Sei sulla pagina 1di 3

Decibis ...

A percepo do volume est relacionada variao de presso gerada por uma onda sonora e, portanto, sua intensidade. Nosso sistema auditivo tem dois limites de audibilidade: - limiar de audibilidade (mnima intensidade audvel) - limite de dor (mximo nvel de intensidade audvel sem danos fisiolgicos ou dor) A gama entre os 2 limites muito grande. Para uma frequncia pura de 1000 Hz, esses limites vo de 10-12 watt/m2 a 1 watt/m2, ou seja, uma razo de 1 trilho para 1.

...Numericamente, a referncia em watt/m2 no confortvel. Para isso foi introduzida uma razo de compresso logartmica, o decibel (dB). ...DECIBEL uma relao logaritmica entre duas potncias ou intensidades. ...dB = 10 log10 (I1/I2)

...O dB uma unidade logartmica muito usada em telecomunicaes, por pelo menos dois motivos : - O ouvido humano tem resposta logartmica (sensao auditiva versus potncia acstica) - Em telecomunicaes, se usam nmeros extremamente grandes ou pequenos. O uso de logaritmos torna estes nmeros pequenos e fceis de manipular, e transforma produtos em somas e divises em subtraes.

O dB um nmero relativo e permite representar relaes entre duas grandezas de mesmo tipo, como relaes de potncias, tenses, correntes ou qualquer outra relao adimensional. Portanto, permite definir ganhos e atenuaes, relao sinal/rudo, dinmica, etc... ...Por definio, uma quantidade Q em dB igual a 10 vezes o logaritmo decimal da relao de duas potncias, ou seja : ...Q(dB) = 10 log ( P1 / P2 ). ...Como a potncia proporcional ao quadrado da tenso dividida pela resistncia do circuito, temos, aplicando as propriedades dos logaritmos (o log. do quadrado de n duas vezes o log. de n) :

Q (dB) = 20 log ( V1 / V2 ) + 10 log ( R2 / R1) ...Outras unidades logartmicas : - O dBA : zero dBA equivale a uma intensidade sonora (presso sonora) de 20 microPascal, e equivale aproximadamente ao limiar de audio. O limiar de dor se situa em torno de 120 dBA, ou seja, uma presso 1 000 000 de vezes maior ou uma potncia sonora 1 000 000 000 000 de vezes maior ! (a potncia sonora proporcional ao quadrado da presso). O A se refere a um tipo de filtro de ponderao, que leva em conta a no linearidade do ouvido em freqncia.

- O Neper : Uma unidade bastante usada em calculo o Neper, que igual ao logaritmo neperiano da razo de duas tenses (ou correntes) na mesma impedncia. Obs.: 1 N = 8,65 dB. - O dBr uma unidade relativa de medida de nvel, em relao ao ponto zero de transmisso, (0 TLP), onde geralmente o nvel do tom de teste de 0 dBm. Apenas indica o somatrio dos ganhos e atenuaes num ponto qualquer em relao ao ponto de referencia, ou ponto zero de transmisso. - O dBm uma unidade de medida de potncia : 0 dBm = 1 mW (No importa em qual resistncia !) P (dBm) = 10 log P (mW) Portanto : 3 dBm = 2 mW , 30 dBm = 1W , -30 dBm = 1 microW e ainda: - O dBw uma unidade de medida de potncia: 0 dBw = 1W = 30 dBm - O dBk uma unidade de medida de potncia: 0 dBk = 1 kW = 30 dBw = 60 dBm - O dBm0 uma unidade de medida de potncia relativa ao ponto zero. Geralmente, usado para indicar o nvel de outros sinais, como pilotos, tons de sinalizao, rudo, fuga de portadora, diafonia, etc., em relao ao tom de teste. Ex.: um tom de sinalizao de 20dBm0 ter uma potncia (ou nvel) de 28 dBm num ponto onde o tom de teste tem 8dBm. ( ponto de 8dBr). Ex.: se num determinado ponto o nvel do rudo de 34 dBm e o nvel do tom de teste de 4dBm, ento o nvel do rudo de 30dBm0. Obs.: a relao sinal/rudo em db o nvel do rudo em dBm0 com sinal trocado. ...Relao entre dBm, dBr e dbm0 : dBm = dBr + dBm0 - O dBu uma unidade de medida de tenso, onde 0 dBu = 0,775V. Um voltmetro pode ter uma escala graduada em dBu, relacionada com a tenso V por: U(dbu) = 20 log ( V / 0, 775 ) ...Como 0,775V corresponde a tenso desenvolvida por 1 mW num resistor de 600 ohms, a leitura em dBu corresponde a potncia em dBm, desde que seja efetuada em um circuito cuja resistncia de terminao de 600 ohms. Em qualquer outra impedncia Z (resistiva), deve ser somado leitura em dbu um fator de correo: F(db) = 10 log ( 600 / Z ) para obter o valor da potncia em dBm: P (dBm) = U (dBu) + F (dB).

...Soma de sinais no coerentes (rudo branco ou sinais de freqncias diferentes) : Por exemplo, qual a potncia total de um sinal com 10 dBm somado a um rudo de 6 dBm ? Soluo : a diferena entre as parcelas 10 dBm - 6 dBm = 4 dB (obs. : subtrair potncias em unidades logartmicas equivale a fazer um quociente em unidades lineares, portanto, o resultado um numero adimensional, o dB). No grfico da figura seguinte, obtemos para uma diferena de 4 dB o valor de 1,45 dB. A soma dos dois sinais tem uma potncia de 10 dBm + 1,45 dB = 11,45 dBm.

Sinais no coerentes se somam em potencia. Sinais coerentes (mesma freqncia) se somam (vetorialmente) em tenso. preciso calcular esta soma vetorial de tenso e depois passar para potencia. No caso de 2 sinais no coerentes, temos: P1 = potencia maior, P2 = potencia menor, diferena em dB : dP(dB) = P1(dBm)-P2(dBm) = 10log(P1/P2) : escala superior do grfico acima. ...valor a ser somado (em dB) maior potncia (em dBm): 10log[(P1+P2)/P1] = 10log[1+(P2/P1)] ; como P2/P1=antilog(-dP/10), temos: 10log(1+antilog(-dP/10)): escala inferior do grfico acima. Somar x dB a uma potencia em dBm equivale a multiplicar esta potencia em unidades lineares (W, por exemplo) por um numero adimensional igual ao antilog(x/10), portanto resulta em uma nova potencia, e que pode ser expressa por exemplo em dBm. Portanto, a soma de dBm com dB resulta em dBm !. Da mesma forma, subtrair dB de uma potencia em dBm equivale a dividir esta potencia por um numero adimensional, resultando em uma nova potencia. Portanto, subtrair dB de dBm resulta em dBm !.

Obs.: Somar diretamente os valores em dBm no faz sentido, pois equivale a multiplicar estas potencias em unidades lineares! Por exemplo, as seguintes somas de sinais no coerentes: 0 dBm + 0 dBm = 3 dBm (e no 0 dBm ! ) 0 dBm + 3 dBm = 4,76 dBm (e no 3 dBm !) -2 dBm + 2 dBm = 3,45 dBm (e no 0 dBm !) O sinal + se refere s unidades lineares de potencia, ou seja, indica que estamos somando as potencias em unidades lineares (W, mW, etc...) correspondentes aos valores em dBm. ...Mas: 0 dBm + 0 db = 0 dBm 0 dBm + 3 dB = 3 dBm -2 dBm + 2 dB = 0 dBm

Potrebbero piacerti anche