Sei sulla pagina 1di 3

MOTORISTA

DESCARGA DE CAMINHES - TANQUE Na chegada do caminho tanque, auxilie o motorista para que estacione de modo que o veculo possa ser imediatamente retirado em caso de emergncia, sem necessidade de manobras ou marcha r. O motorista deve desligar o motor e todo equipamento eltrico, inclusive o rdio e a chave geral. Confira o lacre das vlvulas de sada confrontando a cor e a numerao constantes na nota fiscal. Ao subir no tanque, o responsvel pelo recebimento dever estar usando calados sem pregos ou partes metlicas, pois estes podem causar fascas. As escotilhas devero estar fechadas com lacres, assim como as vlvulas de sada. Verifique se os lacres possuem a mesma cor e numerao descritas na nota fiscal. Verifique se o produto est na seta e, em seguida, faa o controle de qualidade. Anote o nome e o volume do produto recebido no Mapa de controle, para que seja possvel perceber a ocorrncia de perda de produto por vazamento ou extravio. PRECAUES QUE DEVEM SER TOMADAS DURANTE A DESCARGA (TANQUE AREO) Verifique se h espao disponvel no tanque que receber o produto. Esse procedimento a melhor garantia para evitar o derrame de produtos. Mostre ao motorista a boca do tanque que receber o produto. Esse procedimento a melhor garantia para evitar a contaminao de produtos. Desligue qualquer equipamento eltrico que esteja prximo ao tanque. Paralise qualquer trabalho em que seja possvel a produo de chama ou centelha nas proximidades do tanque. No caso das instalaes possurem sistemas adicionais de combate a incndio, os mesmos devem estar disponveis para uma situao de emergncia.

O motorista dever isolar toda a rea com cones, proibindo a presena de pessoas estranhas no local. Os cones devero ser posicionados no mnimo a trs metros do local da descarga. Aparelhos eltricos e telefones celulares devero estar fora da rea isolada. Colocar sempre o extintor de incndio prximo operao de descarga. Posicionar em local visvel a placa com os dizeres. PERIGO ! AFASTE-SE ! . ATENO: AO LIGAR O CABO TERRA O MOTORISTA DEVE PROCEDER DA SEGUINTE FORMA: 1. Ligar uma das extremidades do cabo de aterramento ao bocal do tanque subterrneo ou ao ponto de aterramento do tanque areo onde ser descarregado o produto. 2. Ligar a outra extremidade do cabo placa de aterramento do caminho, pois , se houver eletricidade esttica acumulada , esta escoar para a terra. ATENO: JAMAIS PERMITA QUE A INVERSO DA ORDEM DAS LIGAES DO CABO TERRA: PRIMEIRO O TANQUE, DEPOIS O CAMINHO. PRECAUES QUE DEVEM SER TOMADAS DURANTE A DESCARGA ATENO: Em caso de tempestade com raios, a operao deve ser imediatamente suspensa, pois uma descarga atmosfrica pode provocar incndio. O motorista deve permanecer no local durante toda a operao de descarga. Aps a descarga, pea ao motorista que faa a drenagem do tanque do caminho, que dever ser posicionado em um plano inclinado que permita o escoamento total do produto do tanque. ATENO: O balde que receber a drenagem deve estar devidamente interligado ao caminho. A amostra que foi retirada para anlise do produto, no incio da operao, deve ser devolvida ao mesmo balde em que foi feita a drenagem do tanque do caminho. ATENO: O motorista no dever, em nenhuma hiptese, abandonar o caminho durante a operao de descarga, pois sempre h o risco de uma situao de emergncia. PEQUENOS DERRAMES DE PRODUTO

Ocorrendo transbordamento na descarga de caminho tanque, o motorista deve fechar imediatamente a vlvula de sada, interrompendo a operao, interditar a rea e retirar o mangote da boca do tanque, fechando-o em seguida. Se a rea de descarga possuir sistema de drenagem interligado a uma caixa separadora, lavar o local, direcionando o produto para a caneleta. Caso contrrio, conter o produto vazado com algum material absorvente e Limpar a rea, removendo o material para tambores que devem ser mantidos fechados. ATENO: Evite que o produto vazado alcance as galerias subterrneas (esgotos e guas pluviais) existentes nas proximidades. Caso o transbordamento ocorra durante abastecimento de veculo, a operao deve ser interrompida e o motorista no deve ligar o veculo, adotando-se os mesmos cuidados descritos para a descarga. GRANDES DERRAMES DE PRODUTO Ocorrendo grande derramamento de produto deve-se imediatamente isolar a rea, afastar os curiosos, alertando-os para os riscos de incndio. Desligar todos os equipamentos eltricos ou capazes de produzir fascas que estejam prximos. Chamar o CORPO DE BOMBEIROS e comunicar a empresa distribuidora. Para evitar que o produto alcance as galerias subterrneas, deve-se utilizar material absorvente de forma a conte-lo at a sua remoo. No deve ser utilizada gua para direcionar ou lavar o produto derramado. Se for necessrio remover algum veculo, o mesmo no pode ser ligado.

Potrebbero piacerti anche