Sei sulla pagina 1di 68

Buscando justia para todos

Um Guia PILARES
Escrito por Isabel Carter, Ruth Alvarado e Alfonso Wieland

Pelos Idiomas Locais: Associao em REcursoS

Buscando justia para todos Um Guia PILARES Escrito por Isabel Carter, Ruth Alvarado e Alfonso Wieland Traduzido por Philip Glass, Wanderley de Mattos Jr. e Esther Trewinnard Ilustraes: Rod Mill Design: Wingfinger Tearfund 2007 ISBN 978 1 904364 70 2 Publicado pela Tearfund. Uma companhia limitada. Registrada na Inglaterra sob o No. 994339. Instituio beneficente registrada sob o No. 265464. Tearfund uma agncia crist evanglica de assistncia e desenvolvimento que trabalha atravs de parceiros locais, para trazer auxlio e esperana s comunidades carentes por todo o mundo. Tearfund, 100 Church Road, Teddington, TW11 8QE, Reino Unido Tel: +44 20 8977 9144 E-mail: pillars@tearfund.org Website: http://tilz.tearfund.org/Portugues

Agradecimentos especiais a Victoria Wakefield, Shaha B Gurung, Gil Barraza, Christine Kilimwapundi, Paul Cook, Mari Griffith, Sara Shaw, Mandy Marshall, Dewi Hughes, Sheila Melot, Rachel Blackman, Tulo Raistick e Simon Larkin por sua ajuda e apoio para garantir que as informaes deste Guia fossem, na medida do possvel, as mais precisas e teis. Ruth Alvarado diretora do AGAPE, Peru. Alfonso Wieland diretor do Paz y Esperanza, Peru.

Buscando justia para todos


Um Guia PILARES
Introduo a este Guia PILARES
Justia uma das caractersticas de Deus. Ele se importa profundamente com o que acontece na vida de cada indivduo. Ns lemos a respeito deste interesse por toda a Bblia e de como Deus enviou Seu filho Jesus para trazer justia. Como cristos precisamos compartilhar esta paixo por justia. As leis de Deus so imutveis. Elas so planejadas para assegurar liberdade e justia para cada pessoa seja qual for a sua cultura ou situao. As Igrejas precisam compartilhar do interesse que Deus tem pelos pobres e oprimidos. Este Guia inicia-se com uma compreenso dos ensinamentos bblicos e do nosso chamado para combater a injustia, particularmente quando esta afeta pessoas que so pobres e vulnerveis. Como cristos, devemos ter como motivao o amor ao invs da lei. Somos chamados a buscar de uma maneira pr-ativa a justia, assim como apoiar os direitos de outras pessoas. Ao mesmo tempo, podemos ser chamados a aceitar que injustias sejam cometidas contra ns mesmos. Este Guia procura ajudar as pessoas a aprenderem sobre seus direitos humanos e a discutirem maneiras de promov-los em diferentes situaes em sua localidade. Cada tpico inclui referncias bblicas que nos ajudam a compreender a compaixo de Deus e a Sua paixo por justia. As leis dos homens raramente so perfeitas elas continuam a ser modificadas e aperfeioadas. Este Guia pode ajudar-nos a compreender como podemos confrontar leis que so injustas, a nos familiarizarmos com os nossos direitos humanos e a promover e defender os direitos de outras pessoas.

A Declarao Universal dos Direitos Humanos


Aps as atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial, particularmente a morte de seis milhes de judeus nos campos de concentrao, os governos do mundo quiseram certificar-se de que isso no viria a se repetir. Eles acordaram que cada pessoa tem direitos que deveriam sempre ser respeitados, assim como responsabilidades em relao a outros. Estes direitos e responsabilidades foram estabelecidos na Declarao Universal dos Direitos Humanos e promulgados pela Organizao das Naes Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948. Os governos comprometeram-se a divulgar estes direitos junto aos seus cidados e tambm a buscar proteg-los e promov-los. Desde ento, esta Declarao foi chamada de o segredo mais bem guardado do mundo por alguns. Poucas pessoas sabem de seu contedo e um nmero ainda menor de pessoas viu uma cpia desta Declarao. Os governos no apenas falharam na distribuio desta Declarao, como tambm alguns deles contestaram sua relevncia para seus pases, culturas ou situaes polticas. Desde ento muitos outros acordos foram estabelecidos em torno da questo de direitos humanos, mas esta Declarao permanece como a referncia padro a este respeito. Entretanto, apesar de todos estes acordos, metade dos pases do mundo ainda prende pessoas unicamente por causa das suas convices religiosas, polticas ou sociais ou ainda por sua raa, gnero ou origem tnica. Um tero dos governos do mundo tortura seus prisioneiros.

Acordos sobre direitos humanos proporcionam uma base para que o povo mais humilde de um pas possa responsabilizar seus governantes pelo tratamento dado s pessoas e para dar apoio ao trabalho de milhares de defensores dos direitos humanos espalhados pelo mundo. A Declarao Universal das Naes Unidas e outros documentos podem ser utilizados como base para desafiar os que desenvolvem polticas pblicas e para reinvindicar junto ao governo leis que beneficiem os pobres. Elas podem ser utilizadas como base para a abertura de processos legais quando os direitos humanos das pessoas tiverem sido ignorados. Algumas situaes podem ser transformadas atravs da ao comunitria. Algumas iro necessitar de aes em prol da defesa dos direitos para estimular transformaes nas leis nacionais e nas polticas pblicas. Algumas situaes so to significativas que so necessrias aes de defesa de direitos e coordenao em mbito internacional. As questes apresentadas nesta discusso tentam destacar estes diferentes nveis. Este Guia apresenta uma srie de exemplos corriqueiros de injustia vistos a partir dos parmetros apresentados na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Podero existir muitos outros de importncia local.

Objetivos deste guia


Aumentar a compreenso a respeito da predileo de Deus por justia atravs de estudos bblicos,

reflexo e discusso.
Aumentar a conscientizao da Igreja e de lderes comunitrios a respeito da sua capacidade de

estimular uma reao comunitria positiva em relao injustia.


Desenvolver uma compreenso a respeito dos direitos humanos e do contedo da Declarao

Universal de Direitos Humanos das Naes Unidas.


Para que membros de igrejas e grupos comunitrios adquiram uma compreenso til dos processos

de se advogar em prol dos direitos humanos; como representantes ou mesmo ao lado daqueles que sofrem de injustia.
Para que membros de igrejas e grupos comunitrios adquiram confiana para lutar contra a

corrupo e o abuso de poder.

Resultados esperados
Lderes de igrejas ensinando os seus membros e outros sobre o desejo de Deus por justia. Lderes de igrejas e comunidades desenvolvendo uma reao comunitria positiva s questes de

injustia nos mbitos local, regional e nacional.


Lderes das igrejas e comunidades facilitando um trabalho conjunto de grupos na conscientizao das

autoridades em relao aos casos de abuso de direitos humanos em suas comunidades.


Lderes de igrejas e comunidades praticando a defesa de direitos em nome daqueles que sofreram

injustia em suas comunidades.


Membros da igreja e da comunidade adquirindo confiana para poder se expressar e para agir na luta

contra a corrupo e o abuso de poder.

Utilizando os Guias PILARES em pequenos grupos


Bem-vindo ao PILARES, principalmente se esta a primeira vez que voc utiliza um Guia PILARES. Diferentemente da maioria dos livros, este guia no foi preparado para simplesmente ser lido de capa a capa. O aprendizado integral e benefcios provenientes deste Guia s sero obtidos atravs de um processo de discusso e estudo do seu contedo em grupos pequenos, utilizando-se apenas um tpico de cada vez. Eis aqui algumas idias teis que o ajudaro a aproveitar ao mximo este guia.

Quem se beneficiaria desse aprendizado?


O ideal que seja um grupo pequeno de pessoas que se rena regularmente. Este poderia ser um grupo de jovens, membros de uma igreja, de mulheres, de fazendeiros ou um grupo de alfabetizao. Um grupo de 6 a 12 pessoas o ideal. Como em grupos maiores muitos deixam de contribuir com o debate, mais proveitoso dividir as pessoas em grupos menores. Se voc j no faz parte de algum grupo, convide um pequeno nmero de amigos ou colegas para que juntos possam utilizar este guia.

Quem deveria liderar o nosso grupo?


No necessrio ter um lder treinado para dirigir a discusso. Tudo que necessrio a participao de um membro do grupo que seja alfabetizado e que possa facilitar as discusses. Esta pessoa, conhecida como facilitador(a), no deve ser algum que goste de oferecer respostas e orientaes prontas. Deve ser algum interessado em ouvir as opinies e pontos de vista dos outros, e que possa ajudar a conduzir e a manter uma discusso equilibrada.

Qual a preparao necessria para um facilitador?


Ele deve ler o guia duas vezes para familiarizar-se com todos os tpicos e estudos bblicos. Ele pode decidir que uns poucos tpicos no so relevantes e deix-los de lado. Ele pode querer utiliz-los numa ordem diferente embora a ordem apresentada tenha sido cuidadosamente planejada. Ele deve fazer o seguinte:
APRESENTAR O TPICO DE DISCUSSO para que os membros do grupo possam ver sua

relevncia. Qual a relao desse tpico com suas prprias experincias? Ajudaria comear com um estudo bblico? Estudos em grupo em assuntos afins podem ser encontrados no final deste Guia, em Guie os Nossos Passos (veja www.tearfund.org/tilz), e nas publicaes de Passo a Passo.
COMPARTILHAR A INFORMAO Isto pode ser feito pela simples leitura em voz alta ou com a

substituio de palavras ou frases para ajudar as pessoas a entenderem o texto. Outra idia seria pedir a alguns membros do grupo para prepararem uma dramatizao de papis simples que apresente o problema ou levante questes-chave.
LIDERAR A DISCUSSO Disponibilize tempo suficiente para que as pessoas possam discutir cada

questo por completo. s vezes as pessoas podem precisar de um pouquinho de ajuda para comear. Lembre-se, esta a principal maneira pela qual as pessoas iro aprender: no momento em que pensarem juntas como administrar mudanas.
ENCERRAR A REUNIO Faa um resumo do que se aprendeu e das coisas que as pessoas possam

vir a fazer de forma diferente como resultado do seu aprendizado. Existe alguma atividade que o grupo queira fazer ou reaes que queira esboar aps as discusses? Entre em acordo sobre como levar as coisas adiante se a resposta for afirmativa.

Habilidades em facilitao
Vrias dicas podem ajudar as pessoas a desenvolver sua capacidade de facilitadores:
Seja sensvel e oua cuidadosamente o que os outros esto dizendo. Encoraje a participao de todos os membros do grupo, especialmente daqueles que no tm

confiana prpria para falar em pblico.


No permita que a discusso seja desviada para outros assuntos ou argumentaes pessoais. Se isto

acontecer, faa a discusso retornar ao seu foco principal.


Resuma discusses que se alongam para ajudar as pessoas a permanecerem focadas. Ao finalizar o tempo da discusso, certifique-se de que o grupo faa o registro de quaisquer tomadas

de deciso ou planos traados.


Se existir no grupo uma (e algumas vezes mais de uma) pessoa muito dominadora, querendo falar

o tempo todo e no deixando os outros expressarem opinies diferentes, voc precisa tomar uma providncia. Aqui vo algumas sugestes: discuta suas preocupaes com esse indivduo e pea sua ajuda para incentivar os outros a falarem sugira que o indivduo se associe a um grupo diferente onde suas habilidades podem ser mais bem aproveitadas d ao indivduo uma funo de responsabilidade durante a reunio que garanta que ele perca a maior parte da discusso (organizar aes prticas?) escolha algum para ajudar como um(a) facilitador(a) adicional, e divida o grupo durante a discusso.

Utilize energizadores para manter as pessoas relaxadas e despertas


Tearfund publicou um manual de habilidades em facilitao. Ele fornece material de treinamento para pessoas que planejam utilizar os Guias PILARES em suas comunidades. Ele busca desenvolver as habilidades dos participantes de forma que eles estejam capacitados para liderarem discusses que incentivem a troca de conhecimento, experincia e informaes adquiridas nas suas prprias comunidades. O treinamento usa mtodos participativos e atividades de dramatizao de papis.

Traduzindo PILARES
Os Guias PILARES so elaborados de tal maneira que possam ser facilmente traduzidos para diversas lnguas e dialetos. At hoje os Guias foram produzidos em mais de 30 lnguas ao redor do mundo. Existe um manual disponvel que oferece orientaes para as organizaes que queiram promover uma srie de oficinas de treinamento para traduo, e um CD-ROM com todos os arquivos de programao visual e imagens alternativas. Antes de considerar a traduo, verifique a lista das lnguas disponveis no site http:/ /tilz.tearfund.org/Portugues sob o tpico outras lnguas para certificar-se de que j no exista uma publicao no seu idioma.

Utilizando PILARES para oficinas de treinamento


Cada Guia PILARES pode ser usado como base para uma oficina de treinamento participativo. Poder-se-ia comear cada dia com um estudo bblico. O trabalho em grupo no qual fossem discutidos tpicos diferentes poderia ser combinado com sesses de atividades prticas, prtica no uso da dramatizao de papis na apresentao dos tpicos, aprendizado na traduo dos tpicos, uso das idias e ilustraes para cartazes e folhetos, e uma visita de campo para compartilhar o aprendizado com um grupo comunitrio.

Glossrio de palavras difceis


abuso acusao advogado ajuda legal alegao asilo atrocidade boicote causar dano fsico, mental, verbal ou sexual a uma pessoa uma declarao de que algum fez algo de errado uma pessoa que formada profissionalmente em questes da lei, cujo trabalho representar as pessoas nos tribunais trabalho advocatcio oferecido de graa s pessoas que no tem condio financeira de pagar por este servio uma acusao, geralmente sem prova lugar de refgio seguro contra perseguio ato de extrema maldade, geralmente envolvendo violncia recusar-se a tomar parte em qualquer atividade que tenha a ver com alguma organizao em particular ou seus produtos, como forma de protestar contra ela e como forma de persuadi-la a mudar seu programa de ao a classe social, graduao ou posio de algum na sociedade adquirida de bero ou por profisso exercida uma pessoa que pertence a um pas ou estado forar algum a experimentar alguma coisa m os resultados de uma ao uma declarao escrita apontando os contornos gerais das leis ou princpios bsicos pelos quais pases ou organizaes so governados um tratado que foi acordado e assinado pelos pases membros das Naes Unidas prticas desonestas, tais como oferecer ou aceitar subornos ou alterar registros, geralmente para se obter ganhos financeiros despercebido procurar, juntamente com pessoas pobres ou ainda atuando a favor delas, lidar com as causas da pobreza, promover a justia e dar apoio ao bom desenvolvimento influindo nas polticas e as prticas dos poderosos ter o direito a algo os direitos bsicos e liberdades que todos os seres humanos deveriam ter tratar um determinado grupo de pessoas de forma diferente, geralmente de maneira pior, por exemplo por causa de sua raa, sexo ou grupo tnico algo que igual ou semelhante pertencente a um grupo da sociedade que compartilha a mesma identidade, histria, cultura e terra natal tradicional aproveitar-se injustamente de algum com propsitos sexuais aproveitar-se de forma injusta de pessoas ou recursos para ganho prprio por em prtica, sem dar nenhuma escolha
5

casta cidado condenar conseqncia constituio conveno das Naes Unidas corrupo de forma inconsciente defesa de direitos

deter direito direitos humanos discriminao equivalente tnico (origem) explorao sexual explorar forar

herana independente (tribunal) injustia interpretao jubileu justia social justia meio ambiente mordomia mutilao genital feminina nativo opresso rfos participao / participar prisioneiros de conscincia reconciliao redistribuio repercusses retido significado suborno testemunha (termo legal) tortura uma abordagem feita a partir dos direitos individuais universal vivas vulnervel

bens, dinheiro e propriedade que uma pessoa recebe de algum que morreu no controlado por polticas ou dinheiro e capaz de decidir com liberdade tratamento injusto, abuso de poder a maneira que algo entendido e a forma que de fato usado tradio bblica de cancelamento de dvidas a cada 50 anos tratamento justo dispensado comunidade tratamento justo, bom uso do poder mundo natural que nos cerca a responsabilidade de tomar conta de algo uma prtica tradicional danosa onde parte do rgo sexual feminino extirpado pertencente a uma rea local, grupo tnico tratamento duro ou cruel dos poderosos sobre as pessoas que no detm poder crianas que perderam os pais por motivo de falecimento envolvimento em alguma atividade / estar envolvido ativamente pessoas que so aprisionadas por causa de suas opinies polticas, religiosas ou sociais a reunio acordada de pessoas ou organizaes que estiveram em conflito, com a resoluo deste conflito a diviso dos recursos de uma maneira mais justa os resultados negativos de uma ao relacionar-se de uma maneira correta com Deus, com outras pessoas e com a criao a importncia ou o significado de algo dar uma soma de dinheiro ou outro bem de forma deliberada com a finalidade de influenciar o comportamento de outra pessoa algum que depe em juzo sobre sua experincia em relao outra pessoa ou evento causar dor em algum de uma maneira deliberada e metdica um mtodo de desenvolvimento baseado em empoderamento e participao, que busca cobrar das instituies e pessoas poderosas sua responsabilidade por aqueles que tm menos poder aplica-se a todas as pessoas mulheres cujos maridos morreram sob risco de sofrer dano

Contedo
PGINA

Introduo Utilizando os Guias PILARES Glossrio A viso de Deus para a nossa sociedade Qual a nossa realidade? O que significa trazer justia? De que forma Deus pratica a justia? Nossa reao ao desejo de Deus por justia O mau uso do poder Boas leis, prtica falha Compreendendo a lei O trabalho de defesa de direitos Nosso direito privacidade Nosso direito segurana Participao poltica O direito de viver em liberdade Cidadania Direitos e responsabilidades sociais O direito da mulher igualdade O relacionamento do casamento Cuidado da sade O direito educao e informao O cuidado com o meio ambiente O direito ao trabalho O direito propriedade Direitos especiais para as crianas Desobedecendo lei Trabalhando com organizaes O papel da Igreja Apndice A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas Leitura recomendada / Organizaes teis

1 3 5 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60 64 R1 R2 R3 R4 R5 R6 R7 R8 R9 R10 R11 R12 R13 R14 R15 R16 R17 R18 R19 R20 R21 R22 R23 R24 R25 R26

A viso de Deus para a nossa sociedade


Para muitas pessoas em nosso mundo hoje, a vida muito difcil. Elas podem ter problemas em sua vida familiar, com falta de dinheiro, comida, trabalho ou moradia. A m sade pode ser uma preocupao. Elas podem ter perdido entes queridos. Elas podem estar vivendo com medo de sofrer alguma forma de abuso ou violncia. Elas podem ter perdido suas casas como conseqncia de conflito, desastre ou fome. bom lembrar que, apesar de todas as dificuldades que possamos estar enfrentando nas nossas vidas agora, Deus tem um plano perfeito para o nosso mundo. Lemos em Isaas 65 e em Apocalipse 21 que Deus planejou uma nova terra e um novo cu onde Jesus viver com seu povo como Rei. Ele ir trazer conforto para os tristes, fazendo cessar a dor e trazendo o fim da morte e da lamentao. Nesta nova terra, no haver lugar para aqueles que so movidos pelo mal. Ser um lugar de incrvel beleza. No ser necessrio construir igrejas para adorar a Deus, j que a Sua Presena estar em todos os lugares. Que maravilhosa viso para nos encorajar hoje, qualquer que seja a nossa situao!

SEO R1

Discusso
Leia Isaas 65:17-25. Isto como Deus gostaria que as coisas fossem neste

R1

instante, se todos respondessem positivamente Sua vontade. O que acontecer a este mundo atual com todas as suas dificuldades (versculo 17)?
Quais so as primeiras preocupaes de Deus mencionadas nos versculos 19 e 20?

Consideremos as nossas prprias vidas agora. Estas seriam as suas primeiras preocupaes tambm?
Os versculos 21 e 22 descrevem uma situao onde cada pessoa ter sua prpria

casa e sua prpria terra. Ningum ser explorado ao trabalhar para os outros. Que diferena faria isto em nossa prpria situao? De que maneira isto mudaria a vida?
Que tipo de estabilidade descrita nos versculos 23-25? Leia Apocalipse 21:1-4 e 21:22-27. O que mais estes textos acrescentam aos

versculos em Isaas 65?


Reflita sobre estas imagens maravilhosas e ore para que elas se realizem quando

Cristo retornar. Compare isto com a nossa situao atual. Como poderamos ajudar a trazer essa plenitude s vidas das pessoas a nossa volta, mesmo que em parte?

Artigos 1, 3, 25, 28 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
9

Qual a nossa realidade?


Quando observamos o mundo nossa volta, vemos muitas pessoas sofrendo. As pessoas podem sofrer de diferentes formas de injustia em seu trabalho (ou mesmo atravs da falta de trabalho), das condies de sua moradia, da falta de acesso educao ou cuidados com a sade, ou por razes polticas. Os pobres tendem a sofrer muito mais as conseqncias da injustia. Por exemplo, em nosso mundo:

800 milhes de pessoas (12% da populao do mundo) no tm o suficiente para comer 1,1 bilho de pessoas (17% da populao do mundo) no tm acesso gua potvel 2,6 bilhes de pessoas (39% da populao do mundo) no tm saneamento bsico Mais de 10 milhes de crianas abaixo de cinco anos morrem a cada ano de doenas que poderiam ser evitadas.

Esses dados causam grande dor para todas aquelas pessoas envolvidas com esses problemas. s vezes difcil saber o que podemos fazer para modificar tantas situaes penosas. Entretanto, Deus quer que sua Igreja busque ativamente trazer justia queles que so pobres ou oprimidos.

10

SEO R2

Discusso
Pense a respeito da nossa prpria comunidade. Qual o grupo de pessoas que

R2

mais sofre? As suas dificuldades so conseqncias do mau uso do poder em nossa comunidade? Quais so as formas mais significativas de injustia em nossa comunidade?
Leia Jeremias 2:7-9. O profeta Jeremias relembra o que havia dado errado desde

o momento em que os Israelitas entraram na Terra Prometida. Quais eram os quatro grupos que ele culpava pelo que estava acontecendo de errado? Podemos identificar grupos semelhantes hoje em dia?
O que a igreja faz para confrontar a injustia? O que o governo faz para confrontar a injustia? O que ns fazemos para confrontar a injustia na nossa comunidade? O que eu fao para confrontar a injustia?

Artigos 3, 22, 25 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
11

O que significa trazer justia?


Deus v a questo da justia com paixo. Lemos sobre isso em muitos lugares na Bblia. Ele se importa profundamente com o sofrimento das pessoas pobres. Os mandamentos de Deus, dados atravs do Velho Testamento, tm como propsito trazer a liberdade para todos. Jesus simplificou muitas das leis do Velho Testamento, resumindo-as em dois mandamentos que so a soma de todo o ensinamento que apresentou em Mateus 22:35-40. Ele nos diz para amarmos a Deus de todo corao, esprito e mente e para amarmos os outros como a ns mesmos. Amar os outros como a nos mesmos no significa simplesmente termos bons pensamentos. Significa assegurarmo-nos de que os outros possam viver vidas plenas e livres de opresses. Devemos buscar a justia para as outras pessoas para que elas vivam a vida em toda a sua plenitude, conforme a inteno de Deus. Pobreza e opresso removem a dignidade das pessoas. Somente quando as pessoas tiverem acesso aos recursos naturais, econmicos e polticos dos quais necessitam que elas podero viver com dignidade, comeando ento a estabelecer boas relaes entre si mesmas e o seu meio ambiente.

OR MOT PRO

12

SEO R3

Discusso
o seu ministrio pblico. Quanto da sua vida refletia essa profecia?

R3

Leia Lucas 4:18-21. Jesus leu esse texto proftico de Isaias 61:1-2 antes de iniciar Jesus nos manda seguir seu exemplo. Quanto da nossa vida e do nosso trabalho

refletem esse exemplo incrvel?


Quem so os prisioneiros na nossa sociedade? Quem so os cegos? Quem so os

oprimidos? O que a beno de Deus traria?


Quais passos poderamos tomar para trazer as boas novas, a liberdade, a cura e a

libertao para aqueles cujos direitos humanos no esto sendo respeitados?


O que o nosso governo faz para ajudar aqueles cujos direitos humanos no esto

sendo respeitados?

Artigos 2, 8, 29 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas


13

De que forma Deus pratica a justia?


No Velho Testamento, em xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio, Deus estabeleceu leis detalhadas para assegurar prticas eqitativas e a justia em relao propriedade e liberdade. Ele sabia que, no decorrer do tempo, as pessoas iriam se explorar mutuamente, assim como explorar a terra, mas ele tambm estabeleceu leis para garantir que, em certos momentos, as coisas fossem devolvidas ao seu estado original. Essas leis garantiam aos que eram pobres ou escravos a esperana de uma justia futura. Essas leis so baseadas no princpio do Jubileu. Elas evitam que as terras se tornem exauridas e infrteis. Elas oferecem a liberdade de dvidas e da escravido a cada sete anos e asseguram a redistribuio da riqueza e da terra a cada 50 anos (a cada gerao). Essas leis so explicadas em trs diferentes livros do Velho Testamento. No sabemos at que ponto eram praticados os princpios do Jubileu na poca do Velho Testamento. Contudo, esses princpios, o de prevenir que o rico se torne mais rico e que o pobre se torne mais pobre, permanecem no cerne da vontade de Deus em relao justia.

14

S DIVIDA SO EM ATRA

SEO R4

Discusso
Leia xodo 23:10-11, xodo 21:2-6, Deuteronmio 15:1-18 e Levtico

R4

25:1-55. Essas leis enfocam diversas coisas: a libertao de escravos, os cuidados com a terra, o perdo de dvidas e a redistribuio de propriedade e de terras. O que aconteceria se as leis do jubileu ainda estivessem em vigor hoje?
O que podemos aprender das leis do Jubileu a respeito dos planos de Deus? A legislao do pas busca distribuir a riqueza nacional de uma maneira mais justa?

Quo eficazes so as leis que lidam com esta questo (por exemplo, no pagamento de impostos)?

Artigos 1, 17, 25 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
15

Nossa reao ao desejo de Deus por justia


Deveramos compartilhar a paixo que Deus tem pela justia e os seus planos para com ela. Como cristos devemos ter uma reao no somente s leis do homem, mas acima de tudo, s leis de Deus e os seus mandamentos para ns. Deus movido pela compaixo que sente por todos aqueles que sofrem e somos chamados a responder da mesma maneira. Temos obrigao de cuidarmos da nossa famlia: a imediata e a nossa grande famlia. Novamente isso se baseia no ensinamento bblico (tal qual encontramos nos livros de Rute e Ester). Isso tambm um compromisso cultural forte em muitas sociedades. Devemos, em primeiro lugar, buscar a justia e os direitos humanos dos outros ao invs de buscar essas coisas para ns mesmos. Poderemos ser chamados a aceitar que sejam injustos conosco, enquanto buscamos de uma maneira ativa a justia para outros, defendendo os seus direitos.

TERRA

DA PROPRIEDADE

16

SEO R5

Discusso

R5

Leia Rute de 1:22 at 2:23. Naomi foi um exemplo de uma me cuidadosa que

buscava o melhor para a sua famlia. Quando o seu marido e os seus filhos morreram durante a sua estadia num pas estrangeiro, ela tentou convencer as suas noras a retornar s suas famlias e a casarem-se novamente. Rute, contudo, se recusou a deix-la. Boaz pertencia famlia do falecido marido de Naomi. O que fez ele em resposta s necessidades da Rute?
Boaz era um parente rico, responsvel pelo bem estar da sua famlia imediata e da

sua grande famlia. Naomi sabia que a primeira resposta dele s suas necessidades havia sido limitada. De que maneira freqentemente limitamos nossa resposta aos casos de necessidade e de injustia com que somos confrontados?
Leia Rute 3:1-18. Por que voc acha que Naomi mandou a Rute deitar-se aos ps

de Boaz, ao invs dela mesma aproximar-se dele procura de ajuda, durante o dia? Ele poderia ter dito a Rute que sasse, ou mesmo ter se aproveitado dela. Ao invs disso, o que fez?
Leia Rute 4:1-22. Esse captulo descreve o Goel, a prtica tradicional de cuidar

da famlia e da propriedade de familiares prximos que vinham a falecer. Rute aparentemente tem um parente mais prximo, fazendo com que Boaz v ao seu encontro. Qual foi a sua reao nos versculos 2-4? Por que disse sim? Por que muda de idia nos versculos 5-8?
Quais foram as conseqncias da insistncia de Naomi ao buscar restaurar a sua

herana familiar? De que maneira essa histria nos encoraja?


De alguma maneira a prtica tradicional do Goel continua em nossa sociedade,

hoje em dia? Se afirmativo, quais so os benefcios? Quais so as desvantagens?

Artigos 29, 30 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
17

O mau uso do poder


Hoje, a grande maioria das situaes em que as pessoas sofrem de injustia e no lhes permitido viver com dignidade resultado do poder sendo usado por razes erradas. Existem demandas especiais colocadas sobre aquelas pessoas a quem dado o poder e a autoridade. Elas devem us-los em benefcio dos outros. Entretanto, o poder pode ser mal usado ou ser usado de forma abusiva atravs da falta de cuidado, na corrupo ou para ganhos pessoais. A injustia pode ocorrer quando os que esto no poder negligenciam suas responsabilidades, ou obrigam outros a agirem de maneira indevida. Pessoas pobres geralmente sentem que no tem nenhum poder. No entanto, cada pessoa pode exercer alguma influncia. Ao trabalharem em conjunto, esta influncia aumenta. Pessoas que so pobres e que sofrem injustia necessitam ser apoiadas para ganharem confiana prpria para desafiar o mau uso do poder. Ao se fazer assim, elas iro ganhar algum poder e influncia A busca da justia um processo lento e meticuloso. Algumas vezes isso pode ser algo quase impossvel de ser alcanado naqueles pases onde a fraude e a corrupo so eventos corriqueiros. Mas nenhum sofrimento passa despercebido por Deus.

18

SEO R6

Discusso
foi mal empregado, com terrveis conseqncias. Por que o Rei Acabe queria o vinhedo de Nabote? Por que Nabote no queria vender o seu vinhedo?
Por que Jezebel esforou-se tanto planejando a morte de Nabote? Isso foi feito

R6

Leia 1 Reis 21:1-16. Essa a histria do vinhedo de Nabote e de como o poder

dentro da lei? Foi justo?


Qual foi a resposta e julgamento de Deus em relao a esses atos? (Leia os

versculos 17-24)
Como foi que Acabe reagiu a este julgamento no versculo 27? Por que Deus decidiu adiar sua sentena no versculo 29? Conseguiramos lembrar de circunstncias nas quais fomos persuadidos a fazer algo

que sabamos ser errado a exemplo de Acabe nessa histria? Se afirmativo, pare um momento para refletir e pedir perdo. H algo que possamos fazer para acertar as coisas?
Podemos pensar em maneiras nas quais leis justas do nosso pas no so postas em

prtica? Quais so as conseqncias?


O que podemos dizer para servir de conforto para aqueles que tentaram

bravamente buscar a justia, mas falharam por causa da corrupo?

Artigos 2, 6, 22 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas


19

Boas leis, prtica falha


As legislaes e as constituies da maioria dos pases buscam oferecer a base de uma sociedade justa. No decorrer do tempo, muitas vezes como resposta a situaes especficas, mudanas so feitas nas leis e na constituio, normalmente para melhor-las. Contudo, leis boas nem sempre so postas em prtica. Isso pode ter muitas razes diferentes:

As pessoas talvez no saibam que elas existem. Talvez no exista uma organizao para assegurar a execuo das leis. Como um exemplo, povos indgenas podem ser explorados e perder as suas terras porque no existe organizao alguma que os apie e proteja. As pessoas podem no falar a lngua oficial do pas no qual a lei e a constituio foram escritas. Eles enfrentam enormes dificuldades para reivindicar os seus direitos. As pessoas pobres podem no ter dinheiro para pagar um advogado para represent-las, ou mesmo para custear viagens longas para comparecer ao judicirio para defender os seus direitos. Elas tambm podem ter receio das conseqncias financeiras caso percam alguma causa jurdica.

20

SEO R7

Discusso
aplicada? O que foi que ele criticou especificamente?

R7

Leia Lucas 11:42-46. O que que Jesus estava criticando a lei ou como a lei era Os fariseus so representativos de que qual grupo ou grupos de pessoas em nossa

sociedade atual? Como podemos aprender sobre a lei de Deus hoje?


Na nossa sociedade podemos nos lembrar de quais exemplos de leis que so boas

mas que no so postas em prtica? Quais so as conseqncias?


O que poderamos fazer para ajudar no cumprimento de leis que so boas, mas que

nem sempre so postas em prtica? O que poderamos fazer?


Alguns pases podem ter diferentes sistemas para oferecer representao legal para

as pessoas pobres. Isso geralmente significa oferecer alguma forma de ajuda legal. Temos conhecimento de algum sistema semelhante a este no nosso pas? Onde poderamos obter mais informaes?

Artigos 3, 8, 28 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas


21

Compreendendo a lei
preciso mais do que simples boa vontade para procurar implantar a justia de Deus em relao a garantir os direitos individuais de outras pessoas, em particular daqueles que so pobres e oprimidos. Isso requer algum conhecimento de como a lei funciona e dos direitos humanos aos quais o indivduo tem direito. Existem muitas leis, constituies e convenes das Naes Unidas, longas e detalhadas que descrevem em mincia como a lei deve funcionar na prtica. Contudo, a de mais fcil compreenso a primeira Declarao dos Direitos Humanos das Naes Unidas. Ela foi escrita em 1948, aps as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Governos prometeram que informariam seus cidados a respeito desses direitos e que procurariam promov-los e defend-los. Um resumo dessa Declarao est includo nas pginas 6063. Solicitaes e cartas em favor de outros poderiam citar o artigo pertinente dessa Declarao. Se mais informaes forem requeridas, possvel solicitar ajuda daquelas ONGs que estejam trabalhando na promoo dos direitos humanos. Elas poderiam buscar informaes a respeito de outras leis e convenes sobre as quais o trabalho de defesa de direitos poderia ser baseado.

22

A D E DO CLAR SD A DA S N IREIT O UN A OS H IVER E U S MA SAL NO S .

SEO R8

Discusso

R8

Leia Atos 22:22-29. Paulo exemplo de um cristo que realmente conhecia e

compreendia a lei. Ao longo do livro de Atos encontramos muitos exemplos da sua maneira de agir quando enfrentava problemas pessoais com as autoridades. Algumas vezes ele permanecia em silncio. Em outros momentos ele se defendia. Algumas vezes ele remexia em velhos argumentos que tratavam da compreenso da lei. Neste texto ele menciona de uma maneira suave e mansa os seus direitos. O que Paulo estava questionando? Qual foi a reao?
De quais direitos poderamos lanar mo se fssemos presos sem sermos indiciados?

Se no temos essa resposta, onde poderamos obter mais informaes? Existem ONGs ou grupos cristos na nossa regio trabalhando na promoo dos direitos humanos?
O que podemos aprender da reao de Paulo s autoridades? (Leia mais das aes

de Paulo em Atos.)
A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas, por vezes,

tem sido descrita como um bem mantido segredo! J a lemos (veja pgina 60)? Estamos familiarizados com que ela nos diz? Como poderamos compartilhar essa informao?
Quo importante conhecermos os nossos direitos e os direitos dos outros?

Artigos 29, 30 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
23

O trabalho de defesa de direitos


Um trabalho de defesa de direitos envolve trabalhar com ou a favor de outras pessoas que estejam buscando justia junto aos que esto no poder. Sempre que possvel, melhor trabalhar ao lado das pessoas, ajudando a aumentar a sua autoconfiana e conhecimento, com o objetivo de empoder-las, para que possam reivindicar seus direitos humanos. Algumas vezes isso perigoso ou difcil demais para aquelas pessoas diretamente envolvidas, e outros precisam advogar a seu favor. Direitos humanos so pactos internacionalmente acordados, com um cunho obrigatrio. As pessoas podem defender seus direitos indicando o artigo pertinente na Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas ou nos acordos mais recentes, ou podem ainda usar os artigos pertinentes das leis do seu pas. A defesa de direitos pode tomar muitas formas. Ela pode envolver a conscientizao local a respeito da injustia, contatos feitos por correspondncia, a preparao de peties ou assinaturas em peties em circulao, a participao em demonstraes ou o uso do direito greve. Recolha fatos detalhados para dar apoio s argumentaes. Um bom trabalho de defesa de direitos ir sempre focalizar uns poucos pontos claros, e tambm fornecer respostas para os que esto no poder. Estudos de caso e histrias ajudaro a dar vida s questes. Utilize recursos de mdia local, cartazes, jornais, rdio e televiso para provocar o mximo de impacto.

24

SEO R9

Discusso
Leia Salmos 82:2-4. Quando coisas ms acontecem a pessoas inocentes e

R9

ignora-se a justia, como possvel que o no-agir seja considerado como uma ao igual quela de se apoiar esta injustia?
Quem em nossa comunidade poderia ser considerado como fraco e rfo de pai? Quem poderia ser considerado como oprimido em nossa comunidade? Este salmo sugere ou ordena que partamos para a ao em relao injustia?

Como deveramos reagir?


O que podemos aprender de outras pessoas e grupos sobre como fazer uma

campanha bem sucedida?


Existem pessoas, em nossa comunidade, que sofrem injustia, com as quais

poderamos trabalhar para advogar em prol de mudanas? Quais assuntos demandam mudanas locais? Por exemplo, existem crianas com HIV/AIDS impedidas de freqentar a escola? Como poderamos trabalhar em conjunto com eles e com suas famlias para despertar mudanas nas atitudes e na poltica escolar?
H outras questes que podero demandar trabalho de defesa de direitos em

mbito regional? Por exemplo, existem pessoas que no tm acesso a transporte pblico? Como poderamos ajud-las a pleitear melhorias e mudanas?

Artigos 3, 18, 20, 28 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
25

Nosso direito privacidade


O lar de uma pessoa deve ser um lugar que oferea segurana e garantia para algum poder gozar a vida em famlia. As pessoas devem ser livres para praticar e apreciar sua prpria cultura, f, msica e alimentos, desde que isto no impea os outros de fazer o mesmo. Todos devem ter o direito privacidade, com a liberdade de viver em paz em suas prprias casas. Eles devem poder escrever e receber cartas, e-mails e chamadas telefnicas de maneira privada, sem que estes meios de comunicao sejam monitorados pelas autoridades. As pessoas devem ser capazes de transitar livremente e compartilhar da vida cultural de sua comunidade, apreciando todas as formas de expresso artstica, reunindo-se uns com os outros e obtendo prazer atravs das oportunidades de aprendizado. As autoridades no tm o direito de entrar e fazer buscas dentro da casa de algum sem um documento legal que lhes d este direito. Empregadores no devem ter o direito de retirar de uma pessoa o direito sua privacidade. A menos que uma pessoa seja suspeita de haver cometido um crime, sua vida e movimentos no devem ser observados e monitorados.

26

SEO R10

Discusso
Leia Mateus 22:35-40. Jesus nos deu dois mandamentos que resumem a

R10

totalidade do seu ensinamento. Aqui os fariseus esto tentando fazer com que Jesus tropece, pedindo que ele aponte um dos mandamentos de Deus como sendo o mais importante. Entretanto, inteligentemente, Jesus resume os primeiros quatro mandamentos em apenas um, e os seis restantes num segundo.
Como demonstramos o nosso amor a Deus? Ns temos amor prprio e valorizamos nosso carter e dons? Nossa conscincia

est em paz em relao ao lugar onde Deus nos colocou?


Quem o nosso prximo? Isto significa apenas pessoas que vivem por perto, ou

engloba tambm todas as outras pessoas que de alguma forma conhecemos ou com quem temos contato?
De que forma demonstramos nosso amor ao nosso prximo? De que forma tratamos os outros em nossa comunidade? De que forma respeitamos

o seu direito de viver suas vidas da maneira que eles escolheram?


Freqentemente tratamos pessoas de diferentes raas, castas ou religies de uma

maneira diferente e no lhes damos o devido respeito. De que forma reagimos quando pessoas de outras culturas fazem celebraes de maneiras diferentes? Ns apreciamos a variedade de culturas em nosso mundo ou nos ressentimos destas diferenas?
Os pais tm o direito de monitorar as atividades de seus filhos? Quo difcil

encontrar o equilbrio correto entre importar-se com o seu bem-estar e interferir em seu direito privacidade?
De que maneiras podem ser cerceados os direitos das pessoas privacidade?

De quais exemplos temos conhecimento?


Em nosso pas, o que poderamos fazer para impedir uma interferncia

desnecessria na privacidade das pessoas?

Artigos 3, 12, 18, 19, 27 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
27

Nosso direito segurana


A menos que uma pessoa seja presa e indiciada por um crime, ela no deveria ser detida contra a sua vontade. Pessoas tm o direito a no sofrer punies, maus tratos e, em particular, tortura, enquanto elas esto aguardando julgamento ou esto presas. A tortura acontece quando algum deliberadamente provoca dor extrema, seja mental ou fsica, em outra pessoa, geralmente sob ordens oficiais ou com conhecimento oficial. Isto feito para extrair informaes, como castigo, ou para obrigar pessoas a fazerem algo contra a vontade delas. Qualquer um que detido ou preso tem direito consultoria legal e a um advogado. Muitas pessoas que so pobres no tm dinheiro para pagar um advogado. Entretanto, existem algumas organizaes de direito prontas a fornecer assistncia jurdica gratuita. Pessoas que so levadas presas pelas autoridades podem no ter como solicitar assistncia jurdica. Porm, suas famlias e amigos podem buscar ajuda em seu nome. s vezes, as condies de trabalho das pessoas so to difceis que toda a sua experincia de vida pode lhes parecer uma tortura. Este freqentemente o caso de crianas escravas, escravos sexuais e trabalhadores escravizados. Geralmente estas pessoas no tm como pedir ajuda, e dependem de outros para advogar em prol dos seus interesses.

28

SEO R11

Discusso

R11

Leia Eclesiastes 4:1-3. Um dos piores aspectos da tortura que as pessoas

freqentemente sentem que ningum sabe do seu sofrimento. De que maneira podemos oferecer conforto aos oprimidos (versculo 1)?
Ns consideramos a nossa vida mais difcil do que a dos nossos pais e avs

(versculo 2)? Quais so as razes que nos fazem pensar assim?


Existe tortura em nosso pas? Que evidncia temos a este respeito? O que

aconteceria se pessoas comuns demonstrassem sua preocupao a respeito disso junto ao governo?
O que significaria amarmos os nossos inimigos no nosso dia a dia? Quem so as

pessoas que tornam a nossa vida realmente difcel? O que significaria amarmos estas pessoas?
Podemos pensar em exemplos de pases ou pessoas que tentaram lidar com pessoas

que eram suas inimigas atravs da reconciliao e do perdo? Quais foram os resultados?
Como que a nossa comunidade ou sociedade lida com pessoas que tratam mal os

outros? Pense em alguns exemplos recentes.


Existem grupos de pessoas no nosso pas cuja vida insuportvel? Quem so esses

grupos? Como podemos descobrir mais a respeito do que est acontecendo com eles? O que poderamos fazer para tornar mais pblica a sua situao?

Artigos 4, 5, 11, 30 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
29

Participao poltica
Cada pessoa deveria poder participar de maneira livre na vida social e poltica do seu pas. De acordo com a Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas, homens e mulheres tm os mesmos direitos e responsabilidades. Lemos na Bblia que, aos olhos de Deus, somos todos iguais. Deveramos tambm ser iguais em relao lei e expresso poltica. Cada adulto deveria ter a liberdade para escolher os seus lderes polticos regionais e nacionais. Contudo, em muitos pases, negada s pessoas esta escolha. Em pases onde as pessoas podem votar e escolher os seus lderes, a sua escolha pode ser limitada, em especial se um governo impopular. Isso pode ser feito de uma maneira sutil complicando o processo de registro, restringindo locais de votao, forando as pessoas a voltarem s suas cidades natais para que possam votar, ou ameaando-as se elas apoiarem a oposio. Isso tambm pode ser feito de uma maneira mais aberta impedindo ou retardando as eleies, limitando a escolha dos candidatos, falsificando os resultados das eleies, restringindo o acesso de observadores da Organizao das Naes Unidas, fechando zonas eleitorais em reas nas quais a maioria composta daqueles que apiam a oposio, impedindo que partidos da oposio sejam criados ou que possam se reunir, e algumas vezes at chegando ao ponto de prender ou matar pessoas-chave da oposio.

30

SEO R12

Discusso
pessoas que buscam trazer as boas novas e a paz?

R12

Leia Isaas 52:7-10. Como que esse texto descreve, no versculo 7, aquelas Esse texto descreve aquelas pessoas como as que vm a p. Freqentemente, a

caminhada para se trazer a paz e a justia longa e rdua. De que maneira podemos participar dessa caminhada rumo liberdade?
Quem identifica possveis futuros lderes e os encoraja? Podemos ter um papel mais

ativo nisso?
Temos lderes assim, que do esperana e encorajamento para as pessoas? Eles so

lderes polticos ou religiosos?


O versculo 10 nos traz esperana em relao ao futuro? Nossa igreja est

desempenhando algum papel para que isso acontea?


Todos os adultos, homens e mulheres, tm permisso para escolher os lderes

polticos do nosso pas? Se no, o que impede isso de acontecer? O que poderia melhorar o processo de escolha dos lderes polticos no nosso pas? Que papel a igreja desempenha no encorajamento e na capacitao das pessoas para a escolha dos lderes polticos?
Se as pessoas no nosso pas tm direito ao voto, quais fatores, se houver algum,

fazem com que seja difcil ir contra a poltica do governo vigente?


O nosso pas tem partidos de oposio que sejam livres e que prestem contas? Que acesso tem o deficiente fsico s zonas eleitorais? Existem outros sistemas que

os ajudem a votar?
Os observadores da Organizao das Naes Unidas tm acesso livre e

desimpedido para poder observar os procedimentos das eleies no nosso pas?

Artigos 20, 21 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
31

O direito de viver em liberdade


Todas as sociedades precisam proteger as pessoas inocentes daqueles que possam lhes fazer algum mal. Isso geralmente significa um sistema legal com a priso como punio. Quando a justia praticada de maneira justa, este sistema pode ser uma maneira efetiva de proteger as pessoas comuns do mal. Contudo, ela pode ser vtima de abusos de diversas maneiras. Algum acusado de um crime no deve ser preso a no ser que existam provas suficientes contra ele. Evidncia testemunhal ou outros tipos de provas so necessrios, e o assunto deve ser deliberado perante um tribunal independente. Qualquer um que seja acusado de cometer um crime deve ser considerado inocente at que seja provado, no tribunal, que culpado. Pessoas pobres, contudo, podem no ter acesso representao jurdica nos tribunais. Pessoas podem ser falsamente acusadas de cometerem crimes e no serem capazes de se defender. A priso pode ser usada como uma maneira de calar aquelas pessoas que fazem oposio s prticas polticas, sociais ou religiosas (freqentemente chamados de prisioneiros da conscincia). Os tribunais nem sempre iro preservar a justia se os oficiais estiverem abertos ao suborno. As sentenas podem ser injustamente longas, e uma vez na priso, os detentos podem ser esquecidos pelos oficiais, permanecendo l por muitos anos. Em uma situao ideal, uma priso pode proporcionar um tempo para reflexo, uma ocasio para aprender novas habilidades e maneiras de pensar, de forma que os prisioneiros possam mudar suas vidas para melhor. Na Bblia somos exortados a visitar os encarcerados. Isto encorajaria os prisioneiros e ajudaria a assegurar que eles estivessem sendo bem tratados.

32

SEO R13

Discusso

R13

Leia Atos 16:16-39. Esta histria descreve nos versculos 16-24 como Paulo

e Silas sofreram quando foram acusados falsamente, espancados e injustamente encarcerados. Qual foi a reao de Paulo e Silas a este tratamento (versculo 25)? Como ns reagimos s dificuldades?
Qual foi a reao de Deus (no versculo 26)? Alguma vez j experimentamos a

interveno de Deus em circunstncias difceis?


Imagine a situao na priso logo aps aquele terremoto. Por que voc acha que

nenhum dos prisioneiros escapou?


Leia os versculos 27-34. Quais foram as reaes do guarda da priso em relao ao

terremoto e ao descobrir que os prisioneiros no haviam fugido? Como ele reagiu ao ensinamento de Paulo?
Paulo conhecia os seus direitos. Ele e Silas poderiam ter fugido quando tiveram

a oportunidade. Porm eles sabiam que haviam sido falsamente maltratados e aprisionados. Por que no quiseram fugir na primeira oportunidade (versculos 35-37)?
Paulo queria ressaltar e tornar pblica a injustia cometida contra eles. Ele foi bem

sucedido (versculos 38-39)?


Ns fazemos o suficiente para tornar conhecidas todas as formas de injustia?

Sabemos quais injustias esto sendo cometidas em nossa comunidade? O que poderamos fazer para coloc-las em maior destaque?
Acreditamos que a justia esteja sendo servida no nosso sistema legal? Que apoio existe em nosso pas para as vtimas de crimes? Quais so os dispositivos existentes para as visitas aos encarcerados? Quais aes poderamos adotar para oferecer apoio s pessoas que acreditamos

haverem sido presas injustamente?


Que apoio legal existe para pessoas que foram presas injustamente por crimes que

no cometeram?

Artigos 5, 9, 10, 11 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
33

Cidadania

Cada pessoa tem direito a uma nacionalidade e a todos os direitos e responsabilidades sociais e polticos que isso trs naquele pas. Este direito cidadania , geralmente, mas no sempre, concedido por nascimento. Cada pas tem suas prprias leis em relao cidadania. Cada pessoa, no importando a sua histria pessoal, deveria ter o direito de escolher onde morar e trabalhar naquele pas. As pessoas podem querer mudar-se para outro pas, por escolha ou como refugiados solicitando asilo por causa de perseguio. No tempo devido e se eles corresponderem as exigncias legais, eles talvez possam lanar mo do seu direito cidadania daquele pas. Pessoas que fogem de guerras, situaes de desastre, ou dificuldades econmicas, porm, no tm os mesmos direitos, ficando ento na dependncia das polticas pblicas do pas de destino. Elas podem achar difcil, ou mesmo, impossvel, solicitar cidadania em seu novo pas, fato este que torna suas vidas bastante inseguras.

34

SEO R14

Discusso

R14

Leia Glatas 3:28. Esta uma declarao do apstolo Paulo de contedo muito

desafiador. Ele estava dizendo aos judeus na Galcia que a sua historia judaica no lhes dava o direito a um status ou privilgios especiais sobre os outros povos no-judaicos. Aos olhos de Deus, somos todos iguais. Na poca de Paulo, as tenses entre o povo judeu residente e os romanos invasores eram freqentemente altas. Que tenses existem entre diferentes grupos tnicos em nossa sociedade?
Que oportunidades as pessoas tm de procurar trabalho em outros pases?

Sabemos de pessoas que tm feito isto? Quais foram as suas experincias?


O que acontece quando as pessoas fogem para pases vizinhos como refugiados?

dada a elas proteo legal? Ns temos conhecimento de tais pessoas? Por que elas foram embora e o que foi que elas vivenciaram?
Como cristos, esperamos ansiosamente pelo tempo em que nos tornaremos

cidados do paraso, no por direito, mas pela graa. Como podemos ajudar pessoas que esto enfrentando situaes difceis a conseguir a cidadania em nosso pas?

Artigos 6, 13, 14, 15, 23 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
35

Direitos e responsabilidades sociais


Cada pessoa, no importa quo pobre, tem o direito de viver com dignidade e ter garantidas as suas necessidades sociais e econmicas. Mesmo que de forma bsica, as pessoas deveriam ter acesso gua, saneamento, moradia e alimentao. Nossos governantes tm a responsabilidade de assegurar que estes direitos humanos bsicos estejam disponveis a todos os seus concidados. Como membros da comunidade, temos a responsabilidade conjunta de assegurar que certas pessoas ou grupos de pessoas no estejam sendo ignorados. Pessoas com deficincias, com doenas graves, ou pessoas muito idosas, so grupos de pessoas fceis de serem negligenciados, mas sua necessidade de ajuda bastante considervel. Jesus estimulou o compartilhamento de bens materiais para assegurar que cada pessoa tivesse o suficiente para viver. No livro de Atos, vemos isto acontecer de maneira maravilhosa na igreja primitiva, onde as pessoas dividiam o que tinham. Freqentemente a generosidade de uma pessoa ir encorajar as outras a repartir tambm.

36

SEO R15

Discusso
Leia Joo 6:1-15. Esta uma histria muito conhecida da Bblia, de um

R15

maravilhoso milagre que Jesus realizou para providenciar alimento suficiente para 5.000 pessoas. Quais foram as preocupaes que os discpulos trouxeram at Jesus? As pessoas que haviam seguido Jesus estavam preocupadas?
Lemos no versculo 9 a respeito do menino que havia levado sua prpria comida.

Abram uma discusso sobre o que pode hav-lo encorajado a deixar que Jesus tomasse a sua comida.
A boa vontade do menino de deixar que Jesus tomasse a sua comida significou que

5.000 outras pessoas foram alimentadas. Freqentemente somos sobrecarregados pelo tamanho das necessidades que vemos nossa volta. Esta histria uma maravilhosa lembrana de como Deus pode usar um pouco de f para trazer grandes resultados. Quando dividimos o pouco que temos com os outros, Deus pode abenoar esse pouco alm das nossas expectativas. Existem maneiras pelas quais podemos colocar isto em prtica em nossa prpria vida?
Quo eficiente o nosso governo em atender as necessidades bsicas dos grupos

mais pobres em nosso pas? Existem minorias que no recebem apoio? Podemos pressionar organizaes ou o governo para ajudar a atender s necessidades delas?

Artigos 3, 22, 25, 29 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
37

O direito da mulher igualdade


Deus criou todas as pessoas Sua imagem e semelhana. Aos olhos de Deus, todos tm o mesmo valor e importncia. Jesus tratou a todos mulheres, pessoas com deficincias e doenas infecciosas, pessoas de outras raas, trabalhadores do sexo ou pessoas desonestas com o mesmo nvel de amor e respeito. Ele nos diz para amarmos e respeitarmos as outras pessoas. Deus criou o homem e a mulher para trabalharem um ao lado do outro. realmente importante que as mulheres tenham direitos iguais educao, cuidado da sade e trabalho. Elas deveriam ter oportunidades iguais de participarem das decises administrativas de suas comunidades e de escolherem seus lderes polticos. Entretanto, a situao em muitos pases impede as mulheres de terem direitos iguais. Apesar das mulheres desempenharem 23 do trabalho do mundo, elas ganham apenas 110 de toda a receita do mundo e possuem 1100 de todas as propriedades do mundo (Naes Unidas). Dois teros de todas as pessoas incapazes de ler e escrever so mulheres. Essas desigualdades criam muitas dificuldades para as mulheres obterem uma completa participao na sociedade e na poltica. Isto significa que a igreja e a comunidade de forma mais ampla, no se beneficiam dos muitos talentos e habilidades que Deus deu s mulheres.

38

SEO R16

Discusso

R16

Leia Gnesis 1:26-2:1. Nesta primeira histria da criao em Gnesis, lemos

como ambos, homens e mulheres, foram criados imagem e semelhana de Deus. Homens e mulheres foram criados diferentes para se reproduzirem e encherem a terra. A ambos foi dada igual mordomia sobre os frutos da terra.
Quo fcil considerar que Deus tenha ambas as caractersticas, masculinas e

femininas?
Existia alguma diferena entre as funes de mordomia que Deus deu s mulheres e

aos homens? Por que eles so to diferentes hoje?


Que funes as mulheres desempenham na nossa igreja? Poderia ser oferecida mais

responsabilidade a elas?
Os homens possuem 99% de todos os bens imveis do planeta. Por que isto ocorre?

Podemos fazer alguma coisa em nossa prpria comunidade para melhorar este equilbrio?

Artigos 1, 2, 7, 19 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas


39

O relacionamento do casamento
O relacionamento do casamento na viso bblica deveria ser algo que acontece entre duas pessoas e Deus. Entretanto, ele est sujeito muitas influncias e presses da famlia, da igreja, da cultura e do que esperado dele na sociedade. Estas presses podem ser particularmente fortes se os noivos so de culturas, religies ou pases diferentes. A Declarao Universal de Direitos Humanos das Naes Unidas afirma de modo claro que as pessoas podem escolher casar-se independentemente de raa, pas de origem ou religio. Tradicionalmente em algumas culturas, os pais escolhem e arranjam parceiros para os seus filhos. Isto pode trazer vantagens ao assegurar que seus filhos estejam colocados em estruturas sociais, culturais e educacionais similares. Entretanto esta prtica pode tambm resultar em casamentos forados, onde presses imensas podem ser colocadas sobre os jovens envolvidos, principalmente moas, para se casarem contra a sua vontade. Em muitos pases as mulheres so consideradas propriedades de seus maridos. Isto faz com que seja difcil para elas compartilharem seus pontos de vista de uma forma aberta, como tambm para trabalharem, ou tomarem qualquer iniciativa sem a permisso de seus maridos. Isto tambm significa que esto mais vulnerveis violncia domstica. Dentro do casamento cada cnjuge igual, devendo amar e respeitar o outro, aceitando as suas diferenas. Casamentos estveis so vitais para o bem-estar das nossas comunidades.

40

SEO R17

Discusso
Leia 1 Corntios 7:1-7. Qual a sua reao ao comentrio de Paulo nos

R17

versculos 1 e 2 sobre o casamento?


No versculo 4 o ensinamento de Paulo bastante radical. Na poca em que o texto

foi escrito esta declarao deve ter sido considerada extraordinria! A viso comum da poca seria a da autoridade do marido sobre sua mulher. Mas Paulo no fala isto! O que incomum sobre o seu ensinamento? O que podemos aprender dele? Como isto beneficiaria um casamento?
A nossa igreja ajuda a preparar casais para o matrimnio? Isto seria til? Se

afirmativo, como isso poderia ser feito?


A quem os casais de nossa comunidade com problemas de relacionamento

poderiam procurar a fim de receberem apoio e aconselhamento sbio?


Em nossa cultura, a quem uma esposa poderia procurar para receber

aconselhamento, no caso dela estar sofrendo de violncia domstica e estar temendo por sua prpria vida e pela vida de seus filhos?
Que leis a respeito do divrcio existem em nosso pas? Qual o ensinamento

bblico a respeito do divrcio? Como podemos oferecer apoio s pessoas que esto lidando com a dor do divrcio?
De que forma nosso governo apia o casamento cristo? Do nosso ponto de vista,

existem leis que poderiam ser mudadas para fortalecer o relacionamento do casamento?

Artigos 12, 16, 19 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
41

Cuidado da sade
Nossa sade depende de muitos fatores. Podemos nascer com deficincias ou com problemas de sade. Podemos sofrer de questes de sade de longo prazo srias por causa de doenas, uma dieta precria ou acidentes. Podemos no estar cuidando adequadamente do nosso corpo. Durante guerras e conflitos as mulheres podem sofrer de abuso sexual e de violncia, precisando, ento, de um apoio especial. Governos deveriam oferecer servios de atendimento sade acessveis a todos os seus compatriotas, embora isto freqentemente no acontea. A igreja, porm, tambm tem a responsabilidade de ajudar a manter a boa sade de todos, muitas vezes atravs de ensinamentos claros sobre questes difceis tais como sade sexual e mutilao genital feminina. Na maioria das vezes, a igreja se mantm silenciosa sobre estas difceis questes. A disseminao do HIV e da AIDS ameaa o futuro de comunidades inteiras. Em algumas situaes, a igreja poderia ajudar a fornecer ajuda prtica atravs da oferta de centros de sade e do treinamento de agentes de sade e conselheiros. A igreja tambm pode pleitear junto ao governo o fornecimento de um servio de sade eficiente. Uma das prioridades de Jesus era promover a cura no apenas a cura espiritual, mas a fsica tambm. A igreja deveria considerar a cura e a boa sade como uma prioridade, atravs da orao e da prtica.

42

SEO R18

Discusso

R18

Leia Marcos 5:21-34. Enquanto uma grande multido cercava Jesus, um homem

importante, Jairo, lder da sinagoga, veio e pediu a ele que fosse urgentemente e curasse sua filha que estava morrendo. No momento que Jesus corria para atender, outra histria se desenrola. O que sentiu a mulher a respeito de si prpria nos versculos 25 e 26? Voc pode imaginar como era a vida dela?
Os judeus acreditavam que uma mulher era considerada impura durante sua perda

regular mensal de sangue. Ao tocar em Jesus, ela o teria tornado impuro. Quais foram os riscos que ela correu ao estar na multido e em toc-lo? Por que ela fez isto?
O versculo 30 muito interessante. Como Jesus soube que dele havia sado poder?

Conhecemos algum com o dom de curar que possa descrever esta sensao? Apesar do fato de Jesus estar com pressa, por que parou? Por que foi to importante saber quem havia sido curado?
Quando a mulher veio at ele, qual foi a reao de Jesus? De que maneira ele

satisfez todas as necessidades dela?


Reflita sobre outras histrias de cura da Bblia. Elas so realizadas de maneira

privada ou diante de testemunhas. Ns temos f para usarmos o dom de cura? O que podemos aprender de Jesus sobre como ele usou o dom de curar?
As mulheres do nosso pas tm necessidades especiais no tratamento de sade? A mutilao genital feminina praticada em vrias culturas, embora seja proibida

por lei. As conseqncias desse ato incluem infeces graves, dor e grandes dificuldades durante o parto. O que a igreja pode fazer para dar apoio s meninas que no desejam submeter-se mutilao genital feminina? Como a igreja pode se pronunciar publicamente a respeito desta situao delicada?

Artigos 22, 25 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
43

O direito educao e informao


Todas as crianas deveriam ter a oportunidade de completar a educao bsica. Esta deveria capacitar as crianas a ler, a escrever, a contar, a aprender o idioma nacional (se a sua lngua materna diferente) e a adquirir algum conhecimento a respeito do mundo sua volta. As crianas podem enfrentar muitas barreiras para receber uma educao bsica. Isto inclui taxas, outros pagamentos para equipamentos e uniformes, idioma, o estigma do HIV e AIDS e deficincias. Educao e alfabetizao devem abrir as portas que iro permitir que as pessoas tenham acesso informao. Elas tambm trazem confiana no entendimento e uso da informao. A informao relevante uma fonte de poder. Informao de cunho prtico pode fazer com que as pessoas se sintam capazes de promover mudanas em suas vidas. Isto pode ser atravs da ao, da criao de uma rede de contatos, ou pela compreenso de questes relativas sade e educao. Informao sobre a lei pode ajudar as pessoas a confrontar casos de abuso dos direitos humanos. H muitas formas de compartilhar informao. As paredes podem ser usadas como mural de notificaes e informaes. Pginas simples de notcias podem ser produzidas, foto copiadas e distribudas. Rdios comunitrias, particularmente quando transmitidas nos idiomas locais, podem provocar um grande impacto. Isto d condies s pessoas para contarem suas histrias, para compartilhar informao no momento em que elas so necessrias, dicas a respeito de cuidados infantis e cuidados de sade, e avisos de reunies e eventos.

44

SEO R19

Discusso

R19

Leia Neemias 8:1-18. O Rei da Babilnia invade Jud, destruindo o templo e

levando quase todo o povo de Israel para o exlio. O exlio durou 70 anos. Neemias ento obedeceu direo de Deus reconstruindo as muralhas da cidade. O povo ento se reuniu para ouvir Esdras ler a palavra de Deus, o que no havia sido feito durante 70 anos. De que maneira eles se prepararam para ouvir a palavra de Deus nos versculos 1-6? O que podemos aprender disso?
Qual foi o papel dos levitas ou sacerdotes (versculos 7-9)? Quem nos ajuda a

compreender a palavra de Deus hoje?


Como foi que o povo reagiu quando eles compreenderam o significado do que lhes

era ensinado (versculo 9)? Em algum momento reagimos da mesma maneira?


De que maneira Neemias e os levitas os encorajaram a reagir nos versculos 10-12? Os versculos 13-17 descrevem como as pessoas reagiram ao ensinamento a respeito

da Festa dos Tabernculos (Levtico 23:33-43), construindo abrigos feito de galhos, nos quais moraram durante sete dias. Qual era a reao deles esta celebrao? Que oportunidade ns temos de celebrar, estudar e louvar juntos como cristos desta maneira? Se no temos, poderamos planejar para que isso acontecesse?
Esse tempo de ensino permitiu que todos os que no sabiam ler se beneficiassem de

maneira plena. O que podemos fazer para que os analfabetos possam se beneficiar plenamente de ensinamentos cristos e de informaes prticas? Como que as pessoas podem ser alfabetizadas na nossa comunidade?
Que barreiras as crianas da nossa comunidade podem vir a enfrentar que as

impeam de freqentar, ou mesmo de completar o ensino bsico?


Professores mal treinados, a falta de equipamentos e livros, ou turmas grandes,

podem tornar o ensino menos efetivo. De que maneira pais e lderes comunitrios podem oferecer apoio, e influenciar a qualidade do ensino nas nossas escolas?
Que barreiras as pessoas da nossa comunidade encontram quando buscam

informaes?

Artigos 18, 19, 26, 27 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
45

O cuidado com o meio ambiente


O meio ambiente pertence a Deus, mas compartilhado com cada ser humano vivo. Temos uma mordomia compartilhada no que se refere a cuidar do meio ambiente. Contudo, algumas companhias e pases vem o meio ambiente com sendo algo que a eles pertence e o lugar de onde iro obter ganhos de curto prazo, ao invs de investir no futuro do nosso planeta. Freqentemente, cuidar do meio ambiente visto como sendo algo que s os ricos podem se dar o luxo de fazer, ao invs de ser visto pelo ponto de vista dos pobres como sendo algo que os preocupa. So os pobres que mais sofrem quando o nosso meio ambiente danificado. Eles tm poucas escolhas, e geralmente, so forados a viver em reas de maior risco ambiental terrenos em declive elevado com risco de desmoronamento, reas propensas a enchentes, ou onde a gua ou a terra podem estar poludas. Em geral, a extrao dos recursos naturais como o petrleo, carvo mineral, minrios e madeira feita de forma a maximizar os lucros para os indivduos envolvidos na empreitada, com mnima proteo contra os danos ambientais.

46

SEO R20

Discusso

R20

Leia Salmos 104. Este salmo contm algumas imagens incrveis. Pensem sobre as

imagens apresentadas nos versculos 2, 3 e 4 e usem a sua imaginao. De que maneira essas imagens ajudam voc a compreender a grandeza de Deus?
Os versculos 5 a 9 descrevem um pouco a maneira como Deus criou o nosso

mundo. Passamos tempo suficiente maravilhando-nos com a sua criao?


Os versculos 10 a 30 nos do uma imagem de como Deus mantm a ordem dentro

da sua maravilhosa criao, tanto na terra quanto no mar. De que maneira vemos Deus renovando a face da terra em nossas vidas?
Como podemos refletir os cuidados de Deus com a sua criao, cuidando ns

mesmos do meio ambiente nossa volta?


No versculo 31, lemos que Deus se regozija no seu trabalho. Existem situaes

perto de ns onde pessoas causaram danos ao meio ambiente? (Por exemplo, lixo, gua poluda, eroso ou condies de habitao subumanas?) O que podemos fazer para melhorar essas condies para que Deus de fato se regozije?
Achamos mais fcil bendizer a Deus pela sua criao maravilhosa e por sua

majestade, ou mais fcil trazermos as nossas necessidades pessoais perante ele?


Podemos pensar em exemplos na nossa sociedade onde o meio ambiente no

tratado com respeito e boa mordomia? Quais so as conseqncias? Quem sofre?


Quais aes podemos tomar para melhorar o meio ambiente nossa volta em

nossas casas ou comunidades?


Quem so os proprietrios, ou quem controla as terras que no so usadas para a

agricultura na nossa regio (como florestas, montanhas, desertos ou lagos)? Qual o cuidado dado a estas reas e qual a proteo oferecida a elas?
Quais desastres naturais ocorrem em nosso pas? Quais so as suas causas?

Iniciativas esto sendo tomadas para reduzir o impacto causado por esses desastres? Existem organizaes que possam ajudar as pessoas a se prepararem melhor?

Artigos 1, 29 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas


47

O direito ao trabalho
A expectativa que as pessoas tero de trabalhar para poder viver pode ser encontrada em toda a Bblia. Em 2 Tessalonicenses 3:6-10, Paulo deixa bem claro o valor do trabalho. As pessoas podem trabalhar para plantar ou colher, cuidar de membros da sua famlia, ou podem ainda trabalhar para ganhar dinheiro e com esse dinheiro, adquirirem alimentos. As pessoas deveriam ter alguma escolha em relao ao tipo de trabalho que possam fazer e, numa situao ideal, o seu trabalho deveria trazer-lhes alguma satisfao. A capacidade de trabalho do indivduo no deve ser objeto de explorao por outros. Ao trabalhar para possveis empregadores, as pessoas deveriam receber um pagamento justo, com salrios iguais pagos a homens e mulheres por trabalhos iguais. Os trabalhadores deveriam ter pequenos descansos ao longo da sua jornada de trabalho, trabalhar uma quantidade razovel de horas e ter, a cada semana, um tempo de descanso regular para adorao e descanso. Pessoas com deficincia deveriam ter oportunidades de trabalho. Os sindicatos podem ajudar a proteger os trabalhadores de condies precrias de segurana e de injustias no trabalho. As pessoas tm o direito de criar sindicatos e de fazer parte deles. Crianas com menos de 14 anos de idade no deveriam trabalhar por perodos longos. Isto ir impedi-los de freqentar a escola e de se transformarem em adultos saudveis. H uma enorme diferena entre esperar que as crianas contribuam nas tarefas domsticas e explorar sua capacidade de trabalho.

48

SEO R21

Discusso

R21

Leia Mateus 20:1-16. Em nossa regio, onde que as pessoas se renem na

esperana de encontrar trabalho? Para os trabalhadores, quo difcil encontrar trabalho temporrio?
Que acordo de pagamento fez o dono das terras com os primeiros quatro grupos

que ele contratou (versculos 1-5)? Qual foi a resposta dos trabalhadores?
O dono das terras negociou pagamento com o ltimo grupo de trabalhadores que

ele contratou na dcima-primeira hora? Por que eles no lhe perguntaram sobre isto? Existem diaristas em nossa regio numa posio tal que possam discutir o nvel do seu salrio?
Voc acha que as pessoas que trabalharam o dia inteiro tinham razo de reclamar?

Ns freqentemente reclamamos quando vemos que outros parecem receber melhor tratamento que ns?
O dono das terras honrou sua promessa de pagamento? O que acontece em nossa

regio quando empregadores deixam de honrar acordos feitos, especialmente quando estes acordos no so escritos?
Quem que o dono das terras representa nesta parbola? E os trabalhadores?

De que maneira esta parbola nos ajuda a compreender as nossas diferentes situaes na vida?
Esta parbola tem um significado mais profundo. Ela nos ensina que a graa de

Deus distribuda a todos e nada podemos fazer para merec-la. Qualquer que seja a nossa situao de vida, sua graa faz cada um de ns ser igual perante ele. Como nos sentimos diante desta maravilhosa verdade?
Que dificuldades enfrentam os migrantes em encontrar trabalho em nosso pas? So dignas de considerao especial em nosso pas as mulheres grvidas

trabalhadoras ou as trabalhadoras que tm crianas pequenas? O que mais poderia ser feito para apoi-las?
O nosso governo toma providncias para que os trabalhadores no sejam

explorados ou que no tenham de enfrentar condies perigosas de trabalho? Como poderamos estimul-lo a melhorar estas condies?
A Fairtrade Labelling Organisation e a Organizao Internacional do Trabalho

(confira na pgina 64) trabalham para garantir que todos os trabalhadores sejam tratados de maneira justa. Existem quaisquer questes sobre as quais gostaramos de receber seus conselhos?

Artigos 4, 23, 24 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
49

O direito propriedade
Todo indivduo tem o direito de possuir bens e propriedades e a morar em algum lugar onde ele possa cuidar de si prprio. Pessoas que se mudam para uma regio nova, com freqncia encontram moradias nas periferias da cidade, aonde podem correr o risco de serem removidas por pessoas de fora que querem explorar aquela rea. Isso significa que pouco provvel que elas queiram investir na melhoria das suas casas. Essa falta de segurana torna mais difcil a tarefa de procurar trabalho e meios de gerar renda. Muitas vezes as pessoas pobres no tm documentos legais de propriedade ou reconhecimento de que sejam donas das suas terras ou bens, mesmo que as suas famlias tenham sido donas desses bens ou terras durante muitas geraes. Em reas rurais as pessoas podem perder as suas terras ou bens como resultado de dvidas, ou porque no compreendem a importncia de terem documentao de propriedade dessas terras ou bens. Isso significa que elas no tm o direito de decidir sobre o uso desta terra, ou mesmo de praticar boa mordomia sobre elas. Aluguis altos (freqentemente uma percentagem da colheita) significam que elas no iro conseguir sair do ciclo de pobreza. Esposas, juntamente com os seus filhos, podem perder tudo se os seus maridos morrerem. Elas podem perder suas casas, suas terras e bens para as famlias dos seus falecidos maridos. Isso, com freqncia, ir reduzi-las a uma vida de pobreza.

50

SEO R22

Discusso
Como podemos agir de maneira mais significativa?

R22

Leia Tiago 1:27. O que diz Tiago sobre aqueles que cuidam de vivas e crianas? Porque to importante assegurarmos que as vivas possam manter posse sobre

as terras e as casas dos seus falecidos maridos?


Quais formas de proteo existem para as vivas que se mostram vulnerveis s

suas prprias famlias, comunidades ou estado?


Quais so os costumes sociais em nossas comunidades em relao propriedade

da terra?
De que maneira as leis do pas apiam esses costumes? As mulheres podem ser donas de terras e bens? De que maneira podemos apoiar

as mulheres para que elas possam ser donas de terras ou bens? Que diferena isso faria para as mulheres?
Que medidas as pessoas podem tomar para registrar o seu direito sobre bens e

terras? Existem organizaes que possam ajudar nisso?


Em nossa sociedade, com que freqncia as pessoas perdem os seus direitos s

terras ou bens devido ignorncia, dvidas ou corrupo? O que pode ser feito para confrontar isso?

Artigos 6, 17, 28 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
51

Direitos especiais para as crianas


A Bblia d destaque ao interesse especfico de Deus pelas crianas. Temos a responsabilidade de cuidarmos das crianas, protegendo-as, para que elas possam usar os dons dados a elas por Deus, com toda a sua potencialidade. A Conveno sobre os Direitos da Criana (CDC), promulgado pelas Naes Unidas em 1989 foi uma realizao histrica ao reconhecer que as crianas tm direitos particulares. Essa conveno foi aprovada em todos os pases (exceto nos Estados Unidos e na Somlia) Ela inclui esses direitos:

Crianas devem ter suas necessidades de moradia, alimentao e sade atendidas. O desenvolvimento das crianas deve ser estimulado. Elas tm o direito de brincar, direito educao, curiosidade, informao, e liberdade de pensamento e religio. Crianas tm o direito de serem protegidas contra todas as formas de abuso, maus tratos, tortura, explorao sexual, participao em conflitos armados, trabalho infantil e a discriminao. Crianas tm o direito de participar das decises que possam afet-las e afetar a sua comunidade.

Cada um de ns responsvel por garantir que esses direitos sejam respeitados em prol de todas as crianas.

52

SEO R23

Discusso

R23

Leia Mateus 18:1-6. Os discpulos queriam saber quem seria o maior no reino

dos cus. Jesus responde trazendo uma criana para dentro da roda de conversa.
Que valor Jesus d criana? Leia Mateus 18:10-14. No versculo 10, Jesus enfatiza o valor da criana.

Ele ento usa uma parbola a respeito de pastores para explicar a sua resposta. Ele fala do trabalho de pastores que cuidam das suas ovelhas vinte e quatro horas por dia, em todo tipo de clima. Quem as ovelhas representam? (Veja Joo 10:16) Que caractersticas possuem?
O que faz o pastor no versculo 12? Porque ele faz isso? Qual a reao do pastor quando ele encontra a ovelha no versculo 13? O que Jesus quis nos ensinar atravs dessa parbola? Qual a vontade de Deus

para cada um desses pequeninos? Existem crianas que se sentem perdidas na nossa sociedade? Que coisas prticas teramos de fazer para que cumprssemos a sua vontade?
De que maneira nosso governo garante a proteo das crianas contra maus tratos

(por exemplo, no trabalho infantil ou quando crianas so usadas como soldados mirins)? Existem outras maneiras pelas quais o governo pudesse assegurar que mais proteo fosse oferecida?
Todas as crianas na nossa regio tm a oportunidade de freqentar uma escola de

ensino bsico? Se no tem, como poderamos promover, junto ao governo, o direito de todos terem acesso educao?

Artigos 25, 26 Conveno dos Direitos da Criana das Naes Unidas


53

Desobedecendo lei
Em geral, as leis de cada pas so feitas de maneira cuidadosa, buscando o bem-estar dos seus cidados. Como cidados responsveis, importante que obedeamos a lei, para o bem do pas. Contudo, existem algumas leis que sabemos no serem nem equnimes, nem justas com todos. Algumas leis talvez s beneficiem os ricos. Algumas leis causam um sofrimento real para as pessoas pobres ou certos grupos. Por exemplo, em alguns pases proibido ser cristo! possvel que em certas circunstncias possamos sentir que mais importante questionar a lei do que obedec-la, em funo daqueles que esto sofrendo seus efeitos. Ao levantar-se o nvel de conhecimento de todos em relao a leis injustas, talvez possamos ajudar a encontrar novas solues, novas esperanas, e novas vozes de oposio para libertar as pessoas daquela ameaa.

54

SEO R24

Discusso

R24

Leia xodo 1:15-22. O povo de Israel vivia exilado no Egito. Mesmo vivendo no

exlio eles conheciam a bno de Deus e continuavam a se multiplicar. Os egpcios se alarmavam com isso. Eles usavam os israelitas para fornecer-lhes trabalho escravo. Qual era o propsito da nova lei promulgada pelo rei do Egito (nos versculos 15 e 16)?
Por que as parteiras desobedeceram a lei? O que disseram em sua defesa quando

foram questionadas pelo rei? O que podemos aprender da sua ao e meio de defesa?
Qual foi o resultado da sua ao sobre as outras parteiras (versculos 20-21)? O que devemos fazer quando nos deparamos com leis que claramente vo contra

os ensinamentos de Deus? Podemos nos lembrar de alguns casos?


O que poderamos fazer para despertarmos o interesse e a preocupao das pessoas

por tais leis?


Quais aes poderamos adotar individualmente, como um grupo ou como igreja?

Estamos preparados a encarar uma reao potencialmente violenta, reagindo de forma no violenta?
Nos Estados Unidos, em 1955, uma mulher negra, comum, chamada Rosa Parks,

recusou-se a abrir mo, para um branco, do lugar no qual havia se sentado no nibus e ao qual tinha direito. Isso levou sua priso, encarceramento e um enorme boicote dos nibus por parte dos negros e, finalmente, a mudanas nas leis de relacionamento racial. Podemos nos lembrar de outros exemplos em que pessoas desobedeceram a leis injustas e promoveram o bem atravs das suas aes?

Artigos 6, 8, 19, 20 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
55

Trabalhando com organizaes


Quando as pessoas se envolvem na busca de justia para outros, elas muitas vezes precisam da ajuda, apoio e orientao de organizaes no governamentais da localidade que representem interesses locais. medida que as pessoas ganham confiana em sua habilidade de advogar em prol de mudanas positivas locais, elas podem sentir-se mais confiantes a respeito de uma atuao em escala regional. Advogar em prol de direitos em mbito local s pode ter um impacto limitado. Muitas vezes, necessrio buscar influenciar em escala nacional para assegurar a defesa dos direitos humanos. Isso envolve advogar em prol dos direitos em mbito nacional ou internacional. Os funcionrios de uma ONG talvez possam fornecer informaes sobre questes legais, orientaes sobre que aes podem ser tomadas, e estar preparados para disponibilizar os recursos materiais dos seus escritrios. Eles podem compartilhar aprendizado e registros de casos vindos de outros pases. Algumas ONGs talvez possam levar questes de defesa de direitos para um nvel internacional. Cristos talvez possam considerar a possibilidade de participarem, de uma maneira mais plena, do processo decisrio e da elaborao das polticas pblicas do seu pas tornando-se polticos.

56

SEO R25

Discusso

R25

Leia xodo 2-5. Essas histrias a respeito de Moiss mostram diferentes estgios de

defesa de direitos e diferentes abordagens que podemos usar quando advogamos em prol de uma causa. Em primeiro lugar, devemos estar plenamente conscientes da situao dos outros, devendo tambm sentir compaixo para com eles (xodo 2:11). Quem que Deus pode estar querendo que ajudemos? Como podemos descobrir mais a respeito do que est acontecendo com eles?
Em xodo 2:15 a 3:22 aprendemos que levou muitos anos at que Moiss fosse

chamado por Deus para ir ao encontro do Fara para tirar o povo de Deus, os israelitas, do Egito. De que maneira Deus equipou Moiss (4:1-9)? De que maneira Deus pode estar nos preparando e nos equipando para adotarmos alguma ao futura? Quais so os perigos de nos colocarmos em alguma situao de maneira apressada, buscando assim ajudar as pessoas?
Moiss poderia ter se conservado numa posio de conforto, como neto do Fara.

Contudo, ele abriu mo de sua posio de privilgio para ajudar os israelitas. Ao buscar ajudar os outros, ns contabilizamos de antemo os custos para ns mesmos? Estamos prontos a nos sacrificarmos de alguma maneira?
Lemos em xodo 4:10-31 que Moiss recebe a ajuda de Aro e o apoio dos lderes

israelitas. Conseguimos identificar outras pessoas para nos ajudar? Que organizaes conhecemos que esto trabalhando com questes de defesa de direitos? Onde poderamos obter mais informaes? Quem mais poderia vir trabalhar conosco?
Moiss encarou dificuldades e reveses considerveis medida que ele tentava

mudar a situao do povo (xodo 5 6:1). Como lidou com essas dificuldades? Qual foi a reao de Deus? Como lidamos com dificuldades e oposio? Como podemos lidar com as dvidas e preocupaes daquelas pessoas que estamos tentando ajudar?
Quais exemplos conhecemos de campanhas anteriores de defesa de direitos? Que

estmulo podemos obter desses exemplos? Quais lies podemos aprender deles?
De que maneira as ONGs que esto trabalhando com questes de defesa de direitos

podem nos encorajar e nos guiar naquilo que esperamos poder fazer?

Artigos 19, 28, 29 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
57

O papel da Igreja
Deus enviou o seu filho Jesus para estabelecer a justia no mundo. As igrejas precisam participar da preocupao de Jesus em relao aos pobres e oprimidos. A Bblia deixa bem claro que, como cristos, devemos compartilhar a paixo de Deus pela justia. Isso no significa unicamente que devamos viver vidas boas como pessoas. Ns tambm devemos tentar corrigir o que h de errado na nossa sociedade, fazendo com que a retido prevalea. Lderes de igrejas podem expressar-se com uma autoridade considervel em relao a muitas situaes. Eles podem contestar leis injustas, e promover e defender os direitos de pessoas pobres. Atravs do seu exemplo e liderana, eles podem servir de inspirao, direcionando e encorajando as suas igrejas para agir promovendo a justia. Isso pode ser feito atravs da orao e da doao, oferecendo cuidados prticos, denunciando, e atravs de diferentes abordagens do trabalho de promoo de direitos em prol daqueles que esto sofrendo. Geralmente ser uma combinao de todas essas coisas. Deus quer que a retido flua da sua igreja da mesma forma que a gua flui num rio caudaloso. A igreja deveria prover liderana e inspirao para um amplo leque de aes sociais que tenham como alvo trazer justia a um mundo que sofre.

58

SEO R26

Discusso

R26

Leia Ams 5:1-24. Ns lemos no livro de Ams a respeito de quo injusta era

aquela poca. Os direitos das pessoas pobres no eram respeitados (versculo 11), o suborno era comum (versculo 12) e aqueles que lutavam pela justia e a verdade eram desprezados (versculo 10).
O que nos dizem os versculos 7, 10, 11 e 12 a respeito do comportamento das

pessoas em relao aos seus vizinhos?


O que Deus condena no versculo 21? O que significava para um israelita daquela

poca a celebrao dos festivais religiosos? Existem situaes similares, hoje, na forma com que praticamos a nossa f?
O que sugere o profeta no versculo 24, em lugar destes festivais religiosos, como

um exemplo de uma forma verdadeira e aceitvel de agirmos para com Deus?


Nossa adorao carece de preocupao por aqueles que sofrem, ou que so

tratados de uma maneira injusta? Cristos freqentemente pensam que esses problemas nada tm a ver com a sua f. Que poderamos dizer a eles como resposta?
Como podemos incluir a nossa preocupao com a justia social no cerne da nossa

adorao?
Desafiar a injustia requer coragem considervel e persistncia. Com que foras a

igreja pode contar para que possa agir?


Leia Miquias 6:8. O que Deus pede de ns? Quo efetivo somos no desempenho

desses trs mandamentos? Qual desses achamos o mais desafiador? Vamos fazer deles a nossa orao para encontrarmos a direo certa no futuro.

Artigos 3, 7, 8, 27, 29 A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas
59

APNDICE

A Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas


No dia 10 de dezembro de 1948, a Assemblia Geral das Naes Unidas adotou e proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos. Aqui temos um resumo simplificado.

Artigo 1

Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Eles devem agir com respeito em relao uns aos outros. Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. Todo o homem tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos esto proibidos em todas as suas formas. Ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, igual proteo da lei. Todo o homem tem o direito de receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Ningum ser arbitrariamente preso ou detido.

Artigo 2

Artigo 3

Artigo 4

Artigo 5

Artigo 6

Artigo 7

Artigo 8

Artigo 9

60

Artigo 10

Todo o homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Todo o homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente, at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. Ningum poder ser culpado por qualquer ao que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Ningum ser sujeito a interferncias arbitrrias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques sua honra e reputao. Todo o homem tem direito proteo da lei contra tais interferncias arbitrrias ou ataques. Todo homem tem direito liberdade de locomoo no seu prprio pas. Todo o homem tem o direito de deixar de maneira desimpedida o seu pas e a este regressar. Todo o homem, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. Todo homem tem direito a uma nacionalidade e o direito de mud-la. Ningum poder perder sua nacionalidade sem que haja alguma razo pertinente. Homens e mulheres, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento e o casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes. A famlia tem direito proteo do estado. Todo o homem tem direito propriedade, s, ou em sociedade com outros. Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo 11

Artigo 12

Artigo 13

Artigo 14

Artigo 15

Artigo 16

Artigo 17

61

Artigo 18

Todo homem tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar, praticar ou ensinar a sua religio ou crena. Todo homem tem direito liberdade de opinio e expresso, incluindo o direito de buscar e compartilhar informaes e idias. Todo homem tem direito liberdade de reunio, a organizar passeatas de cunho pacfico, e a formar grupos. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Todo homem tem o direito de tomar parte no governo de seu pas diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. Todo homem tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, onde todos podem votar e o seu voto ser secreto.

Artigo 19

Artigo 20

Artigo 21

Artigo 22

Toda pessoa tm direito segurana social e s realizaes econmicas, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao seu desenvolvimento como indivduo. Todo homem tem direito ao trabalho e livre escolha do seu emprego. Todo homem tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure uma existncia compatvel com a dignidade humana, com salrios iguais para tarefas iguais, sem nenhuma discriminao. Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteo de seus interesses. Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e a frias remuneradas peridicas. Todo homem tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem-estar. Isto inclui alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis. Todos tm direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de

Artigo 23

Artigo 24

Artigo 25

62

subsistncia em circunstncias fora de seu controle. A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social.
Artigo 26

Todo homem tem direito instruo, que dever ser gratuita e obrigatria nos graus elementares e fundamentais e que ir promover a compreenso e respeito pelos direitos humanos. A educao em nvel superior dever estar disponvel a todos baseada em mrito. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos. Todo o homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de desfrutar das artes (tal qual msica, peas teatrais, exposies e poesia) e de participar do progresso cientfico e de desfrutar de seus benefcios. Todo homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados. Todo homem tem deveres para com a comunidade e s poder se desenvolver plenamente como indivduo no momento que estiver cumprindo esses deveres. No exerccio de seus direitos e liberdades, todo homem estar sujeito apenas s limitaes determinadas pela lei, para assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem ou satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar da sociedade como um todo. Nada nesta Declarao d a algum o direito de destruir os direitos e liberdades de outros.

Artigo 27

Artigo 28

Artigo 29

Artigo 30

63

Leitura recomendada
Kit de defesa de direitos: 1 Compreenso da defesa de direitos, 2 Ao prtica na defesa de direitos (2002) escrito por Graham Gordon. Publicado pela Tearfund. What if you got involved? Taking a stand against social injustice (2003) escrito por Graham Gordon, Paternoster Press. Good news about injustice (2002) escrito por Gary Haugen, Inter Varsity Press. Justice, mercy and humility: integral mission and the poor (2002) escrito por Tim Chester, Paternoster Press. Questioning the basis of our work: Christianity, childrens rights and development (2004) compilado por Judith Ennew e Paul Stephenson. Publicado pela Tearfund. For all peoples and all nations: Christian churches and human rights (2005) escrito por John Nurser. Publicaes WCC. Human rights for human dignity: A primer on economic, social and cultural rights (2005) pela Anistia Internacional. A completa Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas (disponvel em mais de 300 idiomas). Website: www.unhchr.ch/lang/por.htm A completa Conveno dos Direitos da Criana das Naes Unidas. Website: www.unhchr.ch/html/menu3/b/k2crc.htm

Organizaes teis
Human Rights Watch, 350 Fifth Avenue, 34th Floor, New York, NY 10118-3299, EUA Website: www.hrw.org/portuguese E-mail: hrwnyc@hrw.org Anistia Internacional Brasil, Rua Jacinto Gomes 573, CEP 90040-270, Porto Alegre (RS) Tel: (51) 2197-3245 Website: www.amnistia-internacional.pt ou www.br.amnesty.org E-mail: aiportugal@amnistia-internacional.pt ou brasil@amnesty.org ABONG Associao Brasileira de Organizaes No Governamentais Website: www.abong.org.br United Nations High Commissioner for Human Rights, 1211 Geneva 10, Suia Website: www.ohchr.org/english E-mail: InfoDesk@ohchr.org Organizao Internacional do Trabalho, 4, route des Morillons, CH-1211 Geneva 22, Suia Website: www.ilo.org ou www.oitbrasil.org.br E-mail: ilo@ilo.org ou infobra@oitbrasil.org.br Fairtrade Labelling Organisations International (FLO), Bonner Talweg 177, 53129 Bonn, Alemanha Website: www.fairtrade.net E-mail: info@fairtrade.net

64

Informaes adicionais Este guia parte de uma srie publicada pela Tearfund. Outros exemplares desta srie incluem:
Desenvolvendo capacidades de grupos locais Melhoria da segurana alimentar Crdito e emprstimos para pequenas empresas Agroforestry Preparando-se para desastres Mobilizao da comunidade Alimentao saudvel Mobilizao da Igreja Respondendo ao VIH/HIV e SIDA com maior eficcia Incentivando a boa higiene e o saneamento

Todos esto disponveis em ingls e a maioria em francs, espanhol e portugus. Estes guias esto disponveis gratuitamente atravs do website: www.tearfund.org/tilz Para as organizaes que desejarem traduzir estes materiais para outras lnguas, h um CD Rom com arquivos de design e lay-out e detalhes completos podem ser obtidos no website. Para as organizaes que estiverem planejando encontros de treinamento para ensinar pessoas a usarem ou traduzirem os materiais PILARES, h um manual no website. Escreva para: Resources Development, Tearfund, 100 Church Road, Teddington, Middlesex, TW11 8QE, Reino Unido E-mail: pillars@tearfund.org

Buscando justia para todos Um Guia PILARES escrito por Isabel Carter, Ruth Alvarado e Alfonso Wieland ISBN 978 1 904364 70 2 Publicado pela Tearfund

17831 (0107)

100 Church Road, Teddington, TW11 8QE, Reino Unido

Potrebbero piacerti anche