Sei sulla pagina 1di 34

19/07/13

Trafo Trifsico

Circuitos equivalentes
Quase todos os principais sistemas de gerao e distribuio de energia no mundo est, hoje, sistemas de corrente alternada trifsica. Dado que os sistemas de fase desempenham um papel importante na vida moderna, necessrio compreender como transformadores so utilizados na mesma.

Transformadores de circuitos trifsicos pode ser construdo em duas maneiras. Estes so os seguintes:

a. Tomar trs transformadores de fase e


conect-los em uma fase de grupos.

b. Fazendo um transformador trifsico


consistem em trs conjuntos de enrolamentos enrolados num ncleo comum.

Para a anlise do circuito equivalente devem representar cada fase transformadores que compem um banco de fase por um circuito equivalente. Como os efeitos das capacidades dos enrolamentos e dos harmnicos das correntes de excitao so frequentemente desprezvel, pode ser utilizado qualquer um dos circuitos equivalentes derivados para o caso de fase nica, o mais til para este estudo so aqueles da Figura 1 .

Figura 1.Circuitos equivalentes a apenas um transformador

Neles, o transformador representado como o teorema de Thevenin, para a sua impedncia de curto-circuito em srie com a tenso de carga, a proporo entre a tenso de circuito aberto, representado por um transformador ideal, e as caractersticas de excitao so representado pela admisso de circuito aberto. Os valores de parmetros podem ser obtidos a partir dos dados do projecto ou ensaios abertos ou curto-circuito feita em ambos os lados do transformador, sendo que estes valores podem ser usados s em modificaes, ou equivalentes, no circuito da Figura 1a (em que a admisso est colocado no lado de excitao primria) ou equivalente, no circuito da figura 1b (em que a admisso est colocada no lado do lado de excitao) em diversos problemas, os efeitos da corrente excitao so to pequenas que podem ser desprezadas completamente a corrente de excitao e do transformador representado por sua impedncia equivalente em srie com um transformador ideal. Se desejado, as impedncias equivalentes e internamentos de excitao da Figura 1 pode referir-se para o outro lado do transformador a multiplicao ou diviso, conforme o caso, pelo quadrado da relao de transformao. O circuito equivalente de um transformador trifsico banco pode ser desenhada a ligao dos circuitos equivalentes das unidades de acordo com as conexes do banco. Por exemplo, na Figura 2a pode ser visto o circuito equivalente de um banco de estrelas e estrelas na Figura 2b um circuito equivalente de um tringulo banco. Na Figura 2, o Y representam o internamentos circuito aberto ou curto-circuito de excitao e impedncias Z ou equivalente.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

1/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 2. Circuitos equivalentes de fase a) conexo delta-delta Star-estrela, b).

Na anlise do sistema de alimentao muitas vezes necessrio combinar o transformador de impedncia com as impedncias das linhas de transmisso que so ligados. De facto, muitas vezes conveniente para representar um grupo de enrolamentos em tringulo ligadas por um circuito equivalente em estrela, como a ligao em estrela das impedncias equivalentes que representam os transformadores esto em srie com trs terminais de linha e, por conseguinte pode ser adicionado directamente s impedncias de fase de circuitos de transmisso. Sabemos que, visto a partir dos seus trs terminais, um tringulo de elementos de circuito, pode ser substitudo por um equivalente estrela. Assim, os internamentos excitao Y AB , Y BC e CA do tringulo ligada 2b so equivalentes para os internamentos Y A , Y B , Y C ligados em estrela cujos valores so indicados pelas relaes conhecidas.

E A = (Y AB e BC + e BC e CA + Y BC e CA ) / Y BC E B = (Y AB e BC + e BC e CA + Y BC e CA ) / Y CA E C = (Y AB e BC + e BC e CA + Y BC e CA ) / Y AB
Alm disso, a impedncia Z ab , Z BC , Z ca da Figura 2b formando parte de uma delta-ligado pode ser substitudo por as impedncias ligados estrela. Assim, o teorema de Thevenin, o banco de AA da Figura 2b equivalente em estrela lado secundrio ligado ao gerador de criar a mesma tenso secundria entre a linha e linha de circuito aberto, ligado em srie com uma impedncia cuja valores equivalentes, a estrela das impedncias de curtocircuito da aco transformadores de seus terminais secundrios. Em seguida, o ideal transformadores ligados delta-delta da Figura 2b pode ser substitudo por um banco estrela dupla que d a mesma tenso de circuito aberto e impedncia de curto-circuito dos transformadores pode ser representado por uma estrela impedncias ligados em srie com cada terminal. As relaes entre as impedncias de curto-circuito Z um , Z b , Z c dado pela relao conhecida,

Z a = (Z ab Z ca ) / (Z AB + Z BC + Z CA ) Z b = (Z ab Z bc ) / (Z AB + Z BC + Z CA ) Z c = (Z bc Z ca ) / (Z AB + Z BC + Z CA )
Por conseguinte, o seu efeito no que diz respeito a circuitos externos, um grupo de enrolamentos em tringulo podem ser representadas por um circuito equivalente de ligao em estrela, como mostrado na Figura 2a, desde que os parmetros da estrela equivalente esto relacionados com a os parmetros reais do transformador conectado em delta da maneira indicada pelas equaes acima e tal que a tenso de circuito aberto entre a linha
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 2/34

19/07/13

Trafo Trifsico

e uma linha de circuito equivalente de ligao em estrela so as mesmas que as dos enrolamentos em tringulo. Ou seja, no caso de um banco de transformadores ideal AA pode ser substitudo por um banco estrela dupla a mesma tenso. Da mesma forma, muitas vezes um banco representado delta-estrela (ou estrela-trinfgulo) para a estrela-star circuito equivalente, como na Figura 2-A, que do a mesma magnitude da tenso de circuito aberto de linha para linha. No entanto, por causa do desvio de fase introduzido pela ligao delta-estrela, o banco de circuito equivalente star-delta-star no tem a correcta relao de fase entre as correntes primria e secundria ou entre as voltagens primrias e secundrias, embora isso corretamente as relaes entre as correntes e tenses em cada lado. Ref: MIT, circuitos magnticos e transformadores, Revert, Buenos Aires 1981.

DIAGRAMA DE FASE
Para os diagramas de vectores, de um transformador de ncleo de trs fases ou o tipo assimtrico, o estudo em detalhe o que acontece em trs ramos nuclelo tipo de ncleo, como mostrado na Figura 3 a seguir.

Figura 3. Nucleo ncleo tipo trifsicos trs ramos

Figura considerar as partes do ncleo entre os pontos ab, cd e gh como pertencendo a cada fase de ramos ou pernas do ncleo. reas entre aygy entre byh so as extremidades, e influenciar de forma diferente para cada ramo. A relutncia magntica de cada ramo que indicam com R, e suponha que so os trs iguais, o que verdade, a relutncia de cada cabea de cilindro r a chamada, e no h dois iguais, a parte superior e inferior. Os pontos dos trs fluxos simultneos so: c parte superior e parte inferior d. Em seguida, o ff.mm.mm. entre esses dois pontos, e para cada um dos trs ramos, deve ser adicionado. Fmm cada uma dada pelo produto do fluxo e da relutncia magntica, como se sabe, que tem, considerando-se a ordem dos ramos mostrados na figura: Ramo relutncia 1: Ramo relutncia 2: Ramo relutncia 3:

R++rr=R+r R R++rr=R+r
3/34

Que so diferentes, como o primeiro e terceiro ramo tm relutncia magntica maior do que o ra ma No.2 ou
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

19/07/13

Trafo Trifsico

central. Os trs fluxos so iguais, porque o sistema de tenso aplicada s trs bobinas primrias formado a partir de trs tenses iguais desfasado 120, multiplicando depois por cada fluxo de relutncia :

F 1 = f 1 (R + r) (1) F 2 = f 2 * R (2) F 3 = f 3 (R + R) (3)


Em cada momento, como corresponde a um sistema de trs fases normais, dois vectores tm um significado e o terceiro tem o oposto, isto , que assuma podernos o ramo central para o lado oposto. Chamamos cada FMM: com a letra F, e sobrescrito que corresponde ao seu ramo e colocar o mesmo ndice de fluxo, para contemplar o fato de que, sendo alternado, valores instantneos so diferentes em magnitude e direo. Se a soma de ns ff.mm.mm. para a metade esquerda do ncleo, para ver o efeito sobre o ramo central e parte de trs, tem-se:

F 1 - F 2 = F 1 (R + R) - f 2 R (4)
Isto foi obtido subtraindo-se pelas Equaes (1) e (2), que tem como resultado o segundo subtraco deve ser oposta primeira. Se fizermos o mesmo com as equaes [3] e [4], temos:

F 3 - F 2 = f 3 (R + R) - f 2 R (5)
Agora, estamos na presena de um par de equaes, o [4] e [5], o que nos permite fazer algumas inferncias. O objeto do levantaram-los, encontrar novas equaes dando a ff.mm.mm. mais conveniente para a interpretao. Para ter outras equaes que sero teis, por exemplo, que a soma dos valores dos trs fluxos e os trs ff.mm.mm. deve ser constantemente zero, o que ns sabemos, mas escreveu o seguinte:

F 1 + F 2 + F 3 = 0 (6) f 1 + F 2 + f 3 = 0 (7)
E isso vai permitir-nos substituir a soma de dois desses valores pelo terceiro lugar com sinal oposto, quando necessrio. Para operar, subtrair as duas equaes (4) e (5), o que nos d:

F 1 - F 3 = f 1 (R + R) - f 3 (R + R) (8)
Agora adicione essas mesmas equaes, de modo que temos:

F 1 - F 3 - 2F 2 = f 1 (R + R) - f 3 (R + R) + f 2 R (9)
E agora, se analisarmos os elementos necessrios para encontrar o valor de cada FMM Se mudarmos a equao [9] a soma do ff.mm.mm. 1 e 3-F2, de acordo com [6], temos uma equao em que aparece apenas este ltimo FMM, e podem ser ordenados da seguinte maneira:

-3 F 2 = (I + R) ( f 1 - f 3 ) - 2 m 2 R
Mas, [7], a soma dos dois fluxos dentro do parntesis pode ser alterado pelo fluxo de derivao 2, com sinal oposto, e por fim, os resultados:

F 2 = f 2 * R + (1/3) * f 2 R (10)
Agora, temos o valor do ramo fmm 2, dada como vector soma de duas quantidades. Determinar os valores das
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 4/34

19/07/13

Trafo Trifsico

outras duas ff.mm.mm. Para fazer isso, substituir a equao [10] em [9], em vez de F 2 , e que tm uma equao que d a soma dos dois ff.mm.mm. Equao. [8] d a diferena do mesmo ff.mm.mm., ento o que pode ser obtido por cada processo simples algbrica. Adicionando e dividindo por 2, temos:

F 1 = f 1 * I + (1/3) * f 2 R (11)
E subtraindo e dividindo por 2 para obter o valor do outro:

F 3 = f 3 * I + (1/3) * f 2 R (12)
As trs equaes [10], [11] e [12] nos permitem conhecer a trs ff.mm.mm. para estar presente nos ramos do ncleo do transformador. Notamos, no momento, eles so diferentes. Ento agora podemos obter os diagramas fasoriais.

Diagrama vetorial Transformer vcuo assimtrica Sabemos, de acordo com a figura na qual os dois ramos laterais tm maior relutncia em planta, ento, a ter mais volume compensar as perdas por histerese e correntes de Foucault. Corrente de carga do transformador igual soma vectorial da magnetizao e cobrindo estas perdas, a segunda componente est em fase com a tenso, de modo que, no diagrama de vectores da figura 4, feito em fase uns com os um dos trs tenses da respectiva corrente de carga I, chamado P . O ramo que corresponde ao centro, o No. 2, menor do que os outros dois para o que foi dito acima. Se fizermos a soma vectorial das trs correntes no diagrama na Figura b, vemos que o resultado no zero, como corresponderia a um sistema trifsico perfeito. Com efeito, a adio de CO OA, existe o vector OD, que adiciona o OB, que anti-horrio, de maneira que subtrao e deixada como o vetor resultante final, de, desde DF igual ou B. Em assim q ue o vetor da corrente I r , vetor resultante das trs derrotas transformador de corrente.

Figura 4 diagrama vetorial das correntes de perdas de transformadores trifsicos.

Como no ter um vazio resultante 3 ff.mm.mm. as correntes de perda, esta corrente ir produzir uma certa quantidade resultante do ampervueltas, e assim um valor de FMM, proporcionais I r e em fase com ele. A Figura 5 mostra todo o diagrama de um vector de carga do transformador trifsico, mostrando os efeitos de correntes de fuga I r . as trs tenses e trs correntes tomaram a fase um com o outro, a 120 e cada fluxo formando um ngulo de 90 com a respectiva deformao. Alm disso, tomamos D 0, 0 0 H e L em vectores destes vectores de fluxo representam a primeira parte dos segundos membros das equaes [10], [11) e [12), j conhecido. OH paralelo feita a partir de pontos D, F e G, os segmentos que representam a segunda parte do ff.mm.mm., de acordo com estas equaes. Mas agora devemos considerar a FMM produzido pela Go, que est em fase com a tenso E 2 . Este fmm aparece em cada ramo, mas sempre paralelo com a corrente I 2 , tal como deve estar em fase com a corrente que o produz. Em seguida, a partir dos pontos J, M e K, que so as extremidades onde ele chegou; tomar Vector FMM representando este novo, assim como para as trs fases de
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 5/34

19/07/13

Trafo Trifsico

direo e magnitude.

Figura 5. Diagrama de fase do transformador completo vetor trs

Referindo agora a soma vectorial das trs pores sendo formadas cada fmm resultante de cada ramo, existem vectores de F 1 , F 2 e F 3 , o que pode ser visto na figura, e que so diferentes em magnitude e direco ao cada fase. Como se v, a assimetria do ncleo provoca um desequilbrio nas correntes na magnetizao e perdas (diagrama da figura 4.), Resultando na corrente total de trs vcuo ou o respectivo ff.mm.mn. so diferentes para as fases seguintes. A partir dessas consideraes, conclumos que a potncia absorvida por uma fase do transformador de carga trs ser diferente para cada fase, ento no podemos fazer o teste de carga para uma nica fase, e, em seguida, multiplicando a produo de trs poder, como cometer um erro. Para determinar as perdas de ferro de um transformador trifsico, o teste pode ser realizado como no vcuo de fase nica, mas se medir a potncia absorvida pelas trs fases simultaneamente. Em contraste, as perdas nos enrolamentos de cobre e as trs fases so iguais, e as correntes podem ser negligenciados vcuo para ensaio em suma, pode medir as perdas de cobre em uma nica fase e aumento de trs vezes. Para fazer isso, como conhecido, medir a potncia absorvida pelo secundrio ser curto, e aplicando tenso reduzida para o primrio.

Carregar diagrama vetorial A carga do transformador de fase pode ser estudada como se fosse um jogo de trs transformadores de fase nica, para cada fase, um circuito separado em relao ao da carga, tal como no estudo particular de sistemas trifsicos. As diferenas entre as correntes das trs fases do transformador do vcuo, a maioria no afeta o estado de carga, uma vez que sabemos que o valor relativo dessas correntes, em comparao com a carga desprezvel. Pode ser omitido, portanto, consider-lo, se se trata do vetor de carga de estudo. Para estudar o comportamento do transformador sob carga, usamos o diagrama vetorial. Ele tem trs enrolamentos que esto ligados aos trs ramos de uma trifsico, ento teremos trs ff.ee.mm induzida nestes enrolamentos, que so de 120 de intervalo. Por simplicidade, consideramos um diagrama de fase para todo o percurso, e simplificar os outros dois. A Figura 6 mostra o diagrama de vectores de um transformador de fase de carga de trs resistiva. Para outros tipos de carga, e saber quais so as diferenas na direo do vetor corrente secundria. Veja o passo n 1, por exemplo. O fluxo um vector que avanado de 90 em relao fem induzida de E 1 e E 2 nos enrolamentos primrio e secundrio da fase. Assumir um nmero igual de voltas de dois enrolamentos, para simplificar o diagrama, de modo que estes dois ff.ee.mm. vetores so iguais. Em oposio a tomar o vector E1-E 1 . A carga secundria corrente I 2 , e conduz a gotas no enrolamento secundrio, e em quadratura de fase com a
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 6/34

19/07/13

Trafo Trifsico

tenso no terminal V 2 . Descontando a samambaia. estes dois desce, h a tenso no terminal. V 2 , o secundrio. Tomando o vector oposto da corrente secundria, e adicionando vectorialmente com corrente de carga I 0 , obtm-se a corrente total primrio, I 1 , mostrado na FIG. E finalmente, aumentando a FEMININO E- 1 , as duas quedas resistivas e indutivo no primrio, que esto em fase e em quadratura com a corrente primria, respectivamente, tm a tenso no terminal, V 1 , para este enrolamento fase primria n 1. Observando-se esta parte da Figura 6 e comparado com o transformador de fase nica ser visto ser idnticos.

Forma. Junho. - Vector diagrama trifsico transformador de carga.

Se fizssemos a mesma construo para as fases 2 e 3 produzem um padro simtrico, onde cada vetor primrio de tenso seria uma seo de 120 na outra. Para no complicar o diagrama da Figura 6, apenas desenhada nas fases 2 e 3, ao contrrio da EMF induzida na respectiva primrio, que so os vectores de E 1 'e E 1 . "Para aqueles de ff. MM.SS. adicion-los desce produzido pelos primrios totais correntes I 1 'e 2 ', como pode ser visto na figura, que so as voltagens aplicadas nas fases primrias 2 (V 1 ') e 3 (V 1 '). No precedente, foi assumido que a carga tendo cada fase do transformador era o mesmo, o qual ocorre quando o circuito consumidor tem trs ramos da mesma, no que diz respeito s impedncias ligados. Qualquer diferena entre a magnitude ou o prprio ngulo destas impedncias resulta numa diferena em correntes secundrias e, portanto, cai em cada fase, o que ir alterar a tenso nos terminais do secundrio. Para outras condies de carga, tais como carga indutiva ou capacitiva, ou carga assimtrica, pode ser estudada, seguindo as regras dadas, e sempre comparando o diagrama de fases similar, dado que estas se repetiu trs vezes, fora de fase em 120 . Portanto, no insistir nisso, mas lembre-se que as correntes I 0 na Figura 5 so diferentes para as trs fases. Ref: Francisco L. Cantor, Transformers Industrial, neotcnica, em Buenos Aires 1976.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

7/34

19/07/13

Trafo Trifsico

CONEXES TRIFSICAS
1 -. Ligaes transformador trifsico Um transformador trifsico tem trs transformadores de fase nica, ou em separado ou combinados em um ncleo. O primrio e secundrio do transformador de qualquer fase pode ser ligado de forma independente em estrela ( L ) ou delta ( D ). Isto d origem a quatro possveis ligaes para um transformador de trs fases. 1.1 -. Estrela livre ( U ) - Star ( U ) 1.2 -. Estrela livre ( U ) - delta ( D ) 1.3 -. Conexo Delta ( D ) - Star ( U ) 1,4 -. Conexo de delta ( D ) - delta ( D )

1.1 -. Estrela livre ( U ) - Star ( U ) Ligar U-U dos transformadores mostrada na Figura 1.1.

Figura 1.1 L-U A conexo U-U , a tenso primria de cada fase expressa por V FP = V LP / 3. A tenso da primeira fase se liga segunda tenso de fase pela relao de espiras do transformador. Fase secundria tenso se relaciona,
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 8/34

19/07/13

Trafo Trifsico

em seguida, a tenso da linha no secundrio por V LS = 3 * V FS . Portanto, o rcio de transformador de tenso

V LP / V LS = ( 3 * V FP ) / ( 3 * V FS ) = um
Ele utilizado em sistemas com tenses muito elevadas, diminuindo a capacidade de isolamento. Esta ligao tem dois graves inconvenientes. Se as cargas esto desequilibradas circuito do transformador, as tenses nos fases do transformador desbalancearan srio. Sem oposio aos harmnicos mpares (especialmente o terceiro). Devido a esta terceira tenso harmnica pode ser maior do que a mesma tenso fundamental. Ambos os problemas de deslocamento e o problema da terceira harmnica, podem ser resolvidos utilizando qualquer das tcnicas descritas a seguir. Conecte o neutro aterrado solidamente primrio do transformador . Isto permite que os componentes adicionais da terceira harmnica, provocando um fluxo de corrente no neutro, em vez de causar grande aumento nas tenses. O neutro proporciona tambm um caminho de retorno para qualquer corrente desequilibrada da carga. Adicionar um terceiro enrolamento (tercirio) grupo delta conectados transformador . Isto permite que origina o fluxo de corrente circulatria nos enrolamentos, o que permite eliminar os componentes terceira harmnicas da tenso, da mesma maneira como terra do neutro. Correco destas tcnicas, um ou o outro deve ser usado sempre que um transformador de U-L est instalado. Na prtica, poucos destes transformadores so utilizados para o mesmo trabalho pode ser realizado por qualquer outro transformador trifsico.

1.2 -. Estrela livre ( U

) - delta ( D )

A ligao de D-L transformador de fase ilustrada na Figura 1.2 .

Figura 1.2 Ligao U - D


patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 9/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Neste contexto, a linha primria de tenso est relacionada com a fase da tenso primria por V LP = V 3 * PF , e a tenso da linha secundria igual tenso da fase secundria V LS = V FE . A proporo de tenso de cada fase est

V FP / V FS = a
De tal modo que a relao global entre a tenso da linha ao lado primrio do grupo e a tenso da linha, no lado secundrio do grupo est

V LP / V LS = ( 3 * V FP ) / V FS V LP / V LS = ( 3 * a )
A conexo U-D no tem nenhum problema com o terceiro harmnicos em suas tenses, uma vez que so consumidos no fluxo lado delta do sangue ( D ). Essa conexo tambm mais estvel em relao a cargas desequilibradas, uma vez que o delta ( D ) parcialmente redistribui qualquer desequilbrio que ocorre. Este arranjo tem, no entanto, um problema. Devido ligao delta ( D ), a tenso do secundrio deslocado 30 em relao tenso do primrio do transformador. O facto de um deslocamento de fase pode causar problemas ocorreram a uma ligao em paralelo de dois grupos secundrios de transformadores. Os ngulos de fase dos transformadores do lado deve ser igual, se suposto ser ligados em paralelo, o que significa que deve prestar ateno ao sentido da deslocao de 30 de fase, que ocorre em cada banco de transformadores ser paralelo. Nos Estados Unidos costume fazer a tenso do secundrio para o primrio cair para trs em 30. Embora esta regulao no sempre cumprido, e as plantas mais velhas devem ser revistos muito cuidadosamente antes de coloc-los em paralelo com um novo transformador, para assegurar que os ngulos de fase so coincidentes. A ligao mostrada na Figura 1.2, que a tenso do secundrio ser retardada, se a sequncia for abc. Se a sequncia o sistema de fase ACB, em seguida, a ligao mostrada na Figura 1.2 far com que a tenso no secundrio a tenso primria de 30 . Usado em sistemas de transmisso de recepo subestaes, cuja funo a de reduzir a tenso. Em sistemas de distribuio incomum (no neutro) utilizado em alguns casos para 20 KV distribuio rural.

1.3 -. Delta Connection ( D ) - Star ( U ) A ligao de D - L transformador de fase ilustrada na Figura 1.3.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

10/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 1.3 Conexo D-U Em conexo D - L , linha primria de tenso igual tenso da fase principal, V LP = V PQ , ao passo que as tenses secundrias esto relacionados por V LS = 3 * V FS , assim que a proporo de tenso linha por linha desta conexo

V LP / V LS = V FP / ( 3 * V FS ) V LP / V LS = a / 3
Esta ligao tem as mesmas vantagens e os mesmos mudana de fase do transformador L-D . A ligao ilustrada na Figura 1.3, faz com que a tenso a cair para trs no lado primrio 30 , como acontecia anteriormente. Usado em sistemas de transmisso onde necessrio para aumentar a gerao de tenso. Sistemas industriais de distribuio, a sua utilizao vantajosa porque tem acesso a duas tenses diferentes, e a linha de fase.

1,4 -. Conexo de delta ( D ) - delta ( D ) A ligao de D - D ilustrada na Figura 1.4

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

11/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 1.4 Conexo D-D Neste contexto,

V LP = V PF V LS = V FE
Assim, a relao entre as tenses de linha de primrio e secundrio

V LP / V LS = V FP / V FS = a
Esta ligao frequentemente utilizado para ligar sistemas de iluminao de potncia de carga nica e de trs fases ao mesmo tempo, tem a vantagem de ser capaz de ligar os enrolamentos primrio e secundrio, sem atraso, e no tem problemas de cargas desequilibradas ou harmnicos. No entanto, a menos que circulam correntes elevadas todos os processadores esto ligados ao mesmo controlo da torneira e tm a mesma relao de tenso.

Sistemas por unidade de transformadores trifsicos. O sistema de medio por unidade pode ser aplicado a trs transformadores de fase como o monofsico. A base aplica-se um sistema trifsico monofsico por base fase. Se o valor total da base de volt-ampere grupo transformadores chamado S base , o valor voltiamperio base de um dos transformadores S 1F, base

S 1F, base = S base / 3


E os fundamentos da fase do transformador de corrente e impedncia so

I F, base = S 1F, baseada / V F, baseada I F, base = S base / 3 * V F, baseada Z base = (V F, base ) / S 1F, com base
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 12/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Z base = 3 * (V F, base ) / S baseada em


As magnitudes dos grupos de transformadores de linha de fase tambm pode ser expressa em termos perunidade. A relao entre a tenso da linha de base e da fase do transformador de tenso de base depende da ligao dos enrolamentos. Se os enrolamentos so ligados em delta, V L, base = V F, base , enquanto que se a ligao se torna uma estrela, V L, base = 3 * V F, base . A corrente da linha de base em um transformador de trs fases expresso.

I L, base = S baseada / 3 * V L, com base


A aplicao do sistema por unidade em fase transformadores problemas semelhante sua aplicao nos exemplos para a fase nica.

2 -. Transformao de fase utilizando dois transformadores Alm das ligaes habituais de trs transformadores de fase, h outras formas de transformar trifsico com apenas dois transformadores. Todas as tcnicas utilizadas para este fim so baseados na reduo da capacidade dos processadores, que pode ser justificada por factores econmicos Algumas das principais ligaes deste tipo so: 2.1 -. A ligao D aberto (ou VV) 2.2 -. A ligao e aberta - e aberto. 2.3 -. A ligao Scott-T. 2.4 -. T. O trifsica

2.1 - Conexo D -aberto (ou VV ) Em alguns casos, todo o grupo de transformadores no pode ser utilizado para conseguir a transformao de fase. Por exemplo, suponhamos que um grupo de transformadores D - D , consistindo de transformadores separados, tem uma fase danificado que tem de ser removida para reparao. Se os outros so tenses secundrias V A = V 0 e V B = V 120 V e depois a tenso atravs do intervalo em que o terceiro transformador foi anteriormente expressa pela

VC=- VA - VB = V 0 - V 120 =-V - (-0,5 - j0.866) J0.866 V = -0,5 + V C = V 120


Esta exatamente a mesma tenso que existiria se o terceiro transformador ainda estava l. Fase C chamada de fase de fantasma, s vezes. Assim que a conexo open-delta suporta um grupo de processadores executa sua funo com apenas dois processadores, permitindo que algum fluxo de poder continuar mesmo fase danificado ter sido removido. Quanto potncia aparente pode fornecer o grupo, eliminando um dos trs transformadores? Inicialmente, parece que pode fornecer dois teros de seu poder aparente nominal, uma vez que dois teros dos processadores ainda esto presentes. No entanto, a questo no to simples assim.
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 13/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Durante a ligao do grupo de transformador D - D (ver Figura 1.4), com uma carga resistiva. Se a tenso nominal de um transformador no grupo V F e nominal da corrente I F , em seguida, a potncia mxima que pode ser fornecida carga

P = 3 * V F * I F * cos q
O ngulo entre a tenso V F e a corrente I F , em cada fase de 0 , de modo que o total de energia fornecido pelo transformador

P = 3 * V F * I F * cos 0 P=3V*F*IF
A conexo aberta delta mostrada na Figura 2.1

VV Figura conexo 2.1 (ou delta aberto)

importante olhar para os ngulos das tenses e correntes neste grupo de transformadores. Uma vez que elas carecem de uma das fases do transformador, a corrente da linha de transmisso agora igual a corrente de cada transformador e as correntes e tenses do grupo diferem por um ngulo de 30 de fase. medida que os ngulos de tenso e corrente so diferentes em cada um dos dois transformadores, necessrio examinar cada um deles individualmente para determinar a potncia mxima que pode ser fornecida. Para o transformador 1, a tenso tem um ngulo de 150 e tem um dos actuais 120 , de modo que a potncia mxima do transformador 1 expressa pela

P 1 = V F * I F * cos (150 - 120 ) P 1 = V F * I F * cos 30 P 1 = ( 3/2) * V F * I F


Para o transformador 2, a tenso est a um ngulo de 30 e a corrente de uma 60 , de modo que a potncia mxima

P 2 = V F * I F * cos (30 - 60 ) P 2 = V F * I F * cos (-30 ) P 2 = ( 3/2) * V F * I F


patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 14/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Em seguida, o grupo de alimentao delta mxima aberta expressa

P=3*VF*IF
A corrente nominal a mesma em cada transformador, mesmo se dois ou trs destes. A tenso tambm a mesma em cada um deles de forma que a razo entre a potncia de sada disponvel no grupo tringulo aberto e a potncia de sada disponvel grupo fase normal

P D -open / P 3-fase = ( 3 * V F * I F ) / (3 * V F * R F ) = 1 / 3 = 0,577 L para utilizvel poder fora do grupo delta-aberto apenas 57,7% da potncia nominal do grupo original.
Uma boa pergunta que podemos fazer : O que aconteceria com o resto da classificao do grupo delta aberto. Depois de tudo, a energia total que pode proporcionar os dois transformadores, juntos, so dois teros da capacidade nominal do grupo original. Para descobrir, analisar a potncia reativa do grupo em delta aberto. A potncia reativa do transformador 1 e s

Q 1 = V F * I F * sin (150 - 120 ) Q 1 = V F * I F * sin 30 Q 1 = 0,5 V * F * I F


A potncia reactiva do transformador 2 est

Q 1 = V F * I F * sin (30 - 60 ) Q 2 = V F * I F * sin (-30 ) Q 2 = -0,5 V * F * I F


Assim, um transformador est a produzir energia a ser consumida reactivo do que o outro. Esta troca de energia entre os dois transformadores que limita a produo de 57,7% da potncia nominal do original, em vez de 66,7% esperados noutras condies. Outra alternativa a considerar a potncia indicada a ligao tringulo aberto que 86,7% da potncia nominal de dois transformadores restante pode ser usado. A conexo delta aberto tambm usado quando necessrio, ocasionalmente, uma pequena fonte de alimentao trifsica a uma fase de carga principal. Nesse caso, a ligao empregue em que o transformador T 2 muito maior do que T 1.

2.2 -. A ligao U aberta D aberta. Este tipo de ligao muito semelhante conexo aberta-delta, com a diferena de que as tenses primrias so obtidos a partir de duas fases e neutro. Esta ligao ilustrada na Figura 2.2.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

15/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 2.2 Conexo Yab-Yab Ele usado para servir os clientes de pequenas empresas que precisam de carro AC em reas rurais, onde eles no esto instalados nas trs fases nas ombreiras das portas do trem de fora. Com esta conexo, o usurio pode obter o servio de trs fases em carter provisrio at que o aumento da demanda exigiu a instalao da terceira fase na conduo de mensagens. A principal desvantagem desta ligao que o circuito primrio neutro a fluir uma corrente de retorno consideravelmente grande.

2.3 -. A ligao Scott-T. Conexo Sott-T a maneira de se obter duas fases, separadas por 90 em um suprimento de trs fases. Nos primeiros sistemas de transmisso AC, dois e trs fases de energia eram bastante comuns. Naqueles dias, era uma necessidade Interconexo de Sistemas rotina de dois e trs ligao fase e Scott-T transformador foi desenvolvido para alcanar este objectivo. Hoje, a energia de duas fases limitado a certas aplicaes de controlo e neste contexto ainda utilizado para produzir a energia necessria para o seu funcionamento.

Figura 2.3. a) a ligao de Scott T-transformador


patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 16/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Esta ligao composta por dois transformadores monofsicos idnticos com potncia nominal. Um tem shunt em 86,6% da tenso do enrolamento primrio em plena carga. Esto conectados conforme mostrado na figura 2.3a. A torneira do transformador T 2 a 86,6%, est ligado ao centro da torneira do transformador T 1 . As voltagens aplicadas ao enrolamento primrio mostrado na Figura 2.3by tenses resultantes foram aplicadas ao primrio do transformador, ilustrada na Figura 2.3c. Como estas tenses so separados de 90 ir produzir uma sada bifsica.
V ab = V 120 V bc = V 0 V ac = V -120

Figura 2.3. b) fornecimento de trs tenses de fase c) voltagens nos enrolamentos primrios do transformador, d) tenses secundrias bifsicos. Voc tambm pode converter energia bifsica atravs de energia trifsica est ligada, mas desde h muito pouco geradores bifsicos em uso, isto quase nunca feito.

2.4 -. T. O trifsica Ligao Scott T usa dois transformadores trifsicos de energia para converter o potencial nvel de tenso diferente bifsico. Por uma simples modificao de tal conexo, o mesmo de dois transformadores de potncia tambm pode converter energia trifsica trifsica em um nvel de tenso diferente. Esta ligao ilustrada na Figura 2.4. Aqui tanto o primrio e o enrolamento secundrio do transformador T 2 so derivados de 86,6% e os condutores so ligados s respectivas torneiras de c entro dos enrolamentos do transformador T 1 . Em conexo T um principal, chamado T 2 transformador excitador.

Figura 2.4 Conexo fase transformador T: a) Diagrama de fiao.

Como ligao Scott T, trifsicos tenses de alimentao produzir duas voltagens 90 deslocada nos enrolamentos primrios dos dois transformadores. Estas tenses primrias produzem tenses secundrias, tambm de 90 fora de fase. No entanto, ao contrrio da ligao de Scott T, as tenses secundrias so
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 17/34

19/07/13

Trafo Trifsico

combinados para produzir uma sada trifsica.

V ab = V 120 V bc = V 0 V ac = V -120

Nota: V AB = V S2 - V S1 = (V / a) 120 , V BC = V S1 = (V / a) 0 , V AB = V- S1 - V S2 = (V / a) -120

Figura 2.4 Conexo fase transformador T: b) Tenses de alimentao trifsica. c) voltagens nos enrolamentos primrios do transformador. d) tenses nos enrolamentos secundrios. e) As tenses trifsicas, resultando no secundrio.

Uma grande vantagem da ligao em T de fases sobre os outros dois transformadores de fase trs conexes que possvel ligar um neutro para o lado primrio e do secundrio do transformador de grupo. Esta ligao por vezes utilizada independente transformadores de distribuio de trs fases, pois os custos de produo so mais baixos do que aqueles de um conjunto completo de trs transformadores de fase. Uma vez que a parte inferior dos enrolamentos secundrios do transformador no utilizados independentemente, ou no primrio ou secundrio, pode ser negligenciada, sem alterar o seu comportamento. Na verdade, este o que acontece em transformadores de distribuio.

Operao Paralelo
Dois de trs transformadores de fase operam em paralelo se eles possuem a mesma disposio de bobinas (por exemplo, estrela-tringulo), est ligado com a mesma polaridade e tm a mesma sequncia de rotao de fase. Se dois processadores (ou dois bancos de transformadores) tm a mesma tenso nominal, a mesma relao de espiras, a mesma impedncia (em percentagem) e as mesmas relaes entre reatncia e resistncia, ir partilhar a corrente de carga em proporo com a sua potncia, nenhuma diferena de fase entre as correntes dos dois transformadores. Se alguma das condies acima no for atendida, a corrente de carga no pode dividir em dois transformadores na proporo de suas potncias e pode ser uma diferena de fase entre as correntes nos dois transformadores. Ref: Stephen J. Chapman, Electric Machinery (2 edio), McGraw-Hill, 1993.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

18/34

19/07/13

Trafo Trifsico

TERCEIRA FASE TRANSFORMADOR DE TESTE


Existem algumas diferenas entre os trs transformadores de fase e de fase nica, com respeito aos ensaios a serem realizados. Por enquanto, as especificaes sobre a temperatura, isolamento, etc., No pode ser diferente, porque as regras no se diferenciam quanto ao nmero de fases. Para quedas e regulao tambm pode ser estudado como se fossem uma nica fase, basta considerar cada etapa separadamente. Ns sabemos como os resultados so combinados para fazer um diagrama nico, trifsico. Assim que a carga ou o recurso externo, que d a tenso no secundrio alteraes na carga, foram levados para uma fase, que praticamente igual ao outro. Para determinar a diferena de desempenho aparece em primeiro lugar considerao. Com efeito, as perdas no ferro so distintos para as trs fases, quando o ncleo assimtrico, o que comum. E, como para o clculo do desempenho tinha que medir as perdas no ferro e cobre, e vemos que no h qualquer diferena em relao ao monofsico. Portanto, foram realizados testes de carga e curto-circuito.

Teste de carga: Ele utilizado para encontrar as perdas no ferro em um transformador, mas, tal como indicado na figura a seguir.

Wattmetros Eles ligam dois monofsicos ou trifsicos, de acordo com o mtodo conhecido de medio de fase total de energia e um voltmetro para verificar a tenso normal,, e, opcionalmente, ampermetros para determinar a corrente de carga e, com ela, o ngulo de fase vcuo. Se o wattmetro trifsico dado diretamente na escala da potncia total absorvida pelo transformador, mas se for de duas fases, deve-se ter o cuidado de lembrar um detalhe. No mtodo de medio dos dois Wattmetros como estudo de electricidade, as indicaes foram adicionados quando a mudana de fase entre a corrente e a tenso era inferior a 60 , porque se esse ngulo foi passado, tiveram a desafiar tanto a leitura. Em um transformador de carga, certo que a mudana de fase angular superior a 60 , por isso devemos manter este fato, subtraindo-se as leituras de ambos os instrumentos. Finalmente, a potncia total de vcuo representa as perdas no ferro em torno do transformador, e o ngulo de
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 19/34

19/07/13

Trafo Trifsico

fase da corrente de carga ser:

Cos j = W 0 / ( 3 * V * I 0 )
Deve ser notado que o ngulo cujo cosseno d a ltima frmula, no aquele que corresponde a uma fase particular, mas de um compromisso entre as trs fases, sabemos que eles so diferentes. Para obter o valor exacto de cada teria para ligar trs conjuntos de instrumentos, um em cada uma das fases, e calcular o ngulo do mtodo de medio conhecido e visto na seco de fase nica.

Breve Ensaio : Utiliza-se para determinar as perdas de cobre, mas, neste caso, necessrio medir as perdas nas trs fases, porque, como consistente atravs suficiente para medir uma fase e multiplicar por trs. Ela emprega o esquema mostrado na figura a seguir.

Como visto em testes de transformador monofsico, aplicar uma tenso reduzida ao primrio, de modo que os graduados tm a carga normal secundrio, acusado pelo ampermetro. O wattmetro indica a potncia absorvida por um transformador de fase com curto-circuito secundrio. O total de perdas no cobre calculada pela multiplicao da leitura por trs. E uma vez que voc sabe o total das perdas no ferro e cobre em nosso transformador trifsico, para determinar o rendimento no mais do que saber a potncia normal, secundrio e aplicar a seguinte frmula

h = W 2 / (W 2 + P f + P c )
Onde W 2 representa a energia total para a fase secundria, em watts. P f so as perdas totais no ferro P c perdas totais de cobre Para ter o rendimento percentual, vasto, multiplicando o resultado por 100. Ref: Francisco L. Cantor, Transformers Industrial, neotcnica, Buenos Aires 1976.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

20/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Transformador fase EQUILIBRADA


Circuitos equivalentes para as condies de equilbrio de fases Quando transformadores so exactamente as mesmas e as correntes e tenses so equilibradas, s podem ser distinguidos uns dos outros por desvios de fase de 120 graus entre as suas ordinrio e entre as estirpes. Portanto, as correntes e tenses de cada fase pode ser determinado por anlise de qualquer fase. Para este efeito, muitas vezes conveniente para considerar todos os geradores, transformadores de enrolamentos e cargas, como se estivessem conectados em estrela. Assim, as internaes de excitao e impedncia do transformador conectado em delta equivalente pode ser substitudo por seus equivalentes ligadas em estrela, dada pelas equaes includas na seo de circuito equivalente (6-11), o que, para os transformadores exatamente iguais, reduzido para

Y YY = 3 D Z Y = (1/3) Z D
Quando o subscrito D indica a admisso ou impedncia do tringulo fase e subindice L valor equivalente na fase da estrela. Para as condies de equilbrio, os pontos neutros de toda a estrela conectado circuitos equivalentes pode ser considerado diretamente conectada. Ref: MIT, circuitos magnticos e transformadores, Revert, Buenos Aires 1981.

TRANSFORMADOR desequilibrado trifsica


Tudo isto tem sido dedicada principalmente para a anlise do comportamento dos bancos simtrico equilibrada circuitos transformadores trifsicos. Ento, vamos estudar os problemas prticos que envolvem condies desequilibradas pode ser devido a uma assimetria do banco ou cargas de fase desequilibradas ou curto-circuitos. Mtodo das componentes simtricas quase essencial para analisar as condies de desequilbrio em que desempenham um papel importante impedncias mquinas rotativas. A maioria dos problemas, que so os principais factores que controlam as impedncias dos bancos de transformadores pode, contudo, ser resolvidos satisfatoriamente teoria transformador combinando relaes nicas entre tenso e corrente em circuitos de fase. Ento, e como uma reviso, resume o simplificado teoria equaes transformador e circuitos trifsicos.

Transformador de Equaes: Atualmente, pode ser desprezada corrente de excitao de transformadores e assumir que as correntes primria e secundria magnetomotriz fora igual e oposta. Assim, a relao entre o representante vectores da corrente primria I 1 e no lado em frente da corrente I G :

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

21/34

19/07/13

Trafo Trifsico

I G = um * I 1
onde a a relao N 1 N / 2 do nmero de voltas. A relao entre as voltagens primrias e secundrias :

(1)

V 1 / um V = 2 + I L Z EQ2 (2)
onde Z EQ2 impedncia equivalente referido o secundrio. Ou, a equao da tenso do primrio a seguinte:

V 1 = aV 2 + I L Z eq1, (3)
onde Z eq1 a impedncia equivalente referida ao primrio. O transformador ento caracterizado pela equao (1), e por (2) ou (3).

Equaes de tenso da linha: A soma vetorial das tenses entre linha e linha de tomadas de forma cclica nula:

V AB + V BC + V CA = 0 (4) V AB + V BC + V ca = 0 (5)
Capitalizada onde os subscritos indicam as fases do primrio e minsculas subscritos, as fases secundrias.

Equaes das tenses da estrela: relaes vetoriais entre tenses de linha para linha e linha de tenses neutras so:

V AB = V AN - V BN V BC = V BN - V CN V CA = V CN - V AN V ab = V n - V bn V bc = V bn - V cn V ac = V cn - V n

(6) (7) (8) (9) (10) (11)

Note-se que para as quatro relaes dadas pelas equaes (4), (6), (7) e (8) (ou a 5, 9, 10 e 11), apenas trs so independentes e nenhum deles pode ser obtido os outros trs.

Equaes da linha de correntes estrela : Para circuitos ligados em estrela com fio neutro, a equao das correntes primrios :

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

22/34

19/07/13

Trafo Trifsico

IA I+B+IC=IN

(12)

em que R A , R B , R C so o vector de corrente de linha de fluxo para o primrio e N o vector que representa a corrente que flui atravs do neutro retornando para o gerador. Para as correntes secundrias

Eu a + I b + I c = I n , (13)
onde um , I b , I c so o vector das correntes que fluem para a carga pelas linhas secundrias, e n um vector que representa a corrente de retorno de carga neutra. Para circuitos ligados em delta ou circuitos ligados em estrela sem fio neutro,

I A I + B + I C = 0 (14) Eu um + I b + I c = 0 (15)

As relaes entre as correntes na linha e no tringulo: vector relaes entre as correntes na linha e nas fases do tringulo so:

I A = I AB - I CA (16) I B = I aC - I AB (17) I C = I CA -I aC (18) I a = I ba - I ac (19) I b = I cb - I ba (20) I c = I c - I cb (21)


Note-se que para as quatro relaes dadas pelas equaes (14), (16), (17) e (18) ou (15, 19, 20 e 21) apenas trs so independentes, visto poderem deduzidos os outros trs. Exemplos de aplicaes destas equaes so vrios problemas relacionados com a utilizao de bancos de delta-delta, que so discutidos na seco seguinte.

Termos de desequilbrio em bancos tringulo-tringulo A conexo de delta-delta fornece dois ramos entre cada par de terminais de linha, tanto no lado do primrio e do lado das correntes secundrias na transformadores no dependem apenas as correntes que fluem atravs da carga, mas tambm as caractersticas dos transformadores. Como resultado, h inmeros problemas que envolvem a operao de bancos de condies de desequilbrio tringulo-delta devido a cargas desequilibradas ou causada por assimetrias das razes de processamento de banco ou impedncias equivalentes desiguais. Em seguida, estudamos alguns desses problemas. 1a. Circulao de correntes em bancos delta-delta, devido a razes de processamento irregulares. Desigualdades nas relaes voltas dos trs transformadores de circulao de correntes originam bancos deltadelta. Essas correntes podem ser facilmente calculado usando o teorema de Thevenin. Considere o transformador banco Figura 7a, no qual os primrios so ligados em delta e do secundrio so ligados em srie, pronto para ser ligado em tringulo. Voc pode completar o tringulo de lado fechando o
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 23/34

19/07/13

Trafo Trifsico

interruptor K

Figura 7a. Circulao de correntes em bancos delta-delta Se forem iguais os rcios de transformao dos trs transformadores, entre as extremidades do interruptor no vai abrir qualquer tenso K (quando harmnicos terceiro negligenciado fraca), e, portanto, para fechar o interruptor K nenhuma corrente em tudo (exceto por uma fraca corrente de uma terceira frequncia harmnica excitao). No entanto, se no for igual a transforma rcios entre as extremidades do interruptor K aparecer uma voltagem de E 20 , igual soma vectorial da tenso do secundrio, isto , circuito aberto

E 20 = (V AB / a AB ) + (V aC / ao BC) + (V AC / a CA), (22)


Onde so as razes para transformao do N 1 / N 2 dos trs transformadores e so aproximadamente iguais s propores de voltagem do circuito aberto. Fechar, neste caso, o interruptor K, origina uma corrente no secundrio. O teorema de Thevenin, esta corrente no secundrio, tem uma intensidade igual razo entre a tenso do circuito aberto e 20 e a impedncia medida no vrtice do tringulo aberto, sendo tenses aplicadas em curto V AB , V AC , V CA . Na Figura 7b evidente que a impedncia igual soma vectorial das impedncias do circuito Z curtas SC2 terminais do transformador de medio do seu lado com os terminais do primrio curto.
AB BC

CA

Fiura 7b. Ligar a obter a impedncia Z SC2

Assim, a circulao de corrente I 20 no lado do tringulo est

R 20 = E 20 / S Z SC2 (23)
Pode agora ser determinada pelas correntes que circulam atravs do tringulo principal, utilizando a equao (1), por exemplo,

I AB = I 20 / de AB

(24)

As correntes que circulam atravs das linhas primrias so dadas pelas equaes (16), (17) e (18), por exemplo,

I A = I AB - I CA = (I 20 / de AB ) - (I 20 / um CA ) = (( a CA - para AB ) / ( uma AB * para CA )) * I 20 (25)


Note-se que a corrente de circulao que 20 limitada pelas impedncias de curto-circuito, que so relativamente pequenos, e, portanto, bastante pequenas desigualdades das razes para a transformao pode resultar em
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 24/34

19/07/13

Trafo Trifsico

correntes de circulao pelo banco relativamente intenso. Portanto, evite ligar concordar tiros tringulo tringulo de equipamentos, transformadores, no caso em que cambistas no ir funcionar simultaneamente. Note-se, tambm que, mesmo quando a corrente que circula no interior do banco pode ser relativamente intensa, as correntes que circulam nas linhas pode ser fraca, uma vez que dependem das diferenas entre os dois motivos de processamento, de acordo com a equao (25). Por isso podem existir em um relativamente forte circulao banco correntes sem a sua presena pode ser detectada com medies de correntes de linha.

1b. Equaes gerais para os bancos delta-delta;. Rcios voltas igual Negligenciar correntes de excitao, as correntes primrias so iguais ou diretamente oposto ao lado em que ambos se referem ao mesmo lado. Assim, se os trs processadores tm a mesma relao de espiras um ,

I ba = a * R AB Eu cb = a * I aC I ac = a * I CA

(26) (27) (28),

onde eu AB, I AB, I AB o vetor das correntes primrias no sentido parafuso direto sobre o fluxo positivo e R ba , eu cb , eu ac so os vetores que representam os fluxos secundrios diretamente opostas. Quando a corrente de excitao so negligenciadas as equaes para tenses so:

V AB = um V ab + I AB Z AB (29) V BC = a V bc + I aC Z BC (30) V AC = a V ca + I CA Z CA (31),

Quando Z AB , Z BC , Z CA so equivalentes as impedncias dos transformadores ligados ao lado primrio. Estas equaes para tenses podem tambm c obrir os lados do lado. Como a soma das voltagens de linha zero (ECS 4 e 5), a soma das equaes (29), (30), (31) indica que

I AB Z AB + I aC Z BC + I CA Z CA = 0 (32)
Se eles se relacionam com as correntes secundrias e as impedncias, que tem uma relao semelhante, isto ,

I bc Z ab + I cb Z bc + I ac Z ac = 0, (33)
onde a impedncia Z ab , Z bc , Z ca so encaminhados para o lado. Agora possvel determinar as tenses e correntes para quaisquer condies de funcionamento. Por exemplo, suponha que voc est dado vetorialmente duas tenses de linha do secundrio e duas das intensidades da linha secundria. Pode ser em seguida determinada a terceira tenso da linha de corrente secundria e do lado da terceira linha, uma vez que a soma vectorial das voltagens de linha zero (Equao 5), e por isso a soma vectorial das correntes de linha ( Equao 15). As correntes podem ento ser determinada atravs da substituio em (33) os valores da equao

I ac = I ba - I para (34) Eu cb = I b + I ba (35)


patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 25/34

19/07/13

Trafo Trifsico

obtidas a partir das equaes (19) e (20). O resultado :

I ba Z ab + (I b + I ba ) Z bc + (I ba - I a ) Z ca = 0, (36)
,

I ba = (I a Z ca - I b Z bc ) / Z AB + Z BC + Z bc (37)
As outras correntes secundrias pode ser determinada de forma anloga. Ento os fluxos primrias conhecido atravs das equaes (26), (27) e (28) pode ser determinada e as voltagens primrias por equaes (29), (30) e (31). O exame da equao (37) indica que as correntes nos transformadores dependem das suas impedncias equivalentes. Assim, se correntes de linha so equilibradas, no os transformadores devem a menos que suas impedncias complexas so iguais. Em geral, o transformador de impedncia equivalente menos intensa conduz atual, comportando este banco aspecto de uma forma semelhante como o fazem as impedncias derivadas. Ento, se trs transformadores ligados delta-delta tm potncias iguais, mas diferentes impedncias equivalentes e fornecer energia a uma carga equilibrada, o banco no pode entregar potncia mxima sem a corrente excede sua pontuao no transformador de impedncia menor equivalente. Por esta razo, prefervel utilizar transformadores exactamente as mesmas ligaes tringulo triangulares quando a carga equilibrada, embora possa concordam em fazer isso, se a carga desequilibrada.

Correntes monofsicas em bancos trifsicos. Cargas monofsicas so quase sempre alimentada e tambm sistemas de fase, uma vez que estes sistemas podem causar fase cales frequentemente necessrio determinar a distribuio de corrente trifsica bancos transformador monofsico. Figura 8 pode ser um certo nmero de montagens de trs transformadores de fase que fornecem cargas monofsicas. Os enrolamentos do transformador esto representadas por linhas grossas, extradas paralelos uns aos outros enrolamentos primrio e secundrio do transformador mesmo e atravs de um ponto, indicando os terminais do primrio e secundrio com a mesma polaridade. As correntes resultantes (negligenciando correntes de movimentao) so indicadas pelas setas, cada uma representando uma intensidade de seta unidade na base de uma relao de transmisso de 1:1. Em a), b), c), d), e) as distribuies actuais esto fixados apenas pelas ligaes do transformador e so determinadas pelo facto de que, se a corrente flui atravs do secundrio de um transformador, por seu primrio deve passar uma corrente igual e oposto (na base de uma razo de 1:1 e voltas negligenciando correntes de excitao). Em a), b). c) e d) so ligados lado estrela e, portanto, a corrente de fase secundria pode fluir apenas por uma forma de srie, mas em e) so secundrias conectada em tringulo e a corrente da fase secundria dividida entre os dois caminhos no ba paralela e BCA.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

26/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 8. a), b), c) e d). Correntes monofsicas em bancos trifsicos

Como em e) as correntes secundrias em ba ca e transformadores so iguais, suas correntes primrias deve tambm iguais. Intensidades I NB e R NC de correntes de retorno a partir do gerador atravs da processadores B e C deve ser, tambm, cada um igual a metade da intensidade I AN transformador de corrente A, tal como indicado pelas setas na e).

8e. Monofsico atual estrela-tringulo banco

Assim, as intensidades I ba e R ca flui transformador secundrio B e C tambm ser metade da corrente I de ba de a corrente que flui atravs do secundrio do transformador A. Um transformador fornece, assim, dois teros da intensidade I da corrente de carga e transformadores de fase B e C fornecem o tero restante, como indicado pelas setas em E). Figura-8-F apresenta uma transformadores monofsicos estrela dupla com o isolado primrio neutro-se a corrente flui atravs do primrio de um dos transformadores deve retornar para o gerador atravs do primrio do que os outros dois e, portanto, a corrente fase, que pode ser fornecido entre a linha de neutro e o lado secundrio limitado a uma pequena intensidade como determinado pelas caractersticas de excitao dos dois transformadores baixado.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

27/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 8F. Fase bancada nica estrela-star

No banco de AA da Figura 8g caminhos paralelos existir em ambos os circuitos primrio e secundrio e a distribuio de corrente entre o transformador de fase nica, no s determinada pelas ligaes, mas depende das impedncias equivalentes transformadores.

Figura 8g. Monofsica banco delta-delta.

A corrente, em seguida, fornecido em parte pelo transformador de ba e em parte pelo modo BCA que consiste na combinao de sries de bc e ca transformadores em paralelo com o transformador de ba. A corrente que flui atravs da linha secundria c nulo e examinando a Figura 8g,

I ac = I cb = - I BCA (38)
onde BCA a corrente que flui a partir de B para A, mediante BCA. Substituindo a equao (38) em (33), temos:

R ba Z ab + I BCA (Z bc + Z ca ) = 0 (39)
onde

I ba / I bca = (Z bc + Z ca ) / Z ab (40)
Isto , as intensidades so inversamente proporcionais s impedncias equivalentes dos caminhos derivados bca ba e atravs do banco de transformadores. Se eles so exactamente iguais, dois teros da carga fornecida pelo transformador e um terceiro banho para bc e ca transformadores em srie, como mostrado na h).

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

28/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 8h. Monofsica banco delta-delta.

Outro circuito em que existem nos caminhos secundrios derivados do primrio e do secundrio um arranque estrela-tringulo com o primrio neutro ligado ao gerador, como mostrado na Figura 8i.

Figura 8i

Neste circuito, a distribuio de corrente depende das impedncias dos transformadores no s, mas tambm o gerador. A equao para as correntes do primrio a seguinte:

I UM + I BN + I CN I = N (41)
Negligenciar as correntes de excitao, as relaes entre os fluxos de sentido oposto do ensino primrio e secundrio so:

I BA = um eu AN (43) Eu cb = a R BN (44) I ac = a I CN (45)


em que um a relao de transformao. C, tal como a linha secundria aberto.

Eu cb = I c (46)
A relao entre a intensidade I da corrente fornecida carga e as correntes no secundrio do transformador :

I = I ba - I ac (44)
Seja E UM , E B , E C, os vectores que representam a fora electromotriz do gerador e Z N a impedncia complexa em ponto morto. Tambm so Z A , Z B , Z C impedncias complexas de cada fase principal, estas impedncias sendo as somas vetoriais das impedncias do gerador e transformador de linha equivalente referindo-se a seu lado primrio. Tenses equaes para as trs fases so:

E UM = I AN Z A + I N Z N + a V aB E B = I BN Z B + I N Z N + para V bc E C = I CN Z C + I N Z N + para V AC

(45) (46) (47)

onde V ab , V aC , V ca so o vetor das tenses terminais dos secundrios. Note-se que, uma vez que so tenses de linha-a-linha, o seu vector soma igual a zero, isto ,
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 29/34

19/07/13

Trafo Trifsico

V AB + V BC + V ca = 0, (50)
Nmeros Equaes (41) a (50), inclusive, so as relaes gerais de um banco estrela-tringulo com uma carga monofsica. Quando as impedncias so desiguais ou tenses desequilibradas so E A , E B , e C , o gerador pode ser resolvido este conjunto de dez equaes contendo constantes do circuito e 14 vetores representativos de tenses e correntes, se voc conhece as constantes do circuito e quatro vetores independentes representante de tenso ou corrente. A soluo geral bastante complicado. No entanto, se as tenses E, A , E B , e C , os geradores esto equilibradas impedncias so iguais e Z A , Z B , Z C , so as relaes entre as correntes muito simplificada. Se as tenses so gerador equilibrada, a sua soma vectorial zero, e que a soma das tenses nos terminais dos secundrios (eq. 50), a soma das equaes (47), (48) e (49 ) :

0 = (I UM + I BN + I CN ) + Z 3 I N Z N (51)
onde Z a impedncia de cada fase primria. No entanto, a soma vectorial das intensidades da linha primria igual intensidade I N de a corrente que flui atravs do neutro (eq. 41). Assim, a equao (51) resulta,

0 = N (Z + Z 3 N ) ou IN=0
Em seguida, com tenses e impedncias equilibradas gerador de fases do primrio igual, o neutro sem corrente e, portanto, a distribuio de corrente o mesmo que seria desligado, se o fio neutro primrio. Na Figura 8e pode ser a distribuio. Ref: MIT, circuitos magnticos e transformadores, Revert, Buenos Aires 1981.

COMPORTAMENTO FALHA
A falha do aterramento no lado primrio de um banco estrela-delta com neutro aterrado A Figura 9 mostra uma outra situao onde um correntes monofsicas so banco estrela-delta. Nele voc pode ver um banco estrela-delta com neutro aterrado localizado na extremidade de recepo de uma linha de transmisso, uma falha existe F linha para a terra na fase condutor C.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

30/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 9. Linha de falta terra no lado primrio de um banco estrela-delta com o primrio neutro aterrado.

Suponha por um momento que o neutro da estrela a nica terra do sistema alm da culpa. Corrente de falta fluindo na fase C para terra e de volta para o sistema de transmisso atravs do neutro terra da estrela. Como parte da corrente passa do neutro da estrela atravs do primrio do transformador de C, tal como indicado pela corrente I NC na Figura 9, para o secundrio do transformador C deve passar uma corrente directamente oposto eu ca tambm fluir atravs do O lado dois transformadores, conforme indicado pelas setas na Figura 9. Por conseguinte, ao circuito primrio do transformador B e C tambm deve correntes dirigidas opostamente. Trs lado da mesma corrente, as trs correntes que fluem na corrente primria sero iguais e estar em fase e, portanto, cada um deles deve ser um tero da corrente de falha. A distribuio de corrente , portanto, indicado pelas setas a cheio na figura 9, na qual cada seta representa um tero da corrente falha. Na terminologia dos componentes simtricas, estas correntes de igual intensidade em fase e so chamados de correntes de seqncia-zero.

Anlise dos componentes simtricos. Mtodos simples estudadas nas sees anteriores permitem resolver satisfatoriamente problemas simples em que as impedncias do transformador so os principais fatores que regem. No entanto, em problemas mais complicados, tais como os que envolvem as linhas de transmisso de impedncia e de mquinas rotativas muitas vezes o mtodo mais conveniente de componentes simtricos. Se voc tem um analisador de rede e complexidade do sistema se o emprego pago, pode ser determinada experimentalmente o comportamento do sistema estabelecido de forma adequada interconexo de redes de seqncia zero equivalente, positiva e negativa, do sistema completo. Em tais problemas, o primeiro objectivo o de determinar o comportamento de cada uma das partes do sistema. Transformadores de desempenhar um papel importante neste contexto. O seguinte estudo foi restringida ao estudo de condies resultantes de desequilbrio de cargas desequilibradas ou curto-circuitos em um ou mais pontos em um sistema que de outro modo seria simtrico. Num tal sistema, nada distingue uma fase da outra, excepto no ponto de desequilbrio, isto , as impedncias das trs fases do sistema so iguais. Consequentemente, se quebrar tenses e correntes de sistemas equilibrados desequilibrado os sistemas de trs componentes de seqncia zero, positiva e negativa, o sistema pode, ento, ser analisada como um problema de circuitos equilibrados em um sistema por fase. Se as tenses e correntes antes de aplicar o desequilbrio o fim da fase abc, componentes de seqncia positiva das tenses e correntes nas trs fases condies de desbalanceamento so sistemas equilibrados cuja ordem de fase abc. Mquinas rotativas impedncias dos circuitos de transmisso e de bancos de transformador so a mesma tenso de corrente de sequncia positiva e para as condies de equilbrio e a rede equivalente para o sistema de sequncia positiva em um por fase o mesmo que as condies de equilbrio . Os componentes de seqncia negativa de tenses e correntes nas trs fases so sistemas equilibrados, cuja seqncia de fase ACB. A nica diferena entre os sistemas de sequncia positiva e negativa a ordem das fases. Impedances aparelhos estticos, tais como linhas de transmisso e transformadores, so independentes da sequncia de fases, e as partes da rede de sequncia negativa que representa so as mesmas que as pores correspondentes da rede de sequncia positiva. Em vez disso, mquinas rotativas tm diferentes valores de impedncia para a corrente de seqncia positiva a seqncia negativa, e normalmente h foras internas eletromotriz gerada seqncia negativa. Consequentemente, a rede ser representada em valores de impedncia de seqncia negativa diferentes daqueles da rede de seqncia positiva, ea rede de seqncia foras
patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm 31/34

19/07/13

Trafo Trifsico

eletromotriz internos negativos esto em curto. Zero de componentes de sequncia da tenso e da corrente em todas as trs fases, so tambm sistemas simtricos, mas com uma forma diferente da dos componentes de sequncia de simetria existentes para positivo ou negativo. Por definio, o representante vector da componente I 0 sequncia zero dos vectores I um , I b , I c representativo das correntes nas fases de um sistema de trs fases :

I 0 = (1/3) * (I um eu + b + I c )
Zero de componentes de sequncia das trs correntes so iguais e em fase uns com os outros, em contraste com o que acontece com os componentes de sequncia positiva ou negativa so iguais em grandeza, mas so compensados de 120 , ou seja, para o zero de componentes de seqncia de I a , I b e c ,

I a0 = I B0 = I c0
"A partir da equao acima, pode ser que apenas as correntes de sequncia nula, quando o circuito arranjado de modo que a soma vectorial das correntes das trs fases no necessariamente zero". Isso significa que podem existir zero de correntes de seqncia simtricas em mquinas rotativas conectados em estrela, bancos de transformadores ou linhas de transmisso, a menos que ser aterrada ou interligar um ou mais pontos neutros. Por exemplo, pode no haver correntes de seqncia zero no primrio do transformador na Figura 9, se no fosse aterrado ponto neutro N. Como os caminhos das correntes de seqncia zero so diferentes dos fluxos de seqncia positiva ou negativa, a impedncia para as correntes nas mquinas e impedncias da linha de transmisso de rotao diferentes fluxos de outra seqncia. No entanto, pode haver correntes de sequncia zero nas fases de circuitos em tringulo. Nesta disposio, as componentes de sequncia nula das trs correntes do tringulo de ser iguais e estar em fase, mas que no corra sobre o tringulo, mas no por linhas a ela ligados, como no banco enrolamentos secundrio transformadores figura9. Como a soma vectorial das trs voltagens de linha-a-linha de um sistema de trs fases, feita de modo cclico, deve sempre ser igual a zero, no possvel a existncia de componentes de sequncia zero nas tenses de linha-a-linha. Assim, mesmo quando o lado conectado em delta da Figura 9 a zero correntes existe, no criar componentes de seqncia zero tenses entre online e offline. No estudo anterior, evidente que as conexes dos bancos de transformadores exercer uma influncia importante sobre as correntes de sequncia nula. Princpios gerais podem ser sintetizados de uma forma simples. Pode haver zero correntes de seqncia nas linhas que terminam em um grupo de enrolamentos conectados em estrela, o ponto neutro somente quando ele ligado terra ou neutro. Se o ponto neutro isolado, o circuito est aberto em relao ao zero correntes de sequncia. Linhas de terminal de um grupo de enrolamentos em tringulo esto em circuito aberto com respeito a zero correntes de sequncia, uma vez que no h ligao de neutro para lhes proporcionar um caminho de retorno. No entanto, o tringulo pode ser induzida se h correntes de circulao de correntes de sequncia nula nos outros enrolamentos esto indutivamente acoplado ao grupo delta-conectado. Se os circuitos so concebidos de forma a que possa haver correntes de sequncia zero nos enrolamentos primrio e correntes de sequncia nula secundrias induzidas de um lado da outra sequncia zero correntes fora magnetomotriz (negligenciando as correntes iguais e opostas de excitao ). A impedncia a zero correntes de seqncia introduzidos pelo banco de transformadores , portanto, a impedncia equivalente, ou curto, por fase. Por exemplo, um grupo de transformadores ligados em exactamente a mesma estrela dupla com dois pontos neutros fundamentadas equivalente rede sequncia de impedncia de curto-circuito de zero de um dos transformadores em srie com os circuitos primrio e secundrio (bem entendido , evidentemente, que todas as correntes, tenses e impedncias so referidas a uma base comum). O circuito equivalente para a seqncia zero o figura10a.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

32/34

19/07/13

Trafo Trifsico

Figura 10a. Zero seqncia de circuitos equivalentes

Se h zero correntes de seqncia nos enrolamentos conectados em banco estrela-delta que esta neutro estrela aterrada, correntes de seqncia zero que flui pelo lado conectado estrela tringulo induzir a zero correntes de seqncia no vai em vez de passar por ela, conforme mostrado na Figura 9. Deste modo, a impedncia de sequncia nula do banco transformador da vista por estrela lado ligado fase igual impedncia equivalente de um dos transformadores. No entanto, por circuitos externos ligados ao tringulo no pode circular corrente de sequncia nula e do banco, por conseguinte, actua como um circuito aberto para correntes de sequncia zero, localizadas no circuito externo do lado conectado em delta, como indicado na Figura 10b.

Figura 6b. Seqncia zero circuitos equivalentes.

Em contraste, se as ligaes esto dispostas de modo que o transformador pode ser zero de correntes de sequncia em um dos lados, mas no a outra, a impedncia de sequncia zero correntes no lado que possam existir na impedncia ou de circuito aberto fase de excitao da impedncia de um banco. Por outro lado, o banco age como um abrir correntes de sequncia nula circuito. Esta a situao na disposio mostrada na Figura 10c.

Figura 6c. Seqncia zero circuitos equivalentes.

Aplicando os princpios gerais ilustrados no estudo anterior, pode-se determinar a distribuio das correntes de sequncia zero em qualquer banco de transformadores contendo qualquer combinao de enrolamentos ligados em estrela e delta. Estes mesmos princpios aplicam-se de trs fases, como um banco de trs fases de unidades de fase, sendo a nica diferena que a impedncia de conduo para tipo de sequncia zero trifsico do ncleo do transformador muito menor do que a de um banco de anlogo unidades de fase. Ref: MIT, circuitos magnticos e transformadores, Revert, Buenos Aires 1981.

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

33/34

19/07/13

Trafo Trifsico

patricioconcha.ubb.cl/transformadores/pagina_n1.htm

34/34

Potrebbero piacerti anche