Sei sulla pagina 1di 1

"X Seminrio Capixaba sobre o Ensino da Arte"

POTICAS DO PROCESSO DE CRIAO: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DA EMEF LUZA GRIMALDI


HELETCIA MARIA FELHBERG DE OLIVEIRA, MARINELDA BEZERRA DA SILVA heletuciamaria@hotmail.com, marineldabs@hotmail.com
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO - UFES - EAD- POLO DE SANTA TERESA

Que valores eu gostaria que existissem em minha sociedade, meu cotidiano?

INTRODUO
30%

Valores abordados pelos alunos (%)


Amor Amizade Felicidade Respeito ao Meio Ambiente Paz Mltiplos

A arte tem o poder de gerar reflexo e inquietao alm de propiciar o desenvolvimento crtico criana e ao adolescente. Aproximar o aluno da arte possibilitando interao fundamental para sua formao como cidado consciente de seu papel perante a sociedade. Assim, trabalhar com projetos voltados para o cotidiano do aluno potencializa tais caractersticas, bem como aproximar-se de sua realidade, atravs de atividades que o envolva em seu processo de criao. A fim de aprofundar conhecimentos relativos ao Processo de criao, foram feitas anlises de narrativas realizadas durante o projeto: Artes e Valores no Meu Cotidiano com Mestre Vitalino, na EMEF Luza Grimaldi em Itarana ES, com alunos de 5 8 sries. Fundamenta-se nas teorias de Cirilo e Rodrigues (2010), Ostrower (1977), Dayrell (1996), Benjamin (1987) e Salles (2007).

25% 20% 15% 10% 5% 0%

METODOLOGIA
Pesquisa etnogrfica, que teve entre os diversos objetivos, estudar o processo de criao dos alunos levando em considerao as influncias cotidianas, atravs de leituras de imagens de obras de Mestre Vitalino e seus discpulos, tendo como critrios: descrio, interpretao e anlise. Produes voltadas para a arte da cermica focando valores no cotidiano do aluno (escola e sociedade), atravs de narrativas visuais. Anlise dos resultados do projeto Artes e Valores no meu cotidiano com Mestre Vitalino: Que valores existem em minha comunidade, meu cotidiano, que no gosto?
Temas abordados pelos alunos

As narrativas se apresentam como objetos estticos repletos de valores morais, sociais e culturais e nele esto embutidos sentidos intrnsecos e sensveis. Alm disso, as mudanas que ocorrem na adolescncia e na sociedade (fatores emocionais, crise de identidade), influenciam, comprometem e alteram o processo criativo. Da a importncia do educador conhecer as experincias de seus alunos a fim de propiciar uma aprendizagem eficaz, pois suas vivncias influenciaro o processo de formao.

CONSIDERAES FINAIS
O processo de criao algo que gera curiosidade, pois possui em sua

35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Cigarro Bebida alcolica Violncia Valores (moral/social) Meio ambiente

estrutura registros da prtica artstica; So as relaes socioculturais que influenciaro na identidade do indivduo, e por consequncia, em sua criatividade; As obras de Mestre Vitalino e de seus discpulos so repletas de valores morais e sociais, da mesma forma, as narrativas dos alunos, apresentam valores (respeito, amizade, amor, paz, no violncia, responsabilidades) que permeiam seu cotidiano, influenciando suas aes; Os resultados obtidos foram satisfatrios e relevantes, para todos os envolvidos. Portanto, desenvolver pesquisas voltadas para o processo de criao, nos possibilitou desdobramentos da arte, relacionando as obras estudadas do artista brasileiro Mestre Vitalino, com o cotidiano local, e principalmente, conhecer melhor o aluno como sujeito de uma histria. Pois, importante que todo arte educador conhea o modo como o processo criativo influenciado pelas experincias socioculturais.

As relaes socioculturais, demonstradas nas narrativas dos alunos acontecem na escola por meio de estmulos (questionamentos, reflexes crticas aliando as obras de Mestre Vitalino realidade local) que levam o aluno a pensar em si como ser integrante de um mundo que reage mediante sua atuao frente aos problemas (sociais, culturais, morais, ticos, ambientais, entre outros). As lembranas/memrias so fatores de relevncia na produo artstica. Experincias e trocas so realizadas no meio escolar refletindo-se fortemente no processo de criao do aluno da mesma forma que o faz no processo criativo do artista. A produo artstica encontra-se alienada ao contexto em que foi criada influenciando o processo criativo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Editora Brasiliense, 3 Edio. 1987. p. 257. CIRILO, Jos; RODRIGUES, Maria Regina. Processo de criao/Reflexes sobre a Gnese na Arte. Vitria, ES: Universidade Federal do Esprito Santo, Ncleo de Educao Aberta e a Distncia, 2010. 127 p.: il. DAYRELL, Juarez. Cap.: "A escola como espao scio-cultural". Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. RODRIGUES, Maria Regina et.al. Cermica. Vitria : UFES, Ncleo de Educao Aberta e a Distncia, 2011. 108 p.: il.

Potrebbero piacerti anche