Sei sulla pagina 1di 6

LNGUA PORTUGUESA, DIVERSIDADE, VARIAES E PADRO NORMATIVO: UM ENFOQUE NO ENSINO DE PRODUO ESCRITA.

Cloves da Silva Junior1

Resumo: O presente trabalho tem por finalidade a compreenso do problema existente entre a complexidade do ensino de gramtica normativa e sua aceitao pelos estudantes. Tem-se que existe uma gramtica internalizada dentro de cada ser humano vivente, porm, ao se estudar gramtica o professor depara-se com um enorme obstculo, posto que os estudantes no conseguem compreender o padro normativo exigido. Alm disso, so visveis as variaes lingsticas em nosso pas e que so ignoradas na maioria das vezes, uma vez que muitos estudiosos acreditam na unidade da lngua portuguesa. Palavras Chave: Lngua Portuguesa Gramtica Normativa Escola Dificuldade de aprendizagem Brasil. Abstract: The present work has for purpose the understanding of the existent problem between the complexity of the teaching of normative grammar and your acceptance for the students. It is had that a internal grammar exists inside of each alive human being, however, when studying grammar the teacher comes across an enormous obstacle, position that the students don't get to understand the demanded normative pattern. Besides, it is visible the linguistic variations in our country and that are most of the time unknown, once many studious they believe in the unit of the Portuguese language. Key words: Portuguese language - Normative Grammar - School - Learning difficulty Brazil. Atualmente o ensino de gramtica tem sido um grande problema para estudantes e, inclusive, professores de toda a rede de ensino do nosso pas. Um grande obstculo que tende a no ser derrubado, devido complexidade com a qual ensinada. Contanto, faz-se necessrio esboar um pouco do desenvolvimento da escolarizao no Brasil. Com a chegada do Marqus de Pombal houve a represso do uso das lnguas indgenas, como ressalta Rosa Virgnia Mattos e Silva em sua obra O portugus so dois: novas fronteiras, velhos problemas. Dessa forma, o Brasil foi tirado de um rumo que poderia t-lo levado a ser um pas de base lingstica indgena. Vale ressaltar tambm que no incio do
1

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras: Portugus/Ingls e respectivas literaturas da Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de Jussara, sob orientao da professora Helda Nbia Rosa.

sculo XIX, em 1808, com a trasladao da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, houve a imposio do ensino da lngua portuguesa a todos que aqui viviam. Assim, a lngua portuguesa, que s atingia as pessoas da classe alta da sociedade, inclusive os escritores e outras pessoas importantes, passou a sobrepor-se aos diversos grupos sociais da poca, e o policiamento gramatical, conseqentemente, passou a ser parte das preocupaes da chamada elite brasileira, o que persiste at hoje (SILVA, 2004, p. 134). Observa-se ainda que antes do sculo XIX, entre os sculos XVI e XVIII, a Companhia de Jesus veio at o Brasil com a finalidade de catequizar uma estrita minoria da elite da poca. Hoje em dia, so visveis as inadequaes da escrita e da fala de vrios educandos/estudantes, tanto dos 1, 2 e 3 graus, contudo, o padro normativo requerido a todos os escolarizados, haja vista que passam um bom tempo na escola. A esse respeito Rosa Virgnia relata que:
Os vrios anos de escolarizao no vm resolvendo o chamado domnio da lngua portuguesa, da decorrendo os clichs generalizante de puristas e assemelhados sobre empobrecimento, decadncia, degradao, degenerao, etc. do portugus brasileiro. De fato, tal situao, em muitos dos seus aspectos, reflete mudanas lingsticas consistentes, decorrentes da histria passada e da realidade social do presente. (SILVA, 2004. p. 128).

Destarte, conclui-se que essa uma grande preocupao de todos os professores, bem como daqueles que trabalham na rea da educao, posto que a lngua portuguesa est sendo considerada difcil, quando todos ns, brasileiros, sabemos us-la corretamente na fala. Diante disso, percebe-se que o erro est na transposio da fala para a escrita, pois, nascemos construindo oraes gramaticalmente/sintaxicamente corretas, ou seja, sabemos que ao construir uma frase/orao/perodo precisamos de um sujeito, que praticar uma ao, que poder ou no ter um objeto, e os demais complementos.

Alm disso, a autora supra mencionada diz que a escola no tem como dar conta da transmisso do padro lingstico preconizado pela tradio gramatical normativa. A

explicao encontra-se na fala que o aluno tem ao entrar na escola e o padro normativo, isto , as situaes diferentes, a linguagem que ele vivencia e a linguagem exigida na escola, so, muitas vezes, bastante contraditrias. Sobre o assunto, o autor Luiz Carlos Travaglia, na obra Gramtica e Interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus, aborda que: o ensino de Lngua Materna se justifica prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competncia comunicativa dos usurios da lngua, isto , a capacidade do usurio de empregar adequadamente a lngua nas diversas situaes de comunicao. Dessa forma, como explica Travaglia, o ensino de lngua portuguesa deve conceder ao aluno a competncia de comunicar-se. Pressupe-se ento, que o professor no deve ter o ensino de lngua portuguesa centrado na gramtica, posto que deve habilitar o aluno a exercer sua cidadania e autonomia, e para isso necessrio a habilidade da comunicao. Em 1920, o escritor Carlos Drummond de Andrade escreve um poema sobre seus tempos de escola a respeito, especificamente, da Lngua Portuguesa: Aula de Portugus A Linguagem na ponta da lngua to fcil de falar e de entender A linguagem na superfcie estrelada das letras sabe l o que ela quer dizer? Professor Carlos Gis, ele quem sabe e vai desmatando o amazonas da minha ignorncia.

Figuras de gramtica, esquipticas atropelam-se, aturdem-me, seqestram-me. J esqueci a lngua em que comia em que pedia para ir l fora, em que levava e dava pontap A lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a prima. O portugus so dois; o outro, mistrio.

Atravs do poema acima, Drummond expressa que a lngua portuguesa era fcil, at o momento em que vai para a escola, porm, depois que conhece a gramtica ele j no sabe mais qual lngua ele fala, conforme cita Rosa Virgnia, 2004:
Assim Drummond (1988: 646-647) desaprendia a linguagem na ponta da lngua to fcil de falar e entender e adquiria o outro e misterioso portugus, conduzido atravs do amazonas de sua ignorncia pelo professor Carlos Gis, gramtico mineiro, estabelecido desde a primeira metade deste sculo como um dos normativistas mais respeitados do Brasil. (SILVA, 2004. p. 130).

Tal fato demonstra claramente como a gramtica vista pelos estudantes atravs do olhar crtico de Drummond. Ao iniciar os estudos gramaticais, o aluno sente medo em expressar-se, pois afinal existem vrias regras que ele desconhece e que o atropelam. Pode-se dizer que a partir da, decorre o bloqueio que o estudante apresenta em no conseguir aprender gramtica, quando ela poderia facilmente ser associada fala que o aluno j conhece, ou seja, apropriar-se do seu conhecimento de mundo, conforme indica os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Lngua Portuguesa, e assim, aprender a lidar com esse bicho de sete cabeas. Rosa Virgnia tambm cita que se a criana desenvolve uma gramtica consistente no processo de aquisio da sua lngua materna, s pode adquirir a nova gramtica da escola

como se fosse uma lngua estrangeira., confirmando o que foi dito acima, acerca do bloqueio mental que o aluno constri em sua cabea. Regularizar esta situao requer muito esforo, tanto por parte dos alunos, como por parte dos professores. necessrio uma boa formao e aprofundamento neste tema, visando conscientizar o aluno de que ele no est estudando algo desconhecido totalmente pelo mesmo. Sobre a gramtica, os PCNs de Lngua Portuguesa expem que:
(...) no se justifica tratar o ensino gramatical desarticulado das prticas de linguagem. o caso, por exemplo, da gramtica, que ensinada de forma descontextualizada, tornou-se emblemtica de um contedo estritamente escolar, do tipo que s serve para ir bem na prova e passar de ano. (PCN Lngua Portuguesa, p. 28).

Depreende-se ento que no h propsito, em ensinar gramtica demasiadamente, visto que, como citado acima, este ensino utilizado somente para passar de ano. Os PCNs de Lngua Portuguesa enfatizam a necessidade de capacitar os alunos nas habilidades de produo oral e escrita, tendo em vista que este conhecimento , e ser mais usado por eles, seja enquanto estudantes, seja enquanto futuros cidados. Quanto variao lingstica, em algumas regies, notam-se diferena na pronncia, no emprego de palavras, da morfologia, identificando os falantes das comunidades lingsticas em diferentes regies. Segundo os PCNs de Lngua Portuguesa, o uso de uma ou outra forma de expresso depende, sobretudo, de fatores geogrficos, socioeconmicos, de faixa etria, de gnero (sexo), da relao estabelecida entre os falantes e do contexto da fala. Um fato relevante, e que vem acontecendo hoje, que nas sociedades letradas h a tendncia de tomarem-se as regras estabelecidas, neste caso a gramtica, como padres de correo de todas as formas lingsticas, esquecendo-se das variaes decorrentes em algumas comunidades lingsticas, como anteriormente mencionado.

Desta maneira, uma prtica escolar equilibrada ter de adequar seus instrumentos pedaggicos e sua metodologia para o ensino do portugus brasileiro como lngua materna, e ajust-los a uma realidade lingstica e social que no s deve como no pode mais ser ignorada. (SILVA, 2004, p. 149). Acredita-se, a partir do exposto, que o ensino do portugus brasileiro deve preconizar o estudo da produo escrita, para que o aluno domine com eficincia esta habilidade que tambm muito cobrada nos dias atuais. Ocorrem muitos casos de estudantes que chegam ao ensino superior sem ter o referido domnio, demonstrando a imensa defasagem cumulada nos 1 e 2 graus do ensino. Contudo, seria necessrio uma grande mobilizao que se consiga alcanar os objetivos almejados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PCN Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Lngua Portuguesa / Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1998.

SILVA, Rosa Virgnia Mattos e. O portugus so dois: novas fronteiras, velhos problemas. 2 ed. So Paulo: Parbola Editorial, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. So Paulo: Cortez, 1996.

Potrebbero piacerti anche