Sei sulla pagina 1di 11

Jogos de Alfabetizao

Sistematizao: Leila Nascimento


Baseado em: LEAL, T. F; ALBUQUERQUE, E. B. C. de e LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). IN: MORAIS, A. G. de; Albuquerque, E. B. C. de e LEAL, T. F. L. (Orgs). Alfabetizao: apropriao do sistema de escrita alfabtica. Belo Horizonte: Autntica, 2005.

Os jogos como fonte de prazer


Os jogos so prticas culturais dotadas de historicidade e mltiplas significaes.

Atividade ldica em que crianas e/ou adultos participam de uma situao de engajamento social.

Dois grupos principais de jogos: jogos de enredo e jogos de regras.

Jogos de enredo: Tm recebido vrias denominaes, dentre eles, jogo imaginativo, jogo de faz-de-conta, jogo de papis. Jogo de regras: A situao imaginria est implcita e as regras orientam a brincadeira. Os participantes do jogo centram a ateno na finalidade do jogo e no atendimento s regras compartilhadas.

Por que jogos na sala de aula?


Na brincadeira, a criana comporta-se de forma mais avanada do que nas atividades da vida real e tambm aprende a separar objeto e significado (Oliveira, 1995, p. 67).

Scio afetivo:
Oportuniza criana sair do egocentrismo para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reaes; Permite que a criana assuma em momentos alternados, ora a posio de lder, ora de espectador, ora de interlocutor, num exerccio saudvel e condizente com a prtica que se pretende construir;

Propicia uma ampliao dos contatos sociais com outras

crianas; Permite que a criana aprenda a conviver com os estigmas da competio presente em nossa sociedade, como tambm criar em conjunto, formas de super-las.

Motor
Permite que a criana avalie a sua competncia motora e seja motivada a superar as dificuldades de auto-desafio; Fornece criana oportunidade para aperfeioar sua habilidade de criar e construir seus prprios brinquedos.

Cognitivo
No domnio operatrio, constri ordenao e busca de vrias relaes); noes pr-numricas (classificao,

Estruturao do tempo e espao; primeiros elementos de lgica atravs da resoluo de problemas simples (busca de estratgias para vencer o jogo); Em relao comunicao, explica uma regra, comenta ou contesta algo referente ao jogo.

Os jogos na aprendizagem escolar


- Kishimoto (2003, pp. 37/38): A utilizao do jogo potencializa a explorao e a construo do conhecimento, por contar com a motivao interna, tpica do ldico.
- No podem ser utilizados como nicas estratgias didticas e nem garantem a apropriao dos conhecimentos que buscamos.

Os jogos para aprender a lngua


Brincar com a lngua faz parte das atividades que realizamos fora da escola desde muito cedo: cantigas de roda, parlendas, jogo da forca, adedonha, palavras cruzadas... E todos esses jogos envolvem a formao de palavras e, com isso, podem ajudar no processo de alfabetizao.
Considerando os princpios do Sistema de Escrita Alfabtico, dividiremos os jogos em trs grupos: aqueles que contemplam atividades de anlise fonolgica sem fazer
correspondncia com a escrita;

os que levam a refletir sobre os princpios do sistema alfabtico, ajudando os alunos a pensar sobre as correspondncias grafofnicas;
os que ajudam a sistematizar as correspondncias grafofnicas.

Jogos de Anlise Fonolgica


- Para compreender a lgica do nosso sistema de escrita preciso perceberque a relao se d entre os sinais grficos (letras) e a pauta sonora e no entre os sinais grficos e os significados ou objetos. - Pode ajudar os alunos que estejam nas hipteses iniciais de escrita (pr-silbicos) a perceberem que nem sempre no significado que repousam nossas reflexes e que as palavras e no apenas os objetos podem ser manipulveis.

Jogos que ajudam a refletir sobre os princpios do sistema alfabtico


Para se apropriarem do sistema alfabtico, os aprendizes precisam descobrir as unidades sonoras (slabas, fonemas) e compreender como elas correspondem s unidades grficas.

Jogos que ajudam a sistematizar as correspondncias grafofnicas e a desenvolver fluncia de leitura


Para ganhar fluncia, o aluno precisa consolidar a aprendizagem das correspondncias grafofnicas e desenvolver estratgias de leitura e de produo de texto. preciso, ento, realizar muitas atividades de leitura e escrita, e propor situaes em que os alunos leiam palavras e escrevam palavras (consolidao das correspondncias grafofnicas; Atravs desses jogos, os alunos desenvolvem maior velocidade de leitura e consolidam as correspondncias grafofnicas que ainda no esto automatizadas. importante percebermos que a relao entre um dado fonema e uma dada letra uma conveno e que preciso tempo e prtica de leitura para que os alunos reconheam todas as correspondncias com a velocidade necessria a uma leitura fluente. Os jogos ajudam nesse processo.

Potrebbero piacerti anche