Sei sulla pagina 1di 10

Instituto do Emprego e Formao Profissional -Centro de Formao Profissional de vora

UFCD - Limpeza e Preparao da Superfcie

Trabalho Elaborado por: Mrcio Rodrigo Mnica Cardoso Silvana Matos

ndice
1. Introduo ........................................................................................................ 3 2. Metodologia ..................................................................................................... 4 3. Decapagem .................................................................................................... 5 4. Decapagem Eletroltica ................................................................................ 5 4.1. Tipos de Processos da Decapagem Eletroltica ................................... 6 4.1.1 . Bullard-Dunn - Limpeza Eletroltica catdica ................................... 6 4.1.2. Processo com Condutor Central ......................................................... 6 4.1.3. Decapagem Andica .......................................................................... 7 4.1.4. Eletropolimento processo de polimento ......................................... 7 5. Vantagens e desvantagens da decapagem Eletroltica......................... 8 5.1. Vantagens .................................................................................................. 8 5.2. Desvantagens ............................................................................................ 8 6. Concluso ......................................................................................................... 9 7. Sitografia ......................................................................................................... 10

1. Introduo
O presente trabalho, proposto pela formadora Maria Jos Prates na UFC 5818 - Tratamentos de metais Limpeza e Preparao da Superfcie, consiste na identificao e caracterizao de um dos processos de decapagem, concretamente dos processos electrolticos, e o seu relacionamento com os seus campos de aplicao, de forma, a reconhecer os meios utilizados e os principais factores de influncia.

2. Metodologia
Para a realizao deste trabalho, foi preciso adoptar uma metodologia de trabalho, com a finalidade de cumprir os objectivos acima referidos, metodologia essa que passamos a citar e descrever: 1 Fase Realizao de uma intensa pesquisa sobre o tema do trabalho Identificao do processo de decapagem electroltica, conhecimento e compreenso da sua utilizao - familiarizao com o processo. 2 Fase Planeamento e organizao da estrutura do trabalho seguido de uma realizao do tratamento da informao recolhida na fase anterior (principais assuntos a serem abordados) Desenvolvimento do trabalho. 3 Fase Englobamento da anlise dos meios utilizados e aplicaes. 4 Fase A 4 Fase passou por ser o momento em que se reconheceu as caractersticas e propriedades resultantes do processo de decapagem electroltica, assim como relacionar os respectivos campos de aplicao identificando os principais factores de influncia num metal. As concluses, foram a fase final da nossa metodologia de trabalho, complementada com elaborao da apresentao em PowerPoint, referente ao trabalho.

3. Decapagem
Decapagem um tratamento de superfcies metlicas, que consiste em processos (qumicos; mecnicos; ultra-snicos; trmicos; electrolticos), de fundamental importncia para a remoo de xidos e impurezas formadas sobre as superfcies metlicas, que ocorrem a altas temperaturas nas etapas de fabricao como as carepas de laminao e recozimento, camadas de oxidao (como a ferrugem), crostas de fundio e incrustaes superficiais. A Decapagem Eletroltica tem aplicabilidade: Em superfcies de peas, tubos, equipamentos, componentes industriais Em de pequeno, internas mdio que e grande porte de e em e equipamentos que no podem ser movidos das suas instalaes; superfcies necessitam pureza homogeneidade; Nas indstrias qumica, petroqumica e cervejeira;

4. Decapagem Eletroltica
A Decapagem Eletroltica um processo no qual h uma transferncia de electres entre materiais com diferena de potencial elctrico e resulta de um banho cido e de uma aplicao de uma corrente contnua controlada. O material a ser decapado imerso em tanques (banhos) com electres que recebem uma corrente contnua. Consoante o tipo de material a ser trabalhado, so administrados os banhos (electrlitos), que devem ser muito bem controlados, assim como a corrente aplicada a que esto sujeitos.

4.1. Tipos de Processos da Decapagem Eletroltica


4.1.1 . Bullard-Dunn - Limpeza Eletroltica catdica
Neste processo as peas so ligadas ao ctodo. O nodo feito de chumbo ou de estanho e o eletroltico contem cido sulfrico. O hidrognio forma-se e quebra a camada de xido e as superfcies limpas recebem imediatamente um revestimento fino de chumbo ou estanho. As dimenses e dureza das peas no so alteradas e indicado para moldes de fundio com carepa e peas de preciso temperadas. Este processo pode ser aplicado em todos os tipos de aos pois consegue-se trabalhar, neste processo, com muita eficincia e dentro dos limites de concentraes e densidade de corrente.

4.1.2. Processo com Condutor Central


O Processo com Condutor Central consiste em banhos fortemente alcalinos ou com substncias fundidas, combinando altas densidades de corrente e de temperatura. O eletrlito uma soluo diluda de cido clordrico ou de cido sulfrico. As peas so suspensas sem terem qualquer ligao metlica com a fonte de energia eltrica, entre o ctodo e o nodo, no existindo qualquer problema de fixao. A corrente passa de um eletrodo para o outro atravs da pea, provocando decapagem da superfcie na entrada e sada.

4.1.3. Decapagem Andica


Este tipo de processo indicado para peas com roscas que devero passar por posterior galvanizao e a pouca remoo do ncleo da rosca corresponde a um menor deposito na galvanizao. Na Decapagem Andica, usam-se cidos inorgnicos e aditivos, especialmente para os aos, alumnios e suas ligas.

4.1.4. Eletropolimento processo de polimento


O Eletropolimento consiste num processo em que se submete as peas de ao inoxidvel, a funcionar como um nodo (polo positivo) num electrlito, aplicando uma corrente contnua durante um determinado tempo, formando assim uma pelicula polida, uniforme e resistente. Remove o metal de uma superfcie de trabalho sem a transformar em termos mecnicos, trmicos ou qumicos, eliminando as camadas danificadas e permitindo que as suas propriedades originais sejam completamente restabelecidas. um processo realizado em peas e componentes industriais, que so difceis de serem polidos, j que a sua geometria no e processo que de se fabricao permitem

obtenha a qualidade desejada, sendo o seu custo de processamento muito elevado.

5. Vantagens e desvantagens da decapagem Eletroltica


5.1. Vantagens
muito eficiente para a remoo de xidos pesados e grosseiros; No trabalha directamente com reagentes qumicos; No altera, em termos mecnicos, a superfcie do material a ser trabalhado; Apresenta uma grande repetibilidade, permitindo a padronizao de processos.

5.2. Desvantagens
Durante a Decapagem Eletroltica existem muitas variveis que devem ser controladas durante o processo (concentrao, densidade da corrente, condutividade, temperatura, etc.) e estas variam de acordo com o tipo de material que trabalhado; A manuteno das condies ideais para este tipo de operao nos banhos de Decapagem Eletroltica exige um controlo rigoroso das variveis envolvidas.

6. Concluso
Aps a realizao do presente trabalho, foi-nos possvel concluir que a decapagem um processo muito utilizado no tratamento de superfcies metlicas e que pode ser feita atravs de vrios processos. Com especial enfoque na Decapagem Eletroltica, foi-nos possvel perceber no que consiste, assim como os vrios tipos de processos que existem dentro da mesma, vantagens e desvantagens da sua utilizao e a sua aplicabilidade. Decapagem eletroltica consiste na remoo de um

revestimento, atravs de uma transferncia de electres em materiais com diferena de potencial elctrico e corrente contnua controlada, sem afectar o material em que trabalhado, possibilitando a recuperao de peas/materiais que j atingiram o seu perodo de vida til e pode ser aplicado em vrios campos industriais. Sendo um processo que exige um rigoroso controlo, pode trazer algumas vantagens como desvantagens. Dentro da decapagem eletroltica existem 4 processos diferentes tais como, o Bullard-Dunn, Andica, com condutor central e Eletropolimento.

7. Sitografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decapagem http://pt.scribd.com/doc/16670668/Apostila http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6315-decapagemeletrolitica#.URN1aR009-Y http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe7kUAE/decapagemsuperficies http://www.usiminas.infoinvest.com.br/ www.grupohumma.com.br

Potrebbero piacerti anche