: Esquema simplificado de uma mitocndria. Repare que ela possui duas membranas lipoproticas.

Os Cloroplastos:
Os cloroplastos so organelas que s existem nas clulas dos vegetais e de algumas algas. Eles so os responsveis pela fotossntese, processo em que a energia solar fixada em forma de energia qumica (produo de glicose) utilizando gua e gs carbnico. Os cloroplastos, assim como as mitocndrias, tambm possuem duas membranas envolvendo-os e tambm possuem DNA prprio, podendo ento fazer auto-duplicao. Dentro dele h pilhas de saquinhos denominados tilacides, aonde se localiza a molcula de clorofila. Uma pilha de tilacides chamada de granum e o conjunto de granuns de um cloroplasto chamado de grana. O lquido interior do cloroplasto chamado de estroma.

Figura 19: Esquema simplificado do ncleo. Repare nas seguintes estruturas: carioteca com poros e nuclolo.

As Mitocndrias:
As mitocndrias so as casas de fora da clula. Elas que quebram a glicose utilizando a energia qumica liberada dessa quebra para gerar ATP (moedas de energia do organismo). Esse processo da quebra da glicose para gerar energia para a clula chamado de Respirao Celular. um processo que acontece em todas as clulas eucariticas e que consome O2 e libera CO2. Essas organelas so envoltas por duas membranas lipoproticas: uma externa e uma interna. A membrana interna normalmente apresenta dobras, denominadas cristas mitocondriais. O interior da mitocndria preenchido por um fluido similar ao hialoplasma, denominado matriz mitocondrial. Mitocndrias possuem a capacidade de se auto-duplicar, dando origem a novas mitocndrias nas clulas. Tal capacidade de reproduo est associada ao fato de essas organelas apresentarem um filamento de DNA em seu interior, denominado DNA mitocondrial. Mais tarde, quando estudarmos a teoria da endossimbiose, entenderemos a importncia da descoberta desse filamento de DNA.

Figura 21: cloroplasto.

Esquema

representando

um

12

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Biologia A Citologia I

O Retculo Endoplasmtico:
O retculo endoplasmtico uma complexa rede de tubos e bolsas membranosas que pode inclusive estar ligadas membrana celular e carioteca. Existem dois tipos fundamentais: - Retculo Endoplasmtico Liso (REL) - Rugoso Endoplasmtico Rugoso (RER) chamado de rugoso pois possui mergulhado em sua membrana um alto nmero de ribossomos, enzimas que auxiliam na produo de protenas. Por estar to ligado a produo de protenas, normalmente o RER fica prximo ao ncleo. Devido a sua grande superfcie de membrana, o retculo endoplasmtico desempenha alguns papis importantes na clula: - Transporta substncias: como costuma ser grande e abranger uma grande rea da clula ele pode acabar atuando como transportador. (lembrar que ele pode estar conectado ao ncleo e at mesmo membrana celular). - Armazena materiais: o precursor dos vacolos. Um vacolo nada mais do que uma regio do retculo endoplasmtico aumentada e armazenando alguma substncia. - Facilita reaes citoplasmticas devido presena de muitas enzimas importantes em sua membrana Algumas outras funes do Retculo Endoplasmtico so mais especficas de acordo com o tipo de retculo que estamos tratando. - Sntese de lipdios: O REL o mais especializado para sintetizar lipdios, apesar do RER tambm sintetiz-los. - Sntese de protenas: O RER o responsvel pela sntese de protenas pois ele quem apresenta os ribossomos

Como o nosso corpo no funciona sem protenas, entende-se a importncia deles. Eles no se encontram somente incrustados no RER. Eles existem por todo o citoplasma e ncleo celular. Ele est presente em todos os organismos vivos. At mesmo nos procariontes.

O Complexo de Golgi:
O Complexo de Golgi como se fosse a casa de correios da clula. Ele recebe substncias produzidas na clula toda e as envia para seus destinos. O Golgi formado por uma srie de vesculas achatadas chamadas de dictiossomos. Na periferia dos dictiossomos comum encontrar vesculas se soltando do conjunto. O aspecto geral desses sacos achatados muito parecido com o aspecto geral do retculo endoplasmtico, com a diferena de que o Golgi empilha mais regularmente seus dictiossomos. Clulas secretoras costumam ter um aparelho de golgi muito bem desenvolvido. Observe a figura abaixo para entender como o processo de recebimento e envio de substncias. Elas chegam pela face Cis, em vesculas, e so transportadas por todo o Golgi at que enviada para seu local de ao.

Os Ribossomos:
Os ribossomos no chegam a ser organelas, mas acho importante cit-los. Eles so molculas compostas por uma associao de protenas e RNA. So fundamentais para a produo de protenas.
Figura 22: Esquema de um Complexo de Golgi.

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

13

Biologia A Citologia I

Os Lisossomos:
Os lisossomos so vesculas repletas de enzimas digestivas. So produzidas no RER e normalmente no so consideradas organelas, mas sim vesculas (como os vacolos). Tem importncia fundamental no processo de digesto intracelular, explicado logo adiante.

clulas. Acontece que eles no esto presentes nas clulas vegetais e elas se dividem. Acredita-se que deve ser mesmo relacionado a diviso celular e as plantas devem utilizar outro modo. So compostos por 9 microtbulos formando uma estrutura cilndrica. Existem apenas 2 por clula.

Os Peroxissomos:
Muito semelhantes aos lisossomos, os peroxissomos contm outro tipo de enzima: as peroxidases. As peroxidases facilitam a decomposio da gua oxigenada e est presente em todos os seres vivos. A gua oxigenada txica e pode provocar mutaes! Assim, quando ela aparece nas clulas, como resultado de alguma reao, tem de ser destruda imediatamente. a que entram os peroxissomos.
Figura 23: Esquema mostrando centrolos.

Os vacolos e outras vesculas:


Os vacolos nada mais so do que sacos destacados do RER ou REL contendo um determinado material que deva ser reservado. Por exemplo os vacolos de gua das clulas vegetais nada mais so que reservas de gua. Por esse motivo (ele ser parte desenvolvida de uma outra organela) muitos cientista no consideram o vacolo uma organela, mas sim uma estrutura de reserva da clula.

Clios e Flagelos:
So compostos, assim como os centrolos e o citoesqueleto, por microtbulos. A diferena bsica entre clios e flagelos que os clios normalmente so muitos e pequenos enquanto que os flagelos so normalmente pouco numerosos e grandes. So relacionados com locomoo celular, entre outras funes.

O Citoesqueleto
Composto por uma srie de filamentos finssimos que percorre totalmente a clula, permitindo-lhe tomar o formato que for necessrio. composto por uma associao de microfilamentos de actina (protena) e microtbulos de tubulina (protena). Est muito relacionado com o movimento celular (por exemplo, fundamental para a locomoo de uma ameba atravs de pseudpodes) e com a organizao celular.

Os cetrolos:
Os centrolos so uma organela um tanto quanto polmica pois foram relacionados com o processo de diviso celular, que acontece em todas as
Material produzido por Lydia Getschko 2009

14

CURSINHO DA POLI-USP DO GRMIO POLITCNICO

Potrebbero piacerti anche