Sei sulla pagina 1di 4

PENA DE MORTE

No decorrer do tema, vamos examinar se a pena de morte verdadeiramente til e se justa num governo sbio. Quem pode ter dado o direito do homem degolar seus semelhantes? Esse direito no tem certamente a mesma origem que as leis que protegem. A soma das pequenas pores de liberdade que cada um cedeu sociedade no so nada menos que a soberania e as leis. Mas qual o direito de o homem tirar a vida do prximo? Seria o mesmo que colocasse a sua prpria vida em risco. A pena de morte no se ampara a nenhum direito. A morte de um cidado s pode ser necessria por dois motivos: quando a nao fica na alternativa de recuperar ou de perder sua liberdade, nas pocas que h confuso, e quando um cidado que est em liberdade pode oferecer risco ou atentar contra a segurana pblica, podendo oferecer risco no governo estabelecido. Mas, sob o reino tranqilo das leis, sob uma forma de governo aprovada pela nao, num Estado muito bem defendido no exterior talvez mais poderosa que a prpria fora, que a autoridade exercida pelo soberano, o dinheiro era somente para usufruto e s tirariam a vida se realmente fosse o nico mtodo para impedir um crime. A experincia de todos os sculos prova que a pena de morte nunca deteve celerados determinados a fazer mal. Como exemplo destaca-se os romanos e nos vinte anos de reinados da imperatriz da Rssia, a benfeitora Isabel, que deu aos chefes dos povos uma lio do que todas as brilhantes conquistas que a ptria s alcana ao preo do sangue dos seus filhos. O castigo atinge mais o emocional do indivduo, do que o tempo que dura a pena, pois nossa sensibilidade mais afetada. O hbito que ensina o homem a andar, a falar, ensina tambm as idias por impresso repetidas, podendo ser idias

benficas ou malignas. A morte de um assassino, para o crime um freio menos poderoso do que o longo e contnuo exemplo de um homem privado de sua liberdade, obrigado a reparar os danos que cometeu a sociedade com trabalhos penosos, poderia provocar mais medo ao homem de cometer delitos, pois o sofrimento seria maior, do que a morte. Para a maioria que assistem execuo de um criminoso, apenas um espetculo, e para a minoria, um objeto de piedade mesclado de indignao. So sentimentos que invadem o corao do espectador. As penas moderadas e contnuas s produzem sentimento de medo. O legislador obrigado a por limites nas penas aplicadas, quando suplcio se torna mais que um espetculo para mostrar apenas a sua fora do que a punio. Para que se tenha uma pena justa, deve ter apenas o grau de rigor bastante para desviar o homem do crime. O homem sentia medo de praticar crime, pois ele perderia sua total liberdade e ainda era punido. A escravido perptua substituindo a pena de morte tem o rigor necessrio para afastar do crime o esprito mais determinado, e to cruel quanto pena de morte. Alguns encaram a morte de modo tranqilo, uns por fanatismo e outros por vaidade. Mas tem aqueles que vem na morte uma forma de se livrar da misria. A vantagem da pena da escravido, para a sociedade, que ela amedronta mais aquele que a testemunha do que quem a sofre, porque o primeiro considera a soma de todos os momentos infelizes, ao passo que o segundo se alheia de suas penas futuras, pelo sentimento de infelicidade presente. Tendo uma boa educao aprende a controlar os sentimentos do corao, com isto passa a ter medo de cometer ato criminoso, pois j sabe como o castigo e a pena a ser recebida.

Ora, eis, mais ou menos, como raciocina um assassino ou um ladro, que s se afasta do crime pelo medo do poder da roda: Quais so, as leis que devo respeitar e que deixam to grande intervalo entre mim e o rico? O homem rico me nega esmola mandando procurar trabalho que eu jamais conheci. Quem fez essas leis? Homens ricos e poderosos que jamais conheceram o sofrimento de um pobre, que nunca passou fome, nunca viro seus filhos passarem fome. A religio sendo apresentada ao esprito deste condenado o ajudar, oferecendo esperana para que se arrependa de seus atos comparando a vida que poderia ter e deseje um restinho de vida que ainda lhe resta com felicidade, pois sabe merecedor de tal sofrimento, o mesmo que causou a outros. A pena de morte ainda funesta sociedade, pelos exemplos de crueldade que d aos homens. As leis mais justas e mais teis so no momento em que o interesse particular se cala ou se identifica com o interesse pblico. Qual o sentimento geral sobre a pena de morte? Um sentimento, de um cidado honesto que contribui para a sociedade e que exigem segurana. Esse sentimento resiste a todos os esforos da razo, pois no certo um homem no tem o direito de tirar a vida de outro homem. O que se pode pensar de um juiz que condena um homem, e sai do tribunal tranquilamente para desfrutar dos prazeres da vida? No ser o caso de dizer que essas leis no a mascara da tirania, que esses atos cruis so simplesmente um pretexto para sacrificar com mais confiana.

Cabe a ns tambm enxergar o caso de outro modo, por exemplo: um criminoso cometeu um assassinato friamente sem d nem piedade, porque teramos de ter do dele na hora de pagar por aquele ato, talvez este seja o sentimento frio de um juiz no ato da condenao como citado no pargrafo acima. Nesse caso aprovaria os sacrifcios humanos. Feliz seria se o ser humano se pela primeira vez recebesse leis. Hoje vemos elevados nos tronos da Europa prncipes benfeitores, amigos das virtudes pacficas, protetores das cincias e das artes, pais dos seus povos e cidados coroados. Quando se considera que tais prncipes deixam subsistir leis defeituosas, porque so apertados pela extrema dificuldade de destruir erros acreditados por uma longa srie de sculos e protegidos por certo nmero de homens interessados que punem; todo cidado deve desejar que o poder desses soberanos aumente e se torne bastante grande para permitir a reforma de uma legislao funesta.

Potrebbero piacerti anche