Sei sulla pagina 1di 9

Contextualizao no Ensino da Matemtica: uma Anlise de Livros Didticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Naiara Fonseca de Souza1 Marilena Bittar2 GD2 Educao Matemtica nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo: A presente pesquisa fruto das inquietaes quanto contextualizao no ensino de Matemtica e mais especificamente no ensino de lgebra. Assim, nos propomos a caracterizar a contextualizao da lgebra em livros didticos destinados aos anos finais do ensino fundamental. Para este estudo nos basearemos nos critrios de anlise do Guia do PNLD de 2011 de Matemtica destinado aos anos finais do ensino fundamental, alm das ideias de Skovsmose a respeito da Educao e Educao Matemtica crtica que discute a construo da cidadania por meio da Matemtica. A anlise dos livros se dar pautada na Teoria Antropolgica do Didtico desenvolvida por Chevallard, que fornecer subsdios para compreender o ensino proposto por meio das Organizaes Matemtica e Didtica. Nossa anlise de livros didticos se iniciou com a coleo mais adotada no Brasil no ano de 2011, o que foi possvel verificar por meio de dados disponveis no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). Palavras-chave: Contexto. Organizao Didtica. Organizao Matemtica. lgebra.

Introduo

A Matemtica se faz presente nas mais diversas reas do conhecimento e das prticas sociais, o que tem direcionado nossos olhares para um ensino que propicie condies para que o estudante possa conduzir o trabalho com a Matemtica, seja em seu dia a dia, com a interpretao de suas contas de gua, luz e telefone, por exemplo, seja nas relaes com as outras reas do conhecimento, como a qumica, a fsica, a biologia ou ainda na prpria Matemtica como a utilizao de conhecimentos geomtricos para resoluo de problemas algbricos. Nesta perspectiva, dada a possibilidade de a contextualizao tornar este trabalho propcio por seu carter articulador e por poder criar condies para a construo da cidadania, a mesma ganha ateno especial. A contextualizao se insere num paradoxo que nos preocupa. Por um lado, a discusso tem se efetivado de modo que todos tm algo a dizer com relao mesma, por outro lado, parece-nos que ela tem sido concebida de uma forma que minimiza sua
1

Bolsista Capes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: naiarafdesouza@gmail.com Bolsista de Produtividade. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: marilenabittar@gmail.com

potencialidade, isto , tem sido limitada a considerao do cotidiano do aluno, o que pode ser observado a partir de leituras de guias do PNLD de Matemtica, alm de observaes em livros didticos. Ou ainda, ocorre o equvoco, por parte dos professores, ou at mesmo por autores de livros didticos de, no intuito de tratar de problemas do contexto do aluno, abordarem problemas totalmente artificiais, de modo que as situaes inseridas so apenas pretextos que no interferem na resoluo do problema, como mostram os textos do Guia do PNLD de Matemtica para os anos finais do ensino fundamental. (BRASIL, 2010). Em nosso caso, o ensino de um contedo matemtico que nos inquieta o de lgebra nos anos finais do ensino fundamental, uma vez que este recebe demasiada ateno por parte dos professores, porm, paradoxalmente, isso no tem apresentado resultados satisfatrios na aprendizagem dos alunos, tal como exposto em (BRASIL, 1998). Alm disso, apesar da orientao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) serem para um ensino que articule as quatro concepes da lgebra, o clculo algbrico recebe ateno privilegiada, (BRASIL, 1998), o que possibilita a compreenso do objeto apenas como clculos desconexos. Diante destas inquietaes, a contextualizao no ensino da lgebra tornou-se nosso objeto de estudo. Neste sentido, considerando que o livro didtico a proposta de ensino mais presente nas salas de aula, alm da sua importncia, pois muitas vezes o nico recurso impresso a que os estudantes (e os professores) tm acesso, alm das sugestes do autor trazidas pelo livro e a prpria organizao dos contedos direcionados ao professor, nos propomos a realizar uma pesquisa que investigue, nos livros didticos dos anos finais do ensino fundamental, a funo da contextualizao. Nesta perspectiva, o objetivo da nossa investigao : Caracterizar a contextualizao da lgebra em livros didticos destinados aos anos finais do ensino fundamental. Para o alcance deste objetivo traamos os seguintes objetivos especficos: - Identificar e analisar em que momentos a contextualizao proposta nos livros didticos; - Analisar os tipos de contextualizaes presentes nos livros didticos; - Investigar conceitos, algoritmos e procedimentos presentes nos livros didticos nas contextualizaes propostas em lgebra. Ao nos referirmos a momentos, preocupamo-nos em compreender se a contextualizao tem ocorrido na introduo de algum conceito, durante toda a exposio dos mesmos, apenas nos problemas propostos ou ainda apenas ao final dos captulos, como

aplicaes de contedos estudados ou desafios. Esta identificao nos dar subsdios para analisar que contextualizaes so essas, isto , elas referem-se ao cotidiano dos alunos e s prticas sociais, ou s relaes internas prpria Matemtica? Existem relaes ou aplicaes das contextualizaes propostas com outras reas do saber? Por meio desta anlise, faz-se necessrio entender como estas contextualizaes tm se expressado: elas favorecem a construo do conhecimento matemtico, ou aparecem como uma forma de ilustrar o que est sendo proposto? Criam condies para o trabalho com a Matemtica, ou supervalorizam um nico contexto? Estas identificaes permitem caracterizar como o ensino da lgebra tem sido contextualizado nos livros didticos, alcanando assim, nosso objetivo principal.

Contextualizao

Alguns temas se constituem como fundamentais no mbito desta pesquisa, como o caso da contextualizao, que apesar de ser constantemente discutida no cenrio educacional, pouca a literatura disponvel na rea. Nesta perspectiva, os documentos que a abordam recebem ateno especial em nossa pesquisa, como por exemplo: BRASIL (1998) e BRASIL (2010). O referido Guia, em especial, nos oferece importantes subsdios, quando categoriza a Contextualizao Matemtica em: a prpria Matemtica, as prticas sociais atuais, a histria da Matemtica e outras reas do conhecimento. Estas categorias devem nos permitir identificar os tipos de contextualizao que esto sendo propostas nos livros didticos. Alm disso, nos norteiam quanto escolha das nossas categorias. Tambm no poderamos discutir contextualizao sem voltar nossos olhares para os estudos de Ole Skovsmose sobre a Educao e Educao Matemtica Crtica, que discutem as questes de democracia e cidadania por meio da Matemtica, o que vem ao encontro do modo como concebemos a contextualizao. A contextualizao , por ns entendida, como um meio para a construo da postura crtica e autnoma no aluno, pois favorece a reflexo e tomada de deciso nos diversos contextos - social, cultural, poltico, histrico, na prpria Matemtica - no qual a Matemtica se expressa. Skovsmose (2000) retrata em cenrios para investigao os contextos chamandoos de referncia, que vai ao encontro da categorizao proposta por Paola Valero (2002) em Consideraes sobre o contexto e a educao matemtica para a democracia. Em razo

desta convergncia, abordaremos os tipos de referncia abordada por Skovsmose. A primeira delas a referncia Matemtica Pura, que diz respeito s contextualizaes no mbito da prpria Matemtica, ou seja, a utilizao da matemtica para resoluo de problemas e situaes dentro desse mesmo campo. A segunda trata-se da Referncia Semi-Realidade, nesta as situaes so fantasiadas, isto , essas situaes so criadas visando o ensino de algum conceito sendo que o contexto da situao pouco interessa. H ainda a Referncia Realidade, onde prevalecem questes reais, e a ganham nfase os trabalhos com projetos, com o objetivo que os alunos vivenciam um ambiente investigativo, que os possibilitem lidar com situaes da sua vida por meio da Matemtica.

O PNLD e o Livro didtico

Em nossa pesquisa, optamos pela anlise de um campo em especial, que a lgebra, voltando nossos olhares para as contextualizaes que ocorrem nas propostas de ensino do referido campo. No entanto, sem desconsiderar o contexto que pode ter influenciado para que aquele livro fosse escrito de tal modo. Nesta perspectiva, os documentos oficiais que direta ou indiretamente determinam as propostas que o livro deve apresentar, os critrios que o livro deve contemplar, tal como contedos a serem abordados como o PNLD, por exemplo, recebem ateno especial, considerando que suas avaliaes influenciam, seno determinam, os livros que estaro, ou no, nas escolas brasileiras. Assim, corroboramos com Choppin (2004, p. 561) quando afirma que:
Escrever a histria dos livros didticos ou simplesmente analisar o contedo de uma obra sem levar em conta as regras que o poder poltico, ou religioso, impem aos diversos agentes do sistema educativo, quer seja do domnio poltico, econmico, lingustico, editorial, pedaggico ou financeiro, no faz qualquer sentido.

Alm disso, baseado nas classificaes de (GERARD E ROGIERS, 1998) o documento nos apresenta importantes elementos para compreenso do livro como recurso didtico, ressaltando, porm, que o papel do professor no processo de ensino fundamental, de modo que mesmo diante da importncia do livro didtico, este no substitui o professor. Assim, so destacadas as diferentes funes do livro didtico na relao tanto com o aluno, quanto com o professor. Quanto relao com o aluno destacam-se:
- favorecer a aquisio de conhecimentos socialmente relevantes;

- propiciar o desenvolvimento de competncias cognitivas, que contribuam para aumentar a autonomia; - consolidar, ampliar, aprofundar e integrar os conhecimentos adquiridos; - auxiliar na autoavaliao da aprendizagem; - contribuir para a formao social e cultural e desenvolver a capacidade de convivncia e de exerccio da cidadania. (BRASIL, 1998, p. 12)

No que se refere a relao do professor com o livro didtico so destacadas as seguintes funes:
- auxiliar no planejamento e na gesto das aulas, seja pela explanao de contedos curriculares, seja pelas atividades, exerccios e trabalhos propostos; - favorecer a aquisio dos conhecimentos, assumindo o papel de texto de referncia; - favorecer a formao didtico-pedaggica; - auxiliar na avaliao da aprendizagem do aluno. (BRASIL 1998, p.13)

Uma viso diferenciada da funo do livro apresentada por Choppin (2004), que no categoriza em termos de professor e aluno, mas em termos gerais, inclusive para pesquisa. Neste sentido, o referido autor destaca as seguintes funes: Funo Referencial quando existem programas de ensino, o livro a reproduo do programa, apresentando os contedos que se acredita serem importantes para um dado grupo; Funo Instrumental pe em prtica mtodos de aprendizagem, ao apresentar tcnicas e algoritmos, alm de propor atividades que dependendo do contexto de cada uma, visa diferentes objetivos, desde a memorizao de um conceito, at o desenvolvimento de habilidades para resoluo de problemas; Funo Ideolgica e Cultural com o desenvolvimento de sistemas educativos, o livro didtico tornou-se um dos mais importantes vetores da lngua, da cultura e dos valores das classes dirigentes, o que tende a aculturar as geraes, seja esse processo implcito ou explcito; Funo Documental o livro didtico pode oferecer, ainda que no haja essa busca, uma srie de documentos que ao serem analisados e confrontados podem desenvolver o esprito crtico do aluno. Assim, entender a funo do livro didtico nos dar subsdios para compreender o porqu da contextualizao acontecer como proposto nos livros didticos.

Ensino da lgebra

Faz-se necessrio, tambm, discutir a respeito da lgebra, no apenas tendo em vista a sua importncia para o desenvolvimento do pensamento abstrato, mas tambm considerando a categorizao abordada pelos PCN que defendem que, ao longo dos quatro ltimos anos do Ensino Fundamental, sejam contempladas as seguintes concepes: aritmtica generalizada; funcional; equaes; estrutural, de modo a no supervalorizar uma em detrimento da outra, ou ainda, a generalizar a lgebra tomando apenas uma destas concepes. Nossa pesquisa dever tambm levar em considerao essas concepes de lgebra. Optamos pela lgebra, por ser um dos campos definidos pelos PCN, que muito nos interessa, dada a excessiva ateno por parte dos professores e ao mesmo tempo as dificuldades expressas pelos alunos, como constatado nos resultados do ndice de desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) divulgados em 2012, em que o resultado para esse nvel de escolaridade foi a nota 4,1, numa escala de 0 a 10. Alm disso, o contedo em questo foi escolhido em funo de ter incio nos ltimos anos do ensino fundamental (6 ao 9 ano) e estar presente nos quatro anos, permitindo-nos analisar como ocorre a contextualizao ao longo desse nvel de escolaridade desde a entrada da lgebra no ensino.

Procedimentos metodolgicos

Diante do nosso objetivo, nesta pesquisa faz-se necessrio um olhar descritivo, subjetivo, nosso interesse est no processo de anlise, e no no resultado final. Neste sentido, a abordagem desta pesquisa qualitativa, que segundo Ldke e Andr (1986, p. 11-13) baseadas em Bogdan e Biklen (1982) apresentam cinco caractersticas bsicas:

1. A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento; 2. Os dados coletados so predominantemente descritivos; 3. A preocupao com o processo muito maior do que com o produto; 4. O significado que as pessoas so s coisas e sua vida so focos de ateno especial pelo pesquisador; 5. A anlise dos dados tende a seguir um processo indutivo.

Esses aspectos so contemplados no mbito desta pesquisa. vlido salientar que dados quantitativos so considerados, como por exemplo, o levantamento da coleo mais adotada. No entanto, este aspecto no descaracteriza a abordagem anteriormente mencionada, ele vem, ao contrrio, fortalecer a anlise por se tratar de ser uma coleo muito adotada pelos professores. Para escolha dos livros a serem analisados baseamo-nos na coleo mais adotada, no Brasil, uma vez que deste modo, poderemos retratar a proposta do ensino de lgebra quanto contextualizao que tem sido direcionada na maioria das escolas do pas. Assim, tomando os dados de vendas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) foi possvel constatar que a coleo mais adotada foi a Matemtica e Realidade de autoria de Antonio Machado, Osvaldo Dolce e Gelson Iezzi e esta se constitui, para ns, como fonte de dados. Nosso interesse no mbito desta pesquisa, como j mencionado, est em caracterizar a contextualizao nos livros didticos, assim faz-se necessrio a anlise tanto da apresentao dos conceitos e propriedades, quanto dos exemplos resolvidos e exerccios propostos. Nesta perspectiva, no que diz respeito ao contedo matemtico presente nas atividades de contextualizao, fundamental estudarmos detalhadamente que contedo esse, quais atividades so propostas, com que frequncia e quais so as estratgias de resoluo dessas atividades. Dessa forma, poderemos melhor compreender como se do as contextualizaes internas Matemtica, o que ocorre na relao entre as diferentes reas da Matemtica, como por exemplo, a geometria e a lgebra. Assim, cremos que a Teoria Antropolgica do Didtico (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard apresenta-se, como um referencial metodolgico que nos oferece condies de alcanar nossos objetivos. A Teoria Antropolgica do Didtico (TAD) uma teoria que visa o estudo das aes humanas frente s atividades matemticas. Para a realizao dessas aes, que especificamente so as tarefas (atividades, de um mesmo tipo, a desenvolver), necessita-se de uma tcnica (maneira de resolver certa atividade). Esta, por sua vez, justificada por uma tecnologia (justificativa da tcnica), que para ser legitimada deve ser fundamentada numa teoria (justificao da tecnologia). Este grupo (tarefas, tcnica, tecnologia e teoria) denominado praxeologia. Para anlise do desenvolvimento matemtico numa instituio, que em nosso caso o livro didtico, considera-se dois grupos praxeolgicos: a Organizao Matemtica e a Organizao Didtica.

No mbito das anlises que nos propomos a realizar, a Organizao Matemtica, nos permitir caracterizar os tipos de contextualizao proposta (por meio das tarefas), o objetivo dessas contextualizaes por meio da tcnica/tecnologia/teoria. Quanto a Organizao Didtica, esta nos auxiliar a identificar como a contextualizao tem ocorrido na perspectiva de identificar o tipo de ensino proposto. No que diz respeito aos procedimentos a serem realizados, esta pesquisa seguir os descritos a seguir:

1. Definio dos livros a serem analisados, escolhendo a coleo mais adotada no Brasil;

2. Anlise das resenhas que versam sobre a Contextualizao em Matemtica e sobre a lgebra no Guia Dos Livros Didticos de 2011;

3. Anlise dos textos que versam sobre a Contextualizao em Matemtica, em particular em lgebra, e sobre o ensino de lgebra nos PCN;

4. Definio das categorias de anlise tomando por base a categorizao apresentada pelo Guia do PNLD e as referncias abordadas por Skovsmose;

5. Anlise das contextualizaes propostas em cada um dos livros da coleo mais adotada.

Consideraes finais

Esta pesquisa est em andamento, sendo que estamos no segundo semestre do curso de mestrado. At o momento fizemos um primeiro estudo de pequisas relacionadas nossa temtica, definimos os principais suportes tericos e metodolgicos para nossa investigao e realizamos a definio da coleo a ser analisada. Isso foi feito por meio da tabela de valores de aquisio por ttulo que encontra-se disponvel no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). Atualmente, estamos na fase de estudo das teorias que definimos como suporte terico para esta pesquisa, paralelo a isso estamos numa primeira leitura dos livros didticos, no entanto sem profundidade analtica. As leituras do guia do PNLD nos direcionaram definio das categorias e subcategorias de anlise. As categorias so as

definidas pelo guia do PNLD: 1. A prpria matemtica; 2. As prticas sociais atuais; 3. A histria da Matemtica; 4. Outras reas do conhecimento.

Referncias
BRASIL, Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica II. Guia de Livros Didticos, PNLD/2011. Braslia: MEC/SEF, 2010. BRASIL, Ministrio da Educao. Valores de aquisio por ttulo. Disponvel em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-dados-estatisticos. Acesso em: 06 de

setembro de 2012.
BRASIL, Ministrio da Educao. ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica. Disponvel em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=1220875 Acesso em: 10 de setembro de 2012. BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais Matemtica 5 a 8 sries. Braslia: MEC/SEF, v. 3. 1998. CHOPPIN, A. Histria dos livros didticos e das edies didticas: sobre o estado da arte. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 30 n. 3, p. 549 566. Set/dez. 2004. LDKE M.; ANDR, M. E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo. EPU, 1986. SKOVSMOSE, O. Cenrios de investigao. Bolema Boletim de Educao Matemtica, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000. VALERO, P. Consideraciones sobre el contexto y la educacin Matemtica para la democracia. Quadrante: Revista Terica e de Investigao, Lisboa, PT, v. 11, n. 1, p. 33-43, 2002.

Potrebbero piacerti anche