Sei sulla pagina 1di 4

PlugCell GT 111 - Guia Rpido de Instalao

Caro Usurio,
Queremos parabeniz-lo por escolher a interface celular Plugcell GT 111 e dar-lhe as boas vindas a um conjunto de facilidades que sero conseguidas com o uso deste equipamento.

Funcionamento Bsico
O Plugcell GT 111 no precisa de um aparelho celular, e sim de um chip habilitado por uma operadora mvel GSM. Esse equipamento j vem com um mdulo que substitui o aparelho celular, e um conector Sim Card onde deve ser inserido o chip habilitado. possvel utilizar o Plugcell GT 111 com a tecnologia CDMA, desde que seja instalado um mdulo habilitado compatvel com a interface. Neste caso no necessrio a utilizao de chip.

Advertncias
Para manter o perfeito funcionamento do equipamento que voc acaba de adquirir, necessrio tomar alguns cuidados. Portanto, leia atentamente este guia no negligenciando nenhuma informao e observando as advertncias a seguir: - Verifique se a tenso da rede eltrica local est dentro da faixa aceitvel pelo PlugCell GT111. - No abra, no instale o mdulo, e nem toque nos componentes internos quando o PlugCell GT111 estiver ligado. - No coloque outro aparelho ou objetos diretamente sobre o PlugCell GT111. - Use apenas os acessrios recomendados e/ou fornecidos pelo fabricante. - Obedecer a temperatura recomendada para o seu perfeito funcionamento. - Mantenha-o distante de lquidos. - Consertos ou realocaes no devem ser feitos pelo usurio.

Partes do Plugcell GT 111

Figura 1 - Partes do Plugcell GT 111 A B C D E F G H I J


1 2 3

Gabinete do PlugCell Antena (1) Cabo telefnico Fonte de alimentao LED's de sinalizao Conector Jack Fmea Conector do cabo telefnico (RJ-11) Conector da antena Conector para o cabo serial (RS-232) Conector Sim Card

Parte do equipamento onde est fixada a interface celular. Amplifica o sinal da operadora mvel celular no mdulo. Conecta o equipamento central telefnica. Fornece uma tenso de 12V para o equipamento. Sinaliza algumas informaes do PlugCell GT111. Usado para conectar a Fonte de alimentao. Usado para conexo com a central telefnica. Local onde a antena deve ser conectada. (2) Usado para conectar o cabo serial , para transmisso de dados ou programao via software. (3) Local onde o chip , habilitado por uma operadora mvel, tem que ser inserido.

No fornecido com o equipamento. No fornecido com o equipamento (opcional). No fornecido com o equipamento.

Escolhendo um local adequado


Para saber a melhor posio/local para se instalar o PlugCell GT111, preciso que sejam feitos testes de sinal. Quanto melhor o sinal, melhor o nvel de comunicao. O sinal pode ser medido observando-se a barra de sinal de um aparelho celular, com a mesma tecnologia (GSM ou CDMA) do mdulo a ser utilizado, ou teste especfico, feito por tcnico especializado. O sinal mnimo para uma boa comunicao dever ser, pelo menos, dois teros do seu total. Para verificar o nvel do sinal da operadora utilizando o Software GT111 Manager, observe a indicao presente no canto superior direito da Aba <Configurao>, como mostra o detalhe da Figura 2
Figura 2

NOTA:
A Znite no se responsabiliza por falha de comunicao, proveniente do baixo nvel do sinal da operadora de celular no local em que o PlugCell GT111 estiver instalado.

Inserindo o Chip
No uso de mdulos com tecnologia GSM, o chip da linha celular deve ser inserido no conector Sim Card (ver Figura 3). Para acessar a gaveta do conector Sim Card, pressione o boto amarelo do lado direito do conector Sim Card, e em seguida insira o chip no conector Sim Card. Quando o mdulo for com a tecnologia CDMA, no necessrio o uso de chip, mas o mdulo deve ser habilitado na operadora desejada.
Figura 3

Conectando a Antena
Para que o funcionamento do PlugCell GT 111 no seja comprometido necessrio que a Antena que acompanha o produto seja bem fixada ao conector da antena do PlugCell GT 111. (Figura 4)

Fixando o PlugCell GT 111 na parede


Com o auxlio do gabarito fornecido com o equipamento, fixe o Trilho com Bucha e Parafuso N 5 e em seguida encaixe o PlugCell GT 111. A fixao pode ser feita de duas formas; lateral ou frontal, como mostra a Figura 5. (Fixao Lateral) (Fixao Frontal)

Figura 4

Figura 5

Tenso de alimentao
O Plugcell GT 111 Monocanal fornecido com uma fonte de alimentao externa com chaveamento automtico. Dessa forma, pode ser ligado com qualquer tenso de entrada entre 100-250 Vac 50-60Hz.

Conectando central PABX


Para conectar o Plugcell GT 111 a uma central PABX, utiliza-se um cabo telefnico com um par de fios e um conector RJ11 macho que deve ser conectado ao conector RJ11 fmea do Plugcell GT 111 (Figura 6). O Plugcell GT 111 deve ser conectado em uma entrada de tronco (linha externa) analgico disponvel da central PABX. Para conectar o Plugcell GT 111 a um aparelho telefnico convencional, basta ligar o cabo com o conector apropriado diretamente no aparelho telefnico.
Figura 6

LEDs de sinalizao
No Plugcell GT 111, existem trs LED's de sinalizao, conforme explicado a seguir: LED
VERMELHO AMARELO Verde BICOLOR Vermelho Status do PlugCell (ST)

FUNO
Status do mdulo (NET) Acesso (USE)

COMPORTAMENTO
Aceso S4: Mdulo funcionando Motorola Apagado Mdulo Motorola funcionamento sem Piscando S1: Procurando rede S2: Rede localizada S3: Durante a chamada ** Durante Inicializao **

Sendo acessado Inicializao Concluda Chavea de VOZ para DADOS

No esta sendo acessado Equipamento Inoperante **

Tabela de sinalizao S1 S2 S3 S4 Sinalizao 1 Sinalizao 2 Sinalizao 3 Sinalizao 4 Figura 7

Usando o Plugcell GT 111


FAZENDO UMA CHAMADA Conectado a um Telefone convencional: 1. Tire o fone do gancho; 2. Voc ouvir tom de linha do Plugcell GT 111; 3. Disque o nmero do telefone desejado. 4. Aguarde 4 segundos (ou 8 segundos para nmeros com menos de 6 dgitos) ou digite # para completar a chamada imediatamente; 5. Para desligar, simplesmente coloque o fone no gancho. Conectado Central PABX: 1. Tire o fone do gancho 2. Digite o cdigo de acesso ao tronco onde o PlugCell GT 111 est instalado. 3. Voc ouvir o tom de linha do Plugcell GT 111. 4. Disque o nmero do telefone desejado. 5. Aguarde 4 segundos (ou 8 segundos para nmeros com menos de 6 dgitos) ou digite # para completar a chamada imediatamente; 6. Para desligar, simplesmente coloque o fone no gancho. ATENDENDO UMA CHAMADA Conectado a um Telefone convencional: 1. Quando o mdulo celular conectado ao Plugcell GT 111 recebe uma ligao, a chamada encaminhada para o aparelho telefnico convencional conectado ao Plugcell GT 111; 2. O aparelho telefnico ir tocar; 3. Para atender, basta retirar o fone do gancho; 4. Para desligar, simplesmente coloque o fone no gancho. Conectado Central PABX: 1. Quando algum liga para o nmero do Sim Card ou mdulo celular conectado ao Plugcell GT 111, a chamada encaminhada para um ramal, grupo ou seqncia de ramais programados na central PABX; 2. O terminal destino ir tocar; 3. Para atender, basta retirar o fone do gancho; 4. Para desligar, simplesmente coloque o fone no gancho.

NOTA:
Caso o PABX tenha rota de menor custo, e o acesso ao PlugCell GT 111 estiver programado de acordo com essa funcionalidade do PABX, os passos 2 e 3 do tpico "Fazendo uma Chamada Conectado central PABX" devem ser desconsiderados.

Programando o Plugcell GT 111 atravs do Software GT111 Manager


A programao pode ser feita manualmente, ou seja, conectando um telefone comum ao Plugcell GT111 e utilizando os comandos de programao, ou atravs da transmisso de dados, conectando o Plugcell GT111 a um Microcomputador e utilizando o software "Plugcell GT111 Manager". Programao Manual (Por DTMF): Para entrar no modo de programao, com tom de linha ou tom de senha do PlugCell GT111, digite sustenido ( # ), a senha do nvel de programador com 4 dgitos e sustenido ( # ) novamente. Em seguida ser ouvido o tom de programao e o PlugCell GT111 estar pronto para receber comandos de programao. Para entrar no modo de programao com a senha de fbrica digite: Programao atravs do Software PlugCell GT111 Manager: necessrio que o Plugcell GT111 esteja conectado ao um Microcomputador com o Software PlugCell GT111 Manager instalado. O Software est disponvel para download no site www.zenitetecnologia.com.br.. Em seguida deve executar o Software, e na tela inicial "Aba de conexo", digitar a senha de fbrica (7764) e clicar no boto (ver Figura 8).
Requisitos mnimos: Sistema Operacional Windows 98/98SE/2003/2000/XP/NT 01 Porta serial Padro RS-232 disponvel no Microcomputador; 01 Cabo serial Padro RS-232 com conector DB-9 Fmea em uma extremidade e um DB-9 Macho na outra. Software "Plugcell GT 111 Manager instalado no Microcomputador

# 7764 #

Figura 8

NOTA:
A pinagem do Cabo de Dados ponto a ponto, ou seja, semelhante a um cabo utilizado como extensor.

Menus de Programao
A seguir esto descritas algumas das funes que podem ser programadas no PlugCell GT111.

NOTA:
Outras programaes esto disponveis no Manual de Instrues do PlugCell GT111 disponvel no site www.zenitetecnologia.com.br.

PIN Os celulares GSM possuem um cdigo de 4 dgitos chamado PIN (Personal Identity Number ou Nmero de Identificao Pessoal) que deve ser digitado quando o celular ligado. Este nmero pode ser programado para ser digitado automaticamente pelo PlugCell GT111 quando o mdulo celular for ligado. Menu Sub-menu
1 2 Alterar Remover IMPORTANTE: Para que o mdulo GSM funcione corretamente com o PlugCell GT111, devem ser tomados alguns cuidados com relao ao PIN (Personal Identity Number ou Nmero de Identificao Pessoal). Qualquer um dos procedimentos abaixo pode ser adotado: Desabilitar a requisio do PIN no chip. Programar o PlugCell GT111para inserir o PIN automaticamente. Para programar o PIN para 1234: # 1 1 # 1 # 1 2 3 4 #

Exemplo

11

Freqncia de Trabalho Para o perfeito funcionamento do PlugCell GT111 com a tecnologia GSM necessrio que seja feita a programao da freqncia de trabalho de acordo com a freqncia da operadora GSM. Verifique qual operadora ser utilizada e altere a freqncia de trabalho seguindo a tabela abaixo. Menu Sub-menu
0 1 2 3 4 900 1800 900/1900 900/1800 850/1900

Valores

Exemplo

51

Para programar a freqncia para 900 MHz: # 51 # 1 # 0 # Para programar a freqncia para 1800 MHz: # 51 # 1 # 1 # Freqncia Para programar a freqncia para 900/1900 MHz: # 51 # 1 # 2 # Para programar a freqncia para 900/1800 MHz: # 51 # 1 # 3 # Para programar a freqncia para 850/1900 MHz: # 51 # 1 # 4 #

Restaurando as configuraes de fbrica Menu Parmetros


Restaura configuraes

Exemplo
Para restaurar as configuraes de fbrica: # 99 #

99

Informaes tcnicas
Tenso de alimentao (entrada) Tenso de alimentao (sada) Consumo em repouso Consumo em comunicao Tenso de lao terminal Tenso de lao terminal com carga Corrente de lao em curto circuito Corrente de lao com carga Sinal de chamada (Ring) 100 a 240 VAC 50/60Hz 12VCC 1A 4W 12 W 48 VCC 10% 7,5 VCC 5% 33 mA 26 mA 75 VRMS 10%, 25 Hz Discagem Temperatura de trabalho Tom de sinalizao Resistncia de lao mxima Dimenses Banda GSM Banda CDMA Impedncia da Antena Conector da Antena Pulso / Tom (tronco) 0 a 40C 425 Hz, -19dBm, senoidal 600 Ohms 115 x 165 x 36mm 900/1800 MHz 850/900/1800/1900 MHz * 800/1900 MHz 50 Ohms SMA Macho (Rosca direita)

Servio ao cliente Znite


Para esclarecimento de facilidades e recursos de programao, consulte o nosso site. Entre em contato conosco para: esclarecer dvidas, dar opinies e receber informaes atualizadas sobre o Plugcell GT 111. www.zenitetecnologia.com.br
suporte@zenitetecnologia.com.br Fone: +55 83 3044-2700 Av. Jlia Freire, 1493 Expedicionrios CEP: 58041-000 - Joo Pessoa PB Brasil

Vs. EN

* Opcional

Potrebbero piacerti anche