Sei sulla pagina 1di 3

Ministrao: Bispo John Bassi

Contato: contato.praisecia@gmail.com www.bispojohnbassi.wordpress.com www.praiseciadedanca.com.br www.dancarenascer.com.br

A INFLUNCIA DA DANA NO LOUVOR


TEXTO BASE:
Mateus 11:17 E dizem: Tocamo-vos flauta, e no danastes; cantamo-vos lamentaes, e no chorastes. Enxergamos neste texto que o louvor e a expresso corporal esto intimamente ligados, pois a melodia e a letra das msicas nos movem a sentimentos que se manifestam em movimentos corporais. Quando vemos que a comparao do choro com a lgrima, ou, estarmos tristes e no chorar, no tem como haver uma separao entre estes sentimentos, ento, a comparao serve para o louvor e a dana, que tambm so inseparveis devido o sentimento neles expresso. Hoje em dia, em muitas igrejas que j se tem a dana resgatada no louvor e no altar, j notamos a falta da Dana nos cultos onde no tem a sua representao, pois j temos sido alimentados pela expresso corporal vinda de adoradores da dana atravs de coreografias e movimentos espirituais. Quando a dana, expressada em esprito na vida de um danarino ou, de maneira espontnea pela vida de um membro da igreja colocada diante de Deus vemos a manifestao de liberdade na adorao ao Senhor e isto algo muito importante para quem esta adorando e para a igreja em geral. Vamos ver abaixo um pouco da experincia que Deus tem colocado em minha vida no altar danando e tendo contato direto com lderes de louvor nas igrejas, espero que possa ser edificado e que a relao Dana e Louvor seja acrescentado com maturidade em sua igreja.

O QUE DEVEMOS SABER SOBRE A RELAO DA DANA E LOUVOR:


1. A dana um complemento do Louvor esto interligadas No existe a palavra, este mais importante, esse menos importante, pois eles no devem competir entre si, pois a verdade que devem se completar para atingir o objetivo proposto, que a adorao ao Senhor e levar o povo a quebrar limites em sua adorao ao Senhor.
Eclesiastes 3:4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; Romanos 14:11 Porque est escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrar a mim, E toda a lngua confessar a Deus.

2. A dana expressa o que a voz no consegue expressar Creio que Davi danava com todas as foras um louvor que s com a voz ele no conseguia expressar todo o seu sentimento, pois a alegria era to grande dentro de Davi que ele tinha que dar pulos de alegria ao Senhor.
Bispo John Bassi

2 Samuel 6:14 E Davi saltava com todas as suas foras diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um fode de linho.

3. A Dana quebra limites e barreiras espirituais para que o louvor flua nas vidas Atravs de movimentos coreografados e movimentos espontneos, o corpo leva a pessoa a uma liberdade maior dos seus sentimentos, ento o incentivo a pessoa fazer movimentos ao cantar abrir espaos para uma intimidade maior na adorao.
xodo 15:20 Ento, Miri, a profetisa, a irm de Aro, tomou o tamboril na sua mo, e todas as mulheres saram atrs dela com tamboris e com danas. Salmos 150:4 Louvai-o com o tamborim e a dana, louvai-o com instrumentos de cordas e com rgos.

O QUE TEMOS QUE VENCER CONTRA A RELIGIOSIDADE E FALTA DE ENTENDIMENTO NO ALTAR:


1. O preconceito direto que a Dana como forma de adorao ainda possui dentro das igrejas e por muitos levitas Com a falta de entendimento do que a Dana espiritual e tambm a falta de posicionamento espiritual de muitos danarinos o preconceito pode ser aumentado por muitas pessoas, trazendo a desvalorizao deste ministrio.
1 Crnicas 15:29 E sucedeu que, chegando a arca da aliana do SENHOR cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi danar e tocar, o desprezou no seu corao.

Cada danarino deve mostrar a maturidade e a vida separada para Deus para que a sua dana possa tocar as vidas e quebrar preconceitos.
Jeremias 31:13 Ento a virgem se alegrar na dana, como tambm os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.

2. A superioridade dos levitas (cantores/ msicos) Falta de Aliana Espiritual Se no entendermos que estamos adorando para um nico objetivo e que cada soldado nesta batalha esta em uma funo especfica, muitos levitas se acharo por dir eito ser superior ao outro e no estaro respeitando a delegao espiritual para cada dom especfico. Com orao, posicionamento e muito dilogo, os lderes de louvor e dana podem estar em aliana para que o culto ao Senhor acontea da melhor forma e para que cada um tenha o seu papel desempenhado da melhor forma.
Lucas 15:25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a msica e as danas. Efsios 4:13 At que todos cheguemos unidade da f, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, medida da estatura completa de Cristo

Bispo John Bassi

1 Corntios 12:12 Porque, assim como o corpo um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, so um s corpo, assim Cristo tambm.

3. A falta do conhecimento/significado da Dana Apostlica por parte dos levitas O meu conselho que cada lidere de dana faa uma reunio sria com lderes de louvor ou com o ministrio de louvor em si para mostrar e ensinar atravs de palavras o significado do louvor atravs da Dana. No podemos cobrar compreenso daqueles que no conhecem da causa.
1 Samuel 29:5 Alm disso, este Davi, a respeito de quem as mulheres cantavam enquanto danavam: Saul matou mil; Davi matou dez mil! Jeremias 31:4 Ainda te edificarei, e {sers} edificada, virgem de Israel! Ainda sers adornada com os teus adufes e sairs com o coro dos que danam.

CONSELHOS E DICAS MINISTERIAIS:


1. O lder da dana deve ter sempre uma boa comunicao com o lder de louvor

Dever ter contato para novos projetos, idias, sugestes e at saber as msicas que iro tocar no culto, o planejamento das msicas que sero tocadas na semana ou ms j podem definir o que os danarinos devem ensaiar no seus ensaios.
Isaas 43:21 Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor.

2.

O altar deve ter um espao reservado para Dana especfico

Cada um deve ter o seu espao para que o dom possa ser utilizado da melhor forma em todos os aspectos. Se cada um tem o seu espao, nenhum invadir o espao do outro trazendo ordem para o altar e possibilitando o melhor desempenho para cada dom.
1 Pedro 4:10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus.

3.

Se possvel, os levitas devem aprender pelo menos os refres das coreografias

Com isto acontecendo, no teremos divergncia nas coreografias, onde o ministro de louvor pede algum movimento para o povo e a dana j tem o movimento pr-coreografado. 4. A dana e o louvor devem estar debaixo diretamente de uma cobertura espiritual (presbtero ou pastor) Como lidamos com o mundo espiritual, temos que estar sempre sendo dirigidos, acompanhados e direcionados por uma cobertura espiritual madura para resolver todas as situaes existentes.

CONCLUSO
1 Corntios 6:20 Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. 1 Corntios 15:44 Semeia-se corpo natural, ressuscitar corpo espiritual. Se h corpo natural, h tambm corpo espiritual.
Bispo John Bassi

Potrebbero piacerti anche