Sei sulla pagina 1di 8

18 Rolamentos I

A L AL AUU

18

s rolamentos podem ser de diversos tipos: fixo de uma carreira de esferas, de contato angular de uma carreira de esferas, autocompensador de esferas, de rolo cilndrico, autocompensador de uma carreira de rolos, autocompensador de duas carreiras de rolos, de rolos cnicos, axial de esfera, axial autocompensador de rolos, de agulha e com proteo.

Tipos e finalidades

Rolamento fixo de uma carreira de esferas


o mais comum dos rolamentos. Suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais e apropriado para rotaes mais elevadas. Sua capacidade de ajustagem angular limitada. necessrio um perfeito alinhamento entre o eixo e os furos da caixa.

Rolamento de contato angular de uma carreira de esferas


Admite cargas axiais somente em um sentido e deve sempre ser montado contra outro rolamento que possa receber a carga axial no sentido contrrio.

A U L A

18

Rolamento autocompensador de esferas


um rolamento de duas carreiras de esferas com pista esfrica no anel externo, o que lhe confere a propriedade de ajustagem angular, ou seja, de compensar possveis desalinhamentos ou flexes do eixo.

Rolamento de rolo cilndrico


apropriado para cargas radiais elevadas. Seus componentes so separveis, o que facilita a montagem e desmontagem.

Rolamento autocompensador de uma carreira de rolos


Seu emprego particularmente indicado para construes em que se exige uma grande capacidade para suportar carga radial e a compensao de falhas de alinhamento.

Rolamento autocompensador de duas carreiras de rolos


um rolamento adequado aos mais pesados servios. Os rolos so de grande dimetro e comprimento. Devido ao alto grau de oscilao entre rolos e pistas, existe uma distribuio uniforme da carga.

A U L A

18

Rolamento de rolos cnicos


Alm de cargas radiais, os rolamentos de rolos cnicos tambm suportam cargas axiais em um sentido. Os anis so separveis. O anel interno e o externo podem ser montados separadamente. Como s admitem cargas axiais em um sentido, torna-se necessrio montar os anis aos pares, um contra o outro.

Rolamento axial de esfera


escora simples e escora dupla Ambos os tipos de rolamento axial de esfera (escora dupla) admitem elevadas cargas axiais, porm, no podem ser submetidos a cargas radiais. Para que as esferas sejam guiadas firmemente em suas pistas, necessria a atuao permanente de uma carga axial mnima.

A U L A

18

escora simples

escora dupla

Rolamento axial autocompensador de rolos


Possui grande capacidade de carga axial devido disposio inclinada dos rolos. Tambm pode suportar considerveis cargas radiais. A pista esfrica do anel da caixa confere ao rolamento a propriedade de alinhamento angular, compensando possveis desalinhamentos ou flexes do eixo.

Rolamento de agulha
Possui uma seo transversal muito fina em comparao com os rolamentos de rolos comuns. utilizado especialmente quando o espao radial limitado.

rolamento de agulhas

A U L A

18

Rolamentos com proteo


So assim chamados os rolamentos que, em funo das caractersticas de trabalho, precisam ser protegidos ou vedados. A vedao feita por blindagem (placa). Existem vrios tipos. Os principais tipos de placas so:

As designaes Z e RS so colocadas direita do nmero que identifica os rolamentos. Quando acompanhados do nmero 2 indicam proteo de ambos os lados.

Cuidados com os rolamentos


Na troca de rolamentos, deve-se tomar muito cuidado, verificando sua procedncia e seu cdigo correto. Antes da instalao preciso verificar cuidadosamente os catlogos dos fabricantes e das mquinas, seguindo as especificaes recomendadas. Na montagem, entre outros, devem ser tomados os seguintes cuidados: verificar se as dimenses do eixo e cubo esto corretas; usar o lubrificante recomendado pelo fabricante; remover rebarbas; no caso de reaproveitamento do rolamento, deve-se lav-lo e lubrific-lo imediatamente para evitar oxidao; no usar estopa nas operaes de limpeza; trabalhar em ambiente livre de p e umidade.

A U L A

Defeitos comuns dos rolamentos


Os defeitos comuns ocorrem por: desgaste; fadiga; falhas mecnicas.

18

Desgaste O desgaste pode ser causado por: deficincia de lubrificao; presena de partculas abrasivas; oxidao (ferrugem); desgaste por patinao (girar em falso); desgaste por brinelamento.

fase

fase avanada

fase

Fadiga A origem da fadiga est no deslocamento da pea, ao girar em falso. A pea se descasca, principalmente nos casos de carga excessiva. Descascamento parcial revela fadiga por desalinhamento, ovalizao ou por conificao do alojamento.

Falhas mecnicas O brinelamento caracterizado por depresses correspondentes aos roletes ou esferas nas pistas do rolamento. Resulta de aplicao da pr-carga, sem girar o rolamento, ou da prensagem do rolamento com excesso de interferncia.

Goivagem defeito semelhante ao anterior, mas provocado por partculas estranhas que ficam prensadas pelo rolete ou esfera nas pistas.

A U L A

18

Sulcamento provocado pela batida de uma ferramenta qualquer sobre a pista rolante.

Queima por corrente eltrica geralmente provocada pela passagem da corrente eltrica durante a soldagem. As pequenas reas queimadas evoluem rapidamente com o uso do rolamento e provocam o deslocamento da pista rolante.

As rachaduras e fraturas resultam, geralmente, de aperto excessivo do anel ou cone sobre o eixo. Podem, tambm, aparecer como resultado do girar do anel sobre o eixo, acompanhado de sobrecarga. O engripamento pode ocorrer devido a lubrificante muito espesso ou viscoso. Pode acontecer, tambm, por eliminao de folga nos roletes ou esferas por aperto excessivo. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir.

Marque com um X a resposta correta. Exerccio 1 O rolamento mais comum para suportar pequenas e grandes cargas axiais com rotaes elevadas chamado: a) ( ) rolo axial de esfera e rolo cnico; b) ( ) elemento fixo de uma carreira de esferas; c) ( ) rolo cilndrico e rolo cnico; d) ( ) autocompensador com duas carreiras de rolos. Exerccio 2 Para cargas axiais somente em um sentido, usa-se o seguinte rolamento: a) ( ) autocompensador com duas carreiras de rolos; b) ( ) autocompensador de esferas e de carreira de rolos; c) ( ) fico em carreira de esferas; d) ( ) de contato angular de uma carreira de esferas. Exerccio 3 Para compensar possveis desalinhamentos ou flexes do eixo, deve-se usar o seguinte rolamento: a) ( ) rolo cilndrico ou cnico; b) ( ) autocompensador de esferas; c) ( ) autocompensador com carreiras; d) ( ) autocompensador sem carreiras.

Exerccios

A U L A

18

Exerccio 4 Para servios mais pesados, o rolamento adequado : a) ( ) autocompensador com duas carreiras de rolos; b) ( ) autocompensador com esferas; c) ( ) autocompensador com uma carreira de rolos; d) ( ) autocompensador axial de esfera. Exerccio 5 Para cargas radiais e cargas axiais em um sentido mais apropriado o seguinte rolamento: a) ( ) de rolos cilndrico; b) ( ) de rolos cnicos; c) ( ) de rolos prismticos; d) ( ) de rolos quadrangulares. Exerccio 6 Os rolamentos que precisam de vedao so chamados rolamentos: a) ( ) com fechamento; b) ( ) com abertura; c) ( ) com fixao; d) ( ) com proteo. Exerccio 7 Na montagem de rolamentos deve-se levar em conta: a) ( ) lubrificante, dimenses do eixo e cubo, superfcies; b) ( ) dimenses do eixo e cubo, lubrificante, superfcies; c) ( ) dimenses do eixo e cubo, lubrificante, ambiente sem p e umidade; d) ( ) ambiente sem p e umidade, lubrificante, superfcies. Exerccio 8 Os defeitos mais comuns dos rolamentos so: a) ( ) falha mecnica, fadiga, folga excessiva; b) ( ) desgaste, fadiga, falha mecnica; c) ( ) falha mecnica, pouca espessura, fadiga; d) ( ) fadiga, ferrugem, falha mecnica. Exerccio 9 No caso de partculas estranhas que ficam prensadas nas pistas pelo rolete ou esfera, tem-se um tipo de falha mecnica denominado: a) ( ) goivagem; b) ( ) descascamento; c) ( ) fadiga; d) ( ) engripamento. Exerccio 10 Lubrificante muito espesso ou viscoso e eliminao de folga devido a aperto excessivo ocasionam a seguinte falha: a) ( ) fratura; b) ( ) sulcamento; c) ( ) goivagem; d) ( ) engripamento.

Potrebbero piacerti anche