Sei sulla pagina 1di 96

VA L O R I Z A O D A S E X P L O R A E S A G R C O L A S

ESTUDO DE CASOS DE BOAS PRTICAS DE GESTO DE EXPLORAES AGRCOLAS

FICHA TCNICA
Ttulo
ESTUDO DE CASOS DE ESTUDO DE BOAS PRTICAS DE GESTO DE EXPLORAES AGRCOLAS Manuel Ovelheiro SPI Sociedade Portuguesa de Inovao Consultadoria Empresarial e Fomento da Inovao, S.A. Edifcio Les Palaces, Rua Jlio Dinis, 242, Piso 2 208, 4050-318 PORTO Tel.: 226 076 400, Fax: 226 099 164 spiporto@spi.pt; www.spi.pt Porto 2005 1. edio Principia, Publicaes Universitrias e Cientficas Av. Marques Leal, 21, 2. 2775-495 S. Joo do Estoril Tel.: 214 678 710; Fax: 214 678 719 principia@principia.pt www.principia.pt Marlia Correia de Barros Mnica Dias Xis e rre, Estdio Grfico, Lda. SIG Sociedade Industrial Grfica, Lda.
972-8589-61-1 233531/05

Autor Editor

Produo Editorial

Reviso Projecto Grfico e Design Paginao Impresso


ISBN Depsito Legal

Produo apoiada pelo Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural, co-financiado pelo Estado Portugus (Ministrio da Agricultura e Desenvolvimento Rural e das Pescas) e pela Unio Europeia atravs do Fundo Social Europeu.

VA L O R I Z A O D A S E X P L O R A E S A G R C O L A S

ESTUDO DE CASOS DE BOAS PRTICAS DE GESTO DE EXPLORAES AGRCOLAS


Manuel Ovelheiro

I N T R O D U O

ESTUDO DE CASOS DE BOAS PRTICAS DE GESTO DE EXPLORAES AGRCOLAS

O presente manual pretende mostrar um conjunto de casos considerados de boas prticas de gesto de exploraes agrcolas. Face: Aos condicionalismos de ordem climtica que tm uma importncia determinante neste sector; diversidade de opes de produo encontradas; constante evoluo que se tem feito e que se vai continuar a sentir face evoluo da Politica Agrcola Comum;

dificuldade, seno mesmo impossibilidade, da obteno de dados contabilsticos que poderiam dar pistas pelo menos no que respeita boa gesto econmica e financeira das exploraes, torna-se difcil, definir com rigor o que uma boa prtica de gesto. Poder dizer-se, de uma forma sinttica, que se considera que se est perante a adopo de uma boa prtica de gesto, quando esto reunidas um conjunto de condies das quais se podero destacar: A escolha da actividade adequada s condies edafo-climticas de forma a assumir o mnimo de riscos possvel; A adequao das caractersticas e dimenso da explorao actividade a desenvolver; O conhecimento tcnico da actividade e das suas condicionantes, de forma a produzir em quantidade mas tambm em qualidade, e a capacidade, quer para resolver os problemas que diariamente surgem, quer para ir a procura de solues para os novos problemas; A questo da comercializao da produo, para o que fundamental o conhecimento dos circuitos de comercializao e a preocupao de encontrar, quando for caso disso, sinergias com outros produtores para, em conjunto, colocar a produo no mercado nas melhores condies; A capacidade de adaptao evoluo que permanentemente se verifica, sendo para isso necessrio o conhecimento dos diferentes apoios existentes

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

para a modernizao das exploraes e as perspectivas da evoluo da Politica Agrcola Comum. Os casos apresentados, dizem respeito a vrios sectores de actividade agrcola, tendo a seleco recado em produtores distinguidos publicamente pela forma exemplar como desenvolvem a sua actividade. Esto neste caso, os produtores seleccionados para O Prmio Anual de Agricultura, atribudo pelo Ministrio da Agricultura, Pescas e Florestas; para o Concurso Internacional do Dia do Agricultor, promovido anualmente pela Feira Internacional Semana Verde de Galicia e o Seminrio Casos de Sucesso de Empresas Agrcolas Familiares promovido pelo Carrefour Norte de Portugal. Aos produtores, cujos casos so tratados neste manual, apresentamos os nossos agradecimentos pela grande disponibilidade e abertura manifestada. MANUEL OVELHEIRO

C A P T U L O

PRODUO DE LEITE EXPLORAO TEIXEIRA DO BATEL

Nas exploraes leiteiras, tem-se vindo a verificar um crescimento acentuado do efectivo pecurio, com produes crescentes de efluentes o que colide com uma preocupao crescente em termos ambientais.

Empresrio com capacidade para adaptar a explorao agrcola permanente evoluo tecnolgica do sector. Explorao agrcola organizada do ponto de vista de fornecimento de servios de apoio produo. Explorao agrcola com problemas especficos a resolver: licenciamento de novas instalaes, excesso de efluentes produzidos para a capacidade de armazenamento disponvel.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Explorao situada na bacia leiteira da regio

agrria do Entre Douro e Minho, iniciada em 1975 na produo de leite, com um pequeno efectivo leiteiro, e na produo de batata, sendo actualmente uma das maiores exploraes leiteiras da regio. Constitui um exemplo da evoluo sofrida neste sector, com um investimento continuo na modernizao das instalaes e equipamentos, acompanhado de um crescimento das reas de produo, dos efectivos e das produtividades, como forma de fazer face s dificuldades sentidas.

SECTOR
Este um daqueles sectores da actividade agrcola, que mais evoluo tem sentido nos ltimos anos. Comparando os dados do RGA de 1989 com os de 1999, verifica-se uma pequena descida do nmero de vacas leiteiras (21%), e uma expressiva descida no nmero de exploraes leiteiras (69%). Passou-se de uma efectivo de 324 324 para 256 136 animais e de 88 932 para 27 426 exploraes. O nmero mdio de vacas por explorao passou de 3,6 para 9,3. Apesar deste fenmeno de concentrao, que se tem vindo a manter, fundamentalmente custa do desaparecimento das pequenas exploraes, que no conseguem resistir a uma politica mais apertada de fixao dos preos do leite e s exigncias de qualidade, a produo leiteira aumentou ao longo daqueles anos, fundamentalmente custa da melhoria da produtividade das vacas, tendo-se j verificado um ano em que o valor da quota nacional foi ultrapassado.

EXPLORAO
Localizao Concelho de Vila do Conde, freguesia de Guilhabreu. Acessibilidade Localizada numa zona com boas acessibilidades. Solos Textura mdia e geralmente profundos. Recursos hdricos No tem problemas de falta de gua, sendo todas terras regadas a partir de poos. Tem problemas de drenagem nalguns campos. rea utilizada Cerca de 60 ha.
8

CAPTULO 1 | P RODUO DE L EITE E XPLORAO T EIXEIRA DO B ATEL

Forma de explorao Dos 60 ha, 20 ha so por conta prpria, (divididos em dois blocos), e 40 ha so arrendados, distribudos por cerca de sete blocos. Utilizao das terras: Cultura de Primavera/Vero milho para silagem em toda a rea; Cultura de Outono/Inverno 10 ha de azevm para produo de feno. Na restante rea faz consociaes para silagem, em que usa espcies como o triticale, o trevo e a cevada.

Deixa em pousio, por imposio legal relacionada com as ajudas que recebe s culturas arvenses, cerca de 2,5 ha. Esta produo de matria vegetal no suficiente para garantir a alimentao do efectivo, pelo que tem que adquirir a produo de uma rea de cerca de 40 ha de milho, e de uma consociao de Outono/Inverno, ambos para silagem, em exploraes prximas. Importa feno de luzerna de Espanha, em quantidades que variam conforme as condies climatricas verificadas no perodo da fenao. Disperso Toda a rea cultivada situa-se perto da explorao e com bons acessos, dado o tipo de mquinas utilizado a isso obrigarem, fazendo questo de s arrendar parcelas com reas superiores a 1 ha. Dos 20 ha explorados por conta prpria, 15 ha so adjacentes ao assento de lavoura. Efectivo Animal - A explorao dispe actualmente de um efectivo leiteiro que varia em funo da ocorrncia de partos, da substituio de vacas em produo por novilhas e da venda de novilhos e novilhas. Actualmente existem na explorao cerca de: 350 vacas; 300 novilhos(as); 70 vitelos.

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Esta explorao propriedade de uma sociedade constituda por trs scios, dois filhos e o pai, sendo que o pai o scio maioritrio e fundador da explorao leiteira. Nesta medida, quer os dados, quer as opinies aqui expressas so do scio maioritrio. Idade 53 anos. Nvel de instruo Ensino bsico.
9

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Formao Curso de empresrios agrcolas e de inseminador. Viaja muito para o estrangeiro, em grupo com outros produtores, onde recolhe ideias do melhor que se faz l fora neste sector. Insero na actividade agrcola e motivaes Nasceu no local onde hoje a explorao, filho de agricultores, seguiu o caminho dos pais, porque estes assim o entenderam, no tendo sido uma vocao pessoal. Capacidade associativa scio da Cooperativa Agrcola de Vila do Conde, de que j foi dirigente, e da Associao para o Apoio Bovinicultura Leiteira do Norte (ABLN). J foi delegado na Agros.

AGREGADO FAMILIAR
Composio Na explorao residem duas famlias. Uma constituda pelo pai, a me e o filho solteiro e a outra pelo filho casado e respectiva mulher e filha. Actividade desenvolvida Toda a famlia trabalha na explorao excepo da me. A gesto da explorao efectuada de forma conjunta, ocupando-se o pai sobretudo dos aspectos burocrticos, o filho mais velho da gesto dos aspectos relativos aos estbulos e da inseminao artificial e o mais jovem da gesto e manuseamento de toda a maquinaria e equipamento de apoio produo. Origem do rendimento Os dois agregados, tm como fonte de rendimento exclusivamente as receitas geradas na explorao.

EXTERNA
Permanente Duas pessoas. Qualificao Os filhos do fundador tm formao escolar ao nvel do 12. ano. Ao nvel de formao especfica fizeram os cursos de empresrio agrcola, de inseminao artificial e o mais novo est a frequentar um curso de nutrio animal. Os restantes empregados no tm formao agrcola especfica. Eventual Normalmente no contrata mo-de-obra eventual. Nas alturas de ponta, que correspondem aos perodos de sementeira e colheita, utiliza o sistema de entre ajuda com agricultores vizinhos.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS
Trata-se de uma explorao devidamente equipada para a actividade e para a dimenso, possuindo, entre outros cinco tractores, dois unifeed, dois
10

CAPTULO 1 | P RODUO DE L EITE E XPLORAO T EIXEIRA DO B ATEL

reboques simples e um misto para espalhar estrume, duas rotativas condicionadoras, uma rotofresa, etc. Para a execuo de algumas tarefas mais especficas de carcter sazonal, como o caso do corte de milho e da consociao de Outono/Inverno, recorre ao aluguer de mquinas por considerar ser a soluo mais rentvel.

EQUIPAMENTOS
Tem uma sala de ordenha com 2x20 unidades, devidamente informatizada, duas cisternas com capacidade para 21 000 e 10 500 litros, dois tanques de leite com capacidade de 12 000 e 10 500 litros, um semeador de milho para seis linhas e seis silos verticais para concentrado. Dispe tambm de um sistema informtico, com respectivo software, de controlo de dados relativos ao efectivo pecurio, nomeadamente de produes, quantidade de rao e estado sanitrio dos animais.

INSTALAES
Possui vrias instalaes, nomeadamente um estbulo para 250 vacas, um estbulo de recria para 210 animais e um estbulo para vacas em perodo pr ou ps parto e vacas com problemas. Tem tambm um viteleiro com capacidade para 60 animais. As fossas tm capacidade de armazenamento para quatro a cinco meses. Existem ainda diversos armazns para fenos, mquinas e equipamentos. Para armazenagem de silagem dispe de quatro silos trincheira.

ESTRUTURAS DE APOIO
Todo o apoio tcnico de que precisa, excepo da elaborao de contas, que est entregue a um contabilista, -lhe assegurado pela Cooperativa Agrcola. Este apoio diz respeito no s a apoio tcnico, agrcola e veterinrio, mas tambm fornecimento da maior parte dos factores de produo, incluindo raes. O recurso Cooperativa para a aquisio dos factores, permite-lhe obter no s preos mais favorveis, mas tambm usufruir do bnus que a Cooperativa distribui pelos seus associados como prmio de fidelidade aos produtos por ela fornecidos.

PRODUO E COMERCIALIZAO
Esta explorao est essencialmente vocacionada para a produo de leite, que vendido na sua totalidade Cooperativa Agrcola, estando assim garantido o escoamento da produo.
11

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

As crias nascidas na explorao tm como destino: No caso dos machos, a venda a comerciantes, por norma aos sete meses de idade, podendo no entanto ser mais tarde se a procura escassear; No caso das fmeas, a recria para venda para outras exploraes leiteiras quando esto cheias com oito meses, ou para substituio na explorao de vacas leiteiras em fim de produo.

DESCRIO
Esta explorao, criada em 1975 pelo actual scio maioritrio, teve uma evoluo, que reflecte perfeitamente aquilo que se passou na produo leiteira de ento para c. Quando iniciou a actividade dispunha de 7 ha por conta prpria e 7 ha de arrendamento. As actividades praticadas na altura eram, para alm da produo de leite, com um efectivo de 20 vacas turinas, a recria e engorda de machos nascidos na explorao e a produo de batata para consumo. Das culturas praticadas na altura destacam-se o milho gro, o azevm, o feijo e a batata. Em 1984 recorreu ao Programa de Modernizao das Exploraes Agrcolas Leiteiras do Entre Douro e Minho, para a construo de uma vacaria de 80 vacas e de uma sala de ordenha de quatro unidades. Ainda nos anos 80, tem oportunidade de proceder a uma operao de emparcelamento com a aquisio de 7 ha, financiada pelo Programa Crdito PAR. Desta altura at 2000, a explorao foi crescendo permanentemente, quer em termos de rea, quer em termos de efectivo leiteiro. Esse crescimento determinou a execuo de uma srie de investimentos por conta prpria, nomeadamente a aquisio de animais, mquinas e equipamentos, bem como de adaptao e construo de instalaes. A ttulo de exemplo, tomemos o caso da sala de ordenha, que comeou com uma capacidade para 4 animais, tendo vindo a crescer para capacidades de 14, 18 at chegar aos actuais 40 animais.

! Face ao interesse mostrado pelos filhos pela explorao e por tudo o que a
ela diz respeito, e como forma de garantir a continuidade da explorao resolve, constituir com estes uma sociedade.

j nesta condio que apresentado em 2001 um projecto Medida 1 do Programa Agro, para o apoio instalao dos dois jovens agricultores e realizao de alguns investimentos, como a construo de um pavilho, para
12

CAPTULO 1 | P RODUO DE L EITE E XPLORAO T EIXEIRA DO B ATEL

recria de 210 animais e 60 vitelos em alojamento individual. Este projecto contemplava ainda a construo de uma sala de ordenha e fossas. O crescimento contnuo da empresa contou, para alm dos apoios estatais e comunitrios, atravs da atribuio de subsdios a fundo perdido, ou crdito bonificado, com o investimento de capitais prprios e sempre que necessrio com recurso a crdito bancrio, com taxas, em determinada altura, bastante elevadas. Como um investimento normalmente chama outro, diz nunca ter deixado de dever dinheiro ao Banco.

! Nos ltimos 20 anos de actividade, esta explorao v a sua produo


crescer, no s custa de investimento no aumento da rea de produo forrageira e do efectivo leiteiro, mas tambm devido ao recurso evoluo da tecnologia que se verificou neste sector. Esta evoluo permitiu saltos significativos de que se destacam entre outros: o aumento das produes de milho por hectare; a diminuio do tempo mdio de ordenha por vaca; o aumento do nmero mdio de vacas por UTA (unidade de trabalho ano), e do consequente aumento da produo anual de leite por vaca, a que com certeza no foi alheia a melhoria gentica dos animais entretanto verificada.

A produo de leite est sujeita a um regime de quotas, fruto do nosso enquadramento na Unio Europeia. Aquando do estabelecimento deste regime em Portugal foi atribuda a esta explorao uma quota de 200 000 kg. Esta explorao foi crescendo ao longo dos anos, em termos de efectivo e consequentemente em termos de produo leiteira, o que obrigou a que o produtor tivesse que acompanhar esse crescimento atravs da aquisio de quota. Esta quota foi comprada, por preos que foram variando desde os 5$00 a 50$00 por kg de leite, em diferentes regies do pas. Actualmente dispe de uma quota de cerca de 3 050 000 kg.

RISCOS E DIFICULDADES
As dificuldades apontadas tm a ver com a natureza do trabalho na actividade agrcola, sujeito s condies climatricas adversas e sem horrios de trabalho, o que faz com que seja pouco apelativo para as novas geraes. Esta situao conduz ao aparecimento de reas incultas, com prejuzos no mercado a montante do sector, como o caso do mercado de mquinas agrcolas e factores de produo, e a jusante, com os problemas a que o abandono dos campos conduz como a questo dos incndios florestais.
13

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

No sector leiteiro surgem problemas em reas, como: LICENCIAMENTO DE INSTALAES No processo de licenciamento esto envolvidas diversas entidades, com competncias prprias nesta rea, como o caso da ARS do Norte, da Direco Regional de Agricultura do Entre Douro e Minho, da Cmara Municipal e da Direco Regional do Ambiente do Norte. A articulao entre estas entidades, com a consequente transio dos processos entre elas, nem sempre se traduz num processo expedito na ptica do produtor, dado que o processo demasiado moroso. O PREO DO LEITE AO PRODUTOR NO ACOMPANHA O AUMENTO DE PREOS DOS FACTORES DE PRODUO Nos muitos anos de actividade que j conta neste sector este produtor tem assistido permanentemente a aumentos nos preos em todos os factores de produo, desde os adubos s raes, assim como na maquinaria e equipamentos.

! Dado que o preo do leite ao produtor no tem acompanhado esta inflao,


para sobreviver, o produtor v-se obrigado a aumentar a produo e a produtividade, para obter resultados positivos.

EXIGNCIAS DO AMBIENTE Nas exploraes leiteiras, tem-se vindo a verificar um crescimento acentuado do efectivo pecurio com produes crescentes de efluentes o que colide com uma preocupao crescente em termos ambientais, decorrente da aplicao da legislao comunitria e da maior sensibilidade da populao e dos organismos oficiais para a problemtica da qualidade do ar, do solo e da gua.

! Esta situao cria um certo desnorteamento por parte dos produtores que,
reconhecendo as implicaes ambientais que a sua actividade acarreta, se vm confrontados com uma srie de restries, sem disporem de solues adequadas satisfao das mesmas, nomeadamente ao nvel do armazenamento da produo de chorume.

Esta produo de chorume, que utilizado na fertilizao das terras, reduzindo a quantidade de adubo, acarreta uma srie de problemas que se prendem com a quantidade distribuda em cada aplicao, com as consequncias que uma aplicao excessiva pode acarretar ao nvel da qualidade das guas, por escorrimento superficial ou lixiviao dos nitratos para as guas subterrneas, e com as implicaes ao nvel da qualidade do ar devido ao mau cheiro que decorre desta aplicao. Como forma de ultrapassar esta problemtica, este produtor s aplica chorume nas duas pocas de sementeira, fazendo-o de uma forma escalonada, de forma a poder incorpor-lo no solo na sequncia da sua distribuio, evitando assim o mau cheiro e a aplicao do mesmo
14

CAPTULO 1 | P RODUO DE L EITE E XPLORAO T EIXEIRA DO B ATEL

em alturas no apropriadas (perodo de maior pluviosidade) que conduzem poluio das guas com nitratos. Desta forma o planeamento das sementeiras fica condicionado necessidade de escoamento do chorume. ESCOAMENTO DE NOVILHAS E NOVILHOS O elevado efectivo leiteiro de que esta explorao dispe tem como consequncia um elevado nmero de animais nascidos por ano. No caso das fmeas tem sido poltica deste produtor a sua manuteno na explorao com dois objectivos: a substituio de vacas da explorao em fim de produo e a venda de novilhas cheias, com cerca de sete meses, a outros produtores de leite. Relativamente a este ltimo objectivo comeou por proceder venda das mesmas em leiles, tendo acabado por concluir que este processo era, do ponto de vista burocrtico e prtico, pouco expedito, pelo que optou por uma venda personalizada, com base nos seus conhecimentos de produtores do sector. No tendo dificuldade no escoamento desta produo, refere que, no entanto, alguns produtores tm dado (do seu ponto de vista erradamente preferncia a animais importados, com preos mais apelativos, fruto da concesso de subsdios exportao de novilhas por parte dos pases de origem. Estes animais apresentam muitas vezes dificuldades de adaptao s condies das nossas exploraes, o que se traduz na morte de alguns, ou, noutros casos, na produo abaixo das expectativas.

! No caso dos machos, no estando o escoamento assegurado, vai mantendo


os animais na explorao at ao momento em que o preo oferecido compensador. Reconhece no entanto a baixa procura que existe actualmente para esta produo, o que determina a existncia na explorao de um nmero significativo de animais, o que constitui um estrangulamento na explorao.

Muitos destes problemas deveriam ser colocados e discutidos com entidades responsveis, de forma a serem encontradas solues mais adequadas, no entanto, refere a actual falta de capacidade reivindicativa das organizaes do sector.

PERSPECTIVAS FUTURAS
PRODUTOR
Face s caractersticas deste tipo de produo, que exige diariamente a presena de mo-de-obra na explorao, nomeadamente na ordenha, consi15

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

dera que a nica forma de ultrapassar este problema ter mo de obra disponvel, em quantidade e qualidade, que permita que os produtores tenham o descanso semanal devido, semelhana do que acontece em qualquer outra actividade. Para que isto seja possvel, e na medida em que na produo leiteira no fcil optar por produes com carcter inovador ou com caractersticas excepcionais de qualidade que a distingam e a valorizem, necessrio apostar no crescimento do efectivo e na respectiva produo unitria, de forma a permitir: Fazer face crescente diminuio da margem de lucro, com a estagnao do preo do litro de leite e a subida crescente dos factores de produo; Pagar salrios atractivos por forma a poder dispor de mo-de-obra especializada, que execute trabalhos com o rigor que a manuteno da qualidade do leite (factor determinante no estabelecimento do preo) exige, e em horrios fora do habitual, como o caso das ordenhas.

Neste sentido este produtor pretende continuar a crescer o que vai implicar a construo de uma nova vacaria a curto prazo, bem como a aquisio de um novo unifeed. Relativamente ao estrangulamento detectado no escoamento dos novilhos tem em curso negociaes com um comerciante com experincia na rea de comercializao da carne , no sentido de, conjuntamente com outros produtores, vir a disponibilizar um produto, com caractersticas definidas, que permitam a comercializao sob uma designao registada. Dado que o objectivo o fornecimento de grandes superfcies, este sistema obrigaria a disponibilizar produto em quantidade, e da a necessidade da adeso de outros produtores, e a produo conforme as regras definidas num caderno de especificao do produto.

SECTOR
As perspectivas para o futuro relativamente a esta explorao enquadram-se naquilo que se desenha como a evoluo da bacia leiteira do Entre Douro e Minho, onde esta explorao se situa, e de que se destaca: A INEVITVEL DESCIDA DO PREO DO LEITE NA PRODUO por efeito da reforma da PAC, pelo que a produo de leite, s poder continuar a ser assegurada atravs de modelos de explorao intensiva, que garantam a sua viabilidade econmica. No entanto, nestas exploraes h que continuar a lutar para o aumento da produtividade e sobretudo apostar em
16

CAPTULO 1 | P RODUO DE L EITE E XPLORAO T EIXEIRA DO B ATEL

modelos de explorao e formas de maneio que conduzam ao abaixamento dos custos de produo. Neste sentido ter que se continuar com: A valorizao dos recursos forrageiros, que conduzam a aumentos de produo por hectare, com recurso nomeadamente a variedades de milho mais produtivas; O incremento da mecanizao e renovao de equipamentos, de forma a permitir assegurar a produo a menores custos por hectare e por animal; A utilizao de animais de elevado potencial gentico, assim como na melhoria do maneio e das condies de bem estar animal, por forma a obter aumentos de produtividade por animal; A implementao de sistemas de gesto integral da produo.

A NECESSIDADE DE REDUO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS DO SECTOR, dado que este tipo de explorao indutora de cargas poluentes nos solos e nas guas e emissora de maus odores. Estas consequncias negativas que tm sido crescentes, fruto da concentrao das exploraes em determinados concelhos e das elevadas cargas pecurias, contrariando cada vez mais os padres de qualidade ambiental actualmente exigidos, quer pela legislao, quer pelas populaes. Nesse sentido preconizam-se a adopo de medidas, tais como: Adequao da capacidade das fossas de armazenamento de chorume, de forma a garantir a no aplicao destes na poca de maior pluviosidade, privilegiando as aplicaes nas alturas em que as plantas tm maior capacidade para a absoro dos nutrientes. Para alm disto o armazenamento dever ser feito em sistemas devidamente cobertos e impermeabilizados no sentido de reduzir as perdas de amonaco por volatilizao, responsveis pela emisso de maus cheiros; Aplicao do chorume segundo mtodos que conduzam reduo das perdas por volatilizao do amonaco, e que podero passar pela injeco deste na camada subsuperficial, com utilizao de equipamento especial, ou por incorporao no solo com utilizao de grade de discos, aps a sua distribuio com cisterna; Adequao das aplicaes de chorume e de adubos s necessidades de azoto das culturas, em funo da produo esperada, e dos resduos deixados pela cultura anterior, por forma a diminuir as perdas de nitratos por lixiviao; Utilizao na alimentao animal de dietas equilibradas e com boa digestibilidade, de forma a diminuir o nvel de azoto e fsforo nos dejectos;
17

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Diminuio do nmero de animais por explorao, de forma a diminuir a quantidade de dejeces e efluentes produzidos. Isto s ser possvel, num quadro de manuteno da viabilidade econmica das exploraes custa do aumento da produtividade do efectivo leiteiro.

A adopo de algumas destas medidas implica a realizao de investimentos, que tero retorno do ponto de vista ambiental, mas no do ponto de vista financeiro, pelo que ter que ser equacionado um sistema de apoios, colectivos ou individuais, que permitam garantir a sustentabilidade da actividade. UMA ADEQUADA ARTICULAO entre os rgos da administrao pblica intervenientes no licenciamento das estruturas fsicas das exploraes leiteiras, por forma dar respostas adequadas a estes produtores e em tempo til.

18

C A P T U L O

FRUTICULTURA FRUTAS S. PEDRO

A aposta em espcies variadas permite-lhe distribuir a produo ao longo do ano, rentabilizando a mo-de-obra, equipamentos e instalaes. Toda a produo integralmente comercializada pelo produtor, pelo que dispe de uma estrutura de seleco, calibragem e embalamento efectuando depois o transporte at ao cliente.
Boa adequao das caractersticas da explorao produo frutcola. Empresrio com esprito inovador e com interesse na aquisio de conhecimentos tcnicos. Estruturas de produo, preparao, distribuio e comercializao organizadas de forma a tirar o mximo partido do agregado familiar. Produo sem problemas de escoamento dada a existncia de uma rede de clientes, com destaque para um grande cliente com quem foi estabelecido um contrato programa.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Explorao localizada numa regio vocaciona-

da para a produo hortofrutcola, em que este jovem agricultor conseguiu rentabilizar as potencialidades da explorao, investindo na produo frutcola de qualidade e inovadora. Paralelamente, investiu numa rede de distribuio que lhe permite comercializar toda a sua produo, em grande parte para grandes centros de consumo.

SECTOR
Dentro do sector da fruticultura, h um sem nmero de espcies, que so produzidas no Continente. Destas, destacamos por se enquadrarem na produo da explorao aqui retratada, o grupo dos frutos frescos (exceptuando os citrinos) e o grupo dos citrinos, tratados em separado pelo RGA 1999. De acordo com este recenseamento, existem no Continente, relativamente ao primeiro grupo, 61 477 exploraes e uma rea plantada de 52 276 hectares, (a que corresponde uma rea mdia de 0,85 hectares por explorao), e relativamente ao segundo grupo, 37 657 exploraes e uma rea plantada de 22 337 hectares, (a que corresponde uma rea mdia de 0,59 hectares por explorao). Estamos portanto, perante reas mdias extremamente baixas, o que torna difcil a maximizao das estruturas existentes e acarreta custos de distribuio e manuteno elevados. Particularizando com as espcies produzidas, constatamos valores mdios ainda inferiores aquele.

Quadro 2.1 Dados relativos ao nmero e dimenso das exploraes (RGA 1999)

Mesmo admitindo que esta rea mdia por explorao, se deve ao facto da rea das exploraes mais especializadas se diluir nas exploraes que
20

CAPTULO 2 | F RUTICULTURA F RUTAS S. P EDRO

tm algumas arvores para produo para auto consumo, o que se passa um bocado por todo o pas, h ainda, face aqueles valores, espao para o crescimento desta actividade, tanto mais que, excepo da pra, as importaes de figo, laranja e tangerina excedem claramente as exportaes. Em termos de organizao da produo, constata-se que a mesma ainda muito incipiente existindo ainda uma baixa capacidade de concentrao e oferta. As Organizaes de Produtores (OP) so responsveis apenas por cerca de 8% do valor da produo comercializada, quando a mdia dos pases da UE a 15 se situa nos 40%. Em Espanha, pas do qual importamos maioritariamente estes produtos, as OP so responsveis por cerca de 50% do valor da produo comercializada, o que traduz bem a capacidade de organizao com que se confronta a nossa produo.

EXPLORAO
Localizao Concelho de Vila Flor, freguesia de Santa Comba da Vilaria. Acessibilidade Boa, praticamente junto ao IP2. Solos Solos de textura mdia, mais profundos na zona mais plana e menos profundos na encosta. Recursos hdricos Tem boa disponibilidade de recursos hdricos, recorrendo a furos artesianos, dado que a explorao se situa na meia encosta. A gua captada nos sete furos de que dispe toda bombada para trs depsitos, de onde depois distribuda por gravidade e administrada s plantas pelo sistema gota a gota. rea 34 ha. Utilizao das terras A explorao assenta fundamentalmente na produo de espcie frutcolas, assim distribudas: A restante rea est inculta possuindo alguns sobreiros dispersos.

Quadro 2.2 rea ocupada pelas espcies frutcolas na explorao

21

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Forma de explorao Toda a rea explorada em arrendamento, sendo o dono das terras o pai do actual empresrio.

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Idade 37 anos Nvel de instruo 2. ciclo do ensino bsico Formao Curso de Empresrios Agrcolas Curso de Agricultura Biolgica Curso de Proteco Integrada Curso de Marketing e Informtica Insero na actividade agrcola e motivaes Este jovem agricultor nasceu em Angola, donde regressou aquando da descolonizao. O pai, natural daquela freguesia, adquiriu na altura esta explorao, onde produzia, em pequena escala, citrinos, actividade que acompanhou o hoje jovem agricultor no seu crescimento. No pretendendo continuar a estudar resolve continuar a actividade que j conhecia e no local onde cresceu. Actividade desenvolvida A actividade de produo, comercializao e distribuio de fruta ocupa-o na totalidade. Capacidade associativa data o produtor associado da Associao de Agricultores do Nordeste Transmontano e por herana paterna, que tambm tinha oliveiras dispersas, continua a ser associado da Cooperativa de Olivicultores de Vila Flor, embora hoje j no seja produtor de azeite. A sua integrao no meio rural e as afinidades pessoais que desenvolveu fazem com que faa inclusivamente parte dos rgos sociais desta estrutura associativa. ainda membro do clube de produtores SONAE e tem ligaes Associao de Agricultores do Vale da Vilaria.

AGREGADO FAMILIAR
Composio O agregado familiar composto pelos progenitores, o casal e dois filhos menores. Actividade desenvolvida O pai do produtor, ajuda nas tarefas quotidianas da explorao agrcola e contribui muito com a sua experincia na tomada de decises, sendo um incentivador da modernizao e lanamento da explorao para novos desafios. A sua esposa trabalha a tempo inteiro na explorao, ajudando tambm na distribuio para os mercados locais e, por
22

CAPTULO 2 | F RUTICULTURA F RUTAS S. P EDRO

ter conhecimentos na rea da informtica, est vocacionada para a informatizao dos dados da explorao. Origem do rendimento O rendimento do agregado provem exclusivamente da explorao agrcola.

EXTERNA
Permanente No tem. Eventual H contratao de mo-de-obra eventual durante as colheitas e em outros perodos de ponta, como por exemplo para aplicao de herbicidas. O nmero de contratados variam consoante as necessidades, que podem atingir sete pessoas, no tendo dificuldade em encontrar no mercado local este tipo de mo-de-obra, embora haja alguma constncia nas pessoas contratadas por j conhecerem as tarefas que lhes so pedidas.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Relativamente a mquinas, dispe entre outras, de dois tractores e duas viaturas para distribuio, uma das quais com carroaria frigorfica, e um empilhador elctrico. Quanto a equipamentos possui um sistema de calibragem e polimento da fruta, uma cmara frigorfica, com uma capacidade de 150 m3, e duas tesouras de poda elctrica, para alm de todo o equipamento necessrio actividade de produo e acondicionamento da fruta.

INSTALAES
Para alm da casa de habitao do agregado, dispe de dois armazns com uma rea de cerca de 320 m2.

ESTRUTURAS

DE

APOIO

Tem o apoio tcnico, em proteco integrada, da Associao de Agricultores do Nordeste Transmontano e recorre, quando necessrio, a especialistas, nomeadamente da UTAD. O grupo Sonae tambm faz o
23

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

acompanhamento dos seus produtores. A experincia que tem vindo a adquirir e o interesse em aprofundar conhecimentos sobre esta actividade, que faz com que leia muito sobre o sector, permite-lhe a resoluo das questes tcnicas correntes.

PRODUO E COMERCIALIZAO
A produo frutcola uma actividade muito condicionada pelas condies climatricas verificadas na campanha. Condies adversas durante a fase de florao e de vingamento dos frutos, so em muitos anos determinantes para comprometer toda, ou parte da produo. Neste caso temos tambm que considerar a idade dos pomares, dado que, alguns so de instalao recente, no estando ainda a produzir em pleno. Em termos mdios a produo global da explorao situa-se dentro dos seguintes valores:

FRUTOS Tangerina clementina fina Laranja Figo pingo de mel, palmares e lampa preto Pra nashi e joaquina Maa galxia

PRODUO (t) 130 50 8 60 11

Quadro 2.3 Valores mdios produzidos na explorao por espcie frutcola

! Toda a produo integralmente comercializada pelo produtor, pelo que


dispe de uma estrutura de seleco, calibragem e embalamento, efectuando depois o transporte at ao cliente.

O principal cliente o Grupo SONAE (Modelo/Continente), em Bragana, Vila Nova de Gaia e Azambuja, este ltimo essencialmente para o figo e pra nashi. O transporte e venda so feitos em embalagens predefinidas por produto e com pack por embalagens e por palette, de acordo com as normas pr-estabelecidas pelo Grupo. Para alm deste grande cliente conta ainda com cerca de 15 clientes, dos quais se destacam supermercados locais, em Mirandela, Macedo e Mogadouro, e um grossista. Sempre que se justifica, face s quantidades existentes em armazm, faz tambm entregas no Mercado Abastecedor do Porto.
24

CAPTULO 2 | F RUTICULTURA F RUTAS S. P EDRO

DESCRIO
Inicia a actividade, com a instalao como jovem agricultor em 1988, na actual explorao, que possua na altura 3,5 ha de citrinos e olival disperso.

! Localizando-se a explorao numa regio, o Vale da Vilaria, com um


microclima prprio, que lhe permitiu ganhar fama na produo horto frutcola, e com terrenos situados na meia encosta, predominantemente virados a sul, a opo recaiu naturalmente para a produo frutcola.

PRODUO
O investimento inicial consistiu em alargar a rea de citrinos em produo, com a instalao de mais 2 ha, e na plantao de 1 ha de pessegueiros. Desde essa altura tem vindo progressivamente a aumentar a rea em produo, custa da reconverso de olival e desmatao de terrenos, investindo em diversas espcies frutcolas, conforme a experincia e a sensibilidade para as necessidades do consumidor o foram conduzindo. A aposta em espcies variadas permite-lhe distribuir a produo ao longo do ano, rentabilizando a mo-de-obra, equipamentos e instalaes, e atenuar eventuais efeitos negativos das condies climatricas na produo. Para alm dos citrinos, que era uma produo j existente na explorao, e dos pessegueiros, que fizeram parte da aposta inicial, foi introduzindo a figueira e a pra, primeiro a pra nashi e mais tarde a pra joaquina. Quanto aos citrinos, a rea em produo tem vindo progressivamente a aumentar, face produtividade obtida e boa aceitao do produto no mercado, especialmente porque as condies de microclima da regio permitem a colocao nos clientes habituais mais cedo que as outras regies abastecedoras. A figueira, sendo uma espcie autctone em Portugal, ainda pouco explorada em pomares com produo intensiva, o que impossibilita a disponibilizao de fruta de acordo com as actuais exigncias do mercado. O recurso importao de figo fresco, sobretudo de Espanha, tem sido a forma de fornecer o mercado. Dadas as condies existentes no local, quer do ponto de vista climatrico, quer do ponto de vista de solos, entendeu o produtor apostar nesta cultura, para o que avanou com a plantao de 1 ha em 1991. Dada a boa aceitao do produto, a boa adaptao das plantas e a rentabilidade da cultura, em 2001 investiu na instalao de mais 3,2 ha, que estando j em produo, esto no entanto ainda muito aqum do mximo esperado. Nessa altura a produo total de figos da explorao ser da ordem das 40 tonela25

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

das, da qual cerca de 5% ser de figo preto e a restante de figo lampo, sendo este ltimo muito valorizado face sua caracterstica tempor. Em 1997 decide apostar tambm na produo de pra joaquina e nashi. Na primeira porque sai mais cedo do que na regio de Lamego, que outro grande centro de produo, que abastece os mesmos pontos de venda deste produtor, sendo consequentemente mais valorizada. A introduo da segunda, prende-se com o interesse que este produtor mostra em apostar em produtos inovadores, e consequentemente geradores de maior valor acrescentado, porque dirigidos para sectores da populao dispostos a pagar a diferena. Esta opo acarreta no entanto riscos: Na produo, por se tratar de uma cultura pouco vulgarizada, relativamente qual a produo ainda assume algum caracter experimental. nesse sentido que o produtor j concluiu que a cultura se adapta melhor a zonas da explorao onde no se verificam grandes picos de calor no Vero. Este factor comprometeu inclusivamente a produo dos pomares situados nos terrenos mais baixos nos dois ltimos anos, em que se registaram temperaturas excepcionalmente elevadas relativamente mdia; Na comercializao, por se tratar de um produto ainda pouco conhecido e portanto ainda procura da fidelizao de clientes, que vo tambm comprando com carcter experimental.

Relativamente cultura do pessegueiro, tendo chegado ao fim do perodo de vida til da plantao, e tendo constatado que se tratava de uma cultura muito sensvel, quer do ponto de vista climtico, quer do ponto de vista sanitrio, e atendendo tambm elevada perecibilidade do fruto, optou pelo abandono da mesma. Como forma de promover a polinizao tem colmeias instaladas na explorao, algumas das quais so do produtor e outras so instaladas por apicultores que praticam o sistema de transumncia.

! A proteco integrada das culturas (PI) aquela que tem por objectivo
contribuir para o equilbrio dos ecossistemas agrrios, atravs da limitao natural dos organismos nocivos e de outros meios de luta apropriados, a fim de impedir que os inimigos das culturas ultrapassem intensidades de ataque que acarretem significativos prejuzos econmicos. O exerccio da PI deve ter por base a estimativa do risco, o nvel econmico de ataque e a escolha dos meios de proteco. As intervenes qumicas como meio de luta na PI s podem ter lugar quando tenha sido atingido o nvel econmico de ataque ou, quando este no for conhecido, o tcnico da organizao o justifique pela importncia e extenso do inimigo a combater. Em PI devem ser privilegiados os mtodos de luta biolgica, biotcnica, fsica, gentica e cultural (Decreto Lei n. 180/95 de 26 de Julho).
26

CAPTULO 2 | F RUTICULTURA F RUTAS S. P EDRO

Sendo as fruteiras de um modo geral muito susceptveis a pragas e doenas, a quantidade de produtos fitofarmacuticos a aplicar poder ser elevada, com os consequentes impactos negativos em termos ambientais. A sensibilizao deste produtor para essa questo fez com que desde h oito anos para c tenha optado por usar exclusivamente produtos aconselhados em Proteco Integrada (PI), recebendo em consequncia as respectivas ajudas previstas nas Medidas Agro-Ambientais. Para alm destas ajudas, e pelo facto da explorao se localizar em regio desfavorecida, recebe tambm as Indemnizaes Compensatrias respectivas.

COMERCIALIZAO
De incio a comercializao da produo era realizada em feiras e mercados locais, sistema de comercializao utilizado pelo seu pai, porque a produo no atingia grandes volumes e fundamentalmente porque no dispunha ainda de estruturas de armazenamento e distribuio. medida que os novos pomares instalados entravam em produo, a quantidade de produto que era necessrio escoar para o mercado comeou a aumentar, pelo que teve que ir adequando aquele sistema de comercializao, tendo tambm em perspectiva criar uma maior autonomia nesse processo. Para o efeito teve que fazer investimentos: Numa cmara frigorifica, que lhe permitiu manter devidamente conservada a fruta, adequando assim a oferta procura e, satisfazer as necessidades ao longo do tempo dos seus clientes; Numa linha de calibragem, e polimento de fruta, por forma a entregar a produo de acordo com as exigncias do mercado; Em duas viaturas para transporte e uma carroaria frigorfica, que lhe permitiram fazer chegar o produto aos clientes de uma forma mais rpida, nas devidas condies e nas quantidades pretendidas; Na pavimentao do armazm e respectivos acessos, melhorando as condies de trabalho e de organizao do espao.

! No sentido de rentabilizar a estrutura de distribuio, aliada limitao de


mo-de-obra para proceder a esta tarefa, privilegia a entrega da produo no grupo Sonae, de cujo Clube de Produtores faz parte, o que para alm de lhe garantir o escoamento de uma parte significativa da produo, garante ainda o acompanhamento e o apoio tcnico das culturas e o pagamento em tempo til. Esta integrao abre-lhe tambm a possibilidade de estabelecer contactos e trocar experincias com os outros membros do Clube.
27

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Enquanto fornecedor deste grupo tem ainda oportunidade de participar frequentemente em aces desenvolvidas nas lojas Modelo e Continente para promoo/escoamento da produo, como o caso das aces relmpago, feires e aces de fim-de-semana. Enquanto fornecedor do grupo Sonae sujeito a um apertado controlo de qualidade, relativamente apresentao do produto, nomeadamente ao nvel de rotulagem, e de controlo de resduos. Esta prtica conduziu a procedimentos que se tornaram prtica corrente da explorao e que so estendidos a todos os produtos que dali saem, qualquer que seja o cliente. Assim, toda a produo sujeita a seleco, polimento e calibragem para posterior embalagem. No caso do figo necessrio proceder a uma pr-seleco no campo, sendo depois feita uma 2. seleco em armazm. Neste momento no faz pr-embalamento de qualquer produto porque no v receptividade por parte da Sonae para adoptar esta forma de apresentao das frutas que lhe adquire. Apesar de utilizar fitofrmacos aconselhados em Proteco Integrada, e de at j ter estabelecido contactos com um Organismo Certificador autorizado para este modo de produo,

! no est a comercializar a fruta com o respectivo selo porque no sente que


esta distino seja factor de preferncia por parte do consumidor, que no estando suficientemente sensibilizado para a questo da Proteco Integrada, no valoriza devidamente o produto.

Esta posio no alheia ao facto de considerar ser difcil colar os selos de certificao directamente na fruta, que, especialmente no caso dos citrinos, se destacam com facilidade. No que diz respeito gesto ambiental de embalagens h a preocupao de utilizar predominantemente caixas de plstico reutilizveis, que so recolhidas nos pontos de entrega da produo quando vazias, efectuando-se depois as operaes de lavagem e desinfeco no armazm da explorao, de forma a serem novamente carregadas. Nos casos em que o produto exige acondicionamento que no se adequa a este tipo de embalagem, so utilizadas caixas de carto que a Sociedade Ponto Verde, da qual aderente, recicla, de forma a reduzir a reduzir o impacto ambiental dos resduos.

RISCOS E DIFICULDADES
As dificuldades sentidas por este produtor so de um modo geral as apontadas por quem escolhe a actividade agrcola como forma de vida.
28

CAPTULO 2 | F RUTICULTURA F RUTAS S. P EDRO

Comeam por ser as exigncias das culturas e de todo o processo de comercializao, que no deixam espao para usufruir de tempos livres, o que neste caso est muito ligado

! inexistncia local de mo-de-obra qualificada e com caractersticas de


responsabilidade e empenho que permitam delegar tarefas.

A falta de mo-de-obra alis referida como um dos estrangulamentos no que diz respeito dificuldade de encontrar pessoas habilitadas a desempenhar tarefas especficas que exigem algum grau de especializao como o caso das podas. Aliado ao carcter especfico da actividade agrcola est tambm a susceptibilidade da produo, e consequentemente do rendimento da explorao, a factores no controlveis pelo homem, como so as condies climatricas. No caso da produo frutcola este aspecto tem especial relevncia porque a ocorrncia de um pequeno perodo de condies adversas pode comprometer a produo do ano. Para obviar este problema, o produtor

! faz uso do sistema de seguros agrcolas (SIPAC), no entanto considera que


este mecanismo implica uma grande despesa,

que nem sempre compensada quando ocorrem prejuzos na produo, devido s dificuldades levantadas pelas companhias seguradoras na avaliao dos prejuzos, que levam a que os pagamentos sejam inferiores s quebras de produo registadas. So apontadas tambm algumas responsabilidades aos organismos oficiais, de quem o produtor se queixa no excesso de tempo que demoram a analisar e aprovar projectos de investimento para atribuio de subsdios, e falta de apoio tcnico produo, especialmente por sentir que h, a nvel regional, lacunas de conhecimento relativamente ao sector da fruticultura. Relativamente ao fornecimento de material vegetativo de qualidade, indispensvel para assegurar o sucesso da produo, denota algumas falhas no controlo dos lotes de plantas vendidas pelo viveiro, o que acarreta problemas, quer ao nvel das tcnicas culturais, quer ao nvel da produo. Dada a proximidade com Espanha, e conhecida a capacidade a existente, quer em termos de produo quer em termos comerciais, so inevitveis as comparaes com as condies e apoios de que os produtores espanhis beneficiam, que resulta numa sensao, por parte deste produtor, de que os produtores nacionais se encontram numa posio de desvantagem relativamente queles.
29

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

PERSPECTIVAS FUTURAS
PRODUTOR
As perspectivas de futuro desta explorao vo no sentido de continuar a

! crescer, apostando sempre na qualidade,


tentando colocar no mercado produtos que correspondam s expectativas do consumidor. Dada a receptividade que tem tido para os citrinos, aliado s boas condies de produo que possui, pretende aumentar a rea, especialmente de laranja, que ocupa a menor fatia na produo de citrinos. No caso do figo, e na medida em que tem expectativas de crescimento da produo a curto prazo, dado que tem pomares de instalao recente, est a estudar, juntamente com a empresa fabricante de embalagens de carto, qual a melhor forma de apresentao, que satisfaa os requisitos de apresentao e de acondicionamento do fruto. Dado tratar-se de um produto muito vulnervel, o produtor entende que o figo no dever ser apresentado nas actuais embalagens de 10 kg, que implicam inevitvel contacto entre os frutos, com consequncias ao nvel da qualidade. Mas como a empresa se dedica no s produo mas tambm distribuio e comercializao, pretende realizar tambm melhorias a este nvel, que acompanhem o crescimento da produo. Assim ir aumentar a rea de armazns, bem como a capacidade de frio. Refere tambm a necessidade de adquirir uma nova linha de calibragem para responder s necessidades decorrentes do aumento da produo e das exigncias do consumidor. Ao nvel da distribuio ir investir na aquisio de um veculo de 19 toneladas equipado com caixa frigorfica. Tirando proveito das potencialidades das novas tecnologias vai aderir, atravs da Associao de Agricultores do Vale da Vilaria, a um sistema baseado num software, designado de Agro-gesto, que, pela informatizao dos dados referentes produo e comercializao, permite uma melhor gesto da empresa agrcola e um melhor conhecimento da situao e evoluo de cada uma das produes.

SECTOR
Neste sector esperado um crescimento do mercado nacional, face aos consumos mdios per capita que se tm vindo a verificar, existindo boas pers30

CAPTULO 2 | F RUTICULTURA F RUTAS S. P EDRO

pectivas para o crescimento da produo. No entanto, sendo a concorrncia externa uma realidade, com oferta de produtos durante todo o ano e a preos competitivos, dever: Continuar a investir-se no aumento das reas plantadas, das produtividades por hectare e da qualidade da produo, em produtos relativamente aos quais exista dfice de produo nacional; Apostar-se em produtos com especificidade, atravs do aumento da produo de variedades regionais ou de produtos com caractersticas intrnsecas directamente ligadas s condies edafo-climticas de produo. Esto neste ltimo caso os produtos susceptveis de obterem menes qualificadoras especiais, como o caso dos produtos com Denominao de Origem Protegida (DOP) ou Indicao Geogrfica Protegida (IGP).

O elevado investimento inicial que necessrio fazer, com um perodo de carncia significativo, exige do investidor/produtor uma considervel disponibilidade financeira, pelo que tambm aqui h que: Continuar a apostar em variedades que atenuem esse perodo, e que entrem em produo no mais curto espao de tempo; Repensar os apoios concedidos ao investimento nesta produo, que j foram superiores em anteriores Quadros Comunitrios de Apoio, tendo em conta o referido perodo de carncia.

Um dos constrangimentos registados neste sector tem a ver com a disperso da oferta, dada a reduzida dimenso mdia das exploraes, e com o caracter perecvel da produo, o que tem feito florescer o comrcio grossista, com a consequente desvalorizao do preo do produto ao produtor. Esta situao para alm de colocar os produtores na total dependncia destes comerciantes, retira-lhes qualquer capacidade negocial no que toca ao estabelecimento de preos de mercado.

! A forma de ultrapassar este constrangimento ter de passar pela


concentrao da oferta, que poder ser feita atravs do redimensionamento das exploraes, de forma a conseguirem gerar produto em quantidade que justifique criarem a sua prpria autonomia, ou atravs da organizao da produo em estruturas associativas com capacidade de armazenamento e comercializao directa do produto.

A valorizao do produto no mercado dever tambm passar pela adopo de prticas de produo geradoras de produtos de alta qualidade e com garantias de satisfao do consumidor no que diz respeito segurana ali31

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

mentar. Neste sentido tem-se vindo a registar um aumento considervel da rea de produo, e consequentemente a oferta de produtos, em proteco integrada, sistema de produo em que se procede a uma aplicao racional de pesticidas e fertilizantes, com as correspondentes consequncias benficas ao nvel do fomento da biodiversidade.

! Para alm de ser desejvel que esta expanso se continue a registar


preconiza-se inclusivamente que alguma desta rea possa evoluir para o modo de produo biolgico.

Dado que, semelhana do que acontece noutros pases da Europa, a procura deste produtos est a aumentar. Esta evoluo tem a ver no s com o grau de sensibilizao da populao em geral para as questes ambientais, que a leva a procurar produtos produzidos em modos de produo especiais, que lhe ofeream garantias no que toca aos aspectos ligados com a segurana alimentar, mas tambm por fora da aplicao da legislao, que cada vez mais exigente no que respeita s prticas de cultivo e tcnicas de produo respeitadoras do ambiente. No sector da fruticultura dever-se- nomeadamente continuar a apostar na utilizao de variedades que apresentem grande resistncia a pragas e doenas, pelo que as Universidades e outros Organismos de Investigao devero desempenhar aqui um papel importante no que toca ao desenvolvimento de projectos de experimentao e investigao que permitam disponibilizar informao aos produtores sobre este assunto. Ligado tambm a esta questo est a preocupao com a proteco da qualidade das guas, do solo e da paisagem, de forma que os agricultores tm que assumir a sua responsabilidade nesta luta, adoptando tcnicas de gesto dos resduos respeitadoras do ambiente, e particularmente neste sector, de que este caso um exemplo, com recurso utilizao de embalagens reutilizveis ou reciclveis.

32

C A P T U L O

PEQUENOS RUMINANTES PAULO DOMINGUES ESTEVES

Explorao agrcola que desenvolve uma actividade bem adaptada s condies edafo-climticas e ao saber fazer da populao local.

Estamos pois, perante um sistema de explorao da terra respeitador do ambiente, socialmente aceitvel e economicamente vivel, no actual quadro.

Actividade que contribui para a preservao do ambiente e do ecossistema natural, contribuindo para contrariar a desertificao das regies de montanha. Produo sem problemas de escoamento por ser uma das matrias-primas genunas utilizadas na reconhecida gastronomia local.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Explorao que retoma a produo de ovinos e

caprinos tradicionalmente caracterstica desta zona. Esta produo est sustentada no melhoramento das raas autctones e no maneio tradicional baseado no pastoreio em baldio, de que resulta uma produo de qualidade, com grande procura, face s reconhecidas caractersticas especficas da carne produzida.

SECTOR
De acordo com os dados do recenseamento de 1999, existiam no Continente para os: Ovinos 69 360 exploraes com um efectivo total de 2 917 719 animais, a que corresponde um efectivo mdio de 42 animais por explorao. As exploraes com mais de 100 ovinos representam 10% do total e possuem um efectivo que corresponde a 70% do total. Caprinos 49 164 exploraes com um efectivo total de 519 018 animais, a que corresponde um efectivo mdio de 11 animais por explorao. As exploraes com mais 100 caprinos representam 2% do total e possuem um efectivo que corresponde a 35% do total.

No existindo dados concretos sobre a questo da especializao destas exploraes, sabe-se no entanto que a sua viabilidade, do ponto de vista econmico, enquanto exploraes especializadas, exigir com certeza um efectivo superior a 100 animais. Pelos nmeros referidos, poderemos concluir que a generalidade das exploraes deste sector desenvolvero outras actividades, sendo esta portanto uma actividade complementar. Do ponto de vista da capacidade de produo existente no pas, ela temse mantido mais ou menos constante nos ltimos anos, sendo no entanto ainda insuficiente para suprir s necessidades de consumo, que tm sido decrescentes, e satisfeitas custa de importaes, que tm acompanhado a evoluo do consumo, isto , decrescido. Do ponto de vista da rentabilidade, este um sector fortemente dependente das ajudas por animal atribudas no mbito da respectiva Organizao Comum de Mercado (OCM).
34

CAPTULO 3 |

P EQUENOS R UMINANTES P AULO D OMINGUES E STEVES

EXPLORAO
Localizao Concelho de Melgao, freguesia de Cubalho, lugar de Cima, nas faldas da Serra da Peneda. Acessibilidade Boa, ainda que a ligao, de cerca de 100 m, da estrada que liga Melgao a Castro Laboreiro, ao assento de lavoura, esteja em ms condies. Solos So pouco profundos, quase esquelticos, caractersticos das zonas de montanha. Os solos agricultados so de textura mdia e profundos. Recursos hdricos H franca disponibilidade de gua, com nascentes naturais na serra. rea A explorao utiliza parcelas localizadas em vrias freguesias
REA 2 ha 10 ha 4000 ha 6000 ha LOCALIZAO Numa explorao situada em Chavies Em diversas parcelas da freguesia de Cubalho e Lamas de Mouro Baldio da freguesia Baldios das freguesias vizinhas

Quadro 3.1 rea e localizao das parcelas

Forma de explorao excepo dos terrenos onde se situa o assento de lavoura, este produtor no possui terra por conta prpria. Tem 2 hectares arrendados, e colhe a produo de feno de parcelas de vizinhos, o que funciona como uma limpeza dos terrenos, que os proprietrios no querem ver a monte. Os animais pastoreiam em terrenos comunitrios, geridos por cinco freguesias. Utilizao das terras Nos 2 hectares arrendados produz milho gro, que utiliza na alimentao dos borregos e dos cabritos, que no chegam a ir para o baldio at serem vendidos. O feno recolhido tem o mesmo objectivo, para alm de tambm ser distribudo ao rebanho quando as condies climatricas no permitem a sada para pastoreio. O baldio, onde aparece a flora expontnea da regio, utilizado no pastoreio dos animais, efectuando-se a regenerao do mesmo naturalmente. Disperso O assento de lavoura situa-se no extremo da povoao, no incio dos terrenos de baldio que se desenvolvem continuamente ao longo da serra. Efectivo animal A explorao dispe actualmente de: 140 fmeas reprodutoras de ovinos da raa bordaleira do Entre Douro e Minho, e trs carneiros; 360 fmeas reprodutoras de caprinos da raa bravia e 9 bodes. Em mdia, estas fmeas geram cerca de 400 borregos e cabritos, por ano.
35

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Idade 32 anos. Nvel de instruo Ensino bsico. Formao Curso de empresrios agrcolas. Insero na actividade agrcola e motivaes Este produtor nasceu e cresceu na freguesia, numa famlia em que o pai havia emigrado para Frana e a me permanecia na aldeia onde cuidava das terras e dos filhos, situao comum na regio. Regressado de Frana para onde tambm emigrou, decide integrar-se no meio, desenvolvendo uma actividade que fazia parte dos usos e costumes locais. Capacidade associativa scio da ANCABRA Associao Nacional de Produtores de Cabra Bravia, entidade gestora do Registo Zootcnico da cabra de raa bravia, sediada em Vila Pouca de Aguiar, da AMIBA Associao de Criadores de Bovinos da Raa Barrosa, entidade gestora do Registo Zootcnico da raa ovina bordaleira do Entre Douro e Minho, sediada em Braga, e da OPP, Organizao de Produtores Pecurios, de Mono.

AGREGADO FAMILIAR
Composio solteiro, vivendo sozinho. Origem do rendimento Resulta exclusivamente da actividade que desenvolve, com receitas provenientes da venda de borregos, de cabritos, de estrume e de subsdios atribudos no quadro da Poltica Agrcola Comum.

EXTERNA
Permanente Um empregado com 19 anos com o 9. ano de escolaridade. Eventual No contrata mo-de-obra eventual. Sempre que necessrio o recurso de mo-de-obra adicional, nomeadamente para a colheita do milho, utiliza mo-de-obra local, que paga com troca de servios. Conta tambm com a ajuda de familiares e amigos sempre que necessrio.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Como a explorao assenta fundamentalmente no recurso aos terrenos baldios, a necessidade de mquinas mnima. Possui entre outros, um tractor
36

CAPTULO 3 |

P EQUENOS R UMINANTES P AULO D OMINGUES E STEVES

de 70 Cv, uma enfardadeira, um virador juntador, uma p frontal e uma forquilha de acoplar ao tractor.

INSTALAES
Possui as seguintes instalaes: Um pavilho com 400 m2 para alojamento dos animais; Um pavilho com 150 m2 para mquinas e armazenamento.

Dispe tambm de uma vedao, em terreno baldio, junto dum posto de vigia, com cerca de 3000 m2 para aparcamento nocturno do gado nos trs meses de Vero.

ESTRUTURAS

DE

APOIO

Todo o apoio tcnico de que precisa, provem das entidades de quem associado. Reconhece que o tipo de produo que pratica no do ponto de vista tcnico muito exigente, pelo que s pontualmente recorre a estes servios, j que a sua experincia lhe permite ir resolvendo os problemas aquando do seu eventual aparecimento. Para a execuo da contabilidade recorre aos servios de um Gabinete de Contabilidade

PRODUO E COMERCIALIZAO
Esta explorao est essencialmente vocacionada para a produo de borregos e cabritos. Complementarmente, e como consequncia do sistema de maneio que utiliza dentro do estbulo, onde usa camas feitas base de tojo e caule de milho seco, vende o estrume a produzido, que recolhe trs vezes ao ano. Esta produo de estrume tem grande procura por parte das exploraes produtoras de vinho Alvarinho da regio. A l no tem praticamente valor comercial, sendo trocada normalmente por cobertores, a feirantes, que fazem os mercados locais.

! No tem qualquer problema na comercializao dos produtos da


explorao.

Os animais so vendidos, vivos, na explorao, a proprietrios de restaurantes locais, a talhantes ou a particulares. A produo de cabritos quase
37

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

escoada por inteiro para os restaurantes, enquanto os borregos so sobretudo comprados pelos talhantes, especialmente provenientes da zona de Terras do Bouro e Fafe. As pocas de maior procura so as pocas festivas (Natal e Pscoa) e o Vero, quando, em consequncia do regresso dos emigrantes, aumenta o consumo. O peso mais apropriado para a comercializao, que se situa entre os 5/7 kg, atingido quando o animal tem entre trs e cinco meses. Para o volume de negcios anual desta explorao contribuem tambm, com um peso significativo, as seguintes ajudas concedidas pelo IFADAP/ /INGA no mbito da Poltica Agrcola Comum: Indemnizaes Compensatrias, pelo facto de a explorao se situar em regio desfavorecida, pagas em funo da rea de baldio que lhe formalmente atribuda pela Junta de Freguesia, no caso 80 ha; Uma ajuda por fmea reprodutora, devidamente inscrita no Registo Zootcnico, no mbito das Medidas Agro-Ambientais, que prevem apoios a produtores que possuem animais de raas autctones ameaadas de extino, no sentido da preservao destas raas; Ajudas que advm da aplicao do Regulamento relativo Organizao Comum de Mercado dos ovinos e caprinos e que se traduzem na concesso de uma ajuda por Cabea Normal, desde que disponha de direitos para tal.

DESCRIO
Este produtor, nascido na freguesia, seguiu os passos do seu pai ao emigrar para Frana aos 16 anos, onde trabalhou na construo civil. Aos 27 anos volta aldeia onde foi criado, e decide iniciar a actividade agrcola com a produo de ovinos e caprinos, actividade para a qual a regio, e particularmente aquela zona de montanha, tem potencialidades. Nesse sentido comea por visitar diversas exploraes de forma a recolher ideias e ensinamentos relativamente s construes a utilizar e formas mais adequadas de maneio e alimentao do gado. Nesta fase decide apostar num rebanho misto de cabras e ovelhas porque constata que estes animais funcionam melhor em conjunto, especialmente em pastoreio. Em 1988 formaliza a instalao como jovem agricultor apresentando um projecto ao IFADAP para financiamento da construo das instalaes que hoje possui, aquisio de 350 ovinos e caprinos e de um tractor de 45 Cv que entretanto trocou por um outro de 70 Cv.
38

CAPTULO 3 |

P EQUENOS R UMINANTES P AULO D OMINGUES E STEVES

Os animais e respectivos direitos, para efeitos de pagamento das ajudas previstas na OCM, foram adquiridos a produtores dos concelhos de Mono e Melgao, que pretendiam abandonar a actividade. Normalmente o maneio destes animais era efectuado pelo sistema de vezeira, que est a ser abandonada naquela regio, pelo que os agricultores idosos, sem condies de sair para o monte com o rebanho, se vm obrigados a abandonar a actividade.

! VEZEIRA Nas palavras de Silvestre Bernardo de Lima (1859) um rebanho de


vezeira a reunio de cabeas de gado de uma mesma espcie, pertencentes a diversas pessoas mas de uma mesma povoao em um rebanho comum ou dua, que pastoreado vez, nas terras pastorais sujeitas ao pasto comum, pelos donos das rezes que o compem, ou por pegureiros assalariados para esse servio pelas pessoas contribuintes da Vezeira.

Os animais cujo objectivo a reposio do efectivo so integrados no rebanho, a partir dos cinco meses, que por norma vai todos os dias para o baldio, acompanhado por um pastor, regressando ao estbulo ao fim do dia. Quando as condies climatricas no o permitem os animais permanecem no estbulo. Nos trs meses de Vero ficam em permanncia no baldio, onde o produtor colocou uma cerca, na qual os animais pernoitam sob a vigilncia de trs ces, evitando os roubos e o ataque dos lobos. Este parqueamento foi propositadamente construdo junto a um posto de vigia que tem, naquele perodo, vigilantes em permanncia, cuja presena tem tambm um efeito dissuasor. A explorao destes animais teve sempre subjacente, uma preocupao em produzir carne com a qualidade, j que constatou que tal consistia num factor de preferncia por parte dos seus clientes.

! Nesta medida utiliza desde o princpio raas autctones, que muitas


vezes j desvirtuadas, tem vindo a apurar, no sentido de obter animais de raa pura. O outro factor determinante da qualidade, a alimentao dos animais, tambm uma preocupao, na medida em que apenas fornece aos animais alimentos produzidos por ele prprio, sem utilizao de agro-qumicos, ou vegetao natural do baldio. Numa fase inicial ainda recorreu ao uso de raes para alimentao dos borregos e cabritos, mas verificou que a qualidade da carne produzida se ressentia, pelo que optou pela utilizao de milho gro e de fenos que, para alm de garantirem melhor qualidade, eliminam o custo adicional que a aquisio da rao implica.

Neste tipo de agricultura, a criao dos animais, para alm de ser um factor de rendimento, contribui para a preservao do ambiente e do ecossis39

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

tema. No pastoreio, o animal limpa o baldio, contribuindo para a preveno de incndios e renovando a vegetao, o que acontece tambm sempre que o agricultor limpa o tojo, que utiliza nas camas dos animais. Das camas resulta o estrume, que utilizado na fertilizao das terras em sistemas de agricultura mais intensivos, diminuindo ou dispensando a utilizao de fertilizantes qumicos e melhorando a estrutura do solo, preservando-o contra a eroso. A necessidade de obter feno, aliado ao facto de no possuir terreno para este efeito, leva este produtor a limpar parcelas, que sem a sua interveno ficariam abandonadas, permitindo assim o crescimento de nova vegetao e garantindo a preservao da paisagem.

! Este um exemplo da chamada agricultura sustentvel em que nada


se perde, todo o ciclo de produo decorre com utilizao dos factores que o meio disponibiliza, contribuindo para a sua renovao e preservao. Estamos pois, perante um sistema de explorao da terra respeitador do ambiente, socialmente aceitvel e economicamente vivel, no actual quadro.

A sensibilizao deste produtor para a problemtica da preservao e melhoramento das raas autctones tem-no conduzido, ao longo dos anos em que exerce esta actividade, a proceder ao melhoramento do seu efectivo, no sentido de obter animais de raa pura, permitindo-lhe j fornecer machos reprodutores da raa Bordaleira de Entre Douro e Minho Associao gestora do Livro Genealgico, para apuramento do efectivo de outras exploraes ovinas. No caso dos caprinos encontra-se numa fase mais incipiente, tendo apenas cerca de 30% do efectivo em linha pura, estando ainda a adquirir reprodutores para melhoramento da raa.

RISCOS E DIFICULDADES
Dado o tipo de agricultura praticado, que assenta numa forma ancestral e perfeitamente adaptada s condies locais, este produtor no aponta a existncia de dificuldades particulares. Para quem j foi assalariado, com horrios de trabalho estabelecidos, a situao actual, frente de uma explorao de produo animal, que no lhe permite dispor de folgas nem frias no considerado como uma perda de qualidade de vida, dado o prazer e o rendimento que esta actividade lhe proporciona. Outras dificuldades que normalmente se colocam a exploraes deste tipo, no se evidenciam aqui. Assim:
40

CAPTULO 3 |

P EQUENOS R UMINANTES P AULO D OMINGUES E STEVES

A comercializao est garantida e aparentemente a procura superior capacidade de oferta, o que permite concluir que o preo de venda compensador. Os problemas decorrentes do transporte e abate dos animais, que normalmente ocorrem neste tipo de produo, so aqui inexistentes, uma vez que os animais so vendidos vivos e no local; A explorao est a funcionar j de uma forma estabilizada, dispe das infra-estruturas e equipamentos necessrios, pelo que, dado o modo de produo utilizado, no necessita de dispor de capital para fazer face modernizao da explorao;

! Ao contrrio de que acontecia no passado, em que esta produo e estes


locais estavam isolados, actualmente esta produo, e este produtor em concreto, esto enquadrados por Associaes do sector, o que permite quer uma melhor compreenso das situaes adversas, que sempre ocorrem, quer a sua consequente resoluo;

Os problemas sanitrios, que frequentemente ocorrem em exploraes intensivas, dada a concentrao de animais num espao restrito, e mesmo nalgumas exploraes extensivas em que os produtores descuram as boas regras de higiene e sanidade animal, tambm no se tm verificado neste caso.

PERSPECTIVAS FUTURAS
PRODUTOR
Sendo a principal aposta do produtor, a garantia da qualidade do produto que oferece aos clientes, a sua meta consiste em ter um efectivo totalmente constitudo por animais de linha pura. O aumento do efectivo no est nas suas perspectivas, admitindo mesmo a hiptese de uma pequena diminuio do mesmo, para atingir aquele objectivo, que lhe poder permitir tambm tornar-se numa explorao de seleco e melhoramento da raa bordaleira. Face s condies em que explora e cria os animais, que se aproximam j das exigidas para a certificao da produo animal em modo de produo biolgico, tem tambm equacionada a possibilidade de passar a comercializar o produto certificado neste modo de produo. Esta alterao, que se traduziria numa valorizao do produto, implicaria tambm uma alterao ao nvel da forma de comercializao, para que o produto pudesse ser disponibilizado
41

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

nas zonas de grande consumo, onde o consumidor est disposto a pagar mais por um produto devidamente certificado.

SECTOR
! Sendo uma actividade em que grande parte do rendimento advm da
atribuio de subsdios comunitrios, as variaes da Poltica Agrcola Comum podero ter grandes impactos na viabilidade econmica deste tipo de produo, tornando-as portanto muito susceptveis a eventuais medidas que venham a ser tomadas.

No entanto toda a poltica agrcola comum aponta muito no sentido da preservao do espao natural e na manuteno das comunidades rurais nestas zonas de montanha ameaadas de desertificao. Neste sentido deve ser de realar a importncia do aparecimento de exploraes deste tipo que, para alm de cumprirem um papel na valorizao e gesto do meio ambiente constituem um atractivo para manter e rejuvenescer a populao local. Estas zonas de montanha, caracterizam-se pela dificuldade das condies de vida, por uma economia precria e pelo isolamento. Foram estas condies que levaram os seus habitantes emigrao e ao xodo para as grandes reas urbanas do nosso pas. No entanto aqui que conservmos a nossa identidade cultural e as paisagens naturais, onde foi mantida a biodiversidade e o patrimnio. Mas estes recursos s podero ser mantidos se houver estratgias que criem condies ao regresso das populaes naturais destas zonas e contrariem o despovoamento. Estas estratgias tm que passar obrigatoriamente pelo fomento de actividades econmicas viveis e rentveis, como: A produo extensiva de gado de raas autctones, e particularmente gado caprino e ovino que, pela sua rusticidade, consegue utilizar o alimento disponvel nas zonas de pastoreio mais inspitas, mostrando-se bem adaptado a condies climatricas adversas. Para rentabilizar este sector, tornando-o portanto atractivo, dever ser considerada a necessidade de melhorar as taxas produtivas e reprodutivas dos animais assim como melhorar os nveis de sanidade animal. A qualidade produtiva dos efectivos passa tambm pela condies do alimento que lhe disponibilizado, pelo que dever ser assumida a importncia de uma poltica florestal bem definida, que salvaguarde as condies de flora e fauna natural, e particularmente que incentive a silvo-pastorcia nos terrenos mais adaptados ao pastoreio;

42

CAPTULO 3 |

P EQUENOS R UMINANTES P AULO D OMINGUES E STEVES

O turismo em espao rural, tirando partido das condies de beleza paisagstica, do patrimnio e da rica gastronomia tradicional. A industria do turismo poder contribuir para a criao de servios, nomeadamente atravs do desenvolvimento da restaurao e de empresas de actividades desportivas na natureza, mas tambm ser uma forma de valorizao e escoamento da produo local, quer atravs do consumo directo quer contribuindo para a sua divulgao e comercializao. Por produo local devemos entender no s a produo da explorao agrcola mas tambm a produo artesanal, que poder ser uma forma complementar de rendimento das famlias.

Paralelamente ao desenvolvimento de actividades geradoras de rendimento devero ser criadas condies que permitam melhorar a qualidade de vida dos habitantes proporcionando-lhes condies de conforto e contrariando o isolamento. Neste sentido dever ser dado particular destaque: resoluo dos problemas de acessibilidades e melhoria das infra-estruturas de apoio populao; melhoria do ordenamento e condies de habitabilidade das aldeias. Esta questo passa inevitavelmente pela retirada dos animais das aldeias com o consequente impacto, a nvel ambiental e das condies higieno-sanitrias, to importante no s para a populao mas tambm para a recepo de turistas; Ao desenvolvimento da utilizao das novas tecnologias de informao, que podem constituir uma forma de combate ao isolamento, com o uso de potencialidades como o ensino e formao distncia, mas tambm criar perspectivas de comercializao, como a divulgao on-line dos produtos locais.

43

C A P T U L O

HORTICULTURA JOS ANTNIO FONSECA FERNANDES

Para resolver a problemtica da colocao da produo no mercado/, constitui a PAM, empresa de comercializao e distribuio de produtos hortcolas, cujos objectivos consistem em promover a concentrao da oferta e a colocao no mercado, reduzir os custos de produo, regularizar os preos e fomentar prticas de cultivo e tcnicas de produo e de gesto dos resduos respeitadoras do ambiente.
O B J E C T I V O S

Localizao da explorao em zona edafo-climtica adequada a esta produo. O produtor scio de uma Organizao de Produtores, que lhe garante apoio tcnico, procede s operaes de calibragem, acondicionamento e rotulagem da produo e garante o escoamento da mesma.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Explorao localizada numa zona prxima dos

grandes centros de consumo de hortcolas, que aposta na especializao num leque reduzido de culturas hortcolas, fundamentalmente em estufa, de acordo com as solicitaes da Organizao de Produtores em que est integrado e que lhe garante o escoamento de toda a produo.

SECTOR
A produo de culturas hortcolas , de acordo com os dados do RGA de 1999, uma actividade que exercida no Continente em 48 610 exploraes numa rea de 49 635 hectares. Esta produo feita dum modo extensivo e intensivo, predominando a rea da produo extensiva, correspondente a 29 300 hectares. Quanto produo intensiva, que utiliza a rea de 20 309 hectares, pode assumir a forma de produo ao ar livre/ abrigo baixo e em estufa/abrigo alto, correspondendo a esta ltima situao uma rea de 1436 hectares, para um conjunto de exploraes de 3560 hectares, o que corresponde a uma rea mdia coberta por explorao de cerca de 4000 m2. Este tipo de produo localiza-se fundamentalmente no litoral, onde a procura maior, dada a forte concentrao urbana a verificada, e as condies climatricas so mais amenas, e portanto mais favorveis a esta produo, que sendo muito perecvel tende a ser produzida prximo do consumidor. A generalidade das espcies hortcolas tradicionalmente consumidas em Portugal so produzidas ao ar livre, sujeitas s condies climatricas que so determinantes para a escolha da altura mais conveniente para as sementeiras ou plantaes. A produo obtm-se neste caso a custos menores, fruto da menor intensificao e da menor necessidade de investimento em estruturas. Em contrapartida o valor da produo mais baixo, j que surge no mercado numa altura em que a oferta maior. Em estufa produzem-se, com maiores produtividades, aquelas espcies para as quais no h em geral condies de produo na poca de Outono/Inverno, como o caso da alface e as espcies mais consumidas na poca de Primavera/Vero, como o caso do pimento, do feijo verde, do tomate e do pepino. tambm garantido o fornecimento do mercado com produes fora da poca normal e mais cedo
46

CAPTULO 4

H ORTICULTURA J OS A NTNIO F ONSECA F ERNANDES

do que na produo ao ar livre, o que permite vender a melhores preos, j que a oferta reduzida ou inexistente. Quando a produo feita de uma forma mais intensiva, seja ao ar livre, seja em estufa, e concentrada em determinadas zonas, o recurso ao uso de elevadas quantidades de adubos e pesticidas, tem levado contaminao de guas e dos solos, e ao aparecimento de problemas de ordem sanitria e toxicolgica dos produtos. O cdigo das boas prticas agrcola, foi um instrumento que o Ministrio da Agricultura, Florestas e Pescas divulgou como forma de aconselhamento para a execuo de determinadas praticas conducentes diminuio da contaminao dos solos e das guas, particularmente nas zonas vulnerveis, onde se constatou a existncia de valores acima dos normais.

EXPLORAO
Localizao da explorao Concelho de Barcelos, freguesia de Milhazes. Acessibilidade Razoveis, j que a explorao servida por uma estrada municipal empedrada. Solos Textura mdia e profundos adequados a este tipo de produo. Recursos hdricos Tem boa disponibilidade de recursos hdricos, atravs de uma captao em poo. rea 4,2 ha. Utilizao das terras A explorao assenta exclusivamente na produo das seguintes culturas hortcolas.

Quadro 4.1 Culturas hortcolas produzidas

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Idade 39 anos. Nvel de instruo 2. ciclo do ensino bsico.
47

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Formao Curso de Empresrios Agrcolas Curso de Horticultura Curso de Fertilizao Insero na actividade agrcola e motivaes Foi criado no local onde se situa a explorao, filho de agricultor produtor de leite. Actividade desenvolvida A explorao ocupa-o a tempo inteiro, executando todas as actividades, desde a gesto execuo das tarefas necessrias ao cultivo. Capacidade associativa associado da PAM Produo e Distribuio Hortcola do Litoral, Lda e do Centro de Gesto de Barcelos.

AGREGADO FAMILIAR
Composio Este agregado familiar composto, neste momento, exclusivamente pelo produtor. Origem do rendimento Exclusivamente da explorao agrcola

EXTERNA
Permanente 5 pessoas. Qualificao Trata-se de mo-de-obra indiferenciada, proveniente de pases de Leste. Funo Executam todos os trabalhos agrcolas, excepo de trabalho com mquinas. Nas alturas menos exigentes em mo-de-obra, cede funcionrios a exploraes de familiares, tambm instalados no local. Eventual No utiliza.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Destaca-se a existncia de dois tractores e equipamento variado.

INSTALAES
Um armazm com uma rea coberta de 120 m2. 12 000 m2 de estufas metlicas em tnel.
48

CAPTULO 4

H ORTICULTURA J OS A NTNIO F ONSECA F ERNANDES

ESTRUTURAS

DE

APOIO

Todo o apoio tcnico -lhe assegurado pela PAM, Organizao de Produtores de que associado, disponibilizando esta o acompanhamento de um tcnico que se desloca, conforme a calendarizao da produo programada, explorao. Para alm destas visitas programadas, pode sempre solicitar o apoio quando considerar necessrio, Tem o apoio do Centro de Gesto de Barcelos para a realizao da contabilidade da explorao

PRODUO E COMERCIALIZAO
Conforme j referimos a produo sobretudo feita em estufa, com rotaes do tipo: Alface/alface/alface/pimento ou alface/alface/pimento; Alface/alface/alface/feijo ou alface/alface/feijo; Alface/alface/alface/pepino ou alface/alface/pepino.

! Enquanto scio de uma Organizao de Produtores, a PAM, a definio das


culturas est condicionada aos Contratos Programa provisionais estabelecidos pela empresa com os seus clientes.

Os scios devem participar empresa at 30 de Novembro, o plano de culturas para o ano seguinte com informaes relativas a variedades a utilizar, previso de sementeiras e/ou plantao e reas afectas a cada cultura. Qualquer alterao que venha a ser efectuada a este plano de culturas, bem como o estado de desenvolvimento das culturas e a data aproximada das colheitas devero ser comunicadas PAM. A Organizao garante assistncia tcnica s culturas, fornecendo instrues relativamente escolha de fitofrmacos, respectivas doses e pocas de aplicao mais adequadas. Toda a produo entregue na referida Organizao de Produtores em horrio previamente definido, devidamente acondicionada em embalagens etiquetadas donde conste o nome e variedade, peso e identificao do produtor. De seguida, a PAM que, no armazm, faz o controlo de qualidade e procede s operaes de calibragem, acondicionamento e rotulagem. Daqui sai o produto, maioritariamente para as grandes superfcies, para o mercado tradicional e em pequena escala para a Frana e Galiza.
49

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

A empresa garante o pagamento da produo no prazo mximo de 60 dias, sendo o valor a liquidar achado com base no preo mdio semanal da venda do produto, deduzida a margem de intermediao da empresa.

DESCRIO
Este produtor filho de agricultor, tendo portanto nascido no meio rural, no seio de uma explorao familiar dedicada produo leiteira. Quando decide instalar-se tambm como empresrio agrcola escolhe uma actividade diferente por considerar a horticultura mais aliciante, mais bem remunerada e com mais perspectivas de futuro. data, 1989, apresentou um projecto de instalao para uma explorao, arrendada ao pai, com uma rea de cerca de 2,2 hectares. Este projecto previa investimentos na ordem dos 35 000 euros destinados essencialmente aquisio de 3000 m2 de estufas e equipamento de rega. Comeou por produzir tomate, pimento, feijo e alface em estufa, e nabo e alface ao ar livre, recorrendo contratao de mo-de-obra eventual proveniente da zona, sempre que necessrio. O escoamento da produo era efectuado atravs da Seco Hortcola da Cooperativa Agrcola de Esposende. A produo hortcola uma actividade muito verstil, dado que esto em causa culturas temporrias, permitindo alternncia entre vrias espcies, conforme as expectativas do produtor relativamente procura no mercado e respectiva rentabilidade, pelo que ao longo dos anos este produtor foi variando as espcies cultivadas. Para resolver a problemtica da colocao da produo no mercado, em 1991, conjuntamente com mais 19 produtores, constitui a PAM, empresa de comercializao e distribuio de produtos hortcolas, cujos objectivos consistem em promover a concentrao da oferta e a colocao no mercado, reduzir os custos de produo, regularizar os preos e fomentar prticas de cultivo e tcnicas de produo e de gesto dos resduos respeitadoras do ambiente. Resolvido o problema do escoamento da produo, para aumentar os proveitos da explorao, havia que investir no aumento da rea cultivada. Neste sentido apresenta novo projecto ao IFADAP, em 1998, para aumento da rea de estufas, com mais 5000 m2 e respectivo sistema de rega. Nos ltimos tempos no cessou de apostar no aumento de rea coberta, pelo que tem vindo a adquirir, s suas expensas, estufas j usadas por outros produtores, que entretanto abandonaram a actividade.
50

CAPTULO 4

H ORTICULTURA J OS A NTNIO F ONSECA F ERNANDES

RISCOS E DIFICULDADES
Este produtor no refere dificuldades na instalao na actividade. Para alm de ser um sector que j conhecia, considera que sempre disps de ajuda, nomeadamente ao nvel do apoio tcnico para a formalizao de candidaturas a projectos de investimento, pelo que no teve dificuldades na aprovao dos mesmos.

! Um dos problemas com que se vem defrontando a viabilidade


econmica da actividade dado o aumento crescente dos custos, nomeadamente em mo-de-obra, e subida dos preos dos factores de produo que no se vm reflectidos no aumento do preo dos produtos, onde se tem verificado uma estagnao, e nalguns casos mesmo uma descida no preo pago produo.

Dadas as actuais exigncias de condicionamento ambiental, uma das dificuldades apontadas prende-se com a gesto de resduos, como o caso das embalagens de fitofrmacos e do filme plstico utilizado nas estufas, material que no biodegradvel. No entanto nos ltimos anos esta ltima questo passou a assumir menor relevncia dado que actualmente so utilizados plsticos com um perodo de vida til maior. No sentido de colmatar eventuais prejuzos decorrentes do aparecimento de condies climatricas adversas est em vigor o SIPAC (Sistema Integrado de Proteco contra as Aleatoriedades Climticas), no entanto, face aos elevados prmios cobrados, o que representa um encargo significativo, entende que prefervel assumir o risco de no utilizar este sistema. Pelo facto de este produtor estar enquadrado numa Organizao de Produtores, grande parte das dificuldades sentidas por outros produtores hortcolas no so aqui sentidas com a mesma relevncia. Esto neste caso todas as questes directamente ligadas com os constrangimentos sentidos ao nvel da comercializao e as decises por ela condicionadas, como o caso da definio do plano de culturas, do apoio tcnico e da instabilidade que a incerteza relativamente ao escoamento da produo gera. Neste caso foi possvel optar por uma certa especializao dentro do vasto leque de opes em termos de espcies hortcolas porque existem garantias relativamente colocao no mercado, o que no acontece quando o produtor se v obrigado a investir em diversas espcies como forma de se precaver contra as dificuldades de escoamento que se possam registar no ano para uma ou outra produo.
51

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

! No so tambm referidas dificuldades no controlo das condies de


sanidade vegetal, apesar de se tratar de uma produo em foragem, em que as condies so mais propicias ocorrncia de pragas e doenas, porque se sente apoiado em termos tcnicos e porque o facto de produzir as mesmas culturas h alguns anos, lhe conferiu conhecimentos prticos que lhe permitem fazer face generalidade dos problemas.

PERSPECTIVAS FUTURAS
DO PRODUTOR
Uma vez que o escoamento da produo est assegurado, e considerando que a PAM, para garantir o fornecimento dos seus clientes se v obrigada a recorrer aquisio de produtos a no scios, pretende este agricultor aumentar a rea em produo de forma a atingir os 3 hectares de rea coberta. Tratando-se de uma explorao que pratica um sistema de produo intensiva e sendo as questes de sanidade vegetal relevantes para o sucesso da produo, necessria a aplicao de quantidades significativas de fitofrmacos. Dadas as actuais preocupaes no que diz respeito s questes de preservao do ambiente, da biodiversidade e da qualidade dos produtos, tem vindo este produtor a optar pela utilizao racional de produtos qumicos com preferncia para os recomendados em proteco integrada. Pretende de futuro produzir exclusivamente neste modo de produo, o que lhe vai permitir ter uma receita adicional proveniente das ajudas concedidas no mbito das Medidas Agro Ambientais do Programa Ruris. Esta Medida obriga o produtor a ser associado de uma entidade devidamente reconhecida para a Proteco Integrada, que dever garantir o apoio tcnico nesta rea especfica, que no caso a PAM. Esta tambm uma forma de valorizao da produo, uma vez que aquela Organizao de Produtores, que se encarrega da colocao no mercado do produtos, j celebrou um contrato com o Organismo que proceder ao controlo e certificao de forma a poder comercializar os produtos com o respectivo selo de certificao de modo de produo especfico.

DO SECTOR
Um dos problemas da produo hortcola tem a ver com a grande disperso da oferta, com grande nmero de produtores a produzir muitos produtos
52

CAPTULO 4

H ORTICULTURA J OS A NTNIO F ONSECA F ERNANDES

e em quantidades pouco significativas. Ora a estrutura de comercializao hoje em dia no se coaduna com este tipo de oferta, uma vez que a grande fatia do consumo se regista nas grandes superfcies, que exigem a garantia de oferta de produtos em quantidade e que obedeam aos actuais padres de qualidade. Estes padres de qualidade passam pela apresentao do produto, no s em boas condies higieno-sanitrias, mas tambm devidamente normalizado, calibrado, etiquetado e preferencialmente embalado. Um pequeno produtor no tem capacidade para responder a estas exigncias, porque no lhe possvel garantir oferta em quantidade, e muito menos de investir em equipamento para satisfazer os padres de qualidade. A soluo para esta problemtica ter que passar pelo redimensionamento das exploraes, ou pela organizao da produo em estruturas capazes de concentrar a oferta, de forma a rentabilizar as necessrias estruturas de armazenamento, conservao, acondicionamento, rotulagem, calibragem e distribuio. Esta disperso da oferta tornou tambm os produtores muito vulnerveis s oscilaes do mercado da oferta e da procura, completamente dependentes dos preos estabelecidos pelos armazenistas de produtos hortcolas, contrariamente ao que aconteceria se a oferta fosse concentrada, permitindo que a produo tivesse alguma capacidade negocial no estabelecimento dos preos. A soluo desta problemtica ter necessariamente que passar pelas Organizaes de Produtores.

! Organizaes de Produtores (OP) So definidas no Regulamento (CE)


2200/96, que estabelece a Organizao Comum de Mercado no sector das frutas e produtos hortcolas, como entidades constitudas por iniciativa dos produtores, que tm como actividade principal a comercializao dos produtos dos seus membros. Devero ser constitudas por um mnimo de 5 produtores e gerar um volume mnimo de produo comercializvel de 100 000 euros. Considerando o papel central que as OP representam no funcionamento e regulao do mercado, este Regulamento considera estas entidades como o principal veculo de ajudas ao sector. As ajudas financeiras concedidas destinam-se ao financiamento de retiradas do mercado e implementao de programas operacionais que contemplem aces destinadas a reforar o papel das OP na prossecuo dos objectivos que determinaram a sua constituio.

Outro problema deste sector tem a ver com o facto da actividade se concentrar fundamentalmente no litoral e junto s cinturas dos principais centros urbanos. Esta situao torna o uso do solo para fins agrcolas potencialmente conflitual com outros usos financeiramente mais aliciantes, designadamente
53

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

a expanso urbana e o turismo, e agudiza o problema do impacto ambiental que advm desta actividade. No que concerne minimizao do impacto ambiental devero ser adoptadas, por parte dos produtores, medidas, associadas ao Cdigo das Boas Prticas Agrcolas, que passaro por: Uma aplicao racional de adubos e fertilizantes, por forma a travar e diminuir a contaminao das guas por nitratos; Dar prioridade utilizao de produtos autorizados em Proteco Integrada preservando assim a contaminao das guas por pesticidas e respectivos metabolitos; Regar com moderao, unicamente de forma a no comprometer a produo, no sentido de reduzir a lixiviao dos solos.

No entanto este sector da produo apresenta francas condies de expanso, por o mercado de potenciais consumidores ser muito alargado, havendo muito recurso importao de produtos. Esta situao tem a ver no s com a insuficiente oferta de produtos de origem nacional, mas sobretudo com os preos competitivos dos produtos estrangeiros, produzidos em exploraes com menor utilizao de mo-de-obra, e com melhor apresentao comercial. Esta conjuntura, que permite a abertura concorrncia num espao comercial alargado, vai obrigar os produtores portugueses a investir na mecanizao das suas exploraes, no sentido de reduzir os custos de produo, e a adequarem a oferta s exigncias de uma procura cada vez selectiva e susceptvel a novas formas de apresentao dos produtos. Se houver concentrao da oferta ser possvel encarar a possibilidade de investir em estruturas capazes de disponibilizar produtos hortcolas prontos a serem consumidos, devidamente cortados e organizados em embalagens que contenha diversos produtos conforme o uso a que se destinam, por exemplo legumes para sopa, mistura para salada, etc.

54

C A P T U L O

PRODUO VEGETAL EM MPB VASCO DA ROCHA PINTO

Quando opta por voltar ao pas de origem, desta actividade, que decide fazer o seu modo de vida. A experincia adquirida em vinte anos de trabalho e o facto de sentir que esta era uma rea com potencial de crescimento no nosso pas, foram determinantes para esta deciso.
Escoamento da produo assente numa politica de comercializao estruturada de forma a colocar a produo numa rea geogrfica vasta com potencial apetncia para o consumo de produtos de produo biolgica.
O B J E C T I V O S

Empresrio com iniciativa e conhecimentos do sector determinantes para o sucesso da explorao agrcola. Actividade com produes vrias e para as quais h uma procura crescente.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Explorao criada

por um empresrio agrcola que adquiriu no estrangeiro, experincia no Modo de Produo Biolgico (MPB), e que face reduzida oferta da produo em Portugal apostou na produo de hortcolas e plantas aromticas, criando uma rede de distribuio da sua produo e da de outros produtores em MPB.

DO SECTOR
! Agricultura biolgica pode ser definida como um modo de produo que
respeita o equilbrio entre o ser humano, o solo, as plantas e os animais. Utiliza prticas agrcolas que no prejudicam esse equilbrio, tais como rotaes, consociaes e adubao com fertilizantes naturais, ajudando a manter e a melhorar a fertilidade do solo. Na luta contra os inimigos das culturas, entra a fauna auxiliar que substitui os pesticidas. Estes s so utilizados em ltimo recurso e sempre sob controlo rigoroso (http://www.agrobio.pt).

Este modo de produo, pelas suas caractersticas, poder dar algumas respostas s preocupaes crescentes do cidado comum, quer do ponto de vista alimentar, quer do ponto de vista ambiental. O modo de produo intensiva, baseado em produtividades cada vez maiores, de que decorre a utilizao crescente de agro-qumicos, fez com que: A questo da qualidade e da segurana dos alimentos passasse, aps escndalos em vrias produes, a constituir uma preocupao dos consumidores, fazendo com que modelos de produo menos intensivos, ainda que geradores de uma produo a preos mais elevados, sejam vistos de uma forma diferente e tenham cada vez mais seguidores, quer do lado da produo quer do lado do consumo; A questo da poluio crescente dos solos e das guas, contribuiu tambm para que os cidados, incluindo os prprios agricultores, passassem a interiorizar a necessidade de apoiar e incentivar aquele modo de produo.

Em Portugal, este modo de produo tem ainda uma fraca representatividade, sendo da Europa dos quinze, o pas que tem menos produtores aderentes. Ainda que crescente, o nmero de exploraes que praticavam este modelo era, em 1999 de 766 num universo de 412.612 (RGA 1999).
56

CAPTULO 5 | P RODUO V EGETAL EM MPB V ASCO DA R OCHA P INTO

Figura 5.1 Evoluo do nmero de operadores (MADRP, Outubro de 2003)

Apesar disso, em Portugal a rea mdia das exploraes aderentes era em 2001 da ordem dos 80 ha, enquanto que a mdia comunitria se situava nos 31 ha. Tal deve-se ao facto do crescimento deste modo de produo em Portugal ter sido feito custa de culturas mais extensivas, como as pastagens, as culturas arvenses e o olival. Em Outubro de 2003, a rea de hortcolas era de 413 ha e a de ervas aromticas de 617 ha, representando respectivamente 0,3% e 0,5%, do total, o que manifestamente pouco.

DA EXPLORAO
Localizao Concelho de S. Pedro do Sul, com assento de lavoura na freguesia de Vila Maior. Acessibilidade O acesso bom at sede de freguesia, no entanto, da at ao acento de lavoura o caminho est em mau estado. Recursos hdricos Subterrneos, com recurso a furos artesianos. rea 3,5 ha. Utilizao das terras A explorao assenta fundamentalmente na produo de plantas condimentares e aromticas e algumas hortcolas, tudo em Modo de Produo Biolgica.

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Idade 47 anos. Nvel de instruo 1. ciclo do ensino bsico.
57

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Formao Curso de especializao em modo de produo biolgico Curso de formao de formadores Curso de horticultura e ervas aromticas Insero na actividade agrcola e motivaes Criado em meio rural, emigrou para o Luxemburgo com 19 anos, onde sempre trabalhou na agricultura, tendo adquirido experincia e gosto pela produo em modo de produo biolgica. Ao regressar ao seu pas, com 39 anos, inicia a actividade agrcola optando por utilizar este modo de produo. Actividade desenvolvida Este produtor para alm de gerir a ttulo individual esta explorao, ainda scio-gerente de uma empresa agrcola denominada Carvagrcola, que fundou conjuntamente com o Centro de Promoo Social da freguesia de Carvalhais. Nesta explorao desenvolve tambm a produo biolgica, no s de ervas aromticas mas tambm de hortcolas, quer ao ar livre quer em estufa. Capacidade associativa associado de diversas associaes directamente ligadas produo em modo de produo biolgico (MPB), como a AGROBIO, a SOCERT e a BIOCOOP. No entanto no um scio participativo at porque diz que a explorao lhe absorve completamente o tempo. Desenvolve esquemas de parceria, com base em relaes de amizade, com outros produtores na mesma rea. Este esquema permite-lhe dispor de mo-de-obra adicional em pocas de ponta, em troca da disponibilidade para colocar no mercado os produtos dessas exploraes que dispem de piores sistemas de comercializao instalados.

AGREGADO FAMILIAR
Composio O agregado familiar composto pelo produtor, a sua mulher e dois filhos adolescentes. Formao do cnjugue Curso de formao de formadores Curso de horticultura e ervas aromticas Actividade desenvolvida A mulher trabalha na explorao Origem do rendimento Exclusivamente da actividade agrcola

EXTERNA
A empresa que explora directamente e a sociedade agrcola Carvagrcola, empregam no seu conjunto cerca de 20 pessoas, uma das quais tem formao agrcola ao nvel de bacharelato, tendo as restantes formao ao nvel do ensino bsico, com conhecimentos adquiridos atravs da experincia prtica na rea.
58

CAPTULO 5 | P RODUO V EGETAL EM MPB V ASCO DA R OCHA P INTO

Face ao tipo de espcies produzidas e forma de produo utilizada, ao ar livre e em estufa, no se verificam grandes picos de produo ao longo do ano pelo que, sempre que necessrio, conta com a disponibilidade de outros produtores locais a quem comercializa a produo, no recorrendo contratao de mo-de-obra eventual.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Entre outros destaca-se as seguintes mquinas e equipamentos: dois tractores e um motocultivador; trs veculos de transporte de mercadorias para escoamento da produo desta explorao, da Carvagrcola e de outros produtores; sistema de rega e aquecimento de estufas; equipamento de embalagem, impresso e selagem; cmara frigorfica.

INSTALAES
Um pequeno estbulo para equinos; Uma rea de armazns e de acondicionamento da produo de cerca de 1000 m2 e de estufas com uma rea de 6000 m2.

ESTRUTURAS

DE

APOIO

Formalmente tem o apoio tcnico da Associao Reconhecida em MPB de que associado (Agrobio), por imposio legal, para ter acesso s ajudas previstas no mbito das Medidas Agro-Ambientais. Tem o apoio de um contabilista para a realizao da contabilidade da explorao.

PRODUO E COMERCIALIZAO
Produz cerca de quarenta espcies de ervas aromticas e condimentares com destaque para:
59

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Quadro 5.1 Principais ervas aromticas e condimentares cultivadas

Dadas as condies edafoclimticas favorveis, uma parte da produo realizada ao ar livre, como o caso de espcies como o alecrim e o tomilho, que fazem parte da nossa flora natural. Outras espcies, por serem menos rsticas, ou por apresentarem melhor prestao em termos de quantidades produzidas, so cultivadas com recurso a foragem, como por exemplo o manjerico. A comercializao da produo feita por venda directa porta, a armazenistas, ou colocada em grandes superfcies e lojas vocacionadas para a venda de produtos biolgicos. Existe ainda uma pequena fatia da produo que vendida directamente para restaurantes e hotis. No conjunto das duas exploraes tem uma produo que lhe permite dispor de uma carteira de cerca de oitenta clientes.

DESCRIO
O produtor nasceu e cresceu no concelho onde se localiza a explorao, tendo emigrado para a Sua quando tinha 20 anos, aps algumas incurses noutras actividades como a restaurao e a construo civil. No estrangeiro, adquiriu conhecimentos de produo em modo de produo biolgico, como trabalhador e posteriormente encarregado, chegando mesmo a instalar empresas agrcolas em diversos pases africanos na qualidade de gestor da empresa agrcola empregadora. Quando opta por voltar ao pas de origem, desta actividade, que decide fazer o seu modo de vida. A experincia adquirida em vinte anos de trabalho e o facto de sentir que esta era uma rea com potencial de crescimento no nosso pas, foram determinantes para esta deciso. O desenvolvimento da explorao assenta em grandes decises que podemos equacionar da seguinte forma:
60

CAPTULO 5 | P RODUO V EGETAL EM MPB V ASCO DA R OCHA P INTO

AO NVEL DA PRODUO
O inicio da actividade deu-se em 2000 com uma rea de cerca de um hectare. A boa aceitao dos produtos e o consequente escoamento no mercado determinaram o aumento da explorao para os actuais trs hectares e meio, dos quais um hectare e meio foi recentemente adquirido. Com o aumento de rea foram tambm aumentando as espcies hortcolas e aromticas produzidas, procurando assim dar resposta s mais diversas solicitaes de produo que lhe so feitas. Actualmente cultiva cerca de 40 espcies, produzidas em regadio ou em sequeiro, ao ar livre, ou em estufas, que entretanto instalou.

! Ao nvel das espcies cultivadas, no se limitou cultura das espcies de maior


consumo, apostando tambm na inovao, tentando dar resposta s necessidades de alguns estratos, com culturas como a rucola, acelga, ou levstico.

Este crescimento foi acompanhado de um conjunto de investimentos em construes, melhoramentos fundirios, mquinas e equipamentos apoiados pelo IFADAP. Nesta explorao faz-se tambm criao de alguns equinos, cujo objectivo a produo de matria orgnica que utilizada na fertilizao dos solos.

! Para apoio produo, dado que no existiam em Portugal operadores


autorizados em MPB, desenvolveu tambm a actividade de viveirista, fornecendo no s a sua prpria explorao mas tambm outros produtores.

A partir de 2002, dada a sua condio de produtor em MPB, comeou a receber apoios especiais no mbito das Medidas Agro-Ambientais do Programa RURIS.

AO NVEL DO PROCESSO DE COMERCIALIZAO


Se um dos constrangimentos da agricultura portuguesa o processo de colocao dos produtos no mercado, este no seguramente um caso ilustrativo dessa problemtica. Se por um lado a intensa actividade que j tinha desenvolvido no ramo no estrangeiro lhe forneceu uma enorme experincia, a capacidade de inovao que este produtor mostra foi determinante no estabelecimento de uma rede de comercializao e colocao no mercado dos produtos, que so um exemplo do melhor que se pode fazer nesta rea.
61

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

O carcter perecvel deste tipo de produo no o conduziu soluo mais fcil, que a da comercializao directa porta, a armazenistas e consumidores locais. Antes apostou no estabelecimento de uma rede de distribuio, comprando para o efeito carrinhas comerciais que diariamente, excepo de domingo, fazem a distribuio principalmente para os grandes centros urbanos. Como forma de rentabilizar a deslocao das carrinhas rea metropolitana de Lisboa, a viagem de regresso aproveitada para transportar produtos oriundos do Sul do pas e produzidos por outros produtores tambm em produo biolgica, e devidamente certificados, que depois so concentradas na explorao de S. Pedro do Sul para posterior distribuio. Este sistema permite-lhe assegurar a alguns clientes a entrega de maiores quantidades de produtos, mais diversificados e durante um perodo de tempo mais alargado do que se contasse apenas com a produo prpria. Dada a operacionalidade dos sistema de distribuio que instalou, e o facto de ter investido em equipamento que permite a disponibilizao de produto acabado, devidamente embalado e etiquetado, procede tambm, para a sua rentabilizao, recolha da produo de outros agricultores locais autorizados a produzir em MPB, que no dispem de capacidade instalada para disponibilizar produtos nestas condies. assim estabelecida uma parceria com benefcios duplos. Este produtor dispe hoje de uma carteira de cerca de 80 clientes, ganhos custa da qualidade dos produtos e tambm de estratgias de marketing que lhe permitiram uma enorme divulgao como um dos mais importantes produtores em MPB.

! frequente surgirem artigos sobre a explorao ou seus produtos em jornais


de tiragem regional e nacional, e para alm disso, promove ainda anualmente um dia aberto em que mostra a explorao, e o que nela se faz, aos seus clientes, que muitas vezes se fazem acompanhar de consumidores e outras pessoas interessadas no sector.

A vasta experincia que j possui, fruto dos muitos anos de trabalho no sector, aliado ao sucesso da explorao, faz com que: Frequentemente conceda estgios a jovens e receba a visita de tcnicos e agricultores, interessados em aprofundar os seus conhecimentos relativamente produo em MPB; Tenha sido formador em cursos de formao profissional, actividade que entretanto abandonou por falta de disponibilidade em termos de tempo; Seja solicitado para instalar jardins de plantas aromticas a pedido de privados e tambm de autarquias

62

CAPTULO 5 | P RODUO V EGETAL EM MPB V ASCO DA R OCHA P INTO

RISCOS E DIFICULDADES
A produo em modo de produo biolgico, no isenta de riscos e sobretudo de dificuldades, ligadas pouca expresso que esta actividade ainda tem no panorama da agricultura portuguesa. Estas dificuldades prendem-se com os parcos conhecimentos tcnicos disponveis em Portugal, pelo que este produtor considera irrelevante o apoio tcnico que lhe prestado, tal o grau de especializao que conseguiu adquirir fruto dos largos anos de experincia no sector.

! Ligada a este aspecto est tambm a reduzida oferta de factores de


produo com utilizao autorizada em MPB. Por exemplo, no que toca a fertilizantes, s autorizada a incorporao de matria orgnica proveniente de exploraes que obedeam s especificaes definidas no Regulamento comunitrio sobre o MPB.

Ora segundo este produtor no h oferta de produto com estas caractersticas, pelo que cada produtor se v obrigado a produzir a sua prpria matria orgnica, razo que o obrigou a introduzir gado equino na explorao. Quando existe disponibilidade de produtos autorizados no mercado, estes atingem preos demasiado elevados, comparativamente com os preos praticados noutros pases, como acontece com a palha, que no caso desta explorao importada de Espanha. Outra dificuldade sentida na instalao da explorao, e sentida ainda hoje, prende-se com a questo das acessibilidades, que so muito deficientes, o que prejudica sobretudo as condies de expedio dos produtos, no tendo nunca obtido apoios de qualquer espcie para a realizao de melhoramentos. O que foi feito at hoje, foi realizado por conta prpria.

PERSPECTIVAS FUTURAS
DO PRODUTOR
Face crescente procura que sente relativamente aos seus produtos, acha que o crescimento da produo inevitvel, pelo que est a pensar aumentar a rea da explorao, tirando assim o mximo partido dos investimentos que j fez, nomeadamente na rea da preparao dos produtos para venda, na rea da distribuio e da loja que abriu em Viseu.
63

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Ainda como forma de potenciar aqueles investimentos, pretende alargar a rede de parcerias para o sul do pas, por forma a antecipar o fornecimento de determinados produtos e a disponibilizar outros produtos, como o caso da uva de mesa, para os quais reconhece no ser a regio de S. Pedro do Sul a mais adequada. Esta questo poder lev-lo a explorar a possibilidade de vir tambm a produzir em frica, alargando assim, ainda mais o leque dos produtos disponveis. Tirando partido das condies climticas de que dispe o nosso pas, o que permite produzir a custos mais baixos, quando comparado com os pases localizados no centro e norte da Europa, dos conhecimentos de que dispe no estrangeiro e do facto de existir um dfice de oferta nestes pases, pretende tambm comear a exportar. Como forma de divulgar os seus produtos, e mostrar o leque de produtos que possvel produzir, pensa implementar um jardim botnico de ervas aromticas e condimentares, que permita a exposio das mesmas de uma forma devidamente organizada.

DO SECTOR
Na medida em que o leque de consumidores dos produtos deste modo de produo tem vindo a crescer na Europa comunitria, acrescido do facto da importncia crescente que as ervas aromticas tm vindo a adquirir na cozinha, as perspectivas de desenvolvimento deste sector so reais. Importa, no entanto que sejam dados passos para que tal acontea: Do ponto de vista tcnico, constata-se a inexistncia de capacidade tcnica capaz de dar resposta a alguns problemas que este modo de produo comporta, pelo que ter que se investir na experimentao e na formao profissional, especialmente nos sectores em que o crescimento da produo tem sido menor e onde o potencial de aumento do consumo maior, como o caso das hortcolas e dos frutos frescos, em que esto em causa um enorme leque de espcies, cada uma das quais com problemas muito especficos. Do ponto de vista do consumidor, haver que, paralelamente, promover campanhas publicitrias no sentido de o informar das qualidades da produo proveniente da agricultura biolgica, e da justificao do seu mais elevado preo, face s menores produtividades por hectare e aos custos da certificao, certificao essa, que garante ao consumidor que um determinado produto produzido de acordo com as regras definidas para aquele modo de produo.

64

C A P T U L O

FLORICULTURA LUSOFLOR, LDA

A opo pela monocultura, permitiu-lhes tambm uma especializao tcnica, determinante para dominar a actual tecnologia de produo. A eleio da rosa como espcie a cultivar neste regime, prendeu-se com o facto de terem sentido que a oferta nacional era inferior procura deste produto, recorrendo-se por isso importao de grandes volumes de flores
O B J E C T I V O S

Empresrio com esprito inovador e com interesse na aquisio de conhecimentos tcnicos, o que lhe permitiu a especializao na produo de rosas em cultura hidropnica. Empresa agrcola associada a uma empresa de distribuio de flores, que garante o escoamento da produo. Produo em quantidade e qualidade, que permitem rentabilizar o elevado investimento que a instalao deste tipo de produo acarretou.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Explorao altamente especializada na produo

de rosas em cultura hidropnica e com condicionamento ambiental, o que possibilita adequar a produo s necessidades do mercado de rosas, muito concentrada em determinadas pocas do ano. Paralelamente esta sociedade criou uma outra, que comercializa a produo desta explorao, de outras exploraes e de flores importadas.

SECTOR
A produo de flores e plantas ornamentais uma actividade desenvolvida em Portugal de acordo com os dados do RGA 1999, por 1774 exploraes com uma rea de 942 hectares, o que corresponde a uma rea mdia de 5300 m2 por explorao. Este tipo de produo desenvolve-se ao ar livre e em estufa. Neste ltimo caso temos 1122 exploraes para uma rea de 467 hectares, o que corresponde a uma rea mdia por explorao de cerca de 4200 m2. A instalao na produo em estufas exige dos produtores uma elevada capacidade de investimento na criao de condies ambientais, sendo para alm disso, os custos em mo de obra e energia relevantes no sucesso deste sector. De uma forma geral, Portugal, apesar das boas condies que tem para a produo de flores, um importador liquido destas produes, variando o local de importao com as espcies, com especial destaque para a Holanda, a Espanha, e Frana e no caso particular da rosa tambm do Equador e da frica do Sul. O cravo a nica excepo, j que as exportaes, expressas em Euros, tm sido superiores s importaes. A Holanda , neste caso, o nosso principal mercado sendo a Espanha, o nosso principal fornecedor. Este um exemplo de um sector, que no tem, nem teve, para alm do apoio ao investimento previsto no mbito dos diferentes Quadros Comunitrios de Apoio, qualquer tipo de apoio aos preos, nem subsdios de exportao, estando portanto muito exposto concorrncia mundial.

EXPLORAO
Localizao Concelho de Barcelos, freguesia de Rio Covo, lugar de Agra. Acessibilidade Boa, excepto no ultimo troo de acesso explorao, com cerca de 500 m, que se encontra em terra batida.
66

CAPTULO 6 | F LORICULTURA L USOFLOR , L DA

Recursos hdricos Tem boa disponibilidade de recursos hdricos, sendo o abastecimento de gua garantido por um furo artesiano com 150 m de profundidade e dois poos. Tem um depsito para armazenamento de gua, em terra batida, revestida a plstico com capacidade para cerca de 150 m3. rea 1,16 ha. Utilizao das terras A explorao assenta quase exclusivamente na produo de rosas, com destaque para a variedade Passion. Esta produo, feita em cultura hidropnica, realizada numa estufa 4000 m2, dividida em 8 sectores. Existe uma outra estufa com 2000 m2, que no est em produo, porque est numa fase de reconverso tambm para a produo hidropnica de rosas. Tem ainda mais duas estufas, com uma rea total de 1000 m2, utilizadas para o cultivo de plantas ornamentais e orqudeas. A restante rea corresponde a armazm, caminhos e outras estruturas de apoio. Forma de explorao A explorao pertence ao scio maioritrio, que a tem arrendada Sociedade.

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Esta explorao gerida por uma Sociedade constituda por dois scios, dos quais, o scio maioritrio, que detm 70% do capital social da empresa, se dedica vertente produtiva e o outro scio vertente comercial. Nesta medida quer os dados, quer as opinies aqui expressas, so do scio maioritrio. Idade 35 anos. Nvel de instruo 12. ano. Formao Curso de Empresrios Agrcolas Curso de Contabilidade e Gesto Insero na actividade agrcola e motivaes Nasceu em Frana, filho de pais emigrados, tendo sido criado na freguesia dos avs, onde se localiza a explorao, e acompanhado a actividade agrcola que estes desenvolviam naquelas terras. Habitando naquela freguesia, eminentemente agrcola, completa o ensino secundrio, tendo enveredado de seguida por um emprego no ramo imobilirio. Aps alguma experincia nesta actividade, e atrado pelos apoios concedidos pelo Quadro Comunitrio de Apoio vigente na altura, que lhe pareceram aliciantes, associado ao facto de no se sentir motivado para continuar no sector imobilirio, decide enveredar pela actividade agrcola. Considerando a reduzida rea de que dispunha, entretanto herdada dos avs, s podia optar pela horticultura ou floricultura; escolheu esta ltima por considerar que era um mercado em expanso e que apresentava algumas potencialidades, para alm
67

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

de ser um sector que considerava mais interessante. Esta deciso foi tomada em conjunto com um amigo, tambm da freguesia, e disposto a enveredar por uma actividade completamente distinta da que vinha desenvolvendo, que se situava na rea da informtica, com o qual constitui a Lusoflor. Actividade desenvolvida A explorao ocupa-o a tempo inteiro, exercendo o papel de gestor da componente produtiva da empresa. Capacidade associativa associado da AJAP (Associao de Jovens Agricultores de Portugal).

EXTERNA
Permanente 6 pessoas. Qualificao Uma das funcionrias licenciada em produo agrcola pela UTAD, sendo a restante mo de obra indiferenciada, que vai adquirindo, com a prtica e com o acompanhamento feito pela tcnica, os conhecimentos que necessita para executar todas as tarefas, incluindo as tarefas que exigem algum grau de especializao como o caso das podas. Funo Executam todos os trabalhos agrcolas, incluindo embalagem e acondicionamento das flores. A tcnica, para alm de executar trabalhos mais especficos, assume a coordenao corrente dos aspectos tcnicos da produo. Eventual No h recurso a mo-de-obra eventual.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Possui os equipamentos recomendados pela actual tecnologia de produo de rosas em foragem, nomeadamente sistemas automatizados de fertirrigao, aquecimento, ventilao, iluminao e aplicao de dixido de carbono. Todo este sistema monitorizado por uma estao, que faz o controlo ambiental, tendo em conta as condies climatricas verificadas e as condies necessrias a garantir a maximizao da produo. Na rea de armazm possui duas cmaras frigorficas, equipamento de corte e mquina de atar os molhos. Possui tambm, entre outros, um tractor e um pulverizador.

INSTALAES
Um armazm com uma rea coberta de 400 m2. 7000 m2 de estufas dos quais 4 000 m2 esto revestidos com chapa ondulada de policarbonato.
68

CAPTULO 6 | F LORICULTURA L USOFLOR , L DA

ESTRUTURAS

DE

APOIO

O apoio tcnico -lhe fornecido por laboratrios holandeses, a que recorre mensalmente, em anlises de rotina do material vegetativo. Periodicamente, so efectuadas tambm anlises s guas utilizadas na fertirrigao e s lixiviadas do substrato. Estes laboratrios, por terem grande experincia no apoio produo florcola, e de rosas em particular, conseguem atempadamente, e perante os resultados das anlises, apontar solues para problemas quer de natureza sanitria, quer de nutrio das plantas.

PRODUO E COMERCIALIZAO
Apesar de existirem plantas ornamentais e orqudeas nas duas estufas com rea de 1000 m2, a maior rea ocupada na produo de rosas em cultura hidropnica, sendo esta a produo em que a explorao se est a especializar.

! A cultura hidropnica um sistema de cultivo, onde as plantas so


colocadas em canais ou recipientes, que contm um substrato por onde circula uma soluo nutritiva, composta de gua pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que correspondam s necessidades de cada espcie vegetal.

Actualmente est a reconverter a estufa de 2000 m2, tendo em produo apenas a estufa de 4000 m2. Nesta estufa, as plantas esto instaladas em vasos de esferovite, em grupos de quatro, num substrato constitudo por perlite ou por fibra de coco ou por uma mistura dos dois. Estes vasos esto assentes numa estrutura a cerca de 50 cm do solo, o que facilita as operaes culturais como a poda e o corte, agrupados em linhas duplas, sendo a administrao de gua e dos nutrientes, efectuada automaticamente pelo sistema de rega por gota a gota. Ao nvel dos vasos corre lateralmente a tubagem onde circula gua quente que constitui o sistema de aquecimento da estufa. No sentido de minimizar os custos com aquecimento foi instalada uma manta trmica que baixa o vo da estufa e atenua as perdas de calor. Esta forma de produo intensiva permite a produo de cerca de 180 rosas por m2, tendo estas roseiras, com um perodo de vida til da ordem dos 5/ 6 anos, capacidade para reflorir a cada 6/7 semanas. Cerca de 60% das plantas so da variedade Passion, produtora de flores de cor vermelha, que a cor mais procurada pelo consumidor e as restantes das variedades Alexis e Avalanche, de cor branca.
69

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

O aumento da qualidade tambm uma das consequncias desta forma de produo, tendo em conta que esto estabelecidas para as flores cortadas, normas de qualidade, especificando as caractersticas fsicas mnimas, a forma e as dimenses, para alm da apresentao e normas de rotulagem. Atendendo a que a procura maior em determinadas pocas como o S. Valentim, Pscoa, Dia da Me e dos Defuntos, compensador utilizar os mtodos de produo de forma a criar condies para que haja maior disponibilidade de flores nestas alturas, em que a cotao no mercado mais alta. A comercializao efectuada em molhos de 20 flores, com hastes de 60 cm ou mais, devidamente embalados em manga plstica com identificao do produtor. A distribuio efectuada pela prpria Sociedade, que tem uma vertente comercial cujos objectivos so no s a venda da produo da explorao, mas tambm a recolha de todo o tipo de flores de corte, de produo nacional ou importada e respectiva concentrao e distribuio.

DESCRIO
A deciso de constituir esta empresa ocorreu em 1994, mas a sua entrada em produo s ocorreu em 1996, dado que a fase elaborao do projecto de investimento, respectiva aprovao e aquisio de equipamento se arrastaram durante algum tempo pelo que a explorao s entrou em produo em 1996. O incio deu-se com a rea de 2700 m2 de estufas com a produo em foragem de mltiplas flores de corte, entre as quais a rosa, a gerbera, os cravos, os aspargus e os fetos. Nesta fase a mo-de-obra utilizada limitava-se aos dois scios e a uma empregada. Sendo a Holanda um dos pases, tcnica e comercialmente, mais evoludos nesta actividade, foi com o apoio da tecnologia utilizada neste pas que contaram na instalao da explorao e na resoluo dos problemas que foram surgindo com a entrada em produo. Ainda hoje com o apoio de tcnicos e laboratrios holandeses que contam na gesto tcnica da explorao. Apesar de nunca terem tido problemas no escoamento desta produo, na medida em que colocavam tudo o que produziam numa florista que lhe garantia a venda, este regime deixava-os prisioneiros do preo que esta comerciante estabelecia.

! No sentido de reforar a sua capacidade negocial no estabelecimento


dos preos, entenderam que a soluo passava por restringir o nmero de espcies cultivadas, especializando-se apenas na cultura da rosa, o lhes que permitiu dispor de um volume significativo de oferta e assumir um papel determinante na fixao dos preos.
70

CAPTULO 6 | F LORICULTURA L USOFLOR , L DA

A opo pela monocultura, permitiu-lhes tambm uma especializao tcnica, determinante para dominar a actual tecnologia de produo. A opo pela cultura da rosa como espcie a cultivar neste regime, teve a ver com o facto de se terem apercebido que a oferta nacional deste produto era inferior procura, recorrendo-se por isso importao de grandes volumes de flores, fazendo prever que a comercializao da produo no iria enfrentar problemas, no que dizia respeito ao seu escoamento, estando tambm a sua valorizao assegurada. A acrescentar a estes factores aliou-se o gosto que o scio maioritrio, e actual responsvel pela parte produtiva, manifestava na produo e estudo da roseira. Inicialmente produziam mais de uma dezena de variedades, mas a especializao e o conhecimento do mercado, conduziu-os ao cultivo de apenas trs variedades. Em termos de rea coberta foram aumentando progressivamente a rea de estufas, o que se traduziu no aumento da rea coberta inicial de 2700 m2 para os actuais 7000 m2. Paralelamente, em parte desta rea, foram introduzidas melhorias no sistema de controlo ambiental, recorrendo ao uso de aquecimento, ventilao e iluminao. Em 4000 m2, que corresponde actual rea de roseiras em produo, verificou-se uma sofisticao da tecnologia utilizada que se traduziu: Pela introduo do sistema de cultivo em hidroponia; Na evoluo do tipo de cobertura utilizada, que passou de plstico para chapa ondulada de PVC, o que permite um aumento significativo da luminosidade; No tipo de aquecimento, que comeou por ser de ar quente, sistema com elevado desperdcio de energia, sendo actualmente feito com a utilizao de gua quente, distribuda a partir de uma caldeira alimentada a bagao de azeitona, adquirido na Regio do Douro.

Foi tambm adquirido um sistema de administrao de dixido de carbono que no se encontra ainda instalado. Todos estes investimentos traduziram-se na apresentao de quatro projectos de financiamento, apoiados pelo IFADAP, num montante global de cerca de 1 000 000 euros, atingindo o ltimo, apresentado em 2002, e correspondente aos investimentos realizados na estufa em que so produzidas as rosas em cultura hidropnica, o montante de 450 000 euros. medida que aumentava a rea em produo e eram utilizadas tcnicas de produo mais avanadas, as necessidades em mo-de-obra foram aumentando e tornando-se mais exigentes em termos de especializao. De tal forma que comum a concesso de estgios a alunos finalistas da Escola Superior Agrria de Ponte de Lima, com os correspondentes benefcios para
71

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

ambas as partes, podendo hoje a explorao contar com a colaborao a tempo inteiro de uma tcnica licenciada. A comercializao da produo, que comeou por ser efectuada, como referido, por entrega a uma nica florista sofreu tambm uma evoluo ao longo destes anos. Quando o volume produzido aumentou avanaram para um sistema de contrato de exclusividade com uma empresa detentora de uma cadeia de lojas, soluo que no se mostrou no entanto favorvel, nomeadamente devido aos atrasos nos pagamentos, pelo que decidiram avanar com a comercializao directa, o que lhes permitiu o conhecimento do mercado de forma a enveredarem pela actividade comercial como uma das vertentes da empresa, que no inicio era apenas produtora. Hoje em dia abastecem todo o mercado nacional do ramo, no s com a produo de floricultores de todo o pas mas tambm recorrendo importao de flores oriundas dos grandes centros de produo mundial, como o caso da Holanda, mas tambm de pases com condies edafo-climticas favorveis de produo como o Brasil e o Equador. Se esta actividade gera uma produo que valorizada em termos de mercado e sem dificuldades de escoamento, ela no entanto muito exigente no que diz respeito aos encargos que a metodologia de produo acarreta. Para alm dos altos consumos em termos de produtos para nutrio vegetal e produtos sanitrios, dadas as condies em que as plantas vegetam e as produtividades registadas, esta forma de cultivo tambm muito exigente em termos de consumo de energia. Repare-se que as condies ambientais verificadas nas estufas so obtidas por equipamentos de aquecimento, ventilao e iluminao, todos eles consumidores de energia.

! No sentido de minimizar os custos decorrentes destes consumos foram


tomadas opes que conduziram utilizao de bagao de azeitona como combustvel no aquecimento, instalao de telas trmicas com vista a reduzir as perdas, e contratao da tarifa tri-horria com a EDP para o fornecimento de energia elctrica.

Este procedimento, conducente a uma eficincia no consumo de energia elctrica, j permitiu que lhes fosse atribudo um prmio num concurso trienal promovido pela EDP.

RISCOS E DIFICULDADES
Este sector no tem grande expressividade no panorama da agricultura portuguesa, pelo que o grau dos nossos conhecimentos, ao nvel da especiali72

CAPTULO 6 | F LORICULTURA L USOFLOR , L DA

zao, muito limitado, comparado com o que acontece em pases grandes produtores de flores.

! Para alm disso no nosso pas no se tem investido muito no desenvolvimento


tecnolgico e na investigao, particularmente nesta rea, onde tm ocorrido grandes avanos ao nvel da tecnologia utilizada na produo.

Esta a principal dificuldade com que se defrontou o produtor, que no pode contar com estruturas de apoio, quer de aconselhamento tcnico, quer laboratorial, sempre que pretendeu evoluir para modelos mais avanados. Na resoluo de problemas correntes tornou-se tambm prtica comum o recurso ao apoio do conhecimento disponvel no estrangeiro. Mesmo na bibliografia disponvel sobre esta matria, a lngua mais comum o holands, o que no facilita a consulta.

! Este tipo de produo, em ambiente perfeitamente condicionado e com


elevada utilizao de nutrientes, em que o objectivo atingir grandes produtividades e nos perodos mais adequados, est muito afastado do sistema de agricultura respeitadora do ambiente.

Colocam-se aqui de uma forma particularmente aguda, ainda que em pequena escala, todas as questes ligadas produo intensiva, como sejam: A contaminao dos solos e da gua com os produtos excedentes da nutrio, contidos nas guas de escorrimento dos vasos, e com os fitofrmacos utilizados no combate a doenas e pragas, que tm maior incidncia neste ambiente; A existncia de resduos resultantes da combusto do bagao de azeitona utilizado na caldeira que alimenta o sistema de aquecimento da estufa; A implantao, num meio habitacional e com uma estrada prxima, de um depsito de CO2, que alimente o ambiente na estufa, de forma a permitir maximizar a produo Este constrangimento levou a que ainda no tivesse sido possvel obter o licenciamento para a respectiva instalao, pelo que, apesar de o equipamento j estar adquirido, no pode ainda entrar em funcionamento.

Dada a grande utilizao de fitofrmacos, a demora que se verifica na homologao de novos produtos, constitui uma dificuldade, tanto mais que existe bastante dependncia tcnica do exterior, levando a que sejam referidos nos aconselhamentos tcnicos, produtos para tratamento de pragas ou
73

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

doenas que ainda no esto disponveis no mercado nacional, embora j o estejam em Espanha e noutros pases comunitrios. Relativamente ao acautelamento de eventuais prejuzos que possam ocorrer nas culturas, considera que o sistema de seguros em vigor (SIPAC), constitui um encargo demasiado elevado, pelo que neste momento apenas dispe de seguro que cobre eventuais danos nas estruturas e equipamentos.

! A instalao de uma explorao deste tipo implica disponibilidade de


elevadas verbas.

Pelo que teve que recorrer a crdito bancrio e ao sistema de financiamento previsto nos diversos quadros de apoio comunitrio.

! Este processo, especialmente quando se trata de um grande investimento e


com tecnologias pouco divulgadas, como foi o caso, apresentou alguma morosidade. Por outro lado a instalao dos diversos equipamentos da responsabilidade de diferentes firmas fornecedoras, bastando que um pequeno atraso de uma delas condicione a colocao dos outros equipamentos, determinando um atraso global significativo. A conjugao destes dois factores, fez com que o perodo em que no foi possvel registar qualquer produo fosse demasiado longo para quem est a investir.

PERSPECTIVAS FUTURAS
DO PRODUTOR
Em termos de perspectivas a curto prazo, este produtor, pretende aumentar a rea de produo de rosas, com a reconverso, com recurso a capitais prprios, da estufa com 2000 m2, que no se encontra neste momento em produo. Nesta estufa ir ser tambm aproveitada a estrutura, substituindo a cobertura de plstico por placas onduladas de PVC e ir ser tambm utilizado o sistema de cultura hidropnica, recorrendo neste caso a canais contnuos que contm substrato que suporta as plantas. A produo nesta estufa ir ser efectuada em condies menos condicionadas que na estufa actualmente em produo, pelo que no ir recorrer a aquecimento, a colocao de telas trmicas e administrao de CO2. No planeamento da produo, esta estufa destinar-se- a produzir flores de uma forma escalonada ao longo do ano, enquanto que a maior estar vocacionada para a produo nos perodos de maior consumo.
74

CAPTULO 6 | F LORICULTURA L USOFLOR , L DA

Depois de realizado este investimento, no lhe ser possvel aumentar a rea em produo, uma vez que no dispe de mais terra na explorao e a curto prazo no vislumbra perspectivas de adquirir terrenos vizinhos. Relativamente s duas estufas menores, h a inteno de substituir o actual cultivo de ornamentais pela instalao de uma cultura produtora de flores de corte com boas perspectivas em termos de rentabilidade econmica. Embora esta deciso ainda no esteja cimentada a actual opinio que a escolha ir recair sobre o cultivo do lilium. A actividade comercial da sociedade tem vindo a crescer nos ltimos tempos relativamente parte da produo, pelo que pretendem, a curto prazo, dividir a actual sociedade em duas, ficando uma com a vertente da produo e a outra exclusivamente vocacionada para a comercializao.

! Tendo conscincia que a produo que desenvolve , do ponto de vista


ambiental, muito agressiva, reconhece que h um grande caminho a percorrer no sentido de racionalizar o emprego de fitofrmacos, com uma utilizao mais equilibrada e recorrendo a produtos mais amigos do ambiente, semelhana do procedimento adoptado na produo em proteco integrada de outras espcies vegetais.

Ainda como forma de atenuar ou evitar eventuais contaminaes das guas e dos solos, gostaria de adquirir equipamento, j existente no mercado, que permita a reciclagem das guas resultantes da fertirrigao e carregadas de nutrientes. Dado que uma das principais dificuldades com que se defronta no dia a dia tem a ver com a falta de conhecimentos especializados nesta rea, e sendo um grande interessado em todos os aspectos ligados produo, especialmente de rosas, o scio gerente da sociedade gostaria de investir na sua prpria formao, que complementasse os conhecimentos que j possui, resultantes da experincia e do estudo que tem dedicado a este sector, com a realizao de um curso no estrangeiro, possivelmente na Holanda.

DO SECTOR
De acordo com os dados disponveis, Portugal ainda um grande importador de rosas, quer de pases como a Holanda, com uma produo muito intensiva e baseada na mais moderna tecnologia, quer de pases que possuem condies edafo-climticas naturais para esta produo, sem necessidade de muita tecnologia, como o caso do Equador, do Brasil ou da frica do Sul.
75

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

H portanto ainda um grande potencial de crescimento desta produo no nosso pas, o que se espera venha a acontecer. Este crescimento ter, no entanto, que ser bem sustentado, quer do ponto de vista da produo, tentando produzir ao mnimo custo possvel e com qualidade, quer do ponto de vista comercial tentando valorizar a nossa produo. Os nossos principais concorrentes, especialmente nos perodos em que a procura maior, so os pases da Amrica do Sul e frica, que devido sua localizao dispem nessas pocas de boas condies climticas para a produo, produzindo a custos inferiores, pelo que a nossa aposta dever ser impormo-nos pela qualidade. A concorrncia com as importaes provenientes da Holanda ter que ser feita apostando nas nossas condies, como a maior proximidade dos mercados consumidores e a produo com menores consumos de energia. Para reforar o que foi dito, caminhar-se- sem dvida, de exploraes que produzem um pouco de tudo, para exploraes cada vez mais especializadas, apurando conhecimentos e tecnologias, que permitam aumentos de produtividade e de qualidade da produo. A questo ambiental no constitui ainda uma preocupao neste sector de produo, quer pela rea que ocupa, que no significativa, quer porque no se trata de um bem alimentar, no recaindo portanto sobre ele as preocupaes relativas segurana alimentar. A regulamentao e a adopo na produo de bens alimentares de mtodos de produo respeitadores do ambiente, como a proteco integrada, tem vindo a ser progressiva, pelo que chegar a altura em que este tipo de produo se ir estender tambm produo florcola.

76

C A P T U L O

VITIVINICULTURA QUINTA DAS BAGEIRAS

A aposta do jovem agricultor consistiu na valorizao da produo da explorao vendendo um produto com caractersticas prprias/. no dizer do produtor era preciso aumentar a rentabilidade e dar rosto produo. A guerra da comercializao nunca est ganha, preciso estar preparado para enfrentar todos os dias uma nova batalha.

Empresrio que conseguiu perspectivar a importncia de se impor atravs da produo de um vinho com caractersticas prprias que o diferenciem dos restantes produzidos na mesma zona. Empresa agrcola apostada na diversificao da produo para rentabilizar as estruturas de transformao e subprodutos dela resultantes e para alargar a oferta de produtos. So desenvolvidas nesta empresa estratgias de marketing, que pretendem afirmar os produtos junto de um grupo de consumidores da gama mdia alta.

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

E N Q U A D R A M E N T O Empresrio que, partindo de uma pequena ex-

plorao com produo de uva para vinho a granel, consegue atravs do aumento da rea com novas plantaes e reconverso de vinhas, obter uma produo que lhe permite hoje ter um vinho com designao reconhecida no mercado. A esta produo associou produes complementares como o espumante e a aguardente, que lhe permitem uma forma de comercializao caracterstica.

SECTOR
Ao nvel do valor econmico gerado, a actividade vitivincola pode ser considerada a principal actividade agrcola nacional, sendo o respectivo VAB no trinio de 1998-2000 da ordem dos 21% do produto agrcola nacional. Apesar de se ter verificado neste sector, como nos outros, uma diminuio, quer do nmero de exploraes (-33,5%), quer da rea de vinha para vinho (-20%), constata-se que a rea de vinha para produo de VQPRD aumentou, tendo mesmo ultrapassado a rea de vinha para outro vinho. A evoluo verificada nos ltimos anos, vai claramente no sentido da aposta na qualidade e em produtos mais diferenciados.

Quadro 7.1 Dados relativos ao nmero e dimenso das exploraes (RGA 98/99)

O conjunto das regies vitivincolas do Minho, Trs-os-montes e Beiras, concentram normalmente mais de 50% da produo mdia anual, no tendo o peso relativo das regies vitivincolas sofrido alteraes significativas nos ltimos anos. Sendo Portugal um dos principais produtores mundiais de vinho, natural que o saldo da balana comercial seja positivo. Das exportaes, uma grande percentagem, diz respeito a VQPRD, e dentro deste assume particular importncia o VLQPRD Porto. Com saldo da balana comercial negativo, temos o vinho espumante e espumoso.
78

CAPTULO 7 | V ITIVINICULTURA Q UINTA DAS B AGEIRAS

EXPLORAO
Localizao Concelho de Anadia, freguesia de Sangalhos, lugar de Fogueira. Acessibilidade Boa, atravs de estrada municipal, que d acesso directo explorao. Solos Solos de textura mdia e relativamente profundos. rea 28 ha. N. de parcelas/blocos 5 blocos dispersos, mas relativamente prximos uns dos outros. Utilizao das terras Em toda rea est instalada a cultura da vinha. Forma de explorao 8 hectares em arrendamento e 20 ha por conta prpria.

MO-DE-OBRA
PRODUTOR
Idade 38 anos. Nvel de instruo 12. ano. Formao Curso de Empresrios Agrcolas Curso de vinificao Curso de anlises laboratoriais Insero na actividade agrcola e motivaes Nasceu e foi criado na explorao onde trabalha, na qual se instalou como jovem agricultor em 1989. Esta instalao deve-se ao facto de se sentir identificado com este tipo de actividade, que pretendia valorizar. Actividade desenvolvida A ocupao do tempo deste produtor exclusivamente dedicada explorao, onde para alm da gesto, assume tambm algumas tarefas de carcter executivo. Capacidade associativa data o produtor scio da AJAP, da VINIBAIRRADA, na qual j assumiu um cargo de direco, e ainda scio de uma empresa de distribuio de vinhos sediada em Lisboa.

AGREGADO FAMILIAR
Composio O agregado familiar composto pelos progenitores do produtor, o casal e dois filhos menores. Actividade desenvolvida Os pais do produtor, que com ele habitam, ajudam nas tarefas quotidianas da explorao agrcola. A conjugue possui for79

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

mao na rea da contabilidade e prepara-se para comear a desenvolver esta especialidade no seio da explorao. Origem do rendimento O rendimento do agregado provem exclusivamente da explorao agrcola.

EXTERNA
Permanente Esto contratadas nove pessoas, das quais trs a tempo inteiro e seis durante trs a quatro dias por semana, conforme os casos. Funo Os funcionrios fazem todo o tipo de trabalho necessrio, conforme a poca do ano, desde o trabalho na explorao agrcola propriamente dita, at ao trabalho relativo transformao da produo. Eventual H contratao de mo-de-obra eventual durante as vindimas, consoante as necessidades, que variam de ano para ano, no tendo dificuldade em encontrar no mercado local este tipo de mo-de-obra.

CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO


MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Dispe de maquinaria diversa adequada actividade agrcola, de um sistema de engarrafamento para vinho e outro especfico para espumante, e equipamento para destilao.

INSTALAES
Para alm da casa de habitao do agregado, dispe de uma rea edificada de cerca de 1200 m2, onde se procede a todo o processo de transformao da produo agrcola, com lagares, cubas e linhas de engarrafamento e armazenamento de garrafas.

ESTRUTURAS

DE

APOIO

Existe um enlogo que d apoio especfico na rea de vinificao. Para alm disto a AJAP, associao de que scio, disponibiliza apoio tcnico, nomeadamente na rea da proteco integrada. No tem qualquer outro tipo de apoio tcnico, particular ou de instituies pblicas. Dado que o pai do produtor foi o anterior empresrio na explorao, importante a sua contribuio com a experincia acumulada nos muitos anos que exerceu a activi80

CAPTULO 7 | V ITIVINICULTURA Q UINTA DAS B AGEIRAS

dade. Na elaborao de contas conta com a colaborao de um gabinete de contabilidade, do qual vai prescindir, na medida em que esse trabalho ir ser exercido pela mulher do produtor.

PRODUO E COMERCIALIZAO
Nos 28 hectares de vinha existente cultivam-se 11 hectares e meio com uvas da casta Baga, meio hectare de Touriga Nacional e os restantes com as castas Maria Gomes e Bical. Dado que a explorao dispe de todo o equipamento de vinificao, engarrafamento e armazenagem, toda a produo de uvas transformada, dando origem a vinhos VQPRD divididos nas seguintes categorias: vinho de colheita; vinho de reserva; vinho de garrafeira. Adicionalmente produz espumante, aguardente velha e aguardente bagaceira.

Quadro 7.2 Produtos comercializados e quantidades mdias comercializadas

A comercializao feita por venda directa porta (cerca de 40% da produo) sendo o resto entregue a pequenos distribuidores localizados nas principais cidades do pas. Cerca de 90% da produo destina-se ao mercado interno e os restantes 10% tm como destino pases comunitrios, como a Alemanha, Reino Unido e Espanha e pases terceiros como os Estados Unidos e Brasil.

DESCRIO
Como foi referido na rubrica anterior esta explorao era gerida pelo pai do actual produtor, que cultivava doze hectares de vinha para produo de vinho
81

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

que era vendido a granel. Em 1989, tinha na altura 23 anos, optou por assumir a gesto da explorao, aproveitando os incentivos instalao de jovens agricultores existentes na altura, que permitiam, para alm da concesso de um subsdio primeira instalao, uma majorao no subsdio ao investimento, relativamente aos apoios concedidos aos agricultores j em actividade. A produo de vinho a granel era uma actividade pouco valorizada, na medida em que era vendida a armazenistas que comercializavam um produto indiferenciado fruto da juno de produes de diversas exploraes, pelo que a aposta do jovem agricultor consistiu na valorizao da produo da explorao vendendo um produto com caractersticas prprias. Para tal era preciso investir no engarrafamento da produo, que lhe permitisse comercializar um vinho com a sua prpria marca, no dizer do produtor era preciso aumentar a rentabilidade e dar rosto produo. Nesse sentido, o projecto de investimento que apresentou consistia fundamentalmente na aquisio de alguns equipamentos, com particular destaque para a linha de engarrafamento e estruturas de armazenamento. Aps a instalao, e enquanto gestor da explorao, teve que tomar diversas decises que foram variando ao longo dos anos conforme as preocupaes, as necessidades, a procura, como acontece com qualquer gestor em qualquer empresa: AO NVEL DO AUMENTO DA PRODUO Quando a oferta comeou a escassear, face a procura do produto, que se comeou a impor no mercado, sentiu necessidade de

! aumentar a rea de produo, pelo que procedeu a novas plantaes numa


rea 8 ha e reestruturou 6 ha de vinha velha, com dificuldades de mecanizao e castas desadequadas com as obvias implicaes na produo.

Isto traduziu-se na apresentao ao IFADAP, de quatro projectos para plantao e reestruturao de vinha, num valor de cerca de 100 000 euros. AO NVEL DA ADAPTAO DA EMPRESA NOVA REA DE PRODUO: O aumento de rea cultivada gerou novas necessidades, nomeadamente no que diz respeito aquisio de equipamentos e mquinas, como a de um tractor com maior cavalagem e outras alfaias. Por outro lado, o consequente aumento de produo de uva obrigou a aumentar a capacidade de transformao e armazenamento de vinho, com a aquisio de pipas e construo de mais lagares e armazns. Neste mbito foram apresentados mais trs projectos ao IFADAP que conjuntamente com o primeiro projecto, o de instalao, totalizaram um investimento de cerca de 500 000 euros.
82

CAPTULO 7 | V ITIVINICULTURA Q UINTA DAS B AGEIRAS

AO NVEL DA RENTABILIZAO DA PRODUO:

! A produo de vinho gera subprodutos, que podem enquanto resduos constituir


uma fonte de preocupao, mas que devidamente aproveitados podem at constituir uma fonte de receita. Foi com esta perspectiva que apostou na produo de aguardente bagaceira, de aguardente velha e de vinagre de vinho.

Utilizando o bagao de uva, as borras do vinho e restos de vinho. Esta opo levou-o a novos investimentos especialmente na rea da destilao e engarrafamento. Dado que na explorao havia dominncia de uvas de castas brancas relativamente s tintas, resolveu apostar tambm na produo de espumante, uma vez que a explorao se insere numa regio em que se associa ao leito o consumo deste vinho, que comparativamente com o vinho branco apresentava perspectivas de maior rentabilidade e maior procura.

! A rentabilizao da produo esteve aqui sempre ligada a uma ideia


fundamental de diversificao da oferta respondendo a diferentes necessidades do consumidor em diferentes momentos.

AO NVEL DE OCUPAR UM ESPAO JUNTO DO CONSUMIDOR A preocupao de qualquer produtor sempre aumentar e qualificar a produo. No entanto, os constrangimentos surgem muita vezes ao nvel de escoamento do produto, da a preocupao com os aspectos ligados colocao no mercado daquilo que se pretende comercializar. Como j referimos,

! o nascimento desta empresa esteve desde sempre ligada criao de um


produto com caractersticas prprias, ligado explorao que o produz.

Foi portanto necessrio criar uma marca e conceber o respectivo rtulo, estratgia fundamental de marketing. Para abranger um leque maior de consumidores apostou tambm numa distribuio geogrfica mais alargada, abandonando o sistema de entrega a um nico distribuidor, passando a trabalhar com diversos distribuidores que permitiam abranger os principais pontos de consumo.

! Dada a qualidade dos vinhos produzidos, a aceitao no mercado foi muito


boa, conseguindo implantar-se junto de um consumidor de uma faixa mdia/ /alta da populao portuguesa, com algum poder de compra. A atribuio de diversos prmios, quer ao produtor, pela sua capacidade de gesto, quer aos produtos, pela sua qualidade, e respectiva publicitao, no deixou de contribuir tambm para esta divulgao.
83

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

O aparecimento de artigos sobre alguns dos vinhos produzidos na explorao em jornais de grande divulgao e revistas da especialidade, teve tambm implicaes positivas no escoamento dos produtos. Fruto da experincia, da necessidade e do empenho no sucesso da empresa, este produtor aposta j actualmente em estratgias especiais de marketing bem conhecidas dos especialistas. Para implantar um produto junto do consumidor, criando hbitos de consumo, recorre por vezes estratgia de comear por o oferecer quando o comprador adquire um vinho j com nome feito. Fez isto por exemplo com a aguardente bagaceira, relativamente qual comeou por ter dificuldades de escoamento.

! O produtor sintetiza esta actuao numa frase um produto ajuda a vender


o outro.

Est a pensar por em prtica a criao de um sistema que consiste na venda de produtos que no so consumidos imediatamente, ficando a envelhecer, e a valorizar nos armazns da explorao, garantindo o escoamento antecipado do produto e permitindo ao consumidor adquirir um produto de valor acrescentado a um preo inferior. AO NVEL DA OPES TCNICAS: A rea vitcola de que dispe est em parte mecanizada, fruto dos investimentos em novas plantaes e reestruturao das existentes, e em parte no mecanizada. Esta opo tem a ver com o facto da casta Baga, que utilizada para a produo de vinhos tintos, dar origem a vinhos de melhor qualidade quando trabalhada na forma tradicional, permitindo uma melhor valorizao do produto, que cobre o custo em mo-de-obra adicional que este sistema implica. Desde que iniciou a actividade adoptou tcnicas de produo respeitadoras do ambiente, nomeadamente a produo em proteco integrada, tendo passado a usufruir, com a implementao das Medidas Agro-Ambientais, de um subsdio por ano e por hectare, e em consequncia, do apoio tcnico de uma Associao reconhecida para o efeito. Na transformao, os processos utilizados so os tradicionais, com recursos ao esmagamento das uvas em lagares, conforme os mtodos clssicos, uma vez que considera que este mtodo d lugar a vinhos de melhor qualidade. Os resduos resultantes da laborao so encaminhados para fossas spticas fechadas, onde feita a adio de cal, para desacidificar, obtendo um produto que utilizado para fertilizao dos solos.

84

CAPTULO 7 | V ITIVINICULTURA Q UINTA DAS B AGEIRAS

RISCOS E DIFICULDADES
NA FASE EM QUE O PRODUTOR ASSUMIU A GESTO DA EXPLORAO AGRCOLA Para conseguir o capital necessrio realizao do investimento inicial houve necessidade de recorrer ao sistema de incentivos, gerido pelo IFADAP, e ao crdito bancrio para suprir a sua capacidade de autofinanciamento. A boa execuo do projecto chegou a estar comprometida face s dvidas levantadas por ambas as instituies financeiras quanto viabilidade econmica do projecto, o que tornou morosa a deciso. As altas taxas de juro praticadas na altura, os atrasos no pagamento dos subsdios por parte do IFADAP e a necessidade de obter das adegas da regio uma declarao garantindo que no se opunham sua instalao enquanto produtor-engarrafador, foram mais obstculos de difcil transposio. NO LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE DE PRODUO DE ESPUMANTE Esta actividade considerada actividade industrial, e como tal, requer, para efeitos de licenciamento, o preenchimento de todos os requisitos exigidos a outras unidades industriais bem mais complexas. NO RELACIONAMENTO COM ENTIDADES LIGADAS AO SECTOR Do ponto de vista do produtor estas entidades criam uma teia burocrtica em que se sente por vezes enredado. Sendo a cultura da vinha uma actividade condicionada, e portanto objecto de muita regulamentao, assim como as produes dela resultantes, j que est em causa a introduo no mercado de gneros alimentcios certificados, o produtor tem que relacionarse com o Instituto da Vinha e do Vinho, a Comisso Regional de Viticultura da Bairrada e a Direco Regional de Agricultura da Beira Litoral. Como neste caso h produo que tem como destino a exportao, surge ainda a Direco Geral das Alfndegas. Sempre que se candidata a apoios tem que relacionar-se ainda com o IFADAP. Entende o produtor que a legislao muita e complexa, pelo que era importante a sua simplificao, permitindo que o IVV desse mais ateno situao estratgica do sector, e que a CVRB se preocupasse com a efectiva regulao, promoo e fiscalizao da produo. NA COLOCAO NO MERCADO DOS PRODUTOS Verificando-se internamente um decrscimo no consumo destes produtos, aliado abertura do mercado a vinhos provenientes de outras origens, o escoamento da produo constitui um dos estrangulamentos mais apontados para a viabilidade deste sector. No caso presente foi-nos referido que a guerra da comercializao nunca est ganha, preciso estar preparado para enfrentar todos os dias uma nova batalha. As dificuldades que inicialmente teve na colocao e

85

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

na criao da imagem do produto, colocam-se hoje quando pretende alargar as vendas ao mercado externo, em que factores como a competitividade e a qualidade so determinantes. A associao da marca Quinta das Bageiras regio demarcada em que se localiza poderia ser um factor de promoo do produto, o que no acontece pelo facto da regio da Bairrada no se ter conseguido impor, criando um nome com peso no mercado como regio produtora de vinhos VQPRD, como acontece com outras regies demarcadas.

PERSPECTIVAS FUTURAS
PRODUTOR
Apesar das dificuldades, inerentes a todo o processo de instalao e desenvolvimento, considera o saldo final positivo. A preocupao neste momento assenta mais em consolidar e expandir a sua posio no mercado, atravs de: Investimentos na rea onde se insere a adega e armazns, que permitam melhorar a imagem dos espaos envolventes e criar uma sala de exposio e prova de produtos. Aumento da produo de espumantes para cerca de 60 000 garrafas, tendo como horizonte o alargamento do mercado exportao. Produo de vinagre de vinho, tendo para o efeito vinho a azedar j h alguns anos.

Uma das caractersticas das exploraes vitcolas da regio em que esta explorao se insere a deficiente estrutura fundiria, com muitas e pequenas parcelas e com reas mdias de vinha por explorao muito baixa. Uma estrutura deste tipo, implica uma deficiente mecanizao que determina grandes necessidades de mo-de-obra, que hoje escassa e cara. Estas condicionantes determinam altos custos de produo, apostando-se frequentemente na produo em quantidade em desprimor da qualidade, j que no tendo o produtor capacidade para comercializar o prprio vinho, o vende a terceiros que pagam em funo das quantidades entregues. Este um quadro que tem que ser alterado, pelo que o presente caso poder servir como um exemplo, semelhana de outros j existentes na regio, de uma das vias a seguir.
86

CAPTULO 7 | V ITIVINICULTURA Q UINTA DAS B AGEIRAS

SECTOR
Quando analisamos o panorama nacional deste sector deparamos com um quadro com algum paralelismo ao verificado nesta regio, pelo que as linhas de aco preconizadas para o sector se podem definir como centradas em dois grandes vectores: AO NVEL DA PRODUO: De uma forma geral as exploraes vitcolas apresentam pequenas reas mdias, no sendo exploraes economicamente viveis num quadro de grande concorrncia. Nesta medida, uma das prioridades ser o aumento de rea mdia por explorao, e a reconverso das vinhas existentes. Esta reconverso passa pela melhoria do encepamento e pela reduo das centenas de castas existentes em Portugal, com a aposta em castas produtoras de vinhos de qualidade. A existncia de exploraes de maiores dimenses conduzir a uma diminuio dos custos de produo, a um aumento do grau de especializao, bem como da tecnologia de produo, com a consequente repercusso na qualidade do vinho produzido. Este quadro dar origem a empresas com maior capacidade financeira, com possibilidades de investir na modernizao, nomeadamente ao nvel de equipamento. Neste como noutros sectores, dever ser dado particular destaque implementao de tcnicas de produo respeitadoras do ambiente, que minimizem os impactos negativos da actividade agrcola, como o caso da proteco e produo integrada e do modo de produo biolgico. Estes modos de produo, embora j praticados ao nvel da produo de uva, no so devidamente valorizados em termos de implantao no nicho de mercado dos consumidores deste tipo de produtos, porque no h capacidade ao nvel de estruturas para vinificao das uvas produzidas em modos de produo especiais. Relativamente ao processo de laborao da uva dever ser dada especial ateno ao problema dos efluentes resultantes deste processo, com a criao de unidades de tratamento dos mesmos, de forma a minimizar os impactos ambientais negativos da actividade. Ao nvel das entidades, com responsabilidades no sector, dever ser feito um esforo no sentido de clarificar funes e estabelecer uma melhor articulao entre elas. AO NVEL DA PROMOO E IMPLANTAO NO MERCADO Sendo a questo da comercializao uma das principais condicionantes ao sucesso desta actividade, importa investir em aces de promoo, com utilizao de tcnicas de marketing que tornem o produto apelativo relativamente a outras bebidas, especialmente nas camadas da populao mais jovem,
87

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

mais susceptveis publicidade, que lhes tm criado hbitos de consumo de outras bebidas alcolicas. Dadas as potencialidades tursticas e ambientais do pas, aliado sua rica gastronomia, o sector do enoturismo ser tambm uma rea com potencialidades, que dever ser explorada como uma forma de divulgar a produo com vista fidelizao do consumidor ao produto. O estabelecimento de rotas do vinho, enquadradas no enoturismo, permitem associar aos diferentes tipos de vinho uma gastronomia, uma paisagem, uma forma de viver, em suma permitem uma maior aproximao da populao ao mundo rural, utilizando como veculo o vinho. Sendo Portugal um dos pases com forte tradio vitivincola, seria natural que os seus produtos fossem reconhecidos internacionalmente. No entanto, o que se verifica que nos principais pases consumidores, o nosso vinho no conseguiu um lugar de destaque, aparecendo misturado nas grandes superfcies na categoria de outros vinhos, em situao de desvantagem face a vinhos provenientes por exemplo da Amrica do Sul, com preos muito concorrenciais. Esta situao s poder ser contrariada com uma aposta na qualidade, onde se inclui a produo de vinho de castas seleccionadas, que confiram caractersticas prprias e de grande qualidade ao produto delas obtido, permitindo ao consumidor identificar a especificidade do produto.

88

C A P T U L O

CONCLUSES

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Os casos apresentados neste manual no correspondem a situaes de excepo, so apenas exemplos do muito que existe no panorama da nossa agricultura, no que diz respeito a situaes de uma gesto conseguida de exploraes agrcolas. Cada um deles ter com certeza as suas especificidades, quer do ponto de vista da explorao, quer do ponto de vista do agricultor, quer ainda do sector de actividade desenvolvido. , no entanto, possvel encontrar algum denominador comum aos exemplos apresentados, que constituem uma base de referncia e que podem ser agregados em dois grandes vectores:

EXPLORAO
As caractersticas da explorao so determinantes na opo pelo tipo de actividade a desenvolver. Dentro destas caractersticas podemos incluir as condies edafo-climticas da regio onde ela se situa, e a rea disponvel para a realizao das culturas. Em todos os casos estudados verifica-se que existe uma boa adaptao da actividade praticada a estas duas condicionantes, que poderiam comprometer o sucesso da explorao se no fosse tomada a opo correcta. A localizao da explorao, sendo ainda um factor relevante para alguns sectores, , face s actuais vias e meios de comunicao, um factor cada vez menos importante. Podemos no entanto verificar que as exploraes em causa, tm reas com valores superiores mdia nacional verificada no respectivo sector, o que diz da importncia que a dimenso tem na viabilidade econmica das exploraes e na capacidade de gerar quantidades de produto que permitam dar resposta a uma procura cada vez mais concentrada.

AGRICULTOR
A postura das pessoas contactadas assume alguns traos comuns, que se prendem com o facto da opo por esta actividade ter sido feita por gosto, e no por inexistncia de outras alternativas, para os quais esta assume, apesar das suas especificidades prprias, uma dignidade como qualquer outra e propicia, se bem gerida, rendimentos equivalentes. A atitude destes empresrios contrasta com a passividade, caracterstica de geraes anteriores, revelando uma grande preocupao em obter a m90

CAPTULO 8 | C ONCLUSES

xima informao e formao, que lhes permita conhecer e acompanhar a evoluo da realidade que os cerca e que interfere com a sua actividade profissional. Nesse sentido verifica-se uma maior abertura ao meio e aos outros, o que permite uma permanente actualizao a todos os nveis. Este posicionamento garante-lhes uma receptividade mudana, de forma a saber acompanhar a permanente evoluo verificada, quer do ponto de vista tcnico e tecnolgico, quer do modo e forma de comercializar a produo. A diminuio do preo dos produtos, decorrente da concorrncia de produtos oriundos de outros pases, comunitrios ou no, obrigou estes produtores a recorrer a estratgias de reduo dos custos de produo (como o aumento das produtividades mdias, o melhoramento animal, a modernizao das construes e dos equipamentos, a informatizao das exploraes, etc.) de forma a assegurar a viabilidade das exploraes. Verifica-se nestes produtores a existncia de uma preocupao relativamente aos impactos ambientais negativos que a actividade agrcola tem, e que importa resolver. Estes impactos podem ser mais ou menos relevantes, mais ou menos difceis de ultrapassar, e a sua eventual resoluo pode ser mais ou menos apoiada, mas de uma forma geral nota-se a vontade de ultrapassar o problema e de aderir a modos de produo mais amigos do ambiente e mais prximos das exigncias do consumidor. No mbito das medidas de incentivos e apoios financeiros comunitrios existentes, revelada uma elevada capacidade de utilizao das mesmas, investindo no s na modernizao das exploraes, mas tambm fazendo bom uso dos apoios concedidos quer no mbito das Organizaes Comuns de Mercado, quer para a adopo de determinadas tcnicas culturais, ou mesmo para a manuteno da actividade agrcola em determinadas zonas. A existncia desta capacidade pressupe uma permanente conhecimento das polticas existentes, da sua evoluo e dos compromissos assumidos. Relativamente problemtica da comercializao, apontada como um dos principais constrangimentos da actividade agrcola em Portugal, podemos considerar que nos casos em estudo, esta questo foi ultrapassada. Nalguns casos porque a quantidade produzida justificou o investimento em estruturas de acondicionamento e distribuio, noutros porque foi feito um esforo no sentido de concentrar a oferta de diversos produtores em estruturas colectivas. Em todos as situaes descritas h uma aposta na qualidade, e a conscincia de que s com esta exigncia possvel sobreviver e garantir lugar no mercado, existindo mesmo casos em que houve uma aposta especial em produtos que, pela sua especificidade, ou pelo modo de produo utilizado, garantem um valor acrescentado porque dirigidos a nichos de mercado com exigncias especiais.
91

REFERNCIAS
Bibliografia Gabinete do Ministro da Juventude e Gabinete do Secretario de Estado Adjunto do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentao, Agricultura, Uma Opo Jovem, Lisboa, 1989. Gabinete de Planeamento e Politica Agro-Alimentar, Panorama Agricultura 2000, Lisboa, ed. GPPAA, 2001. Gabinete de Planeamento e Politica Agro-Alimentar/ Diviso de Planeamento e Politicas, Agricultura Portuguesa: Principais indicadores, Lisboa, ed. GPPAA, 2003. Gabinete de Planeamento e Politica Agro-Alimentar, Plano para a Melhoria da Competitividade do Sector do Leite, Lisboa, ed. GPPAA, 1999. Instituto Nacional de Estatstica, Recenseamento Geral da Agricultura: Anlise de Resultados 1999, Lisboa, ed. INE, 2001. Instituto Nacional de Estatstica, Recenseamento Geral da Agricultura: 1999: Portugal: Principais Resultados, Lisboa, ed. INE, 2001. MAGALHES, Miguel T. Sanches, Raa Barros, ed. AMIBA, As Vezeiras, pp. 61-63, 2001. Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Plano Nacional para o Desenvolvimento da Agricultura Biolgica 2004-2007, no editado, 2003. MIRANDA, Jorge, Contributos para a Definio de Uma Estratgia de Interveno em Zonas de Montanha, Cadernos da Montanha Peneda-Soajo, ARDALCMAV, Arcos de Valdevez, pp. 101-107, 2000. SILVA, Jos Miguel, DEA, Paulo, Observatrio Rural Caracterizao do Projecto, Porto, ed. IDARN, 2003. TRIGUEIROS, Jos, et al., Caderno de Concluses do Seminrio: Efluentes Pecurios e seus Efeitos no Ambiente, Jornadas do Ambiente, Esposende, Cmara Municipal de Esposende, Junho de 2003. TRINDADE, Henrique, Exploraes Pecurias Intensivas e Poluio Azotada Estratgias para a Reduo de Riscos Ambientais, Jornadas do Ambiente, Esposende, Cmara Municipal de Esposende, Junho de 2003. SOEIRO, Ana, et al., Modo de Produo Biolgica, Lisboa, ed. DGDR, 2000. www.ivv.min-agricultura.pt/mediateca/files/pdf/estudos/viniportugal_Resumo.pdf.

NDICE
INTRODUO ................................................. 05
CAPTULO 1

PRODUO ............................................... 25 COMERCIALIZAO .............................. 27 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 28 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 30 PRODUTOR ............................................... 30 SECTOR ...................................................... 30
CAPTULO 3

PRODUO DE LEITE EXPLORAO TEIXEIRA DO BATEL ........................................................ 07 SECTOR ...................................................... 08 EXPLORAO .......................................... 08 MO-DE-OBRA ........................................ 09 Produtor ....................................................... 09 Agregado familiar .......................................... 10 Externa .......................................................... 10 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 10 Mquinas ...................................................... 10 Equipamentos ............................................... 11 Instalaes .................................................... 11 Estruturas de apoio ...................................... 11 Produo e Comercializao ......................... 11 DESCRIO ..................................................... 12 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 13 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 15 PRODUTOR ............................................... 15 SECTOR ...................................................... 16
CAPTULO 2

PEQUENOS RUMINANTES PAULO DOMINGUES ESTEVES ............... 33 SECTOR ...................................................... 34 EXPLORAO .......................................... 35 MO-DE-OBRA ........................................ 36 Produtor ....................................................... 36 Agregado familiar .......................................... 36 Externa .......................................................... 36 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 36 Mquinas e Equipamentos ........................... 36 Instalaes .................................................... 37 ESTRUTURAS DE APOIO ........................ 37 PRODUO E COMERCIALIZAO ... 37 DESCRIO ..................................................... 38 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 40 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 41 PRODUTOR ............................................... 41 SECTOR ...................................................... 42
CAPTULO 4

FRUTICULTURA FRUTAS S. PEDRO ........ 19 SECTOR ...................................................... 20 EXPLORAO .......................................... 21 MO-DE-OBRA ........................................ 22 Produtor ....................................................... 22 Agregado Familiar ......................................... 22 Externa .......................................................... 23 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 23 Mquinas e Equipamentos ........................... 23 Instalaes .................................................... 23 ESTRUTURAS DE APOIO ........................ 23 PRODUO E COMERCIALIZAO ... 24 DESCRIO ..................................................... 25

HORTICULTURA JOS ANTNIO FONSECA FERNANDES ................................ 45 SECTOR ...................................................... 46 EXPLORAO .......................................... 47 MO-DE-OBRA ........................................ 47 Produtor ....................................................... 47 Agregado Familiar ......................................... 48 Externa .......................................................... 48 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 48

ESTUDO

DE

CASOS

DE

BOAS PRTICAS

DE

GESTO

DE

EXPLORAES AGRCOLAS

Mquinas e Equipamentos ........................... 48 Instalaes .................................................... 48 ESTRUTURAS DE APOIO ........................ 49 PRODUO E COMERCIALIZAO ... 49 DESCRIO ..................................................... 50 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 51 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 52 DO PRODUTOR ........................................ 52 DO SECTOR ............................................... 52
CAPTULO 5

Externa .......................................................... 68 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 68 Mquinas e Equipamentos ........................... 68 Instalaes .................................................... 68 ESTRUTURAS DE APOIO ........................ 69 PRODUO E COMERCIALIZAO ... 69 DESCRIO ..................................................... 70 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 72 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 74 DO PRODUTOR ........................................ 74 DO SECTOR ............................................... 75
CAPTULO 7

PRODUO VEGETAL EM MODO DE PRODUO BIOLGICA VASCO DA ROCHA PINTO ....................... 55 DO SECTOR ............................................... 56 DA EXPLORAO .................................... 57 MO-DE-OBRA ........................................ 57 Produtor ....................................................... 57 Agregado Familiar ......................................... 58 Externa .......................................................... 58 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 59 Mquinas e Equipamentos ........................... 59 Instalaes .................................................... 59 ESTRUTURAS DE APOIO ........................ 59 PRODUO E COMERCIALIZAO ... 59 DESCRIO ..................................................... 60 AO NVEL DA PRODUO ..................... 61 AO NVEL DO PROCESSO DE COMERCIALIZAO .............................. 61 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 63 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 63 DO PRODUTOR ........................................ 63 DO SECTOR ............................................... 64
CAPTULO 6

VITIVINICULTURA QUINTA DAS BAGEIRAS ............................ 77 SECTOR ...................................................... 78 EXPLORAO .......................................... 79 MO-DE-OBRA ........................................ 79 Produtor ....................................................... 79 Agregado Familiar ......................................... 79 Externa .......................................................... 80 CAPITAL FUNDIRIO E DE EXPLORAO ................................. 80 Mquinas e Equipamentos ........................... 80 Instalaes .................................................... 80 ESTRUTURAS DE APOIO ........................ 80 PRODUO E COMERCIALIZAO ... 81 DESCRIO ..................................................... 81 RISCOS E DIFICULDADES ............................. 85 PERSPECTIVAS FUTURAS ............................. 86 PRODUTOR ............................................... 86 SECTOR ...................................................... 87
CAPTULO 8

CONCLUSES ................................................ 89 EXPLORAO ................................................. 90 AGRICULTOR .................................................. 90

FLORICULTURA LUSOFLOR, LDA ........... 65 SECTOR ...................................................... 66 EXPLORAO .......................................... 66 MO-DE-OBRA ........................................ 66 Produtor ....................................................... 67

Referncias ...................................................... 93

96

Potrebbero piacerti anche