Sei sulla pagina 1di 15

9/5/2010

Aula 4

Classificao dos Solos

Importncia da classificao dos solos


A diversidade e a enorme diferena de comportamento apresentada pelos diversos solos perante as solicitaes de interesse da Engenharia levou ao seu natural agrupamento e conjuntos distintos, aos quais podem ser atribudas algumas propriedades. O objetivo da classificao dos solos, sob o ponto de vista da Engenharia, o de poder estimar o provvel comportamento do solo ou, pelo menos, o de orientar o programa de investigao necessrio para permitir a adequada anlise de um problema.

9/5/2010

Granulometria dos solos


O estudo da distribuio granulomtrica dos solos objetiva a anlise do solo quanto dimenso de suas partculas slidas. A granulometria caracteriza o solo com relao distribuio percentual dos diferentes tamanhos de gros que o compem, obtida em ensaio de laboratrio realizado em uma amostra representativa.

Os solos finos apresentam comportamento plstico, enquanto os materiais mais grossos apresentam comportamento granular. A partir da granulometria do solo pode-se, portanto, classificar o solo quanto ao comportamento (plstico ou granular).

Granulometria dos solos


Para caracterizar a granulometria de um solo deve-se submet-lo ao ensaio granulomtrico que se compe de 3 etapas:
1. 2. 3.

Peneiramento Grosso Peneiramento Fino Sedimentao

O ensaio consiste em se fazer passar uma amostra do solo atravs de uma srie de peneiras superpostas, cujas aberturas de malha so conhecidas.

9/5/2010

Granulometria dos solos


O procedimento permite que se determine que percentuais do peso total da amostra so compostos por gros maiores ou menores que a malha de cada peneira utilizada. A parcela muito fina do material, no podendo ser estudada por peneiramento, analisada atravs do ensaio de sedimentao

Determinao da Curva Granulomtrica


A anlise granulomtrica deve ser compatvel com o solo ensaiado. Solos que tenham uma predominncia marcante de partculas grossas podero ser estudados apenas por Peneiramento. Solos exclusivamente finos podem ser avaliados apenas por sedimentao. Materiais compostos por mistura equilibrada de partculas finas e grossas devero ser caracterizados por ensaio completo.

9/5/2010

Determinao da Curva Granulomtrica


PENEIRAMENTO

2mm
Consiste em se fazer com que a amostra a ensaiar passe atravs de uma srie de peneiras com aberturas de malha conhecidas. A dimenso da partcula definida em funo das malhas das peneiras entre as quais a mesma fica retida. Entende-se por malha de peneira, a dimenso do lado do quadrado que a compe. O Peneiramento , por sua vez, realizado em duas etapas. A primeira etapa o PENEIRAMENTO GROSSO, onde so analisadas partculas com dimetro superior a 2mm, e a segunda etapa o PENEIRAMENTO FINO, onde so estudadas as partculas com dimetro compreendido entre 2 mm e 0,075 mm.

Peneiram. grosso

0,075mm

Determinao da Curva Granulomtrica


PENEIRAMENTO

2mm
Para a execuo do ensaio, a amostra deve, portanto, ser previamente repartida atravs de Peneiramento na peneira n 10 (2 mm). A parcela que ficar retida na peneira n 10 dever ser lavada dentro da mesma e vir a constituir a amostra para Peneiramento grosso. Da parcela que passar na peneira n 10 retira-se uma sub-amostra que, aps lavagem na peneira n 200 (0,075 mm), ir constituir a amostra para Peneiramento fino. As operaes de lavagem nas peneiras 10 e 200 so necessrias para que se eliminem os gros muito finos do material que, aderentes aos gros mais grossos, introduziriam erro nas pesagens do material retido em cada peneira utilizada no ensaio.

Peneiram. grosso

0,075mm

9/5/2010

Determinao da Curva Granulomtrica


SEDIMENTAO

Consiste em se fazer com que as partculas de solo sedimentem numa massa fluido de viscosidade conhecida. A dimenso das partculas definida com base na lei de STOKES, que equaciona a velocidade de queda de uma esfera em meio lquido. Segundo tal lei, a velocidade de queda da esfera ser constante em funo do seu dimetro. No ensaio, sabe-se que quando a ltima partcula com uma dada dimenso atravessa um ponto da suspenso h uma variao na densidade da mesma nesse ponto. Pode-se, portanto, medindo-se a densidade da suspenso em um ponto escolhido, saber quanto ainda h de material mais fino que a partcula que est por ali passando naquele momento e, pela lei de STOKES, qual o dimetro dessa partcula.

Determinao da Curva Granulomtrica


SEDIMENTAO No ensaio de sedimentao, medem-se as densidades da suspenso em um ponto onde o densmetro est mergulhado, em intervalos de tempo preestabelecidos. Considerando-se a lei de STOKES, conhecida a velocidade da partcula que passa pelo ponto escolhido em cada instante de tempo, pode-se saber o dimetro dessa partcula. Considerada a densidade da mistura a cada instante, obtm-se o percentual de material slido ainda em suspenso, que representa o percentual de material mais fino que a referida partcula, cujo dimetro conhecido.

Equao de STOKES

9/5/2010

Determinao da Curva Granulomtrica


SEDIMENTAO O ensaio de sedimentao tem por objetivo avaliar os dimetros de partculas da parcela muito fina do material estudado, que, por serem muito diminutos, no podem ser quantificados por peneiramento, dada a impossibilidade de se fabricarem peneiras com malhas de tal dimenso. A amostra utilizada no ensaio de sedimentao a mesma que se usa no Peneiramento fino, antes que se proceda a lavagem na peneira n 200.

Dados Obtidos da Curva Granulomtrica


Dimetro Efetivo (Def) ou D10 o dimetro correspondente porcentagem que passa igual a 10%.

9/5/2010

Dados Obtidos da Curva Granulomtrica


Coeficiente de No Uniformidade (CNU): a relao entre o dimetro correspondente a 60% de material passando na curva granulomtrica de um solo e seu dimetro efetivo. D idia da uniformidade do solo.

CNU =

D60 D10

Quanto maior o coeficiente de no uniformidade CNU, mais bem graduada a areia. CNU < 2,0: areias uniformes

Dados Obtidos da Curva Granulomtrica


Coeficiente de No Uniformidade (CNU): CNU = D60
D10

9/5/2010

Dados Obtidos da Curva Granulomtrica


Coeficiente de Curvatura (CC): Enquanto CNU indica a amplitude dos tamanhos dos gros, CC detecta melhor o formato da curva granulomtrica e permite identificar eventuais descontinuidades ou concentrao muito elevada de gros mais grossos no conjunto.

CC =

(D30 ) 2 D10 .D60

Solos bem graduados possuem CC entre 1,0 e 3,0. CC < 1,0: curva tende a ser descontnua h falta de gros com determinado dimetro CC > 3,0: curva tende a ser muito uniforme na parte central

Dados Obtidos da Curva Granulomtrica


Coeficiente de Curvatura (CC):
Areia de Copacabana:
(D ) 2 CC = 30 D10 .D60

CC =

(0,17) 2 = 1,2 (0,24.0,10)

Areia do Tiet:

(D ) 2 CC = 30 D10 .D60

CC =

( 0,35) 2 = 1,27 (0,80.0,12)

9/5/2010

Exemplos de Curvas Granulomtricas


Maior parte dos gros do mesmo tamanho

gros de diferentes tamanhos

H falta de determinado tamanho de gro

Sistemas de Classificao dos Solos


Os solos podem ser classificados com relao ao tamanho dos seus gros, conforme a tabela, que mostra trs dos principais sistemas de classificao.

ISSMFE: Sistema Internacional de Classificao dos Solos ABNS: Associao Brasileira de Normas Tcnicas USCS: Sistema Unificado de Classificao dos Solos

9/5/2010

Sistema Unificado de Classificao


Este sistema classifica os solos em trs grandes grupos: Solos grossos - So aqueles cujo dimetro da maioria dos gros maior que 0,075
mm, ou seja, mais de 50% em peso dos seus gros ficam retidos na peneira n 200. Nesse grupo encontram-se os pedregulhos, as areias e os solos pedregulhosos ou arenosos que contenham pequenas quantidades de finos (siltes ou argilas).

Solos finos - So aqueles cujo dimetro da maioria dos gros menor que 0,075
mm. Nesse grupo encontram-se os solos finos (argilas ou siltes), incluindo-se tambm os materiais orgnicos. Considera-se na classificao a alta ou baixa compressibilidade do material.

Turfas - So solos altamente orgnicos e extremamente compressveis.

Sistema Unificado de Classificao


SOLOS GROSSOS
Na classificao, cada grupo representado atravs de duas letras. Os solos grossos podem ser classificados como: GW, GC, GP, SW, SC, SP e SM, onde a primeira letra indica se o solo uma areia ou pedregulho e a segunda letra expressa suas caractersticas.
G S C W P M Pedregulho (gravel) Areia (sand) Argila (clay) Bem graduado (well graded) Mal graduado (poorly graded) Silte (palavra sueca mo)

10

9/5/2010

Sistema Unificado de Classificao


Abaixo de um percentual limite de finos (5%), os solos grossos so classificados em funo de seus coeficientes de uniformidade ou de curvatura, como bem ou mal graduados. Assim, GW e SW, so, respectivamente, pedregulho e areia bem graduados, e GP e SP, pedregulho e areia mal graduados. Admite-se que o comportamento de um solo que contenha um percentual de finos superior ao limite (12%), funo das caractersticas de sua frao fina, sendo classificados, em termos de seus limites de consistncia, como argilosos ou siltosos. Os solos so classificados com base em um grfico de plasticidade como GC, SC, GM e SM, respectivamente, pedregulho e areia argilosa e pedregulho e areia siltosa. Os solos com % de finos entre 5 e 12% tm classificao dupla.

Sistema Unificado de Classificao


SOLOS FINOS
Na classificao, cada grupo representado atravs de duas letras. Os solos finos podem ser classificados como: CL, ML, OL, CH, MH e OH, onde a primeira letra indica se o solo uma argila, um silte ou um solo orgnico e a segunda letra expressa suas caractersticas de compressibilidade.
C M O L H Argila (clay) Silte (palavra sueca mo) Orgnico (clay) Baixa compressibilidade (low) Alta compressibilidade (high)

11

9/5/2010

Sistema Unificado de Classificao


C Argila (clay) Silte (palavra sueca mo) Orgnico (clay) Baixa compressibilidade (low) Alta compressibilidade (high)

SOLOS FINOS
.

M O L H

LIMITE DE LIQUIDEZ (%)

Sistema Unificado de Classificao


TURFAS
So solos altamente orgnicos, geralmente fibrilares e extremamente compressveis, representados pelo smbolo Pt (peat).

12

9/5/2010

Classificao dos Solos Quanto Origem


Solo Residual
o produto da intemperizao das rochas que permanece no local de sua formao. O solo residual a camada mais externa de um perfil de desagregao de rocha. Na realidade no existe um limite definido entre solo e rocha, mas sim uma transio gradual onde as camadas se apresentam em ordem crescente de destruio da estrutura rochosa, do interior para a superfcie.

13

9/5/2010

Classificao dos Solos Quanto Origem


Solo Residual

Classificao dos Solos Quanto Origem


Solo Transportado
Solo transportado aquele que sofreu a ao de agentes transportadores e se depositou ou acumulou em local diferente do de origem. a) Coluvionares: Tambm conhecidos como TALUS. So aqueles cujo transporte se d pela ao da gravidade e que se depositam ao p de elevaes e encostas. b) Aluvionares: So transportados pela ao das guas (fluviais e pluviais), sendo depositados de forma seletiva em relao ao tamanho de gros, de acordo com a velocidade da corrente. c) Elicos: So transportados pela ao dos ventos. d) Glaciais: So transportados pelo gelo.

14

9/5/2010

Classificao dos Solos Quanto Origem


Solos Orgnicos
Ocorrem principalmente em depresses continentais e baixadas de rios e litorneas, pelo acmulo e decomposio de restos de organismos vegetais e animais. Quando ricos em matria orgnica vegetal tm-se um solo de consistncia fibrosa denominado TURFA.

15

Potrebbero piacerti anche