Sei sulla pagina 1di 13

Definies 1} Andaimes: a) Andaime > Plataformas para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisria ou dispositivo de sustentao; b) Andaime

simplesmente apoiado > aquele andaime cujo estrado est simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal; c) Andaime em balano > o andaime fixo, suportado por vigamento em balano; d) Andaime suspenso mecnico > o andaime cujo estrado de trabalho sustentado por travessas suspensas por cabos de ao e movimentado por meio de guinchos; e) Andaime suspenso mecnico leve > o andaime cuja estrutura e dimenses permitem suportar uma carga total de trabalho de 300 Kgf, respeitando-se os fatores de segurana de cada um de seus componentes; f) Andaime suspense mecnico pesado > o andaime cuja estrutura e dimenses permitem suportar carga de trabalho de 400 Kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurana de cada um de seus componentes; g) Cadeira suspensa ou Balancim > o equipamento cuja estrutura e dimenses permitem sua utilizao por apenas uma pessoa e o material necessrio para realizar o servio; h) Andaime fachadeiro > o andaime metlico simplesmente apoiado, fixado a estrutura do prdio, na extenso da fachada. 2} Anteparo: Designao genrica de peas (tabiques, biombos, guarda-corpos, etc..) que servem para proteger ou resguardar algum ou alguma coisa. 3} Cabo-Guia ou Cabo de Segurana: o cabo fixado a estrutura, onde so fixadas as ligaes dos cintos de segurana. 4} Cabos de Ancoragem: So cabos de ao destinados fixao de equipamentos, torres e outros, estrutura do prdio. 5} Cinto de Segurana tipo Pra-quedista: o que possui tiras de trax e pernas, com ajuste e presilhas, possuindo uma argola para fixao da corda de sustentao. 6} Cinto de Segurana tipo Abdominal: o que possui fixao apenas na cintura, utilizado para limitar a movimentao do trabalhador.

7} Andaime em Balano: So os andaimes sem apoio alm da prumada, ou seja, que se projetam para o exterior da construo, prdio ou edificao. So suportados por vigas em balano, as quais so amarradas ou fixadas laje do piso ou estroncadas contra a laje do teto do pavimento onde se localizam. 8} Estaiamento: Utilizao dos tirantes sob determinado ngulo, para a fixao dos montantes da torre dos andaimes apoiados ou torre de elevadores de obras edificao, com vistas a evitar o tombamento da torre no sentido contrrio edificao e tambm para evitar movimento da torre em qualquer sentido. uma amarrao da torre estrutura da edificao, de forma a mant-la rgida e fixa durante a realizao dos servios. 9} Estrado: Estrutura plana, em geral da madeira, colocada sobre andaime. o piso do andaime, sob o qual se realizam os trabalhos. 10} Estronca: Pea de esbarro ou escoramento destinada a impedir o deslocamento da estrutura de trabalho. 11} Guarda-Corpo: um conjunto de travesses, instalados de forma a evitar a queda de pessoas ou de materiais. Se constitui de guarda-corpo, travesso intermedirio e rodap. Todo o vo entre o rodap e o guarda-corpo deve ser fechado com tela, firmemente fixada estrutura e com malha e resistncia necessria a evitar a queda de materiais, ferramentas ou pequenos equipamentos. a) Guarda-corpo: travessa rgida, em madeira ou metlica colocada a uma altura de 1,20 m do piso de trabalho, em locais onde haja risco de queda de trabalhadores (vos de escadas, periferias, aberturas de piso e andaimes), abrangendo todo o vo aberto ou cumprimento do andaime, inclusive nas suas cabeceiras; b) Travesso Intermedirio: travessia rgida, em madeira ou metlica, colocada a uma altura de 0,70m do piso de trabalho, em locais onde haja risco de queda de trabalhadores, abrangendo todo o vo aberto ou comprimento do andaime, inclusive nas suas cabeceiras; c) Roda-p: travessa rgida, em madeira ou metlica colocada junto ao piso de trabalho, com altura no inferior a 0,20m em locais onde haja risco de queda de materiais, ferramentas ou pequenos equipamentos, abrangendo todo o vo aberto ou o comprimento do andaime, inclusive nas suas cabeceiras; d) Tela de proteo: tela de material resistente, que tem a finalidade de garantir o fechamento seguro do vo entre o guarda-corpo e o rodap.

12} Guincho: Equipamento mecnico utilizado no transporte ou suspenso vertical de cargas ou pessoas, mediante o enrolamento do cabo de trao no tambor, ou mediante sistema de elevao motorizado, ou ainda, sistema de mordentes no cabo de ao quando de sua passagem pela mquina. 13} Profissional Legalmente Habilitado: Profissional que possui formao e habilitao exigida em lei para o exerccio de profisso, tarefa ou funo. 14} Montante: Pea estrutural vertical de andaimes, torres e escadas. 15} Prancha: Pea de madeira com largura superior que 0,20m e espessura entre 0,04m e 0,07m. tambm a denominao da plataforma mvel do elevador de materiais, onde so transportadas as cargas. 16} Prancho: Pea de madeira com largura e espessura superiores s de uma prancha. 17} Tirante: Cabo de ao tracionado e fixado estrutura da edificao ou ao solo. 18} Trava-Queda: Dispositivo automtico de travamento destinado ligao do cinto de segurana ao cabo de segurana. 19} Vigas de Sustentao: Vigas metlicas onde so presos os cabos de sustentao dos andaimes suspensos ou em balano. Consideraes Gerais sobre a utilizao dos Andaimes Comunicao Prvia: obrigatria a comunicao, Delegacia Regional do Trabalho, antes do incio das atividades, das seguintes informaes: - Endereo da obra; - Endereo e qualificao do contratante, empregador ou condomnio, inclusive CNPJ; - Tipo de obra; - Datas previstas do incio e concluso da obra; - Nmero mximo previsto de trabalhadores na obra. Os andaimes suspensos devem ser construdos ou montados sempre que for necessrio executar tarefas em locais elevados, onde no se alcance com segurana o local do servio, com estrutura montada a partir do piso, e cujo tempo de durao ou tipo de atividade, no exija uma estrutura permanente, ou ainda, que no justifique o uso de uma escada de abrir ou escada de mo.

Estas, tm uso restrito, somente so permitidas como meio de acesso provisrio ou para realizao de pequenos servios (servios de pequeno porte) e de forma temporria. Os andaimes so estruturas utilizadas em servios de demolio, construo, pintura, limpeza, manuteno e so classificados em: Andaime apoiado ou Andaime simplesmente apoiado Podem ser fixos ou mveis. So considerados mveis quando dotados de rodzios que permitam a movimentao horizontal do andaime apoiado. Neste caso, os rodzios devero ser dotados de travas manuais a serem mantidas acionadas quando da realizao dos servios: Andaime Fachadeiro-Suspenso Mecnico Leve e Pesado-Cadeira Supensa Os materiais utilizados na construo dos andaimes devem ser de boa qualidade, no sendo permitido o uso de peas de madeira com ns, rachaduras ou deterioradas (aparas ou restos de madeiras) As peas metlicas tambm devem apresentar adequadas condies de uso e manuteno. Os estrados devem ser planos e nivelados, permitindo-se uma inclinao mxima de 15% em casos de extrema necessidade e por tempo limitado, ou seja, somente durante a operao de elevao ou rebaixamento. Nas ligaes dos estrados (pisos) de andaimes, quando em madeira, no permitido fixar pregos sujeitos a sofrerem esforos de trao no sentido contrrio da fixao do prego. Os pregos e parafusos no devem ficar salientes em qualquer superfcie do andaime. Como geralmente so alugados para determinada obra ou fase de obra, importante que seja exigido do locador, o atendimento de todos os itens de segurana e que, permanentemente, seja supervisionado o uso e a manuteno dos mesmos. No caso de Andaimes Fixos, os estrados devem ser pregados nas travessas ou de forma, fixados para que se evite o escorregamento ou movimentao horizontal dos mesmos. Os estrados no devem apresentar vos ou intervalos por onde possam passar sobras de materiais, pequenos equipamentos ou ferramentas. Sempre que na montagem ou movimentao dos andaimes, existir rede de energia eltrica prxima, cuidados especiais devem ser tomados. No se deve sobrecarregar os andaimes alm do limite previsto, sendo necessrio manter a carga de trabalho distribuda no estrado, de maneira uniforme, sem causar obstruo circulao dos trabalhadores no andaime. Nos andaimes no se deve permitir a utilizao de escadas ou outros meios para se atingir lugares mais altos, de forma a que o trabalhador fique posicionado acima do guarda-corpo, e portanto, sujeito queda.

Antes da instalao de roldanas no andaime, ou qualquer outro equipamento de iar materiais para o piso de trabalho, necessrio escolher um ponto de aplicao do equipamento, que no comprometa a estabilidade e resistncia do andaime. Os rodzios nos andaimes tubulares mveis devem ter dimetro mnimo de 0,13 centmetros e serem providas de trava, mantida acionada durante a realizao dos servios. O dimensionamento de qualquer andaime, sua estrutura de sustentao e fixao, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado (engenheiro), devendo ser construdo e dimensionado de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que estaro sujeitos. No local de realizao dos servios deve ser mantida a Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, emitida por engenheiro, acompanhada da especificao dos materiais e do sistema de fixao e sustentao dos andaimes. Nos andaimes pr-fabricados, proibida a retirada de qualquer dispositivo de segurana dos mesmos, ou improvisao que de qualquer forma, anule, ou diminua, a ao de proteo do dispositivo de segurana. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura: em se tratando de andaime apoiado, por meio de escadas ou travessas firmemente fixadas estrutura do andaime. Em caso de andaime suspenso o trabalhador no dever acessar ao mesmo sem estar com o cinto de segurana tipo pra-quedista ligado ao cabo de segurana. Andaime simplesmente apoiado Andaimes simplesmente apoiados, so aqueles cuja estrutura trabalha totalmente apoiada numa base rgida, estvel e regular, podendo ser fixos ou mveis (quando podem ser deslocados na horizontal, por meio de rodzios). Os montantes dos andaimes apoiados devem estar devidamente aprumados de acordo com a sua previso de emprego. Devem ser usadas bases slidas para o apoio dos andaimes. Quando apoiados diretamente no solo, deve-se usar placas (calos) capazes de resistir com segurana aos esforos e com base de apoio suficiente para distribuir as cargas, sem que o solo recalque. Os acessrios que fixam os elementos horizontais aos montantes e s diagonais, devem ser previstos especialmente para este uso e no podem se deslocar sob os esforos que esto submetidos durante a realizao dos servios ou durante o acesso dos trabalhadores. Quando externos construo, devem ser dotados de amarrao e estroncamento que resistam ao dos ventos e, quando necessrio, devem ser protegidos contra risco de impacto de equipamentos mveis ou de veculos.

Os andaimes apoiados, quando instalados na periferia das edificaes, devem ser fixados estrutura das mesmas, por meio de amarrao ou estroncamento. proibido trabalhar em andaimes apoiados sob cavaletes quando possuam altura superior a 2,00 (dois metros) e largura inferior a 0,90m (noventa centmetros). Nos andaimes apoiados mveis, proibido o seu deslocamento, quando os trabalhadores estiverem executando atividades sobre os mesmos. Durante a execuo das tarefas os rodzios devem ser mantidos travados. Sempre que os pisos de trabalho estiverem situados a mais de 1,50m devem ser providos de escadas ou rampas. Os andaimes de madeira s podem ser usados em obras ou edificaes com at 3 (trs) pavimentos, ou altura equivalente, podendo ter seu lado interno apoiado na prpria edificao. As torres dos andaimes no podem exceder, em altura, 4 vezes a menor dimenso da base de apoio, quando no estaiadas. No caso de apoio de andaimes em degraus de escadas, os montantes devem ter comprimentos variveis, 2 a 2, de acordo com os degraus, de maneira que seu estrado fique sempre na horizontal. Andaimes tubulares devem ser construdos com montantes, travessas e contraventos, unidos por braadeiras ou elementos pr-fabricados. Os montantes devem ser unidos por encaixe. Andaime Fachadeiro Os andaimes fachadeiros no devem receber cargas superiores s especificadas pelo fabricante. A carga de trabalho deve ser distribuda de modo uniforme, sem obstruir a circulao de trabalhadores e ser limitada resistncia da plataforma de trabalho. Os acessos verticais devem ser feitos em escada incorporada a sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso. A movimentao vertical de componentes e acessrios para a montagem ou desmontagem dos mesmos, deve ser feita por meio de cordas ou por sistema prprio de iamento. Os montantes dos mesmos devem ter seus encaixes travados com parafusos, contrapinos, braadeiras ou outro meio similar que garanta a estabilidade do andaime. Os painis destinados a suportar os pisos e/ou funcionar como travamento, depois de encaixados nos montantes, devem ser contrapinados, de modo a assegurar a estabilidade e a rigidez necessrias ao andaime. Devem dispor de proteo com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalente, desde a primeira plataforma de trabalho at, pelo menos, 2,00m acima da ltima plataforma de trabalho.
6

Na plataforma de trabalho (posto de trabalho) deve haver proteo contra queda de materiais e de pessoas do tipo sistema guarda-corpo-rodap. Andaime em Balano Os andaimes em balano devem ter sistema de fixao a estrutura da edificao capaz de suportar 3 (trs) vezes os esforos solicitantes. Sua estrutura deve ser convenientemente contraventada e ancorada de tal forma que elimine qualquer risco de oscilao do andaime. O comprimento no deve ser superior a 40% do comprimento da viga e a distncia entre as vigas, no deve ultrapassar de 2,00 metros. As vigas podem ser fixadas laje do piso por meio de ganchos chumbados, braadeiras com porcas e arruelas ou cabos de ao com clipes. Devem ser providos de guarda-corpo fixo nas laterais, podendo ser mveis no lado frontal, de maneira a facilitar o manejo de peas compridas. Quando o guarda-corpo for mvel, deve ser recolocado logo aps o trmino da operao que movimentou sua retirada. Andaime suspenso Mecnico Tambm conhecido por ja, ou balancim, os andaimes suspensos mecnicos, so aqueles em que o estrado elevado por cabos de ao, movimentando-se verticalmente por meio de guinchos que podem ser manuais ou motorizados. A montagem de andaimes suspensos mecnicos deve ser feita somente por trabalhadores ou pessoas habilitadas, sob orientao do engenheiro responsvel por sua especificao tcnica (estrutura de sustentao e fixao). Os trabalhadores que utilizam andaimes suspensos devem ter orientao e treinamento especficos quanto s medidas de segurana que devem ser utilizadas em cada situao e os meios seguros de realizao de suas tarefas. Cuidados especiais devem ser tomados com relao montagem de andaimes prximos s redes eltricas, que devero, tanto quanto possvel ser desligadas, ou ainda, serem observados os distanciamentos mnimos determinados pela concessionria de energia eltrica, ou adoo de estruturas de proteo, ou de isolamento, da rede de energia. Em qualquer caso devem ser observadas as recomendaes de segurana da concessionria de energia eltrica. No sendo possvel a adoo das medidas preventivas dever ser chamada a concessionria para que adote as providncias necessrias realizao dos servios de forma segura. Em todo o andaime suspenso mecnico deve existir uma placa fixada em seu guarda-corpo, determinado a utilizao de cinto de segurana, sempre que a altura de trabalho for superior a 2m do piso ou solo, ligado a um cabo de segurana

com sua extremidade superior fixada em estrutura ou local independente da estrutura de fixao do andaime. No permitida a amarrao do cabo para fixao do cinto de segurana, no prprio andaime. O cabo em que deve ser ligado o cinto de segurana deve ser protegido contra desgaste por atrito na aresta de apoio. Deve passar por fora do andaime e ter a laada, em caso de uso de corda, localizada pouco acima do guarda-corpo. Deve ter todas as laadas feitas durante a descida do andaime, de maneira que a mesma no seja encurtada, o que poderia impedir o seu uso nos pavimentos inferiores. Deve ter a parte que sobra abaixo do andaime, enrolada num gancho, fixado em local do montante externo ao guarda-corpo, para que no se enrole em outra corda pendente, cabo de ao ou caamba suspensa. Os dispositivos de sustentao dos andaimes suspensos mecnicos, bem como as fixaes das cordas pendentes, devem ser inspecionados diariamente, antes do incio dos trabalhos por trabalhador habilitado e treinado para tal. O cinto de segurana a ser utilizado deve obedecer s seguintes caractersticas, quanto colocao: Ficar bem ajustado ao trabalhador: O mosqueto deve passar pela outra argola do cinto, antes de ser fixado corda pendente; Deve girar de modo que o ponto de sada de sua corda fique no meio das costas do trabalhador, para evitar leses em caso de queda; O mosqueto deve ser enganchado na laada da corda e no se deve permitir o engate do mesmo acima do n da laada, pis o mesmo pode se desfazer involuntariamente; O engate do mosqueto na laada deve ser feito antes do acesso ao andaime e, para que isso seja possvel, necessrio que a laada esteja em condies de ser alcanada; O desengate, por outro lado, s pode ser realizado aps a sada do trabalhador do andaime. A sustentao dos andaimes suspensos mecnicos deve ser feita por meio de vigas metlicas de resistncias equivalente a, no mnimo, 3 vezes o maior valor de esforo solicitante. proibida a fixao das vigas de sustentao dos andaimes por meio de sacos de areia, lates com concreto ou outros dispositivos similares. As vigas devem ser fixadas na laje por meio de braadeiras ou por ganchos chumbados na prpria laje: devem ser de ao CA-24 ou 25 e ter dimetro mnimo de 5/8 (cinco oitavos de polegada). proibido o uso de corda de fibras naturais ou artificiais para sustentao dos andaimes suspensos mecnicos.
8

Os cabos de ao de sustentao devem trabalhar na vertical e o estrado na horizontal. O comprimento dos cabos deve ser tal que, na posio mais baixa do estrado, restem, pelo menos, 6 voltas sobre cada tambor. A roldana do cabo de sustentao deve rodar livremente e o respectivo sulco deve ser mantido em bom estado de limpeza e conservao. Os quadros dos guinchos de elevao devem ser providos de dispositivos para fixao de sistema de guarda-corpo e rodap, como j descrito. Os guinchos de elevao, do tipo catraca, devem satisfazer aos seguintes requisitos: Ter dispositivo que impea o retrocesso do tambor; Ser acionado por meio de alavancas ou manivelas, ou automaticamente quer na subida, quer na descida do andaime; Possuir uma segunda trava de segurana; Ser dotado de capa de proteo da catraca. Andaime suspenso Mecnico Pesado A largura mnima do andaime suspenso mecnico pesado, deve ser de 1,50m, podendo ter seus estrados interligados at o comprimento mximo de 8m. A fixao dos guinchos aos estrados, deve ser executada por meio de armaes de ao, havendo em cada armao 2 guinchos. Os perfis metlicos de sustentao devem atender aos seguintes requisitos: Ter altura mnima de 0,15 centmetros e comprimento mnimo de 4 metros; Quando instaladas em prumadas de varandas ou quando suportarem guinchos de coluna, sua altura dever ser de 0,18 centmetros e seu comprimento de 4,50 metros, no mnimo; Devem ser instaladas perpendicularmente s fachadas; Devem manter afastamento mximo entre elas de 2,00 metros; Devem ter o trecho em balano de no mximo, 40% do seu comprimento; Devem ser dotadas de parafuso de esbarro, para impedir o deslizamento da braadeira que suporta o cabo de trao; Devem estar com sua alma a prumo e com calos laterais, entre a viga e as braadeiras ou grampos de fixao, para que no sofra trao; Podem ter seus trechos internos superpostos e, no caso de haver interligao de andaimes em arestas verticais, deve-se instalar uma viga suplementar a 45 das normais. Quando esta no for instalada, os andaimes devem ser independentes. O cabo de ao deve ter resistncia a trao de , no mnimo, 160kgf/mm2. O estrado deve ser feito com tbuas de primeira qualidade com espessura mnima de 1(polegada) largura de 0,30 (centmetros) e comprimento mnimo de 3,40 metros que corresponde a um vo de 2 metros e 2 balanos de 0,70 centmetros. Em andaimes com mais de 2 estribos (travessas), o comprimento das tbuas deve ser tal, que estas se apiem em, pelo menos, 3 estribos e, nas emendas

por superposio, as tbuas devem ter, no mnimo, 0,20 (centmetros) para cada lado do estribo. As emendas devem ser feitas com pregos cujo comprimento atravesse as 2 tbuas. As pontas dos pregos devem ser rebatidas para evitar que os mesmos se soltem com a movimentao dos andaimes. Quando distncia entre os estribos for superior a 1,50 (metro), deve ser fixada no centro do vo, uma guia, ou tbua transversal, para unir as pranchas ou pranches do estrado, aumentando assim sua rigidez. Os estrados no devem ter balanos nas cabeceiras superiores a 0,70 (centmetros), medidos a partir dos estribos extremos. Nas cabeceiras dos andaimes mecnicos suspensos pesados, nos trechos em balano, onde no h guinchos nem montantes, ainda assim, obrigatria a instalao de guarda-corpo. Em caso de ser feito em madeira, ateno especial dever ser dada a esta estrutura, de maneira a ter uma rigidez adequada e condizente com os esforos solicitados e para o fim a que se destina: Prevenir a queda de trabalhadores. Com a finalidade de aumentar a segurana do andaime , deve-se fixar externamente ao guarda-corpo, uma tela metlica ou de nilon, cuja parte inferior deve contornar o rodap e a parte inferior do estrado, sendo, tambm, neles, rigidamente fixada. No permitido cortar o estrado do andaime j montado, pois podem resultar balanos nas cabeceiras superiores a 0,70 (centmetros). As alavancas dos guinchos no podem ficar voltadas para trecho em balano. No permitida a emenda de andaimes em ngulo reto (90 graus) atravs do acrscimo de tbuas, pelas seguintes razes: As tbuas acrescidas, no estaro apoiadas nos estribos e sim nos trechos em balano, o que resulta em situao de risco integridade fsica dos trabalhadores; Os guarda-corpos, ainda que fixados rigidamente, no tero a mesma resistncia; Neste trecho, o estrado, forosamente ter largura reduzida. Andaime suspenso Mecnico Leve Os andaimes suspensos mecnicos leves, somente podem ser utilizados em servios de reparos, pintura, limpeza e manuteno, com permanncia, no mximo, de 2 (dois) trabalhadores. Deve ser garantida a estabilidade dos andaimes suspensos mecnicos leves durante todo o perodo de sua utilizao, atravs de procedimentos operacionais e de dispositivos ou equipamentos especficos. Os andaimes suspensos mecnicos leves devem ter 02 guinchos em cada armao ou serem dotados de duas armaes, cada uma suspensa por um cabo de ao, ou ainda, de uma armao, ou guincho, suspenso por um cabo de ao, estando este

10

interligado a um outro cabo de ao adicional por meio de sistema trava-quedas de segurana (dispositivo de bloqueio mecnico/automtico). Ou seja, em cada cabeceira do andaime dever haver no mnimo dois cabos de ao de sustentao. Os guinchos de elevao dos andaimes suspensos mecnicos leves devem ser fixados s extremidades das plataformas de trabalho, por meio de armaes de ao, havendo em cada armao 02 guinchos. proibida a interligao dos andaimes mecnicos suspensos leves, pois a passagem de um para o outro dificultada pelas dimenses do estrado. No se deve permitir que trabalhadores executem reparos por sua prpria conta, sem a orientao e superviso de profissional legalmente habilitado. Deve ser proibido qualquer trabalho, especialmente quando se verificar anormalidade nos guinchos ou em seus acessrios na inspeo a ser feita antes de iniciadas as atividades de trabalho. Cadeira suspensa As cadeiras suspensas, ou balancim individual, podem ser utilizadas em qualquer atividade em que no seja possvel a instalao de andaime. A cadeira suspensa indicada em servios de limpeza de vidraas e outros similares. A cadeira suspensa deve dispor de: Sistema dotado de dispositivo de subida e descida com dupla trava de segurana; Requisitos mnimos de conforto previstos pela ergonomia; Sistema de fixao do trabalhador por meio de cinto de segurana tipo praquedista ligado trava-quedas de segurana em cabo-guia independente e fixado em estrutura, tambm independente, da estrutura de fixao da cadeira suspensa; A cadeira deve apresentar em sua estrutura, em caracteres indelveis e bem visveis, a razo social do fabricante e o nmero de registro no CNPJ; No permitida a improvisao das cadeiras suspensas; O sistema de fixao da cadeira deve ser independente do cabo-guia do travaquedas. Cabo de ao obrigatria a observncia das condies de utilizao, dimensionamento e conservao dos cabos de ao utilizados em obras de construo, conforme o disposto na Norma Brasileira NBR 6237/83 Cabos de Ao/usos gerais da ABNT. Os cabos de ao de trao no podem ter emendas nem pernas quebradas que possam a vir a comprometer sua segurana. Os cabos de ao devem ter carga de ruptura equivalente, no mnimo, cinco vezes a carga mxima de trabalho a que estiverem sujeitos e resistncia a trao de seus fios de, no mnimo, 160 Kgf/mm2. Os cabos de ao devem ser fixados por dispositivos que impeam o seu deslizamento ou desgaste.
11

Os cabos de ao devem ser substitudos quando apresentarem condies que comprometam sua integridade, em face da utilizao a que estiverem submetidos. Existem requisitos mnimos para utilizao dos cabos de ao que devem ser verificados constantemente por profissional legalmente habilitado. Equipamentos de Proteo Individual (EPI) So considerados EPI, os dispositivos de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinados a proteger a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. O empregador obrigado a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que existirem riscos de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais que no possam ser evitadas por outros procedimentos. Devem sempre ser priorizadas as medidas de proteo coletiva, ou seja aquelas que mantm o trabalhador em segurana,independentemente de sua vontade em fazer uso das mesmas, porque so instaladas de forma permanente. Em qualquer atividade, proibido o trabalho com tamancos, chinelos e sandlias. Os EPI devem apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante ou importadora e o nmero de registro no MTb/E. Os EPI so: a) Proteo contra Quedas de Altura: Cinto de Segurana tipo pra-quedista, a ser obrigatoriamente utilizado em trabalhos realizados em altura superior a 2m em que haja risco de queda, acoplado a trava-queda de segurana, este ligado a um cabo de segurana independente. tambm obrigatrio para trabalhos realizados com movimentao vertical em andaimes suspensos de qualquer tipo. b) Proteo para Cabea: Protetores Faciais destinados proteo dos olhos e da face contra leses ocasionadas por partculas, respingos e vapores de produtos qumicos; culos de Segurana para trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos provenientes de impactos de partculas; culos de Segurana contra respingos, para trabalhos que possam causar irritao nos olhos e outras leses decorrentes da ao de lquidos agressivos; culos de Segurana para trabalhos que possam causar irritaes nos olhos provenientes de poeiras; Capacetes de Segurana para proteo do crnio nos trabalhos sujeitos a impactos provenientes de quedas e projeo de objetos ou outros; c) Proteo para membros superiores:

12

Luvas e/ou mangas de proteo e/ou cremes de proteo devem ser usados em trabalhos em que haja perigo de leso provocada por materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes, produtos qumicos corrosivos, custicos, txicos, alergnicos, oleosos, graxos, solventes orgnicos e derivados do petrleo, materiais ou objetos aquecidos, choque eltrico, frio agentes biolgicos e radiaes. d) Proteo para os membros inferiores: Calados de proteo contra riscos de origem mecnica; Calados impermeveis, para trabalhos realizados em lugares midos; Calados impermeveis e resistentes para trabalhos com produtos qumicos agressivos; Calados de proteo contra riscos da energia eltrica; Perneiras de proteo contra riscos mecnicos, trmicos e radiaes. e) Proteo contra quedas com diferena de nvel: Cinto de Segurana para trabalho em altura superior a 2m em que haja risco de queda; Cadeira Suspensa para trabalho em altura em que haja a necessidade de deslocamento vertical, quando a natureza do trabalho assim indicar; Trava queda de Segurana acoplado ao Cinto de Segurana ligado ao Cabo de Segurana independente para trabalhos realizados com movimentos vertical de andaimes suspensos de qualquer tipo; f) Proteo Auditiva: Protetores Auriculares para trabalhos realizados em locais em que o nvel de rudo seja superior aos limites estabelecidos na NR-15, Anexos I e II. g) Para casos de exposio a agentes ambientais em concentraes prejudiciais sade do trabalhador: Respirador contra poeira; Mscara para trabalho de limpeza por abraso; Respirador com mscaras de filtro qumico, para exposies a agentes qumicos; Aparelhos de isolamento, autnomos ou com aduo de ar, para trabalhos onde o teor de oxignio seja inferior a 18% em volume. h) Proteo do Tronco: Aventais, jaquetas, capas ou outros similares para trabalhos em que haja risco de leses provocadas por agentes trmicos, radioativos, mecnicos, qumicos, meteorolgicos.

13

Potrebbero piacerti anche