Sei sulla pagina 1di 13

A CRUZ E A REUNIO DOS FILHOS DE DEUS

Foi Caifs, o sumo-sacerdote dos judeus, quem disse que convinha que Jesus morresse e no perecesse toda a nao.

Joo, o apstolo, interpretando a fala de Caifs, acrescenta: E no somente pela nao; mas tambm para reunir os filhos de Deus que andam dispersos.

Essa uma certeza crescente no nosso meio...

De algum modo, cremos, haver um derrame de conscincia do Esprito, e, milhes de filhos de Deus dispersos ou desviados olharo para a Cruz.

Se voc um desses filhos de Deus que andam dispersos, gostaria que nos escrevesse.

Se voc daqueles que dizem:

Creio em Cristo e no que Ele fez por mim na Cruz, mas no encontrei meu ninho, meu pouso e meu lugar nas comunhes que os homens tm me oferecido em nome de Deus; ou se voc daqueles que dizem: Fui considerado indigno dessa comunho, porque os chefes das tribos dos filhos de Deus me julgaram desviado!ento, escreva para ns!

Temos uma noticia boa para dar a voc!

A Hora do Encontro est chegando!

Quem tem o selo do Cordeiro na fronte precisa crer e deixar de viver como se no tivesse dono!

Na Cruz, O LIXO DO SER

Tiago 1: 21

O texto todo completamente conectado ao seu contexto antecedente e imediato. Mas aqui desejo apenas fazer duas considerao.

1. As iras e amarguras da alma se transformam em entulho na alma (1: 19-21). Tiago ordena que nos despojemos de toda impureza e acumulo de maldade. A alma pode se intoxicar de todos os lixos emocionais que a vida produz. E esse acumulo cria camadas que impermeabilizo a alma impedindo seu amaciamento para receber a Palavra.

2. O acolhimento da Palavra demanda o despojamento do direito ira, amargura e memria como depsito de maldades. Quem no se enxerga para ver que o ser no recebe permisso para transferir seu prprio estado nem para as tribulaes da vida (1:2-4), nem para as tentaes (1: 12-15) e nem permisso para atribuir suas vitrias si mesmo (1:1618)jamais despojar o ser de seus entulhos: a ira amargurada ou a presuno de virtude (1: 26-27).

A Palavra cresce em ns quando eu no digo no fui eu que teve culpa(1:13-15) e nem tampouco fui eu quem conseguiu(1: 16-18).

o esprito de mansido que nos permite desentulhar a alma e acolher a Palavra que poderosa para curar a nossa alma (1:21c).

O que passar disso auto-engano(1:22b).

E o ouvir a Palavra sem essa conscincia cria esquizofrenia entre o ouvir e o existir(1: 22-24).

Essa conscincia, todavia, s nasce da possibilidade do corao entender que as lutas da vida so teraputicas para o seu (1: 2-4). E mais: ela s vem como fruto da sabedoria que praticada em f, que a nica sabedoria que no se deixa levar pelos humores das circunstncias (1: 5-8).

Essa sabedoria nos d o significado de valores diante de Deus (1: 9-11).

Mas para quem deseja alguma auto-expresso de conquista prpria, Tiago diz que religio no tem que se dirigir a Deus.

Deus deseja que a prtica da f no gere esprito religiosoa presuno de auto-ligao com Deusmas sim uma religio horizontal: do homem para o homem. Quem quer religio, que se re-ligue ao prximo, especialmente os mais carentes (1:26-27).

Somente essa compreenso nos faz ver a vida como lugar de cura e a Palavra como o agente de purificao do ser nas aflies da vida.

O resultado desse crescimento no prazer na tribulao, mas alegria na certeza de que trata-se de um caminho teraputico.

ALEGRIA NO DIABO!

A formatao do texto est ru

(Leia)

nos daria poder sobre serpentes e escorpies, e sobre todo poder do maligno. Mas o que serpentes e os escorpies tm a ver com isto? O que eles tm a ver com o m

e como algumas criaturas ficam marcadas pelos estigmas que decorrem da ligao associativa de algumas de suas capacidades de defesa e ataqueas quais nos so , e que passam a servir para ilustrar males com os quais a vida humana se depara no cho invisvel, no mundo do esprito, e que ferroam, mordem, ou envenenam.

sco, a serpente voadora, o drago, o monstro marinho, o leo que rondam ao derredor, os chacais, os bodes, os cabritos, os abutres, a raposa, as rs, os touros, e, obv orpiestodos pertencem ao imaginrio bblico de simbolizaes do mal. Os pobres bichinhos, no entanto, nada tm, na pratica, a ver com o diabo. Eles e quaisquer ou

m a sua vaca sagrada, e sagrados, para eles, so todos os demais animais. O budismo mantm uma relao idntica de reverencia para com todas as criaturas, e nenhu les ser ecologicamente muito menos destrutiva, como um todo, que a mentalidade dos que, pela simbolizao religiosa, acabam por de fato estigmatizar um bichinho qu uas caractersticas de sobrevivncia, as aes do mundo do esprito.

spiritual tem seus venenos, seus oportunismos, seus ataques surpresa, seus botes, suas mordidas dodas e sutis, suas manifestaes repugnantes, suas assombraes e pnico para a alma. Mas os bichinhos usados para ilustrar tais coisas no so os representantes desses males espirituais na natureza; e, portanto, devem ser por ns espirituais que eles ilustram.

repretativo, todavia, transforma figuras, ilustraes e imagens, dando a elas o papel de realidade em-si, o que gera no apenas um mundo de agressividade contra tais c pena, como tambm faz com que muitos passem a olhar para tais criaturas com a suspeio de que de fato elas carreguem alguma coisa maligna.

usou serpentes e escorpies a fim de ilustrar o poder do maligno, Ele apenas dizia que andando na alegria da salvao e no esprito do Reino (Ele disse isto depois da -ia o anti-veneno contra o poder do maligno. Da Ele tambm ter dito que diante da alegria com a qual os discpulos voltaram daquela misso, o prprio Satans ter cad pago. E acrescentou: No se alegrem, entretanto, com o fato de que os demnios se vos submetem; mas sim pelo fato de que seus nomes esto escritos no livro da vid

eguro, e com o qual Jesus ensinou que se pode pisar no mundo espiritual e suas mordeduras malignas, pois ele nos deixa imunes, a alegria de caminhar no poder do a alegria de ser de Deuster o nome escrito no livro da vida.

e Deus o que nos deixa imunes a todo poder do maligno!

o suporta ver o reino ser vivido, pregado, praticado e experimentado como alegria em Deus!

ntra em casas estranhas sem medo, que deseja paz onde chega, que cura pela imposio das mos os que sofrem, e que no se fixa em nenhum geografia, posto que ontinua no caminho, o estranho poder que nos torna protegidos das mordeduras das serpentes e das picadas dos escorpies do mundo do esprito.

davia, no porque os demnios se vos submetem; mais sim porque os vossos nomes esto escritos nos cusdisse o Senhor.

os torna imunes a tais ataques no nem a alegria de estar imune aos ataques, mas sim a alegria que se vincula no vitria sobre os venenos do mal, mas sim em raz o Pai.

porta um corao que anda na alegria do Pai.

no o antdoto contra os venenos do inferno!

O SALMO DOS CRENTES QUE NO CREM EM MACUMBA DIVINA...

Salmo 34.

Quase todo mundo que me escreve com problemas, busca solues sem verdade e sem obedincia em f. Pessoalmente no conheo nada de Deus que seja bom a um ser humano, e que no seja apenas o fruto da obedincia em f. No conheo vida boa sem justia e paz; no sei de nenhuma prosperidade que no seja vida para a alma; no entendo nenhuma felicidade feita de casos de maldades; no tenho conselho a dar quando a escolha a morte; no creio em bem de Deus que se estabelea no cho da cobia ou da indiferena; e, por ltimo, no sei de nada de Deus que no seja exclusivamente aquilo que pela Sua Palavra me chegue como verdade... Alm disso, no conheo ningum que seja feliz sem obedecer, no conheo amor por Deus feito de dio pelos homens, no sei de vida mansa erguida sobre a guerra, no vejo vida onde somente existe cobia. Tambm no tenho formulas para a felicidade que pisa o prximo, nem para a prosperidade feita de dinheiro e poder, nem de camaradagem fabricada por interesses... Ainda mais... No sei de nenhuma bem-aventurana que no seja feita de humildade, sensibilidade, mansido, justia, pureza no olhar e no

interpretar, e, sobretudo, muita disposio de andar conforme a fidelidade ao Evangelho, mesmo que seja sob perseguies... Nunca vi quem no ora aprender a amar a Deus, nunca vi quem no obedece vir a conhecer a intimidade do Pai, jamais vi algum crescer na Palavra rejeitando a leitura da Bblia, no sei de nenhuma vida que Deus chame vida e que no seja uma ddiva do homem a Deus na forma da sua entrega ao servio do prximo. Digo isto porque nunca vi a alma do malicioso morrer em paz, nunca vi o avaro farto de alegria, nunca vi o promiscuo tomado de gozo pela verdade... Sim! Nunca vi a semeadura de figos gerarem espinheiros, nem o plantio do joio produzir trigo, nem a fonte amarga jorrar o que seja doce. Do mesmo modo, nunca vi os infiis serem felizes no engano que patrocinam, nem os revoltosos criarem filhos da paz, nem os enganadores serem abenoados com a verdade. De fato, o que vejo que as pessoas plantam espinheiros e se chocam quando a colheita de espinhos... Ou seja:

Vejo a semeadura do que mal vir coberta de reivindicaes que nem mesmo os que andam em justia e verdade tm coragem de propor a Deus. A Palavra de Deus simples assim... Suas promessas de vida so apenas para quem ama a vida se empenha por ela. Quem no faz fora pela vida sempre ser tragado pela morte... Como se diz: Se difcil para o justo, como no ser impossvel para o perverso?... No h milagres nesse quesito, nos garante a Palavra. Sim, os frutos da vida so idnticos ao seu plantio... Sabendo disso, leia o Salmo 34 e medite em cada coisa que voc ler, pois, ele apenas afirma com palavras eternas aquilo que digo com palavras simples.

Salmos 34

Salmo de Davi, quando mudou o seu semblante perante Abimeleque, e o expulsou, e ele se foi.

A Atitude existencial, pessoal e coletiva:

Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estar continuamente na minha boca. A minha alma se gloriar no SENHOR; os mansos o ouviro e se alegraro comigo. Portanto, engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olharam para Ele, foram iluminados; e os seus rostos no ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angstias.

A certeza do cuidado de Deus sempre:

O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o SENHOR bom; bemaventurado o homem que nele confia.

Temei ao SENHOR, vs, os que crem Nele, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos lees necessitam e sofrem fome, mas queles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltar. A conscincia de que saber implica em compartilhar a simplicidade do caminho da vida:

Venham, filhos, ouam-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR. Quem o homem que deseja a vida, que quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua lngua do mal, e os teus lbios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Os olhos do SENHOR esto sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

A certeza de que a existncia no brinca de vida com ningum:

A face do SENHOR est contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memria deles. Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angstias. Perto est o SENHOR dos que tm o corao quebrantado, e salva os contritos de esprito. Muitas so as aflies do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. A malcia do homem perverso o matar, e os que odeiam o homem bom sero punidos... O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que Nele confiam ser punido.

Ora, assim que ... Voc tem alguma idia de como entortar a Palavra a fim de que ela combine com as escolhas tortuosas de seu caminho? Daqui em diante melhor procurar um bruxo ou um macumbeiro; ou ir a uma igreja da prosperidade ao invs de me escrever. Ou seja: melhor procurar um deus/diabo que aceite fazer um negocinho safado com voc;

pois, o Deus eterno j disse como as coisas so quando se quer receber o que vem Dele. Sim, um deus para o qual se possa orar assim...
Pai Nosso: modelo empresarial gospel

Pai nosso, que estais nos cus, Comercializado seja o vosso Nome. Venha a ns muito dinheiro. Seja feita a nossa vontade: Manses na terra e um lar no cu. O milho nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas dvidas, Assim como ns as cobramos dos nossos devedores. No nos deixeis cair em nossas armaes, Mas livrai-nos do fiscal. Porque este reino, e este poder, So a nossa glria para sempre. Amm.

Nele, que somente abenoa o que pode ser abenoado em razo do bem como escolha do ser,

Potrebbero piacerti anche