Sei sulla pagina 1di 4

DIREITO PENAL I

Faculdade Dinmica - 3 Perodo Assunto: Fato Tpico

Elementos subjetivos do tipo


1 Tipo doloso
A. Teorias a. Teoria da Representao dolo previso do resultado, no importando a voluntariedade da conduta, mas a conscincia do agente em provocar o resultado. b. Teoria da vontade dolo vontade livre e consciente de realizar a conduta, buscando determinado resultado. c. Teoria do assentimento dolo a aceitao do indivduo em causar o resultado com sua conduta. OBS: O CP adotou a teoria da Vontade no dolo direto, e a Teoria do assentimento para explicar o dolo eventual.

B. Elementos do dolo a. Vontade desejo de realizar a conduta, com o intuito de obter determinado resultado. b. Conscincia conhecimento do fato e dos elementos que constituem a conduta proibida (tipo). O dolo deve abranger no s o fim perseguido pelo agente, mas tambm os meios para alcan-lo e as conseqncias ligadas a eles.

C. Espcies de dolo a. Direto (determinado) o agente quer, diretamente, um resultado determinado. Ex.: atira querendo matar a vtima. b. Dolo alternativo o agente visa produzir, com igual intensidade, um ou outro resultado. Difcil configurao na prtica. Ex.: atira para matar ou somente para lesionar.

DIREITO PENAL I

Faculdade Dinmica - 3 Perodo Assunto: Fato Tpico c. Dolo Eventual o agente no deseja o resultado diretamente, mas prev seu acontecimento e age assumindo o risco de produzi-lo. D. Dolo especfico ou elemento subjetivo especfico do tipo Alguns tipos penais exigem, alm do dolo (vontade livre e consciente de praticar tal conduta e atingir tal resultado) uma finalidade especial de agir, sem a qual o tipo no se configura. Exemplo clssico o art. 159, em que o agente, alm do dolo de privar a pessoa de sua liberdade (verbo seqestrar) tambm precisa agir com intuito de receber vantagem como condio ou preo do resgate (especial fim de agir). A nomenclatura dolo especfico, embora usual, encontra-se ultrapassada, preferindo-se a expresso elemento subjetivo especfico do tipo ou especial fim de agir. Geralmente, a doutrina se refere s seguintes hipteses: a. Crimes de inteno so crimes que exigem uma inteno especial, alm do dolo. Essa inteno vem expressa no tipo, diz respeito a um resultado perseguido ou a uma ao posterior, que no precisa se configurar no mundo dos fatos para a consumao do crime: basta que existam na mente do autor. O art. 159, citado acima, um exemplo, como o art. 157 e o art. 180. sua prpria natureza, como a inteno de ofender nos crimes contra a honra e a satisfao da libido nos crimes sexuais. Essa exigncia no vem expressa no tipo. uma classificao bastante criticada, pois h dificuldade em se definir a presena dessa tendncia na prtica.

2 Tipo culposo
A. Definio de culpa Inobservncia do dever de cuidado, manifestada em conduta produtora de um resultado no querido, objetivamente previsvel. (Bittencourt). B. Elementos da culpa a. Conduta voluntria conforme se estudou na anlise da conduta. b. Inobservncia de um dever de cuidado significa que a conduta foi mal dirigida, finalisticamente. O modo com que a conduta foi direcionada no foi o exigido pela lei, e assim, produziu-se um resultado indesejado. Toda pessoa deve agir observando determinadas cautelas. A no observncia destas cautelas pode levar a resultados lesivos, caractersticos do tipo culposo. Esse dever objetivo de cuidado est fundamentado no Princpio da confiana toda pessoa que age dentro dos limites legais (observa seu dever objetivo de cuidado), tem o direito de esperar que os

b. Crimes de tendncia so crimes cuja inteno inerente ao, por

DIREITO PENAL I

Faculdade Dinmica - 3 Perodo Assunto: Fato Tpico demais tambm respeitem tais limites (pode invocar em seu favor o princpio da confiana). c. Resultado lesivo involuntrio necessria a produo de um resultado indesejado para a configurao do crime culposo. No havendo resultado, no h crime (isso , no se admite tentativa em crimes culposos). Como se v, o nexo causal tambm necessrio. d. Previsibilidade a possibilidade objetiva de se prever o resultado no contexto da conduta. Ressalte-se que a questo sobre possibilidade e no sobre efetiva previso. e. Tipicidade sendo exceo nos tipos penais, devem obrigatoriamente estar previstos em lei. Em regra, o tipo culposo tipo aberto, limitando se a lei a punir a conduta se ela for cometida culposa, sem descrever pormenorizadamente qual a inobservncia de dever de cuidado. C. Espcies de culpa a. Culpa inconsciente O agente diante de uma atitude e de uma objetiva previsibilidade de resultado, no o prev. (o resultado previsvel, mas o agente no faz a efetiva previso). b. Culpa Consciente o agente prev o resultado, mas no o aceita, e realiza a conduta acreditando firmemente que o resultado no se produzir. D. Modalidade de culpa a. Imprudncia a prtica de uma conduta, sem a observncia do cuidado necessrio. sempre conduta de carter positivo (fazer algo indevidamente, sem a devida previso). b. Negligncia o deixar de fazer algo que, por regra de cuidado objetivo, deveria ser feito. O carter da conduta negativo (deixar de fazer). c. Impercia falta de capacidade, despreparo, insuficincia tcnica (ao menos momentnea) para o exerccio de arte, ofcio ou profisso. OBS: no se confunde com erro profissional, que geralmente se encontra no mbito do acidental. O erro profissional a aplicao de tcnica considerada correta, mas que acaba no produzindo o resultado esperado.

3 Agravao pelo resultado


Art. 19 CP Crimes agravados ou qualificados pelo resultado - H casos em que, aps o agente efetuar determinada conduta, visando determinado resultado, outro resultado pior pode vir alm do resultado pretendido pelo agente. Pode tambm ocorrer que o agente tenha sua inteno voltada para a produo de um primeiro resultado lesivo e de um segundo

DIREITO PENAL I

Faculdade Dinmica - 3 Perodo Assunto: Fato Tpico resultado, ainda pior. Nestes casos, o CP determina que o agente s responder pelo resultado posterior mais grave se o tiver causado ao menos culposamente. Crime preterdoloso chamado preterdoloso o crime quando o agente atua com dolo no primeiro resultado, mas o resultado posterior, mais grave, sobrevm culposamente (dolo no antecedente, culpa no conseqente).

Esta regra existe para evitar a chamada responsabilidade penal objetiva (decorrncia do Princpio da Culpabilidade item 16 da Exposio de Motivos da Parte Geral do CP), que impera na gide do antigo CP em casos semelhantes.

Potrebbero piacerti anche