Sei sulla pagina 1di 21

APOSTILA DE TELECOMUNICAES

1. FINALIDADE
A finalidade da presente apostila, fornecer, dentro de um contexto prtico e objetivo, as informaes necessrias para o futuro Soldado da Polcia Militar do Paran no que se refere ao emprego operacional dos meios de comunicao existentes em nossa Corporao.

2. OBJETO
a. Generalidades: Visam reconhecer os conceitos mais comuns praticados dentro das atividades de comunicaes, objetivando o correto emprego destes meios. b. Modulao, Demodulao e Emisso: Conhecer seus conceitos e significado c. Sistemas de Comunicaes Utilizados pela PMPR: Seu Objetivo primeiro o conhecimento dos tipos de Sistemas Utilizados pela PMPR, quer seja no aspecto Administrativo ou Operacional. d. Emprego Operacional das Comunicaes: Visa o emprego prtico das situaes verificadas em sala de aula, com a finalidade de obtermos o mximo de rendimento durante nossa atividade fim.

3. INTRODUO
Durante os ltimos anos foi possvel perceber as vrias transformaes que ocorreram, a nvel mundial, no mbito das Comunicaes. Como no podia deixar de ser, nossa Corporao acompanhou tal evoluo, possuindo hoje uma infinidade de equipamentos e aparelhos destinados as mais diversas atividades de Comunicaes, no apenas administrativas mas principalmente operacionais.

CAPTULO I COMUNICAES
Definio: Conjunto de meios destinados a proporcionar aos diversos escales, o exerccio das aes de comando, controle, coordenao e troca de informaes.

a. MEIOS DE COMUNICAO 1. Conceito: Agentes ou equipamentos que permitem e proporcionam o estabelecimento das ligaes assegurando, rapidez, segurana e continuidade das trocas de informaes.

2. Classificao dos meios de comunicaes a) Agentes de Comunicao: So elementos humanos ou animais destinados ao transporte, coleta ou averiguao de informaes . Ao mais empregados na PMPR so: Estafetas: destinados a executar servios internos, principalmente de correspondncia e trmite de documentos em geral. Mensageiros: elementos mais qualificados que os estafetas, dotados de boa mobilidade e armamento, destinados geralmente, ao transporte de informaes de carter urgente ou reservado. Agentes da P/2 ou B/2: elementos de confiana e que agem de forma descaracterizada, destinados a coleta, busca e produo de informaes em geral.

b) Acsticos: So equipamentos que produzem ondas sonoras destinados s informaes por sinais preestabelecidos, sendo que os mais utilizados so as sirenes, apitos e cornetas. c) Visuais: So os meios que atravs da sua visualizao transmitem informaes a quem os observa, os mais utilizados so as bandeiras, flmulas de comando, giroflex e pistolas de sinalizao. d) Eltricos: So os mais empregados, mais dinmicos, porm os menos seguros. Dividem-se em dois grupos: Eltricos com fio: telex ou teletipo, telefone e fax ou fac-smile. Eltricos sem fio: telefone celular, rdios HF/SSB, rdios VHF/FM.

b. MENSAGENS Define-se MENSAGEM como sendo o conjunto de ordens, instrues, partes e outros documentos, em texto claro ou criptografado, bem como, fotografias, cartas, que possam ser transmitidos por um Meio de Comunicao. Toda mensagem basicamente composta de 3 partes: Cabealho: Na parte do cabealho esto contidos os dados referentes ao destinatrio (nome, endereo, funo); Texto: O texto a mensagem propriamente dita; Fecho: O texto encerra os dados referentes ao expedidor (remetente). Destinatrio: Autoridade a quem o expedidor dirige a mensagem. Normalmente o prprio Comandante Imediato. Expedidor: Autoridade que determina que a mensagem seja enviada. Redator: Pessoa responsvel pela redao da mensagem, podendo ser o prprio expedidor. 1) Classificao das mensagens quanto SEGURANA Ultra-Secreta: a mensagem que se for revelada pessoas no autorizadas pode acarretar danos excepcionais Corporao. Secreta: a mensagem cujo teor , se cair em mos erradas, pode resultar em srios problemas corporao. Confidencial: a mensagem que, se revelada pessoas no credenciadas, pode resultar em srios embaraos administrativos para a organizao. Reservada: a mensagem cujo teor no pode ser revelada a qualquer pessoa.

2) lassificao das mensagens quanto PRECEDNCIA Classificam-se em: Mensagem Urgentssima (UU): aquela que tem prioridade sobre todas as demais, ou seja, deve ser transmitida com a mxima urgncia possvel. Mensagem Urgente (U): a que tem prioridade sobre as mensagens normais, ou seja, dever ser transmitida primeiro, desde que no haja nenhuma mensagem Urgentssima a ser transmitida. 3

Mensagem Normal: aquela que transmitida obedecendo a sua ordem de chegada ao protocolo. Observao: importante verificar que a classificao de precedncia independe da Classi ficao Sigilosa da mensagem.

3) Classificao das mensagens quanto ao DESTINATRIO Classificam-se em: Simples: Quando a mensagem endereada a apenas um destinatrio. Circular: Quando a mensagem endereada simult6aneamente a vrios destinatrios. 4) Classificao das mensagens quanto FORMA DE REDAO Classificam-se em: Texto Claro: Quando a mensagem escrita normalmente. Criptografada: Quando no lugar do texto da mensagem aparece apenas um criptograma.

CAPTULO II
4

MODULAO, DEMODULAO e EMISSO


a. MODULAO Conceito: o processo de se variar as caractersticas de uma onda, denominada portadora, em funo de um sinal de udio que lhe superposto Onda portadora: um sinal radioeltrico gerado por um dos estgios ou blocos do equipamento-rdio, chamado oscilador de radiofrequncia, cujo sinal cumpre a misso de servir de meio de transporte para um sinal de audiofrequncia (voz, msica, sinal telegrfico, etc.). Audiofrequncia: so as vibraes sonoras que podem ser ouvidas pelo ouvido humano, possuindo freqncias abaixo de 20 KHz. A onda portadora por ser um sinal de radiofrequncia no torna possvel a obteno imediata das informaes (palavra, cdigo telegrfico) que so transmitidas de um rdio para outro. Tais informaes, sob a forma de sinais de udio, lhe so superpostas. Esse processo de superposio provoca alteraes em algumas das caractersticas da onda portadora. Essas alteraes que a onda portadora pode sofrer ao ter que transportar as informaes, denomina-se MODULAO. As caractersticas da onda portadora que podem ser alteradas so: - amplitude; - freqncia. Quando as alteraes ocorrem na amplitude da onda portadora, a modulao recebe o nome de Amplitude Modulada (AM). A modulao em amplitude utilizada nos transmissores de radiotelefonia e radiotelegrafia que operam nas mdias e altas freqncias. Caractersticas da modulao em AM:

- reproduo da mesma informao em duas Bandas Laterais, o que representa um desperdcio de potncia; - est sujeita a grandes interferncias reproduzidas por aparelhos eltricos, fenmenos atmosfricos e motores; - utiliza as faixas de HF e MF; - possui menor fidelidade; - proporciona propagao atravs de ondas terrestres e espaciais. Se tais alteraes ocorrerem na freqncia da portadora, a modulao recebe o nome de Freqncia Modulada. Caractersticas da modulao em FM:

- sofre pouca ou quase nenhuma interferncia; - proporciona grande fidelidade na reproduo sonora; - requer componentes eletrnicos de maior complexidade; - utiliza as faixas de VHF e UHF; - emprega propagao atravs das ondas terrestres; - proporciona alcance visual (antena/antena) S S B (Single Side Band - Banda Lateral nica).

um tipo de modulao que constitui-se num aprimoramento da modulao convencional de AM. Consiste na eliminao de uma das faixas laterais (superior ou inferior) e da prpria portadora que normalmente so irradiadas nos transmissores em AM. Com a eliminao de uma das faixas laterais e da portadora, toda a potncia do equipamento passa a ser aplicada na irradiao da nica faixa lateral selecionada, que pode ser tanto a superior como a inferior. Consequentemente, o alcance da transmisso passa a ser significativamente maior.

b. DEMODULAO Para que seja possvel a compreenso do que foi transmitido necessrio que ocorra a DEMODULAO que corresponde ao processo inverso da modulao, ou seja, a onda portadora, depois de cumprir sua tarefa de servir de meio de transporte para a nossa voz (ou msica, ou qualquer outra informao que se deseja transmitir) eliminada, passando para o alto-falante do rdio receptor, apenas o sinal de audiofrequncia que efetivamente o que nos interessa. c. EMISSO Conceito: a maneira pela qual uma mensagem pode ser transmitida. O tipo de emisso depende do meio de comunicaes utilizado. Em se tratando de emisses radioeltricas, as mesmas so designadas conforme sua largura de faixa necessria e sua classificao. As emisses so classificadas e simbolizadas de acordo com suas caractersticas bsicas: largura de faixa (ou canal); tipo de modulao (amplitude ou freqncia); tipo de informao a ser transmitida (telegrafia, telefonia, fac-smile).

CAPTULO III SISTEMAS DE COMUNICAES UTILIZADOS NA PMPR

a. SISTEMA TELEFNICO DA PMPR O sistema telefnico da PMPR constitudo basicamente por: Central telefnica: Equipamento que rene e coordena linhas telefnicas. Terminal telefnico: Aparelho telefnico ao qual est conectada diretamente uma linha telefnica de assinante, possibilitando interligaes com toda a rede pblica de telefonia. Exemplo: telefone residencial ou comercial. Fax ou Fac-smile: Aparelho eletrnico acoplado a uma linha tronco, o qual ir funcionar em conjunto com o telefone, dotado de uma impressora capaz de transmitir, receber ou copiar textos. Telefone Celular: Aparelho que opera por ondas de rdiodifuso, interligando-se atravs das mesmas com centrais normais de telefones. Definies Telefone: um aparelho, geralmente constitudo de duas partes (fone e corpo), que possui uma unidade de carvo ativado, a qual transforma a voz humana em impulsos eltricos, os quais percorrem os fios condutores (linhas), sendo novamente convertidos em ondas sonoras quando chegam ao fone do aparelho destinatrio.

Ramal: um aparelho telefnico que est conectado a uma linha de ramal, sendo normalmente de uso interno, para possibilitar o trfego telefnico entre as sees de uma OPM/OBM. Linha de ramal: um circuito telefnico que interliga um ramal a uma central telefnica privativa. Linha-tronco ou circuito-tronco: Circuito telefnico que interliga centrais telefnicas entre si. Normalmente essa interligao se processa entre uma central telefnica privativa com centrais telefnicas pblicas. atravs das linhas-troncos que se processam as ligaes externas, ou seja, de uma OPM/OBM para a comunidade, e vice-versa.

(a) Tipos de Centrais Telefnicas e suas Caractersticas 1) Central PABX (Private Automatic Branch Exchange)

Trata-se de uma central privativa de comutao telefnica de uso nas redes telefnicas com grande volume de trfego e com um nmero elevado de sees a interligar. ligada rede pblica de telefonia atravs das linhas-troncos, permitindo que as chamadas internas, ou seja, entre os ramais, e as chamadas originadas por ramais privilegiados para a rede externa, se processem automaticamente, isto , sem auxlio da telefonista. As chamadas da rede externa para os ramais e as chamadas originadas por ramal semi-privilegiado para a rede externa, necessitam de auxlio da telefonista para serem completadas. Os equipamentos PABX oferecem vrias facilidades, tais como: programao de ramais em categorias: * privilegiado * semi-privilegiado * restrito - interligao automtica entre ramais - interligao dos ramais com a rede pblica - servio noturno (designao de um ramal atendedor) - discagem direta ramal (DDR) - ramais em busca automtica 2) Central tipo PAX (Private Automatic Exchange) uma central Privativa de Comutao Telefnica de uso exclusivo interno, no permitindo conexes com a rede pblica externa, de vez que no dispe de circuitos-troncos. A comunicao interna entre os ramais automtica, dispensando a telefonista. 3) Central tipo PBX (Private Branch Exchange) uma central privativa de comutao telefnica, de operao manual, ligada central pblica de telefonia atravs de linhas-troncos, sendo que as chamadas internas entre ramais e as chamadas externas entre os ramais e a rede pblica, exigem sempre o auxlio da telefonista para serem completadas. Os equipamentos PBX apresentam as seguintes caractersticas bsicas: - interligao manual entre ramais - grande capacidade de trfego - interligao manual entre os ramais e a rede pblica - grande quantidade de ramais - servio noturno

4) KS (Key Sistem)

Equipamento que permite receber e originar ligaes, bem como, conversao interna entre ramais, sem o auxlio da telefonista, estando ligado central telefnica pblica atravs das linhas-troncos. Os equipamentos KS apresentam as seguintes facilidades bsicas: - interligao automtica entre ramais - superviso visual ou sonora de ocupao em cada ramal - sinalizao sonora de chamadas internas e externas - reteno de chamadas externas pelo ramal, permitindo ao mesmo se interligar a outro ramal ou linha-tronco. - chamada de conferncia, que possibilita um grupo de ramais participar, em conjunto, de uma mesma ligao - msica de espera (reteno de linhas-troncos) (b) Tipos de Ramais A cada usurio (ramal) podem ser atribudas diferentes classes de servio, de forma que numa rede de telefonia comandada por uma central telefnica privativa, podemos encontrar os seguintes tipos de ramais: Ramais privilegiados So os ramais aos quais permitido o acesso direto rede pblica. Esses ramais podem receber ligaes internas e efetuar ligaes externas sem nenhuma restrio, bastando, para isso, discar 0 (zero) para que uma linha-tronco seja acessada diretamente. Ramais semi-privilegiados So os ramais que podem estabelecer ligaes internas sem restries. Entretanto, possuem acesso indireto rede pblica, dependendo da interveno da telefonista para que possam ter acesso s linhas-troncos. Ramais restritos So os ramais sem acesso rede pblica. Estes usurios s podem receber e originar ligaes internas. c) Instrues para a utilizao de Ramais Telefnicas Existem no Brasil, dois modos de sinalizao de linha telefnica: - Decdica (Pulsos) - Multifreqncial (Tom) O modo multifreqncial possibilita uma discagem mais rpida, ao passo que nas linhas decdicas, a discagem mais lenta. 9

Os telefones multifreqncias possuem o boto flash. Os telefones decdicos no o possuem. O boto de sinalizao equivale ao boto flash. A tecla * (asterisco) nos telefones multifreqnciais permite ativar funes. Nos telefones decdicos, essa tecla substituda pelo dgito 7. A tecla # (quadrado) nos telefones multifreqncias serve para cancelar funes. Nos telefones decdicos, use o dgito 8. Teclas de programa: essas teclas permitem ativar ou cancelar facilidades: A B C D - rechamada automtica (call-back) - repetio de seleo - desvio de chamada - discagem individual

b. SISTEMA TELEX DA PMPR A PMPR dispe de terminais de telex instalados nas sedes dos Batalhes do interior do estado, e nas sedes de alguns Batalhes da Capital. Os BPM do Interior do Estado fazem parte da Rede REPARTE do CPI, cujo PDR (posto Diretor de Rede) o CCI. Essa rede interliga todas as sedes dos BPM do Interior entre si e tambm com o QCG. um sistema fechado (ponto a ponto), porquanto as Unidades do Interior s podem comunicar-se entre si, no sendo possvel a interligao com os demais assinantes da rede nacional da EMBRATEL. Essa interligao s possvel atravs da mquina existente no CCI, a qual pode efetuar e receber ligaes de qualquer assinante da rede nacional. Quando uma Unidade do interior necessita transmitir uma mensagem via-telex para um outro assinante externo rede REPARTE, deve transmitir primeiramente essa mensagem ao CCI, de onde a mesma ser transmitida ao destinatrio. De igual modo, uma mensagem oriunda da rede nacional e destinada a um BPM do interior, passa primeiramente pelo CCI, para depois ser retransmitida OPM qual se destina. Na Capital do Estado existe um sistema semelhante, o qual interliga as Unidades Operacionais do CPC. O PDR dessa rede o CPC (sede). Com o advento do FAX, tanto a rede do CPI quanto a do CPC, encontram-se praticamente em desuso, notadamente na Capital, em funo das maiores facilidades apresentadas pelo FAX. No BPRv, o sistema telex continua sendo bastante utilizado, servindo para interligar a sede da Unidade com as Cias interiorizadas.

10

c. SISTEMA-RDIO DA PMPR O Sistema-Rdio da PMPR basicamente constitudo por:7

Posto-rdio: conjunto de pessoal, material e equipamentos que fazem parte de uma rede-rdio. Rede-rdio: conjunto de postos-rdios que operam numa mesma freqncia. Sistema-rdio: conjunto das redes-rdios que servem a uma Organizao.

(a) Redes-rdio existentes na PMPR O sistema-rdio da nossa Corporao constitudo de diversas redesrdio, possuindo a seguinte estrutura: a. No Interior do estado Cada OPM possui a sua rede-rdio prpria, a qual subdivide-se em sistema VHF/FM e sistema HF/SSB - Sistema HF/SSB Encontra-se praticamente desativado. Mas, um sistema-rdio que permite a interligao via-rdio entre as OPM do Interior do Estado, e tambm com o QCG. O PDR desse sistema o CCI. - Sistema VHF/FM Serve para as comunicaes locais. Cada OPM do Interior tem a sua rede prpria de comunicaes em VHF/FM, independente, autonma. A rede trabalha com uma freqncia exclusiva que assegura comunicaes em toda a cidade. Alm da freqncia operacional que utilizada para todos os servios de policiamento da Unidade, independente de modalidade (trnsito, rdio-patrulha, a p, hipo, etc), a OPM trabalha tambm com o canal de emergncia geral, que pode ser empregado em determinadas situaes, a critrio da Unidade. O PDR a central de operaes da Unidade. b. Na Capital As comunicaes via-rdio na Capital obedecem a seguinte estrutura: Sistema independente

11

Constitudo pelas Unidades que no se integram ao COPOM (Centro de Operaes Policiais Militares). Essas Unidades possuem redes-rdios independentes e autonmas. o caso do BPGd - HPM - PM/2 - APMG - BPFlo - BPRv - Cia P Gd Ind. Operam em uma freqncia exclusiva, podendo tambm utilizar-se do canal de emergncia geral. O PDR de cada uma dessas redes a Central existente na sede de cada OPM. - Sistema COPOM atualmente o mais sofisticado sistema de comunicaes-rdio da PMPR, dispondo de grandes recursos tecnolgicos disponibilizados pela engenharia eletrnica e de telecomunicaes. O PDR dessa rede o COPOM (CPC) constitudo pelas seguintes redes em VHF/FM: rede do 12 BPM rede do 13 BPM rede do RPMon rede do BPTran rede do 17 BPM rede da Cia P Choque Cada uma dessas redes opera numa freqncia exclusiva, sendo possvel a interligao entre elas atravs de uma freqncia comum colocada no canal de emergncia geral. (b) Caractersticas dos Equipamentos Rdios da PMPR: Rdios VHF/FM Fixos: so normalmente utilizados como Centrais, para comandar uma rede-rdio (PDR), geralmente nas Comunicaes locais. Rdios VHF/FM Mveis: so os rdios instalados em viaturas, motocicletas e barcos. Rdios VHF/FM Portteis (HT): so geralmente empregados como auxiliares para os rdios Fixos e Mveis, assegurando Comunicaes em distncias reduzidas. Rdios HF/SSB: so utilizados para assegurar a Comunicao do QCG com as OPMs do Interior do Estado e vice-versa.

(c) Operaes com Rdios Transceptores a) Rdios VHF/FM (modelo Fixo, Mvel ou Porttil) das marcas MOTOROLA e CONTROL. - descrio dos controles de operao: 12

* chave liga/desliga-volume: serve para ligar e desligar o tranceptor, bem como, para regular o volume do receptor. * chave seletora de canais: serve para seleo do canal desejado. * abafador, silenciador ou squelch: serve para regular a sensibilidade do receptor; eliminar rudos na transmisso, indicar o nvel de carga da bateria, suprimir rudos que normalmente estariam presenrtesos in-tervalos de recepo. * tecla do microfone: quando pressionada, liga o transmissor. * lmpada ou led vermelho: quando acesa, indica que o transmissor est no ar. * lmpada ou led verde: indica que o equipamento est ligado. - Para ligar o transceptor: Gire o controle liga/desliga-volume no sentido horrio, at ouvir um click. A lmpada ou led (diodo emissor da luz) acender indicando a condio de escuta. Gire o seletor de canais para a freqncia desejada. - Para receber: Gire o controle Abafador at o fim de seu curso, no sentido anti-horrio. Gire o controle de volume no sentido horrio at cerca de do seu curso total. Ajuste o controle do abafador, girando-o lentamente no sentido horrio at o instante exato em que o rudo for abafado (cortado). Ajuste o controle de volume par o nvel desejado quando estiver recebendo um sinal.

- Para transmitir: Proceda conforme os itens anteriores. Quando o canal estiver livre, pressionando a tecla do microfone (PTT), mantendo-a pressionada enquanto estiver falando e soltando-a para receber. A lmpada vermelha (ou led) ir acender enquanto a tecla estiver comprimida, indicando que o transmissor est no ar. Fale claramente com o nvel normal de sua voz, procurando pronunciar bem todas as slabas, falando devagar e pausadamente, mantendo uma distncia de uns 10 cm entre o microfone e os seus lbios, direcionando o fluxo de sua voz para ele. - Para desligar: Gire o controle de volume no sentido anti-horrio at ouvir um click.

(d) Manuteno das Comunicaes Todo equipamento rdio tem custo elevado. Por isso sempre adquirido em quantidades menores do que as necessidades reais. Nos dias atuais no se admite mais o funcionamento da administrao e sobretudo o cumprimento das misses operacionais, sem o auxlio da comunicao via rdio. Aqui esto, portanto, gran-

13

des razes para otimizao no uso de tais recursos e ainda para os cuidados quanto manuteno dos mesmos. A vida til de qualquer material depende do zelo com que manuseado, transportado ou armazenado. Tal afirmativa assume maior veracidade quando se trata de rdios, mais frgeis e, portanto, mais passveis de danos. Embora tenham constituio apropriada para suportarem as condies de utilizao normal, quando os cuidados mnimos passam a ocupar plano secundrio a conseqncia imediata a decadncia do equipamento. A manuteno dos equipamentos de rdio exige pessoal tcnico e especializado. Apenas a manuteno de 1 escalo pode e deve ser feita pelo usurio, operador ou detentor do material. a manuteno preventiva ou de conservao e realizada atravs dos cuidados no trato dirio como verificao, limpeza, reajustes e troca de pequenas peas que no impliquem em regulagem ou desmontagem. No que tange manuteno de 1. escalo, torna-se necessrio ainda ateno para as seguintes recomendaes: 1. Cuidado com o MIKE (microfone), jamais puxe seu fio e para falar mantenha-os aproximadamente a 10 cm da boca; 2. Ao notar qualquer anomalia com o equipamento, no tente desmont-lo, mas sim chame um tcnico para que o faa; 3. Jamais sobreponha objetos sobre a antena ou faa ligaes eltricas na fiao destinada ao aparelho rdio; 4. Mantenha o abafador e o volume em nveis compatveis e em condies normais de uso; 5. Restrinja-se somente a limpeza superficial e a verificao de seus conectores, bem como, testes para constatar seu correto funcionamento, e em constatando anomalias chamar imediatamente um tcnico; 6. Na hora da limpeza da viatura, deve-se ter o cuidado necessrio para no deixar a gua atingir os equipamentos de rdio; 7. Nunca ligue a viatura com o Rdio ligado; 8. O rgo tcnico competente na Polcia Militar na rea de manuteno das Comunicaes a Oficina de Comunicaes do CSM/MB, situada no QCG/PMPR, que, na medida do possvel, procura atender todas as OPM da Capital e do Interior do Estado. Algumas unidades j possuem servio de manuteno de rdio prprio, como o caso do BPRv, CCB e outras.

(e) Explorao dos Meios de Comunicao Regras para o Atendimento Telefnico


Procure atender o mais rpido possvel; Ao atender no diga Al, diga o local, seu nome e a saudao.

14

Ex. Corpo de Bombeiros, Fulano de Tal, bom dia; Segure corretamente o telefone, colocando o receptor junto ao ouvido e o transmissor junto a boca; Evite utilizar o telefone por mais de trs minutos; Em caso de chamadas a serem anunciadas, o telefonista diz a quem chama: Com quem deseja falar? Espere um instante, vou ver se o mesmo se encontra, e para a pessoa procurada, Com licena, Fulano de tal deseja lhe falar. Quando a pessoa procurada esta longe, e para localiz-lo vai demorar mais de um minuto, pega-se o nome de quem quer falar e o nmero do telefone, dizendo que a pessoa procurada entrar em contato com ele; Manter sempre ao seu alcance um catlogo telefnico atualizado, agendas com telefones mais procurados, blocos e lpis para anotaes; Ao desligar verifique se o telefone est bem assentado no seu descanso, pois se isso no ocorrer a linha ficar presa.

(f) Segurana das Comunicaes a proteo destinada a impedir que pessoas no autorizadas obtenham informaes ou prejudiquem as Comunicaes atravs de sabotagem eletrnica e outras formas. A sabotagem eletrnica caracteriza-se por aes de pessoas no autorizadas que procuram interceptar os canais de comunicaes, visando obter informaes clandestinamente.

1. A sabotagem pode ser de 2 tipos: PASSIVA: quando apenas escutam as nossas informaes, sem interferir e sem sabermos da existncia desses agentes. ATIVA: quando entram em nossa comunicao, a fim de prejudicar e acabar com a mesma, emitindo portadoras, sinais falsos ou mensagens simuladas para confundir os nossas operadores. O Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (Lei n.. 4,117, de 27 08/1962) assegura a inviolabilidade das telecomunicaes, sendo proibida a rdio-escuta clandestina e a emisso de sinais radioeltricos no autorizados. O artigo 58 do referido Cdigo, combinado com o artigo 151 do Cdigo Penal, prev pena de deteno de 01 a 02 anos a quem violar as telecomunicaes, seja de forma ativa ou passiva. 2. Normas de Segurana das Comunicaes:

15

- jamais transmita mensagens de carter reservado via-rdio ou telefone, pois tais meios no oferecem segurana, sendo passveis de captao. Utilize um mensageiro; - nos rdios com regulagem de potncia, utilize a menor potncia possvel. Tal medida dificulta a inteceptao; - tenha grande cuidado com a guarda dos materiais de comunicaes, pois seu furto ou extravio, acarretar, alm do prejuzo material, e da consequente responsabilizao disciplinar e/ou judicial, em prejuzo na segurana das comunicaes; - ao encaminhar a viatura para conserto em determinadas oficinas, tenha cuidado de retirar o rdio transceptor, nos casos em que a mesma deva permanecer por um longo perodo para manuteno; - no divulgue as freqncias de trfego e outros dados tcnicos a respeito dos nossos equipamentos de comunicaes; caso detecte ou constate alguma rdio-escuta ou emisso de sinais de forma clandestina comunique a Delegacia Regional de Comunicaes (DENTEL).

16

CAPTULO IV EMPREGO OPERACIONAL DAS COMUNICAES


a. ALFABETO FONTICO INTERNACIONAL (Generalidades) Comunicar com eficincia, ou seja, transmitir a outrem um pensamento a ser entendido algo extremamente difcil. Vemos constantemente que ordens dadas ou recados transmitidos so mal entendidos, mesmo quando se fala diretamente de pessoa a pessoa. Quando se trata de comunicar distncia, via rdio ou telefone, por exemplo, o problema da dificuldade de entendimento torna-se mais grave. E para o bom andamento das atividades administrativas e operacionais ou para a hiptese se serem os integrantes da PM empregados em campanhas, h sempre de ser buscado o aperfeioamento na transmisso e recepo das mensagens ou, em ltima anlise, a certeza de que as solicitaes, ordens, recomendaes, determinaes etc., chegaram ao destino e foram perfeitamente entendidas. Para se atingir tal objetivo, o de tornar clara a comunicao que na nossa corporao utilizamos o Alfabeto Fontico Internacional, de forma a que sejam evitados confuses e erros na recepo de mensagens em fonia, por ocasio da transmisso de letras com pronncias semelhantes, como, por exemplo, P e B, T e D, M e N, etc. Casos, entre outros, em que se recomenda a utilizao do Alfabeto Fontico Internacional: - na transmisso de placas de veculos; - na transmisso de mensagens criptografadas; - na transmisso de nomes ou sobrenomes estrangeiros ou de difcil pronncia. Nestas e outras situaes, as letras e nmeros devem ser pronunciados de acordo com a seguinte conveno: A ALFA B BRAVO C CHARLIE D DELTA E ECHO F FOXTROT G GOLF H HOTEL I INDIA J JULIET K KILO L LIMA M - MIKE N NOVEMBER O OSCAR P PAPA Q QUEBEC R ROMEO S SIERRA T TANGO U UNIFORM V VICTOR W WHISKEY X XADREZ Y YANKEE Z ZULU 0 NEGATIVO 1 PRIMEIRO / PRIMO 2 SEGUNDO 3 TERCEIRO 4 QUARTO 5 QUINTO 6 SEXTO 7 STIMO 8 OITAVO 9 NONO

17

b. CDIGO Q (Emprego e Generalidades) utilizado nas transmisses-rdios com a finalidade de simplificar e padronizar as Comunicaes dando-lhes maior rapidez na explorao, pela substituio de palavras, frases ou informaes, por um conjunto de trs letras. O Cdigo Q utilizado internacionalmente e foi criado em 21/12/1959, em Genebra, na Conveno Internacional de Telecomunicaes, da qual o Brasil foi signatrio, tendo oficialmente entrado em vigor em 01/05/1961. O Cdigo Q compreende os grupos de QAA a QZZ, distribudos em 4 sries: QAA a QNZ - reservada ao servio aeronutico. QOA a QQZ - reservada ao servio martimo. QRA a QUZ - srie de uso geral. QVA a QZZ - no distribuda QAP - permanea na escuta, fique atento;(Res. Serv. aeronutico) QRA - qual seu nome, ou qual o nome da sua estao; QRB - a que distncia aproximada est de ... QRC - por qual empresa liquidada a conta de sua estao; QRD - para onde vai ou de onde vem; QRE - a que horas calcula chegar a...; QRF - voc esta regressando a.....(lugar); QRG - qual a sua freqncia de operao; QRH - minha freqncia est variando; QRI - tonalidade da estao; QRK - legibilidade do sinal; QRL - estou ocupado; QRM - estou sofrendo interferncia de outra estao; QRN voc est sendo pertubado pela esttica; QRO - aumentar a potncia (ou volume); QRP - diminuir a potncia (ou volume); QRQ - transmitir mais depressa; QRR - est preparado para operao automtica; QRS - transmitir mais devagar; QRT - cessar a transmisso; QRU Tem alguma coisa para mim; QRV - estou preparado, prossiga; QRX - espere; QRZ - quem est me chamando; QSA - intensidade do sinal QSA-1 - apenas perceptvel QSA-2 - fraca QSA-3 - regular QSA-4 - boa QSA-5 tima

18

QSB - sinal variando; QSD a minha manipulao est defeituosa; QSJ - dinheiro, valores, pagamento; QSL - entendido, mensagem recebida e compreendida; QSM - repetir ltima mensagem; QSN voc escutou? QSO - contato, intercomunicao; QSP - retransmita para... QSQ - h mdico perto; QSS - bloqueio na radiopropagao; QSX - quer escutar o Sr... QSY - mude de canal; QSZ - repetir (palavra ou letra); QSK - pode ouvir-me nos intervalos; QTA - sem efeito; QTB - contagem de palavras; QTC - mensagem a transmitir; QTF - quer indicar-me o novo local (PB); QTH - qual a sua posio, endereo, lugar; QTI - qual o seu rumo verdadeiro; QTJ - qual a sua velocidade; QTK - velocidade em relao ao solo; QTN - a que horas partiu de... QTO - j saiu de... QTP - vou chegar agora no local; QTQ - transmita atravs do cdigo Q; QTR - horas; QTU - horrio de funcionamento da estao; QTV - devo ficar na sua escuta de....a....; QTX - mantenha sua estao aberta p/ comunicao; QUA - tem notcias de... QUB - pode dar-me informaes sobre... QUC - qual o nmero de... QUD - recebi o chamado de emergncia de... QUG - vou recolher-me para... QUI - tenho problemas de eletricidade; QUJ - qual o ponto de referncia para encontrar... QUO - deve procurar o Sr...(efetuar busca); QUP - minha posio est marcada por... QUS - avistou? QUT - a posio do acidente est marcada? QUU - deve apoiar-se a... QUX - quer indicar o trajeto para ir ao seu encontro?

19

c. CENTRO DE OPERAES POLICIAIS MILITARES (COPOM) O COPOM o rgo central do sistema, sendo responsvel pelo controle, comando e coordenao das comunicaes. Na rea de cada OPM, o COPOM recebe o apoio das Salas de Operaes. O esquema de trfego utiliza freqncia em UHF para a interligao do COPOM com a repetidoras instaladas na rea de cada Unidade. A partir da repetidora feito um enlace (link) e a freqncia volta a ser em VHF para possibilitar o contato com os rdios das viaturas, com os HT e com o rdio VHF fixo da S Op. Para comunicao OPM - COPOM ocorre o seguinte: o posto-rdio fixo (da S Op), mvel (vtr ou moto) ou porttil (HT) transmite em VHF. A comunicao captada em VHF pela repetidora da rea da OPM. A seguir, feito um enlace (link), e a partir da repetidora a mensagem seguir em UHF para o

20

NDICE
1. FINALIDADE .............................................................................................................................................. 1

A FINALIDADE DA PRESENTE APOSTILA, FORNECER, DENTRO DE UM CONTEXTO PRTICO E OBJETIVO, AS INFORMAES NECESSRIAS PARA O FUTURO SOLDADO DO CORPO DE BOMBEIROS NO QUE SE REFERE AO EMPREGO OPERACIONAL DOS MEIOS DE COMUNICAO EXISTENTES EM NOSSA CORPORAO. ....................................................................................................... 1 2.
A. B. C. D.

OBJETO ....................................................................................................................................................... 1 GENERALIDADES:....................................................................................................................................... 1 MODULAO, DEMODULAO E EMISSO: ............................................................................................... 1 SISTEMAS DE COMUNICAES UTILIZADOS PELA PMPR:. ......................................................................... 1 EMPREGO OPERACIONAL DAS COMUNICAES: ........................................................................................ 1 INTRODUO ............................................................................................................................................ 1

3.

CAPTULO I ......................................................................................................................................................... 2 COMUNICAES ............................................................................................................................................... 2


A.

MEIOS DE COMUNICAO ................................................................................................................. 2 2. CLASSIFICAO DOS MEIOS DE COMUNICAES .............................................................................................. 2 1) Classificao das mensagens quanto SEGURANA ...................................................................... 3 2) Classificao das mensagens quanto PRECEDNCIA .................................................................. 3 3) Classificao das mensagens quanto ao DESTINATRIO ............................................................... 4 4) Classificao das mensagens quanto FORMA DE REDAO ..................................................... 4 CAPTULO II ........................................................................................................................................................ 4
A. B.

MODULAO ......................................................................................................................................... 5 DEMODULAO.................................................................................................................................... 6 c. EMISSO .................................................................................................................................................. 6

CAPTULO III ...................................................................................................................................................... 6 SISTEMAS DE COMUNICAES UTILIZADOS NA PMPR ....................................................................... 6


A. SISTEMA TELEFNICO DA PMPR ...................................................................................................... 7 (A) TIPOS DE CENTRAIS TELEFNICAS E SUAS CARACTERSTICAS ....................................................................... 7 (B) TIPOS DE RAMAIS........................................................................................................................................... 9

Ramais privilegiados ..................................................................................................................................... 9 Ramais semi-privilegiados ............................................................................................................................ 9 Ramais restritos ............................................................................................................................................. 9 B. SISTEMA TELEX DA PMPR ...................................................................................................................... 10 C. SISTEMA-RDIO DA PMPR ..................................................................................................................... 11 (A) REDES-RDIO EXISTENTES NA PMPR ......................................................................................................... 11 (B) CARACTERSTICAS DOS EQUIPAMENTOS RDIOS DA PMPR:........................................................................ 12 (C) OPERAES COM RDIOS TRANSCEPTORES................................................................................................. 12 (D) MANUTENO DAS COMUNICAES ........................................................................................................... 13 (E) EXPLORAO DOS MEIOS DE COMUNICAO .............................................................................................. 14 (F) SEGURANA DAS COMUNICAES ............................................................................................................... 15 CAPTULO IV.................................................................................................................................................... 17 EMPREGO OPERACIONAL DAS COMUNICAES ................................................................................ 17 A. ALFABETO FONTICO INTERNACIONAL (EMPREGO E GENERALIDADES) ....................... 17

B. CDIGO Q (EMPREGO E GENERALIDADES) ...................................................................................... 18 C. CENTRO DE OPERAES POLICIAIS MILITARES (COPOM) ......................................................... 20 NDICE................................................................................................................................................................. 21

21

Potrebbero piacerti anche