Sei sulla pagina 1di 7

1 aula de Direito Processual Civil

Partes e litisconsortes Partes


1 - Conceito: aquele que em juzo formula um pedido ou contra quem se pede. Parte processual aquele que figura no processo mesmo que no seja o titular do direito afirmado. Parte material o titular do direito. 2 - Capacidade de ser parte e capacidade processual No direto civil existe a capacidade de direito e a capacidade de fato. A capacidade de direito uma aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes. Tem capacidade de direito quele que nascer com vida. A capacidade de fato uma aptido para exercer por si s direitos e deveres. Tem capacidade de fato aqueles que no forem absolutamente nem relativamente incapazes, conhecida tambm como capacidade de exerccio. No processo civil temos a capacidade de ser parte e a capacidade processual. Capacidade de ser parte uma aptido para figurar no processo como autor ou como ru. Tem capacidade de ser parte aquele que tem capacidade de direito, ou seja, nasceu com vida tem capacidade de ser parte. Capacidade processual uma aptido para agir em juzo por si s. Tem capacidade processual aquele que tem capacidade de fato, ou seja, se voc no for absolutamente ou relativamente incapaz tem capacidade de fato. Observe que a capacidade de ser parte se correlaciona com a capacidade de direito e capacidade processual vai ter relao com a capacidade de fato. Se a pessoa for absolutamente ou relativamente incapaz, como ela pode demandar? Pela integrao de capacidade Integrao de capacidade se d basicamente da seguinte forma: Representao para o absolutamente incapaz e Assistncia para o relativamente incapaz. Alm do representante e do assistente o curador especial integra a capacidade.
1

Quando nomeado um curador especial? Est previsto no artigo 9 do CPC. H decises do STJ estabelecendo que o ru preso com advogado, no precisa de curador especial. Smula 196 do STJ. Existem ainda dois outros artigos que falam de curador especial, so eles: 1042 e 1179 CPC. O curador especial tem todos os poderes da parte (por exemplo ou por defesa recorrer) mas no pode praticar atos de disposio ( por exemplo transigir), hoje compete a Defensoria Pblica exercer o papel de curador especial. Pessoas Jurdicas As pessoas jurdicas regularmente constitudas tem capacidade de ser parte e capacidade processual. Segundo Pontes de Miranda as pessoas jurdicas so presentadas e no representadas, pois o rgo se faz presente na pessoa fsica. Entes despersonalizados Os entes despersonalizados como regra, no tem capacidade de ser parte nem processual, todavia a lei pode atribuir estas capacidades a determinados entes despersonalizados. Exemplo: Ministrio da Educao (quem tem a Unio), o esplio (embora no tenha personalidade jurdica, a lei atribui tal capacidade, ou seja, personalidade judiciria). OBS: Na jurisprudncia do STJ comum a seguinte posio: ente despersonalizado como assembleia legislativa ou senado federal tem capacidade de ser parte e capacidade processual para a defesa de seus interesses institucionais (relacionados ao funcionamento, autonomia e independncia do rgo). 3 Capacidade Postulatria H duas teses sobre a capacidade postulatria. A primeira diz que tem capacidade postulatria os advogados regularmente inscritos nos quadros da OAB. A segunda diz que tem capacidade postulatria a parte desde que representada por um advogado. H casos em que se dispensa o advogado. Exemplos: Ministrio Pblico; causas em juizados especiais de at vinte salrios mnimos. Em regra a capacidade postulatria se prova pela procurao. OBS: O advogado pode atuar sem procurao desde que afirme urgncia pelo perodo de 15 dias prorrogveis por igual perodo. No juizado especial o mandato pode ser verbal exceto quantos as clusulas especiais.
2

A smula 644 do STF diz que: ao titular do cargo de procurador de autarquia no se exige a apresentao de instrumento de mandato para represent-lo em juzo. A smula 115 do STJ diz que: na instncia especial inexistente recurso interposto por advogado sem procurao nos autos. 4 Falta de capacidade ou irregularidade de representao Se o vicio no for sanado a consequncia ser a seguinte: a) Para o autor extino do processo; b) Para o ru, revelia; c) Para o terceiro, excluso. OBS: H quem defenda que se o juiz tiver que decidir a favor da parte essas consequncias no deve ocorrer. Na verdade a capacidade para proteger a parte. Ora se o juiz no mrito julgar a favor daquela parte no faz sentido puni-la pela falta de capacidade ou pela irregularidade de representao, s faz sentido se a deciso for contraria ai sim, mas se a favor, vai punir a parte? A deciso a favor mesmo. (Quilherme Marinone). 5 Sucesso processual e substituio processual Sucesso processual: significa a substituio de uma parte em razo de uma mudana na titularidade do direito material afirmado em juzo. Ex: morte de uma das partes OBS: O sucessor processual age em nome prprio na defesa de direito prprio. Substituio processual: significa algum legitimado por lei a atuar como parte em nome prprio na defesa de interesse ( afirmao de direito) alheio. Ex: sindicato na defesa do interesse da categoria. Alienao de bem ou cesso de crdito litigioso A promove ao de cobrana em face de B, no curso do processo A cede o credito a C. Poder C vir para o processo substituir A? Sim, desde que B, ou seja, a parte contraria concorde (sucesso processual), e se B no concordar? A continuar no processo, s que A no ser mais titular do direito, ento o A estar agindo em nome prprio direito alheio, ou seja, o A ser agora substituto processual. Se B no concordar C ir para o processo como assistente litisconsorcial. C ser atingido pela coisa julgada havendo ou no sucesso processual. (art. 42 e , CPC) Se a parte contraria concordar haver sucesso processual. Se a parte contraria no concordar haver substituio processual. Numa execuo no h necessidade da parte contrria. S haver essa necessidade no processo de conhecimento.

Litisconsrcio
3

1 - Conceito: uma pluralidade de pessoas atuando como parte no mesmo polo da relao processual. 2 Espcies: Ativo, Passivo e Misto. Ativo quando h vrios autores em face de um ru ( mais de um autor). AA x R Passivo quando h um autor em face de vrios rus (mais de um ru). A x RR Misto quando h vrios autores em face de vrios rus (mais de um autor e mais de um ru). AA x RR

Inicial e Ulterior Inicial aquele que se forma com a propositura da ao. Ulterior aquele que se forma aps a propositura da ao (chamamento ao processo).

Simples ou Unitrio No litisconsorte simples o juiz pode decidir de forma diferente para cada litisconsorte. No litisconsrcio simples cada litisconsorte tem uma lide com relao parte adversaria por isso que a deciso pode ser diferente. (pode ser facultativo ou necessrio)

No litisconsorte unitrio o juiz deve decidir de forma igual para todos os litisconsortes. No litisconsrcio unitrio eles tm uma nica lide com relao parte adversaria. Ex: ao do MP anular casamento. (pode ser facultativo ou necessrio)

Facultativo e Necessrio Facultativo aquele cuja formao no obrigatria. (art. 46, CPC). Hipteses de litisconsrcio facultativo: I - Comunho de direitos ou de obrigaes; Ex: credores ou devedores solidrios. II Identidade de causas de pedir (mesma fundamentao de fato ou mesma fundamentao de direito); Ex: acidente areo. III Conexo (significa identidade de causas de pedir ou de pedidos); Ex: pedido de suspenso de leilo de uma licitao. (a identidade no precisa ser absoluta)

IV Afinidade de questes Em uma primeira opinio significa uma identidade parcial de causas de pedir ou de pedidos; e em uma segunda opinio seria uma proximidade entre as causas de pedir ou entre os pedidos. Necessrio aquele cuja formao obrigatria. (art. 47, CPC) Hipteses de litisconsrcio necessrio: I O litisconsrcio ser necessrio quando a lei determinar; Ex: usucapio de imveis. II O litisconsrcio ser necessrio quando for unitrio, salvo excees legais. A regra que se ele for unitrio ser necessrio. Ex: MP para anular o casamento, o litisconsrcio do casal unitrio e necessrio. Exceo: H casos de litisconsrcio unitrio e facultativo. Ex: ao reivindicatria de condminos, ou seja, A, B e D promovem ao em face de C, porm a ao tambm pode ser promovida por apenas um dos condminos sendo que a deciso valer para todos. A formao ser facultativa, porm a deciso ser unitria, ou seja, atingir a todos. Outro exemplo ao popular. O litisconsrcio pode ser simples e facultativo. Ex: acidente areo. Simples porque a deciso pode ser diferente, facultativo porque a formao no obrigatria. O litisconsrcio pode ser simples e necessrio. Ex: usucapio de imvel. Simples porque a deciso pode ser diferente, necessrio porque a lei obriga a formar. O litisconsrcio pode se unitrio e facultativo. Ex: ao reivindicatria proposta por condminos. Unitrio porque a deciso tem que ser igual e facultativo porque a formao no obrigatria. O litisconsrcio pode ser unitrio e necessrio. Ex: MP para anular o casamento, outro exemplo a ao pauliana (Fraude contra credores). Unitrio porque a deciso tem que ser igual e necessrio porque a formao obrigatria. Litisconsrcio necessrio no polo passivo todos os litisconsortes devem ser citados, caso o autor no requeira a citao de um deles o juiz conceder um prazo para tanto sob pena de extino do processo sem resoluo do mrito, ou seja, o juiz no poder cit-los de oficio. Litisconsrcio necessrio no polo ativo todos os litisconsortes devem promover a ao, caso um deles se recuse teremos trs opinies a respeito. 1 opinio os demais podem promover a ao porque no h litisconsrcio necessrio no polo ativo; (direito de ao assegurado pela constituio/88) 2 opinio os demais no podem promover a ao; (o litisconsrcio necessrio e o cdigo exige a formao, ento se um no quer no se pode promover a ao) 3 opinio os demais podem promover a ao desde que requeiram a citao do outro litisconsorte para querendo integra o polo ativo; (tudo bem pode promover a ao desde que requeira a citao do outro para integrar o polo ativo, ou seja, promove e pede a citao do outro)
5

3 Regimes H dois regimes quanto aos litisconsortes, quais sejam: Regime do litisconsrcio simples ou comum: O ato praticado por um litisconsorte no produz efeitos quanto aos demais litisconsortes, ou seja, se o regime do litisconsorte simples porque tem a possibilidade de decises diferentes. Ento o ato praticado por um litisconsorte s produz efeito para ele mesmo, seja ele malfico ou benfico. Ex: Temos cinco litisconsrcios no polo passivo, um deles reconhece a procedncia do pedido. Se ele reconheceu a procedncia do pedido s afeta a ele mesmo. Regime do litisconsrcio unitrio ou especial: O litisconsrcio unitrio o ato benfico (contestao, art. 320, I, recurso, art. 509 CPC, s se aplica ao unitrio) praticado por um litisconsorte produz efeitos quanto aos demais litisconsortes, mas o ato malfico praticado por um litisconsorte no produz efeitos nem mesmo para quem o praticou. Por que o ato benfico de um se estende para todos? Ora, porque a deciso tem que ser igual, se a deciso tem que ser igual o ato benfico de um beneficia a todos, se um recorrer o recurso produz efeitos a todos porque o ato benfico de um beneficia a todos. Agora, o ato malfico no produz efeitos para ningum, nem para quem o praticou, pois se esse ato malfico produzisse efeitos s para um a deciso seria diferente, isso no pode no unitrio, e se ele se estendesse a todos, um estaria dispondo do direito dos outros, o que tambm no possvel, pois ningum pode se dispor do direito do outro ento como ele no pode se estender a todos no produz efeitos para ningum.

4 Litisconsrcio Multitudinrio (art. 46, p CPC) um litisconsrcio facultativo com um nmero excessivo de litisconsortes que dificulta a defesa ou prejudica a rpida soluo do litigio. Nesse caso o juiz pode limitar o nmero de litisconsorte de ofcio ou a requerimento, o pedido de limitao interrompe o prazo da resposta.

5 Prazo especial Litisconsortes com procuradores diferentes tem prazo em dobro para todos os atos processuais. Se em uma ao com trs litisconsortes, s um sucumbiu o prazo ser contado em dobro? Smula n 641 do STF NO SE CONTA EM DOBRO O PRAZO PARA RECORRER, QUANDO S UM DOS LITISCONSORTES HAJA SUCUMBIDO.
6

2 aula de Direito Processual Civil

Interveno de Terceiros 1 Assistncia Simples e Assistncia Litisconsorcial


So trs os requisitos da assistncia simples, quais sejam:

Potrebbero piacerti anche