Sei sulla pagina 1di 47

APOIO PRTICA PEDAGGICA

A AD DI IV VI IN NH HA AS S,, C CH HA AR RA AD DA AS S,, P PA AR RL LE EN ND DA AS S,, P PR RO OV V R RB BI IO OS SE ET TR RA AV VA A L L N NG GU UA AS S


EDUC.INFANTIL/CICLOS DE APRENDIZAGEM I e II / EJA

Prefeito JOO HENRIQUE DE BARRADAS CARNEIRO Secretrio Municipal da Educao e Cultura NEY JORGE CAMPELLO Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedaggico ANA SUELI PINHO Equipe Tcnica da Edio Original (1996) Coordenao da Elaborao dos Cadernos KADJA CRISTINA GRIMALDI GUEDES Consultoria MARIA ESTHER PACHECO SOUB Sistematizao ANTNIA MARIA DE SOUZA RIBEIRO MARIA DE LOURDES NOVA BARBOZA ELISABETE REGINA DA SILVA MONTEIRO

Reedio Atualizada (2007) MARIA DAS GRAAS CERQUEIRA LEONE Coordenao da reedio dos Cadernos MARIA DE LOURDES NOVA BARBOZA

A reedio deste caderno atende aos objetivos da SMEC em dar suporte didtico pedaggico s atividades de sala de aula.

Esta publicao destina-se exclusivamente para o uso pedaggico nas escolas Municipais de Salvador, sendo vetada a sua comercializao. A reproduo total ou parcial dever ser autorizada pela Secretaria da Educao e Cultura de Salvador.

APRESENTAO

com muita satisfao que a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedaggico - CENAP apresenta aos professores do Sistema Municipal de Ensino, a reedio atualizada dos Cadernos de Apoio Prtica Pedaggica. Nascidos em 1996, de um trabalho de vanguarda que conectava a teoria prtica da sala de aula das escolas municipais, tais cadernos procuravam ser e certamente ainda so um instrumento estratgico da nossa luta diria para aumentar os ndices de desempenho acadmico dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Os Cadernos de Apoio Prtica Pedaggica apresentam vrios blocos de sugestes com diferentes tipologias textuais e algumas atividades voltadas para aquisio da base alfabtica e ortogrfica dos alunos, subsidiando os professores no seu saber-fazer pedaggico.

Acreditamos que quanto mais investirmos na formao continuada,na prtica reflexiva, na pesquisa de solues originais, mais ser possvel uma progressiva redefinio do nosso ofcio de professor, no sentido de uma maior profissionalizao. Atualizamos e publicamos esses cadernos, apostando no potencial criativo dos professores ,tendo em vista o bem comum de todas as crianas,jovens e adultos que freqentam as escolas municipais de Salvador. Sucesso professor, o que lhe desejamos!

Ana Sueli Pinho Coordenadora da CENAP

ADIVINHAS E CHARADAS

As Adivinhas e Charadas so textos curtos da literatura popular encontrados geralmente em forma de perguntas, versos e alguns em prosa. So enigmas verbais que foram passados pelos nossos antepassados de forma oral, geralmente aprendidos, inconscientemente, na infncia.

tambm uma forma ldica de adivinhaes populares, na qual a enunciao da idia ou fato constituda de analogias e de personificaes, ou seja, esto envolvidas em alegorias, a fim de dificultar a soluo do problema.

As Adivinhas e Charadas so to velhas quanto prpria histria, pois nas civilizaes antigas os enigmas eram expresses do culto e da magia religiosa.

Os deuses falavam de uma forma um tanto obscura e os homens tinham de interpretar suas palavras. Os decifradores granjeavam prmios preciosos e reputao divina. dipo, Salomo, Merlino e outros eram considerados possuidores da cincia divinatria das respostas e das questes difceis.

Antigamente, a decifrao de enigmas era prova de inteligncia, com o passar do tempo, a prtica perdeu o sentido filosfico. Atualmente tais enigmas so encontrados na voz annima do povo e, principalmente, na boca das crianas.

Quando perguntamos quem sabe adivinhas e charadas e as tem guardadas na memria, encontramos sempre algum que tem algumas l no "fundo do ba" adormecidas.

O folclore brasileiro rico em adivinhas, charadas, e nas cidades do interior elas so usadas como um interessante passatempo por homens, mulheres e crianas. Ao longo do tempo os prprios homens foram formando suas adivinhas e charadas.

As ADIVINHAS podem ser classificadas em:

COMUNS Exemplos: Por que o galo quando canta fecha os olhos? R- Porque sabe a msica de cor. Qual a cabea que no tem medo de pancada? R - cabea do prego.

RELIGIOSAS Exemplo: O que que o rei v uma vez, o homem toda vez e Deus nenhuma vez? R - O seu semelhante.

MALICIOSAS ou de GOGA - muitas vezes parecem ser fortes, devido sua enunciao, mas so completamente inocentes. Exemplo: O que que o homem tem atrs e a mulher tem na frente? R - A letra M.

As CHARADAS so expressas em trovas ou no e os adultos e crianas gostam de se divertir matando charadas.

As CHARADAS mais conhecidas so as Adicionadas, antigamente conhecidas como Novssimas. Para cada tipo de charada existe um mtodo especial para desvendar a palavra secreta. As charadas tambm podem ser dos tipos: sintticas, intercaladas, aforticas, apocopadas etc. Neste caderno apresentamos apenas as charadas adicionadas. A soluo das charadas adicionadas formada por dois ou mais sinnimos que somados em seqncia resultam na soluo da charada. Os algarismos indicam quantas slabas tem as palavras sinnimas que devero ser utilizadas para formar a palavra/ soluo da charada. As palavras em negrito indicam as que devero ser substitudas por sinnimos. Exemplo: Ama de leite ali , projtil. 1+1 Resp: ba + l = bala

OBJETIVOS DO TRABALHO COM ADIVINHAS E CHARADAS


Reconhecer as caractersticas desses tipos de textos. Desenvolver o raciocnio lgico. Favorecer a aquisio da base alfabtica. Aumentar o volume de escrita Valorizar e apreciar a cultura popular. Criar adivinhas e charadas. Desenvolver o esprito criativo e crtico. Divertir e integrar o grupo de alunos

CONSIDERAES PEDAGGICAS
As adivinhas e charadas divertem e provocam curiosidade, valorizam a leitura como fonte de prazer e entretenimento criando um clima de suspense que os alunos gostam de decifrar possibilita o desenvolvimento da expresso oral. e

Segundo Augusto Csar Pires de Lima Os enigmas tm para ns interesse etnogrfico, exercendo papel educativo, constituindo-se num bom entretenimento, da literatura popular atual.

As atividades de adivinhaes possibilitam a aprendizagem da lngua escrita de forma ldica e prazerosa por serem textos curtos e de fcil memorizao, ajudando os alunos a pensarem e a se concentrar na forma convencional da escrita das palavras.

ORIENTAES DIDTICAS
Ao trabalhar com Adivinhas e Charadas o professor dever fazer a : Seleo de algumas adivinhas / charadas para a aula ; Levantamento dos conhecimentos prvios dos alunos sobre elas; Confeco de tirinhas de papel com trechos das adivinhas / charadas; Realizao de rodas de adivinhas / charadas ( para as crianas adivinharem);

Construo de grficos, a partir do trabalho realizado com adivinhas/charadas, proporcionando contagem e construes de situaes-problema);

Explorao de leitura das adivinhas / charadas de vrias formas ( oral ,individual, em grupo;

Realizao de bingo com as respostas das adivinhas / charadas; Solicitao de cpias significativas das adivinhas / charadas; Aplicao de ditados variados; Realizao de lacunados; Criao de adivinhas / charadas; Realizao de torneios e competies de charadas / adivinhas. Investigao junto comunidade, sobre adivinhas / charadas Organizao do Livro de Adivinhas / Charadas Realizao de Torneio de Adivinhas / Charadas com a participao da comunidade

ADIVINHAS O que , o que ...


Por que que o boi sobe o morro?R - Porque no pode passar por baixo. Tem casa mas no mora em cima? R Boto. Tem cabea, tem dente, tem barba, no bicho e no gente? R- Alho. Tem boca, tem lngua mas no fala? R - Boca do sapato. Cai em p e corre deitado? R Chuva. Tem chapu, mas no tem cabea. Tem boca, mas no fala. Tem asa mas no voa.Tem bico, mas no belisca? R-Bule. O que , o que que est o meio do ovo? R - A letra V. O que que falta numa casa para formar um casal? R - A letra L. Quem que foge sempre quando se fala em dinheiro? R - O devedor. Quem que nasce no rio, vive no rio e morre no rio mas no est sempre molhado? R- O carioca. O que o que corre em volta do pasto inteiro sem se mexer? R - A cerca. O que que e enche a casa mas no enche a mo? R Boto Qual a formgunha que sem a primeira slaba vira fruta ? R - Sava. Qual a diferena entre a mulher e o leo? R - A mulher usa batom e o leo ruge. O que que que nunca volta, embora nunca tenha ido ? R O passado. O que que que sempre se conta e raramente se desconta? R - Idade. O que que que no de carne, nem de osso, mas enche de carne viva para aguentar espetadelas ? R - Dedal. Quais as capitais brasileiras mais faladas no ms de dezembro ?R - Natal, Belm, Salvador. O que ,o que que quando escrita com O costuma matar, escrita com A s serve para amarrar? R - Tir o / T i r a. O que o que que o ferreiro faz, o cavalo usa, no jardim flor, na comida tempero, mas no rosto marca ? R - Cravo. O que que pode passar diante do sol sem fazer sombra? R- O vento Onde se encontra o centro de gravidade? R - Na letra l . Soletre ratoeira com quatro letras? R Gato. O que que quando se perde jamais se conseguir encontrar de novo?R - O Tempo. Tenho msculos de ao, passo o ano falando com metade da populao do mundo? R - Linha Telefnica.

O que que as m ul her e s no tm e no querem ter? Os homens querem ter, mas quando tm tratam geralmente de desfazer-se dela?R Barba. O que o que cinco operrios s tem um chapu?R - Dedos dedal. O que preciso para pagar uma vela? R - Que ela esteja acesa. Quem to forte que pode parar um automvel com uma mo s? R - Guarda de Trnsito. Qual o homem que tem de fazer mais de trs barbas por dia? R - O barbeiro. O que que no tem pernas mas sempre anda? R Sapato. O que o que que d sem nada ter? R - Relgio. O que que quanto mais quente, mais fresco ? R-Po. O que que no est dentro da casa, nem fora da casa mas a casa no estaria completa sem ela? R Janela. Qual o beb que nasce com bigode? R -Gatinho O que que tem uma poro de dentes, mas no tem boca?R - O serrote. Como que se retira uma pessoa que cai num poo? R- Completamente molhada. O que acaba tudo com trs letras? R- F i m . Onde ser que voc, mesmo sem ser um banqueiro, mesmo sem ser milionrio, pode sempre achar dinheiro? R- Dicionrio. O que que tem centro, mas no tem comeo nem fim? R Crculo. Qual o policial que mais gosta do seu trabalho? R - O policial de transito. E le fica assobiando enquanto trabalha. Doena que ataca motoristas de txis? R - Taxicardia Um estado quesonha ser carro? R Ser gipe Doena que ataca policiais? R Priso de ventre O vento no leva, o sol no queima e a chuva no molha? R A sombra Qual a doena do fabricante de malas? R - Malria O jardineiro tem no rosto? R - Cravos Escreve como lpis, tem ponta de lpis e no lpis? R A lapiseira O burro faz todos os dias ao meio dia? R - Sombra Voc tem um, todos tem dois e eu no tenho nenhum? R A letra O Pelado por fora e peludo por dentro? R O nariz Pontinho azul ao sul do mapa do Brasil? R - Blumenau Se diz uma vez num minuto e duas vezes num momento? R- A letra M Capital de Estado brasileira mais segura de se viver? R Fortaleza

ADIVINHAS EM VERSOS
O que , o que mesmo ? Quero ver se vai saber, Que est bem na sua frente, Mas voc no pode ver? . R - O FUTURO O que ser, o que ser ? Que me preocupa tanto ... Viaja por todo o mundo Mas fica sempre em seu canto ? R - SELO. Todo mundo precisa, Todo mundo pede, Todo mundo d, Mas ningum segue ? R - CONSELHO. O que est fora voc joga fora. Cozinha o que est dentro E come o que est fora Depois o que est dentro voc joga fora R - ESPIGA DE MILHO.

Responda se for capaz, Sem ficar atrapalhado: Nosso Rei Pedro Segundo, Onde que foi coroado ? R - NA CABEA.

CHARADAS ADICIONADAS
Caminho, no lugar da briga de galos, e vejo um pssaro. 2+2 Resp : ando + rinha = andorinha Goste, da sigla do estado da Bahia, porque provoca desinteria. 2+2 Resp : ame + ba = ameba Naquele lugar, procure a ferramenta. 2+2 Resp : ali + cate = alicate A primeira vogal com o ser vivo embrionrio, amizade. 1 +2 Resp : a + feto = afeto A primeira vogal com sabor, o 8 ms do ano. 1+2 Resp: a + gosto = agosto O altar de sacrifcios com a fruta de pigarro, a capital de Sergipe. 2+2 Resp : ara + caju = Aracaju A carta de jogar ruim. 1+1 Resp : as + ma = asma Aqui, filha do filho serve para escrever. 1+2 Resp :ca + neta = caneta Aqui , rebanho bicho lerdo. 1+2 Resp : ca + gado = cgado Aqui, confiana bebida de infuso. 1+1 Resp: ca + f = caf O rosto e a mulher formam nome de arma de fogo. 2+2 Resp: cara + Bina = carabina

Na atmosfera, o alimento dirio instrumento de pesca. 1+ 1 Resp: ar + po = arpo Com a 1 vogal ,oceano querer bem. 1+1 Resp : a + mar = amar Na atmosfera, sofrimento entusiasmo. 1+ 1 Resp : ar + dor = ardor A governanta com ferramenta de cabo estado brasileiro do norte. 2+1 Resp : ama + p = Amap Ama de leite com planta doce excelente. 1+2 Resp: ba + cana = bacana Com a sigla do estado da Bahia, a bacia vesturio de padre. 1+2 Resp : ba + tina = batina Duas vezes, o pronome graceja do instrumento cirrgico. 1+1+1 Resp : bis + tu ri = bisturi Aqui, muito prximo um necessitado. 1+2 Resp : ca + rente = carente A planta doce oferece o nome de um pas desenvolvido. 2+1 Resp: cana + d = Canad 21. Rosto feito de cera, embarcao a vela. 2+2 Resp : cara + vela = caravela Na cabea do galo o homem transparente. 2+2 Resp : crista + Lino = cristalino Aqui, p jogo e luta na Bahia. 1+3 Resp : ca + poeira = capoeira

Aqui, pincel grosso e largo mulato das boas. 1+2 Resp : ca + brocha = cabrocha Um resto de vela avistava o pssaro. 2+2 Resp : coto + via = cotovia Dentro do ovo, a refeio, serve para dar luz ao edifcio. 2+2 Resp: clara + bia = clarabia Aqui, mentira, diabo 1+2 Resp: ca + peta = capeta A primeira vogal dirige a ave. 1+2 Resp : a + guia = guia Aqui , abalo moral , bebida forte. 1+2 Resp : ca + chaa = cachaa O animal de mama oferece a domstica. 2+1 Resp: cria + d = criada

PARLENDAS
As Parlendas so formas literrias tradicionais, de origem popular, em forma de versos de cinco ou seis slabas, com carter infantil, de ritmo fcil, declamado em forma de texto verbal estabelecendo-se como base na acentuao para entender.

Embora exista a expresso cantar parlendas, ela expressa em forma recitada. A brincadeira de Parlendas consiste em juntar as palavras com ritmo e rimando, podendo ser falada em grupo, solo ou dilogo.

Distingue-se dos demais versos pela atividade que a acompanha, na brincadeira ou movimento corporal.

A finalidade entreter crianas, jovens e adultos, passar o tempo ensinando-lhes algo. Qualquer um pode criar uma Parlenda.

Nas cidades do interior, comum pais brincarem com seus filhos, ensinando-lhes parlendas, brincadeiras etc.

Como variam bastante, algumas pessoas podem conhec-las de modos diferentes. um enunciado ldico-pedaggico, que diverte, ensina, a sua forma ritmo-sonoro-motora, desenvolve as condies psicosociais do homem.

So ditos, rimas sem msica, destinados a ensinar alguma coisa, divertir e criticar outra pessoa, isto , palavreados folclricos antigos, passados de gerao a gerao oralmente.

Segundo Luis da Cmera Cascudo as Parlendas esto classificadas em:

Brincos - so os primeiros e ingnuos mimos infantis, agrados carinhosos que os pais, babs usam (ditas ou recitadas) para entreter ou aquietar as crianas.

Exemplo:

Marra-marra, Carneirinho, Marra-marra, Carneirinho. Mo-mole, Mo-mole, Quem sorri h de apanhar

Pega a mo da criana, balana at sorrir, a bate de leve numa parte do corpo da criana.

As Parlendas variam de povo a povo, de regio a regio, porm so idnticas na sua essncia e idia formadora no perde a fonte comum e longnqua conforme afirma Joo Ribeiro.

Como a frmula do Dedo Mindinho que comentada nos livros h aproximadamente trs sculos e que continuam alegrando crianas brasileiras, espanholas, portuguesas, francesas, viajando de forma ruidosa e annima no tempo...

Mnemnicas - so todas ditas ou recitadas pelas crianas para enganar e principalmente com a finalidade de memorizar nomes, nmeros e outros contedos. No se altera, usada em reas diversas com simplicidade para ensinar a contar, a brincar, a marchar, muito til na educao.

Exemplo :

Um, dois, feijo com arroz, Trs, quatro, feijo no prato, Cinco, seis, feijo pra trs, Sete, oito, feijo com biscoito, Nove, dez, feijo com pastis.

Parlendas propriamente ditas - so brincadeiras iniciadas, desenvolvidas e organizadas pelas prprias crianas sem a interferncia dos adultos (pais, babs como os brincos). As crianas se organizam com base no princpio disciplinar da prpria brincadeira que incentiva o sentido democrtico de aceitar o que for determinado pela Parlenda e assim o grupo que deseja participar da brincadeira, vai seguindo e obedecendo as regras, aguardando a sua vez e fazendo o que se pede, como por exemplo : Quem comea?

Repetem palavra por palavra, como terminar a brincadeira etc. Tudo que eu disser, o Sr. diga a ltima palavra e acrescente de sete facadas e comeam:

- Eu ia por um caminho ... - Caminho de sete facadas... - Encontrei uma vaca ... - Vaca de sete facadas... - Encontrei um morro... - Morro de sete facadas!

Brincar com os botes do casaco, tnica ou vestido. A palavra que coincidir com o ltimo boto acontecer ao seu dono. Ex: Casa. No casa, Casa, No casa, Casa.

importante utilizar Parlendas em atividades variadas de leitura, expresso oral e escrita por ser um texto de fcil domnio oral, suas palavras so agrupadas com ritmo e sonoridade possibilitando a integrao da lngua com brincadeiras, facilitando assim a aquisio de habilidades de leitura e proporcionar a ampliao do volume de escrita.

OBJETIVOS
Conhecer o texto parlenda; Adquirir progressivamente a base alfabtica; Valorizar a cultura popular. Apreciar os recursos poticos das parlendas. Expressar-se oralmente com clareza e desinibio. Divertir-se brincando com as parlendas

CONSIDERAES PEDAGGICAS
Segundo Ana Teberosky, a simples exposio do aluno ao ambiente ou contexto alfabetizador no garante a aquisio de habilidades de leitura e escrita. Eles aprendem a linguagem escrita atravs do contato social direto, interagindo com o objeto de estudo e da observao a outros leitores e escritores. O professor referncia, modelo de atividades de ler e escrever para os alunos.

Portanto, cabe ao professor :

oportunizar aos alunos o convvio diverso e intenso em situaes de leitura e escrita, a fim de aumentar o letramento e facilitar assim o processo da alfabetizao dos alunos;

ser parceiro dos alunos encorajando-os a falar e escrever as suas idias (desejos, tristezas, alegrias) para conhecer o nvel conceitual, leitura de mundo e suas dificuldades, intervindo adequadamente, quando necessrio, fazendo eles avanarem;

revisar as atividades coletivamente, com a participao ativa dos alunos, porque o conhecimento e o domnio da linguagem oral e escrita se do junto com a representao e reflexo sobre a realidade (leitura e escrita de textos, exerccios...) e desta forma possibilitar-se- a conscientizao dos seus erros (hipteses).

realizar atividades de rotina onde o aluno possa estar produzindo e utilizando o alfabeto mvel refletindo sobre suas hipteses de escrita e leitura;

trabalhar uma Parlenda aproximadamente uma semana expondo-a num cartaz em sala de aula;

realizar rotina de leituras dirias e variadas da Parlenda: leitura pelo professor, leitura compartilhada (professor e aluno), leitura coletiva (vinculada ao prazer, a descontrao), leitura virtual pelos alunos (pseudo-leitura), leitura dirigida (o aluno utiliza seus conhecimentos de escrita para localizar e ler palavras desconhecidas), leitura individual...;

trabalhar a conscincia fonolgica retirando da Parlenda sons de letras, slabas, rimas de algumas palavras;

organizar situaes didticas de escrita como escrita coletiva das Parlendas conhecidas, ttulos das parlendas, favorecer a reflexo dos alunos sobre a escrita deles fazendo comparaes entre incio e fim de palavras;

propor atividades como: lacunado (abrir lacunados no texto para escrever palavras que faltam na Parlenda),caa-letra e caa-palavra (circular letras e palavras na Parlenda), ordenao de tirinhas (recortar cada verso da Parlenda e reorden-los colando numa folha de papel) e cruzadinhas com palavras e figuras da Parlenda;

pesquisar Parlendas em fontes variadas e produzir cartaz sanfonado de Parlendas, expor e apresent-las associadas a gestos e brincadeiras ao pblico.

PARLENDAS

Um, dois, feijo com arroz, Trs, quatro, feijo no prato, Cinco, seis, feijo ingls, Sete, oito, comer biscoitos, Nove, dez, comer pastis.

Rei, capito Soldado, ladro Moa bonita Do meu corao.

Uni duni t Salame mingu Um sorvete color O escolhido foi voc Hoje domingo P de cachimbo Cachimbo de barro D no jarro O jarro fino d no sino O sino de ouro d no touro O touro valente d na gente A gente fraco Cai no buraco O buraco fundo acabou-se o mundo. Boca de forno Forno Tira um bolo Bolo Se o mestre mandar? Faremos todos! . Santa Clara, clareou So Domingo alumiou Vai chuva, vem sol Vai chuva, vem sol Pra enxugar o meu lenol. . So Lunguim, So Lunguim Me ache este .... Que eu dou trs pulim. .

Luar, luar Pega esse menino E me ajuda a criar

Pinta lainha De cana vitinha Entrou na barra de vinte e cinco Mingorra, mingorra E cate forra tire essa mo que j est forra. .

Mouro, mouro Tome teu dente podre D c meu so. .

Quem cochicha O rabo espicha Come po Com lagartixa. . . Sol e chuva Casamento da viva. Chuva e sol Casa raposa com rouxinol

Cad o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cad o gato? Foi pro mato. Cad o mato? O fogo queimou. Cad o fogo? A gua apagou. Cad a gua? O boi bebeu. Cad o boi? Foi carregar trigo. Cad o trigo? A galinha espalhou. Cad a galinha? Foi botar ovo. Cad o ovo? O frade bebeu. Cad o frade? Ta no convento.

Trabalha, trabalha Joo Gomes Se no trabalhas No comes.

Rabo cortou, emendou, saiu se no sair vou dar foguinho. A galinha do vizinho Bota ovo amarelinho Bota um, bota dois, Bota trs, bota quatro, Bota cinco, bota seis, Bota sete, bota oito Bota nove, bota dez.

L atrs da minha casa Tem uma vaca chocadeira Quem rir ou falar primeiro Come o bicho e a bicheira.

Chicotinho queimado Vale dois cruzados Quem olhar pra trs Leva chicotada.

Cabra cega de onde veio? Vim do Pando Que trouxes pra mim? Po -de l Me d um pedacinho? No d pra mim Quanto mais pra tua av.

Batatinha frita Um,dois,trs Esttua!

Uma, duna, Tena, catena, Saco de pena Vila,vilo, Conta direito que doze so

Galinha gorda! Gorda ! Cad o sal? Est na panela! Vamos a ela? Vamos! Pra cima ou pra baixo?

L com l Tr com tr Um sapato em cada p!

Papai do cu Mandou dizer Quem vai ser o primeiro este daqui.

Ordem, Em seu lugar Sem rir,sem falar Com um p Com o outro Com uma mo Com a outra Bate palmas Pirueta Traz pra frente Pancada.

L vai a bola Girar na roda Passar adiante, sem demora, pois se ao fim desta cano voc estiver com a bola na mo depressa, pule fora. Cruz de pau Cruz de ferro Quem olhar Vai pro inferno.

Um, dois, trs Quatro, cinco, seis, Sete, oito, nove Para doze faltam trs.

O macaco foi feira No teve o que comprar Comprou uma cadeira Pra a comadre se sentar. A comadre se sentou a cadeira esborrachou Coitada da comadre Foi parar no corredor. Dedo mindinho Se vizinho Maior de todos Fura bolo Mata piolho

Uni pandi Cirandi Deu picoti Deu pandi Picote Picot de pi San v.

Bo ba la lo Senhor capito Espada na cinta Ginete na mo.

Jozinho um bom guiador quando falta gasolina faz xixi no motor.

A baratinha Voou, voou, Chegou na boca de Maria Parou. Na minha no Na de ..... . d t c L pepino l tom L caf com chocol d t c. .

Beterraba, raba raba Quem errar uma diaba. Borboleta leta leta Quem errar um capeta.

A bno dindinha lua me d po com farinha pra dar a minha galinha que ta presa na cozinha x,x galinha vai pra tua camarinha.

Bata palminha,bate Palminha de So Tom Bate palminha,bate Pra quando papai vier. Papai dar papinha Mame dar maminha, Vov dar cip Na bundinha da menina.

R are ri ro rua Perua Saia do meio da rua. Na bundinha da menina.

L em cima do piano Tem um copo de veneno Quem bebeu morreu Quem saiu fui eu.

PROVRBIOS
Provrbios so textos curtos, mesclados de bom senso e advertncias oportunas, ou seja, frases curtas, concisas, geralmente ricas de imagens, que transmitem uma verdade.

Os provrbios so elementos notveis em todas as lnguas nas idias que veiculam, como na originalidade da construo sinttica e na articulao entre a forma e o contedo.

A sua origem atribuda sabedoria popular, faz parte do folclore dos povos, assim como as lendas, os mitos, as supersties e as canes, traduzem conhecimentos e crenas. Nascido no seio do povo, reflete usos e costumes de uma nao, incorporando-se no folclore nacional.

Os provrbios so enunciados annimos, com exceo dos provrbios bblicos encontrados no Livro dos Provrbios (Antigo Testamento) que so atribudos ao Rei Salomo. Ele escreveu centenas de exemplos prticos de como viver de acordo com a sabedoria divina. No Livro de Provrbios so abordados vrios assuntos como: juventude e disciplina, vida familiar, riqueza e pobreza, palavra e a lngua, a importncia de conhecer Deus, etc.

Manifestao do passado enraizado no presente, os Provrbios fazem parte da cultura eminentemente oral, transmitida de gerao a gerao, de boca em boca, fruto da experincia cotidiana individual ou grupal, de quem vivenciou determinadas verdades.

Os Provrbios so utilizados em textos como: conversaes dirias, editoriais de jornais; sermes, slogans, inscries, edificaes, como estratgias para tentar persuadir as pessoas. A qualidade de encaixe, d ao provrbio um sentido de fora, de poder, de autoridade, quase que irrefutvel, pelo fato de embuti-lo num cenrio dramtico preexistente.

CARACTERSTICAS DOS PROVRBIOS


Contedo - so portadores de uma carga moral crtica ou vinculativa - ditos, lembranas, advertncias e sbios conselhos para ajudar a governar as nossas vidas (lies de vida); Forma - distinguem-se pela elaborao trabalhada, artificiosa (repetio, paralelismo, dialogismo);

Autoria - so annimos com exceo dos provrbios bblicos; Estrutura literria - so descritivos, prosdicos, poticos (que podem rimar ou no); Validade - universal, sem distino de lugar e tempo.

OBJETIVOS PARA O TRABALHO COM PROVRBIOS

Ler antes de ler convencional; Apropriar-se da base alfabtica, Aumentar o volume de escrita; Ler para inferir e compreender o que est no est explcito; Estabelecer vnculo prazeroso entre leitura e escrita; Descobrir a sabedoria prtica desses textos, para o viver cotidiano; Desenvolver a anlise e compreenso desse tipo de texto; Valorizar a cultura popular;

CONSIDERAES PEDAGGICAS
Para os alunos que no lem e escrevem convencionalmente, as atividades de leitura e escrita com esses textos de tradio oral ( os alunos sabem de memria), favorecem avanos nas hipteses deles a respeito da lngua escrita.

Provenientes da experincia popular, do senso comum, esses textos lidam com os interesses primrios do homem, como: o amor e a luta; a sade e a doena; a juventude e a velhice; a fome e o alimento; o trabalho e a brincadeira. Seu efeito elevar uma afirmao de um nvel ordinrio, simplrio, para um nvel enftico, para ensinar, elogiar, persuadir, convencer, para prevenir, advertir, restringir ou desencorajar atitudes. O Provrbio geralmente metafrico, possui duplo significado, uma leitura literal e outra figurada. O professor deve trabalhar esse tipo de texto em sala de aula, porque so veculos para comunicao pessoal e muito importante para levar o aluno reflexo, ou seja, pessoas de maior maturidade, podem utiliz-lo para aconselhar e estabelecer um vnculo de respeito com uma pessoa que est, naquele momento, aprendendo contedos atitudinais(de pais para filhos, de professor para aluno).

ORIENTAES DIDTICAS

Leitura diria para seus alunos, afim de que tenham contato freqente com esses textos e possam conhec-los melhor;

Realizao de leitura compartilhada (professor e alunos) em momentos de rotina para que os alunos conheam e possam inferir e antecipar significados durante a leitura;

Realizao de leitura coletiva (ler, recitar e brincar com os textos), vinculada descontrao e ao prazer, o texto deve ser fixado em forma de cartaz num local visvel ou escrito no quadro de giz;

Realizao de leitura dirigida para que os alunos possam utilizar seus conhecimentos de escrita a fim de localizar e ler palavras desconhecidas em textos conhecidos por eles;

Realizao de leitura pelos alunos de textos conhecidos para destacar, recitar a parte que mais gostou;

Investigao / pesquisa de comunidade;

outros provrbios nos livros, com a famlia ou

Realizao de rodas de conversas para que os alunos compartilhem brincadeiras e idias entre si e o professor conhea as preferncias e dificuldades deles;

Realizao de atividade escrita individual -criar rotina de escrita de textos que os alunos tm na memria para que registrem suas hipteses;

Reflexo sobre a escrita - propor comparaes entre palavras que comeam ou terminam da mesma forma (partes de palavras, letras ou silabas).

PROVRBIOS
Casa dos pais, escola dos filhos. Quem d aos pobres, empresta a Deus. Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro. Cada cabea, uma sentena. Longe dos olhos, perto do corao. O que os olhos no vem, o corao no padece. Quem foi rei nunca perde a majestade. As roupas no fazem o homem. Depois da tempestade vem a bonana. Nunca deixes para amanh o que podes fazer hoje. Um co danado todos a ele. Nunca tarde para aprender. Cachorro velho no aprende novos truques Boi velho no toma andadura. Quem cedo madruga acha o que comer. Deus ajuda a quem madruga. No por muito madrugar que amanhece mais cedo. Ruim com ele, pior sem ele. Antes s, do que mal acompanhado. gua mole em pedra dura, tanto bate at que fura. A gua silenciosa a mais perigosa. A guia no se entretm caando moscas. Co que ladra, no morde. Com um s golpe, no se derruba uma rvore. Em boca fechada no entra mosca. Em cavalo dado no se olham os dentes. Em terra de cegos, quem tem um olho rei. Quem com ferro fere, com ferro ser ferido. No se faz omeletes, sem quebrar ovos. Nem tudo que reluz ouro.

O fruto proibido o mais saboroso. O lobo perde o plo, mas no perde o vcio. Pelos frutos conhece-se a semente A rvore se conhece pelos frutos. Aprender sem pensar intil; pensar sem aprender, perigoso. Chifre de argola no pega mandinga. Chuva e sol, casamento de espanhol. Sol e chuva, casamento de viva. A ocasio faz o ladro. A paixo cega razo. Alho e pimenta, o fastio ausenta. Cada qual com seu igual. Comer e coar esto no comear. Crie fama e deita-te na cama. De mdico e louco todos temos um pouco. Quem vai ao ar, perde o lugar. Quem vai ao vento, perde o assento. Em p de pobre, todo sapato serve. Quem puxa aos seus no degenera. A aranha vive do que tece. Abelha atarefada no tem tempo pra tristezas. Macaco velho no bota a mo em cumbuca. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha. Saco vazio no pra em p. Vassoura nova sempre varre bem a casa. No se chora pelo leite derramado. Nunca falta um chinelo velho para um p cansado. Por causa de uma esporada, perde-se uma vaquejada. Quem tem boca, vai a Roma. Devagar se vai ao longe. Quem tudo quer, tudo perde. Em casa onde no h po, todo mundo grita sem razo.

Os olhos do dono que engordam o porco. Ao rico no deva, ao pobre no prometa. O pior cego o que no quer ver. Quando o amigo certo, um olho fechado e outro aberto Queira bem de graa, que por dinheiro chalaa. De raminho em raminho o passarinho faz seu ninho. De gro em gro a galinha enche o papo. Favor recebido, favor esquecido. Filho extremoso, pai venturoso. Filhos criados, trabalhos dobrados. Na boca do mentiroso, o certo se faz duvidoso. Pai impertinente, filho desobediente. Pai rico, filho nobre, neto pobre. Pecado confessado est meio perdoado. Quem faz uma vez, faz duas, faz trs. Quem no arrisca, no petisca. gua fria no escalda piro. Agulha sem fundo no arrasta linha. Dor de barriga no d uma s vez. Cada macaco no seu galho. P de galinha no mata pinto noite, todos os gatos so pardos Quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia amor, colhe saudade. Um inimigo prudente prefervel a um amigo indiscreto. Pedra que rola no cria limo. melhor prevenir do que remediar. Pense bem antes de agir. gua mole em pedra dura tanto bate at que fura. Filho de peixe, peixinho . Gato escaldado tem medo de gua fria. Quem no se enfeita por si s se enjeita.

Um dia da caa, outro do caador. Mais vale um pssaro na mo que dois voando Come-se para viver; no se vive para comer. Ame o seu vizinho, mas no derrube a sua cerca. Quando evitamos as ocasies, removemos as tentaes. Cautela e caldo de galinha no fazem mal a ningum. Quando no se tem o que ser quer, preciso querer-se o que se tem. Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. O diabo tem uma capa que encobre e outra que descobre. A verdade como o azeite, sempre vem tona. Poupa o seu vintm, que um dia voc ser algum. A mo que d o po,d o castigo. O amanh, a Deus pertence. Cada cabea uma sentena. Faa o que eu digo, mas no faa o que eu fao Ladro que rouba ladro, tem cem anos de perdo. Manda quem pode, obedece quem tem juzo. Quem no tem competncia, no se estabelece. Respeito bom e eu gosto. Quem tem telhado de vidro, no joga pedra no do vizinho. Mulher doente, mulher pra sempre. Quem muito dorme, pouco v. Cada macaco em seu galho. A ocasio faz o ladro.

ALGUNS PROVRBIOS BBLICOS

Filho meu no te esqueas da minha instruo, e o teu corao guarde os meus mandamentos (Pv. 3:1).

No sejam sbios aos teus prprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal (Pv. 3:7). Filho meu, no rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreenso; Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem (Pv. 3:11-12).

No maquines o mal contra o teu prximo que habita contigo confiadamente (Pv.3:29).

Ouvir, filhos, a instruo do pai e estais atentos para conhecerdes o entendimento (Pv. 4:1).

No abandones a sabedoria e ela te guardar ama-a, e ela te preservar (Pv.4:6). Apega-te instruo e no a largues; guarda-a, porque ela tua vida No entres na vereda dos mpios, nem andes pelo caminho dos maus (Pv.4:13). (Pv.4:14).

Guarda com toda a diligncia o teu corao porque dele procedem s fontes da vida (Pv. 4:23).

TRAVA-LNGUAS
Trava-Lngua um texto de origem popular, possui linguagem simples, rico em ludismo, sonoridade e semntica, ou seja, formado de jogos de palavras onomatopias, repeties, e rimas que muito agradam adultos e crianas.

Os trava-lnguas brincam com o som, a forma e o significado das palavras da lngua culta. A sonoridade, a cadncia e os ritmos dessas composies encantam os alunos levando-os a exercitarem a linguagem oral, atravs do maior desafio que recitar sem tropear na pronncia das palavras, sem errar e vo perceber que a rapidez diminui a chance de no concluir o trava-lngua.

O professor ao trabalhar com os trava - lnguas deve utilizar modelos que ele mesmo aprecie, para provocar nos alunos o gosto pelos textos e trazer a tradio oral de suas famlias e da sua comunidade, contando s histrias que povoam suas memrias, oferecendo assim ricas possibilidades de trabalho com a linguagem oral, buscando desta forma caminhos para a construo da escrita da base alfabtica.

Os alunos so criativos, quando so trabalhados com entusiasmo, seriedade, afeto e respondero de maneira positiva, como por exemplo estaro lendo e produzindo trava-lnguas sendo verdadeiros leitores e escritores de sua lngua materna. E voc professor sentir que sua sala de aula um campo de descoberta, da inveno e da fantasia.

Os trava-lnguas fazem parte das manifestaes orais da cultura popular, so elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos. Esses textos podem ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral. Os trava-lnguas podem ainda ser escritos para criar uma coletnea de elementos do folclore e pesquisadas em diferentes fontes: livros, sites na internet ou revistas de passatempos.

tambm um bom recurso para trabalhar a leitura oral. importante que se oferea aos alunos uma variedade de elementos que fazem parte da nossa lngua para que eles percebam que a escrita se constitui de diferentes formas e que cada uma tem um uso e uma organizao diferenciada, dependendo do que se quer expressar.

Para alguns autores como Amadeu e Alcides Bezerra, e Verssimo de Melo o Trava-lngua uma diviso da Parlenda. Ceclia Meireles preferiu cham-las Parlendas com Obstculos e para Rodrigues de Carvalho so Problemas para desenferrujar a lngua.

Trabalhar os trava-lnguas com crianas das sries iniciais tarefa muito gratificante, que traz ao professor surpresas agradveis, isto porque a criana pequena muito criativa e responder de forma positiva, produzindo trava-lnguas que no sero certamente,obras de arte, assim como no so os desenhos e pinturas que ela produz, mas sero gratificantes tanto para o aluno que descobre possibilidades de criar,como para o professor que se sentir feliz ao perceber que transformou sua sala de aula em campo de descoberta,de inveno de fantasia.

OBJETIVOS
- Desenvolver a linguagem oral possibilitando a reflexo sobre a escrita; - Apropriar-se da base alfabtica, ampliando o volume de escrita; - Conhecer as variedades textuais valorizando a cultura popular; - Expressar-se sem tropear e sem inibio; - Pronunciar as palavras adequadamente;

CONSIDERAES PEDAGGICAS
Os trava-lnguas servem para corrigir algumas dificuldades de pronncia. Aos disllicos (pessoas que tm dificuldade em articular as palavras) e aos que tm a lngua presa, no h melhor remdio que uma boa dosagem de trava-lnguas.

Os trava-lnguas, so elementos poderosos como exerccios de dico porque aperfeioa a pronncia correta das palavras principalmente as mais difceis, servem tambm para divertir e provocar disputa entre amigos.

So embaraosas, provocam risos e caoadas. O emissor na prtica dos primeiros exerccios parece estar com a lngua enrolada, porm rindo e passando o tempo, pratica uma boa terapia para corrigir seus defeitos.

Grande parte dos trava-lnguas constitui exemplos de aliterao porque formada pela repetio da mesma consoante no incio de dois ou mais vocbulos. Ex: "Um papo de pato num prato de prata".

Algumas delas formam cacofonia, vcio de linguagem que consiste em formar, com a juno de duas ou mais palavras, uma outra de sentido ridculo ou obsceno.

Em outros exemplos est a onomatopia, pois h imitao voluntria de um rudo natural, de modo imperfeito, por ser a nossa audio aproximada como os primeiros elementos do travalngua.

Ex: "Purrutaco-ta-taco, a mulher do macaco, ela pita, ela fuma, ela toma tabaco". Depois de ouvirmos por algum tempo o "Purrutaco-ta-taco", da voz de um papagaio, podemos imit-lo, mas os sons imitados no podem ser integrados na fala corrente, na qual usamos os sons naturais da fala humana.

O aluno para se desenvolver necessita brincar, jogar e trabalhar em grupo, a fim de trocar idias de igual para igual, como forma de se equilibrar com o mundo. Portanto, o professor precisa criar motivos interessantes para realizao da linguagem escrita para que os alunos sintam prazer em escrever, do mesmo modo que encontram razes para falar.

Lembrando que escrever uma atividade difcil para o aluno,visto que a linguagem escrita a representao da lngua falada e isto demanda um plano elevado de abstrao, preciso resgatar o prazer da escrita e com ele a vontade de aprender.

Orientaes Didticas
Expor em cartaz na sala de aula o trava-lngua e ler vrias vezes (professor); Levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o texto; Realizao de leitura virtual pelos alunos; Domnio oral do texto pelos alunos; Realizao de cpia do texto trava-lngua; Execuo de trabalho de conscincia fonolgica (letras, palavras e rimas);

Investigao de outros trava-lnguas; Produo do livro dos Trava-Lnguas com capa ilustrada (coletnea de escritas dos alunos com essa modalidade textual.);

Exposio dos textos e livros; Concurso de trava-lnguas ( falar sem tropear nas palavras); Realizao de atividades escritas: lacunados, ordenaes de tirinhas, caa-letras, pintar as rimas com lpis coloridos etc.

TRAVA- LNGUAS
O RATO E A ROSA RITA O rato roeu a roupa do rei de Roma, O rato roeu a roupa do rei da Rssia, O rato roeu a roupa do Rodovalho... O rato a roer roia. E a Rosa Rita Ramalho Do rato a roer se ria. A RATA A rata roeu a rolha Da garrafa da rainha.

PINTOR PORTUGUS . Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor portugus, pinta perfeitamente portas, paredes e pias, por parco preo, patro.

PEDRO Se o Pedro preto, o peito do Pedro preto e o peito do p de Pedro preto.

GATO Gato escondido com rabo de fora t mais escondido com gato de fora.

RETRETA Quando toca a retreta na praa repleta se cala o trombone se toca trombeta.

TATU - Al, o tatu ta? -No,o tatu num t. Mas a mulher do tatu tando, o mesmo que o tatu t.

TIGRES TRISTES Trs pratos de trigo para trs tigres tristes.

PARDAL PARDO -Pardal pardo, por que palras? -Palro sempre e palrarei, porque sou o pardal palro o palrador del rei.

O SAPO NO SACO Olha o sapo dentro do saco, O saco com o sapo dentro, O sapo batendo papo E o papo soltando vento.

TEMPO O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.

O VELHO Por aquela serra acima Vai um velho seco e peco. - seu velho seco e peco! Este cepo seco seu?

PINTO O pinto pia a pipa pinga. Pinga a pipa, o pinto pia. Quanto mais o pinto pia A PIA PERTO DO PINTO O pinto perto da pia tanto mais a pia pinga mas o pinto pia ... A pia pinga, O pinto pia, pia pinto. O pinto perto da pia, a pia perto do pinto. FAROFA Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.

NINHOS DA MAFAGAFOS Num ninho de mafagafos h cinco mafagafinhos. Quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador ser.

BAB A bab boa bebeu O leite do beb.

BISPO O bispo de Constantinopla quer se desconstantinopolizar. Quem conseguir Desconstantinopolizar o bispo de Constantinopla bom desconstantinopolizador ser.

Folha Verdelenga Uma folha verdelenga Quem desverdelengar Bom desverdelengador ser. Eu, como desverdelenguei Bom desverlengador serei

GALINHA

Galinha que cisca muito borra tudo e quebra o caco, pois agora voc diga certo, sem fazer buraco: aranha arranhando o jarro e o sapo socando o saco.

PAI DO PADRE O peito do pai do padre Pedro preto.

DORA A sombra da amoreira Dora namora. No ramo da goiabeira a cigarra mora.

CAROLINA No alto da torre sonha Carolina. Debaixo da parreira brinca Marina.

PALAVRA
( Lourdes Nova )

Palavra se lavra no livro que livra do analfabetismo.

PATO PACO
(Antonia Maria)

FATO E FITA No sei se fato ou se fita, No sei se fita ou se fato. O fato que ela me fita e fita mesmo de fato. .

Pato Paco ou Paco Pato pacato Pataco ataca pagou o pato. Pobre Pato Paco ou Paco Pato?

PAPA Se o papa papasse papa se o papa papasse po, o papa tudo papava seria um papa-papo.

ECO C h eco? C eco h. Que eco que h c? C h o eco que aqui h.

TIA TANT Tinha tanta tia tant. Tinha tanta anta antiga. Tinha tanta anta que era tia. Tinha tanta tia que era anta.

A LONTRA A lontra prendeu a tromba do monstro de pedra e a prenda de prata de Pedro, o pedreiro.

ARANHA A aranha arranha a r. A r arranha a aranha. Nem a aranha arranha a r Nem a r arranha a aranha. .

LAGARTIXA Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! S no dia que sua tia chamar largatixa de lagartinha!

CINCO Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.

BOTA NO BOTE Bote a bota no bote e tire o pote do bote.

PACA Quem a paca cara compra, paca cara pagar. .

LIGA Se a liga me ligasse, eu tambm ligava a liga. Mas a liga no me liga, eu tambm no ligo a liga.

CAC O que que Cac quer? Cac quer caqui. Qual caqui que Cac quer? Cac quer qualquer caqui.

TIQUE -TAQUE Para ouvir o tique-taque, tique-taque, tique-taque, depois que um tique toca que se toca um taque

RATO Em rpido rapto, um rpido rato raptou trs ratos sem deixar rastros.

SOC muito soc para um soc s coar.

ABC DO TRAVA-LNGUA (Elias Jos)

A A Ana banana to bacana namora e gama toda semana. A semana que a Ana no gama vira um drama. . C A cara da Cora quando cora deixa claro que mais clara do que a cara da Cora s a cara da clara Clara. . E Entrar com um elefante - mesmo elegante num edifcio fcil ou difcil? Mas em esboo um elefante mesmo elefante cabe at em bolso. . G O gaiteiro Garibaldi guarda a gaita e gargalha com graa se v a Graa engraando toda a praa. .

B Um bode bravo uma barra! E o bode berra e o bode baba na barba.

D Aos domingos seu Domingos deixa as dvidas, deixa as dvidas e s diverte com dados e domins.

F Flora do seu Floripes fabrica flores fabulosas e faz fortuna vendendo flores, vendendo rosas. na feira das sextas-feiras.

H O que h, O que h, com o ag que a gente sabe e v que h, mas na hora de falar nem parece que h?

I No incio do itinerrio um ndio viu o rio e viu a Iara e riu que riu, olhando a Lara olhando o rio.

J A jandaia do seu Janjo juntou com o juriti do seu Jurandir e comeram toda jac de jaca que ia pro Jundia.

L Lili e Lal lavam loua levam lixo e levam lenha, sempre lado a lado. e nesse lava-que-lava, e nesse lava-que-leva levam a vida e levam vida pra vila

M Menino que muda muito muda muito de repente, pois sempre que a gente muda o mundo muda com a gente

N Quanta gente grande com onda de importante e s verniz, pois no sabe nada do que de repente anda rente do seu nariz.

O O prefeito moo prometeu ovo muito ovo pro povo e quando ganhou o prefeito novo deu babana pro povo.

P O padre Pedro pega o prato e papa que papa e quando o padre Pedro papa, no pra nem pro Papa. E dizem que praga do Padre Pedro pega e prega Mas quem pega a praga do padre Pedro no prego e prega, a praga no pega.

Q O quero-quero quer pro quati O que o quati quer pra ti.

R O rato roeu a rapadura e se arrependeu e diz que s rapa agora se for rapamole . .

S O sapo sabicho s sai do brejo e sobe em sapato se a sucuri sai de si e sonha com sopa de sapo.

T Ao toparem trs tigres tagarelas trs tatus ficaram to atarantados que tocaram terra na prpria toca . .

U O urubu olhou fundo pro lado do tatu e o tatu no aturou e quebrou o pau: - At tu, seu urubu, quer a pele do tatu? .

V Vov, de tanto vai-e-vem de tanto vem-e-vai, vai casar com uma viva, uma uva, no inverno que vai ou no vero que vem. .

X O X do problema pro bandido fazer xixi na xcara do xerife.

Z A Zaz se zanga com Zez e fica zonza e faz zorra e zarazanga e vira zombaria. .

AVALIAO
A avaliao um ato diagnstico contnuo que serve de subsdio para uma tomada de deciso na perspectiva da construo da trajetria do desenvolvimento do educando e apoio ao educador na prxis pedaggica. Nessa perspectiva, a avaliao funciona como instrumento que possibilita ao professor ressignificar a prtica docente a partir dos resultados alcanados com os alunos, ou seja, o resultado sempre o incio do planejamento de intervenes posteriores. Sugerimos a utilizao do instrumento avaliativo apresentado na pgina a seguir, para acompanhamento do desempenho dos seus alunos e replanejamento de suas aes.

Avaliao Produo Textual Modalidade: Provrbios

TPICOS DE REVISO Desenvolvimento e adequao ao tema

Sim

O texto produzido corresponde ao tema proposto? Foi produzido o suficiente para o desenvolvimento das idias? O texto apresenta clareza e coeso?

O texto caracteriza-se como um Provrbio quanto a linguagem? escrito de forma sinttica (frases curtas) descritivo? Aborda assunto de cunho moral ou religioso? mesclado de bom senso e advertncias oportunas? Transmite uma carga moral crtica?

Caractersticas do gnero

O texto foi escrito respeitando as linhas? A letra empregada legvel? O texto legvel, ainda que com borres e rasuras? O texto apresenta margem dos dois lados da pgina?

Estrutura Esttica

De uma forma geral o aluno: Escreve convencionalmente as palavras? Acentua adequadamente as palavras? Emprega a pontuao que facilita a leitura e compreenso do texto? Usa de letras maisculas e minsculas adequadamente? Emprega o vocabulrio de maneira adequada? Apresenta concordncia nominal? Apresenta concordncia verbal? Estrutura Lingstica

Avaliao Produo Textual Modalidade: Trava- lngua

TPICOS DE REVISO Desenvolvimento e adequao ao tema

Sim

O texto produzido corresponde ao tema proposto? Foi produzido o suficiente para o desenvolvimento das idias? O texto apresenta clareza e coeso?

O texto caracteriza-se como um Trava-Lngua quanto a linguagem (jogos de palavras, onomatopias, repeties)? Est escrito em versos? Apresenta : Rimas? Ritmo? Sonoridade? Criatividade?

Caractersticas do gnero

O texto foi escrito respeitando as linhas? A letra empregada legvel? O texto legvel, ainda que com borres e rasuras? O texto apresenta margem dos dois lados da pgina?

Estrutura Esttica Estrutura Lingstica

De uma forma geral o aluno: Escreve convencionalmente as palavras? Acentua adequadamente as palavras? Emprega a pontuao que facilita a leitura e compreenso do texto? Usa de letras maisculas e minsculas adequadamente? Emprega o vocabulrio de maneira adequada? Apresenta concordncia nominal? Apresenta concordncia verbal?

Avaliao Produo Textual Modalidade: Parlendas

TPICOS DE REVISO Desenvolvimento e adequao ao tema

Sim

O texto produzido corresponde ao tema proposto? Foi produzido o suficiente para o desenvolvimento das idias? O texto apresenta clareza e coeso?

O texto caracteriza-se como uma Parlenda quanto linguagem? Est escrito em versos? Apresenta rima? Tem ritmo? Os versos esto relacionados a uma atividade de brincadeira ou movimento corporal? Apresenta sonoridade?

Caractersticas do gnero

O texto foi escrito respeitando as linhas? A letra empregada legvel? O texto legvel, ainda que com borres e rasuras? O texto apresenta margem dos dois lados da pgina?

Estrutura Esttica Estrutura Lingstica

De uma forma geral o aluno: Escreve convencionalmente as palavras? Acentua adequadamente as palavras? Emprega a pontuao que facilita a leitura e compreenso do texto? Usa de letras maisculas e minsculas adequadamente? Emprega o vocabulrio de maneira adequada? Apresenta concordncia nominal? Apresenta concordncia verbal?

Avaliao Produo Textual Modalidades: Adivinhas e Charadas

TPICOS DE REVISO Desenvolvimento e adequao ao tema

Sim

O texto produzido corresponde ao tema proposto? Foi produzido o suficiente para o desenvolvimento das idias? O texto apresenta clareza O texto apresenta coeso?

O texto caracteriza-se como uma adivinha/ ou charada quanto a linguagem? Est escrito em versos/ ou prosa em forma de pergunta? Apresenta: Estrutura prpria de adivinha/ou charada? Enigmas? Problema/ soluo?

Caractersticas do gnero

O texto foi escrito respeitando as linhas? A letra empregada legvel? O texto legvel, ainda que com borres e rasuras? O texto apresenta margem dos dois lados da pgina?

Estrutura Esttica Estrutura Lingstica

De uma forma geral o aluno: Escreve convencionalmente as palavras? Acentua adequadamente as palavras? Emprega a pontuao que facilita a leitura e compreenso do texto? Usa de letras maisculas e minsculas adequadamente? Emprega o vocabulrio de maneira adequada? Apresenta concordncia nominal? Apresenta concordncia verbal?

REFERNCIAS

BARRETO, Vera. Confabulando. So Paulo: Vereda, 1996. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, anlise, didtica, 5 edio. So Paulo: tica, 1991. JOLIBERT, Josette. Formando Crianas Leitoras. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. JOLIBERT, Josette. Formando Crianas Produtoras de Textos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. PIAGET, Jean. Linguagem e Pensamento da Criana. So Paulo: Martins Fontes, 1986. PORTILHO, Eponina.Vamos Ler e Escrever Bem.Rio de Janeiro: Conquista,1996. REVISTA CINCIAS HOJE PARA CRIANA n. 27 (contracapa). REVISTA NOVA ESCOLA, n 68, Rio de Janeiro, 1986. RIO, Maria Jos Del Psicopedagogia da Lngua Oral: um enfoque comunicativo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz. Reflexes sobre o Ensino da Leitura e da Escrita. So Paulo: Trajetria Cultural / UNICAMP, 1989.

SITES CONSULTADOS: jangadabrasil.com.br/outubro/cn21000d.htm www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1

Potrebbero piacerti anche