Sei sulla pagina 1di 12

A METODOLOGIA DOS PROGRAMAS DE PESQUISA: A EPISTEMOLOGIA DE IMRE LAKATOS

Fernando Lang da Silveira Instituto de Fsica, UFRGS Porto Alegre RS

Resumo A epistemologia de Imre Lakatos - metodologia dos programas de pesquisa - apresentada. Um programa de pesquisa constitui-se de um ncleo firme (conjunto de hipteses ou teoria irrefutvel por deciso dos cientistas), de uma heurstica que instrui os cientistas a modificar o cinturo protetor (conjunto de hipteses auxiliares e mtodos observacionais) de modo a adequar o programa aos fatos. Um programa progressivo quando prev fatos novos e alguma destas previses corroborada; ele regressivo quando no prev fatos novos, ou, os prevendo, no so corroborados. A histria da cincia a histria dos programas em concorrncia; as chamadas revolues cientficas constituem-se em um processo racional de superao de um programa por outro. Implicaes da epistemologia de Lakatos e Popper - ambos racionalistas crticos - para o ensino de cincias so discutidas.

I. Introduo
A epistemologia de Imre Lakatos (1922-1974) constitui-se em uma das importantes reflexes na filosofia da cincia no sculo XX, interrompida bruscamente com a sua morte prematura em 1974. Quando tinha quase quarenta anos de idade Lakatos, saindo da Hungria por motivos polticos, entrou em contato com a filosofia de Karl Popper: "Minha dvida pessoal com ele imensa: mudou minha vida mais que nenhuma outra pessoa (...). Sua filosofia me ajudou a romper, de forma definitiva, com a perspectiva hegeliana que eu havia retido durante quase vinte anos, e, o que ainda mais importante, me forneceu um conjunto muito frtil de problemas, um autntico programa de pesquisa" (Lakatos, 1989; p.180).

219

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.

Mesmo considerando que "as idias de Popper constituem o desenvolvimento filosfico mais importante do sculo XX" (Lakatos, 1989; p. 180), Lakatos tomou a srio as crticas que elas receberam de Kuhn e Feyerabend. Ele pretende que a sua "metodologia dos programas de pesquisa cientfica" (MPPC) seja uma explicao lgica para o fazer cientfico, interpretando "as revolues cientficas como casos de progresso racional e no de converses religiosas" (Lakatos, 1989; p.19) como parecem pretender os relativistas, os sociologistas. Desta forma, Lakatos est ao lado de Popper na luta contra as concepes que querem que a mudana cientfica "no est e no pode estar governada por regras racionais e que cai inteiramente no terreno da psicologia (social) da pesquisa" (Lakatos, 1989; p.19). O crescimento do conhecimento se d essencialmente no mundo das idias, no Mundo 3 de Plato e Popper, no mundo do conhecimento articulado que independente dos sujeitos que conhecem (Lakatos, 1989; p.122). "A filosofia da cincia sem a histria da cincia vazia; a histria da cincia sem a filosofia da cincia cega" (Lakatos, 1983; p.107). Com esta parfrase de Kant, Lakatos estabelece a posio de que a histria da cincia pode ser utilizada para avaliar propostas metodolgicas rivais; adicionalmente, a filosofia da cincia oferece ao historiador epistemologias, metodologias que lhe permitem reconstruir racionalmente a histria interna , complementando-a mediante uma histria externa (sociopsicolgica). "A histria da cincia sempre mais rica que sua reconstruo racional. Entretanto a reconstruo racional ou histria interna o principal; a histria externa secundria posto que os problemas mais importantes da histria externa so definidos pela histria interna" (Lakatos, 1989; p.154). (grifo do autor) Pretende Lakatos que a MPPC seja a metodologia que melhor cumpre os objetivos acima propostos. Passaremos a seguir a uma exposio da mesma.

II. A metodologia dos programas de pesquisa cientfica


A avaliao objetiva do crescimento do conhecimento cientfico deve ser realizada em termos de mudanas, progressivas ou regressivas, para sries de teorias cientficas dentro de um "programa de pesquisa". "A prpria cincia como um todo pode ser considerada um imenso programa de pesquisa com a suprema regra heurstica de Popper: 'arquitetar conjecturas que tenham maior contedo emprico do que as suas predecessoras' " (Lakatos, 1979; p.162). Assim, a histria da cincia deve ser vista como a histria dos programas de pesquisa e no das teorias isoladas.

Silveira, F.L. da

220

Um programa de pesquisa pode ser caracterizado por seu "ncleo firme": teoria ou conjuno de hipteses contra a qual no aplicada a "retransmisso da falsidade"1. "O ncleo firme 'convencionalmente' aceito (e, portanto, 'irrefutvel' por deciso provisria)" (Lakatos, 1983; p116). O programa de pesquisa de Coprnico continha em seu "ncleo firme" a "proposio de que as estrelas constituem o sistema de referncia fundamental para a fsica" (Lakatos, 1989, p. 234). O programa de pesquisa de Newton continha as trs leis do movimento e a Lei da Gravitao Universal. No de Piaget encontrava-se a "hiptese de equilibrao" (Gilbert e Swift, 1985). No de Pasteur, a hiptese de que "a fermentao um fenmento correlacionado com a vida" (Asua, 1989; p. 76). Os cientistas que trabalharam ou trabalham nesses programas no descartariam tais hipteses, mesmo quando encontrassem fatos problemticos ("refutaes" ou anomalias). Por exemplo, quando foi observado pelos newtonianos que a rbita prevista para Urano era discordante com as observaes astronmicas, eles no consideraram que a Mecnica Newtoniana estivesse refutada; Adams e Leverrier, por volta de 1845, atriburam tal discordncia existncia de um planeta ainda no conhecido - o planeta Netuno - e, portanto, no levado em considerao no clculo da rbita de Urano. Essa hiptese permitiu tambm calcular a trajetria de Netuno, orientando os astrnomos para a realizao de novas observaes que, finalmente, confirmaram a existncia do novo planeta. O que Lakatos afirma que a "heurstica negativa" do programa probe que, frente a qualquer caso problemtico, "refutao" ou anomalia, seja declarado falso o "ncleo firme"; a falsidade incidir sobre alguma(s) hiptese (s) auxiliar(es) do "cinturo protetor". O "cinturo protetor" constitudo por hipteses e teorias auxiliares "sobre cuja base se estabelecem as condies iniciais" (Lakatos, 1989; p.230) - e tambm pelos mtodos observacionais. Ele protege o "ncleo firme", sendo constantemente modificado, expandido, complicado. No programa de Newton o "cinturo protetor" continha modelos do sistema solar, a forma e a distribuio de massa dos planetas e satlites, a tica geomtrica, a teoria sobre a refrao da luz na atmosfera, etc. As anomalias levaram a modificaes no "cinturo protetor", transformando-as em corroboraes, algumas vezes espetaculares como no caso da previso de Netuno. Quando os cientistas se deparam com algum fato incompatvel com as previses tericas -uma "refutao" ou anomalia - a "heurstica positiva" orienta,

1 - Quando alguma conseqncia lgica de um conjunto de hipteses dada como falsa, a lgica dedutiva permite afianar a falsidade de alguma(s) da(s) hiptese(s); essa a "retransmisso da falsidade" (para maiores detalhes, consultar o trabalho sobre a filosofia da Karl Popper neste mesmo exemplar do CCEF).
221 Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.

parcialmente, as modificaes que devem ser feitas no "cinturo protetor" para as superar. "A heurstica positiva consiste num conjunto parcialmente articulado de sugestes ou palpites sobre como mudar e desenvolver as ' variantes refutveis do programa de pesquisa, e sobre como modificar e sofistificar o cinto de proteo ' refutvel ' " (Lakatos, 1979; p. 165). As anomalias no programa de Piaget puderam ser digeridas por modificar a extenso dos estgios, subdividi-los e inclusive por propor a existncia de um quinto estgio posterior ao estgio das operaes formais (Gilbert e Swift, 1985). No de Coprnico e no de Ptolomeu, a introduo de novos epiciclos era utilizada a fim de explicar qualquer dado astronmico novo e discordante com as previses. Como os programas de pesquisa tm desde o incio um "oceano de anomalias", a "heurstica positiva" impede que os cientistas se confundam, indicando caminhos que podero, lentamente, explic-las e transform-las em corroboraes. O desenvolvimento do programa inclui uma sucesso de modelos crescentes em complexidade, procurando cada vez mais se aproximar da realidade. "Um modelo um conjunto de condies iniciais (possivelmente junto com algumas teorias observacionais) que se sabe que deve ser substitudo durante o ulterior desenvolvimento do programa , e que inclusive se sabe como deve ser substitudo (em maior ou menor medida)" (Lakatos, 1989; p.70). O programa de Newton comeou com um modelo para o sistema planetrio onde cada planeta era puntual e interagia gravitacionalmente apenas com outra massa puntual fixa (o Sol). O prprio Newton, em seguida, modificou-o, pois a Terceira Lei (Princpio da Ao e Reao) impedia que o Sol fosse fixo; o Sol e o planeta deviam orbitar em torno do centro de massa do sistema Sol-planeta. Neste caso a modificao no era decorrente de nenhuma anomalia mas de uma incompatibilidade terica do primeiro modelo com as Leis do Movimento, com o "ncleo firme". Em seguida, sofisticou-o mais ainda, tratando o Sol e o planeta como sendo esferas ao invs de massas puntuais; esta sofisticao, que tambm teve origem terica, apresentou srias dificuldades matemticas, retardando a publicao dos "Principia" por cerca de dez anos. O prximo passo foi considerar as interaes gravitacionais entre os planetas e satlites, chegando assim a uma teoria de perturbaes. A partir da Newton comeou a encarar com mais seriedade os fatos, com o objetivo de cotejar suas predies sobre as rbitas; muitos deles eram bem explicados pelo modelo, mas outros no o eram. Passou ento a trabalhar com planetas e satlites no esfricos. Desta forma, o programa newtoniano foi avanando, transformando diversas anomalias em corroboraes.

Silveira, F.L. da

222

A avaliao dos programas de pesquisa envolve regras que os caracterizam como "progressivos" ou "regressivos". Um programa "teoricamente progressivo" quando cada modificao no "cinturo protetor" leva a novas e inesperadas predies ou retrodies2. Ele "empiricamente progressivo" se pelo menos algumas das novas predies so corroboradas. Sempre possvel, atravs de convenientes ajustes no "cinturo protetor", explicar qualquer anomalia. Por exemplo, sempre era possvel no programa de Ptolomeu compatibilizar os dados astronmicos sobre os planetas pela introduo de um novo epiciclo. Estes ajustes so "ad-hoc" e o programa est "regredindo" ou "degenerando" quando eles apenas explicam os fatos que os motivaram, no prevendo nenhum fato novo, ou, se prevendo fatos novos, nenhum corroborado. Um programa est "regredindo" ou "degenerando" se seu crescimento terico se atrasa com relao ao seu crescimento emprico; isto , se somente oferece explicaes post-hoc de descobertas casuais ou de fatos antecipados e descobertos por um programa rival (Lakatos, 1983; p. 117). Segundo Lakatos, o programa marxista um exemplo de um programa regressivo pois, predisse alguns fatos novos que nunca se cumpriram: o empobrecimento absoluto das classes trabalhadoras; a ocorrncia da revoluo socialista em uma sociedade industrial desenvolvida; a inexistncia de conflitos de interesses entre os pases socialistas; a ausncia de revolues em sociedades socialistas. De maneira "ad-hoc" os marxistas explicaram os fracassos: "Explicaram a elevao dos nveis de renda da classe trabalhadora criando a teoria do imperialismo; inclusive explicaram as razes para que a primeira revoluo socialista tenha ocorrido em um pas industrialmente atrasado como a Rssia. Explicaram os acontecimentos de Berlim em 1953, Budapeste em 1956 e Praga em 1968. Explicaram o conflito russo-chins" (Lakatos, 1989; p. 15). Para Kuhn a revoluo cientfica irracional, uma questo da psicologia das multides (Lakatos, 1979; p. 221). Segundo Lakatos, contitui-se em um processo racional de superao de um programa por outro. A superao ocorre quando um programa tem em relao ao seu rival um excedente de contedo de verdade, no sentido de que prediz progressivamente tudo o que o seu rival corretamente prediz, e algumas coisas adicionais (Lakatos, 1989; p. 231). "Como se sucedem as revolues cientficas ? Se houver dois programas de pesquisa rivais e um deles progride, enquanto o outro degenera, os cientistas tendem a aderir ao programa progressivo.

2 - Uma retrodio a explicao de um fato j conhecido. Uma predio a antecipao de um fato ainda no observado.
223 Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.

Esta a explicao das revolues cientficas" (Lakatos, 1989, p.15). O processo de superao de um programa por outro no rpido; durante o mesmo racional trabalhar em qualquer dos programas ou at em ambos. Esta possibilidade pode ser relevante quando um programa est formulado de maneira vaga e imprecisa e os seus adversrios desejam que adquira uma forma mais rigorosa para ento lhe expor as fraquezas e critic-lo. Newton elaborou a teoria cartesiana dos vrtices para demonstrar que era inconsistente com as leis de Kepler (Lakatos, 1989; p. 146). O trabalho simultneo em dois programas rivais mostra que a tese da incomensurabilidade de Kuhn (1987) e Feyerabend (1977) no sustentvel. No final do sculo XIX e incio do sculo XX o programa newtoniano entrou em um processo de degenerao; modificaes "ad-hoc" no "cinturo protetor" eram sempre capazes de explicar as anomalias. O programa relativstico de Einstein se desenvolveu progressivamente, prevendo fatos novos, como o desvio da luz em um campo gravitacional (corroborado durante o eclipse total do Sol em 1919) e explicando (retrodizendo) o perihlio anmalo de Mercrio. Esta anomalia j era conhecida desde os meados do sculo XIX, mas no desempenhou qualquer papel na formulao da Relatividade Restrita e da Relatividade Geral; Einstein no tinha a inteno de resolv-la quando props sua teoria (sabe-se que a motivao importante para a Relatividade Geral era a da equivalncia das massas inerciais e gravitacionais, que para a Mecnica de Newton constituia-se num acidente, em uma mera constatao emprica). Schwarzild foi quem obteve a soluo do perihlio anmalo de Mercrio partindo da Teoria da Relatividade Geral. "Se um programa de pesquisa explica de forma progressiva mais fatos que um programa rival, 'supera' a este ltimo, que pode ser eliminado (ou se se prefere, arquivado)" (Lakatos,1983; p. 117). Lakatos insiste em que, do ponto de vista lgico, no existem "experimentos cruciais", isto , experimentos ou observaes que possam sozinhos e instantaneamente acabar com um programa de pesquisa ou decidir entre programas rivais. Tal se deve possibilidade de "absorver" qualquer fato novo e inicialmente problemtico, atravs de convenientes modificaes no "cinturo protetor" do programa sob presso crtica. A superao de um programa por outro um processo histrico; depois que ela aconteceu, pode ocorrer que um antigo experimento seja promovido ao status de "experimento crucial". Depois da superao da teoria de Newton pelo programa relativstico, os experimentos de Michelson-Morley sobre a velocidade da luz e mesmo o perihlhio anmalo de Mercrio passaram a ser citados como "experimentos cruciais". A MPPC coloca de maneira clara a ocorrncia histrica e a necessidade do pluralismo terico; nesse aspecto as idias de Lakatos concordam com as de Popper e Feyerabend. O progresso do conhecimento depende da existncia de programas concorrentes. O abandono de um programa somente poder acontecer quando existir
Silveira, F.L. da 224

uma alternativa melhor (um outro programa melhor); a concepo de que fatos em conflito com uma teoria so suficientes para que ela seja rechaada (refutacionismo ingnuo) substituda por outra: o embate se d entre, no mnimo, dois programas de pesquisa e os fatos; a superao de um programa por outro no acontece instantaneamente, constituindo-se em um processo temporalmente extenso. O pluralismo terico, alm de ser reconhecido historicamente pela MPPC, condio necessria para o desenvolvimento do conhecimento.

III. As epistemologias de Popper e Lakatos e o ensino de cincias


Diversos autores tm, reiteradamente, insistido que a educao cientfica, em especial o ensino das cincias naturais (Qumica, Fsica, Biologia, etc.) deve procurar na filosofia da cincia uma fundamentao slida e atualizada (Cawthron e Rowell, 1978; Hodson, 1985; Nussbaum, 1989; Martin, Brower e Kass, 1990; Gil Perez e Carrascosa, 1985; Cleminson, 1990; Burbules e Linn, 1991; Segura, 1991). Sempre h uma concepo epistemolgica subjacente a qualquer situao de ensino (Hodson, 1985), nem sempre explicitada e muitas vezes assumida tcita e acriticamente. Uma anlise dos textos de cincias na escola capaz de revelar que ainda dominante o empirismo-indutivismo (Cawthron e Rowell, 1978; Hodson, 1985; Silveira, 1989 e 1992). As teses mais importantes desta epistemologia so as seguintes: 1 - A observao a fonte e a funo do conhecimento. Todo o conhecimento deriva direta ou indiretamente da experincia sensvel (sensaes e percepes); antes de podermos fazer qualquer afirmao sobre o mundo, devemos ter tido experincias sensoriais. 2 - O conhecimento cientfico obtido dos fenmenos (aquilo que se observa), aplicando-se as regras do mtodo cientfico (procedimento algortmico que aplicado s observaes produz as generalizaes, as leis, as teorias cientficas). O conhecimento constitui-se em uma sntese indutiva do observado, do experimentado. 3 - A especulao, a imaginao, a intuio, a criatividade no devem desempenhar qualquer papel na obteno do conhecimento. O verdadeiro conhecimento livre de pr-conceitos , de pressupostos. 4 - As teorias cientficas no so criadas, inventadas ou construdas mas descobertas em conjuntos de dados empricos (relatos de observaes, tabelas laboratoriais, etc.). A teoria tem como funo a organizao econmica e parcimoniosa dos dados, do observado e a previso de novas observaes. Qualquer tentativa de ultrapassar o observado destituda de sentido. As citaes abaixo exemplificam a adoo da epistemologia empiristaindutivista em livros de texto comumente utilizados:

225

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.

"Tudo o que sabemos a respeito do mundo fsico e sobre os princpios que governam seu comportamento foi aprendido de observaes de de fenmenos da natureza" (Sears, 1983, p.3). "As leis da Fsica so generalizaes de observaes e de resultados experimentais" (Tipler, 1978, p.3). "A Fsica, como cincia natural, parte de dados experimentais (...) atravs de um processo indutivo, formular leis fenomenolgicas, ou seja, obtidas diretamente dos fenmenos observados" (Nussenzveig, 1981, p.5). As teses empiristas-indutivistas podem ser encontradas em roteiros de laboratrio (conjunto de instrues que tem o objetivo de guiar os alunos em atividades experimentais, de laboratrio). So usuais propostas que seguem o seguinte caminho: a) instrues no sentido de investigar a variao concomitante de duas variveis, manipulando experimentalmente uma delas e observando como a outra se comporta; b) coletar medidas de ambas as variveis para diversos valores da varivel manipulada, organizando uma tabela de dupla entrada; c) construo de um diagrama de disperso com esses valores; d) descoberta da funo que descreve os resultados experimentais (a lei que rege o comportamento observado). O ltimo item traz, implicitamente, a idia de que um conjunto de resultados experimentais impe uma nica funo capaz de descrever a relao entre as duas variveis; desta forma, caberia ao experimentador apenas descobrir a lei que est implcita nos dados, ou seja, induzir a lei a partir do fenmeno3. A chamada aprendizagem por descoberta, que acentua o valor motivacional da experimentao, um importante exemplo do empirismo-indutivismo aplicado ao ensino das cincias. Esta proposta tem, como suposto essencial, que a observao e a experimentao bem conduzidas proporcionam a base segura da qual o conhecimento obtido. A aprendizagem por descoberta tem a pretenso de tornar o aluno mais ativo; entretanto, esta atividade entendida como dispender mais tempo no laboratrio, fazendo observaes. A formao de conceitos considerada uma decorrncia de observaes bem conduzidas, subestimando, desta forma, as dificuldades da aprendizagem (Cleminson, 1990).

3 - A suposio de que um conjunto de pontos em um plano compatvel com uma nica curva falsa. Existem infinitas curvas que descrevem os resultados experimentais com o grau de aproximao que se desejar. Para maiores detalhes, consultar Hempel (1981), Chomski e Fodor (1987), Pinent e Silveira (1992).
Silveira, F.L. da 226

O ensino, quando orientado pela epistemologia empirista-indutivista, desvaloriza a criatividade do trabalho cientfico e leva os alunos a tomarem o conhecimento cientfico como um corpo de verdades inquestionveis, introduzindo rigidez e intolerncia em relao a opinies diferentes (Gil Perez, 1986). Da epistemologia racionalista crtica de Popper e Lakatos podemos derivar alguns princpios que serviro de guia para o ensino de cincias. So eles: 1 - A observao e a experimentao, por si ss, no produzem conhecimentos. O "mtodo indutivo" (conjunto de regras e procedimentos que aplicados s observaes permite obter as leis, princpios, generalizaes, teorias) um mito. 2 - Toda a observao e/ou experimentao esto impregnadas de pressupostos, teorias. Observar dirigir a ateno para algum aspecto da realidade e, portanto, a observao antecedida por algum pressuposto ou teoria que lhe orienta. Os dados sensoriais somente adquirem significado quando interpretados. A observao e a interpretao esto indissoluvelmente ligadas. 3 - O conhecimento prvio determina como vemos a realidade, influenciando a observao. No existe e, do ponto de vista lgico, impossvel haver uma observao neutra, livre de pressupostos, livre de teoria. Sem pressupostos nem saberamos o qu observar, para onde dirigir a ateno. 4 - O conhecimento cientfico uma construo humana que intenciona descrever, compreender e agir sobre a realidade. No podendo ser dado como indubitavelmente verdadeiro, provisrio e sujeito a reformulaes. 5 - A obteno de um novo conhecimento, sendo um ato de construo que envolve a imaginao, a intuio e a razo, est sujeito a todo tipo de influncias. A inspirao para produzir um novo conhecimento pode vir inclusive da metafsica. Todas as fontes e todas as sugestes so bem-vindas. 6 - A aquisio de um novo conhecimento se d a partir dos conhecimentos anteriores, sendo usualmente difcil e problemtica. Assim como os cientistas, relutamos em abandonar o conhecimento, as teorias j existentes. O abandono de uma teoria implica em reconhecer outra como melhor. O reconhecimento de que os alunos so ativos construtores de idias hoje quase que um consenso. O racionalismo crtico de Popper e Lakatos tambm suporta tal posicionamento. Popper utilizou a metfora do "holofote mental" em sua teoria do conhecimento (vide o trabalho sobre a filosofia de Karl Popper neste mesmo exemplar do CCEF), enfatizando o papel inventivo, construtivo do ato de conhecer. Desde o final dos anos 70, tem sido realizada uma quantidade enorme de pesquisa sobre as chamadas concepes alternativas (CAs). As CAs so concepes que os alunos possuem "com significados contextualmente errneos, no compartilhados pela comunidade cientfica" (Silveira, Moreira e Axt, 1986, p. 1129) e, portanto, em desacordo com as teorias cientficas atuais.

227

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.

A existncia das CAs mostra que os alunos so construtores de idias que objetivam dar conta do mundo, da realidade. Uma caracterstica reiteradamente encontrada nas CAs a resistncia mudana: muitos alunos passam pela escola sem as modificar. Por exemplo, Silveira (1992) e Silveira, Moreira e Axt (1986, 1989) constataram que a maioria dos alunos na universidade, mantinham suas CAs sobre "fora e movimento"e sobre "corrente eltrica" mesmo depois de terem cursado as disciplinas de Fsica Geral. A reiterada incapacidade do ensino tradicional em promover a mudana das CAs para as concepes cientficas deve-se, supostamente, a que as primeiras no so tomadas como um conhecimento prvio, como um "holofote mental" a ser substitudo. Propusemos e testamos uma estratgia de ensino que visa a superao das Cas, fundamentada nas epistemologias de Popper e Lakatos (Silveira, 1992); esta estratgia consta das seguintes principais etapas: 1 - Exposio clara e precisa das CAs, notando que elas possuem um contedo de verdade (explicam e predizem com sucesso alguns fatos). 2 - Crtica das CAs. Elas fracassam em explicar e predizer alguns fatos,e, se for o caso, tambm apresentam inconsistncias lgicas. 3 - Apresentao da concepo ou teoria cientfica, enfatizando os antagonismos conceituais com as CAs. 4 - Demonstrao das vantagens da teoria cientfica sobre as CAs: explica tudo aquilo que com sucesso as CAs explicavam; explica os fatos problemticos para as CAs; possui um excedente de contedo em relao s CAs, prevendo fatos novos. A substituio das CAs somente ocorrer se os alunos reconhecerem as concepes cientficas como melhores, isto , no pode se dar instantaneamente, decorrendo da competio entre ambas. A estratgia foi testada com 305 alunos universitrios, visando a mudana das CAs sobre "fora e movimento" e sobre "corrente eltrica" (Silveira, 1992). Os resultados corroboraram a pretendida eficincia da estratgia na promoo da mudana conceitual.

IV. Referncias Bibliogrficas


ASUA, M. J. C. El problema del origen de la vida. Manuscrito, Campinas, 12(1): 7189, 1989. BURBULES, N. C. e LINN, M. C. Science education and philosophy of science: congruence or condratiction. International Journal of Science Education, London, 13(3): 227-241, 1991.

Silveira, F.L. da

228

CAWTHRON, E. R. e ROWELL, J. A. Epistemology and science education. Studies in Sceince Education, New York, 5: 31-59, 1979. CHOMSKI, N. e FODOR, J. Exposio do paradoxo. In: PALMARINI, M. P. Teorias da linguagem teorias da aprendizagem. Lisboa: Ed. Setenta, 1987. CLEMINSON, A. Establishing a epistemological base for science teaching. Journal of Research in Science Teaching, New York, 27(5): 429-445, 1990. FEYERABEND, P. Contra o mtodo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. GIL PEREZ, D. La metodologa y la enseanza de las ciencias: unas relaciones controvertidas. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, 4(2): 111-121, 1986. GIL PEREZ e CARASCOSA, J. Science learning as conceptual an methodological change. European Journal of Science Education, London, 7(3): 231-236, 1985. GILBERT, J. K. e SWIFT, D. J. Towards a lakatosian analysis of the piagetian and alternative conception research program. Science Education, New York, 69(5): 681696, 1985. HEMPEL, C. Filosofia da cincia natural. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. HODSON, D. Philosophy of science, science and science education. Science Education, New York, 12: 25-57, 1985. Studies in

KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1987. LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa cientfica. In: LAKATOS, I. e MUSGRAVE, A. (org.) A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo: Cultrix, 1979. ______. History of science and its rational reconstructions. In: HACKING, I. (org.) Scientific revolutions. Hong-Kong: Oxford University, 1983. ______. Matemtica, ciencia y epistemologa. Madrid: Alianza, 1987. ______. La metodologa de los programas de investigacin cientfica. Alianza, 1989. Madrid:

MARTIN, B., BROWER, W. e KASS, H. Authentic science: a diversity of meanings. Science Education, New York, 74(5): 541-554, 1990. NUSSBAUM, J. Classroom conceptual change: philosophycal pespectives. International Journal of Science Education, London, 11: 530-540, 1989. NUSSENZVEIG, M. Curso de fsica bsica. So Paulo: Edgard Blcher, 1981.

229

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.

PINENT, C. E. S. e SILVEIRA, F. L. Mnimos quadrados: pode a reta, em algum caso, ser melhor funo de ajustamento do que a parbola ? Scientia, So Leopoldo, 3(17): 17-28, 1992. SEARS, F. Fsica 1. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1983. SEGURA, D. Una premissa para el cambio conceptual: el cambio metodolgico. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, 9(2): 175-180, 1991. SILVEIRA, F. L. A filosofia da cincia de Karl Popper e suas implicaes no ensino da cincia. Caderno Catarinense de ensino de Fsica, Florianpolis, 6(2): 148-162, 1989. ______ Uma epistemologia racional-realista e o ensino da Fsica. Tese de doutorado. Porto Alegre: PUCRS, 1992. ______ Karl Popper e o racionalismo crtico. Scientia, So Leopoldo, 5(2): 9-28, 1994. SILVEIRA, F. L., MOREIRA, M. A. e AXT, R. Validao de um teste para detectar se o aluno possui ou no a concepco newtoniana sobre fora e movimento. Cincia e Cultura, So Paulo, 38(2): 2047-2055, 1986. ______. Validao de um teste para verificar se o aluno possui concepes cientficas sobre corrente eltrica em circuitos simples. Cincia e Cultura, So Paulo, 41(11): 1129-1133, 1989. TIPLER, P. A. Fsica 1. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978.

Silveira, F.L. da

230

Potrebbero piacerti anche