Sei sulla pagina 1di 2

A Doutrina catlica e as Imagens

Escrito por Percival Puggina Seg, 01 de maro de 2010 00:00

Em hiptese alguma pretendo resolver aqui uma questo em relao qual as partes j esgotaram seus argumentos atravs dos sculos. No entanto, ns, catlicos, sabemos que a arte religiosa e os santos nos proporcionam imensos privilgios estticos e espirituais.

No Antigo Testamento, Deus no podia ser representado porque no tinha corpo e toda representao podia gerar idolatria. Isso fazia sentido (como muitas outras vedaes do AT, se compreendidas nas circunstncias culturais e histricas em que foram prescritas). Com Cristo, inaugura-se uma nova ordem porque ele a imagem viva do Deus verdadeiro. Ademais, no imagino que algum, hoje, se considere obrigado a cumprir as dezenas de preceitos estatudos em Exodus 21. D uma lida e depois me conta. Ns catlicos no adoramos imagens. Mas, como seres humanos, no desperdiamos as potencialidades da comunicao atravs da escultura, da pintura, assim como a valorizamos na msica, na dana, no teatro e em todas as formas de arte. Que pode ser sacra ou no. A arte sacra eleva o esprito para Deus. Na condio de turista que gosta de viajar pela Europa exatamente para conhecer igrejas posso te assegurar que aquela expresso de f dos grandes mestres faz imenso bem atravs dos sculos. Nenhuma escultura ou pintura de Michelangelo afastou um catlico do Deus verdadeiro! Quem, diante da Piet, no se deixa tocar pela dor missionria de Maria e pelo sacrifcio que nos trouxe a Redeno? Idolatria isso? Idolatria nisso? Inclino-me a crer, antes, que essa fixao na norma, desfigurada de seu contexto, seja, ela sim, uma nova idolatria... da norma. Ou um fetichismo (seletivo) em relao ao texto bblico. H uma grande perda, tambm, na rejeio dos santos cujas imagens enfeitam os templos catlicos. Aos milhares centenas, eles, suas vidas, seus exemplos, seus textos, so inestimvel sustento para os fiis atravs dos sculos. So seres humanos que buscaram a perfeio e nos mostram, com suas pegadas na histria, os caminhos da imitao de Cristo no cotidiano. Desconhec-los, sepult-los para sempre com toda a inestimvel bagagem de suas vidas e no preservar, atravs da arte, suas notveis figuras humanas, em nome de um preceito que perdeu sentido aps a Encarnao do Verbo? Que tremendo desperdcio! Como esquecer que O Pai dar a vocs tudo o que pedirdes em meu nome (Joo 15,16)? Ou da cura do coxo de nascena, operada por So Pedro e So Joo: No tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda (Atos 3,1-9)? Os santos, meu caro, fazem milagres em nome de Jesus! Com as palavras de Atos 19, 11-12, Deus fazia no poucos prodgios por meio de Paulo . E por a vai. Desperdcio maior s quando se despreza a nobilssima figura da me de Jesus por igual motivo, sob a alegao de ns, catlicos, exageramos no culto a Maria. Ora, ora! Tenho certeza de que nenhum catlico teceu a Maria louvor maior, deferncia superior aquela que lhe foi prestada pelo prprio Deus quando a elegeu para a Encarnao. Poderia haver na misria

1/2

A Doutrina catlica e as Imagens


Escrito por Percival Puggina Seg, 01 de maro de 2010 00:00

humana exaltao equivalente? Orao superior que lhe prestou o anjo? Ave! Cheia de graa! O Senhor contigo! Por um lado, duvido que Cristo se incomode com quaisquer homenagens sua me. Por outro, no creio que o desapreo a ela Lhe seja de muito agrado. Como escrevi no incio, o debate sobre esse tema iniciou com os cismas do sculo 16, quando a proibio s imagens foi retomada com vistas formao das novas identidades crists que emergiam. J em 1532, Thomas More, no por acaso santo da Igreja Catlica, refutando texto do reformador William Tyndale, alinhou um argumento muito interessante, que transcrevo abaixo: Imagens so livros necessrios aos sem instruo na mesma medida em que bons livros so necessrios aos instrudos. Pois todas as palavras so apenas imagens que representam coisas que o escritor ou o orador concebe em sua mente, tanto quanto a figura de uma coisa emoldurada pela imaginao, e deste modo concebida na mente, to somente a imagem representativa da coisa mesma sobre a qual o homem pensou. Por exemplo, se eu lhe conto um episdio da vida de um amigo meu, a imaginao que dele tenho em minha mente no ele mesmo, mas uma imagem que o representa. E quando eu o nomeio, seu nome no nem ele mesmo e nem a figura que dele tenho em minha imaginao, mas apenas uma imagem que apresenta a voc a imaginao da minha mente. Se eu estiver muito longe de voc para lhe contar o tal episdio, ento ser a escrita, e no o nome mesmo, uma imagem representativa do nome. E, no entanto, todos esses nomes falados e todas essas palavras escritas no so signos ou imagens naturais, mas signos construdos por consentimento e conveno entre os homens para significar as coisas, enquanto as imagens pintadas, esculpidas ou entalhadas, podem ser to bem trabalhadas, to fiis verdade e ao objeto vivo, que, naturalmente, acabam representando-o muito mais eficazmente do que o nome falado ou escrito. Pois aquele que nunca tenha ouvido o nome do meu amigo, mas que tenha visto um seu retrato, se um dia o vir em pessoa, o reconhecer atravs da imagem trazida memria. impossvel negar a sabedoria dessas consideraes, bem como ser difcil chamar de idlatra, na prxima Sexta-Feira Santa, o fiel catlico ajoelhado diante um crucifixo qualquer, em casa ou na igreja, lembrando da Paixo, da Redeno, e participando, em esprito, do sofrimento da Cruz. Ao fazer isso, ele reproduz a experincia do pequeno grupo que se manteve no Calvrio Maria e sua irm, Joo, Maria Madalena e a mulher de Cleofas. Considero uma bno usufruir, em plenitude, de toda essa riqueza simblica. E sei, repito, que no vamos decidir esta questo aqui. Razo pela qual the defence rests.

2/2

Potrebbero piacerti anche