Sei sulla pagina 1di 4

Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos

www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674



1987 - 2012

legislao

consultoria

assessoria

informativos

treinamento

auditoria

pesquisa

qualidade

Legislao

Lei n 6.019, de 03/01/74, DOU de 04/0174

Dispe sobre o trabalho temporrio nas empresas urbanas e d outras providncias

O Presidente da Repblica, Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 - institudo o regime de trabalho temporrio, nas condies estabelecidas na presente lei. Art. 2 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios. Art. 3 - reconhecida a atividade da empresa de trabalho temporrio que passa a integrar o plano bsico do enquadramento sindical a que se refere o art. 577, da CLT. Art. 4 - Compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. Art. 5 - O funcionamento da empresa de trabalho temporrio depender de registro no Depto. Nacional de Mo-de-obra do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.
Nota: Enunciado TST n 331 (reviso do Enunciado TST n 256): Contrato de prestao de servios. Legalidade. Reviso. I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03/01/74). II - A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica Direta, Indireta ou Fundacional (art. 37, II, da Constituio da Repblica).

www.sato.adm.br

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servio de vigilncia (Lei n 7.102, de 20/06/83), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que este tenha participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial.

Art. 6 - O pedido de registro para funcionar dever ser instrudo com os seguintes documentos: a) prova de constituio da firma de nacionalidade brasileira de seus scios, com o competente registro na Junta Comercial da localidade em que tenha sede; b) prova de possuir capital social de no mnimo 500 vezes o valor do maior salrio mnimo vigente no Pas; c) prova de entrega da relao de trabalhadores a que se refere o art. 360, da CLT, bem como apresentao do Certificado de Regularidade de Situao, fornecido pelo INSS. d) prova do recolhimento da Contribuio Sindical; e) prova da propriedade do imvel - se de ou recibo referente ao ltimo ms, relativo ao contrato de locao; f) prova de inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministrio da Fazenda. nico - No caso de mudana de sede ou de abertura de filiais, agncias ou escritrios, dispensada a apresentao dos documentos de que trata este artigo, exigindo-se, no entanto, o encaminhamento prvio ao Depto. Nacional de Mo-de-obra de comunicao por escrito, com justificativa e endereo da nova sede ou das unidades operacionais da empresa. Art. 7 - A empresa de trabalho temporrio que estiver funcionando na data da vigncia desta Lei ter o prazo de 90 dias para o atendimento das exigncias contidas no artigo anterior. nico - A empresa infratora do presente artigo poder ter o seu funcionamento suspenso, por ato do Diretor-Geral do Depto. Nacional de Mo-de-Obra, cabendo recurso ao Ministro de Estado, no prazo de 10 dias, a contar da publicao do ato no Dirio Oficial da Unio. Art. 8 - A empresa de trabalho temporrio obrigada a fornecer ao Depto. Nacional de Mo-de-Obra, quando solicitada, os elementos de informao julgados necessrios ao estudo do mercado de trabalho. Art. 9 - O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora de servio ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito e dele dever constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporrio, assim como as modalidades de remunerao da prestao de servio. Art. 10 - O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de 3 meses, salvo autorizao conferida pelo rgo local do Ministrio do Trabalho, segundo instrues a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mo-de-Obra. Art. 11 - O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporrio e cada um dos assalariados colocados disposio de uma empresa tomadora ou cliente, ser obrigatoriamente escrito e dele devero constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta Lei. nico - Ser nula de pleno direito qualquer clusula de reserva, proibindo a contratao do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado sua disposio pela empresa de trabalho temporrio.
Nota: Enunciado TST n 331 (reviso do Enunciado TST n 256): Contrato de prestao de servios. Legalidade. Reviso. I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03/01/74). II - A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica Direta, Indireta ou Fundacional (art. 37, II, da Constituio da Repblica). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servio de vigilncia (Lei n 7.102, de 20/06/83), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que este tenha participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial.

www.sato.adm.br

Art. 12 - Ficam assegurados ao trabalhador temporrio os seguintes direitos: a) remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional; b) jornada de 8 horas, remuneradas as horas extraordinrias no excedentes de 2, com acrscimo de 50%;
Nota: Veja CF/88, art. 7, XIII.

c) frias proporcionais, nos termos do art. 26 da Lei n 5.107, de 13/09/66;


Nota: Veja art. 147 da CLT.

d) repouso semanal remunerado; e) adicional por trabalho noturno; f) indenizao por dispensa sem justa causa ou trmino normal do contrato, correspondente a 1/12 do pagamento recebido; g) seguro contra acidente do trabalho; h) proteo previdenciria nos termos do disposto na Lei Orgnica da Previdncia Social, com as alteraes introduzidas pela Lei n 5.890, de 08/06/73 (art. 5, item III, letra c do Decreto n 72.771, de 06/09/73). 1 - Registrar-se- na CTPS do trabalhador sua condio de temporrio. 2 - A empresa tomadora ou cliente obrigada a comunicar empresa de trabalho temporrio a ocorrncia de todo acidente cuja vtima seja um assalariado posto sua disposio,, considerando-se local de trabalho, para efeito da legislao especfica, tanto aquele onde se efetua a prestao do trabalho, quanto a sede da empresa de trabalho temporrio. Art. 13 - Constituem justa causa para resciso do contrato do trabalhador temporrio os atos e circunstncias mencionados nos arts. 482 e 483, a CLT, ocorrentes entre o trabalhador e a empresa de trabalho temporrio ou entre aquele e a empresa cliente onde estiver prestando servio. Art. 14 - As empresas de trabalho temporrio so obrigadas a fornecer s empresas tomadoras ou clientes, a seu pedido, comprovante da regularidade de sua situao com o INSS. Art. 15 - A Fiscalizao do Trabalho poder exigir da empresa tomadora ou cliente a apresentao do contrato firmado com a empresa de trabalho temporrio, e, desta ltima, o contrato firmado com o trabalhador, bem como a comprovao do respectivo recolhimento das contribuies previdencirias. Art. 16 - No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo perodo, pela remunerao e indenizao previstas em Lei. Art. 17 - defeso s empresas de prestao de servio temporrio a contratao de estrangeiros com visto provisrio de permanncia no Pas.
Nota: Veja Estatuto do Estrangeiro, Ttulo X.

Art. 18 - vedado empresa de trabalho temporrio cobrar do trabalhador qualquer importncia, mesmo a ttulo de mediao, podendo apenas efetuar os descontos previstos em Lei. nico - A infrao deste artigo importa no cancelamento do registro para funcionamento da empresa de trabalho temporrio, sem prejuzo das sanes administrativas e penais cabveis. Art. 19 - Competir Justia do Trabalho dirimir os litgios entre as empresas de servio temporrio e seus trabalhadores. Art. 20 - Esta Lei entrar em vigor 60 dias aps sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

www.sato.adm.br

Braslia, 03/01/74; 153 da Independncia e 86 da Repblica. EMLIO G. MDICI Alfedo Buzaid Jlio Barata.

www.sato.adm.br

Potrebbero piacerti anche