Sei sulla pagina 1di 120

AUTOCAD

2D

Apostila AutoCAD 2012

Sumrio

1.0 Introduo................................................................................................................................ 3 1.1 Reviso.................................................................................................................................... 3 1.2 Descries do Desenho Tcnico............................................................................................. 3 1.3 Vistas ortogrficas e perspectiva ............................................................................................ 4 1.3.1 Projees ortogrficas .......................................................................................................... 4 1.3.2 Vistas em perspectivas ........................................................................................................ 5 1.4 Cotagem .................................................................................................................................. 6 1.5 Escala ...................................................................................................................................... 7 1.6 Folhas para impresso ............................................................................................................ 8 1.7 Legendas ................................................................................................................................. 9 1.8 Normas do Desenho Tcnico ................................................................................................ 10 1.9 Normas do Desenho Mecnico ............................................................................................. 10 2.0 Auto CAD............................................................................................................................... 11 2.1 Configuraes inicial (startup) .............................................................................................. 11 2.2 Barras de ferramentas .......................................................................................................... 32 2.2.1 Barra de ferramentas DRAW ............................................................................................ 32 2.2.2 Barra de ferramenta MODIFY ............................................................................................ 54 2.2.3 Barra de Ferramentas LAYERS ......................................................................................... 65 2.2.4 Barra de ferramentas DIMENSION .................................................................................... 67 2.3 Plotagem ............................................................................................................................... 87 3.0 Bibliografia ........................................................................................................................... 103

Apostila AutoCAD 2012

1.0 Introduo

Para um melhor entendimento do software AutoCAD, faz-se necessrio conhecer alguns assuntos essenciais de Desenho Tcnico. Neste sentido foram selecionados, a seguir, alguns assuntos bsicos que possuem uma relao direta ou indireta com o programa.

Figura 1: Pisto desenhado e renderizado no AutoCAD 2012

1.1 Reviso

Esta reviso ajudar o leitor na direo dos seus estudos preliminares para, posteriormente, dar incio aos estudos no software AutoCad. Lembrando que esta reviso somente um resumo dos principais assuntos considerados pr-requisitos para um bom aprendizado e uma posterior aplicao no software. Portanto o aprofundamento destes assuntos facilitar no manuseio e na aplicao do AutoCad. Para um melhor aprendizado devem-se buscar livros pertinentes ao contedo contido neste resumo. No final desta apostila contm uma bibliografia que ajudar na busca por materiais que ajudem na absoro dos assuntos.

Apostila AutoCAD 2012

1.2 Descries do Desenho Tcnico


O desenho tcnico um desenho que acompanha todo um rigor tcnico, atravs de normas, que possibilitam uma nica interpretao, sem ambiguidades na forma como descreve um determinado objeto. Com o avano da tecnologia foram desenvolvidos softwares que auxiliam a construo de desenhos normatizados. Estes softwares denominados CAD (Computer Assisted Drawing ou Computer Aided Design) substituram os papeis e as canetas facilitando a elaborao de projetos industriais. Como exemplos temos o AutoCAD, SolidWorks, Catia etc. Alm dos softwares do tipo CAE que servem tanto para modelagem como para simulaes.

1.3 Vistas Ortogrficas e em Perspectiva


1.3.1 Projeo ortogrfica

Basicamente a projeo ortogrfica pode ser definida como qualquer projeo isolada feita pelo abaixamento de perpendiculares sobre um plano. Todavia o consenso advindo de longo uso a considera como combinao de duas ou mais vistas.

Definio: A projeo ortogrfica o mtodo de representar a forma exata de um objeto por meio de uma ou mais projees do objeto sobre planos que em geral esto em ngulo reto entre si baixando-se perpendicularmente do objeto ao plano. O conjunto das vistas sobre esses planos descreve totalmente o objeto. (Desenho tcnico e tecnologia grfica Thomas E. French e Charles J. Vierck)

Exemplo:

Figura 2: Conjunto das vistas sobre planos

Apostila AutoCAD 2012

As vistas ortogrficas da figura 1 so mostradas nas figuras 3 e 4 abaixo:

OBS: Foi considerada como vista frontal a face do cubo que se encontra inclinada.

Figura 3: Vistas Ortogrficas

Figura 4: Vistas Ortogrficas

1.3.2 Vistas em perspectiva

A vista em perspectiva representa o objeto como ele aparece nos nossos olhos. No entanto, suas linhas no podem ser diretamente medidas para que haja uma descrio exata do objeto. Visando a elaborao de um sistema de desenho que representasse o objeto em perspectiva, de tal forma que suas linhas principais pudessem ser medidas diretamente, foram imaginados vrios mtodos dentre eles: Axomtrico tendo como principal o isomtrico, obliquo, em diversas variaes e Perspectiva Exata

Apostila AutoCAD 2012

Exemplo de uma perspectiva isomtrica:

Figura 5: Perspectiva isomtrica de uma pea usinada

1.4 Cotagem
um processo bsico para dimensionar um desenho, onde so fornecidos, por exemplo: a distncia entre dois pontos, linhas, planos ou combinao desses elementos. A figura a seguir demonstra um exemplo de cotagem:

Figura 6: Cotagem de uma pea http://www.lugli.com.br/2009/01/cotagem/

Apostila AutoCAD 2012

Os principais elementos que compem uma cotagem so Cota, Smbolo, Linha de Cota e Linha de Chamada. Para o melhor entendimento do sistema de cotagem, tem-se a seguir uma figura demonstrando os elementos que o compe:

Figura 7: Elementos da Cotagem

1.5 Escala
Escala definida como a relao entre a dimenso real (fsica) de um determinado desenho e sua representao em um papel. Quando uma pea representada em um papel com um determinado formato, verificam-se trs casos: a. As dimenses da pea so tais que esta pode ser desenhada nas suas dimenses reais. Neste caso desenha-se em escala 1:1, ou seja, 1mm da objeto desenhado corresponde a 1mm da pea; b. A pea possui dimenses muito grandes e no possvel represent-la no tamanho real. Neste caso necessrio reduzir proporcionalmente no papel todas as suas dimenses. Por exemplo: Se as dimenses forem reduzidas na escala 1:100, isto , 1mm da figura corresponde a 100mm do objeto; c. A pea possui dimenses muito pequenas e no seria conveniente e nem claro desenh-lo no tamanho real, portanto preciso, agora, ampli-la proporcionalmente no desenho, em todas as suas dimenses. Por exemplo: Se as dimenses forem ampliadas, por exemplo, de vinte vezes, quer dizer, que foi desenhado na escala 20:1, isto , 20mm da figura correspondem a 1mm do objeto.

Apostila AutoCAD 2012

Portanto a aplicao da escala vai depender do tamanho do desenho e, logicamente, do tamanho do papel que ser inserido. Existem escalas padronizadas de acordo com normas relacionadas ao desenho tcnico. Abaixo se tem uma tabela com algumas escalas padres:

Figura 8: Escalas http://blogdoprofessorcarlao.blogspot.com/2011/04/escalas-de-reducao-eampliacao-turma.html

1.6 Folhas para Impresso


As folhas para impresso de um desenho possuem formatos padres, regulamentadas nas normas de cada pas. A escolha do formato do papel ser de inteira responsabilidade do projetista ou desenhista. Para isso deve-se ter o bom senso para escolher um formato adequado para um desenho com um determinado tamanho. As folhas menores so mais prticas, pois facilitam o seu manuseio, porm necessria, a depender do desenho, a utilizao de escalas de reduo dificultando, desta forma, a sua interpretao e compreenso. No entanto, se for escolhido formatos maiores a interpretao do desenho ser mais simples e claro. A Figura 9 mostra os formatos de papis:

Apostila AutoCAD 2012

Figura 9: Formatos de Papis http://www.graficaebrindes.com/formatos-e-aproveitamentode-papel-na-producao-grafica.html

1.7 Legendas

So regies contidas no desenho que possuem informaes referentes ao mesmo como, por exemplo, escalas atribudas ao desenho, o nome do projeto, o nome da empresa, a identificao dos desenhistas/projetistas etc. Possuem, geralmente, formatos retangulares e posicionam-se, na maioria das vezes, no canto inferior direito do papel. A Figura 10 mostra um exemplo de uma legenda:

Apostila AutoCAD 2012

Figura 10: Exemplo de uma legenda

1.8 Normas do Desenho Tcnico


Existem vrias normas que regem o desenho tcnico em todo o mundo. As normas estrangeiras como, por exemplo, ISO, ASTM, DIN, AISC, UNI etc. normatizam o desenho tcnico, melhorando o entendimento para todos os profissionais da rea. Essas normas esto contidas tambm em alguns CADs, podendo ser seguidas pelo projetista. No Brasil a ABNT rege as normas a respeito do desenho tcnico, sendo algumas delas citadas a seguir:

ABNT NBR 5984 (antiga NB 8) - Norma Geral de Desenho Tcnico; ABNT NBR 8196:1999 - Emprego de escalas; ABNT NBR 10126:1987 Errata 2:1998 - Cotagem em desenho tcnico Procedimento; ABNT NBR 10067:1995 - Princpios gerais de representao em desenho tcnico Procedimento; ABNT NBR 10068:1987 - Folha de desenho - Layout e dimenses Padronizao; ABNT NBR 8403:1984 - Aplicao de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas Procedimento etc.

1.9 Normas do Desenho Mecnico

A seguir esto algumas normas relacionadas ao desenho mecnico:

ABNT NBR 14699:2001 - Desenho tcnico - Representao de smbolos aplicados a tolerncias geomtricas - Propores e dimenses;

Apostila AutoCAD 2012

10

ABNT NBR 11534:1991 - Representao de engrenagem em desenho tcnico Procedimento; ABNT NBR 13043:1993 - Soldagem - Nmeros e nomes de processos Padronizao; ABNT NBR 7165:1982 Verso Corrigida: 2005 - Smbolos grficos de solda para construo naval e ferroviria e etc.

Essas normas citadas acima so algumas das diversas normas relacionadas rea da mecnica. indispensvel buscar as normas respectivas rea de interesse para aumentar a qualidade e a confiabilidade dos projetos.

2.0 Auto CAD

O AutoCAD um software que auxilia na elaborao de desenhos industriais. Por ser uma ferramenta global so extremamente importantes os alunos de reas correspondentes familiarizarem-se com esta ferramenta. Para isso faz-se necessrio praticar de forma expressiva para torna-se gil e eficiente.

2.1 Configuraes iniciais (startup)


O AutoCAD permite que o projetista/desenhista inicie um desenho com ou sem a ajuda do assistente de configurao (WIZARD). Este assistente permite a iniciao do desenho de vrias maneiras, com configuraes rpidas ou avanadas. Se quisermos sempre iniciar um desenho utilizando o assistente faz-se necessrio seguir os seguintes passos:

1 PASSO: Digitar STARTUP + ENTER

Apostila AutoCAD 2012

11

Figura 11: Digitando STARTUP na barra de comandos

2 PASSO: Digitar o nmero 1 + ENTER

Figura 12: Digitando o nmero 1 na barra de comandos

Apostila AutoCAD 2012

12

3 PASSO: Digitar QNEW + ENTER

Figura 13: Digitando QNEW na barra de comandos

Aps seguir estes passos o projetista fora o software a sempre fornecer a janela de assistncia para configurao de um novo desenho:

Figura 14: Janela de assistncia

Apostila AutoCAD 2012

13

Na primeira opo da janela, Open a Drawing o desenhista pode abrir um desenho, no formato DWG, na rea de trabalho (MODEL):

Figura 15: Opo Open a Drawing

Na segunda opo, Start from Scratch permite-se criar um desenho de forma rpida utilizando a configurao DEFAULT para um sistema mtrico ou ingls:

Figura 16: Opo Start from Scratch

Apostila AutoCAD 2012

14

A terceira opo, Use a Template sugere-se a criao do desenho num formato template, ou seja, de um arquivo de desenho do AutoCAD j feito ou pr-configurado, servindo, portanto, como padro na criao do novo desenho:

Figura 17: Opo Use a Template

A quarta e ltima opo, Use a Wizard permite-se a criao de um novo desenho fazendo uma rpida ou avanada configurao inicial no mesmo, utilizando uma seqncia de passos com algumas configuraes essenciais para a elaborao do desenho:

Figura 18: Opo Use a Wizard

Na configurao rpida, o desenhista/projetista tem a opo de configurar a unidade de medida e a rea do desenho, digitando a largura e o comprimento, que abrange seu projeto.

Apostila AutoCAD 2012

15

Figura 19: Opo Use a Template, na opo Quick Setup

Na configurao avanada (Advanced Setup), o desenhista/projetista tem a opo de configurar a unidade de medida e sua preciso, a unidade de medida do ngulo e sua preciso, a direo do ngulo (0), o sentido de crescimento do ngulo e a rea do desenho.

Na escolha da unidade tm-se as opes: Decimal: unidade de medida decimal e sua preciso;

Figura 20: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Decimal Units

Apostila AutoCAD 2012

16

Engineering: unidade de medida de engenharia e sua preciso;

Figura 21: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Engineering Units Architectural: unidade de medida arquitetural e sua preciso;

Figura 22: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Architectural Units

Apostila AutoCAD 2012

17

Fractional: unidade de medida fracionria e sua preciso;

Figura 23: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Fractional Units Scientific: unidade de medida cientfica e sua preciso;

Figura 24: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Units

OBS: A unidade de medida mais trabalhada no Brasil a unidade decimal e a preciso da mesma depender da necessidade de cada projeto.

Apostila AutoCAD 2012

18

Na escolha da medida do ngulo tem-se: Decimal Degrees: ngulos em decimais, como medida de ngulo, e sua preciso;

Figura 25: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Decimal Degrees Angle Degrees/Minutes/ Secondes: ngulos/ Minutos/ Segundos, como medida de ngulo, e sua preciso;

Figura 26: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Deg/Min/Sec Angle

Apostila AutoCAD 2012

19

Grads: Graus, como medida de ngulo, e sua preciso;

Figura 27: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Grads Angle Radians: Radianos, como medida de ngulo, e sua preciso;

Figura 28: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Radians Angle

Apostila AutoCAD 2012

20

Surveyor: Unidade de ngulo topogrfica, como unidade de ngulo, e sua preciso:

Figura 29: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Surveyor Angle

OBS: A unidade de medida do ngulo mais trabalhada no Brasil a unidade ngulos em decimais (Decimal Degrees) e a preciso da mesma depender da necessidade de cada projeto.

Na escolha da direo do ngulo tm-se as opes: East (Leste), North (Norte), West (Oeste), South (Sul) e Other(Outra - Colocar outra direo para o ngulo 0):

Figura 30: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Angle Measure

Apostila AutoCAD 2012

21

OBS: A opo East (leste) a mais usual na elaborao de projetos.

Na escolha do sentido crescimento do ngulo tm-se as opes: Counter-Clockwise: sentido de crescimento do ngulo anti-horrio (ngulo positivo neste sentido) Clockwise: sentido de crescimento do ngulo horrio (ngulo positivo neste sentido)

Figura 31: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Angle Direction

OBS: A opo Counter-Clockwise a mais usual na elaborao de projetos.

Na determinao da rea tm-se duas lacunas: Width: determinar a largura; Length: determinar o comprimento;

Apostila AutoCAD 2012

22

Figura 32: Opo Use a Wizard, Advanced Setup, na opo Area

Aps o trmino da configurao inicial (STARTUP) necessrio usar um comando para identificar a rea de trabalho que foi determinada na configurao inicial. Para isso utiliza-se o comando VIEW, na opo ALL. Portanto para utiliz-lo preciso seguir os passos a seguir:

1 PASSO: Clicar em VIEW na parte superior esquerda da interface do AutoCAD; 2 PASSO: Clicar em ZOOM; 3 PASSO: Clicar em ALL.

Existe uma forma mais prtica de utilizar o comando:

1 PASSO: Digitar Z+ENTER; 2 PASSO: Digitar A+ENTER.

Aparentemente nada muda na interface do AutoCAD com a utilizao deste comando, mas quando este aplicado, utilizando uma das formas citadas acima, a rea, que foi determinada na configurao inicial, localizada e disposta no MODEL.

OBS: Quando tiver um ou mais desenhos no MODEL e deseja centraliz-los basta seguir os seguintes passos:

1 PASSO: Clicar em VIEW na parte superior esquerda da interface do AutoCAD; 2 PASSO: Clicar em ZOOM; 3 PASSO: Clicar em EXTENTS.

Apostila AutoCAD 2012

23

Existe uma forma mais prtica de utilizar o comando:

1 PASSO: Digitar Z+ENTER; 2 PASSO: Digitar E+ENTER.

Para iniciarmos o aprendizado das ferramentas que o AutoCAD possui necessrio apresentar, primeiramente, a sua interface. Comeando pela barra Show Menu Bar onde esto dispostos todos os ferramentas que o AutoCAD possui. Localizada na parte superior da tela, ela possui as opes File, Edit, View, Insert, Format, Tools, Draw, Modify, Parametric, Window, Help e Express:

Figura 33: Barra Show Menu Bar

Abaixo dela esto dispostas as barras de ferramentas, com seus respectivos desenhos. Elas podem estar dispostas em posies diversas, conforme figura abaixo:

Figura 34: Barra de Ferramentas

Apostila AutoCAD 2012

24

A rea de trabalho, denominada MODEL, centralizada na tela, utilizada para a confeco dos desenhos. Logo abaixo est a Barra de Comandos disposta, geralmente, na parte inferior da tela. Ela bastante til, pois indicam todos os passos dados no projeto, indicando as ferramentas utilizadas, as medidas mensuradas etc.:

Figura 35: Barra de Comandos

Para acessar seu histrico basta digitar a tecla F2:

Figura 36: Histrico da Barra de Ferramentas

Por ltimo est a Barra dos Comandos de Preciso contendo, dentre outros, os indicativos de final e meio de ponto, centro de crculo etc., angulao, caractersticas geomtricas:

Polar Tracking:

Apostila AutoCAD 2012

25

Neste comando configurado as angulaes que o AutoCAD identificar para ajudar

na

construo de desenhos com ngulos determinados. Para isso basta clicar no cone com o boto direito do mouse e selecionar a opo settings. Em seguida abrir uma janela chamada Drafting Settings, na opo Polar Tracking:

Figura 37: Configurao do Polar Tracking

Na opo Polar Angle Settings, Increment angle o desenhista/projetista escolhe o ngulo. Este ngulo ser identificado na rea de trabalho toda vez que o mesmo selecionar um comando, fazendo a soma da angulao medida que o cursor percorrer o sentido de crescimento escolhido na configurao inicial (Angle Measure):

Apostila AutoCAD 2012

26

Figura 38: Indicao da angulao

Na opo Additional Angles, pode-se adicionar ngulos especficos, mas, estes, no sero somados de acordo com o percurso do cursor no sentido de crescimento do ngulo. Ele identificar somente o seu valor no quadrante correspondente:

Figura 39: Polar Tracking Additional Angles

Apostila AutoCAD 2012

27

Figura 40: Indicao da angulao determinado na opo Additional Angles

OBS: Para ativar o Polar Tracking basta clicar com o boto esquerdo do mouse em cima do smbolo correspondente ou clicar na tecla F10.

Object Snap:

Neste comando so configurados os indicativos geomtricos como meio e final de pomto, centro de crculo, perpendicularidade entre duas linhas etc. Para configur-lo basta clicar com o boto direito do mouse no cone e selecionar a opo settings. Em seguida abrir uma janela chamada Drafting Settings, na opo Object Snap:

Apostila AutoCAD 2012

28

Figura 41: Configurao do Object Snap Nesta janela estam dispostos os SNAPs. Para selecionar basta clicar no quadrado referente ao SNAP. No incio de um projeto podem-se selecionar todos os SNAPs para ajudar na confeco do desenho. Para que eles apaream no desenho, necessrio selecionar uma ferramenta qualquer:

Figura 42: Demonstrativo do Object Snap

Apostila AutoCAD 2012

29

OBS: Para ativar o Object Snap basta clicar com o boto esquerdo do mouse em cima do smbolo correspondente ou clicar na tecla F3.

OBS: Na parte superior desta janela existe uma opo denominada Object Snap Tracking On. Esta opo dar ao desenhista/projetista a capacidade de obter centros de figuras geomtricas. Para obter o centro de um quadrado, por exemplo, basta selecionar uma ferramenta e com o cursor ir em direo ao meio de uma das arestas da figura geomtrica e retornar para o centro da figura e repetindo esta operao na direo oposta, sem clicar com o mouse no MODEL, o AutoCAD dar o centro do quadrado, atravs do ponto de interseo entre as linhas de extenso:

Figura 43: Object Snap Tracking

Esta opo tambm est na barra de Comandos de Preciso conforme a figura abaixo:

Para ativ-la basta clicar em cima do cone ou digitar a tecla F11.

Dynamic Input:

Apostila AutoCAD 2012

30

Este comando substitui a barra de comandos onde tudo o que for digitado ser mostrado prximo ao cursor:

Figura 44: Dynamic Input

OBS: Para ativar o Dynamic Input basta clicar com o boto esquerdo do mouse em cima do smbolo correspondente ou clicar na tecla F12.

Show/Hide Lineweight:

Este comando mostra as espessuras das linhas atribudas nos Layers (Camadas Pgina 65 desta apostila). A figura a seguir mostra linhas com espessuras diferentes e o comando Show/Hide Lineweight ativado:

Apostila AutoCAD 2012

31

Figura 45: Show/Hide Lineweight

Ortho Mode:

Este comando utiliza, somente, ngulos retos para a construo de desenhos.

OBS: Para ativar o Ortho Mode basta clicar com o boto esquerdo do mouse em cima do smbolo correspondente ou clicar na tecla F8.

Infer Constraints:

Este comando ativa ou desativa as caractersticas geomtricas (Infer Geometric Constraints). Para acess-lo basta clicar com o boto esquerdo do mouse e selecionar a opo Settings. Aparecer uma janela de configurao:

Apostila AutoCAD 2012

32

Figura 46

Nesta janela podem-se controlar as caractersticas geomtricas convenientes em um projeto. Geralmente utiliza-se as caractersticas geomtricas para construo de desenhos parametrizados.

2.2 Barras de ferramentas

2.2.1 DRAW

A partir de agora sero mostradas as ferramentas essenciais para a construo e modificao de um desenho. A primeira barra de ferramentas que ser demonstrada a DRAW, uma barra que contm ferramentas para construo de um desenho:

OBS: A partir de agora sero utilizadas nomenclaturas didticas para facilitar o aprendizado: P1, P2, P3...= ponto qualquer

Apostila AutoCAD 2012

33

ENTER = Enter

OBS: ENTER: finaliza um comando; ESC: Cancela uma ao ou comando.

Line

Funo: criar segmentos de reta.

Opo 1:

1. Clica em P1; 2. Coloca o cursor no sentido desejado e Clica em P2 ou digitar distncia do segmento + ENTER; 3. ENTER (Finaliza comando).

OBS: Para construir uma linha com uma determinada angulao:

1. Clica em P1; 2. @x< + ENTER. Onde: X = tamanho do segmento; = angulao do segmento;

Pode-se, tambm, utilizar o polar tracking para construir uma linha com uma determinada angulao. Para isso basta ativar o polar tracking, configurar a angulao e construir a linha buscando a angulao determinada atravs do eixo de simetria conforme figura 46:

Apostila AutoCAD 2012

34

Figura 47: Construindo uma linha com uma determinada angulao

Opo 2:

1. Digita FROM + ENTER; 2. Clica em PR; 3. Digiata @x,y + ENTER(P1); 4. Coloca o cursor no sentido desejado e Clica em P2 ou digitar distncia do segmento + ENTER; 5. ENTER (Finaliza comando).

OBS: O comando auxiliar FROM pode ser utilizado na maioria dos comandos de construo e modificao! Ele tem a funo de gerar um ponto a partir de um ponto de referncia. No Line, ele gera um dos pontos finais, no crculo o ponto central, no retngulo um dos vrtices etc.

Construction Line

Apostila AutoCAD 2012

35

Funo: criar linhas infinitas.

1. Clica em P1; 2. Escolhe a angulao e clica em P2; 3. ENTER (Finaliza comando).

OBS: Quando o Construction Line ativado, este dar opes entre cochetes: Horizontal, Vertical, Angular, Bissetriz e Offset. Para selecionar uma destas opes basta, primeiramente, selecionar o comando Construction Line, digitar, das opes dadas, a letra que est maiscula e utiliz-la:

Figura 48: Opes da ferramenta Contruction Line

Esta ferramenta constri linhas infinitas e servem, por exemplo, para a confeco de cortes em desenhos com duas dimenses.

Apostila AutoCAD 2012

36

Polyline

Funo: criar segmentos de reta agrupados.

4. Clica em P1; 5. Clica em P2 ou digita distncia do segmento + ENTER; 6. ENTER (Finaliza comando).

OBS: Cria linhas agrupadas, no formato Polyline.

Polygon

Funo: criar polgonos.

1. Digita o nmero de lados + ENTER; 2. Clica em P1(Ponto central onde esta, inscrito ou escrito, o polgono); 3. I ou C + ENTER (Inscrito ou Circunscrito); 4. Digita o valor do raio + ENTER.

OBS:

Figura 49: Opes de polgonos

Apostila AutoCAD 2012

37

Rectangle

Funo: criar retngulos.

Opo 1:

1. Clica em P1; 2. @x, y + ENTER (P2); OBS: Para separar coordenadas utiliza-se vrgula X=valor da aresta referente x. y=valor da aresta referente y.

Os sinais de x e y dependem da direo e do sentido do retngulo. A seguir tem-se uma figura para orientao das coordenadas:

Figura 50: Diagrama para ajudar na construo de retngulos

Opo 2: Utilizando o FROM

1. Digita FROM + ENTER 2. Clica em PR; 3. @x, y + ENTER (P1); 4. @x, y + ENTER (P2).

Apostila AutoCAD 2012

38

Figura 51: Utilizando o Rectangle com FROM

Arc 3 points

Funo: criar arcos.

1. Clica em P1; 2. @x,y + ENTER(P2); 3. Clica em P3.

Figura 52: Arco trs pontos

Apostila AutoCAD 2012

39

OBS: Os valores referentes metade do segmento que contm o arco e a altura do arco no so fixos, ou seja, variam conforme a direo e o sentido do arco.

Arc (START, CENTER, END)

Funo: criar arcos.

Opo 1:

1. DRAW; 2. ARC; 3. START, CENTER, END; 4. P1 5. P2(Ponto fixo) 6. P3 Opo 2:

1. Digita S + ENTER; 2. Clica no ponto Inicial; 3. Digita C + ENTER; 4. Clica no ponto Central; 5. Digita E + ENTER; 6. Clica no ponto final.

Apostila AutoCAD 2012

40

Figura 53: Arco trs pontos START, CENTER, END

OBS: O arco cresce de acordo com o sentido crescimento do ngulo, posto na configurao inicial e que usualmente anti-horrio (counter-clockwise), e a partir do primeiro ponto escolhido (P1).

Circle

Funo: criar crculos.

Opo 1:

1. Clica em P1(ponto central); 2. Digitar o valor do raio + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

41

Figura 54: Construo do crculo atravs do raio

Opo 2:

1. P1(ponto central); 2. Digitar D + ENTER(D=diametro); 3. Digitar o valor do diametro + ENTER.

Figura 55: Construo do crculo atravs do dimetro

Apostila AutoCAD 2012

42

Opo 3:

1. Digita T + ENTER; 2. Clica nos dois pontos de tangncia; 3. Digita o valor do raio + ENTER.

Figura 56: Construo do crculo atravs dos pontos de tangncia

Ellipse

Funo: criar elipses.

1. Clica em P1; 2. Percorre o cursor na angulao e sentido desejados e digita o valor do eixo maior + ENTER; 3. Digita o valor da metade do eixo menor + ENTER.

OBS: Pode-se atribuir o valor da angulao utilizando os seguintes passos:

1. Clicar em um ponto qualquer e digitar o valor do eixo maior juntamente com a sua angulao (@x<) + ENTER depois digitar o valor da metade do eixo menor + ENTER;

Spline

Funo: criar curvas.

1. Clica nos pontos de tangncia + ENTER;

Apostila AutoCAD 2012

43

Figura 57: Construo do Spline atravs dos pontos de tangncia

Ellipse Arc

Funo: criar arcos de elipses.

1. Digita C + ENTER; 2. Clica em P1 (Centro); 3. Coloca o cursor no sentido desejado para o eixo maior(pode ser o mesmo valor do eixo menor) do arco e digita um valor para ele (P2); 4. Digita o valor do eixo menor do arco de elipse + ENTER; 5. Digita ngulo de incio do arco de elipse + ENTER; 6. Digita ngulo final do arco de elipse + ENTER.

Figura 58: Ellipse Arc

Apostila AutoCAD 2012

44

Make Block

Funo: criar blocos.

1. Aparecer uma janela;

Figura 59: Janela da ferramenta Make Block

2. Digita o nome do bloco; 3. Clica em Select Object: selecionar objeto + ENTER; 4. Clicar em Pick Point: Clicar no ponto de insero; 5. Clicar em OK.

OBS: Na opo Select Objects h duas opes. A primeira, Retain, cria um bloco a partir de um desenho conservando as caractersticas iniciais do desenho como, por exemplo, as caractersticas das linhas (Polyline ou line). A segunda opo, convert block, cria um bloco a partir de um desenho e transforma o mesmo num bloco, denominado Block Reference.

Apostila AutoCAD 2012

45

Write Block

Funo: criar blocos.

1. Aparecer uma janela;

Figura 60: Janela da ferramenta Write Block

2. Digita o nome do bloco; 3. Clica em Select Object: selecionar objeto + ENTER; 4. Clica em Pick Point: Clicar no ponto de insero; 5. Destination: escolher o destino para salvar o bloco clicando num quadrado com trs pontos; 6. Escolher a unidade de insero de escala.

OBS: Caso queira transformar um make block em write block, basta selecionar a opo block no topo da janela write block, escolher o bloco e depois aplicar a ferramenta.

Apostila AutoCAD 2012

46

Insert Block

Funo: Inserir blocos.

Opo 1: Inserindo um make block

1. Aparecer uma janela;

Figura 61: Inserindo um Make Block

2. Escolhe o bloco pela seta localizada prximo a opo browse; 3. Insertion point: Specify on-screen; 4. Scale: Clica em uniform scale e especifica o tamanho do objeto a ser inserido; 5. Rotation: Specify on-screen ; 6. Explode: no canto inferior esquerdo da tela h a opo explode onde, se selecionado, o bloco pode ser inserido de forma fragmentada; 7. Clica em OK

Opo 2: Inserindo um write block 1. Aparecer uma janela;

Apostila AutoCAD 2012

47

Figura 62: Inserindo um Write Block

2. Escolhe o bloco pela opo browse; 3. Insertion point: Specify on-screen; 4. Scale: Clica em uniform scale e especifica o tamanho do objeto a ser inserido; 5. Rotation: Specify on-screen ; 6. Explode: no canto inferior esquerdo da tela h a opo explode onde, se selecionado, o bloco pode ser inserido de forma fragmentada; 7. Clica em OK.

Point

1. Format; 2. Point Style; 3. Aparecer uma janela:

Apostila AutoCAD 2012

48

Figura 63: Janela de formatao do Point

4. Seleciona o tipo de ponto desejado; 5. Seleciona a forma de dimensionar o ponto: Atravs de coordenadas absolutas ou coordenadas relativas; 6. Na opo Point Size, digita o tamanho do ponto e clica em OK; 7. Clica em point, localizado na barra de ferramentas DRAW:

8. Clica no local desejado; 9. ESC para sair do comando.

Hatch

Opo 1: User defined - esta opo trabalha com linhas contnuas perpendiculares.

Funo: criar hachuras.

Apostila AutoCAD 2012

49

1. Aparecer uma janela;

Figura 64: Hatch User Defined

2. Type: Escolher a opo user defined como o tipo do hatch; 3. Color: Bylayer; 4. Double: se selecionada pode trabalhar com linhas duplas perpendiculares; 5. Spacing: Digitar o espaamento entre as linhas ; 6. Hatch origin: Clicar em click to set new origin e selecionar o ponto de incio do Hatch; 7. Clica em More options, no canto inferior direito da janela; 8. Islands: Clica em Island detection e depois em Outer 9. Boundaries: clica em Pick Points e clica no ponto central onde ficara o hatch; 10. OK (Finalizar).

Apostila AutoCAD 2012

50

Figura 65: User Defined Hatch

Opo 2: Predefined - esta opo trabalha com linhas contnuas perpendiculares.

1. Aparecer uma janela;

Apostila AutoCAD 2012

51

Figura 66: Hatch Predefined

2. Type: Escolher a opo predefined como o tipo do hatch; 3. Pattern: Escolher o tipo de hachure; 4. Color: Bylayer; 5. Angle: Digitar ngulo da hachura; 6. Scale: digitar a escala do piso. 7. Hatch origin: Clicar em click to set new origin e selecionar o ponto de incio do Hatch; 8. Clica em More options, no canto inferior direito da janela; 9. Islands: Clica em Island detection e depois em Outer 10. Boundaries: clica em Pick Points e clica no ponto central onde ficara o hatch; 11. OK (Finalizar).

Apostila AutoCAD 2012

52

Figura 67: Predefined Hatch OBS: Para cada tipo de hachura, da opo PREDEFINED, a uma escala mnima e uma escala mxima. Existem hachuras que j possuem determinadas angulaes. Portanto se for atribuda uma angulao na opo Angle, esta ser somada com a angulao j existente.

Table

Funo: criar tabelas.

1. Aparecer uma janela:

Apostila AutoCAD 2012

53

Figura 68: Janela de formatao da tabela 2. Na opo table style, clica em new, coloca o nome do estilo da tabela e clica em continue; 3. Aparecer uma nova janela:

Figura 69: Nova formatao da tabela

Apostila AutoCAD 2012

54

4. Na opo General, escolhe a direo da tabela; 5. Na opo Cell styles, seleciona a caracterstica da tabela; 6. Em General, na opo Fill Color, coloca-se na opo none; 7. Na opo Alignment, coloca-se a posio do texto; 8. Na opo Format, coloca-se o tipo de informao do texto; 9. Na opo Type, coloca-se o tipo de texto; 10. Na opo Margins, coloca-se os valores referentes s margens da tabela; 11. Na opo Merges Cells on row/column creation pode-se colocar, ou retirar, as divises das colunas; 12. Clica em OK; 13. Clica na opo Set Current; 14. Clica em Close; 15. Na opo Insert Point, seleciona a opo Start from empty table; 16. Na opo Insertion Behavior, seleciona a opo Specify insertion point; 17. Na opo Column e Row settings, coloca a quantidade de colunas (Column) e a espessura correspondente; 18. Na opo Column e Row settings, coloca a quantidade de linhas (row) e a espessura correspondente; 19. Clica em OK; 20. Clica no lugar desejado.

Add Selected

Funo: copiar uma funo.

1. Seleciona o objeto com a caracterstica desejada; 2. Utiliza os passos referentes ao comando que foi construdo o objeto.

2.2.2 MODIFY

A segunda barra de ferramentas que ser demonstrada a MODIFY, uma barra que contm ferramentas para modificao de um desenho:

Apostila AutoCAD 2012

55

Erase

Funo: apagar.

1. Seleciona o objeto desejado; 2. ENTER.

Copy

Funo: copiar.

Opo 1:

1. Seleciona objeto + ENTER; 2. P1 (Ponto do objeto); 3. P2 (Ponto que deseja copiar).

Figura 70: Copiando um objeto

Apostila AutoCAD 2012

56

Opo 2:

1. Seleciona objeto + ENTER; 2. Clica em P1(ponto do prprio objeto); 3. Digita FROM + ENTER; 4. Clica em PR(ponto de referncia ); 5. Digita @x,y +ENTER(Distncia do ponto escolhido no desenho-P1 ao ponto de refernciaPR).

Mirror

Funo: espelhar.

1. Seleciona objeto + ENTER; 2. Clica nos pontos eqidistantes; 3. Digitar: Y se quiser espelhar o objeto e apagar o mesmo. N se quiser espelhar o objeto e mant-lo no desenho.

Figura 71: Mirror

Apostila AutoCAD 2012

57

Offset

Funo: reproduzir um objeto a uma determinada distncia de um outro objeto.

1. Digita a distncia + ENTER; 2. P1; 3. P2.

Array

Funo: reproduzir vrios objetos a partir de um nico objeto.

Opo 1: Rectangular Array

1. Pressionar com o boto esquerdo do mouse a ferramenta Array e escolher a opo Rectangular Array; 2. Selecionar objeto + ENTER; 3. A + ENTER (Para escolher a angulao dos objetos); 4. C + ENTER (Para configurao); 5. Digitar nmero total de linhas + ENTER; 6. Digitar nmero total de colunas + ENTER; 7. S + ENTER (Para configurar espaamento entre os objetos); 8. Digitar o espaamento entre as linhas + ENTER; 9. Digitar o espaamento entre as colunas + ENTER; 10. ENTER (Finalizar).

Apostila AutoCAD 2012

58

Figura 72: Rectangular Array

Opo 2: Polar Array

1. Pressionar com o boto esquerdo do mouse a ferramenta Array e escolher a opo Polar Array; 2. Selecionar objeto + ENTER; 3. P1 (Ponto central); 4. Digita nmero total de itens + ENTER; 5. Digita ngulo de ajuste(Angle to Fill) + ENTER; 6. ENTER (Finalizar).

Apostila AutoCAD 2012

59

Figura 73: Polar Array

Opo 3: Path Array

1. Pressionar com o boto esquerdo do mouse a ferramenta Array e escolher a opo Path Array; 2. Selecionar objeto + ENTER; 3. P1(Clicar na curva que ser o caminho da reproduo); 4. Digita nmero total de itens + ENTER; 5. Digita a distncia entre os objetos + ENTER; 6. ENTER (Finalizar).

Figura 74: Path Array

Apostila AutoCAD 2012

60

Move

Funo: mover.

Opo 1:

1. Selecionar objeto + ENTER; 2. P1(Ponto do objeto); 3. P2(Ponto qualquer).

Opo 2:

1. Seleciona objeto + ENTER 2. Clica em P1(Ponto do objeto); 3. Digita FROM + ENTER; 4. Clica em PR; 5. Digita @x,y + ENTER.

Rotate

Funo: rotacionar.

Opo 1:

1. Selecionar objeto + ENTER; 2. P1(Ponto do objeto); 3. Digita o ngulo de rotao + ENTER.

Opo 2:

1. Seleciona objeto + ENTER

Apostila AutoCAD 2012

61

2. Clica em P1(Ponto do objeto); 3. Digita FROM + ENTER; 4. Clica em PR; 5. Digita @x,y + ENTER.

Scale

Funo: aumentar ou diminuir um determinado desenho.

1. Selecionar objeto + ENTER; 2. P1(Ponto do objeto); 3. Digita fator de escala + ENTER.

OBS: Fator de escala (F.E):

F.E<1 diminui o objeto. F.E>1 aumenta o objeto.

Stretch

Funo: aumentar ou diminuir arestas.

1. Selecionar as arestas do retngulo + ENTER; 2. P1(Ponto do retngulo); 3. Pe o sentido desejado para extenso e digita a distncia correspondente + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

62

Figura 75: Utilizando o Stratch

Trim

Funo: apagar parte de linhas que se cruzam.

1. ENTER; 2. P1; 3. ENTER (Finalizar).

Extend

Funo: estender.

1. Selecionar a linha de destino + ENTER; 2. P1(Linha de extenso).

Join

Funo: juntar duas linhas formando uma nica linha.

Apostila AutoCAD 2012

63

1. Selecionar os segmentos; 2. ENTER.

Chamfer

Funo: fazer acabamentos chanfrados em vrtices.

1. D + ENTER (D=Distncia); 2. Digita distncia 1 + ENTER; 3. Digita distncia 2 + ENTER; 4. P1; 5. P2.

Figura 76: Chamfer

Fillet

Funo: fazer acabamentos curvados em vrtices.

Apostila AutoCAD 2012

64

1. R + ENTER (R=Raio); 2. Digita o valor do raio + ENTER; 3. P1; 4. P2.

Figura 77: Fillet

Explode

Funo: fragmentar.

1. Seleciona objeto; 2. ENTER.

Break at Point

Funo: dividir linhas.

1. Seleciona linha; 2. Clica no ponto para separar a linha em duas partes.

Break

Apostila AutoCAD 2012

65

Funo: suprimir parte de uma linha ou aresta.

1. Seleciona linha; 2. Digita F(First point) + ENTER 3. Clica no primeiro ponto; 4. Clica no segundo ponto.

Blend Curves

Funo: criar spline atravs de duas linhas separadas.

1. Seleciona as duas linhas.

Figura 78: Blend Curves

2.2.3 LAYERS

A terceira barra de ferramentas que ser demonstrada a LAYERS, uma barra que contm ferramentas para criao de camadas do desenho:

Apostila AutoCAD 2012

66

Layer properties Manager

1. Aparecer uma janela:

Figura 79: Layers Properties Manager

2. Clica na opo New Layer (Alt+N) 3. Digita o nome da camada + ENTER 4. On: Habilita ou desabilita a camada sendo que o AutoCAD continuar o processamento da mesma, caso ela esteja desabilitada; 5. Freeze: Habilita ou desabilita a camada sendo que o AutoCAD no processar a mesma, caso ela esteja desabilitada; 6. Lock: Deixa a camada na rea de trabalho, mas no permitir nenhum tipo de modificao na mesma; 7. Linetype: Escolhe o tipo de linha para a camada; 8. Linewight: Escolhe a espessura da linha referente camada; 9. Transparency: Se o desenhista estiver no estilo de visualizao Conceptual Visual Style, pode-se modificar a transparncia do desenho permitindo, desta forma, a visualizao das partes internas do desenho;

Apostila AutoCAD 2012

67

10. Plot: Permite, ou no, a impresso da camada.

Depois de criadas as camadas, so necessrias associ-las aos respectivos desenhos. Basta selecionar o desenho, clicar na seta Layer Control, disposta na barra Layers, e escolher a camada. A seguir esto os passos representados na figura:

Figura 80: Associao do layer ao desenho

2.2.4

PARAMETRIC

A quarta barra de ferramentas que ser demonstrada a PARAMETRIC, uma barra que contm ferramentas para construo de desenhos utilizando o conceito de parametrizao:

Apostila AutoCAD 2012

68

Infer Constraints

Para acessar esta ferramenta basta pressionar com o boto esquerdo do mouse em cima do smbolo correspondente e em seguida escolher a caracterstica desejada. Esta ferramenta contm caractersticas geomtricas que podem ser atribudas a um desenho feito aleatoriamente.

Figura 81: Infer Constraints

Coincident: Ferramenta que coincide duas figuras geomtricas em um mesmo ponto;

1. Clica na ferramenta; 2. Clica na linha P1; 3. Clica na linha P2.

Apostila AutoCAD 2012

69

Figura 82: Coincident

Perpendicular: Ferramenta que tornam duas linhas perpendiculares;

1. Clica na ferramenta; 2. Clica na linha em que deseja torna-la perpendicular P1; 3. Clica na linha tomada como referncia P2.

Figura 83: Perpendicular

Parallel: Ferramenta que tornam duas retas paralelas;

1. Clica na ferramenta; 2. Clica na linha em que deseja torna-la paralela P1; 3. Clica na linha de refernica P2.

Apostila AutoCAD 2012

70

Figura 84: Parallel

Tangent: Ferramenta que interceptam duas figuras geomtricas em um nico ponto;

1. Clica na ferramenta; 2. Seleciona o objeto de referncia; 3. Seleciona o objeto que tangenciar o objeto referente (Este ir se mover em direo ao objeto, tangenciando-o);

Figura 85: Tangent

Horizontal: Ferramenta que torna uma linha horizontal;

1. Seleciona a linha que deseja tornar sua direo horizontal;

Apostila AutoCAD 2012

71

Figura 86: Horizontal

Vertical: Ferramenta que torna uma linha vertical;

1.

Seleciona a linha que deseja tornar sua direo vertical;

Figura 87: Vertical

Collinear: Ferramenta que tornam duas linhas colineares;

1. Seleciona ferramenta; 2. Seleciona a linha de referncia; 3. Seleciona a linha que deseja tornar colinear.

Apostila AutoCAD 2012

72

Figura 88: Collinear

Concentric: Ferramenta que transformam dois centros de crculos em um mesmo ponto em comum;

1. Seleciona o crculo de referncia; 2. Seleciona o crculo que deseja tornar concntrico.

Figura 89: Concentric

Smooth: Ferramenta que unificam dois pontos de uma linha do tipo Spline;

1. Seleciona a primeira parte da Spline; 2. Seleciona a segunda parte da Spline.

Apostila AutoCAD 2012

73

Figura 90: Smooth

Symmetric: Ferramenta que tornam duas figuras simtricas em relao a um eixo;

1. Seleciona as linhas que deseja tronar simtricas; 2. Selecionar o eixo de simetria das linhas.

Figura 91: Symmetric

Apostila AutoCAD 2012

74

Figura 92: Symmetric finalizado

Equal: Ferramenta que tornam duas figuras geomtricas iguais em dimenses e caractersticas geomtricas.

1. Seleciona a figura de referncia; 2. Seleciona a linha que deseja tornar igual a referncia em relao as caractersticas geomtricas e dimensionais.

Apostila AutoCAD 2012

75

Figura 93: Equall

Constraints

Para acessar esta ferramenta basta pressionar com o boto esquerdo do mouse em cima do smbolo correspondente e em seguida escolher o dimensionamento desejado. Esta ferramenta contm caractersticas dimensionais que podem ser atribudas a um desenho feito aleatoriamente.

Apostila AutoCAD 2012

76

Figura 94: Constraints

Aligned: Cota parametrizada de uma linha com uma determinada angulao.

1. Clica nos pontos extremos da linha; 2. Especifica o local da cota parametrizada ou digita distncia + ENTER; 3. Digita a dimenso da linha + ENTER.

Figura 95: Aligned

Apostila AutoCAD 2012

77

Figura 96: Continuao do Aligned

Figura 97: Aligned finalizado

OBS: Caso deseje alterar o valor das cotas parametrizadas, basta dar dois cliques no valor correspondente e retifica-lo.

Horizontal: Cota parametrizada de uma linha na direo horizontal.

1. Clica nos pontos extremos da linha; 2. Especifica o local da cota parametrizada ou digita distncia + ENTER; 3. Digita o valor da linha + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

78

Figura 98: Horizontal

Figura 99: Horizontal finalizado

Vertical: Cota parametrizada de uma linha na direo vertical.

1. Clica nos pontos extremos da linha; 2. Especifica o local da cota parametrizada ou digita distncia + ENTER; 3. Digita o valor da linha + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

79

Figura 100: Vertical

Figura 101: Vertical finalizado

Angular: Cota parametrizada de uma angulao entre duas linhas.

1. Clica nas linhas; 2. Especifica o local da cota parametrizada ou digita distncia + ENTER; 3. Digita o valor da linha + ENTER.

Figura 102: Angular

Apostila AutoCAD 2012

80

Figura 103: Angular finalizado

Radius: Cota parametrizada do raio de um crculo.

1. Clica na linha do crculo; 2. Especifica o local da cota parametrizada ou digita distncia + ENTER; 3. Digita o valor da linha + ENTER.

Figura 104: Radius

Apostila AutoCAD 2012

81

Figura 105: Radius finalizado

Diameter: Cota parametrizada do dimetro de um crculo.

1. Clica na linha do crculo; 2. Especifica o local da cota parametrizada ou digita distncia + ENTER; 3. Digita o valor da linha + ENTER.

Figura 106: Diameter

Apostila AutoCAD 2012

82

Figura 107: Diameter finalizado

AutoConstrain

Basta selecionar a ferramenta, selecionar a figura e ENTER para gerar as caractersticas existentes na mesma.

Figura 108: AutoConstrain

Caso queira fazer um projeto, cot-lo e, posteriormente, queira mudar as dimenses das cotas necessrio parametrizar as cotas. Para isso preciso mudar a interface do AutoCAD para a opo Drafiting & Annotation. A seguir estam os passos a ser seguidos:

Apostila AutoCAD 2012

83

1. Pressionar com o boto esquerdo do mouse na opo Workspace Switching, uma engrenagem que se encontra no rodap da interface do AutoCAD:

Figura 109: Workspace Switching

2. Seleciona a opo Drafiting & Annotation;

Apostila AutoCAD 2012

84

Figura 110: Workspace Switching

3. Selecionar a opo Parametric; 4. Seleciona a ferramenta Convert;

Figura 111: Convert

5. Clica na cota que deseja converter para o sistema de parametrizao + ENTER;

Apostila AutoCAD 2012

85

Figura 111: Convert finalizado

Agora, caso queira modificar o valor da dimenso da cota basta clicar duas vezes com o boto esquerdo do mouse, fazer a modificao e dar um ENTER.

2.2.5 DIMENSION

A quinta barra de ferramentas que ser demonstrada a DIMENSION, uma barra que contm ferramentas para criao de todo o processo de cotagem:

Para iniciar o processo de cotagem, necessrio criar uma formatao de cota. Na barra Show Menu Bar, na opo FORMAT, basta clicar em Dimension Style. Aparecer uma janela:

Apostila AutoCAD 2012

86

Figura 112: Janela de formatao da cota

Clica em New, digita um nome para a configurao de cota e clica em Continue:

Figura 113: Criando uma nova configurao de cota

Apostila AutoCAD 2012

87

Aparecer uma nova janela:

Figura 114: Dimension Styles Dimension Lines

Apostila AutoCAD 2012

88

Configurando Lines:

Figura 115: Extension Styles - Lines

Dimension Lines

1. Color : cor da linha de cota; 2. Linetype: Tipo de linha da cota; 3. Lineweight: Espessura da linha de cota; 4. Caso utilize seta (Arrows) do tipo Tick (Trao), essa opo indica o quanto a linha de cota (Dimension Lines) ultrapassar a linha de chamada (Extension Lines); 5. Baseline spacing: Espaamento entre as linhas de base; 6. Suppress: Suprimir linha de cota da esquerda (Dim Line 1) ou direita (Dim Line 2).

Extension Lines

1. Color : cor da linha de chamada; 2. Linetype ext line 1: Tipo da linha de chamada; 3. Linetype ext line 2: Tipo da linha de chamada;

Apostila AutoCAD 2012

89

4. Lineweight: Espessura da linha de chamada; 5. Suppress: Suprimir linha de chamada da esquerda (Dim Line 1) ou direita (Dim Line 2); 6. Extend Beyond dim lines: Distncia da linha de cota at a parte superior da linha de chamada; 7. Offset from origin: Distncia do objeto a linha de chamada; 8. Fixed length extension lines: Ativar a opo da distncia da linha de cota at a parte inferior da linha de chamada; 9. Length: distncia da linha de cota at a parte inferior da linha de chamada. Configurando Symbols and Arrows:

Figura 116: Dimension Styles Symbols and Arrows

Arrowheads:

1. First e Second : tipo da seta ou smbolo da cota; 2. Leader: Tipo da seta ou smbolo do Quick Leader; 3. Arrow Size: Tamanho da seta ou smbolo.

Center Marks: 1. Tipo e tamanho do smbolo referente cota do centro do crculo.

Apostila AutoCAD 2012

90

Dimension Break: 1. Break size - Tamanho do intervalo de quebras de cotas.

Arc Length Symbol: 1. A posio do smbolo (Texto) referente cota de comprimento de arco.

Radius Jog Dimenson: 1. Jog Angle ngulo entre a linha de chamada e linha de cota do comando Jogged.

Linear Jog Dimension: 1. Jog heigth factor Fator para a altura do Jog. Configurando Text:

Figura 117: Dimension Styles - Text

Text Appearance:

1. Text style: Selecionar um estilo de texto ou criar um novo estilo de texto; 2. Text color: Cor do texto;

Apostila AutoCAD 2012

91

3. Fill color: Pintar a caixa de texto; 4. Text Height: Altura do texto; 5. Fraction Height Scale: Escala do tamanho das fraes relativas referente ao tamanho do texto; 6. Draw Frame Around Text: Desenha uma caixa de texto em torno do texto da cota.

Text Placement:

1. Vertical: posio do texto, no sentido vertical, ao longo da linda de cota (Dimension Line); 2. Horizontal: posio do texto, no sentido horizontal, ao longo da linda de cota (Dimension Line); 3. View Direction: Direo da vista para a leitura do texto da cota; 4. Offset from dim line: Distncia do texto em relao linha de cota.

Text Alignment:

1. Alinhamento do texto de cota. Configurando Fit:

Figura 118: Dimension Styles - Fit

Apostila AutoCAD 2012

92

Fit options:

1. Ajuste dos elementos da cota caso no haja espao suficiente para o texto e/ou a seta/smbolos entre as linhas de chamada. Text placement:

1. Determina o lugar do texto caso ele saia da sua configurao padro. Scale for Dimension Features: 1. Pe o valor de escala global para o desenho. Fine Tuning:

1. Place text manually: Coloca o texto na posio que deseja ignorando qualquer configurao; 2. Draw dim line between ext lines: desenha uma linha de cota entre as linhas de chamada quando o software localiza uma seta/smbolo fora das linhas de chamada. Configurando Primary Units:

Figura 119: Dimension Styles Primary Units

Apostila AutoCAD 2012

93

Linear Dimensions:

1. Unit format: Formato da unidade da cota; 2. Precision: Preciso da unidade; 3. Fractional format: Formato de frao que deseja. Usado, em sua maior parte, para grandezas em polegadas ou ps; 4. Decimal separator: Tipo de smbolo que deseja separa o decimal; 5. Round off: fixa uma regra para aproximao de medidas; 6. Prefix: Digita texto antes do texto da cota; 7. Sufix: Digita texto antes do texto da cota.

Measurement Scale:

1. Scale Factor: digitar um fator de escala para os valores da cota. Caso esteja cotando em metros e precisa demonstrar os valores da cota em milmetros, basta digitar 1000; 2. Apply to Layout Dimension Only: Aplica o fator de escala, somente, em cotas criadas em layouts.

Zero Suppression:

1. Leading: Suprimir zeros direita; 2. Trailing: Suprimir zeros esquerda.

Angular Dimensions:

1. Unit format: Formato de unidade para ngulos; 2. Precision: Preciso da unidade.

Zero Suppression:

1. Leading: Suprimir zeros direita; 2. Trailing: Suprimir zeros esquerda.

Apostila AutoCAD 2012

94

Configurando Alternate Units:

Figura 120: Dimension Styles Alternate Units

Para ativar esta formatao necessrio clicar na opo Display alternate Units para ativar esta formatao.

Alternate Units:

1. Unit format: Formato de unidade de medida; 2. Precision: Preciso da unidade; 3. Multiplier for alt units: fator a ser multiplicado unidade de medida. Neste caso, quando se utiliza milmetros como unidade de medida e deseja-se trabalhar com polegadas, como unidade de medida alternada, basta multiplicar pelo fator 0.0393700 (1mm /25.4mm = 1); 4. Round distance to: sistema de arredondamento da unidade alternada; 5. Prefix: Digita texto antes do texto da cota; 6. Sufix: Digita texto antes do texto da cota.

Apostila AutoCAD 2012

95

Zero Suppression:

1. Leading: Suprimir zeros direita; 2. Trailing: Suprimir zeros esquerda.

Placement

1. Local onde ficar disposta a unidade alternada. Configurando Tolerances:

Figura 121: Dimension Styles - Tolerance

Tolerance format:

1. Method: escolhe o mtodo para a descrio da tolerncia. Os mais usuais so Symmetrical e Deviation;

Apostila AutoCAD 2012

96

2. Precision: Preciso da tolerncia; 3. Upper value: maior valor da tolerncia; 4. Lower value: Menor valor da tolerncia; 5. Scale for height: Altura do texto da tolerncia em relao unidade primria; 6. Vertical position: Posio do texto da tolerncia em relao unidade primria.

Zero Suppression: 1. Leading: Suprimir zeros direita; 2. Trailing: Suprimir zeros esquerda.

Alternate unit tolerance: 1. Precision: Preciso da tolerncia para a unidade alternada.

Zero Suppression: 1. Leading: Suprimir zeros direita; 2. Trailing: Suprimir zeros esquerda.

Linear

Funo: construir cotas lineares.

1. P1; 2. P2; 3. Digitar distncia + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

97

Figura 122: Linear Dimension

Continue

Funo: continuar cotas lineares a partir de uma cota existente.

Opo 1: Caso tenha usado o linear e deseja utilizar o Continue para prosseguir a cotagem:

1. Clica nos pontos que delimitam o tamanho do desenho + ENTER; 2. ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

98

Figura 123: Continue Dimension

Opo 2: Caso queira cotar a partir de uma cota j existente

1. ENTER; 2. Clica na cota; 3. Clica nos pontos que delimitam o tamanho do desenho + ENTER; 4. ENTER.

Aligned

Funo: construir cotas para desenhos com determinadas angulaes.

1. P1; 2. P2; 3. Digitar distncia + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

99

Figura 124: Aligned

Arc Length

Funo: construir cotas para indicar comprimentos de arcos.

1. Clica no arco; 2. Digitar distncia + ENTER.

Figura 125: Arc Length

Apostila AutoCAD 2012

100

Radius

Funo: construir cotas para indicar raios de crculos.

1. Clica no crculo; 2. P1(Ponto qualquer da rea de trabalho).

Diameter

Funo: construir cotas para indicar dimetros de crculos.

1. Clica no crculo; 2. P1(Ponto qualquer da rea de trabalho).

Angular Dimension

Funo: construir cotas para indicar ngulos entre linhas.

1. Clica nas duas linhas; 2. Digita distncia + ENTER.

Apostila AutoCAD 2012

101

Figura 126: Arc Length

Quick Dimension

Funo: construir cotas para indicar comprimentos totais de segmentos.

1. Clica na linha; 2. Digita distncia + ENTER.

Center Mark

Funo: construir cotas para indicar centros de crculos.

1. Clica no crculo.

Baseline

Funo: construir cotas de forma regressiva/progressiva.

Opo 1: Caso tenha usado o linear e deseja utilizar o Baseline para prosseguir a cotagem;

Apostila AutoCAD 2012

102

1. Clica nos pontos que delimitam o tamanho do desenho + ENTER; 2. ENTER.

Opo 2: Caso queira cotar a partir de uma cota j existente;

1. ENTER; 2. Clica na cota; 3. Clica nos pontos que delimitam o tamanho do desenho + ENTER; 4. ENTER.

Figura 127: Baseline

Tolerance

Funo: construir cotas para indicar tolerncias.

1. Aparecer uma janela; 2. Digita os valores das tolerncias; 3. P1.

Apostila AutoCAD 2012

103

Figura 128: Tolerance

Quick leader

Funo: construir linhas de chamadas.

1. Digitar QLEADER + ENTER; 2. P1; 3. P2; 4. P3; 5. Digita texto + ENTER; 6. ENTER (Finalizar).

OBS: Caso queira configura o LEADER basta seguir os passos abaixo:

1. Digitar QLEADER + ENTER; 2. Digita S + ENTER; 3. Configurar LEADER; 4. Clica em OK; 5. P1; 6. P2; 7. P3; 8. Digita texto + ENTER; 9. ENTER (Finalizar).

2.3 Plotagem

Para o processo de plotagem necessrio acessar, primeiramente, o Layout da pgina na opo Layout1:

Apostila AutoCAD 2012

104

Figura 129: Layout do Desenho

No layout da pgina o desenhista/cadista configura toda a pgina de impresso escolhendo o formato do papel, o carimbo, atribuindo uma escala para o desenho etc. O papel branco com um retngulo tracejado refere-se pgina de impresso podendo aproximar ou afastar a mesma. Caso queira aproximar ou afastar somente o desenho, necessrio clicar com o boto esquerdo do mouse dentro do retngulo que contm o desenho valorizando, desta forma, as arestas do retngulo (Viewports) podendo mover ou afastar/aproximar o desenho:

Apostila AutoCAD 2012

105

Figura 130: Viewport ativada

Portanto caso queira afastar/aproximar ou mover o desenho basta clicar com o boto esquerdo do mouse dentro do retngulo que contm o mesmo. Caso queira aproximar/afastar ou mover a pgina de impresso clica duas vezes com o boto esquerdo do mouse fora do retngulo que contm o desenho (Viewports). Para auxiliar na configurao de pgina necessria a ativao da barra de ferramentas Viewports. Para isso basta clicar com o boto direito do mouse em alguma das ferramentas das barras de ferramentas disposta na rea de trabalho:

Clicando com o boto direito do mouse em Layout1 tem-se algumas opes importantes:

Apostila AutoCAD 2012

106

Figura 131: Opes do Layout New Layout: Criar um novo Layout; Delete: Apagar um Layout; Rename: Renomear um Layout; Page Setup Manager: Gerenciamento da configurao de pgina; Plot: Imprimir Layout.

Para configurar o Layout da pgina, clica com o boto direito mouse em layout1 e seleciona a opo Page Setup Manager. Abrir uma janela de gerenciamento:

Apostila AutoCAD 2012

107

Figura 132: Page Setup manager

Clica na opo New, digita um nome para uma nova configurao e clica em OK. Em seguida, abrir uma nova janela:

Apostila AutoCAD 2012

108

Figura 133: Configurando o Layout Page setup: Nome da configurao criada. Printer/plotter: Name: Nome da impressora. Nesta opo escolhe a impressora que deseja imprimir; Paper size: O tamanho do papel para impresso (Formato). Neste caso a impressora dar os formatos compatveis para impresso; Plot scale: Na opo scale, a escala ser 1:1, pois ser determinada uma escala para o desenho de forma manual. Drawing orientation: Orientao do desenho. A orientao do tipo paisagem (Landscape) mais usual.

Feitas as configuraes, clica em OK e a janela de configurao fechar. Em seguida, seleciona a nova configurao de Layout, clica em Set Current e Close:

Apostila AutoCAD 2012

109

Figura 134: Associando a configuraoda pgina ao Layout correspondente

Aps a configurao do Layout, necessrio inserir um carimbo. A denominao Carimbo refere-se a um desenho contendo as margens e legenda para um determinado formato de papel. A seguir tem-se um desenho de um carimbo com suas dimenses bsicas:

Apostila AutoCAD 2012

110

Figura 135: Dimenses do carimbo

Este carimbo ser inserido como bloco no Layout1. Este possui um formato compatvel com o papel A4. Para outros formatos de papis necessrio um carimbo compatvel, em seu tamanho, ao formato do papel. importante, ao construir o carimbo, selecionar um ponto de insero, do prprio objeto, para que no haja problema ao inseri-lo. Para isso basta seguir os passos a seguir:

No arquivo do carimbo:

1. Digita BASE + ENTER; 2. P1 (Ponto de insero do prprio objeto); 3. Alvar arquivo e Fechar;

Com o carimbo em mos, inseri-o no layout1 com as suas dimenses originais sem, portanto, precisar fazer qualquer modificao no bloco Carimbo:

Apostila AutoCAD 2012

111

Figura 136: Inserindo o carimbo no Layout

1. Insertion point: Deixar na opo Specify On-screen; 2. Scale: Deixar na opo Uniform Scale. Esta opo trabalhar em escalas relativas para determinar o tamanho do bloco; 3. Rotation: Na opo Angle, determinar ao ngulo de rotao do bloco.

Clica em OK, seleciona uma das extremidades do papel para inserir o carimbo:

Apostila AutoCAD 2012

112

Figura 137: Ponto de insero do carimbo

Figura 138: Vista ampliada do ponto de insero do carimbo

Apostila AutoCAD 2012

113

Aps inserir o bloco, ajusta-se o retngulo (Viewports), que contm o desenho, com as extremidades do carimbo e legenda:

Figura 139: Ajustando a Viewport ao carimbo

Em seguida ajusta-se o desenho na viewports:

Apostila AutoCAD 2012

114

Figura 140: Centralizando o desenho

Depois, criam-se duas figuras geomtricas quaisquer e transformam-nas em Viewports. Para isso basta seguir os seguintes passos:

Seleciona a opo Convert Object to Viewports, na barra Viewports:

Clica na linha da figura geomtrica:

Apostila AutoCAD 2012

115

Figura 141: Criando Viewports

Ajustam-se os desenhos nas Viewports e aplicam-se as escalas. Para aplic-las utilizam-se os passos a seguir:

Apostila AutoCAD 2012

116

Figura 142: Ajustando os desenhos as Viewports

Ativa a Viewport desejada, clicando duas vezes com o boto esquerdo do mouse no interior do retngulo que contm o desenho, digita a escala desejada + ENTER na opo Viewports Scale Control:

Apostila AutoCAD 2012

117

Figura 143: Aplicando a escala

Faz-se isso em todos os desenhos e, em seguida, coloca os textos necessrios:

Figura 144: Insero dos textos

Apostila AutoCAD 2012

118

OBS: Os textos devem ser inseridos com a Viewports desativada. Para isso basta ver se as arestas do retngulo referente Viewports esto desvalorizadas. Nesta etapa pode ser preenchida a legenda com suas respectivas informaes. Os desenhos feitos no Model (rea onde confeccionado o desenho) devem estar com as dimenses em milmetros para que a escala seja aplicada de forma correta. Portanto, caso o projeto esteja em outra grandeza, necessrio convert-la para milmetros utilizando o comando SCALE, da barra de ferramentas MODIFY, colocando o fator de escala referente converso (Ex: Caso o projeto esteja em Metros, o fator de escala do comando SCALE ser 1000, pois 1 m = 1000 mm).

Para imprimir, necessrio clicar na ferramenta Plot, na barra Standard:

Aparecer uma janela:

Figura 145: Janela para impresso

Apostila AutoCAD 2012

119

Na opo Page setup, seleciona a configurao feita e clica em OK.

3.0 Bibliografia

SILVA, Arlindo/RIBEIRO, Carlos Tavares/DIAS, Joo/SOUSA, Lus. Desenho Tcnico Moderno. 4Edio. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006;

MANF, Giovanni/ POZZA, Rino/ SCARATO, Giovanni. Desenho Tcnico Mecnico Curso Completo. 2 Edio. Ed.: HEMUS;

OLIVEIRA, Adriano de/BALDAM, Roquemar/COSTA, Loureno. AutoCAD 2012 Utilizando Totalmente. 1 Edio. Ed. RICA, 2011.

SO PAULO (Estado). Prof. Carlos. Site sobre Desenho Tcnico. Disponvel em:<http://blogdoprofessorcarlao.blogspot.com/2011/04/escalas-de-reducao-eampliacao-turma.html>. Acesso em: 25 Out. 2011;

SO PAULO (Estado). Professor Carlos. Site sobre Desenho Tcnico. Disponvel em:<http://www.lugli.com.br/2009/01/cotagem/>. Acesso em: 25 Out. 2011.

Apostila AutoCAD 2012

120

Potrebbero piacerti anche