Sei sulla pagina 1di 10

Metamodel

UML definida atravs de uma abordagem metamodelagem: um modelo especificado atravs da instanciao de elementos do modelo definidas em um metamodelo, ou seja, um modelo uma instncia de um metamodelo. Assim, o objetivo principal de um metamodelo definir como os elementos do modelo pode ser instanciado em um modelo. Esta abordagem metamodelagem pode ser aplicado de forma recursiva e, portanto, um modelo definido de um meta serve como um meta para a especificao de um outro modelo. Cada modelo (meta) representa uma camada diferente da arquitetura metamodelagem (UML).

Metamodel
Um metamodelo um modelo que representa a estrutura e semntica de um conjunto particular de modelos. Um modelo UML uma instncia do metamodelo UML. O metamodelo UML: Descreve os elementos de modelo UML. definido usando um subconjunto de UML. Est organizado na forma de pacotes.

Metamodel
A camada de meta-metamodelagem constitui a base para a arquitetura metamodelagem. A principal responsabilidade desta camada definir a linguagem para especificar um metamodelo. A meta-metamodelo define um modelo em um nvel mais alto de abstrao de um metamodelo, e normalmente mais compacto do que o metamodelo que ele descreve. Exemplos de meta-metaobjetos na camada de meta-metamodelagem so: MetaClass, MetaAttribute e MetaOperation. Um metamodelo uma instncia de uma meta-metamodelo. A principal responsabilidade da camada de metamodelo definir uma linguagem para a especificao de modelos. Metamodelos so tipicamente mais elaborado do que o meta-metamodelos que os descrevem, especialmente quando eles definem a semntica dinmica. Exemplos de metaobjetos na camada metamodelagem so: Classe, Atributo, Operao e Componente.

Stereotype
Os esteretipos permitem criar novos tipos de elementos do modelo com base nos elementos que formam o metamodelo UML estendendo a semntica da mesma. Um esteretipo proporciona uma forma de classificar elementos de tal forma que eles trabalham em alguns aspectos, tal como se fossem as ocorrncias de um novo construtor do metamodelo "virtual". Um esteretipo tambm poderia ser usado para indicar um significado ou uso diferente entre dois elementos com estrutura idntica. Um esteretipo tambm pode especificar um cone geomtrico para ser utilizado para apresentar os elementos com o estereotipo.

Stereotype
Esteretipos so meios de ampliar o vocabulrio UML. Eles so utilizados para a introduo de novos tipos de elementos do modelo. Cada esteretipo define um conjunto de propriedades que so recebidas por elementos desse esteretipo cabeceira como as regras que devem ser satisfeitas pelos elementos desse esteretipo.

Stereotype
Os esteretipos so utilizados para estender UML para criar novos elementos do modelo que podem ser usados em reas especficas.
Stereotype button CancelButton state

Profile
Um "profile" um mecanismo de extenso genrica para personalizar modelos UML para determinados domnios e plataformas. Um profile UML baseada em um conjunto de construes de extenso do metamodelo (esteretipos, valores etiquetados e restries) que permitem refinar a semntica padro de uma forma estritamente aditivo (ou seja, sem contradiz-la).

Profile
Um perfil uma extenso de referncia metamodelo, com o tpico meta-modelo, sendo a Unified Modeling Language (UML). O meta-modelo customizado para fins especficos com o uso de classes de esteretipo, que herdam atributos e funes a partir de uma meta-classe. O esteretipo tambm pode ter atributos definidos, que so chamados de valores marcados. Alm disso, as limitaes importantes podem ser definidos.

Profile
Um profile UML um pacote que contm os elementos do modelo estereotipado (e no estereotipada) que foram montados para satisfazer um conjunto de requisitos de modelagem para um domnio particular.

Graficamente, os esteretipos so definidos dentro de caixas, estereotipado estreo tipo. No exemplo, o Perfil UML WeightsAndColours define dois esteretipos, coloridas e pesadas, e indica que ambas as classes UML e associaes podem ser coloridas (ie, estereotipado colorido), mas apenas associaes podem ter um peso associado (ie, estereotipado ponderada). Elementos do metamodelo so indicadas por classes estereotipadas Metaclass.

Potrebbero piacerti anche