Sei sulla pagina 1di 3

Ervas Medicinais

Planta medicinal uma planta que contm substncias bioativas. Existe um grande nmero de plantas medicinais em todo o mundo, usadas desde tempos pr-histricos na medicina popular dos diversos povos. Entretanto, a planta "in natura" ou pr processada utilizada sem recomendao mdica tem seus riscos, como por exemplo a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espcies. As propriedades medicinais (ou txicas) destas plantas so pesquisadas em laboratrios de empresas farmacuticas ou de universidades e institutos de pesquisa com o intuito de se identificar as substncias que lhes conferem as propriedades farmacolgicas, ou seja, encontrar os seus princpios ativos. Nestes estudos so utilizados vrios modelos, sejam eles "in vitro" ou "in vivo" com animais e, dependendo da etapa, em humanos. Manuscrito da Matria mdica de Dioscrides, mostrando as supostas propriedades medicinais da mandrgora. As plantas medicinais podem ser estudadas na forma de extratos (aquosos, etanlicos ou em outros solventes orgnicos) a fim de se investigar seu efeito levando em considerao todas as suas substncias presentes ou com intuito de se isolar e identificar seus princpios ativos. Tais componentes futuramente podem at vir a se tornar um frmaco. Estas substncias bioativas na maioria so metablitos secundrios que possuem efeito biolgico no apenas em humanos, mas em outros organismos, os quais, dependendo da importncia, podem ser sintetizados.

Definio Podemos chamar de plantas medicinais aquelas que possuem caractersticas que ajudam no tratamento de doenas ou que melhorem as condies de sade das pessoas. Descoberta Foram os ndios que descobriram a capacidade medicinal destas plantas. Os europeus, quando chegaram ao Brasil, aprenderam muito com os indgenas. Os pajs das tribos indgenas so os grandes conhecedores das ervas e plantas medicinais. A medicina chinesa tambm utiliza muito estas plantas no tratamento de doenas. Fitoterapia A cincia que estuda a utilizao das plantas medicinais conhecida como fitoterapia. A homeopatia tambm utiliza muitos remdios feitos de plantas e ervas medicinais.

Exemplos Exemplos de plantas medicinais: camomila, camellia sinensis (ch verde), boldo-do-chile, alecrim, alho, arnica, arruda, cnfora, capim-limo, carqueja, cominho, erva-cidreira, funcho, gengibre, ginseng, hortel, jaborandi, jojoga, losna, louro, mava, salsa, slvia, stevia e urucum.

As ervas medicinais so usadas desde a antiguidade, e suas propriedades ativas so usadas em diversa formas, especialmente por pessoas que buscam sade e beleza. Dessa maneira providencial conhecer as ervas medicinais mais comuns e suas propriedades, para aplicar com medida no dia-a-dia, veja algumas dicas de ervas medicinais e suas funes para a sade: Cavalinha: A cavalinha possui excelentes propriedades hemostticas, digestivas, depurativas e diurticas. Alm de remineralizante, rica em slica, usada no tratamento de cistites, uretrites, inflamaes, inchaos e problemas de prstata. Externamente, auxilia na recuperao da pele em casos de ferimentos. Catuaba: Sua ao estimula o sistema nervoso, fortalecendo as pessoas esgotadas fsica e mentalmente. Sua ao tonificante muito usada para o tratamento de impotncia sexual. Capim cidro: O capim cidro age como sedativo e calmante da tosse. E empregado no combate a gases intestinais, perturbaes urinrias, insnia e cefalia. Canela casca: A canela, alm de ser utilizada como condimento, considerada como um estimulante e afrodisaco, porque eleva a presso sangunea. usada, ainda, em lavagens no combate a germes que atacam o couro cabeludo. Camomila (flor): A camomila um sedativo suave usado nas debilidades estomacais e intestinais. Alm de possuir ao antiinflamatria e tnica, combate vermes, males do tero, ovrio, elicas, enjos e indigestes. Calndula (flor): Suas propriedades agem como excitante e expectorante. Alm de fortalecer o tero, seu uso indicado para tratar gastrites e lcera duodena, devido ao cicatrizante. Como anti-sptica e antiinflamatria, seu uso, em forma de lavagens, auxilia no tratamento de feridas e tumores. Boldo do Chile: Com sua ao tnica, este ch, consagrado nos casos de afeces e clculos do fgado, digesto difcil e hiper-acidez, tambm evita elicas e previne a ictercia. Barbatimo: Alm de ser rica em tanino, esta erva empregada em lavagens ntimas no combate a corrimentos vaginais. Ainda em forma de lavagem, seu uso externo sobre feridas possui efeito cicatrizante. Assa-peixe: O assa-peixe um excelente expectorante e balsmico. Sua ao auxilia no combate a tosses, bronquite crnica e asmtica, gripes e resfriados. Arruda Ruta: A arruda frequentemente utilizada em forma de cataplasma nas dores reumticas e nas nevralgias. O cozimento desta erva com um pouco de vinagre empregado somente para lavar os cabelos. Ajuda a matar piolhos. Blsamo: O blsamo

empregado externamente em forma de lavagens. Sua aplicao feita sobre esfoladuras, feridas, contuses e sarnas. Anis-estrelado: O ch realizado com o anis-estrelado, alm de saboroso e aromtico, age como estimulante gastrintestinal no combate a azias, elicas estomacais e catarros crnicos. Alfavaca: A alfavaca, alm de ao diurtica, auxilia no tratamento de distrbios estomacais. usada com frequncia em forma de banhos contra reumatismo e pernas inchadas. Nabo: O nabo, cuja raiz constitui um alimento muito nutritivo, atua nas funes do sistema gastrintestinal, auxiliando a digesto e o trnsito dos alimentos no estmago e no intestino. Alm de ser eficaz no tratamento das gengivites e amidalites, o nabo tambm fortalece os rins e aumenta a produo dos hormnios sexuais.

Concluso
O conhecimento profundo da maneira correta de se manipular uma planta medicinal essencial s pessoas que tm preferncia em consumir produtos naturais. A explorao predatria de algumas plantas consideradas milagrosas pode coloc-las em risco de extino quando no se tem preocupao com o cultivo ou com a preservao da planta. Todos os processos de cuidados com as plantas medicinais foram analisados, desde o local onde devem ser plantadas, passando pelo preparo do solo, adubao, controle de pragas e doenas, colheita, mtodos de secagem, armazenamento e embalagem, riscos no consumo, at como se evitar a deteriorao destas drogas. Assim, pde-se avaliar quantas etapas so necessrias para acarretar a existncia de plantas prprias ao consumo, isentas de problemas sade. Por fim, antes de se utilizar um produto natural preciso, acima de tudo, conhecer o seu verdadeiro efeito ao organismo, para que uma planta inofensiva no retire o que o ser humano possui de mais precioso: a vida.

Potrebbero piacerti anche