Sei sulla pagina 1di 2

Portugus / Gramtica Prof Beth Machado Nome: __________________________________________ N ___ 6 Ano___ E. Fundamental ____ / ____ / 2009.

Atividades de reviso e reforo 2 O substantivo e suas flexes Flexo de gnero 1) Conceito: na lngua portuguesa, os substantivos admitem dois gneros: masculino e feminino. Pertencem ao gnero masculino os substantivos que podem ser antecedidos pelo artigo o. Ex.: o jogo, o menino, o bon. Pertencem ao gnero feminino os substantivos que podem ser antecedidos pelo artigo a. Ex.: a menina, a bola, a luva. Substantivos biformes: so aqueles que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino, como ocorre nos exemplos abaixo: a. o homem a mulher b. o pai a me c. o garoto a garota d. o gato a gata e. o ator a atriz Substantivos uniformes: so aqueles que apresentam a mesma forma tanto para o gnero masculino quanto para o feminino. Eles podem ser assim classificados: a. Epicenos: so os substantivos que nomeiam animais, havendo um s gnero para indicar um ou outro sexo. Ex.: o peixe, o passarinho, a borboleta, a cobra etc. Quando h necessidade de especificar o sexo do animal, acrescentam-se as palavras macho e fmea. Ex.: a cobra macho a cobra fmea; a tartaruga macho a tartaruga fmea; a ona macho a ona fmea. b. Sobrecomuns: designam tanto o ser do sexo masculino quando o do sexo feminino. Ex.: a criana, a vtima, a pessoa, o indivduo, o mascote. c. Comuns de dois gneros: so os substantivos que apresentam uma nica forma para o masculino e para o feminino, mas podem ser diferenciados pela colocao dos artigos o ou a; um ou uma; pelos pronomes seu ou sua; aquele ou aquela. Ex.: o colega a colega; seu dentista sua dentista; aquele adolescente aquela adolescente. ATIVIDADES 1. Numere os substantivos de acordo com a classificao: 1. comum de dois gneros 2. sobrecomum 3. epiceno ( ( ( ( 2. ) vtima ) borboleta ) jornalista ) criatura ( ( ( ( ) gavio ) cobra ) pulga ) gerente ( ( ( ( ) testemunha ) criana ) artista ) cliente

2)

3)

Complete as frases com os substantivos do quadro. Use o ou a antes de cada um deles. telefonista vtima flautista indgena imigrante doente 1. 2. 3. 4. 5. 6. _____________________ saiu para caar. A caa atividade que cabe aos homens. Sob aplausos, _____________________ retirou-se emocionada da sala de concerto. _____________________ no seguiu as suas orientaes e teve que ser internado novamente. _____________________ do atropelamento foi removida para o hospital mais prximo. _____________________ pediu que ele retornasse a ligao porque estava ocupada no momento. _____________________ conseguiu naturalizar-se como brasileiro.

3.

Passe para o feminino: 1. Este menino um excelente pianista.

_____________________________________________________________________________________

2.

Aquele dentista cuidou de seu cliente.

_____________________________________________________________________________________ 3. Meu gerente recebeu o estudante.

___________________________________________________________________________________ 4. Este caador capturou um tatu macho.

___________________________________________________________________________________ 4. Passe as palavras destacadas para o masculino. 1. A gua, a vaca e a leoa estavam no mato. ____________________________________________________________________________________ 2. A imperatriz cumprimentou a condessa.

___________________________________________________________________________________ 3. Aquela artista apresentou um belssimo trabalho.

____________________________________________________________________________________ 4. Paula nora de uma cirurgi plstica.

___________________________________________________________________________________ 5. A campe foi a autora do projeto.

___________________________________________________________________________________ 5. Complete as colunas corretamente. Feminino a telefonista um golfinho macho a vtima aquele flautista esta indgena o imigrante o doente um papagaio macho um tatu fmea
SARGENTIM, Hermnio. Gramtica bsica: lngua portuguesa. So Paulo: Cia. Ed. Nacional, 2006.

Masculino

6.

Veja a lista de palavras a seguir. So substantivos invariveis quanto ao gnero e tambm substantivos variveis. Identifique os substantivos invariveis e distribua-os nas trs colunas, conforme o modelo.

vtima selvagem rei zango servente criana cnjuge ona tatu criatura modelo tigre manequim carrasco baleia cobra indgena guia rapaz boi pastor fregus operrio cidado ator trabalhador bode

o jacar (macho e fmea)

o/a dentista

a testemunha

Potrebbero piacerti anche