Sei sulla pagina 1di 4

MATEMTICA

Cilindro, cone e esfera

Definies, rea e volume


Carlos Alberto Campagner* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

1. Cilindro Cilindro: Objeto tridimensional composto pela sobreposio de infinitos crculos de mesmo dimetro. tambm definido como o objeto que resulta da rotao de um paralelogramo em torno de um dos seus lados. Ou ainda, o cilindro pode ser visto como um "prisma" de base circular. 1.1 Cilindro reto: O cilindro reto quando os crculos se sobrepem ao longo de uma direo perpendicular ao plano dos mesmos. Ou quando o paralelogramo que executa a rotao um retngulo. Neste caso o eixo do cilindro perpendicular sua base.

Definies complementares Al rea lateral Ab rea da base h altura do cilindro (distncia entre as duas bases e perpendicular a elas) r raio da base Onde: Al = 2rh Ab = r2 rea total: AT = Al + 2 . Ab = 2rh + 2r2 = 2r(h + r) Volume: V = Ab . h = r2h 1.2 Cilindro oblquo: quando o eixo o cilindro no perpendicular sua base.

As frmulas para clculo das reas e do volume continuam as mesmas, pois a altura sempre a distncia entre as duas bases e perpendicular a elas ou ao plano que as contm.

2. Cone Cone : Figura espacial que resulta da rotao de um tringulo em torno de um de seus lados. O cone pode ser considerado uma sobreposio de infinitos crculos com raios que decrescem at se reduzirem a um ponto. Pode ser visto tambm como uma "pirmide" de base circular. Cone reto: O cone reto quando o tringulo que excuta a rotao um tringulo retngulo girando em torno de um de seus catetos. O ponto fixo chamado de vrtice do cone , e sua distncia at a base a altura do cone .

Definies complementares Al rea lateral Ab rea da base h altura do cone (distncia entre a base, perpendicular a ela, e o vrtice) r raio da base s geratriz do cone (segmento de reta que liga o vrtice circunferncia da base) Onde:

Al = rs

Ab = r2 rea total: AT = Al + Ab = rs + r2 = r (s + r) Volume:

3. Tronco de cone Tronco cone : um objeto tridimensional que resulta do corte de um cone por um plano paralelo base. Quando o cone que sofre o corte um cone reto, temos um tronco de cone reto.

Definies complementares Al rea lateral Abm rea da base menor

a elas) r raio da base menor R raio da base maior s geratriz do cone (segmento de reta que liga o a circunferncia da base menor circunferncia da base maior) Onde:

Abm = r

AbM = R2 Al = Rs + rs rea total:

AT = Al + AbM = rs + Rs + rs = r Volume:

4. Esfera Esfera: um objeto tridimensional que resulta da rotao de um crculo em torno de seu dimetro.

r raio da esfera rea: A = 4rs2 Volume:

4.1 Calota de esfera Metaforicamente, a calota de uma esfera pode ser considerada como a "tampa de uma laranja".

r raio da esfera h altura da calota rea somente da calota: A = 2rh Volume:

4.2. Fuso de uma esfera Metaforicamente, o fuso de uma esfera pode ser considerado como o "gomo de uma laranja".

r raio da esfera ngulo do fuso em graus rea da lateral externa:

Volume:

*Carlos Alberto Campagner engenheiro mecnico, com mestrado em mecnica, professor de ps-graduao e consultor de informtica. Copyright UOL. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crdito ao UOL e aos autores.

Compartilhe:

Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg Assine 0800 703 3000 SAC Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping Bookmarks
Hospedagem: UOL Host

Potrebbero piacerti anche