Sei sulla pagina 1di 2

Mashiach, Quando ele chegar?

ndice Gostaria de saber mais sobre Mashiach. Ele ser um ser humano mortal ou um anjo? Crem que nossa gerao ver sua chegada? O que acontecer com as pessoas quando ele chegar?

RESPOSTA: Diz o Talmud: "Seis milnios o mundo existir e em um milnio ser destrudo." No se trata de profecia apocalptica, mas apenas uma descrio do que ocorrer quando o mundo alcanar sua meta final. Com base na conexo entre mundo e oculto, a Chassidut explica o conceito (em hebraico, mundo "olam" que deriva de "helm", ocultao), de que o mundo material oculta a Presena Divina. Este o significado da afirmao talmdica. Esta ocultao durar no mximo at o stimo milnio, quando ento D'us Se revelar e habitar conosco o mundo material. Na verdade, este o propsito do mundo, como diz o Midrash, pois D'us o criou para ter Sua morada neste mundo inferior. Normalmente, uma pessoa fora de seu lar esconde sua verdadeira personalidade e se comporta conforme as exigncias sociais, trajando-se de modo a ser aceita por estranhos. Seu verdadeiro carter s conhecido dentro do lar. Somente neste ambiente se "revela". Da mesma forma que uma pessoa mora em sua casa, sem "fingimentos", D'us quer Se revelar no mundo material. Isto j ocorreu no momento da Criao, quando Adam, o primeiro homem vivia no Gan den, Paraso; mas, como no se comportou devidamente, afastou a Presena Divina do mundo. No Mundo Vindouro, D'us estar ainda mais revelado, segundo o Midrash: "Os anjos perguntaro: 'Onde est Sua glria?' A resposta ser: 'Est junto de Seu povo, Israel [l no mundo material].'" Muito antes desta era, D'us enviar Mashiach para preparar o mundo para este momento. Ser um homem de carne e osso, descendente do rei David, grande estudioso e profundo conhecedor de Tor. Um homem de grande influncia, cuja misso ser aproximar todos os judeus para o estudo de Tor e cumprimento de mitsvot; e ter xito. Construir o Terceiro Templo sagrado em Jerusalm,

trazendo a paz e reunir todo o povo judeu na Terra Santa. Em sua era, todos se ocuparo em se aprofundar no conhecimento de D'us, sem precisar dedicar tempo para assuntos materiais. Existir grande fartura no mundo e, conseqentemente, no haver discordncia, inveja, dio ou competio. Desta forma, este mundo se elevar espiritualmente, preparando-se para o Mundo Vindouro. A princpio, no ocorrer nenhum milagre durante a Era Messinica. Somente depois, quando o mundo comear a se elevar, a Natureza tambm se transformar aos poucos, dando lugar aos vrios milagres relatados no Talmud. Nossos Sbios apontaram diversos sinais para a poca que anteceder a vinda de Mashiach. A grande maioria j ocorreu em nossa gerao, principalmente nos ltimos anos. Tudo indica que este momento est bem prximo. O estgio final e ideal do mundo o "Mundo Vindouro", que dever ser puro e santo, apto de se tornar novamente a moradia de D'us na terra. Antes desta fase, ocorrer a ressurreio dos mortos, e todos os justos retornaro para vivenciar esta era. O Rebe anunciou que a Era Messinica era iminente. Assim, devemos nos aprontar para receber Mashiach; abrir os olhos e perceber as diferenas que surgem a nossa volta.

Potrebbero piacerti anche