Sei sulla pagina 1di 38

A HISTRIA DA MAONARIA E DO REAA

IrWilson Filomeno ex-Gro-Mestre da GLSC

Antes de entrarmos propriamente na histria da Maonaria e do REAA preciso retroagir s razes das civilizaes, evoluo do homem, evoluo cultural e religiosa dos povos.

A evoluo filosfica do homem tem sido muito lenta. Marcada por supersties, lendas, magias, feitios, cultos, totens, etc., o que tem provocado o nascimento dos smbolos e dos Ritos, transformando o homem num religioso simblico.

Com o Mito, surge a necessidade de se criar Rituais, ora para fortalecer, ora para venerar os Deuses. Com as modificaes e o aperfeioamento dos Mitos e Ritos que vamos encontrar justificativas para as iniciaes e seus mistrios.

Foi no Oriente, bero das civilizaes, que nasceu a maioria dos mistrios em torno do conjunto de doutrinas e cerimnias religiosas, conhecidas e praticados somente pelos Iniciados.

A NDIA contribuiu com grande parte da diversidade religiosa que conhecemos.

O BUDISMO venera o homem pela sabedoria.

J o TAOISMO, nascido na China, alm de religio tambm uma tica, um sistema prprio de ver o mundo como uma mistura de adorao aos espritos da natureza e aos mortos.

O CONFUCIONISMO, fundado no Sculo V a.C por Confcio, traduz-se pelo grande amor humanidade

O XINTOISMO, atual religio do Japo, prega as duas faces dos Deuses: uma boa e outra violenta.

Este prembulo serve para vincular a evoluo da Maonaria s razes da histria da humanidade. No h como desvincular-se desta verdade. Pois os homens, brutos e insensveis, nascerem para evoluir atravs das luzes dos gnios iluminados.

A partir de determinado momento, regras de civilidade comearam a surgir para redirecionar os valores e o comportamento do homem.
A evoluo das civilizaes foi marcada por atos violentos, guerras, morticnios.

O homem era o guerreiro conquistador; seu valor era proporcional ao nmero de conquistas que conseguia ao longo de sua vida.

Evoluidamente diferenciados da massa, o trabalho dos Maons Operativos passou a delinear a histria da Maonaria e do Rito Escocs Antigo e Aceito, atravs dos registros guardados.

A partir de 960 o Rito de York comeou a luta para redirecionar o homem guerreiro para o homem Espiritual.

O homem dando seqncia sua evoluo, comea a aproximar-se um pouco mais de Deus, do GADU.

Em 1150, na cidade de Kilwinning, na Esccia, surge o Rito Escocs (de Perfeio ou Heredon).

Com o surgimento das Old-Charges traduzidas como As antigas obrigaes, Velhas Instrues, ou mesmo Velhos Manuscritos, uma espcie de Regras de Civilidade a serem observadas em relao ao Mestre, comeou-se a se delinear o grau de Civilidade dos Maons Operativos da Idade Mdia.

At 1723 a Maonaria era Operativa, os Aprendizes davam seus primeiros passos para trabalhar no ofcio de talhar pedras e ajustlas nas grandes construes, como templos monastrios, catedrais, que mais pareciam uma Obra Divina.

Novas classes sociais surgiram -Mestres Arquitetos, Mestres Trabalhadores de Pedra... eram homens que detinham os conhecimentos para esse tipo de trabalho e guardavam-os em segredo.

Os homens, como seres imperfeitos que so, diante dessa realidade, sem acesso queles conhecimentos, passaram a alimentar um sentimento de inferioridade e de inveja .

Surgiram outros Ritos, com uma srie de distores, com o principal propsito de atender vaidades. O que ainda hoje ocorre. O HOMEM, alm de violentar o sagrado objetivo de submeter a vontade, desrespeitar o princpio de seguir o caminho que lhe fora apontado.

Na Inglaterra, este novo perodo foi marcado por intensas disputas de poder entre o parlamento ingls(em sua maioria protestantes)e o Rei Carlos I( simpatizante do catolicismo), que defendia o direito divino dos reis.

Uma generalizada oposio dos parlamentares s aes do Rei culminou com o golpe de estado liderado pelo 1 Ministro Oliver Cromwell, e a morte, por decapitao, de Carlos I.

Sua esposa, Maria Henriqueta de Frana, catlica ativista, aps a morte de Carlos I, ocorrida em 1649, foge para a Frana e tenta liderar um movimento com a colaborao dos Maons Franceses, Ingleses, Escoceses e irlandeses, com intuito de arrecadar fundos para custear uma possvel retomada do poder.

Formou um partido com o propsito de receber a filiao dos Maons, que passaram a se tratar entre si de Filhos da Viva , dando origem a expresso to conhecida por ns.

Com ascenso da famlia Stuart ao poder, em cujo braso se destacava a cor vermelha, os Maons passaram a usar um debrum vermelho em seus aventais, como forma de homenagear aquela famlia, da a afirmao de que a cor do REAA a vermelha.

O Rito no tem cor, a cor est nos paramentos. Os paramentos dos 33 graus do REAA representam muito mais um arco-ris que uma cor de um braso.

A partir de 1723, a Maonaria deixa de ser Operativa e passar a ser Especulativa.

A promulgao da Constituio de Anderson normatizou comportamentos e princpios, com intuito de preservar as origens da Maonaria, suas tradies, usos e costumes, fato que devia ser observado at a presente data por todos.

Embora a Constituio de Anderson defina os Poderes da Maonaria, infelizmente s poucas Grandes Lojas no Brasil observam a diviso de Poderes, assim descrita:

1-Assembleia Geral do Povo Manico


Poder Maior da Ordem Manica

2-Gro-Mestre,
com as prerrogativas dos LANDMARKS, ao ser eleito, tem o direito de escolher o Deputado do Gro-Mestre.

3-A Loja Manica,

com o direito de exercer a Justia em seu mbito, por ser o Tribunal Real, em primeira instncia, podendo recorrer Grande Loja ou Assembleia Geral.

Em hiptese nenhuma o Maom deve recorrer aos Tribunais da Justia Profana para ventilar assuntos da Ordem Manica.

A partir da criao da Loja Me em Kilwinning, vrios Ritos foram criados irresponsavelmente, quase que inviabilizaram os objetivos do Rito ESCOCS.

Em 1786, Frederico II, Imperador da Prssia, Soberano Grande Comendador, promulga nova Constituio e instaura a divisa ORDO AB CHAO

Expresso que significa ORDEM NO CAOS" a mxima divisa do Rito Escocs Antigo e Aceito.
Foi criada quando da fundao do primeiro Supremo Conselho do mundo, a 31 de maio de 1801, em Charlesston, na Carolina do Sul (EUA), j que este foi implantado para concentrar o poder administrativo sobre os Altos Graus escoceses, pondo ordem no caos em que haviam se transformado esses Graus.

A divisa ORDO AB CHAO passa a reunir, em um nico corpo manico, todos os Ritos do Regime Escocs, que harmoniosamente assim se dividia:

Rito de Heredon Rito de Kilwinning Rito dos Cavaleiros do Oriente Rito de Santo Andr Rito dos Imperadores do Oriente e do Ocidente
Rito dos Prncipes do Real Segredo

Consolidado o REAA em 33 Graus, tal como nos dias atuais, em 1801 foi fundado, na cidade de Charleston, EEUU, o 1 Supremo Conselho do REAA a nvel de mundo.

No Brasil a histria da Maonaria surge com o Grande Oriente do Brasil, em 1822.

Vrias ocorrncias se sucedem at o ano de 1927, quando Mrio Behring, ento Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho de Montesuma do REAA, desliga-se do Grande Oriente do Brasil.

Neste mesmo ano, 1927, so expedidas as Cartas Constitutivas das primeiras sete Grandes Lojas no Brasil: Amazonas, Par, Paraba, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, So Paulo.

No ano de 1928 so expedidas as Cartas Constitutivas de mais 2(duas) Grandes Lojas: Rio Grande do Sul e Cear.

Os Rituais adotados por todas as Grandes Lojas do Brasil deveriam ser, por princpio e por obedincia, aquele que Mrio Behring nos repassou em 1927/28, sem alteraes motivadas por vaidades ou invencionices de alguns Maons.

Esta meus Irmos, uma pequena sntese da extraordinria histria da Maonaria e do REAA.

preciso respeito aos seus princpios, aos seus fundamentos e as suas tradies, para que se possa alcanar os mais elevados nveis em seus propsitos.

FUNDADA EM 21.4.1956

Potrebbero piacerti anche