Sei sulla pagina 1di 4

A Primeira Dcada Republicana

Gustavo Franco Resumo

Introduo
Primeira dcada da Repblica Conduo de poltica econ. complicada porque uma poca de transformaes estruturais no pas (assalariamento [fim da escravido e entrada de imigrantes] e reordenamento da insero do Brasil na economia mundial [florescimento de relaes financeiras com o exterior]).

Dcada de 90: debates entre papelistas e metalistas sobre a direo da poltica macro. Nos primeiros anos, os papelistas tendem a ganhar o debate (influncia de Rui Barbosa). Mas a necessidade de flexibilizao acabaria gerando excessos, criando resistncias que encurtariam a vida do experimento. Depreciao cambial de 1891 geraria hesitaes e deteriorao das contas externas. Prximo da virada do sculo haveria uma reao conservadora que levaria ao extremo um plano de saneamento fiscal e monetrio.

O Brasil e a Economia Internacional


Crescente envolvimento do Brasil com a economia internacional (EX/PIB passa de 15,4% para 18,6%), apesar de isso no caracterizar a economia tupiniquim como aberta, uma vez que essas taxas eram semelhantes em outros pases da Amrica Latina. Mas importante notar a participao no quesito Investimento. O valor do estoque de capital estrangeiro representa 30% do total da Amrica Latina e 5,4% do total mundial. O grosso desses valores vem no perodo que vai de 1902 a 1913. A conta capital passa a ter importncia crescente, pois o mecanismo usado para atenuar as instabilidades na receita comercial. Ainda, ela garante a manuteno de nveis de absoro (ou taxas de investimento) maiores. Por outro lado, argumenta-se que na correlao positiva entre movimentos de capital e contas comerciais que se devem procurar as razes da instabilidade macroeconmica brasileira na sua fase agrrio exportadora. Padro ouro assegura a estabilidade nos pases centrais levam instabilidade nos perifricos, no que tange s contas macroeconmicas. MS MS

Pas A (Central): Exportao de capitais Pas B (Perifrico): Importao de capitais

Deflao Inflao

PIM PEX

Para o pas A, correlao positiva entre exportao de capitais e termos de troca!

Viso furtadiana: uma crise nos centros se converte em dificuldades nos pases perifricos primeiramente em uma reduo no volume de produtos comercializados e, depois, em uma mudana nos termos de troca, para pior nos pases perifricos. Para a Inglaterra, a viso furtadiana desautorizada. No h um padro claro desses movimentos no Brasil (apesar de que, entre 1870 e 73 e entre 1886 e 89, elas se movem na mesma direo (entradas de capital aumentam e termos de troca melhoram); se movem contrariamente nos perodos de 76 a 78 e de 95 a 97). Os movimentos na conta capital tambm servem para analisar a capacidade de importao do Brasil, e, naturalmente, o estado das contas externas e flutuaes da taxa de cmbio. Entre 76 e 83 e ao longo dos anos 90, as entradas de capital reduzidas se convertem em dificuldades cambiais (depreciao). Em funo disso, observa-se uma melhora no saldo em conta corrente, chamada de Furtado como socializao das perdas (depreciao cambial para aumentar a renda dos cafeicultores). Aps a crise de 91, a taxa de cmbio se depreciou ainda mais e no final de 95 h a quebra na crescente capacidade de importar devido deteriorao dos termos de troca (auxiliados tambm por uma queda abrupta nos preos do caf, decorrentes de uma sobressafra puxada pela depreciao cambial). Como consequncia dos compromissos assumidos outrora, h um grande aumento no dficit em conta corrente, atingindo 21% sobre as exportaes. Alm da dificuldade de trazer capital estrangeiro, principalmente pela dificuldade de acomodao junto aos Rothschild. Historiografia tradicional no reserva espao para a conta capital na explicao das dificuldades e crises do perodo, tomando como determinantes os preos do caf e aspectos fiscais. Em relao crise de 91, atribui-se o colapso cambial expanso monetria devido s modificaes no sistema monetrio feitas por Rui Barbosa.

Trabalho Assalariado e Poltica Monetria


O crescente assalariamento altera a natureza e o potencial de acumulao de capital. Alm disso, pode-se observar a transio como um impacto monetrio, uma vez que o pagamento de salrio multiplica vrias vezes a demanda por moeda, vale ressaltar o carter sazonal dos pagamentos (derivado do perodo de colheitas). Essa nova demanda pressiona a liquidez dos bancos, em especial os do Rio de Janeiro. As instituies financeiras enfrentavam o seguinte trade off: expandir o crdito (emprstimos), girando o dinheiro, e manter reservas, que segurava a liquidez nos perodos de safras. A sada restrio do crdito, portanto, era a expanso da oferta de moeda para acomodar a demanda. No entanto, isso encontrou diversos obstculos, dentre eles: Baixo desenvolvimento do sistema bancrio, principalmente fora das capitais; O hbito de reter moeda em papel: dificuldade dos bancos em aumentar os emprstimos; Empecilhos polticos: queixas de que j havia uma superabundncia de moeda;

Aprovao da expanso monetria em 85 com o objetivo de conter a crise. A soluo foi apenas temporria: em 87 j havia tenses nos bancos. Assim, a poltica deflacionista que tentava ser conduzida se mostrou inoportuna, enquanto a medida de 85 mostrou que seriam necessrias aes mais profundas em relao poltica monetria. Esse foi um perodo de ricas discusses sobre questes relativas a moeda, ao sistema monetrio e taxa de cmbio. Discusses essas que desaguaram em uma reforma, ainda que tentasse conciliar dois pontos de vista diametralmente opostos: os conservadores, que gostariam de retornar paridade cambial de 46, caracterizando a volta ao padro ouro; e os que queriam uma expanso da oferta. Ao longo de 88, a taxa de cmbio se apreciou de modo a restaurar essa paridade, e foi possvel estabelecer um compromisso que agradasse os dois lados, via uma expanso conversvel da oferta de moeda.

Poltica Econmica nos Anos 1890


O padro ouro um dos principais elementos de um projeto de poltica econmica bem articulado. Alm dele, a criao de um programa de crdito destinado aos produtores que antes possuam escravos, que eram auxlios concedidos pelos bancos privados (contrapartida de 50% dos ativos desse). O programa, severo, separou as lavouras que efetivamente tinham condio de continuar, reordenavam as bases de sustentao dos segmentos mais dinmicos. O retorno ao padro ouro se d ao retorno da taxa ao nvel de 1846 sem que houvesse qualquer esforo deflacionista. O BNB ficou encarregado de emitir moeda lastreada a essa paridade, o que acabou se mostrando impossvel devido falta de capital metlico do banco e, em 1889, acabam-se as tentativas de expanso de moeda desse modo. Ainda por cima, essa incapacidade de expanso da oferta monetria colocava em risco de crise vrios setores da economia, pelos motivos j explicados anteriormente. Em janeiro de 1890, Rui Barbosa introduziu vrias novidades na constituio monetria do pas. Por exemplo, moeda lastreada em ttulos da dvida pblica, emitida por trs regies bancrias. Essas tentativas falharam. Ainda em janeiro, Campos Salles criou um polo emissor em So Paulo e permitiu que o BB e o BNB emitissem moeda inconversvel em caso de necessidades. Em setembro desse ano, a moeda j havia se expandido 40% em relao ao incio. A especulao burstil fez com que o governo aumentasse o depsito mnimo para a constituio de novas sociedades. Porm, como as empresas estavam ligadas aos bancos de capital, estancar a especulao no era to simples. O governo, depois, fundiu o BNB e o BEUB (fundando o BREUB) para que o banco central ficasse alinhado aos padres britnicos, de um banco de depsitos e descontos com poderes para regular o volume de crdito e ao mesmo tempo sendo dotado da capacidade de emisso da quantidade de moeda, tendo posio importante tambm no mercado de cmbio. Crise cambial de 1891: Grande expanso da oferta de moeda e timing no claro das variaes na moeda em circulao e taxa de cmbio

Crise do Baring Brothers (moratria argentina) gerou efeitos em todos os pases da Amrica do Sul. Agravamento da especulao na bolsa. Para tentar controlar, o governo funde o BB e o BREUB.

O dficit oramentrio cresceria significativamente aps a crise de 91, mostrando-se sensvel s variaes cambiais, tornando evidente a relao entre desequilbrio externo e desequilbrio fiscal. Em 1894, o ministro da Fazenda foi procurar os Rothschild para financiarem as despesas no exterior, resolvendo os problemas de transferncia interna e externa. Os Rothschild pedem que o governo emita ttulos, mas Alves insiste em um emprstimo. Os banqueiros dizem que, para tanto, necessrio que o Brasil tome medidas para elevar as receitas e reduzir suas despesas, e que o emprstimo serviria para dar ao Brasil um ou dois anos de folga para recolocar suas finanas em ordem. Em 1895, concedido o valor de 7,5 milhes de libras esterlinas, tido como uma tarefa herclea que tensionou todos os nervos do mercado. Esse emprstimo foi consumido rapidamente, e o governo voltou a se endividar com obrigaes de curto prazo (para manter o cmbio), e a queda nos preos do caf em 96 e 97 contriburam para a deteriorao das contas externas. Chegou-se ao ponto de uma emisso de ttulos em Londres ser impossvel e o governo pressionando banqueiros por emprstimos. O funding loan acabou por ser aprovado aps a proposta de uma moratria junto a Casa Rothschild em 1898. O plano era bastante simples: rolar compromissos externos do governo, como o servio da dvida pblica e compromissos de juros, em troca de severas medidas de saneamento fiscal e monetrio. Por fim, houve uma apreciao da moeda em 99, mas no se sabe separar o efeito do funding loan e do boom da borracha, que veio efetivamente salvar as contas externas do pas. Alm disso, vale ressaltar que a taxa de cmbio nesse perodo no necessariamente vista como um resultado direto das polticas econmicas, mas sim da percepo dos banqueiros sobre essas polticas, o que, de fato, vem a controlar a entrada de capitais no Brasil.

Potrebbero piacerti anche